Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Renan,

 

de novo o radar do Pico do Couto fora do ar, a última imagem foi ás 18 h 06.Quando começaram a organizar áreas de chuvas aqui no Noroeste do Rio e Zona da Mata de Ubá e Muriaé.

 

Agora já voltou de novo, Nani. O radar do pico do Couto necessita de investimentos, pois tem saído do ar várias vezes.

 

Dia nublado e chuvoso por aqui, conforme previsto. E por falar em chuva....

 

- O mapa abaixo da precipitação acumulada em Novembro mostra o quanto as chuvas têm sido intensas na zona da mata e boa parte do estado do RJ. Logo percebe-se que nossa região é de longe o "pinico da chuva" neste mês, em relação ao restante do Brasil.

 

6TwwwhF.jpg

 

Em compensação o norte do Paraná fiou ''na mão'', como já andam reclamando por aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 863
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Cambará do Sul-RS acaba de ganhar um ponto no mapa das automáticas do INMET !

 

Teremos estação numa das cidades mais frias do RS :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

O município de Cambará do Sul está a 1.030 metros..., mas a estação Agrometeorológica do Inmet, com 5 leituras diárias por sinal, está a 905 mts.....Agora temos esta automática do Inmet a 1.017 mts....a terceira do estado acima dos 1000.....Creio que levando em consideração a altitude em relação a agrometeorologica....deve ser algum topo...ainda mais que estamos falando do Inmet...

 

Aproveitando deixo algumas informações sobre esta estação:

 

Maior temperatura máxima: 32,1°C em 31 de janeiro de 1978

Menor temperatura mínima: -8,8°C em 15 de junho de 1979

Maior chuva: 186,5 mm em 28 de março de 2004

Maior nevada: De 20 a 23 e de 29 e 30 de julho de 1990

Maior evaporação de solo: 11,5 mm em 20 de agosto de 2003

 

(*) Estas informações estão à disposição do público numa placa colocada na Estação Climatógica de Cambará do Sul, que fica ao lado da Brigada Militar, no centro da cidade.

 

paUMMl4.jpg

 

Antiga estação do Inmet de Cambará do Sul RS que funcionou até meados dos anos 70.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

naquela série do engenheiro Luiz Creuzol que vai de 1893 a 1930,somente duas vezes choveu acima de 300 mm no mês de novembro em Juiz de Fora.

 

348 mm em dezembro de 1924( ano de grandes chuvas na Zona da Mata, região de Belo Horizonte e Rio de Janeiro).

 

383 mm em dezembro de 1929( foi um ano de grandes chuvas na Zona da Mata e Rio de Janeiro).

 

Em Bicas choveu 474 mm em novembro de 1929( dados de chuva do livro do engenheiro Magarino Torres).

O acumulado de chuvas de novembro de 1928 a março de 1929 na cidade de Bicas passou de 2000 mm.

 

As chuvas em Juiz de Fora também estão neste livro.

 

Interessante, Nani, o que mostra que chover tanto assim como agora em 2016 é bastante raro na nossa região.

 

Por falar em chuva, já tivemos uma pancada bem leve agora há pouco. O tempo está encoberto e abafado, típico de quando vai haver formação de temporais. Não duvido nada disso no dia hoje !

 

Se não estou enganado 1929 foi uma das maiores enchentes que o estado de SP já teve inclusive a capital não sei quanto a dados, mas pelo menos em fotos é o que parece, existe até marco perto do rio Tietê sobre esta enchente.

Link to comment
Share on other sites

Cambará do Sul-RS acaba de ganhar um ponto no mapa das automáticas do INMET !

 

Teremos estação numa das cidades mais frias do RS :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Show !

 

Vamos enfrentar dias chatos pela frente sem calor sem frio sem chuva :sarcastic:

 

Com os dias chatos pela frente, sem grandes emoções, é possível que terminemos Novembro com temperatura dentro da média por aqui, ou quem sabe um pouquinho acima. Chuvas muito acima da média, quase 100% a mais.

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que essa está sendo uma primavera bem singular pra SC, não me recordo de outra primavera similar a esta.

 

Já estamos a várias semanas tendo as 4 estações dentro de uma mesma semana de forma cíclica, uma gangorra climática. Mas de forma geral não parece que estamos no final do ano já...

 

Ainda por cima a Chape está na final da Sulamericana :o

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que essa está sendo uma primavera bem singular pra SC, não me recordo de outra primavera similar a esta.

 

Já estamos a várias semanas tendo as 4 estações dentro de uma mesma semana de forma cíclica, uma gangorra climática. Mas de forma geral não parece que estamos no final do ano já...

 

Para nós aqui do Vale, tenho a impressão de estar muito seca (em umidade do ar). Os dias muito úmidos tem sido raros. Dias nublados sempre tem um sol fraco. Dias com chuviscos/neblinosos foram muito poucos.

 

Um pouco também também deve ser devido a verões, primaveras muito quentes.

 

No sul do país como um geral, chama a atenção as poucas diferenças de anomalias.

Link to comment
Share on other sites

 

Para nós aqui do Vale, tenho a impressão de estar muito seca (em umidade do ar). Os dias muito úmidos tem sido raros. Dias nublados sempre tem um sol fraco. Dias com chuviscos/neblinosos foram muito poucos.

 

 

:yahoo: :dance3:

 

aleluia!!!

 

novembro está bem como eu queria, uma boa dinâmica, como o Beto já falou. A falta de dias úmidos (nojentos) me alegra ainda mais.

 

Aliás, até hoje foram apenas 3 mínimas acima de 20C (nenhuma acima de 21) em Blumenau, o que é "muito pouco". 2014 nessa época ja tinha 11!

 

Mínimas de hoje

18,0 Progresso

18,6 Alertablu

Link to comment
Share on other sites

O município de Cambará do Sul está a 1.030 metros..., mas a estação Agrometeorológica do Inmet, com 5 leituras diárias por sinal, está a 905 mts.....Agora temos esta automática do Inmet a 1.017 mts....a terceira do estado acima dos 1000.....Creio que levando em consideração a altitude em relação a agrometeorologica....deve ser algum topo...ainda mais que estamos falando do Inmet...

 

Carlos, onde se pode ver os dados dessa estação agrometeorológica do INMET?

Link to comment
Share on other sites

Minhas impressões sobre a primavera na minha região estão sendo muito boas, principalmente quando consideramos o horror que foram as duas últimas "primaveras", de 2014 e 2015.

 

- O mês de Outubro terminou míseros décimos com temperatura acima da média aqui em JF, sendo que a primeira quinzena foi gelada e no meio do mês tivemos uma fortíssima onda de calor;

 

- O mês de Novembro já é recorde em quantidade de chuva e a temperatura está alguns décimos abaixo da média, assim como Sâo Paulo

 

- Essa primavera está sendo definitivamente comportada termicamente, com chuva bem distribuída e episódios de zona de convergência significativos. EM uma palavra, essa estação está sendo verdadeiramente típica na região, do jeito que tem que ser, e não como foi a bizarrice dos 2 últimos anos. Na maior parte dos dias não tenho precisado ligar o ventilador pra dormir, isso não é uma situação "anormal" para Juiz de Fora, e sim como tem que ser uma verdadeira primavera por aqui. O clima de Juiz de Fora tem se comportado da forma que é esperada desde Maio-16. Espero que continue assim (ou que esfrie além do normal, hehehe).

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

concordo 100% em relação a dezembro de 2016.

 

Para as nascentes aumentarem o volume d'agua, muita chuva mansa e contínua terá de cair por todo dezembro.

 

Em dezembro de 2015 choveu muito na região de Muriaé na 1ª quinzena, após, tempo seco por mais de 25 dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nota 100 para o Inmet pela instalação da automática em Cambará do Sul, uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul.

 

No boletim agroclimatológico mensal do Inmet, as médias mínimas e compensadas da estação convencional de Cambará do Sul são sempre menores do que na convencional de Bom Jesus

Link to comment
Share on other sites

Se não estou enganado 1929 foi uma das maiores enchentes que o estado de SP já teve inclusive a capital não sei quanto a dados, mas pelo menos em fotos é o que parece, existe até marco perto do rio Tietê sobre esta enchente.

A grande cheia de fevereiro de 1929 foi a maior de que se tem registro na cidade de São Paulo.

Mas atingiu grande parte do estado de SP também.

 

Aqui tem algumas fotos de enchentes em Sampa => viewtopic.php?p=445225#p445225

Link to comment
Share on other sites

Primeiros dados da estação de Cambará do Sul:

 

Estação: Cambará do Sul-A897

Código OMM:

[highlight=yellow]Registro: 19 UTC

Temp. Max.: 21.7 ºC

Temp. Min.: 19.7 ºC[/highlight]

Umidade: 58%

Pressão: 902.0 hPa

Precipitação: 0.0 mm

Vento Dir: 119 º

Vento Vel: 4.7 m/s

 

 

Aberta em: 24/11/2016

Latitude: -29.049125º

Longitude: -50.149636º

Altitude: 1,017 metros

 

 

Obs.: em junho, a estação convencional de Cambará da Sul teve as menores médias (menos a máxima) entre todas as oficiais do INMET no RS.

Média mínima: 1,8°C

Média compensada: 7,4°C

Média máxima: 14,6°C

Link to comment
Share on other sites

 

Para nós aqui do Vale, tenho a impressão de estar muito seca (em umidade do ar). Os dias muito úmidos tem sido raros. Dias nublados sempre tem um sol fraco. Dias com chuviscos/neblinosos foram muito poucos.

 

 

:yahoo: :dance3:

 

aleluia!!!

 

novembro está bem como eu queria, uma boa dinâmica, como o Beto já falou. A falta de dias úmidos (nojentos) me alegra ainda mais.

 

Aliás, até hoje foram apenas 3 mínimas acima de 20C (nenhuma acima de 21) em Blumenau, o que é "muito pouco". 2014 nessa época ja tinha 11!

 

Mínimas de hoje

18,0 Progresso

18,6 Alertablu

 

Tá aí um fator que pode ser importante na sensação: a quantidade de noites quentes. Mesmo Setembro e Outubro estando próximos da média, é provável que eu nunca tenha o ligado o ar-condicionado tão pouco.

 

Nada é mais terrível que um noite igual ou acima de 19°C!

Link to comment
Share on other sites

O município de Cambará do Sul está a 1.030 metros..., mas a estação Agrometeorológica do Inmet, com 5 leituras diárias por sinal, está a 905 mts.....Agora temos esta automática do Inmet a 1.017 mts....a terceira do estado acima dos 1000.....Creio que levando em consideração a altitude em relação a agrometeorologica....deve ser algum topo...ainda mais que estamos falando do Inmet...

 

Carlos, onde se pode ver os dados dessa estação agrometeorológica do INMET?

 

Somente no disme/rs

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 17,7° C a 29,2° C.

 

Com a chegada do fim da tarde, o fresco vento sudeste ganhou força por aqui e tivemos uma noite muito agradável.

 

17,7° C de mínima hoje, a mesmíssima marca de ontem.

 

26,4° C já às 10 horas da manhã. E a escalada da temperatura está sendo rápida.

 

Bom dia.

Link to comment
Share on other sites

Brasil Acima de Quarenta (BAQ) - 25/11/2016

 

41,9°C em Oeiras, PI

41,8°C em Esperantina, PI

41,3°C em Picos, PI

40,9°C em Valença do Piauí, PI

40,7°C em Floriano, PI

40,6°C em Piripiri, PI

40,4°C em São João do Piauí, PI

40,2°C em Teresina, PI

40,1°C em Bacabal, MA

40,1°C em Castelo do Piauí, PI

40,0°C em Gilbués, PI

 

---------------------------------------

 

Tive variação de 27,0°C a 38,9°C hoje, foi a maior máxima do ano.

 

Mínima de 27 graus ??? Complicado, heim. Aqui deu 30,2C a máxima.

Para "aliviar" um pouco, caiu mais uns décimos ainda de noite, chegando a 26,4°C.

E hoje, tive a segunda maior máxima do ano, 38,8°C.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Brasil Acima de Quarenta (BAQ) - 25/11/2016

 

41,9°C em Oeiras, PI

41,8°C em Esperantina, PI

41,3°C em Picos, PI

40,9°C em Valença do Piauí, PI

40,7°C em Floriano, PI

40,6°C em Piripiri, PI

40,2°C em Teresina, PI

40,1°C em Bacabal, MA

40,1°C em Castelo do Piauí, PI

40,0°C em Gilbués, PI

 

 

 

uau, que belas máximas as de hoje no Piauí.

Link to comment
Share on other sites

Brasil Acima de Quarenta (BAQ)[...]

 

Achei bacana o ''BAQ''! :good2:

 

Por aqui, depois de uma tarde ''abafada'', predominantemente nublada e com u.r.a. elevada, a temperatura levou um sensível ''baque'''. :mosking:

 

Caiu de 26,1º C às 18 h para 23,3º C às 19 horas.

 

É o vento sudeste chegando com tudo nesse fim de tarde.

Link to comment
Share on other sites

Vi o "Jornal Hoje" destacando a máxima de 40° para Teresina. Socorro...

 

Já aqui nenhuma grande emoção: manhãs frias/frescas e tardes agradáveis/quentes. Meus últimos dias:

 

21 - 16,9°/28,1°

22 - 15,3°/24,6°

23 - 13,9°/27,8°

24 - 14,7°/29,5°

 

Hoje variação de 17,8° a 31,4°. Foi uma tarde mais abafada, já que ontem bati 36% e hoje não baixei dos 46%.

 

Chama a atenção a total ausência de noites quentes aqui. Até agora tive só UMA mínima na casa dos 20° depois do inverno: 20,0° cravados dia 16/11 (peguei esse valor bem depois da meia-noite; deve ter ficado em 21,X°). Que continue assim.

 

Agora 24,9° com 67%

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.