Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Aqui em Laje do Muriaé, enquanto o céu ficou encoberto a temperatura ficou amena, foi só o sol predominar, que a máxima subiu para 28ºC, cinco graus maior do que máxima de ontem.

 

No aguardo do frio seco a partir da manhã de quinta.

 

Carlos Campos, esse mínima absoluta de -6,8ºC em Soledade, que você citou aqui outras vezes, ocorreu em que dia, mês e ano?

Link to comment
Share on other sites

[......]

E Carlos, na MP de Junho de 2012 no Inmet fez -1 com ventania de 50 km/h a noite inteira... As rajadas passaram disso.

Vitinho eu sei q a região dos Pampas é assolada frequentemente pelo minuano e q mtas vzs ele é tão forte e persistente q gera estragos. A região sul do RS não oferece obstáculos naturais aos ventos, sejam de origem polar ou não.

Aki no leste do Paraná, embora bem menos frequente, devido à vários fatores geográficos, principalmente latitude/longitude, tbm temos ocorrências de mínimas negativas com fortes ventos de W/S. No mais recente (23/7/2013), tivemos 2°C ao meio-dia, com rajadas de 50 km/h.

Claro q o RS é bem favorecido na frequência/intensidade desses ventos devido à atuação das baixas no oceano, próximo do Uruguai na maioria das vzs.

Eu não desconheço os fatos.

O problema maior aki se resume no bairrismo explícito nas afirmações do PH sobre sensação térmica baixíssima na serra do Botucaraí (750/830m), qdo na vdd regiões como os Campos de Vacaria 970m/Palmas 1.150m/SJoaquim 1.400m apresentam mínimas ainda inferiores e ventos mais fortes.

Sabemos q venta muito mais em áreas planas, coxilhas suaves do q em áreas medianas de terreno muito acidentado.

Uma coisa é certa, e nisso dou razão ao PH: desconheço a geografia da região onde ele mora. Só conheço pelos mapas e descrições dele próprio. Conheço bem as regiões de Vacaria, Palmas e SJoaquim pq já estive nestes lugares, mas nc fui até Soledade.

 

Abraço

 

 

Curitiba no final da tarde de hj, com chuviscos, vento W 20 km/h e 13°C.

5a4e896a44aaf_2014-05-2617_35.36-1.jpg.c31cf2ab8221c1834b4de832f9f4eaad.jpg

Link to comment
Share on other sites

Notícia do site DE OLHO NO TEMPO, do Daniel Panobianco. Gosto muito das previsões dele.

http://deolhonotempo.com.br/site/novo-pulso-de-ar-frio-pode-atingir-o-pais-nos-proximos-dias/

Boa notícia!

Frio mais consecutivo.

Abraços.

Desta vez parece q o ar polar não avança tanto pelo MS e atinge bem SP, até o sul de MG..

Muito bom!

Vamos aguardar..

 

E as previsões pessimistas dakele meteorologista uruguaio?

 

Bem lembrado, esse aí deve estar bem quietito tomando mate, hehehe...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé, enquanto o céu ficou encoberto a temperatura ficou amena, foi só o sol predominar, que a máxima subiu para 28ºC, cinco graus maior do que máxima de ontem.

 

No aguardo do frio seco a partir da manhã de quinta.

 

Carlos Campos, esse mínima absoluta de -6,8ºC em Soledade, que você citou aqui outras vezes, ocorreu em que dia, mês e ano?

Nani, foi o próprio PH kem me forneceu o valor.

Eu desconheço a data.

Link to comment
Share on other sites

Notícia do site DE OLHO NO TEMPO, do Daniel Panobianco. Gosto muito das previsões dele.

http://deolhonotempo.com.br/site/novo-pulso-de-ar-frio-pode-atingir-o-pais-nos-proximos-dias/

Boa notícia!

Frio mais consecutivo.

Abraços.

Desta vez parece q o ar polar não avança tanto pelo MS e atinge bem SP, até o sul de MG..

Muito bom!

Vamos aguardar..

 

E as previsões pessimistas dakele meteorologista uruguaio?

 

Bem lembrado, esse aí deve estar bem quietito tomando mate, hehehe...

Vdd kkkk

 

Já o outro, mudou o discurso...

 

[por hora..]

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, só passando pra manifestar minha decepção de ver a querida Maringá com 10 ºC no meio da tarde, e Curitiba com cerca de 15 ºC.

Me lembro de inverno de 2010, quando estive lá pela última vez, e as temperatura estavam chegando próximas aos 30 ºC.

 

Aqui em casa ficamos entre 13,3 e 18,1 ºC. Agora céu parcialmente nublado e 14,2 ºC.

Amanhã estarei em São Paulo capital. Espero um dia bastante agradável com nebulosidade ou um bom frio seco.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Maringá-PR passar uma tarde de maio com 10ºC, Umuarama com menos que isso e Paranavai no fim da tarde com essa temperatura é algo supreendente.

É algo histórico para algumas localidades.

Acompanhei a pekena evolução das temperaturas no Paraná durante o dia todo e era difícil de acreditar.

[na vdd, aceitar levar tamanha "tunda", como diz o PH]

Link to comment
Share on other sites

[......]

E Carlos, na MP de Junho de 2012 no Inmet fez -1 com ventania de 50 km/h a noite inteira... As rajadas passaram disso.

Vitinho eu sei q a região dos Pampas é assolada frequentemente pelo minuano e q mtas vzs ele é tão forte e persistente q gera estragos. A região sul do RS não oferece obstáculos naturais aos ventos, sejam de origem polar ou não.

Aki no leste do Paraná, embora bem menos frequente, devido à vários fatores geográficos, principalmente latitude/longitude, tbm temos ocorrências de mínimas negativas com fortes ventos de W/S. No mais recente (23/7/2013), tivemos 2°C ao meio-dia, com rajadas de 50 km/h.

Claro q o RS é bem favorecido na frequência/intensidade desses ventos devido à atuação das baixas no oceano, próximo do Uruguai na maioria das vzs.

Eu não desconheço os fatos.

O problema maior aki se resume no bairrismo explícito nas afirmações do PH sobre sensação térmica baixíssima na serra do Botucaraí (750/830m), qdo na vdd regiões como os Campos de Vacaria 970m/Palmas 1.150m/SJoaquim 1.400m apresentam mínimas ainda inferiores e ventos mais fortes.

Sabemos q venta muito mais em áreas planas, coxilhas suaves do q em áreas medianas de terreno muito acidentado.

Uma coisa é certa, e nisso dou razão ao PH: desconheço a geografia da região onde ele mora. Só conheço pelos mapas e descrições dele próprio. Conheço bem as regiões de Vacaria, Palmas e SJoaquim pq já estive nestes lugares, mas nc fui até Soledade.

 

Abraço

 

Curitiba no final da tarde de hj, com chuviscos, vento W 20 km/h e 13°C.

 

A Serra do Botucaraí tem vento e sensação térmica frias, mas nada de especial se comparado a Campanha Gaúcha, onde não há obstáculos para os ventos, tanto que o Norte ou Sul podem entrar cortando e ainda mais com a posição que os Ciclones geralmente tomam , ou comparado com os Aparados da Serra/Serra ou aquela região plana de Vacaria/Bom Jesus. E a mínima absoluta de Soledade é surpreendentemente bem "alta". :mosking:

 

Moretão, foi um complemento, aqui ontem após a mínima de 0ºC, fazia 15ºC e abri a casa pra esquentar. É duro em casa estar mais frio que o frio da rua.

 

Bueno, temperatura despencando, amanhã certamente teremos geadas, ar secou rapidamente nesta tarde e o céu está estrelado. E Tuias tá apanhando na absoluta tanto pra a gigante Lages e pra nanica Bagé. :mosking:

 

Séria dúvida, será que negativa em Soledade este ano ??? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Desta vez parece q o ar polar não avança tanto pelo MS e atinge bem SP, até o sul de MG..

Muito bom!

Vamos aguardar..

 

E as previsões pessimistas dakele meteorologista uruguaio?

 

Bem lembrado, esse aí deve estar bem quietito tomando mate, hehehe...

Vdd kkkk

 

Já o outro, mudou o discurso...

 

[por hora..]

 

Carlos Campos,

 

A questão é tão antiga, que chega a ser bíblica, constando inclusive na oração do Pai Nosso:"Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Mateus 6:12 .

Todo mundo merece ser perdoado e receber uma segunda chance. Deixa o guri ser feliz aqui no BAZ! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, só passando pra manifestar minha decepção de ver a querida Maringá com 10 ºC no meio da tarde, e Curitiba com cerca de 15 ºC.Abraços!

 

hahaha..deixa a gente curtir um pouquinho, não é sempre que isso acontece. Dia realmente gelado por aqui. Vi curitibano passando frio. Na minha estação a máxima foi a meia noite, quando o ar polar estava começando a ingressar: 13,1ºC. O resto do dia, nublado, úmido e com alguns chuviscos. Sempre variando entre 9ºC e 10ºC. O problema é que as nuvens não querem ir embora, por isso estamos estancados em 9,8ºC há algum tempo. Mas acho que limpará na madrugada. Por enquanto, os extremos desse dia histórico para maio no interior do PR são esses: 9,0ºC a 13,1ºC. Um dia que nada perde para os dias mais frios que ocorrem aqui entre junho e agosto.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos um dia tipico de Janeiro com atuação da ZCAS.

A temperatura variou entre 17,0ºC e 25,1ºC, mínima muito alta para Maio. :negative:

Choveu entre o final da madrugada e começo da manhã e durante à tarde o sol apareceu entre nuvens, ocorrendo chuva fraca em alguns momentos.

O acumulado no INMET foi de 15,6 mm e em casa de 16 mm, acabando com a estiagem que já durava 39 dias.

Link to comment
Share on other sites

Amigo MAURO SILVA,

Nem preciso ser PERDOADO DE NADA. Fiz nada tão errado assim, pelo menos que me lembre...Mesmo assim, obrigado por me entender melhor. KKKK.

CARLOS CAMPOS, por favor, para o bem da nossa boa convivência, não começa com tuas implicâncias... Na boa. Voltei em paz para o BAZ e pretendo continuar. Ninguém dessa vez vai tirar minha paz e tranquilidade! NINGUÉM.

A sensação dentro dos ambientes nesta noite em Porto Alegre é de umidade e um frio "estranho". Tipo assim: a temperatura não está tão baixa, mas a gente sente na pele o frio...

Coisa boa saber que quarta, quinta e sexta teremos manhãs bem geladas em Porto Alegre!

Abraços a todos e uma ótima noite!

Link to comment
Share on other sites

Digo que foi um dia gelado devido a alta umidade o tempo inteiro, aliado ao vento. Essa junção faz toda a diferença.

Exatamente Igor, pra julho e agosto é que acostumamos ter tardes geladas, pra maio é algo impressionante mesmo, com relação a nebulosidade até cai uma garoa por aqui, faz 10.8°C, vamos ver como que fica durante a madrugada, mais a tarde gelada de hoje me fez lembrar aquele 23/07 com maxima de 9.9°C por aqui.. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Amigo MAURO SILVA,

Nem preciso ser PERDOADO DE NADA. Fiz nada tão errado assim, pelo menos que me lembre...Mesmo assim, obrigado por me entender melhor. KKKK.

CARLOS CAMPOS, por favor, para o bem da nossa boa convivência, não começa com tuas implicâncias... Na boa. Voltei em paz para o BAZ e pretendo continuar. Ninguém dessa vez vai tirar minha paz e tranquilidade! NINGUÉM.

A sensação dentro dos ambientes nesta noite em Porto Alegre é de umidade e um frio "estranho". Tipo assim: a temperatura não está tão baixa, mas a gente sente na pele o frio...

Coisa boa saber que quarta, quinta e sexta teremos manhãs bem geladas em Porto Alegre!

Abraços a todos e uma ótima noite!

Sim... pode fc sossegado, JT!

Há mtas verdades nakelas coisas q vc disse outrora..

Gostei das palavras do Mauro Silva.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, só passando pra manifestar minha decepção de ver a querida Maringá com 10 ºC no meio da tarde, e Curitiba com cerca de 15 ºC.Abraços!

 

hahaha..deixa a gente curtir um pouquinho, não é sempre que isso acontece. Dia realmente gelado por aqui. Vi curitibano passando frio. Na minha estação a máxima foi a meia noite, quando o ar polar estava começando a ingressar: 13,1ºC. O resto do dia, nublado, úmido e com alguns chuviscos. Sempre variando entre 9ºC e 10ºC. O problema é que as nuvens não querem ir embora, por isso estamos estancados em 9,8ºC há algum tempo. Mas acho que limpará na madrugada. Por enquanto, os extremos desse dia histórico para maio no interior do PR são esses: 9,0ºC a 13,1ºC. Um dia que nada perde para os dias mais frios que ocorrem aqui entre junho e agosto.

Claro, claro, curtam à vontade. Hoje o dia foi ótimo por aqui também, arzinho gelado, algumas aberturas de sol mas logo a nebulosidade voltava.

 

A banda de nebulosidade está muito extensa, cobre o PR todo, difícil de dissipar tudo nesta noite. Agora tenho 13,8 ºC, enquanto o Simepar tem 12,5 ºC.

Bom, vou partir para a rodoviária, meu ônibus parte para São Paulo em 2 horas. Na quarta posto aqui o que acharei da capital econômica do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

O problema maior aki se resume no bairrismo explícito nas afirmações do PH sobre sensação térmica baixíssima na serra do Botucaraí (750/830m), qdo na vdd regiões como os Campos de Vacaria 970m/Palmas 1.150m/SJoaquim 1.400m apresentam mínimas ainda inferiores e ventos mais fortes.

 

Tenho acompanhado os ventos diariamente...

 

As estações mais ventosas, Morro da Igreja/Morro das Torres... O topo da Serra Geral é o local mais ventoso do Sul, só perdendo talvez para o Pico do Paraná que desconheço a dinâmica. Ás área altas abertas acima de 1.400/1.500 também...

 

No litoral normalmente é o Cabo de Santa Marta. Variando com Chuí, Tramandaí, Rio Grande (área alfa)... Aí tem Ausentes, São Joaquim. Que variam com Vacaria, Lagoa Vermelha, Campos Novos, Campo Belo do Sul, Pinhal da Serra, Chapecó, entre outras... E tem a região de Palmas e Água Doce...

Link to comment
Share on other sites

Amigo MAURO SILVA,

Nem preciso ser PERDOADO DE NADA. Fiz nada tão errado assim, pelo menos que me lembre...Mesmo assim, obrigado por me entender melhor. KKKK.

CARLOS CAMPOS, por favor, para o bem da nossa boa convivência, não começa com tuas implicâncias... Na boa. Voltei em paz para o BAZ e pretendo continuar. Ninguém dessa vez vai tirar minha paz e tranquilidade! NINGUÉM.

A sensação dentro dos ambientes nesta noite em Porto Alegre é de umidade e um frio "estranho". Tipo assim: a temperatura não está tão baixa, mas a gente sente na pele o frio...

Coisa boa saber que quarta, quinta e sexta teremos manhãs bem geladas em Porto Alegre!

Abraços a todos e uma ótima noite!

Sim... pode fc sossegado, JT!

Há mtas verdades nakelas coisas q vc disse outrora..

Gostei das palavras do Mauro Silva.

 

Abraço

 

Obrigado gurizada.

Podem ter certeza que a resposta de vocês foi uma das melhores coisas que vi este ano aqui no BAZ! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Vendo a tabela acima, a estação de Soledade / Tuias está em 8o lugar empatado com Sta Rosa / Baixada nas mínimas absolutas em 2014 no Estado do Rio Grande do Sul....nada mal!!

Na fórmula 1 do BAZ, vamos ver se ela se comporta como um Piquet ou como um Barrichello kkkkkkk.... :dash2: :dash2: :dash2: :agressive:

Mas sabe que de virada é mais gostoso... :biggrin:

Vamos, ver.... :twisted: :-?

Momento de ouvir corneta...

 

Vai se comportar como o Andrea de Cesaris

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé, enquanto o céu ficou encoberto a temperatura ficou amena, foi só o sol predominar, que a máxima subiu para 28ºC, cinco graus maior do que máxima de ontem.

 

No aguardo do frio seco a partir da manhã de quinta.

 

Carlos Campos, esse mínima absoluta de -6,8ºC em Soledade, que você citou aqui outras vezes, ocorreu em que dia, mês e ano?

Foi nos anos 30, Instituto Coussirat de Araújo, era uma estação em topo pra variar, aliás todas as estações de Soledade foram em topo, a primeira em baixada é o Tuias.

Link to comment
Share on other sites

Estou estranhando, que ninguém comentou mais da massa polar muito forte que iria atingir todo sul e parte do centro-oeste, nos primeiros dias de junho.

Os modelos voltaram a retirar o frio forte?

 

Paulo Henrique, concordo com você no quesito muito vento na automática de Soledade,acompanho alguns anos as estações automáticas do INMET, reparei que a de Soledade venta muito, sempre perdia para Ausentes, Cabo de Santa Marta, as vezes para Canguçu, Chuí.

Ficava imaginando essa cidade de Soledade é fria prá caramba, temperaturas de 7, 8ºC com ventos de 40 Km/h,55 Km/h.

 

Estou acostumado na minha cidade com frio na madrugada/manhã sem vento, começou o tal do vento com frio aí na minha opinião o bicho pega na sensação de frio.

Não gostaria de morar em cidades ventosas no inverno, como Campinas,Barbacena, Soledade, Ausentes etc.

Prefiro o frio seco de Maria da Fé, Caparaó com pouco vento.

Link to comment
Share on other sites

Não Nani!

Muito pelo contrário. A 18Z do GFS mostra uma situação pra lá de interessante (e meio preocupante).

 

O ar polar deve avançar dia 31 pelo Sul do Brasil, e o JBN volta à ação. SP na mira da pré-frontal braba, só que com vento apenas, sem calor intenso. Dia 01/06 a frente chega bem organizada a SP, provocando bastante chuva em todo o estado. Ao mesmo tempo, uma baixa começa a se aprofundar, originária de um cavado, no litoral do RS. Rapidamente ele se fecha e se aprofunda, mas não fica tão intenso. Isso a +132h. O ciclone tende a avançar para a direção sudeste, mas a +150h o ciclone começa uma trajetória atípica, rumando ao litoral do RS. Ele deve atingir o litoral do RS! As bandas de chuva dele atingem o litoral do RS!! Isso proveniente de recuo da baixa...se o Atlântico estivesse mais quente... Ele fica por lá até o fim da grade, a +192h. Ele advecta ar frio de forma constante por sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

 

Uma análise primária do ar frio mostra que ele deve ser mais frio que o atual.

 

Sou meio burro com essas coisas, porque o preocupante?

 

Aqui em São Carlos esfriou bem hoje, tenho 11° aqui em casa mas está nublando =\

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Absolutas:

00,3 - Lages SC (Inmet)

00,4 - Soledade RS (PWS - Tuias)

01,4 - Soledade RS (Inmet)

 

Dae, meu amigo, não é a toa que aqui é a GIGANTE LAGES, em estação topo, localizada no bairro Morro do Posto,na cidade perto do centro... :good2:

Concordo Shima, Lages é poderosa, tem muita altitude, mas falta uma estação em baixada aí.Qual o ponto culminante de Lages Shima? :good:

 

Só para complementar a observação PH, no dia 29 de Julho de 2007 tivemos pelo INMET ( estação oficial- local: EPAGRI-LGS /estação topo): -5,7ºC em Lages, na minha casa na época no final da rua Blumenau, bairro petrópolis (sudoeste Lages) baixada: com 951m- ao lado leste da parte alta da cidade (Bairro Sta Candida/ Sta Mônica) com 1030/1070m e ao norte morros de 980/100m, meu termômetro marcou -9,5ºC, naquele momento, acredito que se tivéssemos uma estação numa baixada periférica da cidade de Lages ( bairros parte urbana LD sul/sudoeste e oeste) teríamos valores expressivos nas mínimas.

Porém se levarmos em conta o município, as menores médias e minimas seriam registradas na localidade dos Morrinhos ( Latitude: -28°3') onde temos relevos em forma de calha com baixadas com área de 2000 km2 e com 1200/1250m de altitude e os morros circunvizinhados com altitudes de 1360/1420m.

att.

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Estou estranhando, que ninguém comentou mais da massa polar muito forte que iria atingir todo sul e parte do centro-oeste, nos primeiros dias de junho.

Os modelos voltaram a retirar o frio forte?

 

Paulo Henrique, concordo com você no quesito muito vento na automática de Soledade,acompanho alguns anos as estações automáticas do INMET, reparei que a de Soledade venta muito, sempre perdia para Ausentes, Cabo de Santa Marta, as vezes para Canguçu, Chuí.

Ficava imaginando essa cidade de Soledade é fria prá caramba, temperaturas de 7, 8ºC com ventos de 40 Km/h,55 Km/h.

 

Estou acostumado na minha cidade com frio na madrugada/manhã sem vento, começou o tal do vento com frio aí na minha opinião o bicho pega na sensação de frio.

Não gostaria de morar em cidades ventosas no inverno, como Campinas,Barbacena, Soledade, Ausentes etc.

Prefiro o frio seco de Maria da Fé, Caparaó com pouco vento.

Eis uma pessoa inteligente com alta capacidade de observação, matou a charada. :clapping: :good:

Link to comment
Share on other sites

Assim como o Felipe disse sobre Patrocínio, por aqui eu também me senti num dia de verão sob ZCAS. A mínima

foi alta (17,7ºC) e a máxima comportada (23,2ºC). Esfria bastante amanhã e ao longo de todo o restante da semana

teremos a presença da alta pressão no mar, garantindo mínimas baixas no Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Vamos aos números, dados de vento de abril 2014, total de 720 horas, média de vento e média das rajadas(estações Inmet):

Média de vento

Soledade 12,6 km/h

Lagoa Vermelha 12,1 km/h

Vacaria 11,5 km/h

Curitiba 5,4 km/h

Bagé 4,8 km/h

Média das rajadas:

Soledade 27,4 km/h

Lagoa Vermelha 24,3 km/h

Vacaria 23,1 km/h

Curitiba 16,5 km/h

Bagé 16,4 km/h

Link to comment
Share on other sites

Vamos aos números, dados de vento de abril 2014, total de 720 horas, média de vento e média das rajadas(estações Inmet):

Média de vento

Soledade 12,6 km/h

Lagoa Vermelha 12,1 km/h

Vacaria 11,5 km/h

Curitiba 5,4 km/h

Bagé 4,8 km/h

Média das rajadas:

Soledade 27,4 km/h

Lagoa Vermelha 24,3 km/h

Vacaria 23,1 km/h

Curitiba 16,5 km/h

Bagé 16,4 km/h

 

E de que direções foram ?? Isso vai uma grande diferença, já que o Vento norte é Quente.

Link to comment
Share on other sites

Vamos aos números, dados de vento de abril 2014, total de 720 horas, média de vento e média das rajadas(estações Inmet):

Média de vento

Soledade 12,6 km/h

Lagoa Vermelha 12,1 km/h

Vacaria 11,5 km/h

Curitiba 5,4 km/h

Bagé 4,8 km/h

Média das rajadas:

Soledade 27,4 km/h

Lagoa Vermelha 24,3 km/h

Vacaria 23,1 km/h

Curitiba 16,5 km/h

Bagé 16,4 km/h

 

E de que direções foram ?? Isso vai uma grande diferença, já que o Vento norte é Quente.

Tchê os números estão aí, interprete como quiser.

Bagé tomou uma tunda kkkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Soledade estar no topo da lista dos ventos eh algo esperado. .viram a localizacao da estação. .? Fica em tremendo de um TOPO..igual Ausentes....se colocarmos uma automatica no Pico do Jaraguá em SP....vai mostrar que a cidade eh uma das capitais mais ventosas do País. ..

Olha Carlos, larguei, não vou ficar teimando com vcs :punish: :punish: :punish: .Que tremendo topo?Ah tenha paciência,até a baixada das Fontes na cidade tem maior altitude que o topinho nanico.O Centro aqui é topão, tem topo bem mais elevado q o Aeroporto em q q canto da cidade , na UPF, no Trevo,no Parque Centenário etc, dezenas...

Link to comment
Share on other sites

Vamos aos números, dados de vento de abril 2014, total de 720 horas, média de vento e média das rajadas(estações Inmet):

Média de vento

Soledade 12,6 km/h

Lagoa Vermelha 12,1 km/h

Vacaria 11,5 km/h

Curitiba 5,4 km/h

Bagé 4,8 km/h

Média das rajadas:

Soledade 27,4 km/h

Lagoa Vermelha 24,3 km/h

Vacaria 23,1 km/h

Curitiba 16,5 km/h

Bagé 16,4 km/h

 

E de que direções foram ?? Isso vai uma grande diferença, já que o Vento norte é Quente.

Tchê os números estão aí, interprete como quiser.

Bagé tomou uma tunda kkkkkkkkkkkkkk

 

Fique com o vento , que aqui cuida do Frio... :mosking:

 

E só sei que a região da campanha tem usinas eólicas e Soledade não. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Esta quase nublado aqui em sp capital, isso que a uma hora atrás o céu estava completamente limpo, vai entender.

14.7°C

 

Aqui no Tatuapé ora as nuvens aumentam, ora diminuem (nebulosidade variável).

Temperatura caindo nas estações do CGE que ficam nas proximidades: 15 graus no momento!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, Jean, esta tarde está sendo bem marcante. Aqui do lado em Londrina provavelmente teremos a menor máxima para o mês de maio já registrada pelo INMET desde 1961*. O recorde até então havia sido de 14,2º em 18/05/1990. Na medição de agora às 15h (local) a temperatura estava em 12,8º (mesma das 9h), vamos ver hoje à noite quando sair a máxima do dia. Eu não gosto muito de frio, mas fico empolgado quando acontecem estes eventos "fora da casinha". Agora o Simepar marca 11,3º e caindo.

 

EDITADO: Olhei os dados novamente e vi que as tardes de 30 e 31/05/1979 devem ter sido as mais frias na verdade. Faltam os dados de máxima, mas as medições individuais nesses dias foram as seguintes:

   Data      00z   12z    18z     mínima
----------------------------------------
30/05/1979    x    8,2   11,2       5,5
31/05/1979   5,8   4,8   11,3       1,5

* Lembrando que infelizmente faltam os dados de maio dos anos 1979, 1985, 1993, 1994, 1999, 2000 e 2001, além de até 5 dias no mês nos anos de 80-82 e 91-92.

 

Bom... no fim a máxima pelo INMET acabou ficando em 16,0º, só que esse valor foi registrado na verdade ainda ontem depois das 21h (mais um caso em que a máxima acontece antes da mínima, já deveria ter imaginado). Dessa forma nas estatísticas oficiais a máxima de hoje ficou acima de 18/05/1990 (14,2º), 07/05/2003 (14,9º), 31/05/1988 (15,0º), 31/05/1978 (15,4º) e 30/05/1962 (15,5º). Mas, na medição das 15h local o dia de hoje só ficou acima das duas de 1979 mesmo. No Simepar à tarde não passou de 13,3º (por volta das 13h) e no aeroporto chegou a 15º ao meio dia.

Link to comment
Share on other sites

Vamos aos números, dados de vento de abril 2014, total de 720 horas, média de vento e média das rajadas(estações Inmet):

Média de vento

 

Ausentes? Sua região possui boas médias de vento, mas tenho certeza que não possui média de vento como locais do topo da Serra Geral, Em Bom Jardim da Serra, Urubici, Bom Retiro, São Joaquim e Urupema...

 

Engraçado que o Inmet não serve para nada só para o vento né? Seria que nem eu pegar o vento do Morro do Barão e dizer que venta em Brusque...

 

Pega o vento de uma, a temperatura de outra, a pluviosidade de outra...

 

Bom Jardim da Serra então é disparada a melhor cidade do Brasil em clima, tem o Morro da Igreja para vento, já tem parque éolico, tem parte do ParnSJ, tem a atual estação do -9,2°C...

 

Se vale todos os locais, Bom Jardim da Serra humilha Soledade... :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.