Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019


Recommended Posts

Falando em chuva em 1 hora, olha isso:

 

20191214_163011.jpg

 

Este já é a 23° chuva maior ou igual a 25mm no Mirante em 2019. E isso tudo em apenas 1 hora!!

 

Com essa chuva na última hora, a quantidade de dias com chuva maior ou igual a 25mm no Mirante neste ano mais do que dobrou em relação ao ano passado (em 2018 foram 11 ocorrências). Vale lembrar que valores maior ou igual a 40mm já tinham superado o dobro.

 

Não se descarta o mês de dezembro ser o mês com maior número de ocorrências de chuva maior ou igual a 25mm este ano. Até o momento os meses de janeiro e fevereiro tiveram mais dias atingindo essa marca. Com essa chuva na última hora já é o terceiro evento no mês. Será preciso ter dois ou mais eventos de chuva acima de 25mm para ser o mês com mais chuvas significativas em 2019. 

Edited by Darley
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:


Um dado interessante sobre Fortaleza é que, desses 26,8 milímetros, 21,4 mm caíram em apenas uma hora, na manhã do dia 11. 
 

Com esse acumulado de dezembro, creio que o anual na estação oficial do INMET tenha ultrapassado os 2000 milímetros, ainda que isso tenha acontecido antes em outros dois postos monitorados pela FUNCEME. (Pici: 2673,1 milímetros e Água Fria: 2297,6 milímetros). 

Fortaleza já tinha superado os 2000mm ainda em novembro. Além da capital cearense, a marca de 2000mm nas capitais com média abaixo dos 2000mm também já foi superada em João Pessoa, Boa Vista e Rio Branco.

 

 

42 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Sinceramente, só um milagre para Belo Horizonte superar a média oficialmente. 

 

Nós reservatórios, entretanto, estamos indo ou mesmo superando os 200 milímetros já. 

Estamos quase no final do ano e BH na metade de dezembro ainda não atingiu os 1000mm. E o pior: mesmo com chuva em quase todos os dias o acumulado neste mês ainda consegue ser menor que o de São Paulo. Dezembro é o mês mais chuvoso do ano em BH(e também o maior valor em todas as capitais em dezembro)

Se dezembro terminar com mais de 200mm, São Paulo poderá terminar o ano com acumulado próximo a normal climatológica de Boa Vista, Natal e Floripa (esta última tem um ano com chuva muito abaixo do normal, assim como em BH)

Edited by Darley
  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Lucas Venturini disse:

A temperatura média máxima passado esses 13 primeiros dias de Dezembro em Curitiba está em 25.4º. Abaixo da normal climatológica atual 1981-2010 (26.2º) , exatamente igual a normal climatológica 1961-1990 (25.4º) e acima da normal climatológica 1931-1960 (25.3º).
Alias vendo os dados dessa primeira normal da cidade de Curitiba (1931-1960), vejamos com o clima da cidade era agradável, pois o mês mais quente tinha média mensal de 20.1º. Só pra lembrar, Janeiro deste ano a média mensal foi a 24.1º.

Onde será que consigo dados das médias 1931-1960 daqui de Curitiba?

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, stankevecz1 disse:

 

Esses 24,1º  nunca existiram. Estou falando de média horária ou mesmo a compensada. Lembrando que a convencional de Curitiba tem muitos problemas no registro de dados (erros de +7ºC em alguns dias). Janeiro de 2019 foi o mês mais quente da história de Curitiba, única vez que a média de algum mês atingiu os 23ºC em Curitiba.

Claro que existiu é dado oficial meu chapa.

Esta na página de dados históricos do INMET.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Só se for em Maringá...

Agosto ou setembro aqui teve uma semana com máxima na casa dos 13 a 15

Entao é isso msm que eu quis dizer. Lá parece mais Ctba.

 

clima de Trípoli é mediterrânico, marcado e influenciado pelo Mar Mediterrâneo que banha as suas costas e contrasta com as extremas temperaturas ao sul do país, marcadas pela proximidade do deserto. Os verões em Trípoli são muito calorosos e os invernos são muito suaves. Entre o mês de julho, as temperaturas ficam entre 22 °C e 29 °C, onde às vezes em dezembro não chega a ultrapassar 1 °C, ainda que a média está entre 9 °C e 18 °C. A média anual de chuvas é de aproximadamente 300 milímetros ao ano, que ocorrem principalmente no inverno. Quedas de neve são muito raras, sendo a última registrada no dia 6 de Fevereiro de 2012, com 6 cm de acumulação, esta também foi a nevada mais forte desde 1956.[8]

 

Edited by EvandroPR
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

3 horas atrás, Darley disse:

CHUVA NAS CAPITAIS EM DEZEMBRO-ATÉ O DIA 14/12

Porto Alegre: 6,7mm

Florianópolis: 59,8mm

Curitiba: 29,7mm

Um horror, absoluto horror... definitivamente não dá mais certo esse negócio de "clima agradável em Dezembro". 

Se nas eras passadas tínhamos akelas tão belas e românticas temperaturas por aki e tal situação funcionava bem até para produzir as chuvas da tarde, atualmente não mais.

Hoje eu olhei várias vezes o céu  (à contragosto) e me ressenti com a aparência da nebulosidade. 

É claro que isso acontece em alguns anos...não estamos passando por uma experiência de outro mundo, entretanto tenho prestado mais atenção ao tempo, talvez mais do que antes...não sei... Verdade que tenho tido mais tempo pra prestar atenção no tempo. Estou sendo claro?...Mais tempo cuidando do tempo. 

Ano passado, no dia de hoje (14/12) as formações apareceram no lado sul e houve trovoada. E isso se repetiu dia após dia.. Formação de trovoadas no entardecer do dia 14 (2018):1576357998839.thumb.jpg.8a5565b79a7b95b2a83bb37c26eadb3c.jpg

1576358054188.thumb.jpg.add12aeb5f8fbf0d1d680fa859d19ff4.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Postando duas imagens webcam pq são muito bonitas (se tratando de webcam) e vale a pena mostrar aki.

A primeira, o amanhecer deste sábado às margens do Rio da Prata em Buenos Aires, com 19°C:

AirBrush_20191214072043-1.jpg.3f9f8c3d4b80862fdb6e2efc3aa2b240.jpg

Segunda imagem, tarde de ontem em Piriápolis, 80 km ao leste de Montevideu no Uruguai, com 22°C:

AirBrush_20191214072530-1.jpg.e130ca8a4faca13cb34736ef8e61aa33.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Dia super bananeiro no Rio hoje com predomínio de céu nublado, algumas aberturas e umidade elevada 🌴

 

Vila Militar/INMET: 24,0°/28,3°

Jacarepaguá/INMET: 24,0°/26,7°

Marambaia/INMET: 23,3°/25,7°

Copacabana/INMET: 23,5°/26,4°

São Conrado/PWS (6m): 24,4°/26,3°

São Conrado/PWS (520m): 20,5°/22,3°

 

Peguei malária com tanta bananice 🌴🌴🌴🌴🌴

  • Like 5
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Gvieira disse:

Dia super bananeiro no Rio hoje com predomínio de céu nublado, algumas aberturas e umidade elevada 🌴

 

Vila Militar/INMET: 24,0°/28,3°

Jacarepaguá/INMET: 24,0°/26,7°

Marambaia/INMET: 23,3°/25,7°

Copacabana/INMET: 23,5°/26,4°

São Conrado/PWS (6m): 24,4°/26,3°

São Conrado/PWS (520m): 20,5°/22,3°

 

Peguei malária com tanta bananice 🌴🌴🌴🌴🌴

Essa bananeira tá parecendo um coqueiro

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

É impressão minha ou a percepção de temperatura do Matheus vem mudando e se tornando dentro do normal pra 99% das pessoas? Pela fala antiga dele, qualquer coisa acima de 15 graus com sol já era suficiente pra ele torrar.

 

Hoje ele já lançou comentário dizendo que Curitiba está muito agradável nesse mês, mesmo com média das máximas bem acima dos 20°C. Até mesmo uns 26 graus ele já ta achando razoável.

 

Aprendeu rápido...

  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, LeoP disse:

Vou compartilhar algo com vcs e espero que eu não seja o único:

 

Com a extinção do horário de verão e a proximidade do verão astronômico, os dias têm amanhecido muito mais cedo que o habitual por aqui. Isso tem trazido uma situação até engraçada, quase todos os dias eu acordo achando que já está tarde e que estou atrasado pro meu serviço, mas quando olho, o despertador nem tocou ainda. Nas últimas semanas, devido ao predomínio de céu nublado, nem me atentei a isso, mas agora que voltou a amanhecer com sol, meu corpo está reagindo meio estranho.

 

Hoje, por exemplo, acordei desesperado ao olhar tamanha claridade entrando pela janela, pensei estar muito atrasado. Porém, quando fui ver as horas... 6:30 da manhã. 

 

Mínima foi de 18C na capital, céu parcialmente nublado. Pelos próximos 7 dias, espero sol, calor normal e chuvas bem localizadas quando ocorrerem.

LeoP,

meu celular toca ás 5 h 31 nos dias de ir para escola.De novembro para cá, desperto antes de 5 h ou um pouco depois,com a claridade entrando na vidraça, acho também que acostumei com mais de 15 anos do horário de verão.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, LeoP disse:

É impressão minha ou a percepção de temperatura do Matheus vem mudando e se tornando dentro do normal pra 99% das pessoas? Pela fala antiga dele, qualquer coisa acima de 15 graus com sol já era suficiente pra ele torrar.

 

Hoje ele já lançou comentário dizendo que Curitiba está muito agradável nesse mês, mesmo com média das máximas bem acima dos 20°C. Até mesmo uns 26 graus ele já ta achando razoável.

 

Aprendeu rápido...

Com o tempo a gente vem se adaptando mais, mas tem um forte porém nisso.

antes eu reclamava mais porque voltava sob o sol da escola todos os dias.

agora estou de férias, e esse dezembro está abençoado comparado a 2018.

além do mais, nem sol está tendo aqui direito 

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Pedro Victor P. disse:

É madrugada agradável que vcs querem? Pois tá aí. 
 

[ironic mode: off]

6103D6CE-B0E5-44A5-8633-C35FF1FB23A2.jpeg

Dentro de casa sem ar ou o ventilador fica bem quente.A não ser que possa dormir de janela aberta com a brisa entrando no quarto e circulando pela casa.As rajadas estavam acima de 20 km/h.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Sinceramente, só um milagre para Belo Horizonte superar a média oficialmente. 

 

Nós reservatórios, entretanto, estamos indo ou mesmo superando os 200 milímetros já. 

RafaelBHZ,

na rodada de 12Z do GFS, voltou a intensificar as chuvas para a região de BH após o dia 22, o total acumulado de 150 mm até a manhã do dia 30.

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Gvieira disse:

Dia super bananeiro no Rio hoje com predomínio de céu nublado, algumas aberturas e umidade elevada 🌴

 

Vila Militar/INMET: 24,0°/28,3°

Jacarepaguá/INMET: 24,0°/26,7°

Marambaia/INMET: 23,3°/25,7°

Copacabana/INMET: 23,5°/26,4°

São Conrado/PWS (6m): 24,4°/26,3°

São Conrado/PWS (520m): 20,5°/22,3°

 

Peguei malária com tanta bananice 🌴🌴🌴🌴🌴

Gvieira,

as mínimas ficaram altas em todo RJ, Zona da Mata de Minas e sul do ES.

As máximas da cidade do Rio ficaram amenas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, LeoP disse:

Vou compartilhar algo com vcs e espero que eu não seja o único:

 

Com a extinção do horário de verão e a proximidade do verão astronômico, os dias têm amanhecido muito mais cedo que o habitual por aqui. Isso tem trazido uma situação até engraçada, quase todos os dias eu acordo achando que já está tarde e que estou atrasado pro meu serviço, mas quando olho, o despertador nem tocou ainda. Nas últimas semanas, devido ao predomínio de céu nublado, nem me atentei a isso, mas agora que voltou a amanhecer com sol, meu corpo está reagindo meio estranho.

 

Hoje, por exemplo, acordei desesperado ao olhar tamanha claridade entrando pela janela, pensei estar muito atrasado. Porém, quando fui ver as horas... 6:30 da manhã. 

 

Mínima foi de 18C na capital, céu parcialmente nublado. Pelos próximos 7 dias, espero sol, calor normal e chuvas bem localizadas quando ocorrerem.

O corpo produz um hormônio chamado melatonina quando ele se percebe sob influência de nenhuma fonte de luz e é um hormônio que induz ao sono e pára de ser produzido quando há incidência de luz, o que nos faz despertar. Uma cortina bem escura ajuda bastante. 

 

Sobre o horário de verão eu gostava, mas não acho de todo o ruim o seu fim. Sou aquele perfeccionista simétrico, ficava bagunçado e estranho locais com menor longitude estar uma hora atrás.

Acho até que deveria mudar o fuso dos Estados do NE pra -2H, tipo tá mais de 180 milhões de pessoas compartilhando do mesmo horário de pico de consumo, seria Prudente dividir isso aí. O país já teve blecautes por sobrecarga de consumo de energia, dá até espaço pra crescer. Só acho.

SP e MG estão bem no meio da faixa de fuso então experimentamos o horário natural.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Rodada de 12Z e 18Z indicando muita chuva até dia 30 no Paraná, parte de São Paulo,Mato Grosso do Sul, para Minas chuvas bem distribuídas e acima de 100 mm no estado todo,chegando ao norte e sobrando boas chuvas no sul, sudoeste e oeste da Bahia,até a Chapada Diamantina.Tomara que nos próximos dias confirme esses valores de chuvas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
22 horas atrás, Gvieira disse:

Fotos LINDAS !!😍😍😍😍. Dezembro de 2019 até aqui está sendo tranquilidade total, está um mês bem ameno para os nossos padrões, só estou sentindo falta de chuvas mais severas...

Está sendo tranquilo sim, tirando algumas mínimas mais baixas até o final de semana passado nada digno de nota até agora em dezembro.  Esta semana as mínimas já entraram no padrão verão, tanto que ontem a automática de Nova Friburgo igualou a maior mínima do ano (18,7ºc, valor também registrado no dia 01/03), poucos dias depois de ter registrado um novo recorde de frio para dezembro (5,6ºc) no domingo passado.  Mas o predomínio de dias nublados ainda manteve as máximas abaixo da média na semana, com exceção de ontem quando o sol saiu com mais força.  Hoje, conforme era esperado, o dia foi de muitas nuvens e a máxima voltou a ficar abaixo da média (foi um dia abafado, mas tranquilo para dezembro).

 

Quanto às chuvas, o acumulado médio na cidade do Rio de Janeiro até agora é de apenas 43 mm, e como não deve chover no mínimo até terça-feira chegaremos à metade do mês com chuva abaixo da média (que foi de mais ou menos 145 mm em dezembro entre 1997 e 2018, o que dá uns 70/75 mm de media até meados do mês).  Mas isso não quer dizer muito não, pois os dois dezembros mais chuvosos do século XXI até agora na cidade (2001, com 277 mm de chuva, e 2009, com 372 mm, nos dois casos a média de todos os pluviômetros do Alerta Rio) registraram a maior parte da chuva no último decêndio do mês.  Em 2001 a chuva estava abaixo da média até o dia 23, mas os grandes volumes registrados entre a noite do dia 23 e a manhã do dia 24 já deixaram o mês bem acima da média, e nos últimos dias do ano novas pancadas elevaram o total mais um pouco.

 

Em 2009 dezembro como um todo foi mais chuvoso, mas o acumulado estava bem comum até os dias 27/28, quando uma zona de convergência trouxe vários dias chuvosos que transformaram dezembro de 2009 no mês mais chuvoso do século XXI no Rio de Janeiro em apenas 4/5 dias.

 

Quero dizer, na altura do campeonato em que estamos agora tudo pode acontecer ainda, dezembro pode tanto fechar abaixo da média (como em 2012, 2014 e 2018, mas não tão seco quanto estes), ou fechar muito acima da média (como 2001 e 2009).  O mais provável é que fique no meio do caminho.

Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, marinhonani disse:

RafaelBHZ,

na rodada de 12Z do GFS, voltou a intensificar as chuvas para a região de BH após o dia 22, o total acumulado de 150 mm até a manhã do dia 30.

Nossa média é de quase 360 milímetros. Ainda continuaria abaixo do esperado. Não consigo me animar. 

 

O verão PRECISA ser totalmente chuvoso por aqui. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

Eu não consigo ter acesso a esses dados, um cadastro chato para caramba,

tanta coisa que só falta pedir tipo sanguíneo

Boa noite, Mat 😉

Pare de dizer "eu não consigo" e vá preencher o cadastro agora. Não tem segredo algum, Matheus... Aonde é q está o problema? Não tem nada de mais ali no formulário. Não tem q ser pós-graduado em DATILOGRAFIA (meu caso 😳pra conseguir preencher os espaços em branco.

É simples...

Fiz uma colinha pra vc.

Agora, repita comigo:  "vou parar de reclamar e preencher o formulário AGORA, pq isso é muito importante (não é...) para mim...."

 

👇👇👇👇

1576370332260.thumb.jpg.b106c95bd630372ace51ebba46dccfa6.jpg

 

Depois de enviar o formulário, vc irá receber um email com a senha.

Guarde a senha...copie... Pq é fácil perder e teria q solicitar outra, enfim...

 

Abraços sem preguiça

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

É impressão minha ou a percepção de temperatura do Matheus vem mudando e se tornando dentro do normal pra 99% das pessoas? Pela fala antiga dele, qualquer coisa acima de 15 graus com sol já era suficiente pra ele torrar.

 

Hoje ele já lançou comentário dizendo que Curitiba está muito agradável nesse mês, mesmo com média das máximas bem acima dos 20°C. Até mesmo uns 26 graus ele já ta achando razoável.

 

Aprendeu rápido...

Foi coagido e tomou uma decisão rápida (nem tanto).

Acho q o nosso menino está crescendo e q ainda sentiremos orgulho dele...

Ai ai..

Um dia ele irá viver sua vida longe de casa e isso me corta o coração.

Snif

Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Boa noite, Mat 😉

Pare de dizer "eu não consigo" e vá preencher o cadastro agora. Não tem segredo algum, Matheus... Aonde é q está o problema? Não tem nada de mais ali no formulário. Não tem q ser pós-graduado em DATILOGRAFIA (meu caso 😳pra conseguir preencher os espaços em branco.

É simples...

Fiz uma colinha pra vc.

Agora, repita comigo:  "vou parar de reclamar e preencher o formulário AGORA, pq isso é muito importante (não é...) para mim...."

 

👇👇👇👇

1576370332260.thumb.jpg.b106c95bd630372ace51ebba46dccfa6.jpg

 

Depois de enviar o formulário, vc irá receber um email com a senha.

Guarde a senha...copie... Pq é fácil perder e teria q solicitar outra, enfim...

 

Abraços sem preguiça

Muitos dados pessoais, melhor não.

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Muitos dados pessoais, melhor não.

Entendo... É um absurdo mesmo.

Vou ligar agora pro Inmet e exigir q mudem as kestões:

1- No lugar de ENDEREÇO, a cidade q vc gostaria de morar.

2- No lugar de RG e CPF, a faixa térmica da tua preferência.

3- No lugar do telefone, o clima da tua preferência.

Acho q vão atender meu pedido ainda hoje...

 

Abraços chatos

 

Edited by Carlos Campos
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Depois do calorao do comeco da semana, quinta e sexta a temperatura ficou muito mais agradável. Foram dias de sol, poucas nuvens e com variacao entre 20,2°C e 26,4°C na quinta e 12°C e 25,5°C ontem.

No Aeroparque ontem fez 12,6°C, mas nos arredores de Buenos Aires fez frio: mínima de 8,9°C em Ezeiza e 5,8°C em La Plata! Na Provincia, Mar del Plata foi a 3,9°C e Tandil a 1,5°C.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi quase todo nublado aqui, com nebulosidade diminuindo no fim da tarde, permitindo um belo por do sol. Tirei essa foto às 20h10 aqui da janela de casa:


image.png.6f1df6e7977a3f01b9bcb4ddeb199113.png

 

A mínima foi de 18°C e a tarde foi quente, com máxima de 30,5°C. Agora voltou a estar nublado, faz 24°C, URA de 57%, vento noroeste a 13 km/h e pressao de 1.008,4 hpa.

Amanha o dia será nublado e há possibilidade de chuva, que pode ser forte em alguns pontos, de acordo com o SMN. Será um dia bastante agradável, com mínima de 19°C e máxima de 25°C. O sol nasce às 5h34 e se poe às 20h02.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.