Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

eu recordo da neve de 1994, tinha 6 anos de idade, minha mãe estava me levando p escola aqui em Canoas e quando chegamos a neve começava a cair, esse dia ficou marcado e jamais esqueci.

 

 

Ainda acredito em um frio forte neste 2014.

 

Amigo,

Como és novo... Eu já tinha 22 anos (ou quase, pois faço dia 27/07 aniversário)! KKKKK Lembro bem daquele ano, com muita neve mesmo.

Ainda acredito pelo menos em um episódio frio este ano também! Não será um inverno para os que amam frio, isso podes ter certeza. De um modo geral será "quente", mas algo grande deve vir ainda.

Quando postei, em vezes anteriores, a previsão do meteorologista uruguayo NUBEM CISNEIROS e da CLIMATEMPO sobre a previsão de pouco frio este ano, lembro que muitos mandaram contra, como se eu estivesse desejando isso. Nada disso. Confiei na previsão do Nubem, porque sei da competência dele e outras vezes já o vi acertar.

 

E ele ERROU. O Uruguay teve um Maio e Junho abaixo da média, assim como Bagé.

 

Olha, Vitor VM, vou só responder e paro por aqui:

Tenho dois amigos uruguayos e os mesmos confirmaram que não estão tendo muito frio este ano. NEM SE COMPARA com o ano passado. Se lá não está tudo isso, imagina aqui no BRASIL, com as MPS já chegando ainda mais aquecidas. Tiveram mais frio que aqui, isso obviamente, mas nem comparado ao que costumavam ter.

Só isso. Encerro aqui.

Abraços, amigo.

Link to comment
Share on other sites

Vamos voltar o assunto ?? Este Meteorologista falou que Maio,Junho e Julho no Uruguay seria ACIMA DA MÉDIA. Ninguém está comparando com 2013. Ele errou sua previsão(e loonge, pq parecia mais uma catástrofe quente climática do que previsão). Ou vamos voltar com o termômetro de pele e esquecer os números ?? JÁ QUE ELE FEZ UMA PREVISÃO BASEADA EM ALGUMA COISA, AS MÉDIAS.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa história de " tenho amigos e primos em toda parte do mundo" já torrou faz tempo.

Se o Uruguai está registrando anomalias negativas nos últimos meses, ñ há pq discutir o assunto.

O cara errou!

Falou q seria acima da média e os números provaram o contrário!

Se dos pampas gaúchos pra cima está ocorrendo um quadro desanimador, são outros 500.

Link to comment
Share on other sites

eu recordo da neve de 1994, tinha 6 anos de idade, minha mãe estava me levando p escola aqui em Canoas e quando chegamos a neve começava a cair, esse dia ficou marcado e jamais esqueci.

 

 

Ainda acredito em um frio forte neste 2014.

 

Amigo,

Como és novo... Eu já tinha 22 anos (ou quase, pois faço dia 27/07 aniversário)! KKKKK Lembro bem daquele ano, com muita neve mesmo.

Ainda acredito pelo menos em um episódio frio este ano também! Não será um inverno para os que amam frio, isso podes ter certeza. De um modo geral será "quente", mas algo grande deve vir ainda.

Quando postei, em vezes anteriores, a previsão do meteorologista uruguayo NUBEM CISNEIROS e da CLIMATEMPO sobre a previsão de pouco frio este ano, lembro que muitos mandaram contra, como se eu estivesse desejando isso. Nada disso. Confiei na previsão do Nubem, porque sei da competência dele e outras vezes já o vi acertar.

 

E ele ERROU. O Uruguay teve um Maio e Junho abaixo da média, assim como Bagé.

 

O Uruguai está abaixo da média. No entanto, realmente não teve uma poderosa massa de ar polar, que é o que fica na mente das pessoas. Por isso elas comentam que não está tão frio. Está um frio mais constante, ainda que moderado. Já tivemos temperaturas negativas espalhadas por praticamente todo o país.

 

Nubem Cisneros é tão fraco que o El Pais recorre a Metsul para previsões do tempo mais extremadas. Ele, que mora em Montevideo não conseguiu detectar o violento ciclone de 2005 (ou 2006), enquanto que a Metsul divulgou o alerta. A partir disso, ele deve ter MUITO ciúme da Metsul! E ele é fraco mesmo...

Link to comment
Share on other sites

 

O Atlântico sul está quente e, assim, impedindo as massas de ar frio de chegarem aqui, ou ele está quente por falta de frio?

:russian:

 

Certamente devido as MPs de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

 

141483p.png

 

Ou seja, um verão MUITO acima da média como neste ano, pode prejudicar muito o avanço de massas de ar polar marítimas. Ficamos apenas com algumas continentais meio bloqueadas e marítimas meia-boca.

 

Muitos falam que o verão extremado pode permitir um inverno muito extremado também, por compensação. Estaria caindo mais um mito, talvez... :russian:

Link to comment
Share on other sites

 

O Atlântico sul está quente e, assim, impedindo as massas de ar frio de chegarem aqui, ou ele está quente por falta de frio?

:russian:

 

Certamente devido as MPs de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

 

141483p.png

 

Ou seja, um verão MUITO acima da média como neste ano, pode prejudicar muito o avanço de massas de ar polar marítimas. Ficamos apenas com algumas continentais meio bloqueadas e marítimas meia-boca.

 

Muitos falam que o verão extremado pode permitir um inverno muito extremado também, por compensação. Estaria caindo mais um mito, talvez... :russian:

 

Pra mim é o contrário... INVERNO EXTREMO, VERÃO EXTREMADO. Verão frio, Inverno frio.

Link to comment
Share on other sites

Essa história de " tenho amigos e primos em toda parte do mundo" já torrou faz tempo.

Se o Uruguai está registrando anomalias negativas nos últimos meses, ñ há pq discutir o assunto.

O cara errou!

Falou q seria acima da média e os números provaram o contrário!

Se dos pampas gaúchos pra cima está ocorrendo um quadro desanimador, são outros 500.

 

Carlos Campos,

Tenho primos no Rio, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Não tenho culpa disso.

E amigos que fiz em diversas partes do MERCOSUL e algumas partes do mundo. Não tenho culpa de trabalhar com turismo e viajar tanto.

Desculpa.

Link to comment
Share on other sites

Hoje fazem exatamente 20 anos que nevou aqui na região metropolitana, especialmente na minha cidade com acumulação em alguns bairros, à ponto de fazer pequenos bonecos de neve. Eram 13:30 quando capuchos médios começaram a cair com temperatura de 8°C e vento (ciclonão), pois estava gelado nas camadas médias da atmosfera.

 

Lembro como se fosse ontem...

Link to comment
Share on other sites

num inverno doido, jogar a toalha, é ficar pelado antes do tempo!

 

esperemos a reposição do frio para o final do m~es, com certeza, não deverá passar em branco, ou melhor, passará sem o branco, da neve!

 

mas, se passsar, repetirá inúmeros anos em que a coisa foi ruim num passado longíncuo e outros, nem tanto!

Link to comment
Share on other sites

Essa história de " tenho amigos e primos em toda parte do mundo" já torrou faz tempo.

Se o Uruguai está registrando anomalias negativas nos últimos meses, ñ há pq discutir o assunto.

O cara errou!

Falou q seria acima da média e os números provaram o contrário!

Se dos pampas gaúchos pra cima está ocorrendo um quadro desanimador, são outros 500.

 

Carlos Campos,

Tenho primos no Rio, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Não tenho culpa disso.

E amigos que fiz em diversas partes do MERCOSUL e algumas partes do mundo. Não tenho culpa de trabalhar com turismo e viajar tanto.

Desculpa.

Carlos Campos, tem uma velhinha da caroxinha que conheço em Rivera. Tudo que ela fala sobre clima eu confio. Já Joe daleo, Bastardi, Ryan, etc... Esses não podemos confiar, muito menos na sua independência em relação a programas governamentais…

 

Cada um...

Link to comment
Share on other sites

Essa história de " tenho amigos e primos em toda parte do mundo" já torrou faz tempo.

Se o Uruguai está registrando anomalias negativas nos últimos meses, ñ há pq discutir o assunto.

O cara errou!

Falou q seria acima da média e os números provaram o contrário!

Se dos pampas gaúchos pra cima está ocorrendo um quadro desanimador, são outros 500.

 

Carlos Campos,

Tenho primos no Rio, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Não tenho culpa disso.

E amigos que fiz em diversas partes do MERCOSUL e algumas partes do mundo. Não tenho culpa de trabalhar com turismo e viajar tanto.

Desculpa.

 

O que não significa que seus amigos estão certos. Se você perguntar sobre o inverno do ano passado, muitos irão dizer que foi o mais frio de muitos anos. Mas se você for olhar as médias, foi um inverno comum, e o que marcou foram as nevadas e 2MPs.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Alguém sabe se em 1952 fez calor também?

Link to comment
Share on other sites

num inverno doido, jogar a toalha, é ficar pelado antes do tempo!

 

esperemos a reposição do frio para o final do m~es, com certeza, não deverá passar em branco, ou melhor, passará sem o branco, da neve!

 

mas, se passsar, repetirá inúmeros anos em que a coisa foi ruim num passado longíncuo e outros, nem tanto!

 

Como eu disse, amigo GAMBOA: NADA DE JOGAR A TOALHA! Não teremos o frio de 2013, mas ainda acredito pelo menos em um episódio de frio mais forte até o início de setembro.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

68 DIAS DE INVERNO

 

NORMAL; 9,9/CLIMATERRA E 10,1 INMET.

 

CLIMATERRA

 

2013

 

16,2/6,2/10,4

 

2014

 

16,1/7,3/10,8

 

INMET

 

2013

 

15,6/7,6/10,9

 

2014

 

15,4/8,0/11,0

 

NÚMEROS, NÚMEROS, NADA COMO NÚMEROS.....

 

Ronaldo, a normal e os períodos observados se referem aos mesmos dias de observação?

 

Ou seja, 2013 e 2014 foram colhidos destes 68 dias, correto? Mas a normal se baseia nos meses integrais, obsevando às estações astronômicas.

 

Confere?

Link to comment
Share on other sites

A METSUL fez uma postagem hoje sobre o dia da neve, que está fazendo 20 anos neste 08 de julho!

Lembro muito bem. Foi no ano em que fomos CAMPEÕES DO MUNDO, depois de 24 anos de "jejum".

No dia que o Brasil ganhou a COPA, estava quente em Porto Alegre. Podem pesquisar. A mínima foi 15,6°c e a máxima foi de 28,7°c na capital dos gaúchos, no dia 17/07/1994. Lembro que estava somente de camiseta e muita gente de bermuda e camiseta na rua comemorando.

Vejam a postagem da METSUL, sobre o dia 08/07/94:

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/696/Estado_registra_marcas_negativas_no_aniversário_da_nevada_de_1994

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Fiquei impressionado ao ver a temperatura de 5 graus negativos em 850 hpa pegar praticamente todo o RS naquela ocasião.

Na época eu tinha 9 anos e me recordo que até tivemos jogo do Brasil num dos dias e na hora foi numa tarde gelada aqui em Sampa.

Também me lembro de outras ondas de frio nesse mesmo ano, uma no final de junho, outra já no fim de julho e também no começo de agosto. Depois disso não consigo mais lembrar de ter feito frio intenso por aqui, mas acredito que deve ter parado por aí.

Link to comment
Share on other sites

Tudo o que eu vinha falando semana passada, vai se confirmar: http://wxmaps.org/pix/temp8.html

Julho 2014 será pra esquecer, riscar da memória de qualquer baziano.

Engraçado que vivem dizendo que o sul do Brasil é uma fronteira climática, que veranicos extensos no inverno é normal...mas invernicos de 15 dias em dezembro e janeiro eu nunca vi!!

Link to comment
Share on other sites

Madrugada fria porém nada fora do normal... mínima de 2,3C...

 

Modelo GFS atrazou a MP que viria logo por volta fo dia 20...mostra agora uma alta ainda no oceano pacífico próximo ao litoral sul do Chile e ai termina a grade... já o CFS mostra essa mesma MP atingindo o sul por volta do dia 23... GFS atrazando essa alta bateria com a data indicada pelo CFS...europeu não mostra essa alta ainda porque sua grade iria até dia 18 neste momento (base+240h), antes disso mostra uma incursão de ar frio sobre o continente de caracter mediano e também o que? o que? bloqueada... (como o inverno todo até agora)... ao que tudo indica teremos sim uma alta lá pelo dia 23 mais ou menos, porém nada incrível (atlântico sul aquecido, uma pedra pontuda na butina do nosso inverno)...

Agosto?..óbviamente uma incógnita... modelos variando muito (também óbvio)... CFS ora mostra fortes altas atingindo nossas terras e avançando ora mostra esse lamentável cenário persistindo...

É esperar pra ver...

Link to comment
Share on other sites

Tudo o que eu vinha falando semana passada, vai se confirmar: http://wxmaps.org/pix/temp8.html

Julho 2014 será pra esquecer, riscar da memória de qualquer baziano.

Engraçado que vivem dizendo que o sul do Brasil é uma fronteira climática, que veranicos extensos no inverno é normal...mas invernicos de 15 dias em dezembro e janeiro eu nunca vi!!

 

Amigo Rafael,

A compensação deve vir em agosto ou setembro. Pelo menos uma MP mais forte deve vir. Se não ocorrer, será o fracasso total do inverno 2014. Mas eu acredito em pelo menos um episódio de frio bem forte!

Lembra do fracasso que foi agosto de 2012? Eu nem quero lembrar! Foi um mês para esquecer...Calor praticamente do início ao fim. Chegamos a ligar os ventiladores aqui em Porto Alegre durante algumas tardes, de tão quente que estava.

Não tendo um agosto com aquele, já fico muito feliz, te garanto! KKKKKK

FORÇA E FÉ! AINDA VEM ALGO PARA NOS ALEGRAR.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

Certamente devido as MPs de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

 

141483p.png

 

Ou seja, um verão MUITO acima da média como neste ano, pode prejudicar muito o avanço de massas de ar polar marítimas. Ficamos apenas com algumas continentais meio bloqueadas e marítimas meia-boca.

 

Muitos falam que o verão extremado pode permitir um inverno muito extremado também, por compensação. Estaria caindo mais um mito, talvez... :russian:

 

Fábio,

 

Perceba que muitas discussões aqui não progridem de forma adequada ou são abortadas [ quando não terminam em grossa pancadaria]

 

simplesmente pela razão da verdade absoluta.

 

Eu não a tenho, a NOAA não a tem, a NASA não a tem [ imagine o orçamento anual para manter em órbita dos os brinquedinhos]

 

É um sistema caótico [matematicamente] onde nenhum dia jamais foi ou será igual a outro [ a probabilidade disto acontecer é zero]...ninguém a tem.

 

O Sol não é o mesmo todos os dias, nenhum parâmetro orbital é estável, os continentes se movem, as nuvens [ grandes responsáveis pelo albedo nunca são as mesmas, mudam de forma, chovem-se,...exceto o amor do Kim por elas....assim, talvez elas o entende e fazem-se permanentes, porém nunca iguais em Piraquara].....tudo está em pérpetuo movimento.

 

Desde que pedi desculpas ao Caio César [ por interesse...onde eu vou arrumar outro brasileiro para falar dos modelos] deixei claro as discussões devem ser entre idéias e não entre pessoas.

 

Ah!

 

Então, é meu entendimento que o aquecimento do Atlântico Sul [20/30S 30/50W] se deu devido a anomalia positiva da ORL [Outgoing longwave radiation = radiação de longo comprimento de onda (INFRAVERMELHO) que vai embora a partir da superfície]

 

Isso denota ausência nuvens/nebulosidade [anomalias positivas = roxo...azul]

 

Veja que em Bagé foi um verão nebuloso.[o posto do sudeste].

 

Veja o gráfico DJF......2014

 

x2vsjo.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Certamente devido as MPs de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

 

141483p.png

 

Ou seja, um verão MUITO acima da média como neste ano, pode prejudicar muito o avanço de massas de ar polar marítimas. Ficamos apenas com algumas continentais meio bloqueadas e marítimas meia-boca.

 

Muitos falam que o verão extremado pode permitir um inverno muito extremado também, por compensação. Estaria caindo mais um mito, talvez... :russian:

 

Fábio,

 

Perceba que muitas discussões aqui não progridem de forma adequada ou são abortadas [ quando não terminam em grossa pancadaria]

 

simplesmente pela razão da verdade absoluta.

 

Eu não a tenho, a NOAA não a tem, a NASA não a tem [ imagine o orçamento anual para manter em órbita dos os brinquedinhos]

 

É um sistema caótico [matematicamente] onde nenhum dia jamais foi ou será igual a outro [ a probabilidade disto acontecer é zero]...ninguém a tem.

 

O Sol não é o mesmo todos os dias, nenhum parâmetro orbital é estável, os continentes se movem, as nuvens [ grandes responsáveis pelo albedo nunca são as mesmas, mudam de forma, chovem-se,...exceto o amor do Kim por elas....assim, talvez elas o entende e fazem-se permanentes, porém nunca iguais em Piraquara].....tudo está em pérpetuo movimento.

 

Desde que pedi desculpas ao Caio César [ por interesse...onde eu vou arrumar outro brasileiro para falar dos modelos] deixei claro as discussões devem ser entre idéias e não entre pessoas.

 

Ah!

 

Então, é meu entendimento que o aquecimento do Atlântico Sul [20/30S 30/50W] se deu devido a anomalia positiva da ORL [Outgoing longwave radiation = radiação de longo comprimento de onda (INFRAVERMELHO) que vai embora a partir da superfície]

 

Isso denota ausência nuvens/nebulosidade [anomalias positivas = roxo...azul]

 

Veja que em Bagé foi um verão nebuloso.[o posto do sudeste].

 

Veja o gráfico DJF......2014

 

x2vsjo.jpg

 

:good2: :good2: excelente... a natureza realmente não deixa passar nada...

Tudo se encaixa como um quebra-cabeça...

Link to comment
Share on other sites

 

Fábio,

 

Perceba que muitas discussões aqui não progridem de forma adequada ou são abortadas [ quando não terminam em grossa pancadaria]

 

simplesmente pela razão da verdade absoluta.

 

Eu não a tenho, a NOAA não a tem, a NASA não a tem [ imagine o orçamento anual para manter em órbita dos os brinquedinhos]

 

É um sistema caótico [matematicamente] onde nenhum dia jamais foi ou será igual a outro [ a probabilidade disto acontecer é zero]...ninguém a tem.

 

O Sol não é o mesmo todos os dias, nenhum parâmetro orbital é estável, os continentes se movem, as nuvens [ grandes responsáveis pelo albedo nunca são as mesmas, mudam de forma, chovem-se,...exceto o amor do Kim por elas....assim, talvez elas o entende e fazem-se permanentes, porém nunca iguais em Piraquara].....tudo está em pérpetuo movimento.

 

Desde que pedi desculpas ao Caio César [ por interesse...onde eu vou arrumar outro brasileiro para falar dos modelos] deixei claro as discussões devem ser entre idéias e não entre pessoas.

 

Ah!

 

Então, é meu entendimento que o aquecimento do Atlântico Sul [20/30S 30/50W] se deu devido a anomalia positiva da ORL [Outgoing longwave radiation = radiação de longo comprimento de onda (INFRAVERMELHO) que vai embora a partir da superfície]

 

Isso denota ausência nuvens/nebulosidade [anomalias positivas = roxo...azul]

 

Veja que em Bagé foi um verão nebuloso.[o posto do sudeste].

 

Veja o gráfico DJF......2014

 

x2vsjo.jpg

 

Uma das melhores mensagens do fórum nos últimos tempos, especialmente a primeira frase! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Tudo o que eu vinha falando semana passada, vai se confirmar: http://wxmaps.org/pix/temp8.html

Julho 2014 será pra esquecer, riscar da memória de qualquer baziano.

Engraçado que vivem dizendo que o sul do Brasil é uma fronteira climática, que veranicos extensos no inverno é normal...mas invernicos de 15 dias em dezembro e janeiro eu nunca vi!!

Ficamos na fronteira climática no inverno, jamais no verao. Não é a toa que o nosso clima é subtropical, e não sub polar.

Link to comment
Share on other sites

Mandou bem Mafili! Quem entra em debate com 'verdade', vai travar o debate. Não existe verdade cientifica, mesmo que algo dure 1, 50, 100, 300, 500 anos. Infelizmente tem muito 'mimado' no mundo que se acha a verdade.

 

Por enquanto estou achando o inverno tranquilo, sem calor já está valendo. Penso que até setembro ainda tem espaço para algum evento marcante.

 

DSoares, ando meio afastado do BAZ e não vi, mas o Bradador está on-line?

Link to comment
Share on other sites

NE de SC fazendo bonito em termos de frio diurno: Bradador 9,1ºC e Serra Dona Francisca em torno de 10ºC (máxima até agora de 10,2ºC)

 

Fala Diego,

 

Idem pelas bandas do lado de cá da divisa!

 

Até agora máxima de 12,7ºC - pico às 13:40

 

Depois voltou a cair, no momento tenho 11,5ºC.

 

Aliás, dias assim são os meus prediletos, céu encoberto, chuvisqueiro de vez em quando, e frio. Pra melhorar a temperatura poderia ficar "flat" em 6-7ºC

Link to comment
Share on other sites

Mandou bem Mafili! Quem entra em debate com 'verdade', vai travar o debate. Não existe verdade cientifica, mesmo que algo dure 1, 50, 100, 300, 500 anos. Infelizmente tem muito 'mimado' no mundo que se acha a verdade.

 

Por enquanto estou achando o inverno tranquilo, sem calor já está valendo. Penso que até setembro ainda tem espaço para algum evento marcante.

 

DSoares, ando meio afastado do BAZ e não vi, mas o Bradador está on-line?

 

Fala BrunoC...está online sim, mas justamente o anemômetro da estação (parte mais legal de lá) parou de funcionar...

 

De qualquer forma, aqui vão os links:

 

http://www.weatherlink.com/user/bradador/index.php?view=summary&headers=1

 

E

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA34 e http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISANTACA34

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

NE de SC fazendo bonito em termos de frio diurno: Bradador 9,1ºC e Serra Dona Francisca em torno de 10ºC (máxima até agora de 10,2ºC)

 

Fala Diego,

 

Idem pelas bandas do lado de cá da divisa!

 

Até agora máxima de 12,7ºC - pico às 13:40

 

Depois voltou a cair, no momento tenho 11,5ºC.

 

Aliás, dias assim são os meus prediletos, céu encoberto, chuvisqueiro de vez em quando, e frio. Pra melhorar a temperatura poderia ficar "flat" em 6-7ºC

 

Bettega, a diferença é que vocês podem vivenciar isto no dia a dia..eu apenas se subir a serra aqui heheheheh

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Legal pessoal.

 

Eu tenho uma figura dessas melhorada por estação do ano e hemisfério.

 

A ideia aqui é mostrar o seguinte ponto [ a figura está na média anual].

 

A radiação [ luz = energia] que vem do Sol é a visível e a ultravioleta chamadas aqui de shortwave [ondas curtas]

 

Uma parte desta é refletida pelo planeta [albedo]

 

E aquela parte que chega a superfície é emitida para o espaço na forma de longwave [ ondas longas = infravermelho]

 

Assim, chega no Equador 340 W/m² [ watts por metro quadrado]

 

A ser concluido após o jogo.....onde há deficit....há o inverno.....naturalmente.

 

Bom jogo.

 

rjmixd.jpg

Link to comment
Share on other sites

Muitos falam que o verão extremado pode permitir um inverno muito extremado também, por compensação. Estaria caindo mais um mito, talvez... :russian:

Pra mim é o contrário... INVERNO EXTREMO, VERÃO EXTREMADO. Verão frio, Inverno frio.

Aqui na capital paulista, em termos de temperatura média, já vi de tudo:

- Verão quente e inverno quente

- Verão frio e inverno frio

- Verão frio e inverno quente

- Verão quente e inverno frio

- Verão xoxo e inverno xoxo

 

----------

Alguém sabe se em 1952 fez calor também?

Aqui em Sampa, a única coisa que sei é que agosto de 1952 foi o 2º agosto com maior média de temperaturas máximas de toda a série, no Mirante, com 26,9°C.

Só perde para agosto de 2002, que teve 27,0°C de média das máximas.

Link to comment
Share on other sites

Eu de boas aqui navegando pelo google earth quando vejo essa pequena baixada a 10km da minha casa

 

Ela fica entre dois morros de 1980 a 2000 Metros de Altitude

 

Olha a altitude da baixadinha

 

YSBajhb.jpg

 

 

:sarcastic:

 

:shok:

 

Acho que não será nada muito diferente do que a Vila Inglesa do João já registra.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.