Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2020


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

23 minutos atrás, LeoP disse:

 

Como eu falei, esse acréscimo de dinâmica seria interessante SE viesse acompanhado de uma contrapartida no seu outro extremo, no frio. O que acontece é que, após um dos invernos mais fracos da história, temos recordes absolutos de calor sendo renovados pela 3ª vez em uma década e, assim, acompanhar o clima vai ficando cada vez mais desinteressante e previsível. Ao menos as chuvas continuam comparecendo com extremos interessantes, como tivemos no último verão. Acredito muito em intensos temporais nas próximas semanas no sudeste e novas inundações no verão.

 

Agora, Belo Horizonte tem tarde escaldante. Dá pra ver no semblante das pessoas o quanto esse calor tem afetado o vigor físico dos trabalhadores, todos com cara mais fechada.

 

16:00: entre 34ºC na Pampulha e 30ºC nos bairros mais serranos.

 

Exatamente, a contrapartida não acontece e, sinceramente, tenho minhas dúvidas se algum dia voltará a acontecer. Quanto mais tempo se passar, menores as chances para nós, à medida em que o planeta continua aquecendo aos poucos. É uma questão probabilística, pois o homem tem em suas mãos a capacidade de mudar essa sina. 

 

Estou sentindo inveja dos Hellcordes de SP e do Centro-oeste. Por enquanto o INMET de JF nem sequer chegou aos 35 graus, mas quem sabe amanhã e Sexta , né ? Precisa passar dos 35 para pensarmos em recordes.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Saiu a máxima absoluta aqui: 37,4°C.


Além de renovar a máxima absoluta do mês de setembro também igualou a máxima absoluta de todos meses. 

Isso com nebulosidade atrapalhando a subida da temperatura até o meio dia.

 

Mas ainda temos no mínimo mais de uma semana para aumentar esse recorde de máxima absoluta da estação do INMET.

 

Agora o bizarro é saber que esses últimos dias de setembro foram a parte mais suave prevista pelos modelos.

O modelo ICON coloca q aqui pode beliscar 39°C na primeira semana de outubro. O GFS beliscar os 40°C. O Euro 38°C. 

 

Hoje variação de 23,3°C a 37,4°C. Nada mal..

  • Like 11
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Maicon disse:

1591217454_Screenshot_20200930-163735_SamsungInternet.thumb.jpg.16add550bbffaecd3d27eee7728d9747.jpg

Esses 37,2 de São Carlos tbm estão bem próximos do recorde absoluto da estação de outubro de 2014, até então impensáveis para 860 metros de altitude no centro do estado de SP! Isso que o grosso do ar quente ainda não pegou em cheio essa região. Amanhã ele estará mais infernal ainda e mais espalhado pela região centro-leste do estado! Vai ser um festival dos horrores pra região de São Carlos, Campinas, Sorocaba, e claro a grande SP 

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Eclipse disse:

 

 

verdade. Tô sentindo falta de POA se juntando nesse bacanal, espero de coração que nesse verão a gente dê show novamente. Segunda quinzena de Dezembro temos potencial para fazer bonito. Força POA, rumo aos 45+ tb! 🙏

Não,  nossos 40°C já estão de bom tamanho.

  • Like 2
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Do nada nublou e começou a ventar em Curitiba, deu barulho de trovoadas.

Mas nenhuma chuva foi prevista. 

Temperatura de quase 34 caiu pra 25.

 

Um monte de CB ao oeste, daqui a pouco chega aqui, to avisando: pra quem espera recorde de Curitiba, não se espante se flopar, pois o clima da cidade é extremamente imprevisível hahahah, é quase clima de serra

Edited by RamirezFZ
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

O giro pelo Brasil, máximas das principais unidades da federação.

Todo mundo acima de 35˚C, exceto DF.

Insanos 44˚C em MT e MS, 43˚C em SP e aí vai.

 

RO    Cacoal    36,3
AM    Autazes    35,4
PA    Santana do Araguaia    39,2
TO    Paranã    41,2
MA    Colinas    39,2
PI    Bom Jesus    40,6
CE    Sobral    38,1
PE    Serra Talhada    35,5
BA    Ibotirama    39,8
MG    Campina Verde    41,0
RJ    Seropédica    37,6
SP    Itapura    43,1
PR    Itaipulândia    41,0
SC    Luzerna    37,3
RS    Santa Rosa    38,7
MS    Coxim e A Clara    44,1
MT    Itiquira    44,8
GO    Aragarças    41,7
DF    Brasília    34,7

  • Like 13
  • Thanks 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, RamirezFZ disse:

 

Um monte de CB ao oeste, daqui a pouco chega aqui, to avisando: pra quem espera recorde de Curitiba, não se espante se flopar, pois o clima da cidade é extremamente imprevisível hahahah, é quase clima de serra

Achava que ia ter recorde, mas acho que não acho mais.

  • Like 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, RamirezFZ disse:

 

Um monte de CB ao oeste, daqui a pouco chega aqui, to avisando: pra quem espera recorde de Curitiba, não se espante se flopar, pois o clima da cidade é extremamente imprevisível hahahah, é quase clima de serra

Não não, deixem de ser antisociais. Vocês tiveram a honra de serem convidados para o maior evento de calor da história deste país e agora vão ficar aí na mesa de braços cruzados? 

 

Levantem e entrem na dança! Quero ver todo mundo suando a camisa! 

  • Like 3
  • Haha 10
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, RafaelBHZ disse:

Não não, deixem de ser antisociais. Vocês tiveram a honra de serem convidados para o maior evento de calor da história deste país e agora vão ficar aí na mesa de braços cruzados? 

 

Levantem e entrem na dança! Quero ver todo mundo suando a camisa! 

 

NÃO ESPANTA ELES NÃO.

AMANHÃ A GENTE VÊ ISSO DIREITINHO...

KKK

  • Like 1
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Enquanto meio país passa dos 40°C, justamente na cidade que tem até música com essa temperatura mencionada, faz agora 27°C após uma civilizadissima máxima de 29°C, mesmo com muito sol o dia todo aqui em Ipanema. No subúrbio da cidade claro que esquentou mais, mas máximas ainda bem comportadas, na casa dos 34-35°C. Claro que como bom carioca, o Rio vai chegar um pouco atrasado na festa, e amanhã esquenta pra valer. O Inmet chega a prever 44°C na sexta, mas eu já acho que vai ser bem menos e o recorde vai passar longe.

Edited by Breno Coimbra
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

Saiu a máxima absoluta aqui: 37,4°C.


Além de renovar a máxima absoluta do mês de setembro também igualou a máxima absoluta de todos meses. 

Isso com nebulosidade atrapalhando a subida da temperatura até o meio dia.

 

Mas ainda temos no mínimo mais de uma semana para aumentar esse recorde de máxima absoluta da estação do INMET.

 

Agora o bizarro é saber que esses últimos dias de setembro foram a parte mais suave prevista pelos modelos.

O modelo ICON coloca q aqui pode beliscar 39°C na primeira semana de outubro. O GFS beliscar os 40°C. O Euro 38°C. 

 

Hoje variação de 23,3°C a 37,4°C. Nada mal..

Caramba! Impressionante. Me deixou de cara, como a mínima foi alta em Paraíso. Isto é mínima de topo numa altitude de 500 metros numa semana quente, como Ribeirão, 110/120 km daí.

 

Varginha, por sua vez, teve uma variação de 18.3/35.5°C. 

 

Coqueiral, 14.9/37.2°C.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Fernand0 disse:

Já comentei nesta semana que é possível que tenhamos um 35,1°C de máxima só para não dar 35,2°C e igualar 1985. A estação de Curitiba é teimosa demais. 

A conferir.

A estação ou os funcionarios do inmet de curitiba ? Lembrando que o simepar já registrou mais de 36 em Curitiba

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Maicon disse:

PRA QUEM ESTÁ ESPERANDO LEITURA DA CONVENCIONAL DE CUIABÁ...

ESPERA SENTADO...

OMITIRAM O VALOR NA LEITURA DAS 18 HS.

E NO RELATÓRIO DAS CAPITAIS COLOCARAM A AUTOMÁTICA.

 

32506191_Screenshot_20200930-174059_SamsungInternet.thumb.jpg.5d2b0fa3ee44f9d572460ea9f26c3641.jpg

 

CERTAMENTE DEVE TER DADO UM 44,X°C E ESTÃO ANALISANDO.

 

Brasília se comporta de forma muito semelhante a estação Cercadinho, aqui de Belo Horizonte. O calor é extremamente suavizado pela altitude enquanto o entorno pega fogo. E em ambas, as mínimas estão muito altas mesmo sendo topos. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, edsr97 disse:

COSMO - 12Z TRÁS CALOR MONUMENTAL ATÉ O FIM DE GRADE
 01/10

image.thumb.png.584ad755c185b0b336a10662f4006c07.png
02/10
image.thumb.png.a7e5ad8ed07212878d7a3f894ebf35ee.png
03/10
image.thumb.png.242140f4acea53e47b3e76acb7479970.png
04/10
image.thumb.png.fbac78a9dbaa1cce0d8bf3bbab8a05b6.png
05/10
image.thumb.png.29780cf26f0021d94c5c0e06ab273d33.png
06/10
image.thumb.png.2b9266b602b626cb0b6d71997212db73.png

Absolutamente inacreditável. 

 

Faixa de 36-38°C para sul de Minas com 900-1000 metros de altitude. 

 

Quase todo interior de SP entre 38 e 42°C. Parte do Paraná aparentando. Algumas regiões acima de 44°C! 

 

MS e MT precisa nem falar a tristeza.

  • Like 5
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Maicon disse:

PRA QUEM ESTÁ ESPERANDO LEITURA DA CONVENCIONAL DE CUIABÁ...

ESPERA SENTADO...

OMITIRAM O VALOR NA LEITURA DAS 18 HS.

E NO RELATÓRIO DAS CAPITAIS COLOCARAM A AUTOMÁTICA.

 

32506191_Screenshot_20200930-174059_SamsungInternet.thumb.jpg.5d2b0fa3ee44f9d572460ea9f26c3641.jpg

 

CERTAMENTE DEVE TER DADO UM 44,X°C E ESTÃO ANALISANDO.

 

 

será que tem potencial para máximas maiores ainda até sábado?

Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Victor Naia disse:

Caramba! Impressionante. Me deixou de cara, como a mínima foi alta em Paraíso. Isto é mínima de topo numa altitude de 500 metros numa semana quente, como Ribeirão, 110/120 km daí.

 

Varginha, por sua vez, teve uma variação de 18.3/35.5°C. 

 

Coqueiral, 14.9/37.2°C.

Eu olhei todos dados existentes daqui e maior mínima até hoje era de 22,4°C em setembro de 1961. 

 

Essa máxima de hoje da automática de Varginha também é recorde para o mês de setembro pelo q eu vi aqui.

 

Máximas absolutas de setembro para Varginha agora:

 

35,5°C (2020)

35,4°C (2020)

35,4°C (2020)

35,1°C (2019) *antiga máxima

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

As incríveis máximas de hoje do CGE. TODAS acima de 35°C, até ABC e extremo sul:

 

Tremembé: 38,1°C
Butanta: 38°C
Pinheiros: 37,9°C
Pirituba: 37,7°C
Cidade Ademar: 37,7°C
Itaquera: 37,7°C
Vila Formosa: 37,6°C
Mooca: 37,5°C
Ipiranga: 37,3°C
Vila Maria: 37°C
Freguesia do Ó: 37°C
Sé: 37°C
Perus: 36,9°C
Vila Prudente: 36,9°C
Santo Amaro: 36,8°C
Campo Limpo: 36,8°C
Penha: 36,7°C
Santana: 36,7°C
Vila Mariana: 36,6°C
Jabaquara: 36,5°C
Sao Miguel Paulista: 36,4°C
M Boi Mirim: 36,4°C
Santana do Parnaíba: 36,2°C
Anhembi: 36,2°C
Lapa: 36,2°C
Riacho Grande: 36,1°C
Capela do Socorro: 35,7°C
Itaim Paulista: 35,5°C
Parelheiros: 35,5°C
Mauá: 35,2°C
Marsilac: 35,1°C
Sao Mateus: 35°C

 

Média das 32 estacoes: 36,7°C, bem acima dos 34,6°C de segunda. Será que alguma vai chegar a 40°C amanha ou sexta?
 

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

A estação ou os funcionarios do inmet de curitiba ? Lembrando que o simepar já registrou mais de 36 em Curitiba

 

Essa questão já entra no campo da especulação. O INMEt está sujeito à falha humana (assim como o SIMEPAR) agora se formos duvidar de todos os recordes por causa (supostamente) de funcionários não poderíamos confiar em mais nenhuma medição Brasil afora.

Não acho que deveríamos ir por esse caminho (do ceticismo).

——

Agora tenho 22,2°C aqui no centro de Curitiba após máxima de 34 graus.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Cheguei pra festa! Não queria mas cheguei...
Fomos aos 34° hoje em Lafaiete, exatamente conforme previsto. O problema é que esse previsto indica 36° pra sexta e sábado. Só milagre pra gente escapar do recorde histórico.
Setembro vai terminando como (novidade) o setembro mais quente de todos os tempos, média das mínimas em 15,9° (+1,9°) e média das máximas em 28,6° (+1,6°)
Agora, 18:15, temperatura de 28°, cigarras a todo vapor chamando mais calor, vento secador de cabelo constante mas ajuda bem (isso pra mim que moro aqui no topo do morro, pro povo lá embaixo, sei não)

 

 

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Eclipse disse:

Em POA, a próxima mínima pode ficar em 22 °C, tendo chance de ser a mínima mais alta por aqui desde dia 2 de Abril. Seria uma madrugada quente até para Janeiro.

 

 

falei besteira. Segui a minha tão amada previsão do Google, porém caímos muito rapidamente de T na última hora, e já tínhamos 22,2 °C entre 16h e 17h, queda de cinco graus em menos de uma hora. O "bagulho é loko" na primavera.

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

Eu olhei todos dados existentes daqui e maior mínima até hoje era de 22,4°C em setembro de 1961. 

 

Essa máxima de hoje da automática de Varginha também é recorde para o mês de setembro pelo q eu vi aqui.

 

Máximas absolutas de setembro para Varginha agora:

 

35,5°C (2020)

35,4°C (2020)

35,4°C (2020)

35,1°C (2019) *antiga máxima

Caramba, para aqui não faço ideia qual seja a menor mínima, imagino que 21°C. Mais que 20°C aqui é muito raro. 

 

Sim, de setembro estamos batendo dia a dia este ano. Absoluta (de Outubro), ainda é 36°C. Deverá ser batida. 

 

A máxima que apostei no bolão foi feita hoje (35.5°C). Mas aposto em 36.5°C na sexta. Não descartados 37°C

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Fernand0 disse:

 

Essa questão já entra no campo da especulação. O INMEt está sujeito à falha humana (assim como o SIMEPAR) agora se formos duvidar de todos os recordes por causa (supostamente) de funcionários não poderíamos confiar em mais nenhuma medição Brasil afora.

Não acho que deveríamos ir por esse caminho (do ceticismo).

——

Agora tenho 22,2°C aqui no centro de Curitiba após máxima de 34 graus.

Dias atrás são luís apareceu com 36.8º na convencional sendo apenas 0,2º do recorde absoluto da cidade. E a estação automatica anotou apenas 33º. Ou seja um claro caso de erro, desleixo de profissionais do inmet.
Não afirmei nada em relação a Curitiba, mas eu preferia que TODAS  as estações oficiais fosse automaticas claro, bem calibradas, com um padrão profissional de registro dos valores. Mas o que tem infelizmente de funcionario público preguiçoso que faz seu trabalho na preguiça e nos desleixo é impressionante.
Eu tenho como norte de vida, que tu pode trabalhar na profissão que for, tu tens que fazer com amor o teu trabalho e com motivação

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.