Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Modelos estão projetando interessantes volumes de chuvas sobre o Estado de S. Paulo nos próximos dias.

 

A chuva acontecerá principalmente por conta da chegada de uma frente fria durante o final de semana, e mais a formação de um provável canal de umidade a partir do início da semana que vem, durante o feriado de carnaval. Infelizmente, a chuva deve ficar mais restrita a SP somente a princípio.

 

MXploeW.png

 

A formação do canal de umidade, poderá dá origem a um novo sistema subtropical no início da semana que vem também! Seria o terceiro, somente este ano!

 

Acompanhando...

 

s3Lf338.png

Link to comment
Share on other sites

Céu preto em direção ao extremo da zona leste de Sampa (São Miguel Pta, Itaquera).

É possível ouvir alguns trovões aqui. Que venha uma chuva pra refrescar, mas por favor sem ser aquele temporal feroz de verão rs

Chove em São Mateus e áreas vizinhas da zona leste de Sampa e do ABCD.

 

A estação do CGE em São Mateus já acumula 24,2 mm.

 

Dá pra ver as nuvens escuras e os raios daqui da zona norte.

Link to comment
Share on other sites

Céu preto em direção ao extremo da zona leste de Sampa (São Miguel Pta, Itaquera).

É possível ouvir alguns trovões aqui. Que venha uma chuva pra refrescar, mas por favor sem ser aquele temporal feroz de verão rs

Chove em São Mateus e áreas vizinhas da zona leste de Sampa e do ABCD.

 

A estação do CGE em São Mateus já acumula 24,2 mm.

 

Dá pra ver as nuvens escuras e os raios daqui da zona norte.

 

Aqui em São Mateus realmente muita chuva... E já dá para notar um sensível refresco!!

 

Até as 20h30, já acumulava 36,4mm a estação. Porém choveu mais em outras áreas do distrito de São Mateus.

 

A estação do Cemaden do Jd. Rodolfo Pirani, na altura do Céu São Rafael registrava até agora pouco 58mm acumulados!!

 

===================================================================================================

 

Pelas imagens do Radar, a chuva agora parece se deslocar por outras áreas da ZL, especialmente sobre a Penha e a Vila Matilde, aonde a chuva é forte. Guarulhos também pode ser afetada pela chuva na próxima hora.

 

Enquanto em São Mateus faz 20C agora, na estação da Sé faz 27C.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, que modelo é este?

 

O GFS estende a chuva pra MG e RJ...

 

Próprio GFS 12z, só que para 7 dias.

 

Ah, entendi. É que quando estendemos para 10 dias, aí o modelo já indica boas chuvas pra cá semana que vem e também

entre 19 e 27 de Fevereiro. Tem tudo para o mês terminar com chuvas ao menos na média aqui.

 

Lembrando que estamos com 96,8mm e a média de Fevereiro é 185,1mm...a última vez que tivemos um Fevereiro chuvoso

foi em 2009.

Link to comment
Share on other sites

Alguns Volumes de Chuva até as 21h30 na ZL de São Paulo:

 

Jd. Rodolfo Pirani (São Mateus) - Cemaden: 63mm

 

Pq Boa Esperança (São Mateus) - Cemaden: 62mm

 

Estação São Mateus - CGE: 50,4mm

 

Estação Vl Formosa - CGE: 36,2mm

 

Devido a passagem de uma FF tivemos uma violenta trovoada hoje causando vários alagamentos.

 

Tivemos columes de chuva desde 62mm na região sul da cidade até 0mm na região norte!

Link to comment
Share on other sites

A chuva em POA nunca é mto intensa, mas as lágrimas do Marcos sempre vêm em complemento! hehe...

Vem chorar aqui no Cantareira!

Hahaha! Mas foi só eu colocar essa mensagem que um pouco depois o céu ficou cinza-escura e choveu forte. No total acumulei 16,2 mm, sendo 13,4 mm durante essa chuva.

 

Hoje tive variação de 22,8° a 27,7°. Só tive essa máxima porque o sol resolveu aparecer um pouco depois das 16 h. Agora faz 24,8° com 83%. Será mais uma noite abafada.

 

Abraços lacrimoniosos!

Link to comment
Share on other sites

Alguns Volumes de Chuva até as 21h30 na ZL de São Paulo:

 

Jd. Rodolfo Pirani (São Mateus) - Cemaden: 63mm

Pq Boa Esperança (São Mateus) - Cemaden: 62mm

Estação São Mateus - CGE: 50,4mm

Estação Vl Formosa - CGE: 36,2mm

Devido a passagem de uma FF tivemos uma violenta trovoada hoje causando vários alagamentos.

Tivemos columes de chuva desde 62mm na região sul da cidade até 0mm na região norte!

Mas aqui em Sampa também.

 

Enquanto houve esses bons volumes nas zonas leste e sudeste, no resto da cidade não choveu nada.

Aqui em casa, na zona norte, não caiu um pingo.

Link to comment
Share on other sites

Após dez dias de trégua com calor mais tranquilo(máximas entre 29 e 34°C e mínimas entre 22 e 25°C), o calor intenso voltou com tudo ontem aqui na cidade do Rio. Aqui na zona norte da cidade, próximo ao Méier, a máxima ontem ficou em 37,5°C e a mínima em 26,5°C, sem chuvas mas com alguns CBs no fim da tarde e começo da noite. Hoje, ainda mais calor e menos nuvens, com máxima de 38,5°C e mínima de 28°C! No momento ainda tenho por aqui 32°C e céu praticamente limpo. O calor deve ficar ainda maior entre amanhã e sábado, com máximas na casa dos 40°C, podendo chegar até na casa dos 41°C na sexta e sábado. Na tarde de domingo e durante a semana que vem, ao que tudo indica, o calor começa a diminuir e as chuvas retornam, só ainda não muito claro se em forma de pancadas isoladas ou em chuvas generalizadas e mais duradouras.

Link to comment
Share on other sites

Como eu disse mais cedo, hoje não choveu na cidade do Rio. O dia foi lindo com céu muito azul e calor intenso. Os próximos dias serão iguais, até mais quentes do que hoje, mas não creio em valores acima de 40º. Sobre as chuvas previstas, também não creio que cairão, no máximo deve ter algo muito isolado. O jeito é curtir as lindas paisagens que ficam ainda melhores em dia como estes aqui na cidade maravilhosa!

Link to comment
Share on other sites

Segunda tarde seguida com chuva forte aqui em Mogi das Cruzes, trazendo transtornos ao trânsito.

 

Fotos do distrito de Jundiapeba, na divisa com Suzano:

 

IMG-20150211-WA0010.jpg

 

IMG-20150211-WA0012.jpg

 

Pois é... e voltei pra Itapevi hoje cedo. Não testemunhei essa chuva.

Na parte da tarde tive que passar no centro de SP. Tanto lá quanto aqui não caiu uma gota. Valeu pelas fotos. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto tava dando o temporal tudo ficou alaranjado hahaha, o ar e o céu.

 

Que espetáculo!

 

===========================

 

Por aqui mal chegou a chover durante a noite. A área de chuva forte ficou mais restrita mais para a leste daqui da Sampa.

Não tivemos a brisa marítima e acredito que deva ter a ver com a presença da frente fria no sul do Brasil (trazendo um pouco de pré frontal aqui).

Abafados 25 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Bela imagem Gabriel!

Cumulonimbus Calvus..

5f797920d7873cda429125247d34bbf6.jpg

 

… mas prefiro esta he he:

QcEkRRz.jpg

Cumulonimbus Incus, a rainha dos céus!

Linda foto, Igor!

A dinâmica do oeste paranaense contribui mto nessas formações fantásticas de final de tarde/início da noite.

O relevo plano tbm ajuda.

Aki no leste normalmente ocorrem mtas formações secundárias q atrapalham na visualização do núcleo principal.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Governo federal desiste de prolongar a vigência do horário de verão

 

Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, explicou que o prorrogamento elevaria o consumo de energia em algumas localidades do país, que ficariam da parte da manhã no escuro

 

Agência Brasilredação@brasileconomico.com.br

 

O governo federal decidiu não prorrogar a vigência do horário de verão neste ano, como havia sido cogitado na semana passada. Após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse hoje (11) que o governo avaliou que não vale a pena estender o horário diferenciado, que está em vigência para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Braga explicou que, com mais um mês de horário de verão, algumas localidades do país ficariam com um período da manhã mais escuro, acarretando mais consumo de energia. Ele disse também que a economia no final da tarde não seria tão expressiva, já que o pico de consumo tem se deslocado do final da tarde para o início da tarde.

“Do ponto de vista da energia, parte do Brasil ficaria pela parte da manhã no escuro, e nós teríamos, portanto, mais consumo de energia de manhã. Em que pese, na parte da tarde, podermos ter um ganho de energia que seria mais importante se a ponta de carga estivesse se confirmando, coisa que, graças a uma série de medidas, conseguimos atenuar e também porque estamos passando o período de fevereiro e o mês do verão”, explicou o ministro.

O horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no dia 22 deste mês. O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.

Link to comment
Share on other sites

Ontem mais uma vez o calor e a disponibilidade de umidade geraram formações de trovoadas no período da tarde, no entanto as chuvas atingiram pequenas áreas do planalto, concentrando-se à leste, na serra do mar principalmente:

10991431_331690753695234_6907888315705327859_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=d1b2c1468b2602c2067ca3050684577c&oe=5591293D&__gda__=1432634081_542ff15d1184d261d2f979b5dbd2b0af

 

Formação à oeste de Curitiba às 17:30:

10959619_331611670369809_216830944526910073_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=7e34e48fb535c1a57388895d703cbe31&oe=55639C29&__gda__=1431468008_7a91311d1520a6abfdc832205c21349f

 

Céu com mtas nuvens altas no final da tarde, mas pouca chuva:

10842114_331612120369764_5629793406049145695_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Vista para leste, em Piraquara ao pôr do sol.

Nuvens carregadas e fortes trovoadas, mas em cs o acumulado foi de apenas 1 mm.

10830101_331613543702955_3317942212262700352_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Manhã de hj, com mínimas em torno dos 20°C, o q é raro por aki mesmo em fevereiro.

Na imagem dá pra ver uma Cb no horizonte, à leste da serra, produzindo chuvas em algum setor de Guaratuba, o q tbm não é mto comum nesse horário.

10955554_331693567028286_5045826450689881477_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Chuva forte na noite de ontem em Praia de Leste.

Acumulado de 31 mm, mas de um modo geral as chuvas foram restritas a alguns setores.

(gráfico do Simepar) :

1560502_331688523695457_3659869556088347957_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=386c3566f96d2a6b5eaf944001b335e7&oe=558D3736&__gda__=1431204424_33a75f2c78c05bddd591388387a4dc2c

 

Calor no começo desta manhã tbm na Serra Catarinense.

São Joaquim, por volta do nascer do sol. Raridade por lá:

10363547_331684803695829_3234024262481892549_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=ae06601078d084ea6ded7cb0a0b53ffc&oe=555E31BA&__gda__=1435515238_3ffe3f144e6b0bf07741401dc1f631ca

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA6&wuSelect=PWS

 

Herciliópolis/Água Doce:

10959514_331685263695783_4886673476939796067_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=d9647b06c60fa78344e71def2354ad0e&oe=555B415E&__gda__=1435325655_3eb73d67fec5aed8ff4be85ca7432dd6

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA18&wuSelect=PWS

 

Link to comment
Share on other sites

Dia começando quente no estado do Rio de Janeiro

 

eiwd2r.jpg

 

Temos nesse momento:

 

Jacarepaguá (Rio): 35° / 49%

Afonsos (Rio): 33° / 49%

Santos Dumont (Rio): 32°/ 62%

Macaé (Norte Fluminense): 33° / 59%

Cabo Frio (Região dos Lagos): 31° / 89%

Campos do Goytacazes (Norte Fluminense) : 31° / 62%

Link to comment
Share on other sites

Carlos, não esqueçe da estação da Antártida! Lá não mora ninguem e estão monitorando!

 

Não coloquei pois ali uma área de pesquisa internacional....Mas não entedi o porque de termos duas automáticas no Uruguai.....Temos Livramento RS, Bom Jesus RS,Cambará do Sul RS Caxias do Sul RS, Urubici SC, Chapecó SC, Guarapuava PR, Santos SP, Campinas SP, São Bernardo do Campo SP.....sem falar que poderíamos ter automáticas do Inmet no Monte Negro RS, Pico do Parana PR e Pq do Itatiaia RJ e até no Pico da Bandeira.....

 

A questão, Carlão, é que para se colocar uma estação na antártida, o investimento é muito pesado, creio que que pode chegar a casa das centenas de milhares...imagina quanta estação automática daria pra instalar no Brasil com essa grana? A verdade é que o Inmet acaba investindo demais nos quintais alheios e se esquece do próprio quintal.

 

Tem bastante espertão conseguindo convencer o governo a investir em projetos que pouco ou nada contribuem para a ciencia em território brasileiro. Tá faltando os espertões conseguirem que o governo financie projetos internos com o mesmo interesse que projetos externos.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia belíssimo na cidade maravilhosa. Céu sem nuvens e temperaturas elevadas. A mínima da cidade foi na Vila Militar com 24,0º, o Alto da Boa Vista teve 24,2º. Hoje não temos nenhuma chance de chuva!

 

Eu já tenho uma ideia diferente de você Eduardo, pois eu digo que aqui em Juiz de Fora temos mais um dia horrível, pois está com céu praticamente sem nuvens, 28 graus e quase nula a chance de chuva hoje. Para mim, dia belíssimo é dia de ZCAS, hehehehe.

 

Abraços contraditórios

Link to comment
Share on other sites

Eu já tenho uma ideia diferente de você Eduardo, pois eu digo que aqui em Juiz de Fora temos mais um dia horrível, pois está com céu praticamente sem nuvens, 28 graus e quase nula a chance de chuva hoje. Para mim, dia belíssimo é dia de ZCAS, hehehehe.

 

Abraços contraditórios

 

Pra mim também é um dia horrível. Céu azul de arder os olhos. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Eu já tenho uma ideia diferente de você Eduardo, pois eu digo que aqui em Juiz de Fora temos mais um dia horrível, pois está com céu praticamente sem nuvens, 28 graus e quase nula a chance de chuva hoje. Para mim, dia belíssimo é dia de ZCAS, hehehehe.

 

Abraços contraditórios

 

Pra mim também é um dia horrível. Céu azul de arder os olhos. :negative:

Eu gosto de dias ensolarados, me sinto muito bem. Mas não adianta confrontar o clima ou reclamar quando ele está chuvoso. O clima se apresenta da forma que deve, só nos resta tirar o melhor disso. E o Rio é uma cidade que fica ainda mais linda com sol!

Link to comment
Share on other sites

12:00 - Ventos do quadrante norte atuam na cidade do Rio de Janeiro em sua totalidade os aeroportos da cidade indicam:

 

Jacarepaguá: 38° / 39% / ST: 43°

Afonsos: 37° / 32% / ST: 38°

Santos Dumont: 36° / 47% / ST: 42°

Santa Cruz: 35° / 44% / ST: 39°

Galeão: 34° / 44% / ST: 37°

 

ST ja é de 49° no bairro de Guaratiba (37,3° e 55%)

 

Céu azul outonal!

Link to comment
Share on other sites

Eu já tenho uma ideia diferente de você Eduardo, pois eu digo que aqui em Juiz de Fora temos mais um dia horrível, pois está com céu praticamente sem nuvens, 28 graus e quase nula a chance de chuva hoje. Para mim, dia belíssimo é dia de ZCAS, hehehehe.

 

Abraços contraditórios

 

Pra mim também é um dia horrível. Céu azul de arder os olhos. :negative:

Eu gosto de dias ensolarados, me sinto muito bem. Mas não adianta confrontar o clima ou reclamar quando ele está chuvoso. O clima se apresenta da forma que deve, só nos resta tirar o melhor disso. E o Rio é uma cidade que fica ainda mais linda com sol!

Concordo com vc.

O RJ fica belo com sol. Dias chuvosos não combinam.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com vc.

O RJ fica belo com sol. Dias chuvosos não combinam.

 

Qualquer cidade fica horrorosa em dias cinzentos. Londres, por exemplo, é uma cidade extremamente feia. Só as inglesas que são bonitas. :mosking:

De qualquer forma, eu troco a beleza de um dia ensolarado pelo conforto térmico.

Londres é feia pq de um modo geral se situa numa região desinteressante, com paisagem monótona, sem grandes formações montanhosas ou sei lá o q mais.

As nuvens por lá são basicamente stratocumulus durante as tardes.

O céu é desbotado devido ao clima modificado pela Corrente do Golfo..

Então o melhor pra eles são os dias cinzentos e chuvosos pq esconde o q NÃO EXISTE de belo ou interessante.

 

As mulheres são belas?

Talvez… humm… a Margareth Tatcher…

Já os homens…

O príncipe Charles…

 

Zie tem mta cidade q fica encantadora com tempo cinzento.

Pense bem e me dará razão.

Mas geralmente as de clima temperado.

Cidade tropical nublada não é bonita.

 

Gabriel, na orla do RJ não sopra sempre akele vento fresco do mar?

Eu imagino sombras de cokeiros, sol e vento fresco soprando o dia todo.

Não é assim?

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.