Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Bruno, o cenário de terror que citei, foi baseado no GFS, não no Europeu, que realmente prevê um frio bom pra cá. Acontece que o Europeu quase sempre segue o GFS, tenho uma dúzia de pulgas atrás da orelha com esse modelo.

 

Tenho que concordar contigo. Apesar do GFS realmente ser instável, a previsão desse modelo acaba vencendo e logo perto do evento o ECMWF o obdece!

 

================================================================================================

 

Triste oq aconteceu em BH

meus sentimentos para os amigos mineiros

culpa da copa?

 

Realmente foi triste o acidente! É chato demais quando acontece uma coisa dessas, tirando até a vida de algumas pessoas!

 

================================================================================================

 

Apesar do tempo seco e das altas temperaturas em SP não só hoje como também acontecerá nos próximos dias, as últimas rodadas do GFS estão sendo um alento em relação a chuva. Dentro de 8 dias, poderemos ter um acumulado de cerca de 20 mm no leste (inclusive a RMSP), sudoeste e sul paulista e também áreas do RJ e sul de MG. Claro que a chuva será por conta de um sistema frontal que chegará por aqui no início da próxima semana e claro também que corre o grande risco dessa chuva não se confirmar.

 

================================================================================================

 

Alguem viu os modelos de chuva pra semana que vem no Sudeste ? Devemos ter alguma chuvinha pra apagar a poeira !

 

Hehehehehe isso que eu acabei de comentar acima! Agora só falta confirmar a previsão!

Link to comment
Share on other sites

Eu continuo achando este inverno ruim ótimo. Explico: eu reconheço que este período está xoxo, sem emoções, entretanto, não estamos tendo aquilo que eu chamo de GRANDES DESPERDÍCIOS POLARES. Quem viveu e acompanhou 2001, 2002, 2003, 2005 e 2006, sabe do que eu estou falando. Monstros polares bloqueados no Prata, com frentes estacionárias sobre o RS. Tínhamos calor significativo em pleno miolo do inverno por dias a fio. Eu não vi isso ainda este ano e, tirando os próximos 3 dias, não vejo isso nas projeções. Estamos dando sorte porque as baixas tem se formado com muita frequência no Prata e puxados leftovers de frio para o sul do BR. Então eu volto a dizer que para mim só estará realmente muito ruim se isso for a parte mais fria do inverno, o que eu duvido muito com a quantidade de gelo que tem lá na Antártida. A única coisa que não pode acontecer é a AAO cair e o jato subtropical fortalecer-se demasiado. Aí teremos os desperdícios e aí sim vai ser motivo pra choradeira. Ano passado foi a mesma choradeira e aí veio a segunda quinzena de julho e deu no que deu. Óbvio que este ano o outono astronômico foi muito mais quente que o do ano passado. Mas em ambos faltaram os cavalos polares. O GFS tá dando uma semana de temperaturas sempre abaixo de 20oC (algumas máximas de 14oC) e mínimas entre 6oC e 11oC para Curitiba a partir de terça que vem. Então se depois disso vier calor de verdade, eu vou falar que o inverno foi uma m.... mas e se depois vier uma pancada polar? Portanto eu prefiro não me lamentar, ainda! :ok:

Concordo com tudo!

 

Junho raramente nos trás grandes eventos mas percebo q a choradeira mtas vzs começa no início do mês, e pela falta de eventos significativos somado às projeções dos modelos à médio prazo, alguns colegas começam a sepultar julho/agosto antecipadamente.

Ora, já está mais q provado o fato de q grandes incursões aparecem qdo menos se espera.

É mais comum este tipo de situação ocorrer do q uma projeção vultuosa se manter ao longo das rodadas e por fim se confirmar.

 

Uma coisa q me aborrece profundamente é qdo estamos sob um evento importante e já começam a tagarelar sobre os próximos 10/20 dias qdo aparentemente nada de muito significativo irá ocorrer.

 

Tudo tem seu tempo certo.

 

Ñ vivemos em terras frias. Aki a coisa é lenta mesmo, se comparada com o sul da Argentina, Europa, USA..

 

Aliás, como aproveitamos os poucos eventos invernais q vivenciamos?

Vejo poucos comentários de alguns colegas q vivem em locais privilegiados.

 

Alguém poderia até ñ concordar: o PH é excelente neste tipo de coisa (até dmais).

Ele fala, ele mostra. Gosto disso.

Sinto q tbm faço minha parte.

 

Abraço, grande Vicente!

Link to comment
Share on other sites

Caio César, muito esclarecedor os mapas de temperaturas do oceano Atlântico.Nos meses de inverno de 1988,o litoral do Sul e Sudeste estava frio, influenciou muito nas médias, mínimas e máximas, abaixo do normal em parte de Minas Gerais, todo Rio de Janeiro. Em 1996 idem.

 

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, fez muito frio do dia 13 de julho de 1988 até 15 de agosto de 1988, várias vezes com mínimas abaixo de 10ºC.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não entenda como provocação, é a ciência amadora mesmo. Só pra corroborar e colocar alguns dados a mesa, todos os mapas que levantei a pouco estão aí na numérica do pacífico. Mesmo que p teu excelente mapa de correlação não mostre, os invernos memoráveis tiveram coincidentemente Nino 1+2 frio ou muito frio. Coincidência? Para mim não.

 

Coletânea de algumas datas-chave em invernos memoráveis e a situação do pacífico - Nino 1+2 / Nino 3 / Nino 3.4 / Nino 4

 

01JUN1955     -1,5     -1,3     -1,0     -0,7 /
01JUN1956     -0,5     -1,0     -0,9     -0,8
01JUN1962     -1,4     -0,6     -0,4     -0,6 / 
01JUN1967     -1,7     -1,0     -0,8     -1,0 /
01JUN1971     -1,0     -1,0     -1,0     -0,8 /
01JUN1979     -0,3     -0,2     -0,3     -0,2 /
01JUN1975     -1,0     -1,1     -1,3     -1,2 /
01JUN1984     -0,5     -0,7     -0,5     -0,4 / 
01JUN1988     -1,5     -2.0     -1,6     -0,8 / Inverno histórico e duas fortes nevascas 
25JUL1990     -1.1     -0.4      0.1      0.3 / Inverno histórico e recorde de neve.
26JUN1996     -1.8     -0.5     -0.2     -0.2 / Inverno constante, potentes erupções de ar frio e grande episódio de neve nesta data.
28JUL1999     -1.0     -1.0     -1.0     -0.9 / Inverno constante e longo, recorde de geadas, neve mais precoce registrada e intensa erupção em agosto.
12JUL2000     -1.2     -0.5     -0.5     -0.7 / Inverno com miolo histórico e episódio memorável nesta data.
25JUL2007     -1.0     -1.0     -0.5      0.1 / Inverno muito constante no RS e SC.
08JUL2009     +1.1     +0.9     +0.7     +0.4 / Inverno rigoroso no RS, SC e partes do PR e MS
04AUG2010     -1.5     -1.3     -1.2     -1.0 / Inverno na média, agosto mais frio da história em POA e neve intensa nesta data.
17AUG2011     -0.1     -0.5     -0.8     -0.4 / Inverno abaixo da média no RS e SC, frio constante em junho e fortes ondas de ar frio em agosto.
22JUL2013     -1.5     -0.8     -0.2     -0.0 / JJA abaixo da média em POA e São Joaquim. Nevadas históricas em julho e agosto.

 

Ou seja, com Nino 1+2 na casa de +1.6oC na última leitura e todas as outras regiões em patamar de El Nino, este JJA não tem a característica comum aos invernos mais memoráveis. Pelo menos a primeira metade de JJA já mostra isso.

 

E como se não bastasse (ainda para ajudar) o Atlântico, que apresenta forte correlação com nosso JJA, está com anomalias positivas em grande extensão.

 

Muito, mas muito improvável, passado 50% de JJA (projetado pelos modelos) este entrar para a lista acima como 2009 entrou.

Link to comment
Share on other sites

Abração, Charles Fields!

 

Vendo os gráficos do Caio eu concluo que nosso inverno realmente não será frio no geral... O que não significa que não poderemos ter alguns belos episódios de frio e eventualmente até belas nevadas.

 

Então só resta esperar...e curtir! :mosking:

 

1994 foi um ano que traz excelentes lembranças, porém foi acima da média aqui no RS. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Previsão do CFS para o ENBAZ.[attachment=0]anomalia.png[/attachment]

 

É esse o período que tenho mais esperanças neste mês de que algo mais forte aconteça... essa anomalia do CFS somada a alguns modelos com previsões a médio prazo mostrando uma incursão polar mais forte e abrangente nesse período e ao polêmico padrão americano que bateria com a data em que houve algo forte por lá é que me fazem esperar por algo mais interessante próximo do final do mês... seria realmente um alento...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelos mapas, Caio....muito esclarecedor realmente.

 

Não precisamos ser gênios para concluir que é PROVÁVEL que este inverno não será

grandes coisas....certamente menos frio que muitos do pós-2000, mas ainda melhor

que os piores, como 2002 e 2006.

 

Será que o padrão USA vai vingar? Acho que não...

 

Atlântico quente é sinônimo de inverno QUENTE no leste da região SE e também em

Goiás, Bahia...enfim...fazer o que né...vamos curtir os momentos de friozinho

que teremos ao longo da estação!

Link to comment
Share on other sites

Sobre o PNI, é como o Bruno disse: O frio daquele lugar não precisa de MP, como é o caso de

praticamente todo o restante do Brasil. Lá faz frio pela simples altitude da serra. O engraçado

é que, como as pessoas vão lá para caminhar e escalar, não se sente muito frio à tarde, pois

o corpo está se exercitando e geralmente há sol. Mas a noite lá é gelada, praticamente sempre

abaixo dos 5 graus (mesmo no verão em muitos dias é assim). É o tipo de lugar que eu adoraria

viver por alguns meses, hehehe.

 

E depois que eu subi ao Agulhas Negras, sob pré-frontal forte e com ventania...tenho convicção

de que ostenta a menor média anual do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, 2011 foi parecido.

A diferença é que aqui (Mirante) choveu bem mais em abril (133,0 mm) e em junho (81,6 mm).

O resto foi semelhante. Julho teve 4,5 mm.

Tivemos também um mês de setembro anormalmente seco, com apenas 7,4 mm (Normal 1981-2010: 90,1 mm)

Link to comment
Share on other sites

Apesar das tendência e indicativos - de acordo com as caracteristicas apontadas no cenário atual e agora os mapa e gráficos do Caio mostrando sim um cenário realmente desfavorável esse ano com base em anos anteriores - de um inverno meia boca e de não esperar por um frio espetacular e eventos de neve significativos (2013 pelo menos a mim me deixou exigente, vivi a maior nevada aqui em Caxias em anos), não quís dizer que não haverá absolutamente nada até o fim de setembro... é raríssimo invernos sem que se faça se quer um frio mais forte, mesmo que não seja nada de mais intenso... ví uma tendência ruimmm, apenas isso...mas como o clima é dinâmico... o que me chamou a atenção é essa incrivel consistência do bloqueio e os modelos o mantendo ainda por um bom período... isso é bem incrível e meio desestimulante... mas, como disse o Carlos Campos e o J_Vicente: vivamos o agora... e ponto...

Link to comment
Share on other sites

"São Paulo tem tarde mais quente para julho em 7 anos"
Climatempo.

 

 

Leituras de 0h UTC (Máximas):

Mirante (Conv.): 15,8°C / 28,8°C

IAG: 15,1°C / 29,1°C

 

Às 22h, céu com algumas nuvens:

Congonhas: 21°C

Mirante: 20,2°C

Campo de Marte: 17°C

Cumbica: 16°C

 

E amanhã promete ser ainda mais quente aí no estado de SP!

 

Para minha cidade, não são esperadas máximas sequer próximas de 30 graus. Sempre em torno dos 25/26 graus. Por outro

lado, o frio será quase inexistente também. No momento, faz 15C cravados.

Link to comment
Share on other sites

@metsul

URGENTE | MetSul trabalha para apurar informações sobre tempestade muito severa em Ibarama. Danos muito graves. Vento virou até caminhão

Tirei foto das costas de enorme CB, ao sul da Serra do Botucaraí.

Caramba olhei e olhei de novo no Tuias 19,6º a esta hora da noite é algo impensável :shok: mas daí vi que Caxias com 18,9,São Marcos com 20,3º, espantoso, e quase meia-noite de uma noite de inverno no RS...

Link to comment
Share on other sites

Olá Henrique! Pasmo em saber que não choveu nada na estação Cerca Velha! Pra ver como foi horrendo esse último verão no sudeste!

Os gráficos que o Aldo sobre acumulados em cidades de minas postou reforçam isso!

 

===============================================================================

 

Mais um dia sem termos a entrada da brisa marítima, pelo menos aqui no Tatuapé. Já faz mais de 1 semana que eu não a presenciei.

As temperaturas nos aeroportos da Grande SP no momento são:

21 graus em Congonhas (valor alto pra hora)

17 graus no Campo de Marte

15 graus em Cumbica

 

Vamos ver se a chuva para o início da semana que vem estará de pé!

Link to comment
Share on other sites

Triste oq aconteceu em BH

meus sentimentos para os amigos mineiros

culpa da copa?

 

2 Grandes vias ligam a cidade à zona norte.Com essa fechada uma região metropolitana de 5 milhões de pessoas ficou somente com uma avenida de acesso para toda zona norte e aeroporto internacional... Imagina o trânsito caótico.Ainda bem que estava em casa e nem fiquei sabendo, só mais tarde.

 

Mesmo que liberem o acesso de madrugada vai todo mundo se prevenir e pegar o outro acesso.É como se a Marginal Tietê fosse bloqueada!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Neste momento 19,3C na estação da RBS e no Cinquentenário... um pouco mais fresco aqui em Galópolis: 16,6C... realmente incrível essa temperatura para o horário... e o vento NE começa a ficar mais intenso... rajadas fortes e a mais intensa chegou a quase 34km/h na RBS... Vem tempo severo por ai...

Link to comment
Share on other sites

TEMOS MAIS UM "PAI FRESCO", NASCEU O FILHO DO SOBÂNIA, HOJE AS 6:35 O LUCAS COM 3,150 KG.

 

NUM DIA QUENTE DE INVERNO, AGORA COM 17,8°C

Deus abençoe e muita saúde :-) :-) :-)

 

 

Obrigado Coutinho e Nazar.

 

O Lucas veio firme e forte e é a coisa mais linda, hoje devemos ter alta.

Uma vida nova que se inicia, tanto para nós quanto para ele.

Queríamos tirar uma foto dele ainda na barriga na neve, mas acho que ele prefere ver pessoalmente Hauhuahuahuha....

 

Direto do ClimaHospital- No quarto do hospital agora clima agradável e quente, previsão de muitas trocas de fralda a qualquer momento do dia, não deve passar sem.

Veja aqui tendências para os próximos meses. Huahuhauhau(Coutinho essa foi para você). :rofl:

 

abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

TEMOS MAIS UM "PAI FRESCO", NASCEU O FILHO DO SOBÂNIA, HOJE AS 6:35 O LUCAS COM 3,150 KG.

 

NUM DIA QUENTE DE INVERNO, AGORA COM 17,8°C

Deus abençoe e muita saúde :-) :-) :-)

 

 

Obrigado Coutinho e Nazar.

 

O Lucas veio forme e forte e é a coisa mais linda, hoje devemos ter alta.

Uma vida nova que se inicia, tanto para nós quanto para ele.

Queríamos tirar uma foto dele ainda na barriga na neve, mas acho que ele prefere ver pessoalmente Hauhuahuahuha....

 

Direto do ClimaHospital- No quarto do hospital agora clima agradável e quente, previsão de muitas tocas de fralda a qualquer momento do dia, não passará sem.

Veja aqui tendências para os próximos meses. Huahuhauhau(Coutinho essa foi para você). :rofl:

 

abraços

 

Parabéns Sobânia! Felicidades e muita saúde ao pequeno joaquinense Lucas!

 

Que ele seja testemunha de muitas nevascas e do crescimento do turismo em São Joaquim e região!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Caio,

 

Espero que o turismo cresça e se desenvolva cada vez mais aqui na região, principalmente com as obras do acorde que devem iniciar dentro de uns dois meses, fora as outras obras de reforma de praças, Portal a portal e Painel São Joaquim, o resto a iniciativa privada da conta.

Espero que o Lucas esteja chegando para curtir essa cidade que para mim é o melhor lugar do mundo, para viver e criar meu filho.

Espero curtir muitas neves com ele aqui.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Orgulhosamente informo que Jundi City não entrou ontem nas listas de máximas de 30º C. :clapping:

 

A máxima ontem aqui foi de 29,9º C! :hang1:

 

A mínima ontem aqui foi de 11,9º C.

 

18º C de amplitude térmica!

 

Assim não tem "termômetro de pele" que agente!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.