Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Será q choveu em Sampa?
Nenhum pingo. :negative:

 

Aqui estamos com variações em torno do tema abaixo:

5psyNKO.jpg

Pela manhã ainda houve algumas rápidas aberturinhas de sol.

A tarde, como na foto.

 

Às 15h,

Mirante (Aut): 22,0°C

IAG: 20,8°C

Por enquanto: não chove, não faz sol, não venta, não esquenta, não esfria... :mosking:

 

Mesma coisa no Vale do Itajaí. Mas está mais agradável. 16°C, mas a sensação é maior porque temos tido temperaturas bem acima da média nos últimos dias. Está parecendo dia de começo/meio de Maio.

 

Haja coração pra tanta emoção em inverno assim. Somente o Carlos Dias e o Bettega pra gostar de um tempo assim.

Link to comment
Share on other sites

Aldo idem em tudo não preciso nem postar como ta aqui :sarcastic:

 

Interessante é que o GFS e Europeu colocam bastante de chuva por essas bandas .... a partir de hoje a noite !

 

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

Link to comment
Share on other sites

 

Mesma coisa no Vale do Itajaí. Mas está mais agradável. 16°C, mas a sensação é maior porque temos tido temperaturas bem acima da média nos últimos dias. Está parecendo dia de começo/meio de Maio.

 

Haja coração pra tanta emoção em inverno assim. Somente o Carlos Dias e o Bettega pra gostar de um tempo assim.

 

Juro que dei uma risada...Haja Coração!!!

 

Quero 2012 de volta!!! Não aguento mais meses com essa xoxoreza. Não temos calor de vdd e nem frio, isso me deprime!!!!

 

Máxima de 15,9ºC com tempo ensolarado. Amanhã teremos geada em grande parte da região.

 

Carlos, as pessoas quando vão fazer turismo para frio não querem andar de camiseta curta a tarde, por isso vale a pena arriscar no Sul.

Link to comment
Share on other sites

Aldo idem em tudo não preciso nem postar como ta aqui :sarcastic:

 

Interessante é que o GFS e Europeu colocam bastante de chuva por essas bandas .... a partir de hoje a noite !

 

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremos...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a manriqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pesam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

Isso mesmo Carlos com ou sem MP vamos ter noites frias entre 2°C e 6°C quase todas as noites , creio que 90% das noites de MJJA são abaixo do 7°C por aqui !

 

 

Convido a todos pro Festival de Inverno que esta rolando aqui , esta muito lindo quem puder e quiser vir tomar um chopp um vinho fique a vontade estão todos convidados

 

 

Foto-Maria-da-F%C3%A9.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

Sem fazer muita conta....a intuição me diz que no inverno....[ definição bruniana]....a média do Castelinho deve ser muito próxima à Vila Inglesa .

 

Tenho medo de ir a Gramado....e NEVAR...com máxima de 6ºC...do jeito que sou pé-frio.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aldo idem em tudo não preciso nem postar como ta aqui :sarcastic:

 

Interessante é que o GFS e Europeu colocam bastante de chuva por essas bandas .... a partir de hoje a noite !

 

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

20C numa noite de inverno em Gramado deve ocorrer uma vez a cada 20 anos!

 

Concordaria com vc se vc tivesse dito 16C. Isso sim é bem possível em pré frontais, mas ainda assim é um risco muito pequeno e compensatório, pois no dia seguinte do pré frontal esfria.

 

Isso sem falar que 99% do turista que vai a Gramado nao vai em busca de frio. Se frio fosse o principal critério, São Joaquim teria muito mais turista.

Link to comment
Share on other sites

Aldo idem em tudo não preciso nem postar como ta aqui :sarcastic:

 

Interessante é que o GFS e Europeu colocam bastante de chuva por essas bandas .... a partir de hoje a noite !

 

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

Tens razão, Carlos Dias!

A queda na Mantiqueira é bem maior e as noites frias são mais garantidas até do que em Gramado, Caxias do Sul ou outras cidades serranas gaúchas muitas vezes.

Meus primos de BH adoram Monte Verde no inverno! Mesmo que durante o dia aqueça, sempre é garantido o frio à noite.

Já peguei temperatura em torno de 20°c à noite em Gramado uma vez em pleno julho... Acontece.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Será q choveu em Sampa?
Nenhum pingo. :negative:

 

Aqui estamos com variações em torno do tema abaixo:

5psyNKO.jpg

Pela manhã ainda houve algumas rápidas aberturinhas de sol.

A tarde, como na foto.

 

Às 15h,

Mirante (Aut): 22,0°C

IAG: 20,8°C

Por enquanto: não chove, não faz sol, não venta, não esquenta, não esfria... :mosking:

 

Mesma coisa no Vale do Itajaí. Mas está mais agradável. 16°C, mas a sensação é maior porque temos tido temperaturas bem acima da média nos últimos dias. Está parecendo dia de começo/meio de Maio.

 

Haja coração pra tanta emoção em inverno assim. Somente o Carlos Dias e o Bettega pra gostar de um tempo assim.

 

Em cheio Moretão!

 

hehehe, não há nada mais apreciável que um belo dia invernal nublado, com cerração e temperatura sub-10!!

 

a propósito esfriou mais pelas bandas do planalto leste.

 

No momento, 12,8ºC e céu encoberto!!

Link to comment
Share on other sites

Aldo idem em tudo não preciso nem postar como ta aqui :sarcastic:

 

Interessante é que o GFS e Europeu colocam bastante de chuva por essas bandas .... a partir de hoje a noite !

 

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

20C numa noite de inverno em Gramado deve ocorrer uma vez a cada 20 anos!

 

Concordaria com vc se vc tivesse dito 16C. Isso sim é bem possível em pré frontais, mas ainda assim é um risco muito pequeno e compensatório, pois no dia seguinte do pré frontal esfria.

 

Isso sem falar que 99% do turista que vai a Gramado nao vai em busca de frio. Se frio fosse o principal critério, São Joaquim teria muito mais turista.

 

Concordo contigo Bruno! Pouquíssimas vezes presenciei noites quentes durante o inverno em Gramado/Canela e isso também inclui Curitiba.

 

Se não me engano na 1a quinzena de julho/13, peguei bastante calor em Gramado tanto de dia quanto à noite, porém é raro!

Link to comment
Share on other sites

 

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

Sem fazer muita conta....a intuição me diz que no inverno....[ definição bruniana]....a média do Castelinho deve ser muito próxima à Vila Inglesa .

 

Tenho medo de ir a Gramado....e NEVAR...com máxima de 6ºC...do jeito que sou pé-frio.

 

Abraços

 

 

As pessoas baseiam-se muito nesta enorme diferença dos invernos comparando dados da Mantiqueira com dados de topo das Serras do Sul .Olhem Urupema e vejam que mesmo nos ASAS de inverno as mínimas são sempre baixas, a exceção dos pré-frontais. É por aí, Castelinho (+-650m) deve bater com Vila Inglesa (+-1500 m). Entretanto, pelo fato das MPs em sua maioria não chegarem "de cara" na Mantiqueira, os pré-frontais são mais raros e por isso noites frias são mais garantidas. Mas a diferença não chega a ser tão grande assim! Óbvio que é muito fácil fazer esta constatação num período fraco do inverno em termos de MP. Pegasse em alguns períodos de 2013 e eu lembro bem do pessoal de Campos reclamando do eterno pré-frontal e as serras do Sul congelando... :good:

Link to comment
Share on other sites

Eu já peguei 25oC em um final de tarde ensolarado em Gramado em agosto de 1999.... Tinha termômetro de Rua marcando 28oC! No dia seguinte amanheceu com 13oC e nublado e ao meio dia fazia 4oC com chuviscos. Às 19:00 o céu estava estreladaço e já tinha gelo no teto do meu carro! Isso foi no final de semana anterior ao da famosa nevada daquele ano.

Link to comment
Share on other sites

Eu também acredito que teremos uma compensação à partir dos últimos dias de julho, continuando agosto e quem sabe até setembro.

O que me faz acreditar nisso é que ainda não tivemos uma bomba polar e também as previsões do CFS pra um agosto abaixo da média no centro sul do Brasil.

 

===================================================

 

Ainda não tivemos chuva pelo menos aqui na zona leste de Sampa, mas felizmente o GFS está animador para os próximos dias, indicando acumulados legais!

19 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé!

Link to comment
Share on other sites

Betegga, no meu caso qto mais chuva , melhor, já q eu sei q frio intenso ñ virá desta vez.

Prefiro q chova bastante do q ter q presenciar vários dias nublados sem mínimas expressivas.

Nesta época, chuva constante favorece a manutenção de um "clima de inverno", mesmo ñ estando akele frio todo q esperamos.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias....eu concordo com você, o frio é mais garantido nas terras altas da Mantiqueira do que nas serras

gaúcha e catarinense. Mesmo sem as condições ideais, vemos que o PNI tem registrado médias bem mais baixas que

nas demais regiões do país.

 

O frio mais constante do país fica lá (porque não precisa de MP), porém o frio mais extremado é na serra catarinense, sem dúvidas.

Link to comment
Share on other sites

Falam do PH mas a bairrismos sobre como a Mantiqueira é mais fria do que as serra gaúcha e catarinense,depois ninguém sabe da onde surge a discussões intermináveis.

A propósito hoje é dia de Tuias,por estar em uma região privilegiada quase no centro do RS faz-se mais frio por conta do ar mais seco. :good: :good:

Link to comment
Share on other sites

Tuias tava lá na 10ª posição no GP Bazjeancharlier, ultrapassou retardatários e já está na 6ª.... e já vai pular pra 4ª em seguida com 8,9º... :mail: :good:

 

 

Só que nos outros 20 25 dias do mes as primeiras posiçoes são ocupadas pela Mantiqueira .... :sarcastic:

Will, é muito variável, ocorreram anos em que as serras do sul não tiveram muito frio no inverno...em compensação em outros anos, não deu nem graça a comparação, cito apenas 1, o inverno de 2000...foram dias e dias a fio com temperaturas negativas nas baixadas do sul, até nos topos foi muito gelado, em sensação térmica não tem comparação gurizada... agora vou defender Urupema, SJ,sinceramente não acredito que mesmo o PNI tenha sensação de mais frio do que estes morros do sul...

Link to comment
Share on other sites

Bom, agora começa aquela parte boa do fórum onde voltamos o Sul x Sudeste.

 

Tudo dentro dos ciclos de discussões que nunca mudam por aqui.

 

Depois será o clima não é mais o mesmo, depois uma overdose de Soledade, baixadas e etc...

Ninguém falou em Soledade, não começa.

E baixadas dizem respeito à todos, pois há baixadas em qq lugar do Brasil, aproveita e inicia a "campanha" para uma Davis em baixada na Campanha... :mosking: :laugh: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

É mesmo? E qual o risco de pegar uma neve por aí? Só amanhecer frio e fazer calor a tarde não é frio. :mosking:

 

Entre ter um dia com neve/chuva congelada e temperatura positiva, e ter 3 dias com mínimas abaixo de zero, hoje, eu posso afirmar que prefiro o primeiro sem dúvida nenhuma.

 

Queria ver o Morro da Igreja sem vento, sem neve, com uma vista um pouco pior (somente médias boas), pra ver quantos teriam interesse em visitar...

 

VitorVM para de reclamar você está na Campanha... Aí varia muito se comparado ao litoral.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

É mesmo? E qual o risco de pegar uma neve por aí? Só amanhecer frio e fazer calor a tarde não é frio. :mosking:

 

Entre ter um dia com neve/chuva congelada e temperatura positiva, e ter 3 dias com mínimas abaixo de zero, hoje, eu posso afirmar que prefiro o primeiro sem dúvida nenhuma.

 

Queria ver o Morro da Igreja sem vento, sem neve, com uma vista um pouco pior (somente médias boas), pra ver quantos teriam interesse em visitar...

 

VitorVM para de reclamar você está na Campanha... Aí varia muito se comparado ao litoral.

 

Espero que isto encerre o assunto... Pegar neve na Serra ou uma noite quente na Serra no Inverno, em termos de probabilidades, são praticamente iguais.

 

Sim Moretão, aqui por exemplo tivemos uma mínima acima de 15ºC Sábado, mas domingo a tarde mesmo com sol a temperatura nem alcançou isto a tarde.

 

Mas me deixa muito deprimido meses como Junho deste ano!!!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei pensando Wiiliam....vc tem frio garantido ai no inverno....claro que durante o dia ..não...mas a noite para sair ir num restaurante, o turista com certeza pegará 4/5 graus ....assim como ampos do Jordão e Monte Verde...Já o sul...tambem tem seu frio, até mais extremo ou severo...masi não é constante...vc pode pegar 1 grau numa noite de inverno em Gramado como 20 graus...ou seja....em termos de risco para o Turista a mantiqueira é muito melhor....e muita gente não sabe disso...Pensam que o frio no sul do Pais e Julho é garantido....e não é....

 

É mesmo? E qual o risco de pegar uma neve por aí? Só amanhecer frio e fazer calor a tarde não é frio. :mosking:

 

Entre ter um dia com neve/chuva congelada e temperatura positiva, e ter 3 dias com mínimas abaixo de zero, hoje, eu posso afirmar que prefiro o primeiro sem dúvida nenhuma.

 

Queria ver o Morro da Igreja sem vento, sem neve, com uma vista um pouco pior (somente médias boas), pra ver quantos teriam interesse em visitar...

 

VitorVM para de reclamar você está na Campanha... Aí varia muito se comparado ao litoral.

 

Realmente é uma questão de gosto, Moretão vou contigo e fico com a primeira opção.

 

A dinâmica das serras do sudeste é muito chata, no bom sentido.

Link to comment
Share on other sites

Apenas um comentário: 20°C à noite eu não digo nada, claro, mas 20°C de mínima em junho/julho é raro até em São Paulo.

A última mínima de 20°C ou mais, no Mirante, foi 20,8°C no dia 13 de abril.

 

 

Por aqui, mais do mesmo.

A única novidade é que começou a entrar um ventinho de SSE/S.

Quem sabe agora vai... :mosking:

 

Por enquanto, nos radares, nenhuma área de chuva com alguma possibilidade de chegar na capital paulista... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Bom, cada um com o seu gosto, né...o importante é termos em nosso país tantas serras lindas e geladas,

quebrando o paradigma de país tropical.

 

12Z do GFS linda demais, olha o tamanho da alta pressão que vai nos dominar nesta semana. Simplesmente

perfeito, só não é tão boa quanto outras altas marítimas como as de Julho/04, Julho/08 ou Junho/10. Mas

mesmo assim é muito bom o quadro e tenho boas chances de quebrar meu recorde na estação.

Link to comment
Share on other sites

Eu aprecio mto o clima das serras do Sul, com máximas mto baixas (aki no planalto tbm temos), neve, geadas etc, mas os intervalos entre estes eventos mtas vzs são deprimentes, com dias nublados e sem perspectivas de fortes bombas polares.

Gosto de manhãs geladas com geada e dp o vento cortante, mas preciso de Sol.

Na Mantiqueira é mais garantido o frio matutino e dp o dia todo ensolarado.

Enfim, vai do gosto de cada um..

Link to comment
Share on other sites

Apenas um comentário: 20°C à noite eu não digo nada, claro, mas 20°C de mínima em junho/julho é raro até em São Paulo.

A última mínima de 20°C ou mais, no Mirante, foi 20,8°C no dia 13 de abril.

 

 

Por aqui, mais do mesmo.

A única novidade é que começou a entrar um ventinho de SSE/S.

Quem sabe agora vai... :mosking:

 

Por enquanto, nos radares, nenhuma área de chuva com alguma possibilidade de chegar na capital paulista... :negative:

 

Complicado isso e já fico preocupado da previsão de chuva pra cá não se concretizar.

 

Talvez possa ter áreas de chuvas no sul de SP, mas infelizmente o radar de São Roque está inoperante nos últimos dias :( :(

Link to comment
Share on other sites

Agora em Galópolis 6,2C e céu super estrelado... só to perdendo pro posto Marcão e Tuias... :mosking: da-lhe marcão e Tuias...

 

A respeito dessa comparação entre serras gaúcha e catarinense com serra da mantiqueira não há como comparar duas regiões com latitude, altitude e dinâmicas climaticas diferentes.. inverno e verão as duas se comportam de modos distintos... o Renan tem razão, na mantiqueira o frio é constante com mínimas que quase sempre ficam entre 1C e 6C e máximas comportadas, porém não tão extremado salvo algumas excessões como no alto do PNI por exemplo... nas serras do sul o frio é menos constante por ocasião de um clima muito dinâmico e que muda muito rápido e por isso muito mais extremado porém esse ano em especial não tem ajudado nada... em menos de 24h podemos ter aqui uma noite com mínima de 16, 17C sob influência de pré frontal e no início da tarde seguinte já com 9, 8C e a noite sob céu limpo temperatura negativa ... locais diferentes com peculiaridades geográficas e climáticas diferentes... as duas são lindas e fascinantes...

 

Amanhã de manhã mínima aqui na casa de 1C porém acho que não terei geada...

Link to comment
Share on other sites

Eu já peguei 25oC em um final de tarde ensolarado em Gramado em agosto de 1999.... Tinha termômetro de Rua marcando 28oC! No dia seguinte amanheceu com 13oC e nublado e ao meio dia fazia 4oC com chuviscos. Às 19:00 o céu estava estreladaço e já tinha gelo no teto do meu carro! Isso foi no final de semana anterior ao da famosa nevada daquele ano.

 

Embora seja raro ocorrer 20°c à noite em Gramado, já ocorreu algumas vezes sim.

Eu dou minha palavra que peguei esta temperatura num julho à noite. Entre 20°c e 21°c à noite marcavam os termômetros. Quente mesmo!

Claro que não é comum, isso eu concordo plenamente.

Já em Campos do Jordão, por exemplo, com sua altitude, uma temperatura dessas à noite nos meses de inverno é raríssimo, aliás, acho que quase impossível.

Também já vivenciei isso sim, J Vicente!

AGORA EM PORTO ALEGRE, NO BAIRRO LOMBA DO PINHEIRO, 10,3°C. BOA QUEDA! Noite será fria e amanhecer gelado.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.