Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Belo mapa Delai.

 

Pelo que vejo, fez -0.2C em Palmas, 1.1C em Guarapuava e 3.7C em Cascavel. Pelas cores do mapa, negativou bem em Pato Branco tambem, mas General Carneiro nao aparece no mapa do Simepar.

 

Clovis, cade os dados de Pato Branco?? :rtfm: :laugh:

 

Curitiba tinha 4C as 8 e pouco da noite, e 3C no aero tambem nesse horario, e estagnou e ate subiu a temperatura no meio da madrugada!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em Floripa céu parcialmente encoberto com estratus e cirrus espalhados.

 

Em Floripa foram os dias mais frios do ano essa semana, ou semana passada foi melhor??

Sds.

 

Penso que essa semana já está mais fria e ficará ainda mais...

 

Espero que esfrie mais ainda!

Mas por enquanto a menor temperatura do ano foi na terça passada aqui na região

Link to comment
Share on other sites

Acho que entrou um pré-frontal pelo reforço no anticiclone que está entrando entre hoje e amanhã. As temperaturas começaram elevando-se em SC e vieram varrendo rumo ao RS, cagando as mínimas.

 

Acho que foi exatamente isso que ocorreu.. A aproximação do reforço polar acionou o vento de quadrante norte, por mais fraco que fosse! O PO foi subindo consistentemente en Ctba, ao invés de cair, bem como o vento acelerando! Aos poucos o mesmo aconteceu em SC e depois no RS. Por isso Urupema parou em -6,9oC! Pelos valores que tínhamos às 20:00 era para terem ocorrido mínimas espetaculares!

 

Mas creio que na próxima madrugada vamos ter uma situação maisa estável. Aguardemos e torçamos!

 

Em Curitiba, mínima de Maranhenses :sarcastic: 4oC e agora 6oC com visibilidade de meio-palmo devido ao nevoeiro! Bom para treinar para a meia maratona de domingo que vem!

 

 

Ze, com 6C e nevoeiro ate eu corro essa meia maratona! :laugh: :laugh: Quero ver voce correr esses 25km aqui em Chicago na beira do Lago Michigan, com 31C e ar estatico...

 

Voce acha que na proxima madrugada pode ter chance ainda de boa minima em Curitiba, mesmo com essa poscicao do jato um tanto desfavoravel?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Caio, semana movimentadissima essa hein! Uma pena a neve nao ter pintado como em Agosto do ano passado!

Talvez no encontro seja dificil pra neve tambem, mas esse mes tem tudo para ter novas janelas para o fenomeno.

 

Sds.

 

 

Acho que o dia 20 pode ser a próxima data chave... Por enquanto as rodadas do GFS vem mostrando um bloqueio e o ar frio animal subindo muito lentamente, sem conseguir patrolar o sul do BR por completo mas congelando o sul do RS. Minha opinião:

Se vier mesmo um anticiclone como esse, vejo duas hipóteses mais prováveis do que o GFS vem mostrando:

1) O bloqueio tem estado mais ao norte nos últimos anos: é bem provável que aconteça algo similar a julho ou quiçá agosto do ano passado; :shok:

2) As MPs tem conseguido ocluir suas frentes com mais facilidade - acho que a hipótese mais provável diante da existência de um bloqueio e o avanço deste cavalo é que a frente oclua e forme um ciclonão em frente ao RS, he he he! Aí não precisa falar mais nada... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Acho que entrou um pré-frontal pelo reforço no anticiclone que está entrando entre hoje e amanhã. As temperaturas começaram elevando-se em SC e vieram varrendo rumo ao RS, cagando as mínimas.

 

Acho que foi exatamente isso que ocorreu.. A aproximação do reforço polar acionou o vento de quadrante norte, por mais fraco que fosse! O PO foi subindo consistentemente en Ctba, ao invés de cair, bem como o vento acelerando! Aos poucos o mesmo aconteceu em SC e depois no RS. Por isso Urupema parou em -6,9oC! Pelos valores que tínhamos às 20:00 era para terem ocorrido mínimas espetaculares!

 

Mas creio que na próxima madrugada vamos ter uma situação maisa estável. Aguardemos e torçamos!

 

Em Curitiba, mínima de Maranhenses :sarcastic: 4oC e agora 6oC com visibilidade de meio-palmo devido ao nevoeiro! Bom para treinar para a meia maratona de domingo que vem!

 

 

Ze, com 6C e nevoeiro ate eu corro essa meia maratona! :laugh: :laugh: Quero ver voce correr esses 25km aqui em Chicago na beira do Lago Michigan, com 31C e ar estatico...

 

Voce acha que na proxima madrugada pode ter chance ainda de boa minima em Curitiba, mesmo com essa poscicao do jato um tanto desfavoravel?

Sds.

 

Grande Silvio! Acho que eu já comentei aqui que o pessoal que corre maratona costuma dizer que Chicago é a mais imprevisível de todas elas, he he he! Como rola em outubro, tem ano com 1oC na largada e 8oC na chegada e outros com 24oC na largada e 31oC na chegada, com umidade em 99,9999%, he he he! A edição que teve estes valores (24oC/31oC) teve mais de 50 corredores hospitalizados e até uma morte!

 

O problema agora não é o jato..o reforço polar chegou meio maritimizado aqui e o vento vai ser SE, ou seja, não preciso dizer mais nada, né? RS e sul SC terão vento SW direto hoje! Por lá as duas próximas madrugadas prometem!

Link to comment
Share on other sites

bloqueio à vista?

pelo que vi no GFS haverá um bloqueio.

se esse bloqueio se instalar na semana que vem, teremos dias mornos.

então se confirmará o inverno do samba doido. Daqueles que se interrompem no final de julho e voltam para nevar em agosto.

isso não seria nenhuma novidade.

Pelo que vi nas projeções a longo prazo...um prazo longo demais...duas Mps poderiam ficar "presas" na Argentina sem conseguirem subir continentalmente.

 

por enquanto o frio continua com 10.4°C. vento razoável. Estou com a mesma temp da RBS.

sensação termica de 7 vento de 11km/h. não sei qual a tabela de sensação térmica usada por eles.

Link to comment
Share on other sites

Grande Silvio! Acho que eu já comentei aqui que o pessoal que corre maratona costuma dizer que Chicago é a mais imprevisível de todas elas, he he he! Como rola em outubro, tem ano com 1oC na largada e 8oC na chegada e outros com 24oC na largada e 31oC na chegada, com umidade em 99,9999%, he he he! A edição que teve estes valores (24oC/31oC) teve mais de 50 corredores hospitalizados e até uma morte!

 

O problema agora não é o jato..o reforço polar chegou meio maritimizado aqui e o vento vai ser SE, ou seja, não preciso dizer mais nada, né? RS e sul SC terão vento SW direto hoje! Por lá as duas próximas madrugadas prometem!

 

 

Valeu Ze, nao precisa dizer mais nada. Curitiba vai ter mais dias frios, e ate bem frios, com maximas baixas, mas com vento Sudeste, geada e impossivel!

 

Quanto a maratona de Chicago voce resumiu perfeitamente a questao... Olha so quem vai correr aqui esse ano:

 

Marílson usa Maratona de Chicago para conseguir índice

 

Principal fundista do atletismo brasileiro, Marílson Gomes dos Santos escolheu a Maratona de Chicago, marcada para o dia 9 de outubro, nos Estados Unidos, para tentar conseguir o índice para a disputa da Olimpíada de Londres, em 2012.

 

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda não definiu o índice olímpico da maratona, mas já determinou que as marcas serão computadas apenas entre setembro deste ano e maio de 2012, sendo que os três melhores do ranking serão chamados.

 

"Meu objetivo é fazer o índice para Londres, assegurar presença na seleção brasileira olímpica. Eu não queria deixar essa tentativa para o ano que vem, prefiro não arriscar. Gostaria de garantir vaga em Londres já", disse Marílson.

 

Em Chicago, Marílson torce para o clima ajudar. "Do mesmo jeito que já nevou, já fez 30 graus durante a prova de Chicago. O clima é algo que conta em qualquer maratona, mas parece que lá, com uma variação muito grande, conta mais ainda", revelou.

 

Por conta da participação na prova em Chicago, Marílson não disputará neste ano a Maratona de Nova York, na qual já foi campeão duas vezes. Mesmo porque, ele ainda terá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no final de outubro, no México."

 

 

Acho que ele exagerou um pouquinho ne, mas com certeza o tempo aqui e imprevisivel em Outubro. :sarcastic:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Caio, semana movimentadissima essa hein! Uma pena a neve nao ter pintado como em Agosto do ano passado!

Talvez no encontro seja dificil pra neve tambem, mas esse mes tem tudo para ter novas janelas para o fenomeno.

 

Sds.

 

 

Acho que o dia 20 pode ser a próxima data chave... Por enquanto as rodadas do GFS vem mostrando um bloqueio e o ar frio animal subindo muito lentamente, sem conseguir patrolar o sul do BR por completo mas congelando o sul do RS. Minha opinião:

Se vier mesmo um anticiclone como esse, vejo duas hipóteses mais prováveis do que o GFS vem mostrando:

1) O bloqueio tem estado mais ao norte nos últimos anos: é bem provável que aconteça algo similar a julho ou quiçá agosto do ano passado; :shok:

2) As MPs tem conseguido ocluir suas frentes com mais facilidade - acho que a hipótese mais provável diante da existência de um bloqueio e o avanço deste cavalo é que a frente oclua e forme um ciclonão em frente ao RS, he he he! Aí não precisa falar mais nada... :laugh:

 

Ze, a segunda hipotese e simplesmente meu sonho de consumo aqui no BAZ. Simplesmente nao vi isso ocorrer na minha vida depois da existencia de maquina digitais, modelos, e o BAZ para acompanhar todos os detalhes. Me refiro a 2 hipotese, com neve abundante na Serra catarinense, e o ar frio patrolando todo o sul do Brasil, tipo 1994.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Gente, Já viram a temperatura de Concórdia??

 

13:00: 4,2ºC! :shok:

 

So pode estar nublado, nao e possivel!?

 

Ou seria o vento Oeste mesmo, fazendo um estrago na cidade?

Sds.

 

S11219782_201107051700.jpg

 

Saltou para 7,5 agora...deveria ter nevoeiro dos brabos. O oeste do planalto norte também está frio..

Link to comment
Share on other sites

Dia com um bom frio para a capital fluminense. Tempo nublado e sem chuva. Até o momento a temperatura não passou dos 18º, sendo que na estação de Copacabana do Inmet a temperatura não passou dos 17º. A mínima até agora foi de 15,1º na estação de Jacarepaguá.

Alguem sabe se existem mais estações do que essas 4 do Inmet na capital, e onde posso acessá-las?

Link to comment
Share on other sites

...e Urupema continua com cada vez mais destaque na midia nacional:

 

Termômetros registram - 6,9ºC em Urupema (SC), diz Epagri/Ciram

Temperatura já tinha chegado a - 8,8ºC em 28 de junho deste ano.

Vegetação na região central da cidade ficou congelada nesta terça.

Glauco Araújo

Do G1, em São Paulo

 

As medições feitas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) registraram temperatura de - 6,9ºC em Urupema (SC), nesta terça-feira (5). Esta é a menor temperatura registrada na cidade neste mês. Em Florianópolis, a temperatura chegou a 3,4ºC.

 

Segundo Marcelo Martins, meteorologista do Epagri/Ciram, os termômetros também registraram - 2,8ºC em Lajes (SC), - 3,2ºC em São Joaquim (SC), - 2,6ºC em Campo Belo do Sul (SC) e - 0,5ºC em Urubici (SC).

 

Todos os registros foram feitos entre às 6h e 7h desta terça-feira. De acordo com o centro, a temperatura mínima normalmente ocorre perto do nascer do sol, que costuma ocorrer, nesta época do ano, entre 6h e 7h horas. Por isso as mínimas têm ocorrido já com o dia claro.

 

A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina está limpando trechos das rodovias que ficaam com as canaletas sujas por conta do volume de água nos dutos. A ação evita que a água retorne para a pista, evitando acidentes na região. A corporação está usando sal para retirar o gelo acumulado nas pistas.

 

 

pista-na-serra-sc.jpg

Trecho de rodovia em Lauro Muller, na Serra catarinense, tem vegetação congelada (Foto: Maurício Vieira/Diário Catarinense/Agência RBS)

 

 

 

praca-central-congelada1.jpg

Praça Central de Urupema (SC) com vegetação congelada (Foto: Marília Oliveira/Divulgação/ Prefeitura de Urupema)Em 28 de junho, o Epagri/Ciram chegou a registrar - 8,8ºC em Urupema, o que provocou o congelamento de lagos e cachoeiras.

 

A cidade de Urupema fica na Serra Catarinense, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não possui estações meteorológicas, o que impede o instituto de aferir a temperatura no município. O instituto é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal e outros institutos podem apresentar diferentes medições.

 

Cidade com paisagem 'congelada'

 

 

A geada que se formou por conta do frio intenso deixou a paisagem coberta de branco, assim como o telhado das casas, vidros dos carros e até mesmo a água nas torneiras, segundo informações da Prefeitura Municipal de Urupema.

 

Até mesmo os funcionários da secretaria de turismo e urbanismo que precisam realizar a limpeza e manutenção das ruas estão retardando o horário de trabalho, pois segundo o secretário, Angelo Pedro Stupp com o frio que está fazendo não tem como trabalhar normalmente ao ar livre com a cidade congelada.

 

A cachoeira localizada abaixo do Morro das Torres ficou congelada pelo segundo dia consecutivo e deverá permanecer assim, pelo menos até o final desta semana, segundo a administração municipal.

Link to comment
Share on other sites

Está se desenhando um quadro espetacular para o frio de baixada nessa próxima madrugada. A UR está bem mais baixa hoje, principalmente em altos níveis. Urupema, minha senhora, se é para vc ter mínima de dois dígitos, a janela se abriu para as próximas duas noites. :mosking:

Urupema (ou Europema, by Lucci) tem agora às 15:00 sua máxima com sol, 10,5oC e UR de 37%! :shok: Ou é hoje ou amanhã! Depois dessa janela pode até dar uma nevasca das boas por lá neste inverno, mas condições tão favoráveis pros dois dígitos não serão tão fáceis como nestes dois dias, he he he! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

[...] Agora em relação a construção civil a conscientização é patética ainda, em pleno 2011 com uma economia aquecida e um poder aquesitivo maior essa cultura de ter um lar mais aquecido no inverno simplesmente não existe, mesmo nas casas mais novas, a não ser que o próprio dono esquematizar com um arquiteto um sistema de isolamento térmico. Agora pega um investidor no ramo imobiliário ta pouco se f****** pra isso.. Nesse quesito estamos estagnados na época da colonização italiana e alemã em meados do século 19.

Mesmo Blumenau que tem um inverno irrisório se comparado com as Serras, e um verão tórrido, já é o suficiente para ter essa cultura que os uruguaios e argentinos tem, tudo bem, depois de 3/4 dias as massas polares perdem a força, mas o ambientes internos relutam a esquentar, e isso é TODO ANO, ter o miolo do inverno com as casas muito frias, e te digo, isso enche o saco, faz as pessoas enjoarem do inverno.[...]

Caro colega...

 

Concordo também!!! Nossas casas, estabelecimentos profissionais e comerciais não estão preparados para frio constante...

Um primo daqui da serra catarinense, já morou em Boston(EUA) e atualmente em Paris (França). Quando nos visita nas suas férias de junho, sempre comenta que passa mais frio em Lages do que lá. Entenda!!!

Dizia ele [...] Lá, coloco roupas pesadas quando vou sair na rua, aqui tenho que ficar cheio de roupas até para dormir[...], interessante a diferença de ambientes, qdo climatizados.

 

Um sistema de onda, em regra geral ( eletromagnéticas, mecânicas, marítimas, atmosféricas e etc...), sempre tem os mesmos princípios:

 

1- Retorno da inércia, mas sempre com perda [Ef-Eo.( coef x - 1). dx/dt];

2- Economia de energia;

3- Compensação de potencial;

4- Equilíbrio potencial;

5- Reação à uma força aplicada, ou diferença de potencial;

6- principio da estabilização;

7- Ciclo periódico.

 

Com esses princípios podemos entender um pouco da dinâmica de uma onda e aplicar ao do sistema atmosférico e marítimo, no modelo atual a energia potencial atmosférico está em -2x, o ponto Eo origem tende a estar negativado ao estágio anterior, ciclo se estabelece de 6/12 dias e há um retorno de forte atividade, alterando conforme quantidade de insolação, que até meados de agosto tende há não alterar o ganho energético.

Muita energia estática no momento na atm. em baixo níveis, deve ter gente tomando choque de maçanetas!!!

Pelas ultimas características o ciclo atm. no H.S está variando em 142 horas.

 

Acredito que:

 

1-Teremos frio intenso novamente (próximo retorno do sistema) e provavelmente semelhante ao do final de junho;

2-Os próximos (3/10) invernos tem a tendencia de repetição frio (JJA), devido ao desvio negativo (H.S);

3-Retorno de La-nina em 2011/2012.

 

A geada foi grande em lages, agora estamos com 12.7ºC, tempo bom com muitas nuvens, vento fraco de oeste.

(dados: sistema WS-400/SPIDER- CELESC- telecomando SE LAI, sensor SIEMENS, programa: SCADA, transferência- SISCO/fibra ótica- resposta:80ms),

Moisés Alexandre

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Alguém pode me ajudar: para que a temperatura chegue a -10ºC em Urupema ao amanhecer (07h00), qual deve ser a marca por volta das 02h00? É possível especular?

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Para ter quase certeza de que chegerá a -10C, tem que estar por volta de -8C às 02hs. Se tiver -7C as chances existem, mas diminuem consideravelmente.

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Alguém pode me ajudar: para que a temperatura chegue a -10ºC em Urupema ao amanhecer (07h00), qual deve ser a marca por volta das 02h00? É possível especular?

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Para ter quase certeza de que chegerá a -10C, tem que estar por volta de -8C às 02hs. Se tiver -7C as chances existem, mas diminuem consideravelmente.

 

Valeu Bruno!!!

 

Pois é, Renan, deu uma boa esquentada no período da tarde. Seria interessante ver a temperatura, em pouco mais de 12 horas, passar de 10 para -10.

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a queda vai ser lenta e eu aposto em nevoeiro durante a noite/madrugada. PO e UR elevados para o horário. Queda de temperatura pequena se comparada ao mesmo horário de ontem.

 

Nuvens baixas cruzam o céu agora, menos mal que parecem não ficar aqui, e seguir para o oceano. O problema é a fonte dessa nebulosidade, o incansável jato que se desloca no sentido Oeste-Leste.

 

 

Mínimas comportadas amanhã. Mesmo que essa nebulosidade vá embora, só um vento seco para soprar e retirar a umidade do ar. Um ventinho Fohn ia bem agora hehehehehe, desde que parasse até umas 2 da manhã.

Link to comment
Share on other sites

No Twitter da Climaterra:

 

"NO FIM DA TARDE/NOITE QUEDA ACENTUADA DA TEMPERATURA EM SC, JÁ ESTANDO ABAIXO DE ZERO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ANTES DAS 19/20 HORAS."

 

Será que cai tanto assim? Agora, lá, 8.2ºC.

 

Creio que sim colega...

Mas acho que Urupema não chega à -8ºC.

Sabemos que:

A variação adiabática da temperatura, há um deslocamento verticalmente, interessante à 1400m com umidade de menor 60% e impressionante abaixo de 25%, em virtude do volume de ar encontrar pressão mais baixa e de não haver nenhuma troca de calor com o ar circundante, o volume do ar deslocado verticalmente aumenta

seguindo a expansão, numa função complexa, temos dois picos de queda uma das (17/19h) e outra das (22/2h) após as duas horas a perda vai diminuindo na proporção 0.7- fx(t), com ápice às 5/7 h. O processo envolve consumo de energia. Desse modo, o calor disponível por unidade de volume de ar diminui e há uma queda na temperatura.

O processo na qual a temperatura diminui o volume de ar em ascensão e expansão é conhecido como Razão Adiabática, no decorrer a condensação, a temperatura cairá à razão de 9,8ºC/Km (razão adiabática seca) e a condensação ocorrerá quando o ponto de orvalho do volume for atingido. O calor latente será liberado pelo processo de condensação e este diminuirá o índice de queda de temperatura no volume de ar em ascensão.

Após as 02:00 h, o ar então esfria num ritmo lento, conhecido como razão adiabática saturada. Esta queda não é tão constante quando há cobertura de nuvens e movimentação do ar.

Os fatores que impedirão bater os -10ºC, avalio que sejam entre outros:

1- temperatura alta em 850.

2- Grande variação - superior 18 ºc, as 14:00 h estava ~ +9ºC;

3- Umidade deveria cair para valores inferior a 25% com esses dados.

 

fonte pesquisada: http://www.ebras.bio.br/autor/aulas/aulas_climatologia.pdf

 

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Virou destaque na imprensa argentina: o Boca Juniors resolveu fazer a pré-temporada no CT do Atlético-PR em Curitiba. A justificativa pra isso, além das excelentes instalações do mais moderno CT do Brasil, foi a busca por um clima mais "ameno" do que no seu CT em Tandil. Escolheram justamente o período mais frio em 10 anos, que mala suerte, hein?!

 

http://www.ole.com.ar/boca-juniors/futbol/Gorritos_0_511149053.html

Link to comment
Share on other sites

Belo e didático vídeo Paulo!

A "Pantera" matou a pau!

Parabéns! :clapping: :good:

Sds.

Obrigado irmão Tomasini, ressaltando que o vídeo foi por celular, fica mais leve para postar na net, e destacando tmbm que o Pantera NÃO É A BAIXADA MAIS FRIA DA REGIÃO, existem panelões com maior capacidade de reter ar frio, com mínima em média 2º mais frias aqui na Serra do Botucaraí.

Link to comment
Share on other sites

O grosso do ar frio ficou retido sobre o sul do RS. Essa massa aí foi forte mas contida em termos de área. Michel, para você, para SC, PR e nos aqui ate SP, foi uma massa normal de inverno, e só isso. Aqui em SP serviu para termos a menor máxima do ano mas nada excepcional em termos históricos. Acima da capital paulista, um fracasso... Campos do Jordao 6,9C hOje de manha. Ainda fico com a massa de junho como destaque do ano.

 

Essa onda de frio foi uma autêntica MULA POLAR. ^^^

 

Boa de carga, mas empaca no meio do caminho. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Urupema fora do ar! Créu naqueles que gostariam de observar a automática informando diretamente de uma das noites mais frias do ano!

 

Pelos últimos acompanhamentos, em noites geladas, Urupema está sempre 2oC na média abaixo do Cetrejo. Dá pra fazer esse calculo médio e conferir amanhã!

 

E nessas horas que faz falta uma bendita "Davis"...

Como e que pode uma estacao que foi instalada a menos de 2 anos, ficar fora do ar assim?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi falando sério, vc está brincando quanto aos -7.8º, colocou mesmo abrigo e term digital no baixadão? :good:

Que Urupema que nada, olhem e curtam o Pantera, depois coloco o vídeo. :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol:

 

Aí sim!

Link to comment
Share on other sites

E nessas horas que faz falta uma bendita "Davis"...

Como e que pode uma estacao que foi instalada a menos de 2 anos, ficar fora do ar assim?

Sds.

 

Pois é, mas calma que a Davis tá chegando. Falei com o prefeito e ele gostaria que fosse colocada no Morro das Torres. Disse a ele que esta é uma segunda etapa, e que primeiramente vamos monitorar a cidade e tirar certos questionamentos por desinformados que não conhecem o relevo local. Neste momento o local mais próximo de receber a estação é onde já se situa a atual do Ciran.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.