Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Boa, PH ! Este vídeo ficou esclarecedor. A única coisa que eu faria aí no abrigo seria deixar o sensor bem no

meio do interior do abrigo, e não colado junto às venezianas. Abraços !

Muito bom mesmo!

 

Me senti ouvindo a radio soledade.. hahahahh realmente deve fazer um frio danado aí.

 

Porém sigo com minha opinião que o dado coletado pelo PH não deve ir pra tabelas, muito menos divulgado... os motivos já colequei posts atrás...

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não deve ir pra tabelas oficiais de temperatura Delai, mas as do Brtempo-BAZ tá tranquilo, :good2:

 

PH, pelo que vi os dados de máxima e mínima não são apagados, certo ? infelizmente fica muito difícil então

de estabelecermos uma comparação entre Pantera e Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Boa, PH ! Este vídeo ficou esclarecedor. A única coisa que eu faria aí no abrigo seria deixar o sensor bem no

meio do interior do abrigo, e não colado junto às venezianas. Abraços !

 

Renan, posso estar enganado, mas pelo que eu vi, o sensor externo está posicionado bem no meio do abrigo. Abrigo este muito bem feito e que deixa os dados em conformidade para serem aceitos sem problema algum.

Sds.

 

Como a qualidade do vídeo não é perfeita, não consegui ver direito a localização do sensor, mas vou dar uma olhada mais a fundo então.

 

PS: Vendo pela segunda vez o vídeo, tive a mesma impressão.

Link to comment
Share on other sites

a RBS dá previsão de zero grau para Porto Alegre amanhã

Inmet 1.0°C. quiçá não zeraremos???

tive máxima de 11°C. agora está 10.6°C.

 

Essa é a maior touca de Porto Alegre. Esse cabasso tem que ser perdido logo para acabar com essa zica.... :hysteric:

Nosso INMET é um verdadeiro lixo para as mínimas. Agora é o segundo local mais quente do RS depois de Mostardas: 6,8° contra 6,9°. Mais quente que Tramandaí, colada na orla. Torres nem se fala: atingiu 4,4° até às 9 h!!!

 

O problema é que ali é um topo baixo. Descendo o terreno é certamente mais frio. Não creio em zero no INMET. Talvez 1°. Deve zerar noutras áreas. Apenas gostaria de saber porque o Metroclima está fora do ar justamente agora. Síndrome de INMET? :laugh: :good:

 

Aqui tive máxima do mês de julho até agora: 13,1°.Calor!! :heat: Incrível essa persistência do frio!! Sendo que a máxima de 13,0°do dia 1º/7 foi à meia-noite. Quer dizer que essa foi a primeira tarde de julho a passar de 12°!! :shok:

 

Nos últimos dez dias, com exceção do dia 30/6, quando atingi 17,5°, todas as máximas ficaram em 14° ou menos. Duas vezes em 10° e duas vezes em 11°.

 

Agora tenho 7,7° com 69%. Vento OSO a 8,5 km/h. Esse vento tem que parar para dar um geadão!! Aqui no bairro soube que houve uma baita geada em área de baixada. Numa casa ao lado da academia que vou, a dona disse que o telhado dela amanheceu branquinho.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Boa, PH ! Este vídeo ficou esclarecedor. A única coisa que eu faria aí no abrigo seria deixar o sensor bem no

meio do interior do abrigo, e não colado junto às venezianas. Abraços !

Realmente Renan, talvez o sensor externo esteja um pouco mais próximo da parede de venezianas posterior, na próxima oportunidade em que for para lá vou posicioná-lo bem no meio do abrigo. :good:

Link to comment
Share on other sites

Esta aí o vídeo no youtube, conheçam o Tio Adão Moura, primo do Tio Nego Moura da Balança e do Tio João da Picada Rosa :rofl:

Panteraaaaa

Tinha que filmar toda a área em volta para ver como é o local. As mínima devem ser muito baixas também em função da proteção do vento pela mata próxima. De qualquer forma um valor e tanto!!!! Apenas na hora da filmagem estava 12,0°. Igual a POA, hehe!!!

 

Abraços negativos!!

Link to comment
Share on other sites

Boa, PH ! Este vídeo ficou esclarecedor. A única coisa que eu faria aí no abrigo seria deixar o sensor bem no

meio do interior do abrigo, e não colado junto às venezianas. Abraços !

Muito bom mesmo!

 

Me senti ouvindo a radio soledade.. hahahahh realmente deve fazer um frio danado aí.

 

Porém sigo com minha opinião que o dado coletado pelo PH não deve ir pra tabelas, muito menos divulgado... os motivos já colequei posts atrás...

 

Sds

Quanto às tabelas do BAZ tudo bem deixo à critério dos bazianos, agora esta não entendi não divulgar???Por que????

Vou divulgar e aos quatro ventos, o próprio Márcio Custódio da Somar já me solicitou imagens do local.

O que me anima ainda mais é o fato de que repito, existem panelões na Serra do Botucaraí ainda mais frioos...

Galera,, observem o mapa de relevo do RS,minha região reúne alguns aspectos bem peculiares que favorecem a ocorrência de mínimas extraordinárias.

- Os grandes vales do Fão e Forqueta são em forma de cunha, com a cumeira para noroeste e abertura para sudeste, o próprio Shima comentou sobre isto, isto é vales que se estendem por km e km,há duas fileiras de coxilhas principais na parte oeste e na parte leste, no meio do sistema há outra grande fileira de coxilhas, isto tudo aliado à relativa continentalidade, boa latitude e altitudes razoáveis, coloca nossas grandes baixadas em situação de equivalência com as grandes baixadas do oeste de SC e PR. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Esta aí o vídeo no youtube, conheçam o Tio Adão Moura, primo do Tio Nego Moura da Balança e do Tio João da Picada Rosa :rofl:

Panteraaaaa

Tinha que filmar toda a área em volta para ver como é o local. As mínima devem ser muito baixas também em função da proteção do vento pela mata próxima. De qualquer forma um valor e tanto!!!! Apenas na hora da filmagem estava 12,0°. Igual a POA, hehe!!!

 

Abraços negativos!!

Exatamente Marquito estava bem agradável por lá, enquanto que na cidade de Solecity o frio comia solto à tarde.A altitude do local do abrigo é de cera de 611m.

Link to comment
Share on other sites

No Twitter da Climaterra:

 

"NO FIM DA TARDE/NOITE QUEDA ACENTUADA DA TEMPERATURA EM SC, JÁ ESTANDO ABAIXO DE ZERO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ANTES DAS 19/20 HORAS."

 

Será que cai tanto assim? Agora, lá, 8.2ºC.

 

-0,1 AQUI E -1,0 NA CONVENCIONAL DE URUPEMA. (-6,8/10,1)

 

CETREJO AS 21; -1,7 E -0,3 AS 20 HORAS.

Link to comment
Share on other sites

A convencional de Uruguaiana atingiu -3,8°!!! :shok: :shok: :shok:

 

Os -3,0° de ontem tinham batido a normal 60-90! O valor de hoje foi quase o recorde histórico? Jesus!!

 

Aqui tenho 7,5°.

 

 

O sudoeste do RS realmente teve uma onda de frio historica!! Quarai arrebentou nas minimas, e Livramento teve otimas marcas mesmo estando num plato bem alto para a regiao...

Devem ter escutado os pedidos do nosso amigo Rafael D, de Livramento. :good2:

 

Junho de 2002 again no Pampa Gaucho!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nenhuma mínima espetacular por aqui, mas garantimos mais uma de um dígito pra coleção! Aqui em casa tive 8,6ºC com céu praticamente nublado e no Simepar deu 7,2ºC. E vamos finalmente tendo uma noite com céu limpo, sem aquelas nuvenzinhas chatas. Tenho 11,4ºC e a URA está em 65%.

Link to comment
Share on other sites

A convencional de Uruguaiana atingiu -3,8°!!! :shok: :shok: :shok:

 

Os -3,0° de ontem tinham batido a normal 60-90! O valor de hoje foi quase o recorde histórico? Jesus!!

 

Aqui tenho 7,5°.

 

 

O sudoeste do RS realmente teve uma onda de frio historica!! Quarai arrebentou nas minimas, e Livramento teve otimas marcas mesmo estando num plato bem alto para a regiao...

Devem ter escutado os pedidos do nosso amigo Rafael D, de Livramento. :good2:

 

Junho de 2002 again no Pampa Gaucho!

Sds.

6.2°C aqui. subiu rapidamente e desceu , quase foi a 7.

Ontem, havia uma geada relativamente forte nas baixadas. por ali deve ter negativado.

Link to comment
Share on other sites

Ouviram meus pedidos Silvio, ainda bem. Nos ultimos meses tava padecendo com a mesmice, mas desde o dia 23 de junho, feriado de Corpus Christhi, temos um frio incessante, com exceção do dia 30 que teve máxima de "calorosos" 16 graus. :good2: :good2:

Quando vi que fez -5 em Quaraí, -3 em Uruguaiana, -3 em Bagé, Alegrete e Dom Pedrito e 1 graus aqui no domingo, pensei que tava errado o dado coletado, mas o frio sentido aqui era bem superior, negativou com absoluta certeza.Tinha geada até na copa das árvores, fantástico!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ouviram meus pedidos Silvio, ainda bem. Nos ultimos meses tava padecendo com a mesmice, mas desde o dia 23 de junho, feriado de Corpus Christhi, temos um frio incessante, com exceção do dia 30 que teve máxima de "calorosos" 16 graus. :good2: :good2:

Quando vi que fez -5 em Quaraí, -3 em Uruguaiana, -3 em Bagé, Alegrete e Dom Pedrito e 1 graus aqui no domingo, pensei que tava errado o dado coletado, mas o frio sentido aqui era bem superior, negativou com absoluta certeza.Tinha geada até na copa das árvores, fantástico!!!!

 

Rafael, não tem info das temperaturas em Rivera?

Link to comment
Share on other sites

O CETREJO tem -3oC às 23:00. A automática de Urupema deve ter entre -4oC e -5oC a esta altura. A missão de chegar a -10oC está difícil, mas não impossível. É preciso garantir -6oC pelo menos até meia noite! Mas que M.. de sistema do CIRAM que faz a porcaria sair do ar logo hoje!!!!!

 

Porcaria mesmo, Zé! Logo hoje que o ritmo de queda está com boa perspectiva por toda a madrugada... Mas logo cedo a informação aparece. O Ciran tem que divulgar ao menos para a prefeitura.

 

Agonia pela Davis a uma hora dessas é mato!

Link to comment
Share on other sites

Anselmi falando sério, vc está brincando quanto aos -7.8º, colocou mesmo abrigo e term digital no baixadão? :good:

Que Urupema que nada, olhem e curtam o Pantera, depois coloco o vídeo. :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol:

Paulo, essa mínima que tu registraste no Pantera é muito parecida com a que registrei aqui na Vicentina. O termômetro estava dentro de um abrigo de papelão pois não tenho um abrigo padrão instalado no local, foi só por curiosidade mesmo. Nesta noite deixei o mesmo termômetro dentro do mesmo abrigo junto a estação automática da Vicentina para comparar o registro da automática com a do digital nas mesmas condições em que ele estava ontem na baixada.

Quem duvidar da mínima do Pantera ou de qualquer baixada, com certeza não entende que o ar frio é mais pesado e se acumula nas baixadas, formando verdadeiros lagos de ar frio. Estes registros como o que eu fiz e o que tu fizeste são interessantes para matar nossa curiosidade de amantes do frio, nada mais! Concordo plenamente contigo que nosso estado tem mínimas tão ou mais baixas do que SC e PR, mas é obvio que a região do planalto sul catarinense é MUITOOOO mais fria do que nossas baixadas. Certamente os Campos de Santa Barbara(LOCAL MAIS FRIO DO BRASIL), município de Bom Jardim da Serra, devem ter mínimas de dois dígitos seguidamente.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é fato: o periodo pós-2000 tem sido excelente para o RS!

 

2002, 2007, 2009, 2011. Todos anos com ondas de frio quase históricas, retidas por la!

 

Esse ano achei que o corredor ia abrir, mas acho que não... :negative:

 

 

Curitiba estagnou nos 10ºC com ceu nublado...

 

E aqui, que travamos om 14,9 e a msm merda de céu nublado...

É, e segue a sina pós 2000: justamente quando chega um ar polar que traz frio marcante com sol ao nível do mar no RS, ele fica bloqueado... no RS, e no planalto sul de SC! :hysteric: :hysteric: :hysteric: :hysteric: :hysteric: :hysteric: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

O CETREJO tinha -5,2oC às 6 am. Deve cair mais um pouco e chegar perto de -6oC. Creio que Urupema beliscou os -8oC hoje, mas os -10oC ainda não devem ter sido alcançados. Contudo, acho que a próxima madrugada deve ser aquela na qual há a maior chance de se chegar lá!

 

Aqui em Ctba 7oC no aero SJP e 6oC no Rodrigo (Ahú). A saída automática do GFS/Wunderground para o aero tem estado melhor que muitos Institutos de previsão, he he he! Ontem parecia que ela estava subestimando a mínima, mas cravou 7oC!

 

Sem dúvida este frio não está subindo quanto o da semana passada. Mas uma coisa é ter todo o frio represado no RS/sul de SC, como foi comum na 2a metade da década de 2000 e outra é ter uma ou outra MP assim! Por falar em frio, olhando o mapa do CIRAM é de se arregalar os olhos...

Criciúma e várias outras cidades ao nível do mar com temperaturas em torno de 0oC/1oC e todo o estado abaixo de 6oC!! :shok:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui as nuvens baixas pararam um pouco de torrar o saco :hysteric: :heat: :punish: e tivemos 12,9 de mínima. Isto seria equivalente a uma mínima de 9,5 em Curita (área urbana). Mas pra 6a e sábado estão prevendo que o reforço conseguirá furar o bloqueio (aliás, bloqueio tem sido a tônica dos invernos do PR pro norte desde 2001) e poderemos ter, mesmo na área urbana de Mauá, frio pau a pau ou superior o de semana passada! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Recorde no Castelimho após a instalação de uma estação. Fez -5C

 

Confesso que acordei as 5:00 para ver se continuava caindo a temperatura heheheh....

 

Show de bola! Até anteontem minha estação surpreendentemente estava a frente do Castelinho nas mínimas. Infelizmente, naquela última semana de Junho, o vento foi o algoz da minha estação e a temperatura não baixou mais que -3,6ºC. No mesmo dia, uma estação de Rio Negrinho marcou quase -6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Nova mínima do ano: 2,7°! :good2:

 

A geada sobre as casas estava um pouco mais intensa do que ontem. Ótimo frio!!

 

Nosso aeroporto ZEROU!!! :good2:

 

Agora um calor de rachar de 4,5° com 86%! :heat:

 

Que frio, e por tantos dias seguidos né?

 

E Canoas??? será que negativou???

Link to comment
Share on other sites

É bem provável, Soares! Tanto nosso aeroporto quanto a Base Aérea davam 0° de manhã cedo. Tem que ver os décimo.

 

Na estação particular de São Leopoldo deu 1,8°! O INMET de POA deu 1,9°! :good2: Às 7 h estava 1,3° na Lomba do Pinheiro e na Zona Norte. Creio que zerou com 0,8° nessas áreas, por aí!

 

Agora tenho 5,4°!! :heat: Hora de dar uma saída e pegar o calorão!!

 

Abraços congelados!

Link to comment
Share on other sites

Recorde no Castelimho após a instalação de uma estação. Fez -5C

 

Confesso que acordei as 5:00 para ver se continuava caindo a temperatura heheheh....

 

Show de bola! Até anteontem minha estação surpreendentemente estava a frente do Castelinho nas mínimas. Infelizmente, naquela última semana de Junho, o vento foi o algoz da minha estação e a temperatura não baixou mais que -3,6ºC. No mesmo dia, uma estação de Rio Negrinho marcou quase -6ºC.

 

Eu também, heheheh!!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

3,4°C aqui em cima, sem geada. Não observei geada nem nas baixadas, onde deve ter ido a 0°C.

 

Acho que daqui pra frente, vai só aumentar minhas mínimas, no final das contas, não será aqueeeeeeela semana, frio pra ninguém por defeito, mas nada assim uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuoou! euheuheuhehe

 

Mas um veranico não iria nada mal agora, dentro de casa menos de 10°C pra dormir é tenso...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.