Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

GUERRA DE GIGANTES: CICLONE EXTRATROPICAL, CORRENTE DE JATO E MP ONDA LONGA.

 

Temos um pulso polar de onda longa, a semana será bastante fria pela frente, mas Acredito que não teremos temperatura negativa de 2 dígitos em Urupema ( cidade mais fria do BR) nesta noite, o ciclone após apresentar enfraquecimento, volta a se intensificar, graças a corrente de jato que está interagindo e tangenciando px a latitude 26º com o ciclone, o contato com o sistema vai tirar umidade de regiões de 33º-45º S e acima de 22º-10º S. E jogando na região continental ( 33º-22º, lat. S)

 

Vai fechar o tempo!!!

 

Palpite, estou imaginando coisa!!!

 

Analisando o comportamento dos sistemas que estão interagindo na América do Sul, temos:

bloqueio de circulação de massas na região central do atlântico e Pacifico, ZIC em plena atividade à 10º N, neutralidade do pacífico(fase negativa-neutra), águas mais frias px circulo polar antártico, até segundo alguns interferência das nuvens do vulcão chileno (caso de estudo).

 

Tudo indica que haverá a formação de um novo ciclone com características extratropical de forte intensidade paralelamente dando canal e gradiente para empurrar nova MP com pressão de 1040/1035 mb, está deve alcançar o sul amazônico(friagem).

 

Lembramos que os invernos rigorosos em latitudes médias da Am.Sul na maioria das vezes ocorreram em anos (48-49;54-55; 63-64-65;74-75; 89-90; 99-00) de neutralidade fase negativa para neutralidade (mai/jun/jul).

 

Dados Planalto sul catarinense às 21:30hs (03/07/11):

 

São Joaquim(substação-1394m): -0.7ºC;

Lages(área industrial-1040m): 2.2ºC;

Bom Retiro(centro-910m): 4.8ºC;

Otacílio Costa(centro-900 m): 3.7ºC;

Correia pinto(centro-890m): 4.0ºC;

 

Planalto meio-oeste catarinense:

 

Curitibanos(aeroporto-950m): 4.7ºC

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu me referia à nebulosidade no extremo-sul do RS. Se chegar até aqui, não neva e f*** com as mínimas!

 

Quanto ao N do RS e S de SC, a nebulosidade arrefeceu. Está mais próxima do Litora Sul catarinense. Bem esquisito, mas é uma ramo frontal mais ativo. Se precipitar é neve na certa!!

 

Aqui 7,1°.

Link to comment
Share on other sites

GUERRA DE GIGANTES: CICLONE EXTRATROPICAL, CORRENTE DE JATO E MP ONDA LONGA.

 

Temos um pulso polar de onda longa, a semana será bastante fria pela frente, mas Acredito que não teremos temperatura negativa de 2 dígitos em Urupema ( cidade mais fria do BR) nesta noite, o ciclone após apresentar enfraquecimento, volta a se intensificar, graças a corrente de jato que está interagindo e tangenciando px a latitude 26º com o ciclone, o contato com o sistema vai tirar umidade de regiões de 33º-45º S e acima de 22º-10º S. E jogando na região continental ( 33º-22º, lat. S)

 

Vai fechar o tempo!!!

 

Palpite, estou imaginando coisa!!!

Vai fechar o tempo pela ação do jato? Ou pela banda de nuvens do ciclone? Porque no primeiro caso garante tempo seco no RS e talvez neve nas serras; no segundo estraga as mínimas e não neva porcaria alguma.

 

Se estás "imaginando coisa" suponho ser o primeiro caso.

 

Abraços dinâmicos!

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade que está entrando pelo sul se desloca de sul para norte à velocidade estimada de 50km a 80km/h...

Acho que lá pela metade da madruga chega em POA Marquitoooooo :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

É minha vingança contra POA, alguém tá secando a neve daqui... :rofl: :rofl: :rofl:

:punish:

 

As nuvens avançam algo como de SSO para NNE. O AAA me disse que elas poderiam chegar aqui só pela manhã. Mas tem uma problema, PHP: se elas chegarem até a serra NÃO neva. Elas não têm perfil de que causam precipitação. Tem de torcer para o fortalecimento do jato e o recuo da nebulosidade... para a tristeza dos bazianos de SC e PR. Mas creio que esse recuo não vai ocorrer.

 

No INMET está 6,4°. Aqui em casa tenho 6,9° com 72%. Venta de O a 8,9 km/h. Na Lomba do Pinheiro faz 4,9°!!!

 

Abraços secos e gelados!

Link to comment
Share on other sites

MCIR mapa colorido do IR (mcir)

Cores do sensor de imagem IR 4 usa um mapa com a cor do mar azul e terra verde. As nuvens altas aparecem em branco, nuvens baixas em cor cinza, terra da cor do mar, as nuvens aparecem geralmente mais leves, mas distinguir-se entre a terra / mar e nuvens baixas pode ser difícil. Cores mais escuras indicam regiões mais quentes.

Baseado na definição deste tipo de imagem , possívelmente estaremos observando as cinzas do vulcão Puyehue no Chile, se alastrando até o Rio Grande do Sul.

Dia 03/07/2011 às 02:29 hs.

5a4e892ff0eeb_noaa-19-030711-27W-0229-mcir-precip_r.jpg.f3284aac2d89327abd3ef1d954811b03.jpg

Link to comment
Share on other sites

Em suma, pelo menos no norte de SC, amanhã não nos reserva nada demais. E vai cagar com mais algumas mínimas também e outras regiões, embora o vale do Itajaí a queda está maior que aqui. Querem apostar que vai amanhecer nublado aqui, mínima comportada e depois vai abrir o sol e vai "esquentar" bem?

Link to comment
Share on other sites

AS 22:00 Urupema tinha -1,6oC e o Morro da Igreja -3,3oC... A queda está realmente lenta e com essa nebulosidade eu creio que hoje não vamos muito longe. Engraçado toda a pancada de frio em 850 hpa e a resistência ao avanço do mesmo! Isso seria realmente motivo para termos represamento e...NEVE!

 

Enquanto isso, em SJ a festa na Praça da Matriz deve estar para começar! Mas acho que vão ter de esperar mais um pouquinho para a máquina funcionar sem cooler!

Link to comment
Share on other sites

O ritmo de queda ainda está fraco em SC, assim vai ser difícil baixar de -5oC. Essas nuvens estão estragando um pouco a festa.

Vai limpar! Eu aposto -6 para Urupema.

 

Anselmi, as nossas baixadas trabalharão melhor amanhã, ao meu ver. Hj o vento tá medonho.

 

Bruno, eu espero o mesmo para a Joinville Serrana!! Essa noite será uma incógnita...

Link to comment
Share on other sites

O ritmo de queda ainda está fraco em SC, assim vai ser difícil baixar de -5oC. Essas nuvens estão estragando um pouco a festa.

Vai limpar! Eu aposto -6 para Urupema.

 

Anselmi, as nossas baixadas trabalharão melhor amanhã, ao meu ver. Hj o vento tá medonho.

Certamente, mas o vento não está forte. Por aqui média de 8 kmh com rajadas de 15 O problema do Castelinho é a nebulosidade.

Link to comment
Share on other sites

AS 22:00 Urupema tinha -1,6oC e o Morro da Igreja -3,3oC... A queda está realmente lenta e com essa nebulosidade eu creio que hoje não vamos muito longe. Engraçado toda a pancada de frio em 850 hpa e a resistência ao avanço do mesmo! Isso seria realmente motivo para termos represamento e...NEVE!

 

Enquanto isso, em SJ a festa na Praça da Matriz deve estar para começar! Mas acho que vão ter de esperar mais um pouquinho para a máquina funcionar sem cooler!

 

Pois é! O Coutinho podia colocar uma foto da situação! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Em suma, pelo menos no norte de SC, amanhã não nos reserva nada demais. E vai cagar com mais algumas mínimas também e outras regiões, embora o vale do Itajaí a queda está maior que aqui. Querem apostar que vai amanhecer nublado aqui, mínima comportada e depois vai abrir o sol e vai "esquentar" bem?

 

Olha como o avanço é lento mas está chegando, na estação do garcia na região sul de Blumenau está em 7.6°C e na região norte em 12°C e aqui no centro 10°C..isso dentro da cidade com tudo nublado

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, a última leitura do INMET em Canela aponta uma radiação de -3,54 KJ/m2, isto é, céu estrelado! Porém, o vento... está com rajadas na casa dos 20 km/h.

 

Castelinho começa a cair com mais força agora...

 

É vero, Soares. O problema é que o vento lá em cima na cidade causa vento fohn lá embaixo no Castelinho. Vamos ver como ficam as coisas daqui para frente.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de achar uma tabelinha de um fabricante de máquinas de neve...

 

Com -1oC de temperatura dá para fazer neve molhada (ruim) com UR de 75%. É por isso que não tá rolando!

 

Com -2oC já dá para fazer neve molhada com UR de 95%! Então falta muito pouco, Ronaldo!

 

Agora, se quiserem neve powder, aí vão conseguir só lá no meio da madrugada! Com -2oC teriam de ter desérticos 15%! Com -3oC já sai neve powder com 40% de UR! Mas com as UR típicas da Serra, vamos ter de esperar cair para uns -4oC para conseguir fazer neve totalmente seca (powder) com uma UR de 75%!

Link to comment
Share on other sites

Por essa tabela, Zé, fica evidente uma das principais razões da dificuldade de termos neve nas nossas serras: elas são muito úmidas! A neve que peguei no último domingo era uma "wet snow". Naquele estado fica difícil acumular. As vezes fico me perguntando como que aconteceram aqueles eventos do passado... quê milagre São Pedro fazia...

Link to comment
Share on other sites

Por essa tabela, Zé, fica evidente uma das principais razões da dificuldade de termos neve nas nossas serras: elas são muito úmidas! A neve que peguei no último domingo era uma "wet snow". Naquele estado fica difícil acumular. As vezes fico me perguntando como que aconteceram aqueles eventos do passado... quê milagre São Pedro fazia...

 

 

Por termos muita umidade nós precisamos ou de MPs muito secas ou de MPs muito fortes (frias), he he he!

 

Queda lenta: Urupema com -1,9oC as 23:00!

 

Olhando a 18Z do GFS, uma leva de ar extremamente frio (-4oC/-6oC em 850 hpa) e seco chega a Serra Catarinense por volta da meia noite! Ou seja, as 21:00 o ar previsto para a região estaria em torno de -2oC! Acho que a leitura da meia noite vai mostrar o MI encostando em -6oC e Urupema chegando perto de -3oC! Eu vou dormir agora! Amanhã veremos como a coisa se comportou! Boa neve na Praça da Matriz! Se o GFS estiver certo, á meia-noite já sai neve molhada!

Link to comment
Share on other sites

ONDA DE FRIO SEMELHANTE COM QUAL ONDA FRIO ANTERIOR ?

 

Estava observando a dinâmica da sequencia desta onda de frio (até agora), como existe uma tendencia de termos visto já algo semelhante,até agora não encontrei em nenhum das ondas de frio anterior com características semelhantes.

Das mais recentes, será que lembra um pouco a sequencia (08-23-29 do ano de 2007)? Mas observando melhor tem muitas diferenças...

 

Me ajudem a comparar com alguma onda anterior observada!!!

 

Como dizem alguns aqui na serra: [..] home-du-céu!!! o tempo tá loco, né!!![...].

 

Pois também estou achando...

 

Então além dos mapas e prognósticos lá vai o acervo do conhecimento de cunho popular. Entre eles:

 

1-rabo de galo vem chuva;

2-circulo solar é tempo bom;

3-céu avermelhado ao entardecer é tempo bom;

4-virada de vento S para N é chuva;

5-geada em cima do barro é chuva;

6-macaco bugiu roncando é chuva;

7-gavião quiri-quiri voando alto é tempo bom;

8-céu rosado vem frio;

9-cerração a noite, tempo bom no outro dia;

10- cerração muito forte é viração de massa fria-quente ou quente-fria;

11- tem muito mais...

 

 

Dados Planalto sul catarinense às 23:30hs (03/07/11):

 

São Joaquim(substação-1394m): -2.0ºC;

Lages(área industrial-1040m): 1.0ºC;

Bom Retiro(centro-910m): 3.7ºC;

Otacílio Costa(centro-900 m): 2.4ºC;

Correia pinto(centro-890m): 2.9ºC;

 

Planalto meio-oeste catarinense:

 

Curitibanos(aeroporto-950m): 3.6ºC

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.