Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

São Joaquim/INMET está com média de 10,6C, uma anomalia de +1,0C em relacão a 61/90. Acho que deverá fechar em +1,3C. Junho fechará ruim para a cidade mais fria do Brasil (dentre aquelas que possuem série histórica).

 

 

Muito ruim, de São Joaquim para cima o cenário só piora. Com Nino 1+2 tão aquecido e o atlântico sul idem vai ficar difícil se a AAO mantiver este padrão.

Link to comment
Share on other sites

Recordes de mínimas absolutas nas capitais brasileiras

 

-6,3ºC Curitiba 15/06/1920

-4,0ºC Porto Alegre 11/07/1918

-3,4ºC Campo Grande 18/07/1975

-2,1ºC São Paulo 02/08/1955

1,2ºC Cuiabá 22/06/1933

1,2ºC Goiânia 09/07/1938

1,3ºC Florianópolis 10/07/1910 e 26/08/1984

1,6ºC Brasília 18/07/1975

2,2ºC Belo Horizonte 11/07/1910

4,8ºC Rio de Janeiro 19/07/1926

6,0ºC Rio Branco 19/07/1975

7,4ºC Porto Velho 19/07/1975

13,1ºC Vitória( estação automática) 21/08/2010

14,6ºC Teresina 28/07/1951

14,8ºC Natal 28/06/1959

15,5ºC Aracaju 15/08/1932

15,9ºC Maceió 17/08/1976

16,2ºC João Pessoa 01/07/1936

16,8ºC Salvador 27/08/1917

17,1ºC Recife 28/07/1955

17,7ºC Manaus 20/07/1981

17,7ºC Fortaleza 17/08/1935

18,1ºC São Luís 05/07/1974

18,2ºC Boa Vista 22/07/1975

18,5ºC Belém 26/08/1984

18,5ºC Macapá 16/07/1925

Link to comment
Share on other sites

Isso está no Wikipidia e olha o absurdo!!!

Sobre as temperaturas no Rio de Janeiro

olhem o destaque ( está para o mundo todo ver isso ai)

 

 

O clima tropical atlântico prevalece na cidade, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano, com média anual aproximada de 22,0 °C e médias diárias elevadas no verão que ficam entre 30º a 32º °C.38 Por se tratar de uma cidade litorânea, o efeito da maritimidade é perceptível, traduzindo-se em amplitudes térmicas relativamente baixas. Os verões são quentes e úmidos e ocasionalmente com temporais.39 Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de 1961 a 2013, a menor temperatura já registrada no Rio de Janeiro foi de 10,1 °C em 18 de outubro de 1977,40 e a maior atingiu a marca dos 42 °C em 1º de dezembro de 2002.41 O maior acumulado de chuva registrado em 24 horas foi de 178,5 milímetros em 6 de abril de 2010,42 enquanto o maior acumulado mensal foi de 472,9 milímetros em janeiro de 1962

 

Por essas e por outras que não se deve confiar nesse site, qualquer um pode escrever o que quiser por lá...

Link to comment
Share on other sites

Eu peguei os dados nesse blog aqui, o coitado foi buscar os dados e teve trabalho rs

 

http://meteobrasil.catch-forum.org/t111-recordes-de-menores-temperaturas-registradas-nas-capitais

 

alguem aqui buscaria dados melhores? de minimas absolutas, maximas absolutas

máximas mínimas, minimas máximas e por ai vai.... :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Isso está no Wikipidia e olha o absurdo!!!

Sobre as temperaturas no Rio de Janeiro

olhem o destaque ( está para o mundo todo ver isso ai)

 

 

Por essas e por outras que não se deve confiar nesse site, qualquer um pode escrever o que quiser por lá...

 

Tenta sugerir uma edição.

 

dar para sugerir?

mas acho q precisa criar conta né?

Link to comment
Share on other sites

Algumas observações:

 

1. Acho que pegaram os dados da estação convencional do Rio.

 

2. Cidades que tinham mais de uma estação podem ter registrados valores mais baixos que a estação principal.

Esses 4,8°C do Rio é um desses casos.

Outro caso é a capital paulista, que registrou -3,9°C em 02/08/1955, na estação do INMET do Horto Florestal, na zona norte (Cerca de 4 km a norte do Mirante), já desativada.

 

3. No futuro, certamente as estações automáticas de BH, Goiânia, etc , que não ficam no mesmo local da convencional, terão mínimas absolutas mais baixas.

 

4. Estou achando esses 22°C de média anual no Rio um tanto baixos.

Em BH, na normal 1961-1990, era 21,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Eu peguei os dados nesse blog aqui, o coitado foi buscar os dados e teve trabalho rs

 

http://meteobrasil.catch-forum.org/t111-recordes-de-menores-temperaturas-registradas-nas-capitais

 

alguem aqui buscaria dados melhores? de minimas absolutas, maximas absolutas

máximas mínimas, minimas máximas e por ai vai.... :mosking:

 

 

Não estou criticando, o trabalho ficou dez. Mas se não me engano Floripa zerou no aero, vou tentar achar.

Link to comment
Share on other sites

TEMPO | Chuí e Santa Vitória do Palmar tiveram chuva forte com trovoadas nesta noite. Fortes áreas de instabilidade atuam no Sul gaúcho.

 

Será um daqueles dias odiados por muita gente. Com o ingresso de ar quente em contato com os ambientes ainda frios da última semana, paredes e pisos devem ficar ainda mais úmidos que no dia de hoje.

 

Metsul

 

Amanhã será mais um dia quente e vendo várias pessoas caírem ao andar pelos paralelepípedos(fica parecendo sabão) no Centro de Bagé. :heart:

Link to comment
Share on other sites

Alterei os valores de temperatura sobre o Rio de Janeiro na wikipedia, vejam lá

 

 

vc salvou a historia climática da nossa cidade kkkk :good:

 

jaja um pastel vai lá e muda de novo

tem q por uma referência para que não mudem mais

porem onde achar uma referência?

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo aqui no Tatuapé e faz 17° nas estações do CGE próximas daqui!

Hoje, a capital paulista, após amanhecer novamente com céu encoberto, teve muitos cirrus durante a manhã.

O dia foi de bastante sol, com períodos de céu quase limpo.

Houve um ligeiro aumento de nuvens à tarde.

 

Continua esquentando...

Mirante: 13,9°C / 24,7°C

IAG: 13,5°C / 24,8°C

Link to comment
Share on other sites

O único destaque neste mês está sendo a ausência de calor, em Passo Fundo a máxima absoluta deste mês é de 23,6ºC. Menção honrosa também para a média das máximas que está abaixo da normal, porém não tivemos nenhuma sub-10. As mínimas estão um desastre e pode ser que a média das mínimas do mês fique na casa dos 10ºC. No final isso resulta em um mês próximo da média, mas ainda assim estranho pela falta da variação típica do inverno.

Link to comment
Share on other sites

O CFS deve acertar ou ficar muito próximo daquilo que a média das suas últimas 40 saídas (10 dias) apontou no último dia de maio. Vejam:

 

Projeção média do CFS para junho no dia 30/05 (em relação à normal 81/10): 5a4e896e8b6c0_JUNHOE4.png.dad9df291a3b71859b832227e7aa94d3.png

 

Anomalia até agora (em relação a normal 81/10): anomalia.png.6532b837fb277e0f859a05d6fe0eecd4.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alterei os valores de temperatura sobre o Rio de Janeiro na wikipedia, vejam lá

 

 

vc salvou a historia climática da nossa cidade kkkk :good:

 

jaja um pastel vai lá e muda de novo

tem q por uma referência para que não mudem mais

porem onde achar uma referência?

 

Isso ai eu não sei..., se achar uma me fala que tento colocar. Agora é torcer para que ninguém fique com inveja dos nossos 4,8° e mude :laugh:, aliás alguem sabe se existem dados na internet dessa onda de frio de 1926 que causou tamanho resfriamento por aqui?. Fiquei curioso...

Link to comment
Share on other sites

Alterei os valores de temperatura sobre o Rio de Janeiro na wikipedia, vejam lá

 

 

vc salvou a historia climática da nossa cidade kkkk :good:

 

jaja um pastel vai lá e muda de novo

tem q por uma referência para que não mudem mais

porem onde achar uma referência?

 

Isso ai eu não sei..., se achar uma me fala que tento colocar. Agora é torcer para que ninguém fique com inveja dos nossos 4,8° e mude :laugh:, aliás alguem sabe se existem dados na internet dessa onda de frio de 1926 que causou tamanho resfriamento por aqui?. Fiquei curioso...

 

Capaz viu :laugh:

 

Ainda sonho com uma onda dessas passando aqui novamente

acredita que ja sonhei que estava nevando no Rio de Janeiro?

na hora eu sabia q era sonho pq estava sentindo calor :laugh:

Tb queria muito ver sobre essa onda de frio de 1926

imagina no PNI, na região serrana e na mantiqueira?

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Wikipidia a mínima absoluta em Manaus...

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre 1961 a 2013, a menor temperatura registrada em Manaus foi de 8,4 °C em 16 de setembro de 1991,78 e a maior atingiu 38,3 °C em 30 de setembro de 2010.79

 

:umnik:

Link to comment
Share on other sites

Capaz viu :laugh:

 

Ainda sonho com uma onda dessas passando aqui novamente

acredita que ja sonhei que estava nevando no Rio de Janeiro?

na hora eu sabia q era sonho pq estava sentindo calor :laugh:

Tb queria muito ver sobre essa onda de frio de 1926

imagina no PNI, na região serrana e na mantiqueira?

 

Falamos tanto de neve que você acabou sonhando :laugh: , tento imaginar 4,8° por aqui, em 1926, naquela ocasião as pessoas que conseguiram sair de casa devem ter saído mega encapotados (obs: hoje com 17° meus vizinhos já usavam cachecol, imagina com 4,8°...).

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Wikipidia a mínima absoluta em Manaus...

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre 1961 a 2013, a menor temperatura registrada em Manaus foi de 8,4 °C em 16 de setembro de 1991,78 e a maior atingiu 38,3 °C em 30 de setembro de 2010.79

 

:umnik:

 

Nooooossa! Nesse dia deve ter entrado uma baleia polar continental daquelas pra esfriar tanto Manaus assim. hehehehe

Exatamente 2 semanas depois, veio a ocorrer o tornado em Itu que fica aqui no interior daqui de SP!

 

Não sei qual que foi a mínima absoluta de Manaus, mas não deve ter sido 8,4 graus. Será preciso corrigir isso também, pois muita gente que visita a página acaba acreditando na desinformação!

Link to comment
Share on other sites

Eu peguei os dados nesse blog aqui, o coitado foi buscar os dados e teve trabalho rs

 

Este coitado é o Carlos Dias. :rofl: :rofl:

Ricardo, não é um blog e sim um antigo fórum.

Troy, na verdade os dados são do Carlos Alberto

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Atualização da MP de 01/07 para São Paulo:

 

Modelos insistem que dia 30 deve cruzar uma linha de instabilidades por SP e chegaria até o sul de MG. Dia 29 a MP na retaguarda já começa a dar mostras de invasao polar na madrugada em SP, com o dia 30 com chuviscos na faixa leste e alguma boa chuva no sul de SP.

 

E dia 01 a MP chegaria com boa abrangencia, não só colocando SP capital abaixo de 10 graus como botando a região metropolitana o dia todo com sub-12 e ao sul algo como máximas de 10 a 11 graus. Mirante tem chance real de bater marca abaixo de 8 graus nessa MP e bairros ao sul podem chegar a 5 graus. Zona oeste de SP pode receber o ar polar de frente, podendo até mesmo registrar mais frio noturno que áreas do extremo sul da capital.

 

Modelos (GFS, Global, ECMWF e CMC) insistem em dizer que a MP nao terá força suficiente pra furar a barreira da mantiqueira, portanto descartado novo recorde de frio para o Posto Marcao.

Link to comment
Share on other sites

Eu peguei os dados nesse blog aqui, o coitado foi buscar os dados e teve trabalho rs

 

Este coitado é o Carlos Dias. :rofl: :rofl:

Ricardo, não é um blog e sim um antigo fórum.

Troy, na verdade os dados são do Carlos Alberto

 

Carlos Alberto Dias...sabem de nada inocentes! :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Atualização da MP de 01/07 para São Paulo:

 

Modelos insistem que dia 30 deve cruzar uma linha de instabilidades por SP e chegaria até o sul de MG. Dia 29 a MP na retaguarda já começa a dar mostras de invasao polar na madrugada em SP, com o dia 30 com chuviscos na faixa leste e alguma boa chuva no sul de SP.

 

E dia 01 a MP chegaria com boa abrangencia, não só colocando SP capital abaixo de 10 graus como botando a região metropolitana o dia todo com sub-12 e ao sul algo como máximas de 10 a 11 graus. Mirante tem chance real de bater marca abaixo de 8 graus nessa MP e bairros ao sul podem chegar a 5 graus. Zona oeste de SP pode receber o ar polar de frente, podendo até mesmo registrar mais frio noturno que áreas do extremo sul da capital.

 

Modelos (GFS, Global, ECMWF e CMC) insistem em dizer que a MP nao terá força suficiente pra furar a barreira da mantiqueira, portanto descartado novo recorde de frio para o Posto Marcao.

 

Enquanto isso no Rio de Janeiro, calor de 30 graus até maio de 2015 pq este inverno ja era :cray:

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Nem sabia que o Carlos Alberto trocou a quente Ribeirão Preto pela londrina Riacho grande hehe

 

Mas eu acho que não sejam a mesma pessoa hehe

 

Uma pena que o Carlos Alberto não atualiza mais o blog dele já faz mais ou menos uns 3 anos! Amava os posts de lá!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não estou criticando, o trabalho ficou dez. Mas se não me engano Floripa zerou no aero, vou tentar achar.

 

Floripa zerou em 14/7/2000. Mas se não me engano foi na Epagri/Itacorubi, não no Inmet. Quando o Coutinho entrar ele responde. Inclusive está no tópico de recordes históricos.

 

No Inmet (São José) é isso mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante, Bruno, o CFS realmente acertou bem na previsão climática de Junho para as

temperaturas. Aqui na minha região vai fechar entre +00,5 e +01,0...bem dentro das projeções

do modelo, mas torcerei muito para que esteja errado quanto a Julho.

 

Noite fria, faz 12,1ºC. Há 1h estamos travados na casa dos 12 graus, pois a UR já chegou aos

100%.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não gostei da projeção para julho do CFS...principalmente pelo que ele projetou em maio para junho e que parece que vai se confirmando, ou seja, tem boas chances de ocorrer.

 

Aqui em Joinville o dia amanheceu com intensa neblina. Não dá pra ver quase nada. Temperatura de 16°C.

Link to comment
Share on other sites

Isso está no Wikipidia e olha o absurdo!!!

Sobre as temperaturas no Rio de Janeiro

olhem o destaque ( está para o mundo todo ver isso ai)

 

 

O clima tropical atlântico prevalece na cidade, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano, com média anual aproximada de 22,0 °C e médias diárias elevadas no verão que ficam entre 30º a 32º °C.38 Por se tratar de uma cidade litorânea, o efeito da maritimidade é perceptível, traduzindo-se em amplitudes térmicas relativamente baixas. Os verões são quentes e úmidos e ocasionalmente com temporais.39 Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de 1961 a 2013, a menor temperatura já registrada no Rio de Janeiro foi de 10,1 °C em 18 de outubro de 1977,40 e a maior atingiu a marca dos 42 °C em 1º de dezembro de 2002.41 O maior acumulado de chuva registrado em 24 horas foi de 178,5 milímetros em 6 de abril de 2010,42 enquanto o maior acumulado mensal foi de 472,9 milímetros em janeiro de 1962

 

Eu achei ridículo e tb já tinha reparado nesse erro no qual as pessoas amam atribuir o RIo de Janeiro apenas as altas temperaturas, inclusive se for reparar na aba discussão lá no wikipédia eu já tinha sugerido mudar em 2011, mas preferiram colocar esses dados grotescos.

Link to comment
Share on other sites

Noite e madrugada com céu limpo e nevoeiros fracos/isolados.

Keda expressiva de temperatura, chegando à 8,4°C no início da manhã.

 

Diferença gritante para onde houve nevoeiro desde o final da noite de ontem..

 

Minha estação quase na borda da Serra Dona Francisca registrou 14ºC de mínima...Campo Alegre, ligeiramente mais a oeste, 10ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.