Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

As chuvas retornaram com intensidade ao oeste do Estado durante a noite de ontem e a madrugada de hj.

Chove em muitas localidades, com trovoadas em algumas áreas e ao longo do dia, o mau tempo deve avançar para o leste, atingindo tbm Curitiba.

A imagem é do final da madrugada e mostra ampla área chuvosa no W paranaense.

11734-1.jpg.82b660a5c937187f689d430a4d2831d8.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

A queda foi muito menor do que eu pensava da temperatura esta noite!

Está um friozinho normal e sem graça pela cidade: entre 11°c e 12°c na maior parte. Isso, para uma manhã de julho, é muito pouco. Temperatura que deveria predominar em maio na parte da manhã e não no mês, teoricamente, mais frio do inverno.

O sol deve predominar. Ao menos não deve passar dos 20°c na parte da tarde. Tem que se conformar com esse frio pouco mesmo...

A bomba polar ainda virá. Acredito nisso! De repente em agosto ou até em setembro.

Agora: que o inverno não terá frio forte, de um modo geral, não terá. Isso já está comprovado. A média final será alta. Mais uma decepção, mas temos que conviver e aceitar, assim como foi a decepção ontem da nossa seleção. Coisas da vida...

Abraços a todos e uma excelente quarta-feira!

Link to comment
Share on other sites

Fernando e Carlos Campos, terei que subir sim. Esse tipo de falha é de transmissão entre a estação e o console., e o pior é que como não há comunicação entre eles ela não está registrando os dados no datalogger.. :cray:

Q transtorno!

Será q ñ mexeram na estação? Lembro de vc ter comentado q tinha gente por lá, na última vez q subiu.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Mínima de pífios 10,8ºC hoje, e ainda foi esquentando durante a madrugada, amanhecendo já com 12,2ºC.

A instabilidade paraguaia avança pelo noroeste do RS. Muitas nuvens tbm no centro-sul do Estado. Assim, houve um akecimento atmosférico nos locais mais elevados durante a madrugada.

Já Santa Maria, com pouca altitude e mais ao sul, teve registro de 7°C na base aérea.

 

Abç

sc4Kira10_2-1.jpg.b1bbd0113489234885895b5253198ec0.jpg

Link to comment
Share on other sites

O otimista FORECA, que segue o modelo Europeu, dá essa tendência para os próximos 10 dias em Porto Alegre.

Clima praticamente "primaveril" em pleno julho, mês teoricamente mais frio do inverno...

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

 

A notícia abaixo é do Jornal do Comércio de 04/07/12. Mal poderiam prever o tenebroso agosto que viria pela frente.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=97580

 

Vamos nos conformar. Na Argentina, também estão liquidando mais cedo este ano. Eles ainda tem o agravante da economia estar muito pior que a nossa...

http://www.clarin.com/br/Liquidacao-antecipada-em-Buenos-Aires_0_963504106.html

 

Por favor, não levem para o lado "aquecementista", nada disso. São somente coisas que ocorreram e estão ocorrendo e podem nos fazer refletir. Só isso.

JAMAIS vou aceitar debates sobre aquecimento em PORTO ALEGRE ou algo parecido de novo. Há coisas na vida que não adianta. Nesse ponto concordo plenamente com a postura do COUTINHO. Ele sempre diz: quando um retruca,outro retruca, começa a esquentar, o melhor é parar.

Tenho minha opinião e respeito a dos demais. Assim convivemos todos em paz.

Abraços e uma excelente quarta-feira a todos!

Link to comment
Share on other sites

Bv2JnIi.png

 

Bom dia, bazianos! Essa sequências de duas MPs (uma mais continental e outra marítima?) que está tendo mexeu com o tempo daqui. Acho que nunca tinha visto uma variação tão curta de temperatura por tanto tempo.

Sobre a bomba do fim do mês, o GFS sempre adia a chegada dela... O suspense ainda é grande. Mas o que vai esquentar a partir de domingo aqui não é brincadeira, talvez acabe com julho. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Fernando e Carlos Campos, terei que subir sim. Esse tipo de falha é de transmissão entre a estação e o console., e o pior é que como não há comunicação entre eles ela não está registrando os dados no datalogger.. :cray:

Q transtorno!

Será q ñ mexeram na estação? Lembro de vc ter comentado q tinha gente por lá, na última vez q subiu.

 

Abraço

 

Sim, mas ela funcionou perfeitamente depois disto ainda por 4 dias...

 

A verdade é que ela estava apresentando problemas de recepção de sinal, tanto é que a velocidade do vento quase não era mais registrada....

 

Bom, resta-me saber se conseguirei subir neste sábado lá...é o que espero fazer...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Acertaram "na mosca", como se diz.

Não adianta se iludir, este ano a coisa será um fiasco em matéria de frio forte mesmo.

Mesmo assim, ainda acredito pelo menos em 1 MP potente, para nos dar alguma alegria.

Abraços!

http://jornaldotempo.uol.com.br/noticias.html/60074/inverno-comeca-neste-sabado-21-nova-estacao-nao-sera-de-frio-intenso-no-brasil/

Link to comment
Share on other sites

Acertaram "na mosca", como se diz.

Não adianta se iludir, este ano a coisa será um fiasco em matéria de frio forte mesmo.

Mesmo assim, ainda acredito pelo menos em 1 MP potente, para nos dar alguma alegria.

Abraços!

http://jornaldotempo.uol.com.br/noticias.html/60074/inverno-comeca-neste-sabado-21-nova-estacao-nao-sera-de-frio-intenso-no-brasil/

 

Como eu disse acima, acertaram mesmo. Isso é fato.

No entanto, saliento: APESAR DO INVERNO SER FRACO, AINDA ACREDITO NUMA MP BEM FORTE AINDA ESTE ANO. TALVEZ EM AGOSTO OU SETEMBRO.

Não perco as esperanças.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Capitais/aeroportos 11h:

 

Curitiba: 14°C

Porto Alegre: 16°C

Rio Branco: 17°C

Floripa: 18°C

São Paulo/Congonhas: 19°C

Cuiabá: 20°C

Porto Velho: 21°C

Campo Grande: 21°C

Belo Horizonte/Pampulha: 23°C

Brasília: 24°C

Rio/Galeão: 25°C

Vitória: 26°C

Manaus: 28°C

 

Incrível, uma capital do Norte sendo a terceira mais fria do país!

Link to comment
Share on other sites

Fugi da monotonia de Jundi City para as Serras Gaúchas e mal cheguei em Gramado ontem e topei com o Bruno!

 

Eu e as gurias ficamos "a pampa" ontem com o friozote desse "pum" polar. Apesar da baixa intensidade dessa MP, já deu pra me sentir em casa.

 

Mas já nublou de madrugada e até pancada de chuva tivemos por aqui. O negócio é não criar muita expectativa esse ano.

 

Mas, falando em expectativa, o ETA indica algo interessante para o dia 20 em diante. Quem sabe o ENBAZ acontece em grande estilo esse ano!

 

Abraços gaudérios a todos!

Link to comment
Share on other sites

Os dados que o William postou mais acima, sobre CDJ fazem sentido com saídas do Global; que coloca depois do dia 15, uma alta de 1028/1030 sobre nossas cabeças. Essa situação, já vem sendo mostrada a vários dias.

 

Máximas sub 10 com sol é tudo de bom.

 

No momento, o céu está se enchendo de nuvens novamente. Temperatura entre 15/16°C.

 

No Vale, fresco também. Taubaté com 18°C.

Link to comment
Share on other sites

Vini

 

Vc me deixou curioso sobre o evento de 2004 q beneficiou o Sudeste.

 

Então fui conferir e vi as incríveis máximas sequentes de CdJ .

 

Lembro q em jul/1985 qdo nevou no Itatiaia, houve uma máxima de 5,3° em CdJ.

 

Voltando à 2004, outras máximas baixas ocorreram na cidade, com valores abaixo dos 12°C.

 

No mesmo ano, só q em junho, registrei -3,1° na minha estação. Fora isso, ñ foi um inverno memorável, tanto q tive q conferir o meu histórico e tbm o do Inmet.

 

Voltando ao Sudeste, imagino q houveram máximas na casa dos 4/6°C na região de Furnas.

 

Voltando à 1985, imagino máxima negativa em Furnas (PNI).

Link to comment
Share on other sites

Perfeito Vinicius.

 

Os modelos estão intensificando esta alta marítima. Agora o PNI terá um evento amplamente favorável a sua posição geográfica, com uma longa seqüência de dias favoráveis a expressiva queda de temperatura durante a madrugada.

 

O excelente teste para o PNI negativar por dias a fio e com marcas muito expressivas. Quem puder visitar para testemunhar geadas intensas que o faça.

 

Anomalias entre dias 16 e 21 mostram o sudeste abaixo da média e o RS/Uruguaia no centro do deserto:

 

HMzLrPO.png

 

A partir do dia 26 sinaliza uma forte MP continental:

 

GVE03n6.png

Link to comment
Share on other sites

Aliás..alguém sabe em que data nevou no PNI em 2004? Não foi nesse evento?

 

Foi no dia 04/06, um evento de curta duração, logo após uma chuva de "granizo" (na verdade imagino que era chuva congelada). Foi a mesma MP que depois trouxe mínima de 7,6ºC no Mirante de Santana em um domingo de céu azul.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

No momento, em Porto Alegre, 19°c no Menino Deus, 19,4°c na Lomba do Pinheiro e 20,2°c no Lami.

Os termômetros, ao sol, já passam, de 20°c.

Ontem o frio se manteve mais na sombrae saíamos de casaco na hora do almoço, por cima do blusão de lã. Hoje, já está bem diferente.

Ar polar perdendo força rapidamente.

Parece que na final da COPA, domingo, teremos chuva por aqui.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Aliás..alguém sabe em que data nevou no PNI em 2004? Não foi nesse evento?

 

Não, foi em maio ou junho. Foi com a passagem de uma frente-fria seguida de uma MP continental.

 

E muitos por aqui ainda torcem para marítimas !!!

 

 

Torço por uma maritma pq é bom para cidade do Rio, PNI ja faz frio tempo todo, deixa o frio chegar forte na capital pelo menos :russian:

Link to comment
Share on other sites

RICARDO AGUILLERA,

Tens toda a razão!

Anos de EL NIÑO acabam beneficiando o SUDESTE em matéria de frio, deixando o Sul com invernos xoxos e sem graça.

No ano de 1983, fui ao Rio de Janeiro, prestes a completar 11 anos. Excursão rodoviária na época, acompanhado da minha vó. Foi no ano da grande enchente em SC, muito triste as cenas que víamos pelo caminho até o RIO.

Bom, lembro naquele ano, que pela manhã cedo usávamos casaco no Rio de JANEIRO e mangas curtas na parte da tarde. No entanto, as noites eram fresquinhas. Não estava o calor que pensávamos que estaria. Foi um ano de FORTE EL NIÑO, um dos maiores já registrados.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

A bonita capital paranaense terá dias com mínimas baixas, mas nada demais. No entanto, as máximas serão bem menores que em Porto Alegre, mantendo a sensação de frio durante o dia. Sorte deles, que possuem a altitude a seu favor! KKKKKK

Olhem as temperaturas para os próximos dias, segundo o FORECA, modelo Europeu.

http://www.foreca.com/Brazil/Curitiba?tenday

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona norte de Sampa, após um começo de dia nublado, tivemos sol entre nuvens em boa parte da manhã.

 

O tempo se instabilizou no comecinho da tarde, com chuva fraca aqui e em pontos isolados da cidade.

 

Agora, céu nublado,

Mirante (Aut): 19,2°C

IAG: 18,8°C

 

----------

Sobre julho de 2004, também não me lembrava de muita coisa aqui em Sampa.

Fui olhar dados do Mirante... embora as mínimas não tenham sido nada de mais, com 7,7°C em 24/07, ficou 10 dias seguidos com máximas abaixo de 19°C.

 

Agora, de junho de 1985 me lembro bem. Fez um bocado de frio aqui em Sampa.

No dia 08/06, o Mirante registrou 5,2°C / 12,4°C, com sol e céu limpo o dia todo, nem uma nuvem cirrus no céu.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona norte de Sampa, após um começo de dia nublado, tivemos sol entre nuvens em boa parte da manhã.

 

O tempo se instabilizou no comecinho da tarde, com chuva fraca aqui e em pontos isolados da cidade.

 

Agora, céu nublado,

Mirante (Aut): 19,2°C

IAG: 18,8°C

 

----------

Sobre julho de 2004, também não me lembrava de muita coisa aqui em Sampa.

Fui olhar dados do Mirante... embora as mínimas não tenham sido nada de mais, com 7,7°C em 24/07, ficou 10 dias seguidos com máximas abaixo de 19°C.

 

Agora, de junho de 1985 me lembro bem. Fez um bocado de frio aqui em Sampa.

No dia 08/06, o Mirante registrou 5,2°C / 12,4°C, com sol e céu limpo o dia todo, nem uma nuvem cirrus no céu.

 

Aldo,

Foi em 1985 que nevou no PICO DO ITATIAIA?

Tenho uma vaga lembrança das notícias daquela época. Algumas revistas estamparam até a manchete da neve nas suas capas. Foi muito bonito.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.