Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Parece que Curiitba resolveu pegar uma peça em seus amantes do frio! O PO no aeroporto neste momento encontra-se em -7oC, com 15oC de temperatura. Ou seja, justo hoje, com o ar frio enfraquecendo, que o ar resolve secar totalmente pro aqui. É lógico que existe grandes chances da UR disparar após o anoitecer se o vento virar do quadrante oeste para leste. Mas se a coisa não for tão grave quanto nos outros dias, Ctba poderá repetir uma boa mínima amanhã (entre 0oC e 2oC no aero)! Nas baixadas a coisa deve negativar e bem! Lapa pode ter uns -2oC fácil!

 

A 12Z do GFS manteve a situação de não termos frio significativo no horizonte de 15 dias. Mas não vou ser eu que começarei a choradeira aqui! Até porque quero poder fazer um surf em SC ao longo da semana que vem com um tempo um pouquinho menos frio, he he he! Vamos ver o que pode ocorrer. Mas algo me diz que aquela MP presa pelo bloqueio vai acabar produzindo uma baixa sobre o sul do BR que vai puxar ar frio para cima após o encontro do BAZ (280 horas mais ou menos). Já será um ar frio desgastado pela retenção a 30-35oS, mas mesmo assim pode fazer um estrago! Teve rodada do GFS que já flertou com essa saída quando ela estava na grade de 320-360 horas. De qualquer forma, até lá é muita água para passar embaixo da ponte!

 

 

Vã esperança! :cray: Em duas horas o PO subiu de -7oC para 7oC no aero, he he he!!!!! Exatamente uma variação de 14oC em duas horas apenas por conta da virada de quadrante do vento... No aero vamos de novo na melhor das hipóteses a 2oC!. Às 18 horas já estava 9oC por lá!

 

Em SC as mínimas espetaculares não devem se repetir. Espero negativas light na Região de São Joaquim amanhã de manhã. Urupema pode emplacar uns -3,5oC/-4oC na melhor das hipóteses! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gramado/Canela: exemplo de turismo para toda a América do Sul! A região está linda demais, imbatível!

 

Caio, tive o prazer de conhecê-las ano passado juntamente com a Karla e realmente ainda não conheci no Brasil cidades mais lindas. Simplesmente impecável a organização, arquitetura, até o banheiro público. Sem mendigos, povo super educado, bonito e a natureza: sem palavras.

Ah, o clima é maravilhoso. Ah se eu pudesse levar minha vida pra lá.

Abraços

Realmente Gramado/Canela são isso tudo e mais um pouco. Tem até um fato engraçado que vou aproveitar pra contar.

Ano passado eu passei minha lua de mel lá, de 19 até 25 de junho, e aproveitando o frio, eu gostava de andar pela rua com minha esposa bem tarde, tipo umas 23 horas, meia noite, por ai. E sempre andava tranquilo, sem medo de nada(coisa que aqui no RJ eu não posso fazer). Sendo que um dia, vem um rapaz na minha direção e eu já fiquei todo com medo já pensando em desviar, mas o coitado tava querendo me entregar um panfleto de um restaurante, e eu já com a minha cisma de Rio de Janeiro tentando evitar o cara com medo de assalto. Ainda mais que o cara vinha e começava a falar sobre o lugar. Depois acabei parando e dando atenção sempre que aparecia alguém panfletando.

Traumas de um carioca!!!

Link to comment
Share on other sites

Parece que Curiitba resolveu pegar uma peça em seus amantes do frio! O PO no aeroporto neste momento encontra-se em -7oC, com 15oC de temperatura. Ou seja, justo hoje, com o ar frio enfraquecendo, que o ar resolve secar totalmente pro aqui. É lógico que existe grandes chances da UR disparar após o anoitecer se o vento virar do quadrante oeste para leste. Mas se a coisa não for tão grave quanto nos outros dias, Ctba poderá repetir uma boa mínima amanhã (entre 0oC e 2oC no aero)! Nas baixadas a coisa deve negativar e bem! Lapa pode ter uns -2oC fácil!

 

A 12Z do GFS manteve a situação de não termos frio significativo no horizonte de 15 dias. Mas não vou ser eu que começarei a choradeira aqui! Até porque quero poder fazer um surf em SC ao longo da semana que vem com um tempo um pouquinho menos frio, he he he! Vamos ver o que pode ocorrer. Mas algo me diz que aquela MP presa pelo bloqueio vai acabar produzindo uma baixa sobre o sul do BR que vai puxar ar frio para cima após o encontro do BAZ (280 horas mais ou menos). Já será um ar frio desgastado pela retenção a 30-35oS, mas mesmo assim pode fazer um estrago! Teve rodada do GFS que já flertou com essa saída quando ela estava na grade de 320-360 horas. De qualquer forma, até lá é muita água para passar embaixo da ponte!

 

 

Vã esperança! :cray: Em duas horas o PO subiu de -7oC para 7oC no aero, he he he!!!!! Exatamente uma variação de 14oC em duas horas apenas por conta da virada de quadrante do vento... No aero vamos de novo na melhor das hipóteses a 2oC!. Às 18 horas já estava 9oC por lá!

 

Em SC as mínimas espetaculares não devem se repetir. Espero negativas light na Região de São Joaquim amanhã de manhã. Urupema pode emplacar uns -3,5oC/-4oC na melhor das hipóteses! :rofl:

 

Acho que o Planalto Norte vai conseguir valores bons (nada espetaculares), mas vai empatar com SJ...

 

Hoje registrei -2,5 graus na minha estaçao e Campo Alegre já foi a 3,3 negativos!

Link to comment
Share on other sites

Gramado/Canela: exemplo de turismo para toda a América do Sul! A região está linda demais, imbatível!

 

Caio, tive o prazer de conhecê-las ano passado juntamente com a Karla e realmente ainda não conheci no Brasil cidades mais lindas. Simplesmente impecável a organização, arquitetura, até o banheiro público. Sem mendigos, povo super educado, bonito e a natureza: sem palavras.

Ah, o clima é maravilhoso. Ah se eu pudesse levar minha vida pra lá.

Abraços

Realmente Gramado/Canela são isso tudo e mais um pouco. Tem até um fato engraçado que vou aproveitar pra contar.

Ano passado eu passei minha lua de mel lá, de 19 até 25 de junho, e aproveitando o frio, eu gostava de andar pela rua com minha esposa bem tarde, tipo umas 23 horas, meia noite, por ai. E sempre andava tranquilo, sem medo de nada(coisa que aqui no RJ eu não posso fazer). Sendo que um dia, vem um rapaz na minha direção e eu já fiquei todo com medo já pensando em desviar, mas o coitado tava querendo me entregar um panfleto de um restaurante, e eu já com a minha cisma de Rio de Janeiro tentando evitar o cara com medo de assalto. Ainda mais que o cara vinha e começava a falar sobre o lugar. Depois acabei parando e dando atenção sempre que aparecia alguém panfletando.

Traumas de um carioca!!!

 

 

Só reforçando o que vários já disseram: Gramado e Canela são show!!! Imbatíveis em termos de BR? Talvez, se bem que CDJ também é show! Mas em termos de CUSTO/BENEFÍCIO eu não tenho a menor dúvida que elas são imbatíveis, pois CDJ é MUUUUUUUUITO CARA, he he he :pleasantry: !

Link to comment
Share on other sites

PHP, "cale-se" é no sentido: botei uma estação lá e não preciso falar mais nada, provar nada a ninguém. Está lá para quem quiser ver!

 

Jamais seria baixo ao ponto de mandar o amigo calar a boca.

 

Agora em uma coisa precisas se dar conta como disse o Alexandre: o universo não gravita ao redor de Soledade. Não há como sempre tentar dar uma dimensão muito além dos limites do Botucaraí. Tudo que se exagera perde relevância.

Ah bom, beleza Caio agora entendi.Sem problemas.

Só um detalhe amigo, coloquei abrigo padrão de venezianas em altura padrão, com termômetro digital dentro do abrigo, filmei, fotografei em mais de uma oportunidade.Se isto é ser exagerado pois bem pode me chamar de exagerado sim,.Repito, se a realidade dos fatos não agrada,não respondo pela natureza. :ok:

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Galera, finalmente instalei minha automática que tava jogada em um canto aqui em casa, é a mesma WS2300 que estava em Blumenau (http://www.heavyweather.info/english_uk/english_uk_2300.html). O termômetro está somente com o abrigo que vem com a estação, que é um forno, porém a deixei em um lugar sombreado no inverno. Isso quer dizer que preciso providenciar um abrigo até começar um verão. Também ainda não instalei o pluviômetro. Segue o link: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCPALHO2

 

Ps.: O registro de -13,4C de agora a pouco foi um erro na configuração do script (enviou 7,8F ao invés de 7,8C) :laugh:

Ps2.: Daqui a pouco vou assar uma carne naquelas churrasqueiras de latão que está a dois metros da estação, tavez estrague um pouco os dados das próximas horas :heat:

Link to comment
Share on other sites

PHP, "cale-se" é no sentido: botei uma estação lá e não preciso falar mais nada, provar nada a ninguém. Está lá para quem quiser ver!

 

Jamais seria baixo ao ponto de mandar o amigo calar a boca.

 

Agora em uma coisa precisas se dar conta como disse o Alexandre: o universo não gravita ao redor de Soledade. Não há como sempre tentar dar uma dimensão muito além dos limites do Botucaraí. Tudo que se exagera perde relevância.

Ah bom, beleza Caio agora entendi.Sem problemas.

Só um detalhe amigo, coloquei abrigo padrão de venezianas em altura padrão, com termômetro digital dentro do abrigo, filmei, fotografei em mais de uma oportunidade.Se isto é ser exagerado pois bem pode me chamar de exagerado sim,.Repito, se a realidade dos fatos não agrada,não respondo pela natureza. :ok:

Abraço

 

 

Não vou entrar nos méritos da discussão. Mas, quanto ao abrigo do PHP, acho que está muito bem protegido, não negando fogo para nenhuma Davis da vida. Não acho que as baixadas de Soledade se equiparam à Urupema, por ex. Mas no abrigo feito pelo PHP, a diferença entre o que o termômetro mede e a realidade não deve passar de 1ºC, ou seja, nada praticamente.

Link to comment
Share on other sites

Estava muito frio hoje de manhã aqui em Florianópolis. Durante a tarde, resolvi passear pela belíssima Av.beiramar e eis a minha

surpresa que ela sofreu uma reforma. Está mais bonita do que antes, com aumento na calçada, academias a céu aberto e vários

pequenos quiosques espalhados. Porém, mesmo com o céu aberto o dia todo a sensação de frio foi constante, pois ventava de

maneira contínua, tive até dor de cabeça por causa desse vento.

 

Todo mundo aqui em Floripa está impressionado com o frio constante dessa semana. Conversei com um senhor hoje na rua, com

seu indefectível sotaque manezinho (ou eu é quem possuo sotaque aqui ? :laugh: ), e ele me dizia que nunca tinha visto isso em

seus 45 anos morando na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas na manhã desta sexta-feira, por algumas estações do SIMEPAR. Muuuuuitas negativas!

 

Curitiba: 2,2°C

Lapa: -1,5°C

Cerro Azul: 5,9°C

Jaguariaíva: 1,4°C

Ponta Grossa: -0,1°C

União da Vitória: -0,7°C

Palmas: -1,9°C

Guarapuava: -2,0°C

Foz do Jordão: -0,9°C

Francisco Beltrão: -0,5°C

Pato Branco: 1,6°C

Foz do Iguaçu: 4,0°C

Santa Helena: 1,6°C

Cascavel: 3,4°C

Toledo: -1,1°C

Palotina: -1,5°C

Guaíra: 2,6°C

Umuarama: 8,2°C

Cianorte: 2,6°C

Maringá: 7,2°C

Londrina: 6,8°C

Cambará: 6,2°C

 

610.png.c17d10da16c6263c72c3304c1deb019e.png

Link to comment
Share on other sites

No estado de SP, 20:40:

Estacao IAG SP: 8.5C

Estacao CdJ VI: 1.8C

 

A temp esta afundando por aqui!

 

João...tá gelado mesmo!! Tenho 13 graus aqui na orla da praia com ceu totalmente limpo..!!

 

 

abs

 

Foi só esfriar no sudeste que o Carlinhos reapareceu :laugh: :good:

 

Baixou mais um pouco no aeroporto: 6C às 21h....gelado !

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite deixei o Rio Grande do Sul rumo à São José dos Campos. Segundo relatos do pessoal daqui, essa foi uma das noites mais frias do ano, certamente fez menos do que 10 graus aqui na cidade. Já morei alguns anos aqui em SP e sempre que faço o trajeto RS-SP uma coisa me impressiona: apesar de aqui também serem registradas temperaturas bastante baixas nunca tive grande sensação de frio. Com um casaco e um cobertor dá para se virar muito bem, muito ao contrário do Rio Grande, onde a gente passa frio mesmo dentro de casa. A única explicação que tenho é a baixa humidade daqui, visto que sempre que o frio vem à noite a temperatura dispara à tarde, portanto mal dá para esfriar o corpo ou os ambientes.

Link to comment
Share on other sites

PHP, "cale-se" é no sentido: botei uma estação lá e não preciso falar mais nada, provar nada a ninguém. Está lá para quem quiser ver!

 

Jamais seria baixo ao ponto de mandar o amigo calar a boca.

 

Agora em uma coisa precisas se dar conta como disse o Alexandre: o universo não gravita ao redor de Soledade. Não há como sempre tentar dar uma dimensão muito além dos limites do Botucaraí. Tudo que se exagera perde relevância.

Ah bom, beleza Caio agora entendi.Sem problemas.

Só um detalhe amigo, coloquei abrigo padrão de venezianas em altura padrão, com termômetro digital dentro do abrigo, filmei, fotografei em mais de uma oportunidade.Se isto é ser exagerado pois bem pode me chamar de exagerado sim,.Repito, se a realidade dos fatos não agrada,não respondo pela natureza. :ok:

Abraço

 

 

Não vou entrar nos méritos da discussão. Mas, quanto ao abrigo do PHP, acho que está muito bem protegido, não negando fogo para nenhuma Davis da vida. Não acho que as baixadas de Soledade se equiparam à Urupema, por ex. Mas no abrigo feito pelo PHP, a diferença entre o que o termômetro mede e a realidade não deve passar de 1ºC, ou seja, nada praticamente.

 

Aee Caco, sempre é um prazer ler seus posts, amigo, abração!

Link to comment
Share on other sites

Já está escancarado o porquê dos tabelões "parciais" da Metsul.No começo eu achava que era casualidade, agora já tenho certeza da interferência do Alexandre no sentido de puxar a brasa pro assado dele , pois é amigo do Bruno, coloca dados da estação do Bruno,.Espalhou um montão de estações em POA para divulgar uma imagem de mais frio da Capital do RS, ação que concordo.

O problema começa quando ele implica com minha região, afinal ,a grande expectativa era o Castelinho,e pimba de repente entra um leopardo e "rouba" a cena. :onthequiet:

"Ah não pode não é na Serra de Caxias, ou nas Hortências, ou SJ,Urupema" não pode dar uma temperatura destas contestam alguns... :rtfm:

Mas como diz o velho ditado para toda ação há reação... :spiteful:

Tenho planos, mas não vou divulgá-los, aliás tenho planos inclusive quanto à aut Inmet de Soledade... :pleasantry:

 

Pe-agá-pe, sei que seu termô foi calibrado no Inmet, mas provavelmente o triple A deve torcer o nariz pra dados de termohigrômetro, e priorizar dados de estações padrão.

Mas, pra tirar a teima e, também, poder coletar dados horarios, sugiro colocar uma Davis/La Crosse ou qqer outro equipamento bem calibrado e com datalogger aí nos panelões do Botuca.

Em tempo: considerando a margem de erro do termô, boto fé nos seus -7,X q vc coletou fim de junho. :good2:

E ae Curita, como vai Mauaboro?Muita neblina por aí?

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite deixei o Rio Grande do Sul rumo à São José dos Campos. Segundo relatos do pessoal daqui, essa foi uma das noites mais frias do ano, certamente fez menos do que 10 graus aqui na cidade. Já morei alguns anos aqui em SP e sempre que faço o trajeto RS-SP uma coisa me impressiona: apesar de aqui também serem registradas temperaturas bastante baixas nunca tive grande sensação de frio. Com um casaco e um cobertor dá para se virar muito bem, muito ao contrário do Rio Grande, onde a gente passa frio mesmo dentro de casa. A única explicação que tenho é a baixa humidade daqui, visto que sempre que o frio vem à noite a temperatura dispara à tarde, portanto mal dá para esfriar o corpo ou os ambientes.

 

Além disso, aqui no RS venta muito mais. Dessa forma o ar frio entra nos interiores com mais facilidade.

 

Tenho um colega de Curitiba trabalhando comigo faz 1 ano. Perguntei para ele ontem qual era a principal diferença que ele percebeu entre o clima de Ctba e POA. Ele respondeu que o verão daqui de Porto Alegre é tórrido e sufocante, e que Curitiba raramente passa de 30C. Ao passo que no inverno aqui venta muito mais.

Link to comment
Share on other sites

Tenho um colega de Curitiba trabalhando comigo faz 1 ano. Perguntei para ele ontem qual era a principal diferença que ele percebeu entre o clima de Ctba e POA. Ele respondeu que o verão daqui de Porto Alegre é tórrido e sufocante, e que Curitiba raramente passa de 30C. Ao passo que no inverno aqui venta muito mais.
Noto isso aqui em Floripa, que apesar das temperaturas mais altas que Curitiba (exceção a esta semana incrível), a sensação de frio aqui no inverno incomoda pelo vento.
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas na manhã desta sexta-feira, por algumas estações do SIMEPAR. Muuuuuitas negativas!

 

 

Cascavel: 3,4°C

Toledo: -1,1°C

Palotina: -1,5°C

[attachment=0]610.png[/attachment]

 

 

Mais um golpe no milho safrinha da regiao Oeste. Apesar de que, esse frio nao vai prejudicar mais a produtividade, mas sim a qualidade do produto. Os proximos dias devem ser secos, com possibilidade de um longo veranico se estabelecer no Parana, o que deve favorecer a colheita, porem, tem muito produtor que esta achando que nao foi atingido pela geada, mas quando for colher e que vai ter a confirmacao e ai pode ter alguma surpresa.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas na manhã desta sexta-feira, por algumas estações do SIMEPAR. Muuuuuitas negativas!

 

Guarapuava: -2,0°C

Foz do Jordão: -0,9°C

Francisco Beltrão: -0,5°C

Toledo: -1,1°C

Palotina: -1,5°C

 

[attachment=0]610.png[/attachment]

m

 

E Guarapuava pra variar, vai fechar o inverno com um festival de negativas. Semana passada teve -6C, e de la pra ca, foram mais 2 negativas se nao me engano!

 

Lembrando que a estacao do Inmet esta a mais de 1100mts, e a cidade fica numa especie de plato, num dos pontos mais altos do interior do Estado. Essa do Simepar nao sei aonde fica. Em noites de ceu claro la, se o vento deixar a temperatura desaba! O minuano por la e cortante, passei todo o inverno de 2003 na cidade.

Uma pena que a cidade fique devendo na estrutura e no desenvolvimento!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Essa deve ser a ultima noite gostosa em POA. Depois vamos ter um período que ainda não sei se pode ser chamado de veranico.

Teremos um boa frio na manhã de sábado. Agora estou com 8,3° e 79%. Devo ir aos 5°.

 

Hoje minha máxima bateu 17,0° às 15:31!! Calor dos infernos!!! :heat: :heat: :heat: Até fiquei surpreso com o valor, já que saí de casa às 13h com 14,3° e sol.

 

Estou totalmente sem vento desde às 18 h e os microclimas estão se acentuando. Faz 10,0° no Moinhos de Vento e 5,4° no Belém Novo!

 

Abraços gelados (de novo)!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre/INMET nestes primeiros 8 dias de julho:

 

Média Máxima: 12,5C

Média Mínima: 3,9C

Média: 7,6C

 

Está certo que estamos no início do mês, mas nunca visualizei uma chance tão clara de quebra de recorde quanto neste julho/2011. O recorde aqui é de 1955, quando a média do mês foi de 10,8C. Logo, estamos atualmente com -3,2C de anomalia em relação ao recorde!!!!!!

 

Desde já muito ansioso pelo resultado do final do mês. Seria algo extraordinário e altamente divulgado aqui na imprensa local, quiçá nacional, caso esse recorde seja quebrado. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre/INMET nestes primeiros 8 dias de julho:

 

Média Máxima: 12,5C

Média Mínima: 3,9C

Média: 7,6C

 

Está certo que estamos no início do mês, mas nunca visualizei uma chance tão clara de quebra de recorde quanto neste julho/2011. O recorde aqui é de 1955, quando a média do mês foi de 10,8C. Logo, estamos atualmente com -3,2C de anomalia em relação ao recorde!!!!!!

 

Desde já muito ansioso pelo resultado do final do mês. Seria algo extraordinário e altamente divulgado aqui na imprensa local, quiçá nacional, caso esse recorde seja quebrado. :mosking:

Mesmo com um miolo morno a gente ficaria em algo como -3° da média. Se o último decênio for frio será algo espetacular!! Só espero que não aconteça a tragédia de agosto do ano passado, que a onda de calor na segunda metade do mês literalmente reverteu a baita anomalia negativa que tínhamos e o mês fechou na média!!

 

O mês mais frio da história de POA é dos anos 40 com média de 10,4°. Deve ser julho. Lembro que esse dado saiu em 1996 na Zero Hora, dizendo que aquele julho tinha sido o 3º mais frio da história na cidade.

 

Se por alguma razão esse julho for o mais frio de todos os julhos, então teremos em 2011 o janeiro mais quente já registrado (26,X°) e o julho mais frio já registrado (10,X°). Fecharímos com uma amplitude mensal de 16°!!!!! :shok: :shok: :shok: Bizarro!!

 

Agora tórridos 8,3°.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas na manhã desta sexta-feira, por algumas estações do SIMEPAR. Muuuuuitas negativas!

 

Cascavel: 3,4°C

Toledo: -1,1°C

Palotina: -1,5°C

[attachment=0]610.png[/attachment]

 

Mais um golpe no milho safrinha da regiao Oeste. Apesar de que, esse frio nao vai prejudicar mais a produtividade, mas sim a qualidade do produto. Os proximos dias devem ser secos, com possibilidade de um longo veranico se estabelecer no Parana, o que deve favorecer a colheita, porem, tem muito produtor que esta achando que nao foi atingido pela geada, mas quando for colher e que vai ter a confirmacao e ai pode ter alguma surpresa.

 

Sds.

 

Mesmo assim o prejuízo já está garantido, Silvio!

 

O Paraná informou nesta quarta-feira que o Estado sofreu perdas por geadas de cerca de 35 por cento na segunda safra de milho e de aproximadamente 9 por cento na produção de trigo, em relação ao que se esperava colher, de acordo com comunicado no site do governo.

Os dados confirmam reportagem de terça-feira da Reuters.

 

De acordo com especialistas, as perdas no Paraná, o maior produtor de cereais do país, terão impacto na safra total do Brasil. A própria Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) admitiu nesta quarta-feira que terá de reavaliar seus números, no levantamento mensal de agosto, em função das geadas.

 

Com as geadas dos dias 27 e 28 de junho, a expectativa inicial do governo do Paraná para a produção de milho da segunda safra, que era de 8,12 milhões de toneladas no Estado, foi reduzida para 5,31 milhões de toneladas (uma queda de 34,6 por cento), com perda de 2,81 milhões de toneladas do grão, segundo a nota.

 

"Os prejuízos aos produtores estão estimados em 1,11 bilhão de reais", estimou o economista Marcelo Garrido, do Deral (Departamento de Economia Rural), do governo do Estado, em comunicado.

 

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5225571-EI188,00-PR+confirma+perdas+nas+safras+por+geadas+prejuizo+de+R+bi.html

Link to comment
Share on other sites

Marcos, peguei os dados numéricos do GFS 18Z para Porto Alegre. Por eles, os próximos 8 dias terão média de 16,2C aqui, logo a média do mês após este período estararia em 11,8C. Estaríamos fora do recorde...entretanto, a partir daí o GFS coloca uma grande e forte onda de frio, o que poderia fazer a média desabar novamente. Temos que torcer, pois há chances claras de quebra de recorde. :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E esta será a noite do Planalto Norte. Estações do CIRAM agora

 

São Bento do Sul 1,6C

Três Barras 1,4C

Itaiópolis 1,0C

Papanduva 0,4C

Rio Negrinho 0,3C :ok:

 

Enquanto isso Morro da Igreja 6,1C e São Joaquim 3,7C :heat: :heat: :onthequiet:

MI similar a Palhoça, heheheh.

 

Com a subtropilização da mp, a língua do ar frio se estende para o PR e o Sudeste. Noites frias em contraste com o aquecimento do RS e de SC.

 

Agora 8,2°. Chegou a perder a graça. Caloraço!!! :heat:

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas na manhã desta sexta-feira, por algumas estações do SIMEPAR. Muuuuuitas negativas!

 

 

Cascavel: 3,4°C

Toledo: -1,1°C

Palotina: -1,5°C

[attachment=0]610.png[/attachment]

 

 

Mais um golpe no milho safrinha da regiao Oeste. Apesar de que, esse frio nao vai prejudicar mais a produtividade, mas sim a qualidade do produto. Os proximos dias devem ser secos, com possibilidade de um longo veranico se estabelecer no Parana, o que deve favorecer a colheita, porem, tem muito produtor que esta achando que nao foi atingido pela geada, mas quando for colher e que vai ter a confirmacao e ai pode ter alguma surpresa.

 

Sds.

Silvio assisti parte de uma matéria do Globo Rural se não me engano, domingo, achei bem interessante a técnica dos produtores de café de encobrirem com terra as pequenas mudas, para protegê-las do gelo. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, peguei os dados numéricos do GFS 18Z para Porto Alegre. Por eles, os próximos 8 dias terão média de 16,2C aqui, logo a média do mês após este período estararia em 11,8C. Estaríamos fora do recorde...entretanto, a partir daí o GFS coloca uma grande e forte onda de frio, o que poderia fazer a média desabar novamente. Temos que torcer, pois há chances claras de quebra de recorde. :mosking:

Vou confessar e dizer que eu gostaria muito que POA e o Sul tivesse um inverno como nesses dias dessa onda de frio: em geral entre 2° e 12°, sol, ar geladão que permitisse a gente sair de casa com roupas de lã e luvas. Nunca usei tanta roupa pesada e cuecão como agora, hehe. E redescobri que a lã é insubstituível, que os casacos que cortam o vento são bons para a umidade, e dão efeito com lã por baixo.

 

Se nossos invernos fossem assim o verão seria mais tolerável, sabendo que depois viria um bom frio garantido. E teríamos neve muito eventualmente. Seria maravilhoso. Um sonho baziano no Brasil.

 

A única exigência que eu faria é quanto à calefação. Teríamos de nos acostumar a parar de passar frio em casa e não sofrer tanto com choque térmico ao entrar em shoppings e ônibus. O nariz começou a me incomodar depois que me enfiei no Iguatemi naquele sábado chuviscando com 6°. Teria morrido sufocado se não fosse embora na hora certa. Essa porrada de ar quente artificial é a PIOR coisa que existe para a minha saúde.

 

Agora calorosos 8,1°!

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Para o Mioto, considerações sobre o Morro da Igreja.

-Ao longo dos últimos anos como observador meteorológico fui entendo algumas situações, desvendando para mim mesmo algumas lendas do tempo,a força das baixadas e fui substituindo a visão simplista que eu tinha de que a altitude era a única determinante para ocorrência de frio.

- Observa-se sob vários aspectos, por exemplo o MI tem mínimas ridículas, se levarmos em conta que está a 1800m, mas é claro que sabemos que está num cume, num pico e aí qualquer baixada a 1000m ali perto ou menos, vai surrá-lo nas mínimas.

- Claro que vai ser muito ventoso, pela altitude, formato de seu relevo.Já experimentou subir numa torre artificial, uma antena?Quanto mais se sobe mais se venta...

- Na sensação térmica sim, o MI é imbatível, e não poderia ser diferente.

Link to comment
Share on other sites

E esta será a noite do Planalto Norte. Estações do CIRAM agora

 

São Bento do Sul 1,6C

Três Barras 1,4C

Itaiópolis 1,0C

Papanduva 0,4C

Rio Negrinho 0,3C :ok:

 

Enquanto isso Morro da Igreja 6,1C e São Joaquim 3,7C :heat: :heat: :onthequiet:

Eta regiões geladas as serranas do norte catarina. :good:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, peguei os dados numéricos do GFS 18Z para Porto Alegre. Por eles, os próximos 8 dias terão média de 16,2C aqui, logo a média do mês após este período estararia em 11,8C. Estaríamos fora do recorde...entretanto, a partir daí o GFS coloca uma grande e forte onda de frio, o que poderia fazer a média desabar novamente. Temos que torcer, pois há chances claras de quebra de recorde. :mosking:

Vou confessar e dizer que eu gostaria muito que POA e o Sul tivesse um inverno como nesses dias dessa onda de frio: em geral entre 2° e 12°, sol, ar geladão que permitisse a gente sair de casa com roupas de lã e luvas. Nunca usei tanta roupa pesada e cuecão como agora, hehe. E redescobri que a lã é insubstituível, que os casacos que cortam o vento são bons para a umidade, e dão efeito com lã por baixo.

 

Se nossos invernos fossem assim o verão seria mais tolerável, sabendo que depois viria um bom frio garantido. E teríamos neve muito eventualmente. Seria maravilhoso. Um sonho baziano no Brasil.

 

A única exigência que eu faria é quanto à calefação. Teríamos de nos acostumar a parar de passar frio em casa e não sofrer tanto com choque térmico ao entrar em shoppings e ônibus. O nariz começou a me incomodar depois que me enfiei no Iguatemi naquele sábado chuviscando com 6°. Teria morrido sufocado se não fosse embora na hora certa. Essa porrada de ar quente artificial é a PIOR coisa que existe para a minha saúde.

 

Agora calorosos 8,1°!

 

Abraços históricos!

 

Concordo quanto ao clima. Seria demais um inverno constantemente assim. É um inverno tipo o de Atlanta ou Dallas. Esse é o meu benchmark!

 

Discordo quanto ao aquecimento. Já falei para ti 34687349867634089 vezes (by tu mesmo!) para usar Beclosol 25mg nesse teu nariz. Essas homeopatias que tu usa é tudo conversa para boi dormir. A maior prova é que tu usa há 338763843 séculos (by tu mesmo de novo!) e tu nunca se cura!

Link to comment
Share on other sites

 

Mesmo com um miolo morno a gente ficaria em algo como -3° da média. Se o último decênio for frio será algo espetacular!! Só espero que não aconteça a tragédia de agosto do ano passado, que a onda de calor na segunda metade do mês literalmente reverteu a baita anomalia negativa que tínhamos e o mês fechou na média!!

 

O mês mais frio da história de POA é dos anos 40 com média de 10,4°. Deve ser julho. Lembro que esse dado saiu em 1996 na Zero Hora, dizendo que aquele julho tinha sido o 3º mais frio da história na cidade.

 

Se por alguma razão esse julho for o mais frio de todos os julhos, então teremos em 2011 o janeiro mais quente já registrado (26,X°) e o julho mais frio já registrado (10,X°). Fecharímos com uma amplitude mensal de 16°!!!!! :shok: :shok: :shok: Bizarro!!

 

Agora tórridos 8,3°.

 

Abraços históricos!

 

Pois e, incrivel registrar no mesmo ano dois recordes como esse! Janeiro desse ano foi o Janeiro mais quente da historia, porem, o mes mais quente da Normal foi fevereiro de 2010, com incriveis 26.4C de media. O clima esta ficando mais extremado em POA, com dois veroes muito quentes nos ultimos dois anos, e varios invernos frios de 2007 pra ca!

O bimestre mais frio da historia foi em 1996, com 12.3C/Jun e 11.2C em Julho, seguido de 1964, com 12.2 e 12.4C. O segundo Julho mais frio da historia, atras de 1955 foi em 1953, com 11.2C, empatando com 1996.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo assim o prejuízo já está garantido, Silvio!

 

O Paraná informou nesta quarta-feira que o Estado sofreu perdas por geadas de cerca de 35 por cento na segunda safra de milho e de aproximadamente 9 por cento na produção de trigo, em relação ao que se esperava colher, de acordo com comunicado no site do governo.

Os dados confirmam reportagem de terça-feira da Reuters.

 

De acordo com especialistas, as perdas no Paraná, o maior produtor de cereais do país, terão impacto na safra total do Brasil. A própria Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) admitiu nesta quarta-feira que terá de reavaliar seus números, no levantamento mensal de agosto, em função das geadas.

 

Com as geadas dos dias 27 e 28 de junho, a expectativa inicial do governo do Paraná para a produção de milho da segunda safra, que era de 8,12 milhões de toneladas no Estado, foi reduzida para 5,31 milhões de toneladas (uma queda de 34,6 por cento), com perda de 2,81 milhões de toneladas do grão, segundo a nota.

 

"Os prejuízos aos produtores estão estimados em 1,11 bilhão de reais", estimou o economista Marcelo Garrido, do Deral (Departamento de Economia Rural), do governo do Estado, em comunicado.

 

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5225571-EI188,00-PR+confirma+perdas+nas+safras+por+geadas+prejuizo+de+R+bi.html

 

 

Sim, no minimo 30% ja esta perdido. Isso vai significar mais ou menos 3 milhoes de toneladas a menos de milho no mercado. Porem, depois de colher, podem aparecer perdas maiores que essas, pois em Campo Mourao, por exemplo, a perda geral foi avaliada em quase 40%... :shok: :shok:

 

Fora isso, calcula-se que o MS possa ter perdido em torno de 30% de sua safra tambem, o que mostra o tamanho do desastre que foi essa geada de 27/28 de Junho.

A geada atingiu ate Cana no Estado de Sao Paulo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Silvio assisti parte de uma matéria do Globo Rural se não me engano, domingo, achei bem interessante a técnica dos produtores de café de encobrirem com terra as pequenas mudas, para protegê-las do gelo. :good2:

 

Verdade PH, essa tecnica foi bastante usada na ultima semana de Junho no Norte do Parana, e essa semana tambem. O cafe foi bem menos impacatado que o Milho.

 

Esse procedimento tem se mostrado bastante eficaz, evitando a chamada geada "de calda", que congela a planta por fora, e principalmente o tronco do pe de cafe. Agora se vier uma geada muito forte, como a de 2000 por exemplo, ai nao tem jeito, mesmo usando essa tecnica, as perdas vao ser grandes!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Concordo quanto ao clima. Seria demais um inverno constantemente assim. É um inverno tipo o de Atlanta ou Dallas. Esse é o meu benchmark!

 

Discordo quanto ao aquecimento. Já falei para ti 34687349867634089 vezes (by tu mesmo!) para usar Beclosol 25mg nesse teu nariz. Essas homeopatias que tu usa é tudo conversa para boi dormir. A maior prova é que tu usa há 338763843 séculos (by tu mesmo de novo!) e tu nunca se cura!

Quanto ao aquecimento quis dizer que deveríamos ter aquecimento para suportar um inverno mais rigoroso, e que nos acostumaríamos com isso! A gente sairia na rua preparado para largar as roupas num lugar fechado, e não para ficar enrolado com 20° e ar seco na cara.

 

Obrigado pelo comentário! :good2: Meu tratamento com homeopatia não funciona porque eu sempre interrompo o processo na virada da estação (frio-calor) e não dou continuidade. Já te falei isso 9675890634769856747458673256048 vezes!

 

Por falar em aquecimento entrou um maldito vento E e a temperatura subiu quase 1°. :negative: Agora faz 8,7° com 77%. Amanhã não tem jeito: vai ficar bem agradável. Nada do frio dessa semana. AMetSul prevê 19° de máxima para a minha região de cidade.

 

Abraços 895760986347!!!

Link to comment
Share on other sites

Bueno, vou dormir com 5,4C e quem sabe uma geada amanhã, seria a primeira, pois apesar das mínimas entre 3C e 4C durante toda a semana, não vi nenhuma por aqui. Boa noite. :hi:

 

Essa semana estou com as temperaturas um pouco mais baixas que as que voce registrou ai no terra nova

tem feito entre 2.5ºC e 3.5ºC e desde segunda vejo uma fraca geada no pasto perto de casa :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.