Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Gabriel, na orla do RJ não sopra sempre akele vento fresco do mar?

Eu imagino sombras de cokeiros, sol e vento fresco soprando o dia todo.

Não é assim?

:laugh:

 

Coqueiros ao vento, mulher gostosa, agua de coco e samba, é bem isso mesmo... :laugh: :laugh:. Só pra constar, Guaratiba tem agora 40° com 51%, ST de 56°, agora apareceu um compromisso lá em Botafogo, querem me botar fogo mesmo :dash2:.

 

E respondendo a sua pergunta, a orla costuma ser mais fresca que aqui, entretanto nos dias de vento do norte do inferno há uma combinação deste com a umidade oceânica, coitado do cristo...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Concordo com vc.

O RJ fica belo com sol. Dias chuvosos não combinam.

 

Qualquer cidade fica horrorosa em dias cinzentos. Londres, por exemplo, é uma cidade extremamente feia. Só as inglesas que são bonitas. :mosking:

De qualquer forma, eu troco a beleza de um dia ensolarado pelo conforto térmico.

 

Pra você ver como as pessoas podem ser diferentes...

Acho dias cinzentos muito mais bonitos...

Link to comment
Share on other sites

Concordo com vc.

O RJ fica belo com sol. Dias chuvosos não combinam.

 

Qualquer cidade fica horrorosa em dias cinzentos. Londres, por exemplo, é uma cidade extremamente feia. Só as inglesas que são bonitas. :mosking:

De qualquer forma, eu troco a beleza de um dia ensolarado pelo conforto térmico.

 

Pra você ver como as pessoas podem ser diferentes...

Acho dias cinzentos muito mais bonitos...

 

Então, eu não disse que dias cinzentos são feios. Eu disse que qualquer cidade fica mais feia em dias cinzentos.

Eu sou amante dos dias nublados/chuvosos.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, dependendo do sistema que atua temos mais ou menos ventos. A ASAS tira todo vento da nossa costa. Veja um exemplo, a estação de Guaratiba fica quase dentro do mar e tem 38º quase sem vento. Já quando temos situação normal os ventos são constantes e realmente é mais fresco.

Então a ASAS gera calmaria na orla?

Essa eu não sabia!

Eu pensava q era justamente a circulação dos ventos da Alta q destruía as formações convectivas à oeste!

Sempre aprendendo!

 

Sobre os ingleses bonitos.. Humm.. Estou surpreso! Sempre aprendendo!

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Bairro de Guaratiba na zona oeste do Rio acaba de bater 54° de sensação térmica (39,0° com 53%) , aqui em casa, na parte mais continental da cidade tenho 38,0° com 45% o que resulta numa sensação térmica bem mais tranquila, 46°.

 

Na onda de calor do ano passado aqui chegou a 51ºC a sensação térmica também.

 

Não precisa nem de fogo já dá pra fazer uma costela de calor do chão.

Link to comment
Share on other sites

Dias frios: tanto faz se forem ensolarados ou escuros e chuvosos..

Então cidades frias ficam bem com qker tempo.

 

Talvez eu seja traumatizado com o sol justamente por raramente acontecer (pelo menos em SP) de estar sol e frio, quando o sol aparece já sei que vai esquentar e ficarei infeliz :laugh: :laugh:

Fora o fato de que eu me queimar com muita facilidade no sol...

Link to comment
Share on other sites

Zie tem mta cidade q fica encantadora com tempo cinzento.

Pense bem e me dará razão.

Mas geralmente as de clima temperado.

Cidade tropical nublada não é bonita.

 

Não sei, não, hein! A luz solar realça as cores. Não há lugar que não fique mais bonito num dia ensolarado.

 

Olha até pode ter lugar que nublado fica melhor do que ensolarado, mas é exceção, a regra realmente é que o Sol deixa mais bonito.

 

Mas tem vários casos em que nublado ou escuro fica tão bonito quanto ensolarado.

 

Aprecio tanto ambientes tropicais quanto góticos.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a mínima foi de 20,1º C. Já não gostei.

Aqui em Sampa, a noite também foi quente. :heat:

 

Mínimas de hoje (Por enquanto),

Mirante: 23,1°C

IAG: 21,3°C

 

Entre as estações do CGE, apenas uma mínima sub-20: 19,6°C em São Mateus.

 

Vamos de sol, calor, ventos de ONO a NNO e aumento na quantidade de cumulus.

 

Campo de Marte e Cumbica 31°C.

Congonhas: 32°C

Link to comment
Share on other sites

Dias frios: tanto faz se forem ensolarados ou escuros e chuvosos..

Então cidades frias ficam bem com qker tempo.

 

Talvez eu seja traumatizado com o sol justamente por raramente acontecer (pelo menos em SP) de estar sol e frio, quando o sol aparece já sei que vai esquentar e ficarei infeliz :laugh: :laugh:

Fora o fato de que eu me queimar com muita facilidade no sol...

Frost eu não diria q vc nasceu no lugar errado, mas sim na época errada.

Sampa já foi a terra da garoa, então isso ker dizer q os dias por aí já foram bem mais nublados q atualmente.

Hj o antigo clima da capital paulista existe bem mais a leste, na região de SBCampo, onde o Carlos mora.

Não é raro as máximas ficarem abaixo das curitibanas em alguns dias do verão.

 

 

Uma cidade q vc se daria bem? (fora SBC) :São Francisco de Paula!

Outra? : Bom Jardim da Serra

Outra: Piraquara kkk

 

Abraços cinzentos rs

Link to comment
Share on other sites

Renan o radar de são roque ta zuado ? Ta mostrando bastante de chuva por ai ....

 

Aqui sol e poucas nuvens 26°C

 

Totalmente zoado, William. Aliás isso é uma vergonha, incrível como os radares da aeronáutica vivem dando problemas, é só você acompanhar o Redemet pra ver como é grande o número de vezes que eles ficam zoados ou fora do ar.

 

No momento, o radar do Couto mostra apenas uma única célula de tempestade em todo o seu campo de visão, ela está na região de Resende.

Link to comment
Share on other sites

Quinta feira de calor intenso na cidade do Rio, a máxima aqui na zona norte ficou em 39,5°C mas chegou a até 40°C na zona oeste segundo a Geo-Rio, com pouquíssimas nuvens durante todo o dia. Certamente um belo dia nas praias cariocas que estão bem movimentadas(ontem cheguei a dar uns mergulhos em Copacabana) nesses dias que antecedem o Carnaval, sobretudo de turistas de todo o país e do mundo, já que as férias escolares terminaram e boa parte das férias coletivas das empresas também, praias essas frequentadas por gente bonita e gente feia(não só mulher, qualquer ser humano pode ser ou não bonito e isso não coloca a orientação sexual de ninguém à prova, e se colocasse é lamentável que ainda haja tanta gente a pensar que não ser heterossexual é algum defeito ou digno de escárnio...) , gente magra, gorda, malhada, mas felizmente espaços num geral bem democráticos em que pelo menos por alguns momentos a carga machista e homofóbica da sociedade brasileira é deixada um pouco de lado, infelizmente não sendo essa a realidade do dia a dia país à fora.Saindo do off-topic, no momento ainda 36,5°C e céu quase sem nuvens, as chuvas voltam entre domingo e segunda.

Link to comment
Share on other sites

Renan o radar de são roque ta zuado ? Ta mostrando bastante de chuva por ai ....

 

Aqui sol e poucas nuvens 26°C

 

Totalmente zoado, William. Aliás isso é uma vergonha, incrível como os radares da aeronáutica vivem dando problemas, é só você acompanhar o Redemet pra ver como é grande o número de vezes que eles ficam zoados ou fora do ar.

 

No momento, o radar do Couto mostra apenas uma única célula de tempestade em todo o seu campo de visão, ela está na região de Resende.

 

Eu tenho notado isso nos últimos dias e hoje não foi muito diferente. São Roque novamente ficou fora do ar.

 

========================================

 

O leste paulista está sentindo um pouco do efeito da ASAS. Se ontem as pancadas já estavam mais isoladas, hoje elas por enquanto ainda estão poucas.

O nowcast é complicado já que segundo os modelos, não poderemos novamente hoje contar com a entrada da brisa marítima. Novamente ventos soprando do continente 24 horas.

 

Quentes 33 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, na orla do RJ não sopra sempre akele vento fresco do mar?

Eu imagino sombras de cokeiros, sol e vento fresco soprando o dia todo.

Não é assim?

:laugh:

 

Coqueiros ao vento, mulher gostosa, agua de coco e samba, é bem isso mesmo... :laugh: :laugh:. Só pra constar, Guaratiba tem agora 40° com 51%, ST de 56°, agora apareceu um compromisso lá em Botafogo, querem me botar fogo mesmo :dash2:.

 

E respondendo a sua pergunta, a orla costuma ser mais fresca que aqui, entretanto nos dias de vento do norte do inferno há uma combinação deste com a umidade oceânica, coitado do cristo...

Muitas risadas aki!

:laugh:

 

Respondendo a pergunta do Troy, no meu entendimento então:

Os ventos da ASAS no leste do Sudeste sopram principalmente em altitude (700 hPa) impedindo a formação de nuvens médias e altas, ou impedindo q as mesmas avancem do interior para leste.

Ao nível do mar formaria uma espécie de "vácuo".

 

Tivemos formações bem interessantes por aki.

Dp posto imagens..

(Chuva q é bom, quase nd..)

Link to comment
Share on other sites

… mas prefiro esta he he:

QcEkRRz.jpg

Cumulonimbus Incus, a rainha dos céus!

Linda foto, Igor!

A dinâmica do oeste paranaense contribui mto nessas formações fantásticas de final de tarde/início da noite.

O relevo plano tbm ajuda.

Aki no leste normalmente ocorrem mtas formações secundárias q atrapalham na visualização do núcleo principal.

 

Abraços!

[/i][/b]

 

Obrigado por comentar, Carlos... !

A dinâmica deste verão está perfeita, com formações na esmagadora maioria dos finais de tarde. Chuva não tem faltado e aquele calorão que certo dia foi profetizado aqui no fórum, alá 2014 :mosking: , não deu as caras. Calor sim, mas o normal. Falando em formações e nos tempos mais recentes, este verão só perde para a incrível primavera/verão de 2009.

Link to comment
Share on other sites

Modelo europeu das 12 coloca uma chuva absurda para o norte do PR, sul de SP e do MS nos próximos 10 dias. É uma chuva que se cai no Cantareira o reservatório subiria uns 5 pontos pelo menos.

 

Alguns bons respingos irão sobrar pra vocês aí, João!

 

Mas sabe o que é o pior para o sudeste? A temporada de chuva está acabando, aí eu quero ver. Torçamos muito para um inverno chuvoso aí.

Link to comment
Share on other sites

Excelente formação, Andoni!

 

*******************************************************************************

 

Sheila Radmann da Paz Rivas

 

12 de Fevereiro de 2015

 

 

>>> Atualizado às 19 h 01 min

 

 

Conforme já indicavam as simulações atmosféricas anteriores, o volume de chuva aguardado para os próximos dias traz um estado de atenção a alguns pontos do Paraná. Ainda há uma certa divergência entre os diferentes modelos de previsão do tempo, mas muitos sugerem que principalmente o litoral paranaense, região metropolitana de Curitiba, vale do Ribeira e parte dos Campos Gerais e centro do Estado tendem a apresentar um total acumulado significativo até o próximo domingo. Não apenas chuvas fortes, mas temporais são esperados. A ilustração ao lado mostra o acumulado sugerido neste período por dois modelos de previsão do tempo. Há a necessidade de se acompanhar essa tendência com atenção e ficar atento a todas as novas atualizações que estes prognósticos oferecem. Acompanhe por aqui e por nossas redes sociais e se mantenha informado para a previsão do tempo par ao carnaval.

 

a8lulg6.png

Link to comment
Share on other sites

Amigos, boa noite,

 

Hoje foi um dia muito desagradável em termos de tempo e temperatura. A máxima atingiu ruins 33,1ºC e o sol foi constante do

início ao fim. Tudo o que vi em termos de nuvens foi no final da tarde, quando uma bela CB pôde ser observada bem distante. Aliás,

o que notei de interessante hoje foi que havia uma quantidade razoável de nuvens à oeste, já no leste o tempo estava 100% aberto...provavelmente

influência do anticiclone!

 

Alta pressão esta que perdurará até Sábado. No Domingo, retornam as condições de chuva, isso porque a ASAS será empurrada pela FF, que ficará

estacionária sobre PR e SP. Não creio que ficaremos vários dias seguidos sem chuva igual foi em Janeiro. Não quero sequer imaginar tal possibilidade!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E mais um dia quente vai terminando por aqui, tenho nesse momento tenebrosos 34,6° ao ar livre e 35,1° dentro de casa, registrei máxima de 39,0° com ST de 47°, no aeroporto do campo dos afonsos a máxima ficou em 38°, entretanto a máxima na cidade ficou em 40,0° com ST de 56° em Guaratiba, orla da zona oeste. Amanhã deve ser o ápice do calor deste episódio sob influencia da ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Mas sabe o que é o pior para o sudeste? A temporada de chuva está acabando, aí eu quero ver. Torçamos muito para um inverno chuvoso aí.

Um inverno chuvoso seria ótimo mas seria um paliativo.

 

Explicando...

 

Os meses de outono e inverno mais chuvosos da série, na estação do INMET (Mirante de Santana) na capital paulista foram:

Abril - 204,9 mm (1976)

Maio - 241,2 mm (1987)

Junho - 233,7 mm (2012)

Julho - 177,3 mm (2009)

Agosto - 143,6 mm (1976)

 

A normal 1981-2010 para janeiro, no Mirante, é 288,2 mm, fevereiro 247,2 mm.

Ou seja, os recordes absolutos de cada mês do outono/inverno são inferiores às normais de janeiro e fevereiro.

Por isso, muita chuva no inverno por aqui tem que ser vista dentro da sua relatividade.

 

Mas que era bom, na atual situação, era... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Máximas iguais e acima dos 35,0°C

 

38,8°C Blumenau/Furb

37,9 Antônio Carlos/Epagri

37,4 Corupá/Epagri

37,1 Botuverá/Epagri

37,0 Timbó/Carlos Grothoff

36,8°C Rio dos Cedros/UFSC

36,6 Indaial/Inmet

36,4 Brusque/Ciro Groh

36,0 Schroeder/Epagri

35,8 Lontras/Epagri

35,8 Florianópolis/Epagri

35,5°C Joinville/Epagri

35,4°C Jaraguá do Sul/Epagri

35,0°C Tubarão/Plantar Agronomia

 

Florianópolis; 35,8°C/Epagri

S.Joaquim/Climaterra; 26,3°C/17,8°C.

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Curtir ·

Link to comment
Share on other sites

Acredito que essas temperaturas altas não só aqui no leste paulista, como também no RJ e o sul de MG possa ter a ver com a pré frontal provocada por uma frente fria que se situa em alto mar na altura do sul do Brasil e também com o aglomerado de nuvens carregadas que estão pegando SC, PR e sul paulista.

 

Kj4tduD.jpg

 

Ainda faz 28 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

GFS segue insistindo em bons volumes de chuva para São Paulo até meados da semana que vem.

 

Última Projeção das 18z continua mostrando algo entre 100-150mm, com localmente mais que isso... Áreas do Sul de MG e do RJ também podem receber bons volumes de chuva, só que de forma mais esparsa.

 

7xdnmWK.png

 

Projeções seguem indicando a formação de um canal de umidade entre SP/MG para o início da semana que vem, colaborando para o aumento dos valores de chuva.

 

CI6dfPU.png

Link to comment
Share on other sites

A Respeito dos Desfiles de Carnaval:

 

Em São Paulo é bem provável que os desfiles de amanhã sejam no seco... Somente uma pequena chance de chuva, em especial nas primeiras horas do desfile. Porém com a aproximação da frente, as instabilidades podem evoluir de forma diferente como mostrada pelos modelos... Há de se acompanhar... Já na segunda noite de desfiles, a chance de chuva é bem maior por conta do avanço da frente sobre SP, de forma semi-estacionária.

 

No Rio de Janeiro, existe probabilidade de chuva nos desfiles de domingo/segunda em forma de pancadas passageiras. Porém na madrugada de segunda/terça, por conta da atuação da baixa gerindo a convergência de umidade, a chance de chover (forte) aumenta bastante, podendo afetar de forma mais significativa os desfiles.

 

Em Salvador, se chover, serão pancadas e de forma bem isolada e passageira.

Link to comment
Share on other sites

QUE NOITE INFERNAL!

Assim não dá galera... nem saí pra caminhar (de noite!) de tão nojento que está esse clima.

 

Eu que o diga... nada de chuva em Itapevi hoje e, pra variar, tivemos mais um dia quente... bem quente. :negative:

18,6ºC / 32,5ºC

 

No momento faz 22,5ºC lá fora; dentro do meu quarto, abafados 29ºC. Horrível! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Tenho acompanhado as previsões do modelo Eta 15 X 15 km, a cada dia atrasa a volta das chuvas aqui na região noroeste do Rio e sul do Espírito Santo.

As temperaturas máximas variaram de 37,6 em Alegre-ES a 35,2 em Muriaé-MG.

 

Para aqueles que acham as inglesas lindas, discordo, acho que são as loiras mais feias da Europa,tem uma arcada dentária feia(boca grande, uma boa parcela de dentuças) Margarete Thatcher, Camila Boyles, princesa Anne.As mais belas loiras de verdade, são as norueguesas, suecas, também as eslavas da Bielo-Rússia e as russas.

Link to comment
Share on other sites

Pois é... como já comentado, Sampa tem uma noite de Nova Déli (Índia) hoje. :heat:

 

Agora,

Campo de Marte e Cumbica: 27°C

Congonhas: 28°C

 

A sorte é que aqui dentro de casa ainda não está tão aquecido, devido ao tempo menos quente dos últimos dias.

 

Mirante: 23,1°C / 32,7°C

IAG: 21,3°C / 33,9°C

 

Pelo menos a nebulosidade pré-frontal podia aumentar bastante para segurar a temperatura amanhã... :sad:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.