Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

As chuvas estão chegando. Na capital, já chove.
Aleluia! Aleluia! :yahoo:

 

Chove em Sampa.

Chuva fraca que vem desde a madrugada.

Os acumulados são baixos, variando de 1,4 a 8,0 mm até agora, na cidade (SAISP e CGE).

 

A automática do Mirante soma 3,4 mm e a de Barueri 3,8 mm (INMET).

 

Mirante e IAG com a mesma temperatura: 16,0°C

Link to comment
Share on other sites

É subiu:

 

0.654997....25/06

0.932066....02/07

 

 

8wcdoy.png

 

Notícia péssima, e confirma o monumental erro do CFS para a SST do Atlântico Sul.

 

O quadro começa a ficar mais do que preocupante.

 

O GFS sumiu com a MP que vinha apostando para o dia 20. Sumiu mesmo!

 

O CFS sumiu com uma acentuada quebra de padrão.

 

O Global nada indica a médio prazo. Europeu idem.

 

A AAO não cai, o pacífico segue aquecido e temos de nos contentar com essa MP marítima de longo duração. Que se não é uma Brastemp, pelo menos vai manter o tempo ameno e úmido por essas paragens.

 

Enquanto não aquece de vez, vamos que vamos acompanhando. Mas esperar por mudanças nos modelos neste ano é como esperar pelo fim da ditadura cubana.

Link to comment
Share on other sites

É subiu:

 

0.654997....25/06

0.932066....02/07

 

 

8wcdoy.png

 

Notícia péssima, e confirma o monumental erro do CFS para a SST do Atlântico Sul.

 

O quadro começa a ficar mais do que preocupante.

 

O GFS sumiu com a MP que vinha apostando para o dia 20. Sumiu mesmo!

 

O CFS sumiu com uma acentuada quebra de padrão.

 

O Global nada indica a médio prazo. Europeu idem.

 

A AAO não cai, o pacífico segue aquecido e temos de nos contentar com essa MP marítima de longo duração. Que se não é uma Brastemp, pelo menos vai manter o tempo ameno e úmido por essas paragens.

 

Enquanto não aquece de vez, vamos que vamos acompanhando. Mas esperar por mudanças nos modelos neste ano é como esperar pelo fim da ditadura cubana.

 

Caio,

Da maneira que estão se comportando os modelos, não espero nada mais para julho. Se vier algo moderado, é lucro.

Acho que agosto e setembro poderão compensar esta falta de frio intenso. Muitas vezes setembro já surpreendeu no seu início, com MPS fortes lá pelos dias 01 a 10 do mês.

Nubem Cisneiros e CLIMATEMPO não estavam errados nas suas previsões de um inverno com muito menos frio que o ano passado. Agora está se confirmando isso.

Tudo culpa do "menino". KKKKKK

Mesmo assim, acho que agosto e setembro darão uma alegria para os bazianos.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Tudo culpa do "menino". KKKKKK

 

Abraços.

 

Nico,

 

Não há fundamento nesta tua afirmação.

 

O IRI [ Uma espécie de ONU de ENSO] publicou os 8 principais equívocos sobre ENSO.

 

Equívocos discutidos:

 

1-Períodos de El Niño causar mais desastres do que os períodos normais.

2-El Niño e La Niña afetar significativamente o clima na maioria das regiões do globo.

3-Regiões afetadas pelo El Niño e La Niña ver impactos para toda a 8-12 meses que as condições climáticas duram.

4-Episódios de El Niño levar apenas os impactos negativos.

5-Devemos preocupar-se mais durante os episódios de El Niño do que episódios de La Niña.

6-Quanto mais forte o El Niño / La Niña, o mais forte dos impactos, e vice-versa.

7-El Niño e La Niña são diretamente responsáveis ​​por tempestades específicas ou outros eventos climáticos.

8-El Niño e La Niña estão estreitamente relacionadas com o aquecimento global.

Link to comment
Share on other sites

Bah será que bateu desânimo geral no Baz.? :sad: :russian:

Mas vamos lá gurizada vamos peleando só com o toco... :russian: :sarcastic: :hunter: :wacko2:

Quem sabe vem alguma surpresa fim de julho até o início de setembro...tempo há ainda... :good:

 

Eu acredito, amigo PHP, em algo forte em agosto e setembro. Já postei acima.

Já vi muito frio em agosto e muito frio em setembro nos meus quase 4.2 anos... KKKKK

Sem falar, que muitas vezes até a primavera inicia gelada.

Abraços. :good:

Link to comment
Share on other sites

Nova Estação Meteorológia é Instalada na Parte Alta do Parque

 

fOwcXnv.jpg

 

O Parque Nacional do Itatiaia recebeu a doação de uma estação meteorológica automática do grupo "Brasil Abaixo de Zero" (http://www.abaixodezero.com).

 

A estação meteorológica mais alta do Brasil hoje faz parte do presente do Parque. Instalada a 2590 metros de altitude, no Massena, ela foi doada por um grupo de pessoas com o interesse em monitorar e conhecer melhor o clima, neste que é o primeiro Parque Nacional criado no Brasil.A estação envia os dados de temperatura, chuva e vento em tempo real para a internet, trazendo uma visibilidade maior do que é o clima no Parque para as pessoas do mundo todo, no conforto de suas residências. Trata-se de um equipamento importado, da mais alta tecnologia, entre os melhores do mundo.

 

Os dados gerados pela estação são atualizados a cada 5 minutos e poder ser consultados em tempo real aqui. Outra estação meteorológica fica perto do Posto Marcão, que fica a 2451 metros de altitude, que também pode ser consultada clicando aqui. Essas informações trazem importante contribuição para as pesquisas científicas do Parque, para a prevenção e combate a incêndios florestais e para as atividades de visitação do Parque.

 

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

Link to comment
Share on other sites

É subiu:

 

0.654997....25/06

0.932066....02/07

 

 

8wcdoy.png

 

Notícia péssima, e confirma o monumental erro do CFS para a SST do Atlântico Sul.

 

O quadro começa a ficar mais do que preocupante.

 

O GFS sumiu com a MP que vinha apostando para o dia 20. Sumiu mesmo!

 

O CFS sumiu com uma acentuada quebra de padrão.

 

O Global nada indica a médio prazo. Europeu idem.

 

A AAO não cai, o pacífico segue aquecido e temos de nos contentar com essa MP marítima de longo duração. Que se não é uma Brastemp, pelo menos vai manter o tempo ameno e úmido por essas paragens.

 

Enquanto não aquece de vez, vamos que vamos acompanhando. Mas esperar por mudanças nos modelos neste ano é como esperar pelo fim da ditadura cubana.

 

Caio, a ÚNICA esperança é que esses modelos erram frequentemente. Portanto, AINDA podemos esperar alguma coisa que aparecerá no horizonte.

Mas que dá um desânimo quanto a esse ano, dá.

:hysteric: :hysteric: :hysteric: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Tudo culpa do "menino". KKKKKK

 

Abraços.

 

Nico,

 

Não há fundamento nesta tua afirmação.

 

O IRI [ Uma espécie de ONU de ENSO] publicou os 8 principais equívocos sobre ENSO.

 

Equívocos discutidos:

 

1-Períodos de El Niño causar mais desastres do que os períodos normais.

2-El Niño e La Niña afetar significativamente o clima na maioria das regiões do globo.

3-Regiões afetadas pelo El Niño e La Niña ver impactos para toda a 8-12 meses que as condições climáticas duram.

4-Episódios de El Niño levar apenas os impactos negativos.

5-Devemos preocupar-se mais durante os episódios de El Niño do que episódios de La Niña.

6-Quanto mais forte o El Niño / La Niña, o mais forte dos impactos, e vice-versa.

7-El Niño e La Niña são diretamente responsáveis ​​por tempestades específicas ou outros eventos climáticos.

8-El Niño e La Niña estão estreitamente relacionadas com o aquecimento global.

Mas traz uma grande verdade: os invernos do sul do Brasil ficam xoxos… tudo pelo travamento do jato. Nenhum "mascaramento" ocorre com el-ninos.

Link to comment
Share on other sites

Nova Estação Meteorológia é Instalada na Parte Alta do Parque

 

fOwcXnv.jpg

 

O Parque Nacional do Itatiaia recebeu a doação de uma estação meteorológica automática do grupo "Brasil Abaixo de Zero" (http://www.abaixodezero.com).

 

A estação meteorológica mais alta do Brasil hoje faz parte do presente do Parque. Instalada a 2590 metros de altitude, no Massena, ela foi doada por um grupo de pessoas com o interesse em monitorar e conhecer melhor o clima, neste que é o primeiro Parque Nacional criado no Brasil.A estação envia os dados de temperatura, chuva e vento em tempo real para a internet, trazendo uma visibilidade maior do que é o clima no Parque para as pessoas do mundo todo, no conforto de suas residências. Trata-se de um equipamento importado, da mais alta tecnologia, entre os melhores do mundo.

 

Os dados gerados pela estação são atualizados a cada 5 minutos e poder ser consultados em tempo real aqui. Outra estação meteorológica fica perto do Posto Marcão, que fica a 2451 metros de altitude, que também pode ser consultada clicando aqui. Essas informações trazem importante contribuição para as pesquisas científicas do Parque, para a prevenção e combate a incêndios florestais e para as atividades de visitação do Parque.

 

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

 

Que excelente notícia, pessoal! Parabéns pelo esforço de todos! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Médias Julho 2014 (7 dias)

 

07,4 - PNI Posto Marcão MG / PWS

07,5 - PNI Morro do Massena RJ / PWS

10,1 - Campos do Jordão SP / PWS - Vl Inglesa

11,1 - Morro da Igreja SC / Inmet

11,9 - Bom Jesus RS / Ciram

11,9 - Urupema SC / Ciram

12,1 - Maria da Fé MG / Lage - PWS

12,3 - Monte Verde MG / Inmet

12,8 - Bom Jardim da Serra SC / Ciram

12,9 - Painel SC / Ciram

13,0 - São Joaquim SC / Inmet

13,1 - Canela RS / Castelinho - PWS

13,3 - São José dos Ausentes RS / Inmet

13,4 - Pico do Couto RJ / Inmet

13,5 - Vacaria RS / Inmet

14,1 - Canela RS / Inmet

15,1 - Inacio Martins PR / Inmet

Link to comment
Share on other sites

À Partir do dia 12, julho será um abril "remember"!! :rtfm: :hysteric: :negative:

Sepultei o inverno 2014, larguei, não adianta ter nem fio de esperança!! Se junho foi bom, julho e agosto serão uma porcaria, conforme todos os modelos e analisando os dados de longo prazo postados aqui no BAZ.

Torcendo por um La Niña em 2015, é o que resta!!

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com esse inverno - e até ano - ruim, eu estou otimista quanto ao futuro. O sol tá entrando num mínimo solar e ambos os polos estão com sobregelo - o que deverá aquecer menos os oceanos e liberará águas geladas para os oceanos (canal de Bearing alimentará a PDO negativa), respectivamente.

Link to comment
Share on other sites

À Partir do dia 12, julho será um abril "remember"!! :rtfm: :hysteric: :negative:

Sepultei o inverno 2014, larguei, não adianta ter nem fio de esperança!! Se junho foi bom, julho e agosto serão uma porcaria, conforme todos os modelos e analisando os dados de longo prazo postados aqui no BAZ.

Torcendo por um La Niña em 2015, é o que resta!!

 

Não perca tanto as esperanças assim, amigo!

É óbvio que não será um inverno frio, de um modo geral, mas algo forte ainda deve vir até setembro.

Não repetindo o fatídico agosto de 2012, já estou feliz.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Médias Julho 2014 (7 dias)

 

07,4 - PNI Posto Marcão MG / PWS

07,5 - PNI Morro do Massena RJ / PWS

10,1 - Campos do Jordão SP / PWS - Vl Inglesa

11,1 - Morro da Igreja SC / Inmet

11,9 - Bom Jesus RS / Ciram

11,9 - Urupema SC / Ciram

12,1 - Maria da Fé MG / Lage - PWS

12,3 - Monte Verde MG / Inmet

12,8 - Bom Jardim da Serra SC / Ciram

12,9 - Painel SC / Ciram

13,0 - São Joaquim SC / Inmet

13,1 - Canela RS / Castelinho - PWS

13,3 - São José dos Ausentes RS / Inmet

13,4 - Pico do Couto RJ / Inmet

13,5 - Vacaria RS / Inmet

14,1 - Canela RS / Inmet

15,1 - Inacio Martins PR / Inmet

 

Anomalias entre +3C e +4C

Link to comment
Share on other sites

Médias Julho 2014 (7 dias)

 

07,4 - PNI Posto Marcão MG / PWS

07,5 - PNI Morro do Massena RJ / PWS

10,1 - Campos do Jordão SP / PWS - Vl Inglesa

11,1 - Morro da Igreja SC / Inmet

11,9 - Bom Jesus RS / Ciram

11,9 - Urupema SC / Ciram

12,1 - Maria da Fé MG / Lage - PWS

12,3 - Monte Verde MG / Inmet

12,8 - Bom Jardim da Serra SC / Ciram

12,9 - Painel SC / Ciram

13,0 - São Joaquim SC / Inmet

13,1 - Canela RS / Castelinho - PWS

13,3 - São José dos Ausentes RS / Inmet

13,4 - Pico do Couto RJ / Inmet

13,5 - Vacaria RS / Inmet

14,1 - Canela RS / Inmet

15,1 - Inacio Martins PR / Inmet

 

Aqui em SJP as médias estão em:

 

Aeroporto Afonso Pena:

Média simples: 15,36ºC

Média compensada: 15,26ºC

 

Minha casa - 5km ao sul do AERO:

Média simples: 14,78ºC

Média compensada: 14,85ºC

Link to comment
Share on other sites

........Mas traz uma grande verdade: os invernos do sul do Brasil ficam xoxos… tudo pelo travamento do jato. Nenhum "mascaramento" ocorre com el-ninos.

 

A tá,

 

Que tal 1994,

 

Lembra...há muitas fotos de Gramado em 1994 pelo fórum....

 

Infelizmente não vejo nenhuma verdade e muito menos grande.....Apenas o velho hábito de que quando se tem apenas um martelo tudo é prego...[ este comentário é dirigido contra a ideia geral das verdades absolutas muito em voga em grande parte imprensa...e não necessariamente ao Bruno]

 

NIño 3.4

 

1994...maio 0.493921

1994....junho 0.559523

1994....julho 0.566202

1994....agosto 0.642836

1994.6666 0.543440

1994.7500 0.896660

1994.8334 1.34796

1994.9166 1.44281

1995.0000 1.17778

1995.0834 0.933979

1995.1666 0.675869

1995.2500 0.495419

Link to comment
Share on other sites

Mafili, 1994 realmente foi ano de el-nino e trouxe um grande evento no miolo de julho, mas foi a única coisa decente daquele ano. Uma andorinha faz verao?

 

Aliás, qual é a tua opinião para essa xoxeza toda?

Bruno no Paraná foi excelente!

 

Tivemos pelo menos 3 grandes eventos.

Final junho

Início de julho (ñ o mesmo de junho)

Início de agosto

Link to comment
Share on other sites

69 DIAS DE INVERNO

 

NORMAL; 9,9/CLIMATERRA E 10,1 INMET MÉDIA DE 92 DIAS, MÉDIA DO INVERNO É 10,5°C/INMET E 10,4/CLIMATERRA.

 

CLIMATERRA

 

2013

 

16,2/6,2/10,4/68 DIAS

15,9/5,6/09,9/92 DIAS

 

2014

 

16,1/7,3/10,8

 

INMET

 

2013

 

15,6/7,6/10,9/68 DIAS

15,3/6,9/10,4/92 DIAS

 

2014

 

15,4/7,9/11,0

 

NÚMEROS, NÚMEROS, NADA COMO NÚMEROS.....

 

Tá + 0,9°C no Inmet. Isso é muito tratando-se de 68 dias.

Link to comment
Share on other sites

Hoje fazem exatamente 20 anos que nevou aqui na região metropolitana, especialmente na minha cidade com acumulação em alguns bairros, à ponto de fazer pequenos bonecos de neve. Eram 13:30 quando capuchos médios começaram a cair com temperatura de 8°C e vento (ciclonão), pois estava gelado nas camadas médias da atmosfera.

Link to comment
Share on other sites

IRATI - PARANÁ - 837m - REGIÃO CENTRAL

 

1994

 

 

1- -4,3° 26/06

 

2- -3,4° 09/07

 

3- 0,5° 04/08

 

4- -0,7 12/08

 

Piracity teve em 2 eventos (jun e julho) máximas sub-10° com céu limpo.

 

Mínimas -4° jun -4° jul e -3° ago

 

Pra mim considero um dos melhores invernos q presenciei em termos de eventos constantes [jja ]

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com esse inverno - e até ano - ruim, eu estou otimista quanto ao futuro. O sol tá entrando num mínimo solar e ambos os polos estão com sobregelo - o que deverá aquecer menos os oceanos e liberará águas geladas para os oceanos (canal de Bearing alimentará a PDO negativa), respectivamente.

 

 

Verdade, Bruno. Já li muito a respeito do Mínimo Solar. Há um tópico para discutirmos isso? Tenho muito interesse. Eu gostaria de saber até que ponto isso poderá favorecer nossos invernos.

Link to comment
Share on other sites

eu recordo da neve de 1994, tinha 6 anos de idade, minha mãe estava me levando p escola aqui em Canoas e quando chegamos a neve começava a cair, esse dia ficou marcado e jamais esqueci.

 

 

Ainda acredito em um frio forte neste 2014.

 

Amigo,

Como és novo... Eu já tinha 22 anos (ou quase, pois faço dia 27/07 aniversário)! KKKKK Lembro bem daquele ano, com muita neve mesmo.

Ainda acredito pelo menos em um episódio frio este ano também! Não será um inverno para os que amam frio, isso podes ter certeza. De um modo geral será "quente", mas algo grande deve vir ainda.

Quando postei, em vezes anteriores, a previsão do meteorologista uruguayo NUBEM CISNEIROS e da CLIMATEMPO sobre a previsão de pouco frio este ano, lembro que muitos mandaram contra, como se eu estivesse desejando isso. Nada disso. Confiei na previsão do Nubem, porque sei da competência dele e outras vezes já o vi acertar. A CLIMATEMPO não divulgaria algo com tanta responsabilidade, se ao menos não tivesse 60% de certeza.

Algo bom em matéria de frio virá, mas não compensará no final o inverno xoxo que estamos tendo. Isso sim.

FABIO TORALES,

O "tal padrão USA", me desculpem os que aceitam, respeito muito, mas nunca engoli também! Isso que já li diversas coisas a respeito. Não há o porquê de fazer comparações do nosso inverno com o dos EUA...Mas tudo bem, há que defenda e todas as posições devem ser respeitadas em todos os assuntos.

Jurei e vou manter meu juramento, que não entro mais em polêmicas. Cada um acredite no que quiser.

No entanto, vamos ter fé. Este ano ainda vem um friozão! Nem que seja uma única "bomba" polar, para nos dar alegria.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

eu recordo da neve de 1994, tinha 6 anos de idade, minha mãe estava me levando p escola aqui em Canoas e quando chegamos a neve começava a cair, esse dia ficou marcado e jamais esqueci.

 

 

Ainda acredito em um frio forte neste 2014.

 

Amigo,

Como és novo... Eu já tinha 22 anos (ou quase, pois faço dia 27/07 aniversário)! KKKKK Lembro bem daquele ano, com muita neve mesmo.

Ainda acredito pelo menos em um episódio frio este ano também! Não será um inverno para os que amam frio, isso podes ter certeza. De um modo geral será "quente", mas algo grande deve vir ainda.

Quando postei, em vezes anteriores, a previsão do meteorologista uruguayo NUBEM CISNEIROS e da CLIMATEMPO sobre a previsão de pouco frio este ano, lembro que muitos mandaram contra, como se eu estivesse desejando isso. Nada disso. Confiei na previsão do Nubem, porque sei da competência dele e outras vezes já o vi acertar.

 

E ele ERROU. O Uruguay teve um Maio e Junho abaixo da média, assim como Bagé.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.