Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/16/23 in all areas

  1. Não sei, não. Umidade despencando, nuvens indo embora... Região metropolitana ao Sul daqui já está bem mais quente: Máxima de 33,9°C na automática do J. Botânico às 13h, com 49% de URA mínima e quase 4000 Kj/m² de insolação. Comparando com a de Campo Bom: 30,0°C, 59% e 900 Kj/m². Aliás: terminando de escrever o post e o Sol já está castigando aqui no centro de C. Bom. Não duvido nada passar dos 35°C entre 15 e 16h.
    8 points
  2. Surgimento e desaparecimento de uma grande Cb na segunda metade da tarde, no noroeste.
    8 points
  3. Após máxima de 36,4° e sensação de até 45,5° entrou vento S em POA e ficou menos horrível. Depois veio a virada de vez. Agora faz 23,4° com 93% e chove bem fraco. Acumulado de 9,5 mm. Vídeo da virada.
    7 points
  4. Hoje (15) foi um dia bem deprimente aqui em Queimada Nova. Devido a circulação de um cavado, houve a formação de um corredor de nuvens médias e altas sobre parte da região. Foi um dia escuro, o sol só foi aparecer no momento do pôr-do-sol. Foi interessante observar as máximas de hoje, nas áreas em que o dia foi encoberto as máximas foram baixas em comparação às áreas próximas sem nebulosidade. A máxima em Paulistação - PI foi de 31,8ºC (menor máxima do mês), enquanto ao sul, Bom Jesus teve máxima de 39,9ºC (maior máxima deste mês) e, no norte do estado, Piripiri teve máxima de 39,5ºC (3ª maior deste dezembro). Chama atenção também o vento forte, ontem (14) as rajadas chegaram a 56 km/h e hoje a 48 km/h. Isso não é comum em dezembro, mas sim de junho a outubro. Além disso, dezembro está sendo bem seco. O acumulado na cidade é de apenas 5 mm, enquanto aqui na zona rural é de 15 mm. Felizmente, a próxima semana promete ser chuvosa.
    7 points
  5. Nada de onda de calor por aqui. Nos últimos 3 dias (incluso hoje), Belo Horizonte tem tido máximas de 29/30ºC, com céu atipicamente azul e sol intenso. Isso, para uma condição de sol absoluto quase no solstício de verão, tá até fresco, especialmente pelo vento que sopra a maior parte do tempo. Parece até que tem ventos marítimos chegando do leste, impedindo calor maior. Essa condição contrasta com todo o alarde da mídia aqui, que falou da onda de calor a semana inteira quando, na verdade, as temperaturas não subiram nada até hoje. Parece que virou fetiche anunciar mais uma "onda de calor", um fiasco total. A defesa civil lançou alerta e... nada. Pela previsão, nada além de 32ºC até domingo quando voltam as condições de chuva na segunda e chegará ao fim a onda de calor que sequer começou.
    7 points
  6. Aquela matéria foi um total exagero, e no fundo eles sabem disso... Em todo caso, vamos aguardar alguns recordes caírem, ao menos em estações mais recentes. Depois de muitos dias sem olhar modelos devido ao desânimo com esse padrão de Dezembro, resolvi olhar as rodadas desta tarde e indicam os próximos 10 dias com chuvas um pouco melhores, mas ainda insuficientes. GFS: CMC: EURO:
    6 points
  7. Máximas de hoje (mapa Sigma): - Tivemos calor extremo e perigoso entre o Nordeste da Argentina, Noroeste do Paraguai e a região do Pantanal e Cuiabá. - Calor muito pesado para os padrões de Dezembro em SP e MS. Na região Sul, parece que o oeste da região pode ter tido algum recorde mensal de calor, mas amanhã a chance aumenta.
    6 points
  8. Vai repetir o padrão de ontem. Bem mais aberto ao norte e quase limpo ao sul. Agora porcos 33,8° com 58%. P.o. de 24,4° Sensação de 40,4°. E mais: estão asfaltando, NESTE MOMENTO, a rua em frente à minha casa. Kkkkk
    6 points
  9. Infelizmente o tempo abriu aqui. Mas vamos ficar na torcida para que ao menos aí fique fechado. Está nublado ao norte, e aqui as nuvens podem voltar logo devido ao calor. Agora 32,7° com 58%. Mínima de 23,3°. Mais um dia porco.
    6 points
  10. Bom dia. Vários pluviômetros da região pegaram chuvarada acima de 30mm/h. Na automática do INMET aqui em Campo Bom, chegou a 56,4mm/h: Felizmente, o dilúvio poupou as cidades mais habitadas, mais próximas à Porto Alegre. Acumulado de 24h (mas que se resume à umas 4-5h de chuva de fato): Pluviômetro automático da ANA registrou pico de 20mm em 15min: ___________ No momento (às 10h), tempo nublado, abafado com 26°C e 80% de URA.
    6 points
  11. Se fosse no inverno muita gente chamaria isso de alta do bem, que é aquela que fica mais ao Sul e BH recebe ventos de leste do oceano, mas que é um pesadelo para o sul pq aquecem no continente e desce para os estados de la levando ar muito quente. Aqui em sp nada exagerado, mas nunca nos damos bem com este cenário e está chato, se colocar na ponta do lápis já devemos colecionar fácil uns 60 dias de calor desde setembro. Incomoda que de 15 de Dez a 15 de Jan é o período com maior chance de ZCAS, depois o verão vai ficando mais seco. Mas o cenário em nada lembra aquela massa de nuvens cortando o Brasil de fora a fora.
    6 points
  12. ☀️🌤️🌤️🌤️☁️🌧️⛈️ Máxima: 39,4°C em Braço do Norte/Uruguaia Mínima: 14,34°C em Urupema/Parque de Exposição Menor máxima: 23,4°C em Laguna/Cabo de Santa Marta Rajadas máximas: 84,13 km/h em Siderópolis/Barragem São Bento 77,1 km/h em Brusque/Centro Precipitação máxima: 55 mm em Orleans/Três Barras > A máxima chegou a 31,2°C na Terra do Gelo. Uma das maiores da história por lá. O Morro da Igreja também teve uma das maiores máximas da sua história, com 26,3°C. O recorde acho que ainda é 26,7°C. > Não vou entrar no detalhe da sensação pessoal, mas como você disse, o Planalto Norte de SC e talvez até a região de Curitiba, tem tido algumas máximas muito altas desde a primavera. A diferença não tem ficado o normal para áreas baixas do Vale do Itajaí, Norte. Hoje mais um exemplo: máximas de +-34/36°C nas áreas altas, e +-34/37°C nas áreas baixas. As coisas não estão normais por lá! Já estas outras cidades mais ao sul tem registrado algumas máximas muito altas também, mas com menor frequência. Enfim, a altitude tem sofrido bastante...
    6 points
  13. Após máxima de 37 graus, o dia virou noite novamente hoje as 18:30, chovendo torrencialmente com rajadas acima de 50 km/h e faz deliciosos 24 graus, devendo baixar mais um grau.
    6 points
  14. Eu poderia dizer que hoje foi um dia de setembro, mas não, já estamos no meio de dezembro! Em casa: 24,9ºC /39,1ºC (Previsto era máxima de 37) Igualei 2021... Já na região muito calor e recordes, tudo isso ainda vai piorar... Presidente Prudente (38,5ºC - segunda maior temperatura para dezembro desde 1964) Rancharia (39,5ºC - recorde da estação para dezembro) Tupã (39,1ºC - recorde da estação para dezembro) Dracena (38,9ºC - recorde da estação para dezembro) Ano até agora em casa: Com certeza é o segundo semestre mais quente da história, em média anual esse ano só deve perder para os horríveis 2002 e 2019.
    6 points
  15. O dia inteiro com esse tempo aqui: Sol e poucas nuvens não só em Juiz de Fora, mas em toda a região. As máximas foram elevadas, acima da média para Dezembro, mas incapazes de serem encaixadas numa onda de calor real. Na verdade, estou TÃO ESCALDADO, TÃO BEM ACOSTUMADO com calor extremo neste ano, que estou achando totalmente suportáveis essas temperaturas entre 30C e 32C dos últimos dias. Hoje a máxima alcançou 32,3°C. Isso é banal para mim agora ! Eu SOBREVIVI a 7 dias consecutivos com máximas acima dos 35 graus em Novembro ! Portanto, esse padrão de calor agora não é NADA para mim. Minha única preocupação é quanto às chuvas...na minha estação ainda estou com incríveis 56,8mm neste mês (média: 280mm). O Dezembro mais seco já registrado por mim teve 127mm em 2014, e pelo andar da carruagem corro sérios riscos de quebrar essa marca negativa. Pelo visto, vou ter o terceiro ano mais seco já registrado, sendo superado apenas por 2017 e 2014 (este último, o único a não ter alcançado sequer 1000mm anuais na minha estação).
    5 points
  16. Kkkkk! Se o pessoal fizer isso eu saio com uma pá acertando todo mundo!!! Agora faz 33,9° com 59% e aquele cheiro de asfalto novo quentinho. Sensação de 41,1°!!
    5 points
  17. Hoje está muito quente e pesado em Buenos Aires. A mínima nao baixou de 24,2°C!! Agora 30°C e 68% de umidade, proporcionando sensacao térmica de 34,8°C!
    5 points
  18. Aqui na capital paulista vem acontecendo o que o Daniel comenta há tempos: parece que voltamos para o começo de setembro. Este dezembro está com dias de muito sol, poucas nuvens, umidade baixa e... sem chuva... estranho mesmo na doideira dos últimos anos. Quase no solstício de verão, no máximo de horas de insolação diária, é a receita ideal para dias quentes. Tudo bem que não temos tido recordes de altas temperaturas como em setembro e novembro últimos... mas o calor está constante, praticamente sem trégua. Estamos assim até hoje (Anomalias em relação à normal 1991-2020); Mirante Mínimas: 19,9°C (+1,2°C) Máximas: 30,8°C (+2,5°C) Precipitações: 26,3 mm (Média de dezembro: 231,3 mm) Interlagos Mínimas: 18,6°C Máximas: 28,6°C Precipitações: 58,0 mm Mesmo com mais ventos marítimos, mais nebulosidade, etc, etc... mesmo assim, Interlagos está ligeiramente acima da média do Mirante para dezembro. Muito provavelmente, também estaria bem acima da média se tivesse um tempo de observação mais longo. E lembrando que, em toda série do Mirante, desde 1945, em apenas duas ocasiões um mês fora do trimestre jan/fev/mar fechou com média máxima acima de 30°C: dezembro/2012 e setembro/2023. ------------------ Hoje foi repetição dos últimos dias, como descrito acima. Mirante (Aut): 20,8°C / 33,9°C Interlagos: 18,8°C / 30,3°C Mais uma vez os ventos marítimos seguraram um aquecimento maior em parte da zona sul. Na zona norte, bastaram algumas horas de ventos continentais para torrar mais. No INMET-Barueri, a oeste da região metropolitana, 18,2°C / 34,6°C
    5 points
  19. Mais um dia na capital mais fria do Brasil, pelo INMET aponta 32.8°c, mas tem bairros com estações apontando 38°c. Se esse não é o ano mais quente da história de Curitiba, eu não sei qual foi. O engraçado é que nem no mais alto inverno faz mais do que dois dias com mínima de 0°c. Se você pega uma cidade QUENTE da Europa, como Madrid, está fazendo uma semana inteira com mínima de 0°c por la.
    4 points
  20. CGE decreta estado de atenção nas zonas norte e leste da cidade. Já no extremo sul as temperaturas estão mais baixas devido aos ventos marítimos por lá.
    4 points
  21. Aproveita e pede - educadamente, claro - para ver se a equipe não pode derrubar umas árvores, também, caso tenham equipamento à mão. 😁
    4 points
  22. Não fosse Outubro e Novembro, estaríamos na roça, porém como tem muita insolação se mantiver este ritmo e Janeiro tbm for ruim ao final do mês já estaríamos com um baita stress hídrico, vamos ver.
    4 points
  23. De fato Aldo. Concordo contigo! Aqui p nós passou dos 33°C já sofremos bastante. Como disse antes, a nossa vantagem é que a partir das 15h geralmente as temperaturas já entram em declínio e o vento leste ganha força amenizando o sofrimento. Outra coisa que ajuda muito é que a imensa maioria das residências de SBS são arborizadas (o que ajuda demais a amenizar o calor).
    4 points
  24. Minha memória climática é tão horrível quanto esses anos 2002/19 mas consigo me recordar bem de 2002, quando o inverno começou e acabou em Setembro. E, claro... Março que teve uma sequência inacreditável de máximas acima dos 30°C. Foram umas 15. Sobre Dezembro agora, me recorda 2014. Foi um verão sob influência da ASAS, com cbs muito isoladas, ventos quentes do oceano e pouca chuva. Lembro também que entre Janeiro e Fevereiro o clima estava infernal por aqui.
    4 points
  25. Radar indicando chuva em partes da cidade de São Paulo. Chuva vem de leste (vento leste), aqui na cidade de São Paulo uma chuva com esse deslocamento costuma ser mais forte com direito a ventania e às vezes granizo (chuva de leste é o principal meio de chover granizo por aqui).
    3 points
  26. É importante frisar isto pq com ctz será melhor de 2023, mas não podemos esperar no paraíso, 2014 e 2020 não tinha El Niño e em 2014 fez muito calor e em 2020 teve muito calor tbm, sem contar que 2022 não teve um inverno bom, Maio e Setembro compensaram muita coisa, mas o miolo do inverno foi ruim e já estavamos há 3 anos com la njna
    3 points
  27. Pelas previsões do europeu, em São Paulo também seria possível passar mais tranquilamente por esse período de calor. As máximas estariam dentro daquilo que é esperado para dezembro. O problema mesmo será a pouquíssima (ou nenhuma mesmo) chuva, isso não é o esperado para esse mês. Foreca Tempo.com
    3 points
  28. Pessoal, eu sei, também acho e concordo, que nosso amigo Matheus às vezes exagera nas suas lamentações. Mas, falando no geral e não do comentário do Matheus, existe um fato que deve ser levado em conta: a sensação de calor depende muito do que as pessoas estão acostumadas. Por exemplo, uma temperatura de 36°C é coisinha corriqueira e normal para grande parte do território brasileiro. Mas é um calorão dos demônios para um morador de Ausentes, São Joaquim, Gramado, Canela, Palmas-PR, Sã Bento do Sul-SC, Guarapuava... Do mesmo modo, 47/48°C que faz todo ano em áreas do Oriente Médio, Índia e Paquistão, é o inferno na terra para qualquer brasileiro, que nunca passou por isso.
    3 points
  29. Boa tarde! Buenos Aires na quarta: Mínima: 22,8°C Máxima: 32,1°C Chuva: 3 mm O dia amanheceu com um pouco de chuva. Depois, ficou com muitas nuvens até o meio da tarde. O fim de tarde foi de sol e poucas nuvens e a noite nublada novamente. Apesar da nebulosidade constante a maior parte do dia, a quarta foi de muito calor. A sensacao térmica chegou a quase 34°C.
    3 points
  30. Assim estamos, das 9h da manhã até há pouco: No radar de Canguçu, uns trechos transparentes contíguos a trechos vermelhos: Aqui na automática do INMET em Campo Bom, tivemos máxima de 39°C entre 13 e 14h. Nas leituras seguintes (15h e 16h), máximas um pouco mais baixas, devido à presença de nuvens. ================ EDIT - Outra imagem do radar com os espaços transparentes grudados nos vermelhos, sem transição gradual:
    3 points
  31. Eu sou uma pessoa que aprendeu a amar o vento leste!!! Viva esse ar condicionado natural!!!
    2 points
  32. Jurava que hoje faria o mesmo calor de ontem ou mais. Não foi o que aconteceu! Máximas de hoje: 31,3°C Lençol 30,6 °C Rio Negro 29,3°C Rio Vermelho Estação Por volta das 17h30 o céu começou a fechar e o vento soprar maravilhosamente de leste. Início de noite super agradável e o centro da cidade lotado de pessoas desfrutando de suco, sorvete, etc...
    2 points
  33. Choveu bem entre a madrugada do dia 14 e a manhã do dia 15, aqui em Natal. O acumulado total foi de 60,6 mm na estação convencional do INMET, o que representa mais que o dobro da média de dezembro na normal de 1991-2020, que é de 28,7 mm.
    2 points
  34. Idem aqui na RMBH. Os últimos dias estão típicos daquelas ASAS de 2014 e 2015, com um calor tolerável e ventos até agradáveis dependendo do horário. Se eu pudesse escolher, optaria por verões secos com variações de 17ºC a 32ºC e jogaria toda a chuvarada e ZCAS para o período do inverno. As férias de janeiro e as festas de final de ano seriam muito mais aproveitáveis. Voltando a esse lixo que foi 2023, dificilmente dezembro vai se salvar, mas espero que a tendencia de retorno das chuvas se confirme e já embale para um mês de janeiro melhor. Faltando 15 dias para terminar, não tenho dúvidas de que este ano ocupa o primeiro lugar entre os piores da história recente. Minhas expectativas para 2024, com base nas previsões que tenho visto a longo prazo e em delírios da minha cabeça, são de que será um ano melhor, porém razoável. Espero algo como 2018, um grande picolé de chuchu, totalmente sem graça mas que também não compromete.
    2 points
  35. Bati 36,4° às 17h20!! Infeliz horário para a máxima pela posição da estação e formato do relevo virado para NO. Sensação bateu 44,2° no mesmo momento. Agora 33,9° com altos 59%! Isso dá sensação de 41,4° e p.o. de 24,8°!! Vídeo desse dia maravilhoso.
    2 points
  36. A maxima aqui foi de 35 graus, pois o sol abriu após as 13 horas e como estamos no período de dias mais longos do ano.. A Metsul parece ter desistido de prever recordes jamais vistos aqui no RS, como 43 graus na RM Poa, 40 em cidades da serra acima de 700 metros. Achei exagerado os modelos que eles tiraram estas previsões e publicaram dando ênfase. Agora nem Poa irá quarentar (38), aqui 39 graus e 40 graus no Paranhana. Não falaram mais nada sobre 40 graus nas cidades da serra acima de 700 m, o que nunca ocorreu, pois vi a previsão para Bento Gonçalves de 35/36 graus. Vamos ver mas acho que não vai ter recorde e nem se aproximar muito.
    2 points
  37. Em 2020, apesar do inverno fraco e da forte onda de calor no fim de setembro/início de outubro, tivemos uma forte onda de frio tardia no fim de agosto que trouxe até neve para Curitiba! Nevou na madrugada e manhã de 21 para 22 nos pontos altos da região metropolitana e na noite de 22 na zona sul de Curitiba!
    2 points
  38. 2014 o calorão de 7 semanas no sul/ sudeste tem haver com uma alta pressão no oceano em frente a costa destas duas regiões em 3 ou 5 mil metros de altitude, que não se desmanchava e bloqueava as frentes frias no Chui ou Uruguai.
    2 points
  39. Máxima de 33.9°c registrada pelo INMET hoje, tem outro detalhe que é esse. As previsões apontam 29/30 graus e a realidade da temperatura é uns 4 ou 5 graus a mais.
    2 points
  40. Buenos Aires ontem: Mínima: 21,4°C Máxima: 28,8°C Houve algumas gotas de madrugada, sem acumular. O dia foi de muita nebulosidade, com diminuicao das nuvens a partir do meio da tarde. Esteve quente e abafado, com sensacao térmica passando dos 31°C: Pelo país, San Juan teve 43,3°C de máxima e, com vento zonda, tinha 36,3°C às 23h!!
    2 points
  41. Se quiser sentir frio no Brasil hoje, só há um lugar possível: Pedra da Mina, no topo da Mantiqueira. No momento faz 12,7°C por lá, com muito sol. Os dados online estão no site do William, o WS Clima. Há uma super rede de estações por lá, inclusive as do INMET. Vejam: https://www.wsclima.com.br/estacao/891
    2 points
  42. Calor, calor, calor e calor, calor é tudo o que vem fazendo nessa cidade que vergonhosamente tentam intitular como sendo fria, já passou dos 30 graus, e temos uma semana inteira de temperaturas pela frente na casa dos 30 nas máximas (Com certeza vai passar bem mais disso), primavera quente, inteiramente quente, e lá vem um verão inteiro de calor.
    2 points
  43. Depois de muitos dias, finalmente a termodinâmica resolver dar o ar da graça na capital paulista. Em mais um dia quente de muito sol, ocorreram pancadas de chuva à tarde, que atingiram partes das zonas norte e leste. Foram poucos locais, em relação ao tamanho da cidade, mas houve estações do CGE com acumulados pontuais relevantes: São Miguel Paulista (Zona leste): 37,6 mm Pirituba (Z. norte): 33,8 mm Freguesia do Ó (Z. norte): 33,0 mm A automática do Mirante somou 7,4 mm. Quanto às temperaturas, tivemos mais do mesmo dos últimos dias: onde o vento foi continental esquentou bem mais. Mirante (Aut): 21,8°C / 34,5°C Interlagos: 20,2°C / 31,7°C IAG: 19,2°C / 33,1 O que eu tenho ouvido de gente reclamando do calor por aqui... Parece que até aquelas pessoas normalmente indiferentes ao calor já se encheram.
    1 point
  44. A Metsul fez uma reportagem sobre a próxima onda de calor em tom muito semelhante ao que utilizou nas ondas de calor de setembro e novembro passados. Assim como nestas duas últimas, considera que as temperaturas estarão "extraordinariamente elevadas" no Rio Grande do Sul até domingo. Alguns trechos que resumem bem a opinião deles e que mostra um episódio de calor com potencial histórico semelhante ao que o Brasil central, Sudeste e a Amazônia vivenciaram recentemente: "O que se espera de calor para amanhã, sábado e domingo no estado gaúcho foge ao normal da climatologia histórica mesmo do período de verão, prevendo-se temperaturas extraordinariamente elevadas em quase todo o território gaúcho. Haverá máximas no fim de semana semelhantes às observadas no Centro-Oeste do Brasil durante as ondas de calor intensas da primavera deste ano". O instituto considera a possibilidade de fazer 40ºC na Serra Gaúcha: "O calor será tão intenso no domingo que pode fazer 40ºC até em alguns pontos da Serra Gaúcha, em cidades com altitudes acima de 700 metros ou 800 metros. O calor na tarde de domingo será tão extremo que oferecerá risco à saúde e à vida". Link para o original: https://metsul.com/calor-sera-opressivo-nos-proximos-tres-dias-com-maximas-de-ate-43oc/. Seguindo o modelo europeu, eu observei alguns exageros nessas previsões para Belo Horizonte, que não atingiu as marcas previstas - mas as ondas de calor foram realmente excepcionais. É importante ter isso em mente, mas de toda forma podemos estar diante do 5º evento de calor histórico em 5 meses no país. Aqui pra BH, esta onda de calor foi rebaixada para quase nada. Algumas previsões colocam um pico de calor de apenas 32ºC, o que não dá nem pra considerar como "onda de calor".
    1 point
  45. Que coisa! Que coincidência! Média das rodadas dos últimos 3 dias do CFS mostram que poderemos ter um repeteco de janeiro de 2016 que, apenas para ressaltar, também estávamos sob um forte El Niño naquela ocasião. 00z de hoje do EPS indica algo um pouco parecido
    1 point
  46. Atualização do NOAA hoje, sempre na segunda segunda-feira do mês.
    1 point
  47. 2016 foi abaixo da média no Sul e parte do Sudeste, a cidade de São Paulo teve a menor mínima no mirante de Santana em muitos anos, 3,X graus. Nas outras regiões o destaque foi a amplitude do frio, as principais mPs daquele ano; final de abril, começo de junho e meados de julho afetaram as 5 regiões do nosso país. Pros apreciadores do frio, foi um ano bom.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.