Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 07/13/22 in all areas

  1. Ontem a tarde não passou dos 20°, e hj a mínima rondou os 9°. Algumas fotos do amanhecer: Ainda hoje o tempo já deve mudar com a atuação de uma frente quente, no norte pioneiro já tem algumas pancadas de chuva isoladas, aqui o céu continua limpo.
    19 points
  2. Mínima foi levemente inferior a previsão em Maringá que era de 12 a 13 C. Em Maringá a mínima foi de 10 C e em Floresta município vizinho a 20 km de Maringá tivemos 6.7 C e em Mandaguacu tbm colado a Maringá tivemos 9.1. Provavelmente tivemos mínimas próximas ao 7 ou 8 graus nas baixadas e zona rural de Maringá. Mais fotos dos ipês , no caminho ao trabalho : E fotos de auracarias plantadas próximo ao meu trabalho , tem cerca de 40 mudas de 3 a 4 a os de idade plantadas :
    16 points
  3. E a frente já se distanciou bastante do continente. A linha frontal não poderia estar melhor sinalizada, pelas descargas atmosféricas.
    14 points
  4. No caso dos vales do Rio Uruguai no Rio Grande do sul e Santa Catarina, além da influência de um clima mais frio no passado, ainda hoje temos uma influência muito grande na diminuição das horas de sol pelos nevoeiros. Algumas das principais decíduas nativas que temos nos vales do rio uruguai em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul são: o louro (Cordia trichotoma), açoita-cavalo (Luehea divaricata), paineira (Ceiba spp), cedro (Cedrela fissilis), guajuvira (Patagonula americana), Ipê rosa (Handroanthus heptaphyllus), a figueira (Ficus cestrifolia) e a grápia (Apuleia leiocarpa). A área considerada como floresta estacional decídua fecha exatamente com as áreas que mais tem nevoeiro sempre no estado de Santa Catarina. Nessa foto, um dos remanescentes de mata nativa aqui no município, ao fundo, essa mata é repleta de grápias (Apuleia leiocarpa), a foto foi feita em agosto.
    14 points
  5. Compartilho do mesmo pensamento, estou bem revoltado com isso. Alguém aqui comentou que o coutinho havia falado que íamos ter veranico forte em julho ou agosto, mil vezes que fosse em agosto mas por azar caiu em julho. Capaz de chegar setembro e fazer frio, é aí que eu não quero mesmo só de raiva, a insolação não é a mesma do inverno, os dias já estão mais longos, chance de fazer frio como num mês de julho é zero. Como você mesmo disse, a graça do inverno é agora.
    13 points
  6. A quarta-feira veio pra quebrar o padrão e trazer, pelo menos hoje, um dia bem invernal. Um dia com garoa constante que deve ser uma das menores máximas desse inverno por enquanto. Faz 14°C em Joinville
    13 points
  7. Frio em setembro e outubro é aquela coisa: se vier é legal, não reclamo, mas pelo menos pra mim não há emoção alguma. A graça do inverno é agora! entre o início de junho até no máximo o final de agosto e olhe lá, pq na minha opinião mesmo Agosto já é um mês chatinho, pq qualquer intervalo de mp's as temperaturas disparam, mesmo em anos bons. Então ver o core do inverno ir todo pro ralo é muito frustrante. Pouco me interessa frio tardio se o inverno propriamente dito for um fracasso retumbante.
    13 points
  8. Hoje finalmente o frio retornou ao norte gaúcho, chocando os moradores da região ao retomarem a consciência de estarem no mês de julho. "Eu julgava estarmos em Novembro, embora algo me causava estranheza por estar anoitecendo tão cedo e ainda não haver preparativos para o Natal ", relatou uma moradora de Lagoa Vermelha após recuperar-se do devaneio. O veranico realmente foi pesado na metade norte do estado. No período de 02/07 a 11/07, em Caxias do Sul, a média compensada foi de 18,6⁰C, uma anomalia de 6,5⁰C acima da media de julho. Caxias ainda conseguiu ter alguns dias não tão quentes, mas indo a noroeste o calor foi absolutamente incessante e certamente devem ter ocorrido anomalias muito maiores. Porto Alegre teve média de 17,8⁰C no período, um pouco inferior a Caxias e sendo uma anomalia de "apenas" +3,7⁰C. Dali pra baixo o impacto do veranico foi bem mais limitado. Agora é ver como se desenrola o restante do mês. Sul do estado tem salvação na média, talvez lá nem tenha o que ser salvo na realidade. Já para o norte resta apenas esperar que julho não feche muito acima da média.
    13 points
  9. Recien sali a hacer unas compras, es un hielo la calle. A las 21hrs:
    13 points
  10. Ventos mudaram de direção em São Paulo nessa noite de terça-feira, anunciando a chegada da frente fria. Esses ventos também trouxeram aquelas nuvens bem baixas e, nesse momento, o céu está encoberto por elas. As temperaturas, nas estações do CGE, estão entre 15 graus no extremo sul com umidade chegando aos 100% e 17 graus em áreas mais ao norte da cidade com umidade 80/90%. O METAR do aeroporto de Congonhas detecta que na última horas venta de sul e uma velocidade média em torno dos 20 km/h. Imagem da câmera do Ibirapuera
    12 points
  11. Cedro é bem comum aqui também. Figueira tem vários tipos inclusive. É raro uma propriedade rural que não tenha uma. E essa aqui tem por aí? Salix Humboldtiana, popularmente chamada de "salseiro", "salso" ou "louro da várzea". Mas a maneira mais correta acho que seria Salgueiro de Humboldt, relacionado à corrente de humboldt, que costeia o chile, de onde essa planta é nativa, embora também seja nativa da Argentina, Brasil, Uruguai e outros países. Essa árvore gosta de planícies e beiras de rios, daí o nome louro da várzea. É decídua também, já estão todos sem folhas.
    12 points
  12. Variação hoje na minha estação 11,1/13,0°C Dia tão nublado q a variação no sensor exposto ficou em 11,0/14,1°C ...e foi basicamente assim: Já tem instabilidade brotando no oeste e noroeste do Paraná, como o @Felipe S Monteiro mencionou. Amanhã volta a esquentar.
    11 points
  13. Não que eu esteja me iludindo, mas já faz umas semanas que o CFS sinaliza frio no final de julho e início de agosto. Essa última rodada foi bacana, apesar de que, do jeito que andam as coisas, pode vir até uma onda de calor kkkkk. Vamos ver se vem algo bom pra compensar:
    11 points
  14. Não, por aqui dificilmente junho é o mês mais frio do ano e este ano não está sendo diferente. Na estação automática do INMET de Petrolina, desde 2003: em 12 vezes o mês mais frio foi julho; em 3 vezes o mês mais frio foi agosto; e em apenas 1 vez o mês mais frio foi junho (2008). Em outras 3 vezes não houve registros em junho ou julho. Junho em Petrolina foi assim (-0,3/0,0): Essa mínima de 17,9ºC foi a menor da série histórica.
    11 points
  15. Ao menos hoje, devemos ter a menor máxima do mês em SC. Até o momento a máxima é de 5,2°C no Morro da Igreja e 4,7°C no Morro das Torres. Tentando avistar algo bom neste mês, mas está difícil...
    11 points
  16. A quarta-feira vai fugindo do padrão desse julho medonho. Finalmente vamos tendo um dia com a cara da nossa cidade (céu cinzento com brisa constante e fria). Neste momento temos 10,4ºC no centro da cidade e não deve passar dos 14ºC segundo as previsões. Quanto a 06z do GFS, não vou me animar nem um pouco, pois uns dias atrás apontava uma bomba dessa para essa semana e olha no que virou! Todavia, ainda não joguei a toalha, pois em 2020 tivemos uma MP poderosa no final de agosto que trouxe até chuva congelada aqui em São Bento do Sul.
    11 points
  17. Seguimos com a última chuva registrada em 20/06, ontem ocorreram chuvas isoladas e fracas na região, mas não chegou aqui, ao menos tivemos uma melhora significativa da qualidade do ar e temperaturas mais comportadas, ontem a máxima ficou em 23°C. A temperatura caiu durante a madrugada, tivemos mínima de 10°C, as previsões infelizmente são desanimadoras, temperaturas devem voltar a subir e sem previsão de chuvas. Temos sol entre nuvens e 17°C agora.
    11 points
  18. Tempo completamente alterado nessa manhã em São Paulo devido a frente fria. Se nas últimas duas semanas estávamos tendo sol forte, céu azul e ar seco nesse mesmo horário, o que se vê hoje (até este momento) é um céu cinzento, muita umidade e baixa sensação térmica devido aos ventos mais essa umidade. As temperaturas, nas estações do CGE, estão entre 13 e 16 graus com umidade variando de 80 a 100%. Os ventos sopram de sudeste a uma velocidade de 14,8 km/h, de acordo com o METAR do aeroporto de Congonhas das 9 horas.
    11 points
  19. ...quando começamos falar em árvores, é pq a coisa tá feia, climaticamente 🙈 Aqui temos uma árvore nativa q também existe em diversas áreas do Uruguai e da Argentina, q é a Corticeira. É só ir até os terrenos alagadiços e várzeas onde tem muito nevoeiro q lá está ela. E eu sou um completo apaixonado por essa árvore. "Eritrina-crista-de-galo" De Maio à Setembro/Outubro ela fica completamente pelada e isso possivelmente não se relaciona com estação seca, já q ela é do banhado e existe em abundância no Uruguai/Argentina, onde a "seca" geralmente ocorre no verão. Esta eu fotografei aqui pertinho de casa, na semana passada 👇
    11 points
  20. Já aqui, o que estava ruim piorou mais ainda. 31.2°C de máxima, segunda maior do mês, e mínima mais alta do mês, em 16.4°C. Temperatura média diária mais alta do mês também, 24.1°C.
    10 points
  21. Buenas tardes, tengo un articulo de perodico que habla sobre nieve en Vichadero y Minas de Corrales, ambas en el departamento de Rivera, a principios de los 90. con una foto muy mala que trata de mostrar la precipitacion, pero no hay ninguna otra foto que muestre si acumulo algo, asi que supongo que debe de haber sido una nevizca, deberia de escanearlo, hubo algun otro evento similar en los 90, a pura memoria lo digo, en Minas de Corrales. No recuerdo haber leido de precipitacion en la ciudad de Rivera o en al ciudad de Tacuarembo, capitales departamentales, pero ojo, agua nieve ha caido por todo el pais, es un fenomeno bastante frecuente, se da todos los años, solo que no es comun que la gente lo fotografie, solo aparece en el pronostico, menos aun cuando no existian los celulares. Tenia un libro de Geografia del Uruguay de los años 60 con un detalle de las nevadas mas importantes, con acumulacion, que se habian registrado en nuestro pais, no recuerdo que apareciese Rivera o Tacuarembo, pero ojo, solo aparecian las nevadas mas notorias, con gran acumulacion y extensas, no consideraba las nevizcas puntuales, ademas la memoria me puede estar fallando, el libro lo tenia cuando era niño. Del norte del pais solo tengo una foto del año 1918 de Paysandu que muestra la ciudad de Paysandu cubierta de nieve. Lamentablemente mis fuentes son fragmentarias. En el 2006, no tengo fuentes para corroborarlo, pero si nevo en Bage muy probablemente debe de haber caido algun tipo de precipitacion invernal en el interior del pais, quizas agua nieve, que es lo mas habitual aqui.
    10 points
  22. Hoje por causa da nebulosidade a mínima foi maior que os últimos dias, fez 17,1° a máxima ficou em 25,6° e agora a temperatura deu uma descida por causa do ventinho que surgiu, faz 24,4° Chuviscou um pouquinho durante a madrugada mas foi tão insignificante que nem deve ter dado 1mm Sobre os modelos, é tanta derrota aqui pro interior de sp que nem vale a pena comentar... Euro e GFS apostam em alguma mudança só no fim do mês pra cá, não imaginava que não usaria blusa de frio nenhum dia nesse JULHO, do jeito que vai indo nem camiseta vou precisar usar tbm, pq né 🤡🤡🤡🤡
    10 points
  23. 10 points
  24. Uma chuvica por aqui. Vamos ver se pelo menos o mirantao da massa sai do 0 . O jeito é falar de chuva, de plantas, pq de frio, tá difícil.🤭
    10 points
  25. AAO está positiva, isso pode ter relação. Pelo menos agora há uma tendência de queda...
    10 points
  26. Loucura total!!! Mas pelo menos, se o gfs tá mostrando é porque alguma coisa vem. O modelo cfs tá ajudando a me iludir.
    10 points
  27. Eu te compreendo, na verdade, sei o que está querendo dizer. Mas tipo, a melhor época para ter dinamismo na atmosfera daqui é justamente este período entre final de Agosto e meados de Outubro, o frio intercalando com o calor, confesso que gosto disso, apesar da sensação de frio não ser realmente interessante como é no auge do inverno. Também estou frustrado , acho que todos nós aqui nutrimos falsas expectativas, mas então nos resta torcer para Agosto e apelar até para o (agora primaveril) Setembro.
    10 points
  28. Temperaturas comportadas hoje em Londrina. Não vi a máxima, mas acredito que tenham ficado entre 22 e 23,5°C. Caiu um chuvisco à tarde. Agora faz 12°C no Lerroville e 15/16°C nas demais estações.
    10 points
  29. Por aqui tá bem diferente. Foi um período ruim, mas bem longe de ser o pior veranico que tivemos em julho. Nesses 11 primeiros dias, Urussanga teve média máxima 3,7 acima do normal. É que nós não tivemos praticamente nenhum veranico assim intenso no século 21 em julho. Julho de 2008 chegou perto e julho de 2017 também. Agora, falando do século passado o buraco é mais embaixo. De 13 a 22 de julho de 1994 as máximas ficaram 7 GRAUS acima do normal, num período de 10 dias. em julho de 1977 tivemos 13 dias com anomalia de +6,4 nas máximas( esqueci de dizer mas os últimos 10 dias do mês também terminaram 5 graus acima da média) em 1974 as mínimas foram até boas, mas as máximas ficaram +5 E teve outros episódios parecidos e até bem piores. E isso que hoje a estação aqui de Urussanga tá num lugar horrível, no meio da cidade perto de várias construções e açudes. Mas acho que a intensidade desse veranico variou de uma região pra outra.
    10 points
  30. Seria o mínimo depois do final de Junho e Julho que estamos tendo.... Se a natureza não compensar o veranico, mesmo com todas as configurações favoráveis ao frio, imagina em anos de El Nino? 😂😂😂😂😂
    9 points
  31. Máximas: 29,23°C em Siderópolis/Barragem São Bento 28,8°C em Braço do Norte/Uruguaia 28,78°C em Nova Veneza/Rio Cedro Médio Mínima: -2,2°C em São Joaquim/Corujas Menor máxima: 10,8°C no Morro da Igreja Rajadas máximas: 134,28 km/h no Morro da Igreja 110,2 km/h em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro 77,6 km/h em Içara/Aurora 77,26 km/h em Imbituba/Porto de Imbituba 77,2 km/h em São Francisco do Sul/Ilha da Paz 75,6 km/h em Joinville/Serra Smith 75,24 km/h em Rancho Queimado/INMET > Ontem de noite a temperatura caiu no estado, mas não é foi uma queda linear. Sobe e desce. > A quarta-feira começa com -3,8°C em São Joaquim/Monte Alegre. > No Vale do Itajaí as mínimas ficaram acima da média, em muitas estações devido a nebulosidade. Lamentável.
    9 points
  32. Madrugada começou fria nas regiões de baixada aqui no Sul, com temperaturas beirando ou até abaixo de 0°C em pontos específicos (baixadas) do alto planalto e serras: -2°C Bom Jardim da Serra/São Joaquim, Pinheiro Machado e 0°C região dos Campos de Palmas (Fraiburgo, Água Doce, Lebon Régis). O satélite mostra nevoeiro denso já se propagando nas áreas tradicionais de vales e grandes rios e nuvens baixas cobrindo o leste, entre SC e SP. Ainda há atividade frontal em parte de SP e sul de MG com chuvas em alguns pontos. Também fraca atividade elétrica no interior de SP.
    9 points
  33. Em Socorro/SP, a miníma hoje foi de 11,4°C e a máxima de 27,6°C. Ao contrário de ontem que ventou quase ao longo do dia todo, hoje registrou-se vento pela manhã que logo cessou . Dia quase todo nublado, com várias aberturas de sol. Neste momento 16,5°C e segue nublado.
    9 points
  34. Passamos toda a tarde em 13°. Um ótimo dia de inverno. Mas agora quase totalmente nublado, e a única mínima boa dessa semana parece que irá para o espaço. Tenho 11,2° com 76%. Live que fiz hoje no fim da tarde, às 17 h.
    9 points
  35. Eu vi umas tabelas do litoral sul, está bem diferente o padrão, por causa do mar frio e o ar frio raso conseguindo avançar um pouco. Sorte de vocês kkkk
    9 points
  36. Qual foi a última vez que nevou com acumulação no norte uruguaio? Cerro Largo, Tacuarembó e Rivera? Ou ali não acumulou como Bagé quando a cidade gaúcha registrou neve (acho que 2006). Pablo talvez saiba também.
    8 points
  37. Isso parece tão absurdo kkkkkkk Normalmente apenas damos risada e depois a previsão desaparece, infelizmente. Mas um grande evento de neve pegando metade das cidades gaúchas é o tipo de coisa que, alguma hora, há de acontecer, podendo ser este ano, ou em uma década, ou em cinco décadas. O clima ainda não esquentou o suficiente para impossibilitar que algo do tipo ocorra, imagino. Sequer há necessidade de ser um inverno anormalmente frio para ser nivoso, nada impede que algo do tipo ocorra após um longo período quente. Mas é muito difícil de prever, apenas podemos ficar com essa sensação de que em algum momento no futuro este raro evento irá ocorrer e saberemos apenas em cima da hora, sabe-se lá quando.
    8 points
  38. Tudo que for em azul é abaixo de zero. E sim, o cfs tá aumentando as anomalias negativas entre final de julho e início de agosto: Talvez não confirme nada disso kkkkkkkk mas já serve pelo menos pra me iludir.
    8 points
  39. Se esse sistema só belisca a cidade de São Paulo (afinal é só hoje a atuação dela por lá, amanhã já esquenta de novo, como se fosse aquelas frentes relâmpagos de setembro), por aqui, ela praticamente vai passar em branco. No máximo, teremos um aumento de nuvens e do vento nos próximos dias por causa da infiltração marítima, que devem manter as máximas comportadas por mais alguns dias. Mesmo após a maior temperatura do mês ontem (26,8C), o dia começou frio novamente, com apenas 11,6ºC, valor bem perto da mínima do mês. Esse padrão aleatório das temperaturas, quase que indiferente do que está ocorrendo na América do Sul, mostra a grande estabilidade térmica e a quase ausência de ar frio polar nesse mês. A queda de temperatura nas noites segue satisfatóra, porém é 95% pelo ar seco e pelo sol baixo. No ano passado, a 2ª quinzena de julho teve 2 sistemas que chegaram a BH e trouxeram queda acentuada de temperatura. Nos dois casos, a Pampulha registrou 7ºC sendo que, no sistema do final daquele mês, essa mínima veio acompanhada de máxima próxima dos 20ºC com céu limpo, altamente invernal pra cá. Agora (11h) já faz 24ºC. Acredito que amanhã vamos ter nebulosidade variável e uma brisa ao longo do dia. É o máximo que esse mês tem pra cá. 😂
    8 points
  40. Ótima queda nessa noite! Eu ainda tinha 10,4° às 2 h da manhã, horário em que provavelmente o tempo abriu. Cheguei a 7,8°! Aero teve 7,2° e a Base Aérea de Canoas 5,5°. Os menores dados da Região Metropolitana foram na baixada em Nova Santa Rita com 3,9° e em Barra do Ribeiro com 3,8°! Agora tenho 13,4° com 71% e céu limpo. Excelente dia!
    8 points
  41. Ontem o sudeste do Rio Grande do Sul teve mais um dia sub10. Herval não passou de 9,8ºC e PM Veledas a máxima foi de apenas 7,2ºC O padrão invernal finalmente voltou, e algumas estações tiverem marcas negativas perto do final da noite de ontem mas começaram a subir logo que virou o dia, como é o caso de algumas estações de Ausentes. Esta manhã:
    8 points
  42. Essa estação é um verdadeiro achado, Nani. Quem diria , um local de altitude quase igual à minha estação no Bandeirantes e com registros de mínima tão menores assim. E hoje estarei em Ibitipoca para reconectar a estação à internet (problemas que ocorrem na Ambient Weather), está off-line desde Domingo. Também vou ver uma baixada para colocar a estação lá .
    8 points
  43. Nem tudo está perdido. Chance boa de agosto ser mais frio que julho. P veranico veio forte e no miolo do inverno mesmo. Coutinho citou um possível episódio de frio chegando dia 24/25 ultrapassando RS e SC. Não se descarta ao menos 1 a 2 entradas de frio considerável até o fim do próximo mês. O meu receio é no fim de agosto e até início de setembro, a chance de geada fora das áreas tradicionais da região sul e eventualmente até sudeste e sul do MS atrapalhando o início dos cultivou de verão; e claro: falta de chuva parece que vai decepcionar bastante e trazer dor de cabeça em muitos locais. Agora 11 a 15°C em Londrina. Majoritariamente temperaturas ao redor de 14°C.
    8 points
  44. A Nova Zelândia não fica ao norte de 30° mas o ultimo inverno mais frio que a Média foi 2006, então lá está bem pior, embora eles tenham um clima temperado de verdade, ao contrário daqui.
    8 points
  45. Hoje fiquei de bermuda e camisa o dia todo, mesmo agora à noite, tranquilo de andar assim. A sensação de frio em MG este mês é zero, mesmo se acordar cedo, pois o sol esquenta rapidamente o frio vampiro. A minha média mínima de 09,1°C é uma verdadeira ENGANAÇÃO, só seria relevante se eu ficasse fora de casa ao relento de 23h às 06h, o que não ocorre com quase ninguém. O chororô continua até chegar uma MP e o bloqueio cair, hehehe.
    8 points
  46. GFS jogando 35°C para Campo Grande no final de julho. Não esperou nem agosto para o inferno começar. Agora chove depois de vários dias aqui na cidade. A temperatura é de 16°C.
    7 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.