Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O grosso do ar frio ficou retido sobre o sul do RS. Essa massa aí foi forte mas contida em termos de área. Michel, para você, para SC, PR e nos aqui ate SP, foi uma massa normal de inverno, e só isso. Aqui em SP serviu para termos a menor máxima do ano mas nada excepcional em termos históricos. Acima da capital paulista, um fracasso... Campos do Jordao 6,9C hOje de manha. Ainda fico com a massa de junho como destaque do ano.

 

Sem dúvida, João! Fez um frio legal? Fez: máximas de 6,0º e 5,8º em Caxias do Sul, com tempo aberto.

Mínimas de -1,4ºC e hoje, de -1,6ºC (fonte: site da rbs).

 

Mas, como disse você, foi uma massa normal de inverno, forte sim, mas feijão com arroz.

Também fico com a onda do final de junho, embora, especificamente para Caxias do Sul, essa

trouxe até mais frio (mas a outra, nos trouxe neve paraguaia, pelo menos...).

Mas ainda acredito neste inverno, e o classifico como bom.

Link to comment
Share on other sites

A decepção é relativa. Ela ocorre em torno da expectativa. O reforço de ar frio rouxe vento e nuvens. Isso não quer dizer qu não fez ou não está frio. ESTÁ GELAAADO LÁ FORA!!

 

Anselmi, espetacular o teu dado!

 

O Castelinho estáva -4,6C às 05hs da manhã. A partir daí a nebulosidade e o vento em topo estragaram a mínima de -6,3C projetada por mim.

Link to comment
Share on other sites

É verdade. Eu fui dormir com uma certa expectativa e me frustrei pelo o que eu esperava. Ainda assim foi uma frio excepcional!! Mínima de 2,9° aqui em casa! Geada fraca no bairro, sobre carros e sobre algumas casas.

 

Ontem durante a noite tivemos duas quedas de energia aqui onde moro. Foram rápidas. Mas, já podem causar transtornos nos aparelhos.

O gaúcho não é habituado a esquentar o banheiro ou a casa toda no inverno. Andamos entrouxados dentro de casa. Algo que no Uruguai e Argentina já é menos comum.Pois possuem calefação. Nossos centros de compra(shoppings)nem ligam o aquecimento.

Pois, as Mps causam frio intenso nos dois primeiros dias, no terceiro e quarto já alivia. Um frio contínuo como esse, traz transtornos.

Estive numa loja ontem que estava cheio de gente comprando aquecedores a óleo. Estava frio dentro do shopping. não ligaram o ar quente.

Aqui esquentados 4.6°c. o sol sumiu. :heat:

Eu estava firme de saúde até entrar no Iguatemi no sábado. Estava bem agasalhado, mas aquele ar quente me matou! Saí na rua com 6° e chuviscando e logo depois comecei a espirrar. Eu ODEIO o ar quente artifical. ODEIO!! Me faz mal. Prefiro ficar no frio do que pegar aquele ar na cara. Se todos os ambientes fossem assim seria melhor, mas não dá para passar frio em casa, na rua e, de repente, se enfiar num local com ar quente. O mesmo acontece com os ônibus. Nesses dias se têm evitado ligar o ar quente. Graças a Deus!! Minha saúde agradece.

 

Incrível como o frio está persistindo hoje. A pouca nebulosidade que há está atrapalhando o aquecimento. Agora tenho gélidos 6,1° com 78%! Isso pouco depois das 10 h!!

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

A decepção é relativa. Ela ocorre em torno da expectativa. O reforço de ar frio rouxe vento e nuvens. Isso não quer dizer qu não fez ou não está frio. ESTÁ GELAAADO LÁ FORA!!

 

Anselmi, espetacular o teu dado!

 

O Castelinho estáva -4,6C às 05hs da manhã. A partir daí a nebulosidade e o vento em topo estragaram a mínima de -6,3C projetada por mim.

 

Até concordo Bruno, mas veja, estou ficando "mal acostumado", hehehehe... ontem, por exemplo,

a essa hora, tínhamos 0ºC em Caxias (isso mesmo, a temperatura só ficou positiva depois das dez

da manhã!).

Hoje, embora a mínima tenha sido até um pouco mais baixa, -1,6ºC hoje, contra -1,4ºC ontem (e até me surpreendeu positivamente,

dado que a temperatura havia subido de -0,1ºC para 2,2ºC entre zero hora e zero hora e vinte minutos; e às 2h.30 da

manhã ainda estava em 1,9ºC!), já se tinha 4,4ºC hoje às 10h.00.

Pomba, 4,4ºC às 10 da manhã, em um dia ensolarado, é frio prá cacete...mas com as marcas de ontem, e com a temperatura

negativa antes da meia noite, esperava uma mínima próxima à do ano 2000 (-4,4ºC aqui em Caxias do Sul - sendo que a

estação oficial fica no topo!!!!!).

Mas está legal sim, Bruno. Não há do que reclamar. A decepção ficou realmente em torno de uma expectativa.

Se bem que eu já estava meio triste, porque o que eu mais quero ver mesmo, não é tanto mínimas expetaculares,

e sim neve! QUERO NEVE, QUERO NEVE, QUERO NEVE :laugh: ...creio que ela ainda virá neste inverno!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, por essa tua teoria milhões de canadenses deveriam morrer de pneumonia todo inverno. Lá é choque de temperatura toda a vez que se entra em um ambiente fechado.

Claro. Mas o grande problema é que passamos frio em casa. Nos acostumamos com o frio nos interiores. Fosse melhor aqui dentro e sentiríamos menos os locais aquecidos. Sairíamos na rua com menos roupa. A gente passa frio sempre e, de repente, entra num ônibus com 20°, mas vestido como se estivesse 5°. É de matar.

 

Aqui no mesanino tive mínima de 11,4°. no meu quarto 11,0°. Agora tenho 6,3° com 78%! Gelado!!

 

Abraços sem calefação!

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Gamboa tem razão.

 

Quando alguma vez na história deste país uma grande cidade teve cortes de luz por excesso de consumo de energia em razão do frio ? Fato inédito até para Porto Alegre.

 

 

Mas Alaxandre, isso pra mim não tem absolutamente nada a ver com o frio. O "x" da questão reside na variável competência. A concessionária de energia elétrica vai ter que se explicar a ANEEL. Ridículo dizer (a concessionária) que faltou energia em razão do excesso de aquecedores (Britânia) ligados...

 

A minha opinião é que o Brasil tem recursos mais do que suficientes para enfrentar este "frio" de hoje [porque convenhamos, não está calor, a constância do frio pode não ser comum, mas "frio", mesmo, não tá!!! Pelo menos em muitos lugares, como aqui em São José/Florianópolis onde moro].

 

Fica a minha opinião: essa falta de energia é pura e simples responsabilidade da concessionária.

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

10h43

estou em no escritório(apto). Claro, estou contribuindo para que a energia caia com um DeLonghi(aquecedor)ligado. Ele esquenta um ambiente de uns 20m2. Fica em torno de 17, 18 após um tempo.

e estou com incríveis 6.8°C!!!

ainda bem que estou fazendo trabalho burocrático hoje. Costumo enfrentar a rua para visitar clientes. Um entre e sai de ambientes frios e quentes.

Saio espirrando. Quanto ao ar quente do carro? ligo todos os dias. Não há como aguentar as mãos geladas.

Acho que o Mioto tem razão: é incompentência da empresa de energia. Aliás, qual o investimento tem sido feito aqui no estado para ampliar o fornecimento de energia? claro, há alguns projetos recentes como Itá, Candiota e outros. Mas, o crescimento econômico e de consumo, está fazendo a nova classe C se aquecer, também. Aí está o gargalo. Temos que fazer planejamentos para 25 anos, 30 anos.

estamos com 10-DEZ dias seguidos de frio em Porto Alegre. Frio que está para cidades mais altas onde isso é normal: Bom Jesus, por exemplo.

Ontem, eu pensei estar em São Chico!

Link to comment
Share on other sites

Geadão cuiúdo.Mínima no topinho Inmet de -1º, o que dá uma margem de uns 7º ou 8º à menos nos baixadões.Possível -8º ou -9º no Pantera, vamos ver...

Nunca tinha visto, com geada e o céu pedrento, nuvens características que indicam instabilidades se aproximando.

Não sei se é ciclo ou o quê, mas o comportamento do tempo não está normal.

Paulo, segui teu exemplo e coloquei um digital no baixadao do baixadao a 1KM da estacao da Vicentina.

Minima de -7,8°C em baixada no vale da Vicentina na divisa com Bento Goncalves.

Em Farroupilha -0,3°C e -3,7°C na Vicentina.

Geada generalizada aqui na Serra. Muito forte nos vales!!

As minimas nao foram mais baixas pois o tempo fechou varias vezes.

Eu acredito em vc.Que bom que alguém ajudará a confirmar que não é só em SC e PR que ocorrem mínimas extremas.

Tem fotos do abrigo e do termômetro Anselmi, como disse pra mim não precisa, apenas pra gente curtir as fotos.Hoje à tarde vou ao Pantera, acredito em mínima muito baixa por lá.

Link to comment
Share on other sites

A fronteira oeste tem tido muito frio neste evento. Fez -3,0C em Alegrete, nível do mar. Ontem já havia feito -2,5C. Meus avós estão lá na campanha e estão voltando hj para POA. Iriam ficar por mais uma semana, mas a incapacidade do sistema de aquecimento da casa de funcionar com temperaturas tão negativas fez eles mudarem de idéia. Meu avô ligou dizendo que o geadão entrou na categoria "cuiúdo" para a peonada.

Link to comment
Share on other sites

A fronteira oeste tem tido muito frio neste evento. Fez -3,0C em Alegrete, nível do mar. Ontem já havia feito -2,5C. Meus avós estão lá na campanha e estão voltando hj para POA. Iriam ficar por mais uma semana, mas a incapacidade do sistema de aquecimento da casa de funcionar com temperaturas tão negativas fez eles mudarem de idéia. Meu avô ligou dizendo que o geadão entrou na categoria "cuiúdo" para a peonada.

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Valeu, gurizada! Se vcs repararam, havia geada na copa das árvores.

 

Pena estas nuvens terem "perturbado" a região na madrugada... acho que poderia ter dado -6C. :mosking:

 

Bruno, a geada na copa das árvores, para mim, é um baita sinal de que o frio foi muito forte! No dia 28 de junho, naquela forte MP continental, na região da minha estação no alto da serra havia gelo sobre diversas árvores e sobre os pinus também, as 9:00 da manhã em local sombreado.

 

E essa noite, acha que o tempo vai colaborar??

Link to comment
Share on other sites

Valeu, gurizada! Se vcs repararam, havia geada na copa das árvores.

 

Pena estas nuvens terem "perturbado" a região na madrugada... acho que poderia ter dado -6C. :mosking:

 

Bruno, a geada na copa das árvores, para mim, é um baita sinal de que o frio foi muito forte! No dia 28 de junho, naquela forte MP continental, na região da minha estação no alto da serra havia gelo sobre diversas árvores e sobre os pinus também, as 9:00 da manhã em local sombreado.

 

E essa noite, acha que o tempo vai colaborar??

 

Como bem disse o Caio, as próximas 2 noites é que ditarão as regras!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de fundamento!

Não fosse o vento e poderia realmente ter chegado a -6ºC, -7ºC!

Aqui em Caxias, pela rbs, foi de -1,6ºC

 

 

Michel, pela normal 61-90, minimas de -4C em Caxias foram muito raras. Nao sei se a estacao estava ou esta num lugar muito ruim, ou se e porque a cidade fica em meia-encosta, mas as minimas absolutas de todos os meses sao "modestas" considerando a latitude e altitude da regiao! Nao conheco o local nem a estacao, so estou me referindo aos dados disponiveis na Normal mesmo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Show de bola Anselmi.Bah ninguém comentou a mínima espetacular do cara tchê! :good2: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Jurava que tinha escrito algo... :russian:

 

Achei espetacular. Como eu digo, independente se é um local densamente povoado ou não, o monitoramento das baixadas e locais com maior retenção de frio prova que há locais muito frios em nossas regiões, muito mais do que estamos acostumados a ver em boa parte da mídia. Isso me fascina tanto que investi em uma estação para monitorar a região da serra de Joinville. Não é uma baixada cuiuda, mas era o local em que eu poderia deixá-la em segurança. A diferença entre as minhas duas estações, que antes só ficava no campo da imaginação e do termômetro do carro, agora tenho registros que comprovam que a diferença pode chegar a mais de 8ºC entre os dois locais, desmistificando a ideia de uma clima só em uma região e mostrando os diversos microclimas.

 

Os dados da minha estação, aqui na zona sul de Joinville, em local menos habitado, já fizeram sucesso e mostraram que a temperatura pode, sim, baixar bem em Joinville. Quando da geada do final de junho, minha estação foi notícia nos dois programas matinais de rádio mais ouvidos aqui na cidade, e diversas pessoas ficaram incrédulas ao saber dos dados da minha estação, questionando se temperatura X ocorreu mesmo em Joinville.

 

Meu papel, aqui, é desmistificar algumas inverdades, como uma professora DOUTORA de uma universidade daquie de Joinville AFIRMOU QUE EM JOINVILLE NUNCA BAIXOU DE 5ºC, DIZENDO SER IMPOSSÍVEL DE GEAR AQUI.

 

Ora, só neste ano registrei 2 geadas aqui e já estou com umas 3 mínimas menores que 5ºC. É lamentável de se ler uma coisa dessas, ainda mais que muitas pessoas leem essas asneiras e concordam com isso :negative:

 

PS: PH, quotei teu comentário mas não tem nada a ver contigo esse desabafo, ok?? :D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Termômetros registram -6.9°C em Urupema

 

Termômetros despeçam na serra catarinense e Urupema registra a menor temperatura do estado nesta terça-feira. O dia amanheceu com -6,9°C segundo dados da estação meteorológica oficial medida pela Epagri/Ciram.

A geada que se formou por conta do frio intenso deixou a paisagem coberta de branco, assim como o telhado das casas, vidros dos carros e até mesmo a água nas torneiras, dificultando o trabalho das donas de casa.

Quem precisa acordar cedo para trabalhar tem sentido dificuldades, pois o frio não era tão rigoroso nos últimos anos, segundo os moradores, e isso tem transformado a rotina dos urupemenses que estão “sentindo na pele”, tamanho frio. Até mesmo os funcionários da secretaria de turismo e urbanismo que precisam realizar a limpeza e manutenção das ruas estão retardando o horário de trabalho, pois segundo o secretário, Angelo Pedro Stupp com o frio que está fazendo não tem como trabalhar normalmente ao ar livre com a cidade congelada.

Mas apesar das dificuldades o frio tem o seu charme e o espetáculo continua com o congelamento da cachoeira localizada abaixo do Morro das Torres que está congelada pelo segundo dia consecutivo e deverá permanecer assim, pelo menos até o final desta semana.

 

Marília Oliveira

Assessora de Imprensa

 

 

Cachoeiraeturistasnamanhadehoje-1.jpg

 

Cachoeiraeturistasnamanhadehoje.jpg

 

Cachoeiraeturistasnamanhadehoje-2.jpg

 

PracaCentralnamanhadehoje4.jpg

 

PracaCentralnamanhadehoje10.jpg

 

PracaCentralnamanhadehoje13.jpg

 

PracaCentralnamanhadehoje14.jpg

 

PracaCentralnamanhadehoje16.jpg

Link to comment
Share on other sites

PH a gente comemora sim as temperaturas baixas que registraram...estamos com inveja!

congelamos nossas parabenizações por pura dor de cotovelo!!!

o pantera vai rugir...acho que deve ter acontecido um valor bem baixo por lá. Por que não tens o resultado ainda?

tá discursando na Câmara!!!???

brincadeira :sarcastic:

 

aqui agradáveis 18°C

 

lá fora há rajadas de vento e a tempertura é

 

7.9°C

 

nesse horário :shok: :shok:

Link to comment
Share on other sites

Polêmica:

 

Cruzei dados da carta topográfica de Auirê, dados de GPS, dados do Google Earth e dados de um mapa em formato .dwg do Município de Orleans e...

 

...a estação do INMET no MI está dentro da área do Município de Orleans...

 

Coutinho, tens algum outro dado, documento, fonte que assegure que a área pertence a Bom Jardim da Serra?

 

E agora? Quando faz frio no MI faz frio onde? Urubici (todo mundo acha que sim), Bom Jardim da Serra (Climaterra passou a explicitar a opinião), Orleans (cruzamento de dados)?

 

Feliz de Urupema, que reina soberana sem vizinhos "incômodos"!

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de fundamento!

Não fosse o vento e poderia realmente ter chegado a -6ºC, -7ºC!

Aqui em Caxias, pela rbs, foi de -1,6ºC

 

 

Michel, pela normal 61-90, minimas de -4C em Caxias foram muito raras. Nao sei se a estacao estava ou esta num lugar muito ruim, ou se e porque a cidade fica em meia-encosta, mas as minimas absolutas de todos os meses sao "modestas" considerando a latitude e altitude da regiao! Nao conheco o local nem a estacao, so estou me referindo aos dados disponiveis na Normal mesmo.

 

Sds.

 

Exato, Silvio. O forte de Caxias sempre foi a máxima.

Link to comment
Share on other sites

E afinal de contas, e aqueles alardes todos sobre e neve que alguns intitutos teriam dado como quase certo? Enquanto que a Metsul e a Climaterra desta vez estavam com pé atrás em relação à neve..os outros institutos queriam mostra "Agora é a nossa vez de avisar" auhahu é o famoso fuleragem..

 

Eu concordo em partes com o Gamboa, óbvio que Argentina e Uruguai têm mais necessidade de calefação do que nós, mas mesmo assim, o Brasil e principalmente o Sul tem um déficit ENORME em se tratando de isolamento térmico e calefação. Aqui em Blumenau ano a ano os estabelecimentos comerciais estão ficando mais quentinhos nos dias frios, os principais centros comerciais e shoppings ( que são muito poucos se comparados aos grandes centros urbanos) estão com sistema de aquecimento.

 

Agora em relação a construção civil a conscientização é patética ainda, em pleno 2011 com uma economia aquecida e um poder aquesitivo maior essa cultura de ter um lar mais aquecido no inverno simplesmente não existe, mesmo nas casas mais novas, a não ser que o próprio dono esquematizar com um arquiteto um sistema de isolamento térmico. Agora pega um investidor no ramo imobiliário ta pouco se f****** pra isso.. Nesse quesito estamos estagnados na época da colonização italiana e alemã em meados do século 19.

 

Mesmo Blumenau que tem um inverno irrisório se comparado com as Serras, e um verão tórrido, já é o suficiente para ter essa cultura que os uruguaios e argentinos tem, tudo bem, depois de 3/4 dias as massas polares perdem a força, mas o ambientes internos relutam a esquentar, e isso é TODO ANO, ter o miolo do inverno com as casas muito frias, e te digo, isso enche o saco, faz as pessoas enjoarem do inverno.

 

A verdade que a cultura brasileira é muito mais ligada a ter um carrão de 100k na garagem morando num casebre..

Link to comment
Share on other sites

Frustrei-me com a mínima em Palhoça. Fui dormir às 00h00 com excepcionais 4,6°C, acordei às 06h30 para fotografar a geada e.... 4,0°C sem geada :cray:

Depois abaixou mais um pouco e chegou na mínima de 3,2°C. Minha segunda melhor do ano (terça passada deu 2,5°C), mas mesmo assim frustrante para quem tinha 5,5°C às 21h00. Não vi se tinha MM, cerração, ou o quê! O Ciram disse que registrou geada no Itacorubi, é possível, mas na Palhoça eu não a encontrei.

Quem sabe amanhã. :russian:

 

Em compensação as notícias do Planalto Norte são interessantes. Densa cerração e 0,0°C em São Bento do Sul pela manhã, acho que um sincelo bateu na trave por lá.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Centro, registrei 1.1°C, entretanto, passei por 3 digitais de rua assimilando 0°C às 7 horas da amanhã. Imagino quanto tenha feito nos povoados do interior da cidade mais afastado do distrito de Lomba Grande. Ontem 3 sítios registraram -1°C, já hoje deve ter feito entre -2° e -3°.

Link to comment
Share on other sites

fui almoçar e retornei com tórridos 8.6°C. No sol até dá parra lagartear e comer uma bergamota.

Há o lado ruim desse inverno. Uma criança morreu em incêndio por causas prováveis de curto-circuito devido à fiação velha.

Até para colocar um split temos que verificar a rede e colocar nova instalação. Há predios que não comportam mais tanta exigência energética. Fios velhos que não previam nem um computador, várias tvs, aquecedor, etc.

Vendo EPS(isopor), poliestireno expandido, usado para câmaras frigoríficas e para isolamento térmico. Não há uma cultura para isolar do calor ou do frio.

Tudo é para economizar. Os construtores executam as obras com valores baixos, menos de 1cub(custo unitário básico), vendem por 3 vezes mais. Há muita ganância do lucro imediato. Existem alguns que se preocupam em vender um produto melhor acabado, melhor conforto. São poucos. Essa idéia está ganhando mais espaço. O governo vai criar um selo para qualidade da construção, como existe para aparelhos etetrodomésticos.

Temos que mudar conceitos culturais equivocados. Temos que ter obras sustentáveis. Pois, economizam energia e fazer o país poupar.

De minha parte, acredito que cada um tem que fazer o que lhe está ao alcance. Não temos que esperar pelos governos. Embora eles sejam um reflexo de uma sociedade.

 

Mas, deixando essa discussão de lado. gostaria de saber se já temos uma previsão para o encontro de S.Joaquim.

pelo que vi nas projeções, poderemos ter um pequeno aquecimento no início da semana e um resfriamento pequeno para o encontro.

Link to comment
Share on other sites

Entrei o meio-dia com 9,0°. :good2: Solaço e um minuano cortante.

 

Agora faz 9,3° com 69%. P.o. mais elevado, em 3,9°.

Gente, imagina a força desse ar polar, pra segurar temperatura com sol ao nivel do mar tão baixa...

 

:good:

Atingi 10,0° exatamente às 12:30. Devo ir aos 12° na máxima.

 

Agora faz tórridos 10,5°com 66%!! :heat: :heat: :heat: Venta de O a 12,4 km/h. Interessante o vento TOTALMENTE continental que mantém a atmosfera limpa para o resfriamento noturno e a contínua advecção de ar frio.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Frustrei-me com a mínima em Palhoça. Fui dormir às 00h00 com excepcionais 4,6°C, acordei às 06h30 para fotografar a geada e.... 4,0°C sem geada :cray:

Depois abaixou mais um pouco e chegou na mínima de 3,2°C. Minha segunda melhor do ano (terça passada deu 2,5°C), mas mesmo assim frustrante para quem tinha 5,5°C às 21h00. Não vi se tinha MM, cerração, ou o quê! O Ciram disse que registrou geada no Itacorubi, é possível, mas na Palhoça eu não a encontrei.

Quem sabe amanhã. :russian:

 

Em compensação as notícias do Planalto Norte são interessantes. Densa cerração e 0,0°C em São Bento do Sul pela manhã, acho que um sincelo bateu na trave por lá.

 

Me decepcionei também, aqui fez 2.6ºC e não vi geada pois acordei mais tarde, só ouvi relatos de pessoas dizendo que geou no bairro vizinho .

Esperava algo em torno de 0/1ºC :negative:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.