Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2017


Recommended Posts

  • Replies 755
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Infelizmente e felizmente o meu bairro não foi agraciado pelo forte temporal que pegou o tempo.

Felizmente porquê isso poderia provocar transtornos para cá. Infelizmente porquê se chovesse, acabaria eliminando um pouco o calor retido nas paredes das casas e assim melhorando a temperatura interna.

O máximo que tivemos foram alguns pingos.

Mesmo assim, faz 21,7c na Mooca agora. A máxima chegou aos 32,5 graus.

Link to comment
Share on other sites

O sol e o calor continuam sem novidades. A máxima chegou a 33,2°C no Centro. A máxima no Vale do Itajaí ficou em Timbó com 34,9°C.

 

O Sul e Oeste catarinense apresentaram mais calor novamente, como o Felipe comentou. Máxima 38°C em Itapiranga. No Sul do Estado Criciúma marcou 35,95°C. O verão nada civilizado prossegue em Santa Catarina.

 

+-11/12 dias para mudar de estágio.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

Juiz de Fora vai ser agraciada com chuvas nos últimos dias de fevereiro pela previsão do GFS 12Z, ETA 12Z.

O COSMO/Inmet 12Z(esse indicando muita chuva para Sul de Minas, Vale do Paraíba Fluminense e parte da Zona da Mata Sul, a partir de segunda até quarta de cinzas).

 

Europeu 12Z também melhorou pra cá, Nani ! Agora estou acreditando que vamos sair da seca ! :clapping: :clapping:

 

Hoje foi um dia bastante normal de Fevereiro, sem surpresas. Mínima foi de 17,6C e a máxima ficou em comportados 30,2C. Dia normal de Fevereiro, aliás este mês está com temperaturas apenas um pouco acima da média. Bastante tolerável.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

Juiz de Fora vai ser agraciada com chuvas nos últimos dias de fevereiro pela previsão do GFS 12Z, ETA 12Z.

O COSMO/Inmet 12Z(esse indicando muita chuva para Sul de Minas, Vale do Paraíba Fluminense e parte da Zona da Mata Sul, a partir de segunda até quarta de cinzas).

 

Europeu 12Z também melhorou pra cá, Nani ! Agora estou acreditando que vamos sair da seca ! :clapping: :clapping:

 

Hoje foi um dia bastante normal de Fevereiro, sem surpresas. Mínima foi de 17,6C e a máxima ficou em comportados 30,2C. Dia normal de Fevereiro, aliás este mês está com temperaturas apenas um pouco acima da média. Bastante tolerável.

 

 

To mandando o acumulado do europeu em 10 dias e o Ensemble para 15 dias

 

 

2.thumb.png.9e1eba82d80d6197d4a2701b971e9dc3.png

1.thumb.png.cabbee260aba4807c9f72da4ba7c1701.png

Link to comment
Share on other sites

William e Renan,

 

tomara que as manchas escuras no mapa do Europeu avancem para o leste do Sudeste nos próximos dias e traga mais chuvas para minha região.

 

Modelo Cosmo/Inmet aumentando o calor para quinta no Rio, mas sexta e sábado bem quentes no Rio, Zona da Mata e Sul do Espírito Santo.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Nos últimos dois dias Buenos Aires tem experimentado clima tropical. Relatando mais detalhadamente:

 

Ontem tivemos madrugada com 24ºC e sensação térmica de 31ºC à 1h30. Durante o dia esquentou bem, com máxima de 34,6ºC e sensação térmica máxima de 40,9ºC, a segunda maior deste verão (só perdeu para 41,5ºC no dia 31 de dezembro) e maior do ano. O consumo de energia esteve a 7 MW de bater o recorde histórico no país. Por volta das 16h30 simplesmente anoiteceu. Entre 16h45 e 18h45 choveu forte em Buenos Aires de forma initerrupta, com raios, trovões e vento. O Aeroparque registrou mais de 80 mm. Como a maioria das pessoas sai do trabalho entre 18h e 19h aqui, o horário de pico foi meio tumultuado. Só não foi pior porque ainda é período de férias escolares aqui e a cidade segue vazia.

 

Com a chuva de ontem, a madrugada de hoje foi menos quente, com mínima de 21,6ºC. Durante o dia muita nebulosidade, com máxima de 32,8ºC e sensação térmica indo a 38,2ºC. Por volta das 18h, rapidamente áreas de chuva se formaram justo sobre Buenos Aires e aqui estacionaram, despejando muita água durante cerca de uma hora, com raios, trovões e queda de granizo. Interessante que a chuva foi praticamente só sobre a capital argentina, sem pegar quase nada da região metropolitana, que seguiu com sol. Apenas nas cidades perto do rio da Prata, tanto ao norte quanto ao sul de Buenos Aires, tiveram tormentas também, o que me faz acreditar que o rio teve alguma influência nas chuvas desta tarde (talvez a brisa trazendo mais umidade?). Foram aproximadamente 30 mm hoje.

 

Agora céu limpo e 22,2ºC, com URA de 97%, vento noroeste a 1 km/h e pressão em 1008,2 hpa. Para amanhã, outro dia tropical: sol, calorão com alta sensação térmica e tormentas isoladas. Segundo o SMN, mínima de 23ºC e máxima de 33ºC. Seguimos em alerta amarelo para calor, e tudo isso a menos de um mês já para o outono, já não era para estar tão quente. O sol nasce às 6h35 e se põe às 19h37.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bah, Tomás, que horror ver não só as máximas como as mínimas sempre altas e o abafamento! Meu sentimento aqui é misto: peguei três dias de um bom frio, queda de neve e acabou, mas fugi daí. Saí no lucro.

 

Agora 11,7 e ventoso. Não baixei dos 10,6.

 

Aqui tradicionalmente fevereiro é o pior mês para mínimas. Janeiro ainda tem um resquício mínimo de uma primavera e março principalmente na segunda quinzena pode mostrar coisas interessantes (março 2012 deu frio de inverno). Agora fevereiro é o ponto morto, provavelmente é o mês do ano com menor número de entrada de MP.

Link to comment
Share on other sites

No mínimo estar fixada em gramado e a 1,70m do solo.

 

Hum... Porque acho bem complicado falar das estações do Valei do Itajaí. Metade ou mais podem ter influência de urbanização próxima. A do Ciro Groh/Rio Branco, certa vez, ficava próxima do muro e fica perto da casa. A outra do Ciro no Centro fica na grama, mas tem brita relativamente próxima (Oeste), pode influenciar as máximas. A do Santa Luzia não tenho certeza, mas acho que fica no "beirado" de uma casa.

 

Se for considerar as estações das cidades, talvez não podemos considerar nenhuma. Pois quase todas sofrem algum aquecimento por algum material perto, como brita, concreto, asfalto. As que tem uma faixa boa de grama ficam quase todas em área mais rural ou menos habitada: A do Felipe, a do INMET, a da Itoupava Central. as da EPAGRI.

 

São padrões diferentes, logo sempre irão gerar valores diferentes.

Link to comment
Share on other sites

Nossa realmente a região leste do sudeste só se lasca!

Enquanto não é ASAS é o calor do pré frontal de uma

MP que nem sequer chega a região!

BH fica na borda dessa bagunça e tem sofrido esses impactos, tanto de ASAS como de MPs que não chegam aqui.... tá complicado para esse pedaço do sudeste, incluindo aí o leste da Bahia.

Link to comment
Share on other sites

No mínimo estar fixada em gramado e a 1,70m do solo.

 

Hum... Porque acho bem complicado falar das estações do Valei do Itajaí. Metade ou mais podem ter influência de urbanização próxima. A do Ciro Groh/Rio Branco, certa vez, ficava próxima do muro e fica perto da casa. A outra do Ciro no Centro fica na grama, mas tem brita relativamente próxima (Oeste), pode influenciar as máximas. A do Santa Luzia não tenho certeza, mas acho que fica no "beirado" de uma casa.

 

Se for considerar as estações das cidades, talvez não podemos considerar nenhuma. Pois quase todas sofrem algum aquecimento por algum material perto, como brita, concreto, asfalto. As que tem uma faixa boa de grama ficam quase todas em área mais rural ou menos habitada: A do Felipe, a do INMET, a da Itoupava Central. as da EPAGRI.

 

São padrões diferentes, logo sempre irão gerar valores diferentes.

 

Mas no Carlos é muito exagerado, a estação fica sobre a brita, diretamente atingida pelos seus efeitos. :negative:

 

Dia terrivelmente abafado por aqui, máxima de 33,2C. No Alertablu fez 33,1C às 12h, a máxima provavelmente aconteceu após isso, mas não atualizou mais no site.

 

No momento escuro, trovejando e 32 graus com 74%

Link to comment
Share on other sites

Vi a estação de Timbó e infelizmente está bem próxima da rua de calçamento, com brita envolta e fixada em suporte de concreto.

 

O que você considera uma estação padrão?

 

No mínimo estar fixada em gramado e a 1,70m do solo.

 

A minha Davis 6163 do bairro Languiru está na borda do telhado (1,8 do telhado e uns 5 m do chão). Já coloquei uma Oregon 6152 no que tenho livre de árvores e deu no máximo 0,5ºC de diferença. Nisso o abrigo aspirado da 6163 ajudou muito.

Área urbana é difícil achar boas áreas mesmo. As minhas outras estações atendem este padrão. hehe

Link to comment
Share on other sites

Nossa realmente a região leste do sudeste só se lasca!

Enquanto não é ASAS é o calor do pré frontal de uma

MP que nem sequer chega a região!

BH fica na borda dessa bagunça e tem sofrido esses impactos, tanto de ASAS como de MPs que não chegam aqui.... tá complicado para esse pedaço do sudeste, incluindo aí o leste da Bahia.

 

Pode-se considerar que esta é uma das regiões mais sofredoras do Brasil, climatologicamente falando. A única vantagem é quando se estabelece uma alta polar no atlântico por vários dias, neste caso esta região se torna a mais beneficiada, hehehe.

 

______________________________________________________________________

 

Extremos de hoje já confirmados: Máxima 31,4ºC / Mínima 18,3ºC

 

- Mais um dia ordinário... :good:

Link to comment
Share on other sites

Que coisa: nos últimos três diad POA teve mínima de 25, 23 e hoje 24, respectivamente. O abafamento não dá sossego. Vou chegar lá no início da noite de sábado, mas vai continuar abafado.

 

Agora estou em Lisboa e aqui está em torno dos 14. A máxima foi de 17/18, mas com sol fraco e sempre com um pouco de vento. Londres teve rajada de 80 km/h!!!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a chuva caiu com intensidade mais fraca.

Agora estamos com 27,4 graus na Mooca. A máxima chegou aos 33 graus e a mínima ficou em 21,8 graus.

Graças à Deus já está praticamente no fim essa parte mais desconfortável do verão. Após isso, será difícil de termos dias seguidos acima dos 30 graus nas máximas (a não ser que tenhamos um repeteco de abril de 2016).

Link to comment
Share on other sites

Algumas médias parciais de Fevereiro no Sul:

 

26,9 Blumenau

26,8 Criciúma

26,5 Florianópolis

26,4 Luiz Alves

26,1 Porto Alegre

26,0 Joinville

25,9 Schroeder

25,9 Corupá

25,8 Garuva

25,6 Morretes

25,6 Caibí

25,5 Itapiranga

25,4 Foz do Iguaçu

25,2 Rio Grande

25,0 São Borja

24,6 Uruguaiana

24,5 Chapecó

24,5 Santa Rosa

23,9 Santa Maria

23,7 Chuí

22,7 Curitiba

22,3 Canguçu

22,3 Passo Fundo

22,1 Santana do Livramento

21,9 Caxias do Sul

21,4 Curitibanos

21,3 Lages

21,3 Ponte Serrada

20,3 Inácio Martins

19,9 Urupema

19,4 Bom Jardim da Serra

19,0 São Joaquim

 

o que mais me surpreende aqui é Criciúma, batendo de frente com Blumenau

 

Fonte: Agroconnect/Epagri

Link to comment
Share on other sites

A minha Davis 6163 do bairro Languiru está na borda do telhado (1,8 do telhado e uns 5 m do chão). Já coloquei uma Oregon 6152 no que tenho livre de árvores e deu no máximo 0,5ºC de diferença. Nisso o abrigo aspirado da 6163 ajudou muito.

Área urbana é difícil achar boas áreas mesmo. As minhas outras estações atendem este padrão. hehe

 

Aqui no Vale do Itajaí as estações ficam quase todas na mesma altitude. As diferenças entre as "naturais" entre as cidades muita vezes são menores que 0,5°C. Muitas vezes 0,2/0,3. Como elas não seguem o mesmo padrão de uso do solo (próximo a estação), achar a mais quente não é nada fácil. Se as diferenças fosse maiores seria mais fácil.

 

--

 

A máxima em Brusque pouco de depois do meio dia foi de 34,1°C.

 

A máxima no Vale do Itajaí, foi em Luis Alves, ou Luis Alves com 35,3°C Esta estação tem Padrão FIFA/Willian.

Link to comment
Share on other sites

Algumas médias parciais de Fevereiro no Sul:

 

26,9 Blumenau

26,8 Criciúma

26,5 Florianópolis

26,4 Luiz Alves

26,1 Porto Alegre

26,0 Joinville

25,9 Schroeder

25,9 Corupá

25,8 Garuva

25,6 Morretes

25,6 Caibí

25,5 Itapiranga

25,4 Foz do Iguaçu

25,2 Rio Grande

25,0 São Borja

24,6 Uruguaiana

24,5 Chapecó

24,5 Santa Rosa

23,9 Santa Maria

23,7 Chuí

22,7 Curitiba

22,3 Canguçu

22,3 Passo Fundo

22,1 Santana do Livramento

21,9 Caxias do Sul

21,4 Curitibanos

21,3 Lages

21,3 Ponte Serrada

20,3 Inácio Martins

19,9 Urupema

19,4 Bom Jardim da Serra

19,0 São Joaquim

 

o que mais me surpreende aqui é Criciúma, batendo de frente com Blumenau

 

Fonte: Agroconnect/Epagri

 

Cara não é fácil passar verão em Bnu e região..Criciúma pau a pau, só que no inverno lá eles tem mais noites claras e isso derruba as médias, provável que já em março eles vão se distanciar nas médias, mas aqui além de verão quente o inverno é uma lástima pra frio.

Link to comment
Share on other sites

Últimos 10 dias quentes. Mas quem já passou por 2014 é fichinha...

 

Realmente é fichinha esses dias perto de 2014. O calor não está tão insuportável. Como eu comentei dias atrás, está até menos pior do que o calor que fez no final de dezembro do ano passado.

 

------------------

 

Aqui apenas céu nublado.

25,8 graus na Mooca. Noite mais abafada em relação as anteriores.

Link to comment
Share on other sites

Algumas médias parciais de Fevereiro no Sul:

 

26,9 Blumenau

26,8 Criciúma

26,5 Florianópolis

26,4 Luiz Alves

26,1 Porto Alegre

26,0 Joinville

25,9 Schroeder

25,9 Corupá

25,8 Garuva

25,6 Morretes

25,6 Caibí

25,5 Itapiranga

25,4 Foz do Iguaçu

25,2 Rio Grande

25,0 São Borja

24,6 Uruguaiana

24,5 Chapecó

24,5 Santa Rosa

23,9 Santa Maria

23,7 Chuí

22,7 Curitiba

22,3 Canguçu

22,3 Passo Fundo

22,1 Santana do Livramento

21,9 Caxias do Sul

21,4 Curitibanos

21,3 Lages

21,3 Ponte Serrada

20,3 Inácio Martins

19,9 Urupema

19,4 Bom Jardim da Serra

19,0 São Joaquim

 

o que mais me surpreende aqui é Criciúma, batendo de frente com Blumenau

 

Fonte: Agroconnect/Epagri

 

Cruzeiro 18,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Após a chuva de ontem, finalmente as mínimas baixaram um pouco. No Centro não baixou de 21,5°C, no Rio Branco 20,8°C e no Santa Luzia 19,4°C. Esta foi a primeira sub-20 do mês. E apenas a nona do ano.

 

Agora esquenta rápido, mas com estas mínimas podemos esperar um dia mais menos quente. Sol com nuvens aumentando e temperaturas na casa dos 22/23.

Link to comment
Share on other sites

Algumas médias parciais de Fevereiro no Sul:

 

26,9 Blumenau

26,8 Criciúma

26,5 Florianópolis

26,4 Luiz Alves

26,1 Porto Alegre

26,0 Joinville

25,9 Schroeder

25,9 Corupá

25,8 Garuva

25,6 Morretes

25,6 Caibí

25,5 Itapiranga

25,4 Foz do Iguaçu

25,2 Rio Grande

25,0 São Borja

24,6 Uruguaiana

24,5 Chapecó

24,5 Santa Rosa

23,9 Santa Maria

23,7 Chuí

22,7 Curitiba

22,3 Canguçu

22,3 Passo Fundo

22,1 Santana do Livramento

21,9 Caxias do Sul

21,4 Curitibanos

21,3 Lages

21,3 Ponte Serrada

20,3 Inácio Martins

19,9 Urupema

19,4 Bom Jardim da Serra

19,0 São Joaquim

 

o que mais me surpreende aqui é Criciúma, batendo de frente com Blumenau

 

Fonte: Agroconnect/Epagri

 

O que mais me surpreende, é Itapiranga perdendo, e bem, para as duas.

Link to comment
Share on other sites

Agora com o horário real, hoje pela primeira vez desde o fim do horário de verão, o sol nasceu ás 6 da manhã. E a partir de hoje será assim todos os dias até 18 de setembro o sol nascer na faixa das 6 da manhã aqui em São Paulo(entre o final de junho e começo de julho o sol nascerá ás 06:50, o nascer do sol mais tardio neste período).

Link to comment
Share on other sites

 

O que mais me surpreende, é Itapiranga perdendo, e bem, para as duas.

 

Itapiranga raramente vence Blumenau em fevereiro

 

Graças à chuva de ontem tivemos fim de dia, madrugada e amanhecer frescos, mínima de 20,0C, menor do mês. O resto de mês deve ser mais fresco que que temos até então, essas médias vão baixar.

Link to comment
Share on other sites

Itapiranga tem mínimas relativamente frescas, isso interfere bastante nas médias. Certamente devemos considerar também que temos agora um verão mais forte no leste que em anos normais. Fora ainda que Itapiranga recebe ar frio com mais facilidade.

 

Vai aí uma comparação, Blumenau x Itapiranga de 2015 a 2017:

 

Novembro - Blumenau 19,5 / 27,6 - Itapiranga 17,1 / 29,9

Dezembro - Blumenau 21,3 / 30,5 - Itapiranga 19,9 / 31,4

Janeiro - Blumenau 22,2 / 32,6 - Itapiranga 20,9 / 33,4

Fevereiro - Blumenau 22,7 / 32,4 - Itapiranga 21,5 / 32,8

 

Como se pode ver bem, tem mínimas muuuito mais amenas, que naturalmente pesam mais nas médias que as máximas

Link to comment
Share on other sites

Sexta-feira de carnaval está com uma dinâmica bem diferente dos últimos 17 dias aqui em JF. Grandes nuvens de desenvolvimento vertical podem ser vistas nesta tarde, e temos chances de trovoadas. Segunda-feira inclusive pode ser um dia bastante chuvoso na zona da mata. A temperatura bateu 32 graus antes das nuvens taparem o céu.

Link to comment
Share on other sites

Itapiranga tem mínimas relativamente frescas, isso interfere bastante nas médias. Certamente devemos considerar também que temos agora um verão mais forte no leste que em anos normais. Fora ainda que Itapiranga recebe ar frio com mais facilidade.

 

Vai aí uma comparação, Blumenau x Itapiranga de 2015 a 2017:

 

Novembro - Blumenau 19,5 / 27,6 - Itapiranga 17,1 / 29,9

Dezembro - Blumenau 21,3 / 30,5 - Itapiranga 19,9 / 31,4

Janeiro - Blumenau 22,2 / 32,6 - Itapiranga 20,9 / 33,4

Fevereiro - Blumenau 22,7 / 32,4 - Itapiranga 21,5 / 32,8

 

Como se pode ver bem, tem mínimas muuuito mais amenas, que naturalmente pesam mais nas médias que as máximas

 

Itapiranga combina continentalidade e muitos morros em volta. Acho que essa morraiada interfere na insolação num mês como fevereiro, quando o sol já tá um pouco mais inclinado. Ok, em Blumenau o sol de fev tem a mesma inclinação que em Tostapiranga, só que Blumenhell tá perto de um oceano que tem seu auge de aquecimento em fev/mar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.