Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 06/23/21 in all areas

  1. 00z do euro veio muito forte. -5/-6C em 850hPa atravessando o RS e chegando ao oeste/meio oeste/planalto sul de SC Muito forte em 925 também Difícil manter isso, mas a 12z de ontem também já estava muito boa. A 00z de hoje é uma MP forte bem clássica.
    33 points
  2. CENÁRIO POTENCIALMENTE FAVORÁVEL PARA TEMPO SEVERO NAS PRÓXIMAS 24H EM PARTE DO SUL DO PAÍS. As rodadas dos principais modelos de previsão mostra um cenário preocupante para o RS, principalmente para a região de Uruguaiana/Alegrete. Uma baixa pressão cruzará o RS nesta madrugada, posteriormente formando um ciclone extratropical na altura da costa do Uruguai, porém o forte escoamento de calor em baixos níveis afunilado pela baixa resultará em uma intensa "squall line" ainda durante a noite de hoje. Que avançará sobre o RS. O JBN estará extremamente ativo com vento em 850hPa chegando próximo a 150km/h e gerando alta turbulência sobre as tempestades, por isso não é descartado chance para tornados, apesar da preocupação maior ser as fortes rajadas de ventos que acompanham a LI. À luz disso a PREVOLTS lançou a previsão de nível 3 para essas áreas do RS. Além disso gostaria de destacar a intensidade da próxima MP para cá, já que os modelos vem ajustando um cenário muito bom para a próxima semana: O YR da máxima de 11ºC para terça aqui. As mínimas ok, mas esse valor é de destaque, a menor máxima já ocorrida em Adamantina nos registros desde 1992 é 10,4ºC na poderosa onda polar de julho de 1994, esse valor chegaria bem próximo do recorde, ou até mesmo quebrar, pois se o dia for nublado eu acredito em sub-10. Bom, ao que indica um fim de junho muito dinâmico.
    26 points
  3. 12z do euro segue com a MP forte. Manteve os -5/-6C em 850hPa
    25 points
  4. Há muito, muito tempo eu não presenciava uma sequência tão longa e insuportável de dias frios e cinzentos, como tem feito aki em Piraquara e na grande Curitiba em geral. Não tenho ânimo pra nada. Não consigo sair de casa, à não ser sob compromisso inadiável e mesmo assim, acabo algumas vzs adiando minhas saídas. A chuva foi boa, excelente, mas em compensação a umidade e a falta do Sol já viraram um grande problema. Já são 17 dias seguidos abaixo dos 20°C e hoje provavelmente ficaremos abaixo dos 16°C. Meio-dia e ainda estamos com 13,8°C em meio à 7/8 de nuvens baixas e garoa. Tudo o q eu mais detesto em termos climáticos está acontecendo neste início de inverno. Se desse pra escolher: passar por esse marasmo cinzento, sem calor durante o dia, e sem noites geladas ou enfrentar um inverno atipicamente quente, com sequências de 24/26°C durante as tardes, não pensaria duas vezes e ficaria na segunda opção. Não dá mais pra aguentar. Eu nunca simpatizei com o clima "inglês".
    25 points
  5. De acordo com os dados da estação do Mirante de Santana, de 1945 a 2021 a menor média máxima foi de 18,1°C em junho de 1956.
    23 points
  6. O canal infravermelho mede a radiação emitida pela superfície e atmosfera. e é proporcional a temperatura. Essas nuvens altas são naturalmente muito frias, tanto que são formadas por partículas de gelo. Por isso, as cirrus mais robustas aparecem com temperaturas de brilho bem baixas nas imagens de satélite. E por isso prefiro sempre olhar o canal visível do satélite, pois evita essa confusão.
    22 points
  7. 22 points
  8. Uma rodada impressionante essa do ECMWF, com um desenho sinótico típico daquelas grandes MP's que nos fazem emocionar. Mas há que se pensar se foi uma rodada extremada demais, com ajustes acontecendo à frente....apesar disso, quero deixar registrado alguns valores previstos no dado bruto para algumas cidades. MP extremamente continental, muito forte e ampla, agradando a (quase) todos. Alguns destaque de frio previstos: - Maringá: 02°C no dia 30 (máxima de 12°C com sol no dia anterior); - Presidente Prudente: Máxima de 11°C no dia 29, com tempo chuvoso; - São Paulo: Máximas de 13°C dia 29, 11°C no dia 30 e 13°C no dia 01-07; - Campo Grande: NO dia 28 vai de 06°C / 11°C , no dia 29 variação de 05°C a 10°C e mínima de 3°C no dia 30 ! - Rio Branco: Máxima de 18C e mínima de 15C no dia 29, seguido de mínimas de 13C nos dias 30 e 01-07; - Vilhena: 9°C dia 30 Ponta Porã merece o print: São Joaquim também: E Curitiba agora tá batendo de frente com Ponta Porã (hehehe):
    21 points
  9. E a cidade de São Paulo teve mais um dia xoxo hoje: muitas nuvens e aberturas de sol. Logo no começo da manhã, as nuvens abriram bem, dando a impressão de um dia de bastante sol. Mas... foi só impressão. Um ventinho marítimo esteve presente o tempo todo. Mirante: 13,1°C / 19,4°C Interlagos: 13,2°C / 18,2°C IAG: 13,0°C / 19,7°C
    20 points
  10. Coisa linda essa previsão para São Paulo e pro Morro da Igreja
    20 points
  11. Junhão TOP. Aeroporto Afonso Pena e a PWS de Piraquara estão há 17 dias sub 20. E o Afonso Pena com média máxima sub18.
    20 points
  12. O cenário apontado pelo Europeu tá cada vez mais lindo, entrada super continental da MP, e durante a maritimização o cavado continua bastante atuante e se dirigindo ao norte. Resultado: MP totalmente democrática, até Brasília teria alguma influência dela, e parte considerável do Sudeste tbm seria agraciada com uma boa advecção.
    19 points
  13. E o canadense segue projetando neve para nossas serras do Sul...
    19 points
  14. 12z do ecmwf veio bacana para cá, previsão está bem clássica para a época do ano, JBN bem forte com chance de tempo severo e chuvarada e depois frio bom. Dinâmico e abaixo da média. Iporã do Oeste/SC. JBN
    19 points
  15. Bom tarde a todos. Apesar do tempo menos nublado, a advecção fria nos brindou com mais uma máxima sub-20, a quinta do mês. Já estamos melhor que jun/20, que marcou só três máximas sub-20. Extremos do dia: 13,3/19,1˚C. No momento, céu claro a parcialmente nublado, vento persistente S a 11 km/h: 18,1˚C (16h20min). Os últimos posts estão me deixando animado com a próxima MP. Renovei minhas expectativas rsrs
    18 points
  16. A maior questão da solução do GFS é a espessura em 500mb/morfologia do Cavado. Ele aposta nas últimas Soluções, em um cavado alongado, que sai do Atlântico, atravessa todo o continente, ultrapassa a cordilheira dos Andes e atinge por fim o Pacífico, depois a morfologia se bifurca formando uma baixa fria, no outro lado do Andes, enquanto a outra parte do cavado se enfraquece, se deslocando do continente e indo rapidamente para o Atlântico. Esse padrão de drenagem, associado a um desenho de cavado como esse, não é tão promissor, é como se o anticiclone e todo o ar frio carregado pelo sistema, tivesse menos força pra avançar pra latitudes mais baixas. Já nas últimas soluções do Europeu e do CMC, esse padrão alongado e delgado do cavado chegando no Pacífico e se separando em dois ramos não acontece, e ao contrário disso, o cavado se mostra robusto e bem desenhado no Atlântico, o que provoca um bom padrão de drenagem para advecção, e confere mais força pro Anticiclone ir mais para o norte, e se estabilizar por um tempo com o seu centro no miolo da Região Sul (Cenário perfeito para o frio), e ainda aparece uma provável ajuda na formação de uma baixa em superfície, o que pode retardar a ida para o mar do anticiclone, aumentando tbm a advecção seca após a passagem da FF. Ainda assim, cenário muito incerto. E como vc bem disse o anticiclone poderoso tbm aparece na solução do Americano, e mesmo com um cavado não tão bom, dificilmente um anticiclone de + de 1035 hpa passa despercebido. Então se o GFS estiver mais certo nessa, é muito provável que o sudeste tbm seja afetado por esse sistema, principalmente após sua maritimização. Evolução do Cavado, morfologia da espessura em 500, pelo GFS:
    18 points
  17. Nem pra vir um veranico antes pra pelo menos esquentar os tijolos das casas e amenizar pelo menos o primeiro dia de frio nos interiores. Vai ser isuportável.
    17 points
  18. Pela rodada do Europeu (12z) que tá saindo, parece que a tendência é continentalizar cada vez mais o monstrengo. Daqui a pouco o centro do anticiclone vai passar bem em cima de Rondônia 😂😂😂😂
    17 points
  19. Perfeito!! Sinto minha energia se esvair passa muito tempo sem sol e o efeito da alta umidade combinado faz tudo ficar pegajoso e desagradável. Felizmente aqui tem dado uns períodos com mais sol pra eu "recarregar", hoje ao meio dia (morram de inveja...): Infelizmente o que é bom durou pouco: 20,3ºC 78% às 14:10 em Blumenau.
    17 points
  20. kkkk boa Gostei do bom humor 😃 e é bem isso q eu penso sobre a influência do clima na vida das pessoas. Claridade, luminosidade nos tornam mais animados. O Sol é indispensável nas nossas vidas 🌞 Já reparou q o Matheus vive mal humorado? Ele provavelmente não se dá conta disso, mas é justamente um reflexo do clima q ele tanto (diz q) ama. Eu gosto do frio. Não tenho o menor problema quanto à isso...tanto q saio antes mesmo de clarear o dia fazer os meus registros das geadas, porém em dias assim, como estão sendo desde q os nevoeiros e posteriormente, as nuvens passaram a dominar o quadro climático, eu não tenho vontade de sair fazer absolutamente nada. Uma tarde com 8/10°C estaria perfeita, com sol, preferencialmente. Eu gosto do frio intenso, mas não me agrada ficar o dia todo com os pés e as mãos gelados no meio da umidade. Além disso, estou gripado há 2 semanas (com sintomas leves do Covid e não se preocupe), algo q não tinha (gripe) há uns 2 anos 🙄 Abraço
    17 points
  21. Euro chutou o balde, máxima de 11° com sol, seguido de mínima de 1°.
    17 points
  22. Boa tarde a todos. Tanto o modelo europeu quanto o americano convergem em um ponto: A próxima MP chega no sul do continente com. pressão maior que 1035 hPa - uma senhora massa polar. Não me lembro de nenhuma massa de ar desta magnitude não influenciar o tempo aqui no SE, especialmente o leste da região. Se vem com trajetória continental, pega todo o SE. Se vem com trajetória marítima ou quando sai para o mar, esfria muito o leste da região. E fica dias mandando ar frio marítimo para cá. Então eu apostaria no frio intenso na virada do mês por aqui em Juiz de Fora. Concordam, amigos do tempo? No momento, céu parcialmente nublado com aberturas de sol. Vento SE a 9 km/h (MP no oceano jogando ar frio marítimo para cá). O termômetro marca 18,9˚C (12h20min).
    17 points
  23. AMIGO E EU QUE COMPREI UM PAINEL SOLAR, FAÇO O QUÊ COM ELE?
    17 points
  24. Previsão para os próximos dias. Boa dinâmica, uma montanha-russa climática.
    17 points
  25. Mínima de 16° e máxima de 24°, dia bem ventoso, as rajadas chegaram a 40,7km/h, e o vento sustentado ficou acima dos 20km/h por várias horas.Céu limpo por quase toda a tarde, mas com muitas cirrus aparecendo com o entardecer. Algumas imagens do fim de tarde: VID_20210623_172551(0).mp4 .
    16 points
  26. Sou um homem simples. Eu vejo o @Bruno Maon postando, eu dou like. Hoje é o oitavo dia seguido sem que a temperatura atinja os 19°C no Sertão do Ribeirão. A média máxima, com o dado de hoje, já está em 19,9°! e a tendência é que caia ainda mais até o final do mês, considerando a onda de frio prevista: Por hora vou segurando a empolgação, mas estou divido entre a) torcida pra que seque geral e eu veja geada em Floripa e b) neve de metro na serra. Que a natureza escolha sabiamente.
    16 points
  27. Então o blogue já deve estar limpando a garganta pra gritar "HISTÓRICO!!!"
    16 points
  28. Concordo com o que o @Carlos Campose o @Felipe Backendorf falaram do céu sempre nublado. Eu apesar de gostar desse tipo de clima, uma sequência muito grande de dias nublados sem a presença do sol começa a te dar um certo desânimo, além do fato das temperaturas ficarem sempre xoxas, com mínimas ruins e máximas comportadas. ================================================= Deu uma pancada inesperada no horário de almoço, no Cemaden acumulou 0.2 mm, mas pode ter sido mais por conta de estar com ausência de dados na hora do ocorrido. Céu parcialmente nublado, às 15h faz 21,2°C | 87%
    16 points
  29. Teutônia/INMET a título de comparação com Lajeado. Tu bem que podia instalar uma Ecowitt em Lajeado né? Tá menos de R$ 300,00 uma. Seria muito bacana!
    16 points
  30. SandroAlex, acompanho as rodadas do modelo CMC e os comentários dos bazianos, desde 2013.O modelo CMC as vezes indica neve muitos dias antes e nos dias seguintes vai tirando a previsão de neve, ajustando com os outros modelos. Mas gostei das mínimas negativas no Paraná de 29 a 1º de julho, numa área bem grande do estado. Quanto capital Curitiba, teria negativas dias 30 e 1º de julho. Santa Catarina seria o centro das menores mínimas negativas, desde o oeste até o planalto sul. Aqui na minha região Noroeste do RJ(divisa com Minas), a rodada 00Z do CMC, indicando as menores mínimas de junho do dia 25 até 28, frio seco e na madrugada/amanhecer. Na torcida para no decorrer de julho alguma massa polar atinja com mais força o RJ, centro sul de Minas e ES.
    16 points
  31. Caiu uma chuva de manhã por aqui, acumulou: 2.4 mm. Com isso já é o 6° dia seguido registrando alguma precipitação. Mínima de manhã foi alta por conta da nebulosidade, 15,9°C. Com isso, encerra-se a sequência de 11 dias com mínimas sub-15, claro que se de noite o céu estiver limpo, pode ser que a mínima seja invertida, mas como aqui sofre muito com a nebulosidade noturna, acho difícil. O céu está parcialmente nublado, às 11h40 faz 20,7°C | 91,3%. Ontem a máxima não passou dos 20°C, fez 20,2°C. Imagino que a máxima de hoje deva ficar na casa dos 21/22°C. Imagem de satélite atual:
    16 points
  32. Aqui em BH, dia de pré frontal típico, com variação média de 14°C ao amanhecer e 28°C à tarde! Realmente um contraste enorme com áreas da Zona da Mata. Como já comentaram, tivemos aumento de nuvens ao longo do dia e até alguma chuva leve isolada no começo da noite. Cheguei a registrar céu com muitas nuvens pela tarde aqui na Pampulha: Como é comum, sentiremos os efeitos da massa de ar frio indiretamente, ou seja, o tempo não deve mudar radicalmente como foi hoje em Juiz de Fora, por exemplo, mas é o suficiente pra provocar queda sensível nas temperaturas nos próximos dias e o retorno de uma condição mais invernal. Aliás, as muitas MPs bobinhas (gostei, Renan) deixam a previsão boa pra cá. Mais uma vez, sem destaque (principalmente nas máximas, que seguem bem fracas esse ano), porém uma excelente constância de frio noturno e matutino, com temperaturas amenas à tarde - inverno raiz. Acredito em recordes do ano: O ar frio parece que começou a entrar. Após os chuviscos, o tempo abriu e a temperatura já caiu muito em relação à máxima da tarde. Pampulha tem 16ºC às 23h.
    16 points
  33. GFS 18z para a partir de 72h. Bom, ao que tudo indica um evento excepcional de frio está cada vez mais garantido para o Sul do país, e a friagem significativa tbm... Agora para o Sudeste vamos ter que contar com a sorte.
    15 points
  34. Esta projeção de -4° pelo conservador Euro...eu não lembro de ter visto antes pra Soledade
    15 points
  35. Alguém mande um bilhete ameaçador pro GFS agora. Ou muda, ou o bicho vai pegar.
    15 points
  36. Não vão brigar por causa disso. O Carlos não gosta desses dias pq os acha entediantes e o Matheus tb não gosta porque não são frios o suficiente, então mandem todos eles para cá 😃. Eu espero o ano todo por esses dias mas eles fogem de nós como o diabo da cruz. Por enquanto, o Tempo.com é o único que indica algo mais significativo.
    15 points
  37. A última atualização do tempo.com está muito boa aqui. O que mais está me surpreendendo é a extensão desta MP. Vejam a previsão para a localidade indígena de Jauaretê Poço, no extremo noroeste do Amazonas, perto da fronteira com Colômbia e Venezuela, já no hemisfério norte. Se fizer máxima de 24⁰C por lá, deve ser algo extremamente incomum, parece ser influência deste ar polar.
    15 points
  38. Previsão para São Paulo pelo Euro mudou de 12º/9º com céu nublado para 15º/3º com solzão a pino no dia 1 de Julho
    14 points
  39. Frio forte nesta MP, hein? A região Sul vai gelar e parte do Sudeste terá frio bastante considerável. Vamos ver se bate julho/19 para Sampa. Apenas palpite: acho que será mais parecido com evento de julho/13 para cá, porém não naquela proporção. Boas chances de neve, acredito. A semana inteira será bem fria em SP! Ano está bom em relação ao frio. Máximas muito bem comportadas e mínimas um pouco aquém, tanto no valor absoluto quanto médio. Isso devido ao tempo mais úmido e nublado. Já faz bastante tempo que acho as previsões do FORECA as melhores, disparado.
    14 points
  40. A lá, foi só ameaçar que o GFS 12z tá começando a mudar de ideia. Mas ele ainda insiste nessa bizarrice de cortar a MP em duas. Terei de ser mais incisivo.
    14 points
  41. Bom dia! Hoje finalmente registramos um "calorzinho". (Já estava com saudades sim rs) Às 13:00 temos sol com 20.7ºC, maior temperatura dos últimos 8 dias. A mínima ficou por volta dos 14ºC. Pela previsão do Simepar, teremos aquecimento gradativo até sábado, com 24ºC (pré-frontal).
    14 points
  42. Olha amigo esse é o clima normal de inverno da sua região, se vc tá achando fraco vai ter que mudar daí 🤷 kk
    14 points
  43. 14 points
  44. Ué, problema no infravermelho??? Olha a diferença..., na imagem visível as camadas de nuvens são finas, inclusive o sol já está aparecendo (provavelmente dissipação da neblina) Já no infravermelho mostra nuvens mais pesadas, com potencial de chuva o_O
    14 points
  45. Incrível como a estabilidade das soluções dos modelos decaiu nós últimos anos... Se fosse no período pré-2015, esse espaço estaria em polvoroso estado. Isso porque, esse sistema deve começar a atuar no continente entre 72 e 90h, uma escala temporal baixa, que já daria uma boa segurança quanto a afirmação da envergadura do sistema (detalhes mais grosseiros, como o nível da advecção, detalhes finos acontece mais em cima do laço mesmo, mesmo naquela época)... Mas agora tudo é tão instável, mesmo faltando menos de 5 dias para o avanço do sistema, que não é possível se afirmar quase nada. Voltando a saída do modelos, achei o desenho do CMC muito bom, altamente clássico, digno de uma MP histórica: Cavado profundo e bem direcionado, alta ampla e super continentalizada, estabilização dela no miolo da Região Sul (Ótimo para mínimas baixas, após o auge da advecção). Outra coisa boa da solução do CMC, é que ele aposta numa MP com boa envergadura já tem algumas rodadas, não mudou a casaca só agora na 00z de hj. Outro ponto, é que o desenho sinótico não é tão distante ao que a projeção belíssima do Europeu aponta, ou seja tem uma certa concordância entre os modelos. Com sorte, e assim como aconteceu em vários eventos passados, o GFS que ainda está insistindo em um cenário mais limitado, que não irá acontecer. Acompanhemos os próximos ajustes...
    14 points
  46. Segundo o Foreca, teremos boas mínimas e máximas baixas entre segunda e quarta-feira. Ainda está longe, vamos acompanhar:
    13 points
  47. Céu continua bastante nublado por nuvens baixas nesse final de noite em São Paulo. Os ventos estão soprando do mar, trazendo toda essa umidade. Nas estações do CGE, temperaturas entre 13 e 15 graus, ou seja, praticamente nenhuma mudança em relação ao post do início da noite. Avenida Paulista - noroeste Avenida Paulista - leste
    13 points
  48. E hoje tivemos a menor temperatura máxima do ano na estação SESC Inmet SP , com a famigerada marca de 16,9 graus ... Hoje tivemos a nossa 17° máxima sub 20 do ano na ZS, enquanto no Mirante que teve máxima de 19,3 graus, foi apenas a 6° máxima sub 20 do ano. Tivemos um dia bem garoento aqui na capital, inclusive esses últimos dias voltamos a ser a Terra da Garoa. Até hoje, estamos assim de média : Mirante: Mínimas: 14,6°C (+1,1°C) Máximas: 22,5°C (-0,4°C) SESC Mínimas: 14,0°C Máximas: 21,3°C Média das mínimas estão trágicas, e não acredito em melhoria nessa parte até o final do mês.
    13 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.