Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016


Recommended Posts

Agora relatando o tempo nesta quinta mais detalhadamente: tivemos tempo aberto de madrugada, mas que se instabilizou, trazendo pancadas de chuva antes mesmo do amanhecer, sob uma temperatura de 6,9ºC. Depois tivemos chuviscos durante todo o dia e muito frio. Ao meio dia ainda fazia 8,8ºC e a máxima foi de 11,4ºC, a menor do ano e igualando o menor valor de máxima de 2015. A média simples do dia foi de 9,2ºC e, juntamente com o dia 27 de abril (quando a temperatura variou de 4,6ºC a 13,8ºC), tivemos o dia mais frio do ano. Aliás, outro dado que me dei conta agora é que maio de 2016 foi mais frio que qualquer mês de 2015. Tivemos média simples de 12,6ºC, sendo que ano passado o mês mais frio foi julho, com 12,7ºC. Em 2014 junho e julho tiveram 12,4ºC.

 

Depois do dia chuvoso, o tempo abriu de novo por aqui, com céu limpo e 8,9ºC agora. Amanhã devemos ter poucas nuvens, com possibilidade de névoa pela manhã. A temperatura varia entre 7 e 14ºC e o sol nasce às 7h53 e se põe às 17h50.

 

A mínima de abril aí em Buenos Aires ainda não foi batida?

 

Não. 4,5ºC dia 28 de abril, depois 4,6ºC no dia 27 de abril e 23 de maio. Tem tido muito frio úmido.

 

Pelo jeito o quadro aí deve estar parecido com o que estamos tendo aqui em Curitiba, bastante frio úmido tbm depois da onda de abril.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal há algum defeito no abrigo da convencional de Londrina?

A a maxima hoje foi muito alta sendo que teve muitas nunvens o dia todo, pela convencional maxima de 24,6 e pelo simepar 22,8 já em Maringa onde a convencional fica em area até mais urbanizada que em Londrina foi de 19,6c e pelo simepar foi de 19,5c uma diferenca bem mais convincente

Link to comment
Share on other sites

Publiquei no meu face:

Falando sério, um alerta às autoridades, antecipem campanha do agasalho,e façam rondas, recolham moradores de rua, preparem sopas, enfim e não só autoridades, nós também façamos nossa parte, pensemos nos irmãos que mais precisam.Sabe as geadas antigas em que ocorria congelamento, de açudes, de canos d'água, com muitos graus abaixo de zero???É o que está vindo por aí.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião não tem muito a ver com 2013, aliás 2013 teve uma exceção...

Tá mais pra 1994...2000...ou mesmo 1999...

 

Se por um milagre as projeções seguisse o 18Z do GFS ao pé da letra... Teria potencial pra igualar ou ser até mais forte do que 1994 e 2000

 

Mas eu acho que não vai ter tanta força assim, vamos espera as próximas rodadas... se tiver o bicho vai pegar

Link to comment
Share on other sites

Eita, GFS 18Z coloca mínima de 1,1°C e máxima de 9,8°C em São Paulo no dia 13.

 

A minima poderia ser até menos que 1,1°C, pois prevê, céu limpo e essa temperatura ás 6z, que equivale ás 3hs da madruga, e na condição proposta pelo GFS, a temperatura cairia mais até umas 7 hs da manhã, provavelmente negativa, pela rodada 18z.

 

Se confirmar, com advecção, CHEGA a esse valor no Mirante.

Link to comment
Share on other sites

Eita, GFS 18Z coloca mínima de 1,1°C e máxima de 9,8°C em São Paulo no dia 13.

 

A minima poderia ser até menos que 1,1°C, pois prevê, céu limpo e essa temperatura ás 6z, que equivale ás 3hs da madruga, e na condição proposta pelo GFS, a temperatura cairia mais até umas 7 hs da manhã, provavelmente negativa, pela rodada 18z.

De fato. Achei que nunca mais teríamos um repeteco de 94 em SP. Se se confirmar, é pra glorificar de pé, Igreja.

 

Nunca mais é muito forte pra atmosfera. A questão é de tempo pra voltar a acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Vejam como é a dinâmica da atmosfera, ontem antes da meia-noite a mínima da noite com 2.9º na baixada do Bairro Farroupilha, então a temperatura começa a variar devido ao vento que iniciou e subiu para 6º...limpou e baixou de novo para 3.6º na madrugada e voltou a subir para 7.5º agora...detalhe agora tem sensação térmica de frio por causa do vento...estações Inmet fora do ar, entretanto por estimativa digo que está na faixa de 6,5º a 7º nos topos com este vento, sensação de muito frio.Esfria bastante no final de semana e gelaaa a partir do dia 09. :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Hoje a idolatrada baixada Farroupilha tomou um laço das estações em baixada de SC. O troco veio a cavalo PHP, hehehe.

 

Brincadeira, a dinâmica mudou e o RS sofreu com vento. Tem mais ar frio entrando e Farroupilha deve voltar a brilhar no final de semana e, especialmente, na próxima, quando poderá bater seu recorde desde a instalação.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a o volatilidade do GFS. É um dos mais confiáveis, mas ao mesmo tempo é o mais despirocado de todos.

 

Sumiu com 70% da MP do dia 10. Mas não vamos nos preocupar, ainda terá uma penca de rodadas, umas vão devolver, outra vão tirar, o certo mesmo é esperar até ali perto do dia 06/07 pra ter uma certeza maior.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se continuar essa chuva assim BH arriscaria ter o mes de junho mais chuvoso da historia.

 

Os modelos ja aumentaram a chuva pra semana que vem.

 

Alguns arriscam chuva todo dia durante a semana que vem, aquela onda de calor que ta rolando mais ao norte nunca chegaria aki.Pra se ter uma ideia, Montes Claros esta tendo temperaturas medias de 32c e vai continuar assim durante toda semana que vem.Forte constraste termico.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olhando , agora há pouco, o monitoramento de julho 2013, até o dia 11/07 era uma choradeira geral. E veio aquela maravilha no fim do mês.

Igual, modelos tiravam colocavam frio. Muito interessante reviver o passado e colocá-lo nesta análise chorosa e alegre dos bazianos nos modelos atuais de projeção para dia 12

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a o volatilidade do GFS. É um dos mais confiáveis, mas ao mesmo tempo é o mais despirocado de todos.

 

Sumiu com 70% da MP do dia 10. Mas não vamos nos preocupar, ainda terá uma penca de rodadas, umas vão devolver, outra vão tirar, o certo mesmo é esperar até ali perto do dia 06/07 pra ter uma certeza maior.

 

Na verdade, é o primeiro a ditar a tendência.

Link to comment
Share on other sites

Céu totalmente nublado e umidade elevada em Jundiaí, 16,6° C às 9 horas. :heart:

 

Peguei uma bela chuvarada ontem à noite no eixo Campinas-Jundiaí, acompanhada de ventos beeeemmmm frescos!

 

A rodada das 6 Z tirou praticamente toda a chuva de hoje, mas parece que o tempo não vai abrir e teremos uma máxima amena, ao redor de 21º C ou menos.

 

Muito satisfeito pelas perspectivas e por participar das belas análises do fórum.

 

Meu único ''temor'': vai sobrar ''gelo'' para julho? :russian:

 

Eu tenho medo de anos com maios e junhos excepcionais. Tudo bem, estou curtindo o momento, mas e depois? O inverno não acaba em junho. :russian:

 

Ontem fomos de 15,8° C a 23,4° C. Total acumulado: 18 mm.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu havia dito que acharia que o frio ficaria mais bloqueado no RS, áreas da Serra Catarinense, e Oeste de SC e Sudoeste do PR. E sigo acredito em mais ou menos isso.

 

Hoje amanhecemos com 11°C nas estações baixas, tempo nublado e o nevoeiro mais forte do ano. Visibilidade ficou bem baixa. Agora o sol aparece bem entre as nuvens e faz 13°C.

Link to comment
Share on other sites

CFS projeta anomalias no Cone-Sul características a grandes eventos de ar frio, amplos e continentais. E o destaque vai para o período muito prolongado das expressivas anomalias, o que é extremamente incomum.

 

Anomalias

 

03 a 08/06

 

IwwbfkT.png

 

5 a 10/06

 

P5IKbYo.png

 

8 a 13/06

 

m0cVmBN.png

 

10 a 15/06

 

y9vS9w9.png

 

13 a 18/06

 

3IiKV3Y.png

Link to comment
Share on other sites

Henrique BH,

ontem de manhã o radar de Três Marias mostrava áreas de chuvas em cidades a oeste de Belo Horizonte, ficou a tarde e a noite também com áreas de chuvas nesse setor sul do radar de Três Marias.

 

 

Aqui no Noroeste do Rio tivemos trovoadas na madrugada de ontem e hoje voltou a ocorre chuva fraca com trovões ás 1 h 30 da madrugada.

Tomara que esse padrão de chuvas continue no Sudeste até dia 12.

Link to comment
Share on other sites

 

Meu único ''temor'': vai sobrar ''gelo'' para julho? :russian:

 

Eu tenho medo de anos com maios e junhos excepcionais. Tudo bem, estou curtindo o momento, mas e depois? O inverno não acaba em junho. :russian:

 

Ontem fomos de 15,8° C a 23,4° C. Total acumulado: 18 mm.

 

Faz sentido. Por ora, julho tá pintando uma bela porcaria.... http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/mchen/CFSv2FCST/monthly/images/CFSv2.T2m.20160603.201607.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.