Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2017


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Já que os dados do CGE e do SAISP não ficam disponíveis para o público :sad: :negative: , eu fiz um levantamento rápido das chuvas deste mês de janeiro, até hoje na cidade de São Paulo, utilizando dados do CEMADEN.

 

Não peguei todas as estações.

E algumas da Zona Norte que seriam importantes para confirmar alguns dados estão fora de operação.

 

Mas, por esse levantamento preliminar, é apenas uma parte da Zona Norte (Onde está a estação do Mirante) que tem chuvas na faixa de 300 mm.

 

Zona Sul

Vila das Belezas - 186,5 mm

Jardim Ângela - 177,5 mm

Cidade Dutra - 159,0 mm

Interlagos - 150,0 mm

Jabaquara - 102,8 mm

 

Zona Oeste

Avenida Pacaembu - 170,5 mm

Vila Jaguaribe (Osasco) - 150,6 mm

Butantã - 113,1 mm

Jaguaré - 100,8 mm

 

Zona Norte

Jardim Valparaíso - 305,6 mm

Jardim Guapira - 296, 5 mm

Itapegica (Guarulhos) - 270,2 mm

Vila Maria - 251,1 mm

 

Centro

Centro - 217,0 mm

 

Zona Sudeste

Ipiranga - 176,2 mm

Vila Prudente - 75,7 mm

 

Zona Leste

Penha3 - 262,5 mm

Mooca - 208,0 mm

Itaim Paulista - 185,2 mm

Boa Esperança - 157,8 mm

Itaquera - 137,8 mm

Cangaíba - 133,9 mm

Jardim Sapopemba - 133,6 mm

Lajeado - 129,8 mm

Burgo Paulista - 123,2 mm

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 981
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mais uma tarde tórrida em Blumenau, a máxima atingiu os 37,5C na minha estação e 37,2 no Alertablu. Agora já chove na cidade.

 

Médias seguem bizarras neste mês: 27,0 ( 22,6 / 34,3 )

 

Bizarra a projeção do GFS :rofl: :rofl:

 

 

Projetas uma anomalia de quanto até o final de janeiro, Felipe?

Link to comment
Share on other sites

Que Blumenau é uma das cidades mais quentes do Brasil no verão já sabíamos, mas desde fins de dezembro praticamente não houve trégua do calor. Para se ter uma noção, olhando os dados da sua estação os últimos 27 dias, tivemos apenas DUAS MÁXIMAS ABAIXO DE 32°C. Verdadeira Blumenhell! :laugh:

 

Jaraguá do Sul não seria mais quente? Ou outra panela aí do vale?

 

Alguns bairros de Blumenau são verdadeiras panelas de pressão, mas tenho a impressão de que temos cidades mais quentes aí no vale, procede?

Link to comment
Share on other sites

Assustadora previsão do meteograma das 06Z do GFS, dá simplesmente 177mm de chuva em JF em apenas 12 horas, entre os dias 19/01 e 20/01. Alguma chance disso realmente ocorrer ?

 

 

Estou lendo sua mensagem neste instante, o modelo GFS costuma indicar valores bem altos de chuvas em certas áreas e 12 horas depois sumir com o alto valor de chuva previsto.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

o GFS 18Z retirou as chuvas para minha região a partir do final de semana e começo da próxima, com calor direto até a semana que vem.

 

Mas para o Vale do Paraíba Fluminense, arredores de Juiz de Fora e região metropolitana e a serrana do Rio de Janeiro está prevendo grandes acumulados de chuva.

 

Acompanho uma estação telemétrica da ANA, chamada de Ponte do Souza, fica na divisa do RJ/MG as margens do rio Preto,uns 15 km ao sul de Bocaina de Minas.

Acumulou 490 mm nesse janeiro até a manhã de 16

Link to comment
Share on other sites

Que Blumenau é uma das cidades mais quentes do Brasil no verão já sabíamos, mas desde fins de dezembro praticamente não houve trégua do calor. Para se ter uma noção, olhando os dados da sua estação os últimos 27 dias, tivemos apenas DUAS MÁXIMAS ABAIXO DE 32°C. Verdadeira Blumenhell! :laugh:

 

Jaraguá do Sul não seria mais quente? Ou outra panela aí do vale?

 

Alguns bairros de Blumenau são verdadeiras panelas de pressão, mas tenho a impressão de que temos cidades mais quentes aí no vale, procede?

 

Certamente Caio, sempre ouvi muito falar de Indaial ser mais quente também, assim como Jaraguá do Sul. Mas acredito que seja algo bem próximo as médias dessas cidades com Blumenau.

 

Os verdadeiros "panelões" do calor Blumenauense estão principalmente na região da Itoupava, um lugar cercado por vales, protegendo de qualquer vento, e com o ar parado, faz a temperatura subir mais rapidamente, alem de se levar ainda em consideração a urbanização. Para ter ideia, no dia 08/02/2014, ainda quando haviam as estações do CEOPS, tivemos 42,5°C justamente na Itoupava. É um negócio de louco o que acontece por lá! :laugh:

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

A Chuva parou em Palmas.

Desde as 07h da manhã até o momento choveu 148 mm na cidade. 60% da chuva esperada para janeiro.

Infelizmente parte da chuva já foi lida as 12 UTC de hoje pela convencional e parte vai ficar para amanhã o que elimina as chances de recorde histórico para o mês.

De todo modo foi uma das maiores quantidades de chuva que já observei.

 

Segue matéria do G1 também

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2017/01/palmas-registra-volume-de-agua-esperado-para-uma-semana.html

Baita acumulado! :clapping:

 

Observando a automática daí, percebi um fato curioso, a máxima de 24,8°C registrada hoje ocorreu entre as 4 e as 6 da manhã.

Não é sempre que isso acontece, hehe.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tempo bom com sol e nuvens. Chato, mas ao menos sem calorão. Variação de 23,3° a 32,1°. Nessa noite teremos queda na temperatura. Talvez chegue a 19° ou fique em 20°.

 

Quem sofrerá nos próximos dias não será o RS (graças a Deus), mas a Patagônia. Para a semana que vem o GFS/Avn projeta até 32° em 850 hpa!!! :shok: :shok: :shok: Isso dá máximas acima dos 40°!!! :shok: :shok: :shok:

 

26/01 16h: 40,2°C | 19h: 39,3°C

TLK1c4S.png

 

Observem a bizarrice sobre a província de Buenos Aires neste mapa. A capital argentina passaria fácil, fácil dos 40ºC.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. A passagem de uma fraquíssima frente fria amenizou um pouco a temperatura em Buenos Aires. Apesar disso, fez calor, com mínima de 20,4ºC e máxima de 30,5ºC. O dia foi ensolarado.

 

Agora (22h45) temos céu limpo, com 25,1ºC, URA de 76%, vento nordeste a 9 km/h e pressão em 1.010,2 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de sol, céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas na parte da noite. A temperatura varia entre 21 e 33ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 6h01 e s epõe às 20h08.

 

A partir de sexta há risco de onda de calor. O SMN prevê de sexta a domingo mínimas entre 23 e 24ºC e máximas entre 33 e 35ºC. O calor continuaria firme e forte também na semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Jaraguá do Sul não seria mais quente? Ou outra panela aí do vale?

 

Alguns bairros de Blumenau são verdadeiras panelas de pressão, mas tenho a impressão de que temos cidades mais quentes aí no vale, procede?

 

Certamente Caio, sempre ouvi muito falar de Indaial ser mais quente também, assim como Jaraguá do Sul. Mas acredito que seja algo bem próximo as médias dessas cidades com Blumenau.

 

Os verdadeiros "panelões" do calor Blumenauense estão principalmente na região da Itoupava, um lugar cercado por vales, protegendo de qualquer vento, e com o ar parado, faz a temperatura subir mais rapidamente, alem de se levar ainda em consideração a urbanização. Para ter ideia, no dia 08/02/2014, ainda quando haviam as estações do CEOPS, tivemos 42,5°C justamente na Itoupava. É um negócio de louco o que acontece por lá! :laugh:

 

Abs

 

 

ENTRE NOVEMBRO A MARÇO É ITAPIRANGA A MAIS QUENTE DO ESTADO.

Link to comment
Share on other sites

Mantido o alerta da Climatempo para o RJ e MG:

 

http://www.climatempo.com.br/noticia/2017/01/18/novo-alerta-de-muita-chuva-para-o-rj-6722

 

O que acha, Rodolfo ? :mosking:

 

Até pode justificar o alerta para RJ e MG nos próximos dias, mas antes de tudo, SP merece um alerta especial pela situação que está vivendo e vai continuar ainda nas próximas 24-72h ao menos.

 

Acho que o Euro leva essa tendência. Teremos temporais sim a partir de hoje entre MG e RJ, mas vai ficar longe do ocorrido no estado de SP ! Minha aposta é em um acumulado médio entre 50mm / 100mm na minha região entre hoje e Domingo.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, segue a chuva pelo estado de SP. Grandes acumulados devem ser registrados nesta tarde e noite adentro. O radar está tomado de chuvas. Quantos dias é preciso para confirmar a formação de ZCAS?

Para confirmação de ZCAS: 4 dias.

 

-----------

Chove em boa parte da zona sul de Sampa.

 

A estação do CGE-Capela do Socorro já acumula 54,6 mm.

A estação CGE-M'Boi Mirim: 30,0 mm

 

Aqui na zona norte, por enquanto só alguns "chuvisqueiros".

 

Hoje tivemos sol (Entre nuvens) por aqui, no final da manhã e início da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Por que não estão aparecendo as imagens do Imgur?

 

É que o link das imagens estão sem a extensão do formato.

 

Valeu, Vini!

 

Segue a mensagem agora:

 

Pau d'água homérico ontem em Joinville. Fazia tempo que não via tanta chuva forte por tanto tempo.

 

Diversas ruas alagadas, árvores caídas, granizo miúdo, trânsito caótico...

 

iwjso2P.jpg

 

SlaOe2x.jpg

 

Ao analisar as imagens de radar percebi que duas áreas de instabilidade se formaram distintamente: uma ao sul de Joinville e outra ao norte. As duas se encontraram e estacionaram em Joinville por um bom tempo, causando chuva e vento forte por mais tempo que um simples temporal de verão.

 

A sequência de imagens abaixo mostra o avanço destas duas linhas

 

7t72yrO.jpg

 

GOZpxt1.jpg

 

wYstKCH.jpg

 

As estações da defesa civil registraram em torno de 80 mm/h na estação mais próxima do epicentro do temporal. Mas seguramente na região central o acumulado foi maior.

Link to comment
Share on other sites

:good2:

Obrigado, João Tur.

 

---------------

No momento, chove fraco a moderado em praticamente toda a cidade de São Paulo.

 

A automática do Mirante bateu nos 26,0°C nos períodos de melhoria em que o sol apareceu.

Mínima de 19,6°C na convencional.

 

Aeroportos entre 20 e 21°C agora.

 

De nada, amigo.

Um passageiro meu passou um whatsapp agora, dizendo que a decolagem do voo dele atrasou pela chuva em Sampa. Estão aguardando mais uns minutos. KKKKKKKK Época de chuvas por aí, não adianta.

Só estou torcendo que eu pegue uma boa semana, de 04 a 11/02, sem chuva excessiva . Vou levar um grupo para um Cruzeiro de Santos a Salvador. Dia 05/02 nossa primeira parada é no RIO.

Abraços. :good:

Link to comment
Share on other sites

A "vantagem" dessa onda de calor na Argentina é que ela se estenderá para a Patagônia. Isso posicionará a mTa mais próxima do continente e, por consequência, aumentará a influência marítima sobre o litoral do Sul. O resultado é que o leste da região, inclusive POA, não ficará tão quente. Caso a alta se posicionasse mais adentro do Atlântico o seu giro drenaria vento norte para cá e nós torraríamos!!

 

Hoje tive variação de 20,8° a 29,6°. Calor bom. Agora 29,3° com 54%.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe qual o recorde de calor na Argentina?

 

Não me lembro se é 47,x ou 49,x°C (Ou nenhum dos 2? :mosking: ).

 

Achei essa informação no WIKIPEDIA:

"Fue de 49,1 °C, el 2 de enero de 1920, en Villa de María del Río Seco, Córdoba."

 

Inclusive, esse é o recorde histórico da América do Sul. A Argentina detém também o recorde de mínima absoluta da América do Sul, com -39,0°C em junho de 2002!

Link to comment
Share on other sites

Vai ser bonito de acompanhar essa possível onda de calor na Argentina (ainda mais que vai ficar bem longe de nós, kkkkkkkkkk).

 

Hoje tive variação da seguinte forma:

 

Máxima 31,5C / Mínima 17,0C (mínima de Janeiro por enquanto).

 

Não choveu. Faz 4 dias que não chove por aqui, mas isso vai mudar a partir de amanhã. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, gente. Incrível mesmo as previsões dos modelos. Tenho acompanhado faz alguns dias e parece que viveremos dias de calor extremo, inclusive aqui em Buenos Aires.

 

Hoje, aliás, já tivemos valores de onda de calor (que são 22°C/32,3°C por pelo menos três dias consecutivos). Amanhecemos com muitas nuvens, mas o dia foi de sol e com muita umidade. A mínima foi de 23,5ºC e a máxima de 32,5ºC, com sensação térmica que beirou os 36ºC.

 

Agora segue UM FORNO: faz 29,8ºC, com URA de 64% e sensação térmica de 33,4ºC. O vento sopra de noroeste a 3 km/h e a pressão é de 1.011,7 hpa.

 

Há baixa possibilidade de chuvas para as próximas horas, mas não vai aliviar o calor, não. Chovendo ou não, a nebulosidade vai diminuir e amanhã teremos um dia de muito sol, com mínima de 23ºC e máxima de 33ºC, segundo o SMN. O instituto aliás coloca ainda 24ºC/35ºC para sábado e domingo e 25ºC/35ºC para segunda. Amanhã o sol nasce às 6h02 e se põe às 20h07.

Link to comment
Share on other sites

Mantido o alerta da Climatempo para o RJ e MG:

 

http://www.climatempo.com.br/noticia/2017/01/18/novo-alerta-de-muita-chuva-para-o-rj-6722

 

O que acha, Rodolfo ? :mosking:

 

Até pode justificar o alerta para RJ e MG nos próximos dias, mas antes de tudo, SP merece um alerta especial pela situação que está vivendo e vai continuar ainda nas próximas 24-72h ao menos.

 

Acho que o Euro leva essa tendência. Teremos temporais sim a partir de hoje entre MG e RJ, mas vai ficar longe do ocorrido no estado de SP ! Minha aposta é em um acumulado médio entre 50mm / 100mm na minha região entre hoje e Domingo.

 

Chuva aumenta mais para o sul de MG durante o final de semana.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.