Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

 

Grande Carlos Fields, você é que contribui muito com essas belas imagens do planalto paranaense logo pela manhã! Um dia vou tirar belas fotos assim! :pleasantry:

Confesso que sou fanático pelos eventos climáticos do passado, principalmente do Paraná, e quando se refere a frio e neve nem se fala!! Basta apenas uma única leitura ou notícia de uma onda de frio histórica que nunca mais esqueço os dados de temperatura! :mosking:

O Mello e o Carlos Dias, esses sim são enciclopédias humanas! O Mello entende de tudo!

Carlos, pra quem gosta de dados históricos o livro do geógrafo alemão Mack é fantástico! Ele descreve as ondas de frio de 1955, 1957 e 1965!

Continue postando essas imagens da nossa bela Curitiba!

 

Sds.

 

Chegou ainda semana passada para mim esse livro. Aos poucos vou lendo...

Link to comment
Share on other sites

Noite e madrugada com céu limpo e nevoeiros fracos/isolados.

Keda expressiva de temperatura, chegando à 8,4°C no início da manhã.

 

Diferença gritante para onde houve nevoeiro desde o final da noite de ontem..

 

Minha estação quase na borda da Serra Dona Francisca registrou 14ºC de mínima...Campo Alegre, ligeiramente mais a oeste, 10ºC.

Vdd Diego.

Ontem à noite qdo olhei o termo estava 12°C em casa e 16°C no Simepar em Curitiba.

Hj pela manhã a sensação de frio era grande e por pouco não fui até a baixada ver se não havia geada. Mais tarde chegando em Curitiba senti o ar morno, estranho.. pq meia hr antes estava ainda mto frio em Pinhais.

Na região do aero em São José as temperaturas no final da madrugada já estavam em torno dos 9/10°C, ao passo q na capital variavam entre 12/13°C.

É uma situação favorável às áreas de baixadas e principalmente regiões desurbanizadas como Piraquara, Quatro Barras e grande parte de São José saem no lucro.

À meu ver, Curitiba em termos de mínimas já teve seus dias de glória, mas isso já era, com a urbanização, estações em topo e ilhadas entre bairros superpopulosos.

No caso da mínima na Serra dna Francisca, o efeito da altitude e a proximidade com as instabilidades avacalharam pra valer nesta madrugada.

Digamos um efeito pré-frontal em altitude, q não chegou a influenciar as baixadas de Campo Alegre, São Bento, Rio Negro, etc..

 

Abraço

Só complementando, hoje em casa registrei 13,5 ºC de mínima. A estação do Campo Comprido registrou 12,9 ºC. Mesmo assim a queda foi boa, já que por volta das 20 horas de ontem ainda estava por volta de 20 ºC.

 

Por enquanto, a máxima aqui é de 23,8 ºC. Agora tenho 22,6 ºC.

Link to comment
Share on other sites

notícia que escutei numa rádio: foi o maio mais quente desde que se tem registros.

 

os caras não desistem mesmo,né?

 

deveriam recolocar os termômetros da Sibéria em operação. foram desativados com o fim da URSS. Também, deveriam colocar um pouco mais de "grama" ao redor das estações que estão em verdadeiras ilhas de calor.

 

A cidade virou Buenos Aires. pena que a temperatura não seja a mesma de lá no inverno.

 

aqui abafamento total.

 

os modelos tiraram o frio. O tal frio virou um pum polar. de Mp a PP. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Primeira semana de inverno será chuvosa no Sul do Brasil

O plantio do trigo deve seguir com atraso, principalmente no Estado gaúcho

Plantio do trigo será atrapalhado pelas chuvas previstas para esta semana

A primeira semana do inverno começa com uma nova frente fria em deslocamento sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde há previsão de chuvas generalizadas nos próximos três dias. Esta instabilidade vai atrapalhar o andamento do plantio do trigo, que já se encontra bastante atrasado em relação aos anos anteriores.

 

cr

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Wikipidia a mínima absoluta em Manaus...

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre 1961 a 2013, a menor temperatura registrada em Manaus foi de 8,4 °C em 16 de setembro de 1991,78 e a maior atingiu 38,3 °C em 30 de setembro de 2010.79

Olha, penso que esteja errado hem. Em 1975, ao que consta, foi de 17,5. Agora este de setembro.. (?)

Dei uma olhada no BDMEP.

Lá consta mesmo 8,4°C mas está claramente errado.

 

Manaus, setembro 1991:

14/09 - 23,0/32,0

15/09 - 23,6/33,2

16/09 - 8,4/30,0

17/09 - 25,2/34,6

18/09 - 25,0/33,8

Todas mínimas acima de 23°... aí aparece esses 8,4. Certamente está errado. :rtfm:

O problema é que não há dados de nenhuma estação próxima, neste dia.

 

Em 1975:

17/07 - 21,0/30,1

18/07 - 17,8/27,2

19/07 - 19,4/24,5

20/07 - 19,6/28,5

21/07 - 19,8/29,8

 

Eu tenho um dado de 17,7°C em 20/07/1981.

No BDMEP faltam os dados deste dia. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Fui dormir ontem 23 horas com céu totalmente encoberto..

 

No dia 15 de junho de 1920, Curitiba marcou -6,3ºC,dois dias depois na estação convencional do INMET de Viçosa-MG, foi registrada a menor mínima absoluta dessa estação, marcou -0,8ºC dia 17 de junho de 1920, portanto, uma massa polar que esfriou bem parte do Paraná, atravessou São Paulo, atingiu parte de Minas Gerais e todo Rio de Janeiro.Aqui pertinho de Laje-RJ,na cidade de Muriaé-MG, a temperatura foi de 1,7ºC também no dia 17 de junho de 1920.A estação convencional de Muriaé ficava em baixada, 209 metros de altitude, funcionou de novembro de 1914 a abril de 1965.Atualmente possui uma automática, que fica em topo de morro, numa altitude de 270 metros.

Nani

 

Sei q vc sabe..

 

Curitiba teve outra mínima -6°C q não esta de 1920.

 

-6,2°C.. lembra a data?

 

Abraço

 

Na verdade, o Município vizinho de Pinhais registrou - 6.5C em 1975, como bem observou Coletty, no mesmo

dia que em Curitiba registrou -5,1C.

No final do século XIX, há um registro, acho que de 1893, de -8,9ºC em Curitiba e de -11ºC em Caxias do Sul.

O difícil é saber se não é registro de baixada. Mesmo para aquela época, acho os valores um pouco exagerados.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

.

 

os modelos tiraram o frio. O tal frio virou um pum polar. de Mp a PP. :sarcastic:

 

dklqXk7.gif

 

Incrível é que se esfriasse uns 2/4ºC em altura teríamos uma nevada nos pontos altos da Serra.

Fica aquele tempo fechado com garoa,sensação térmica de bastante frio, no entanto não faz frio suficiente nas serras do sul pra nevar e não deixa abrir o tempo pra geada boa, portanto, frio moderado... :russian: :russian: :russian:

Link to comment
Share on other sites

Apesar do potencial ser apenas moderado desta possível onda de ar frio no sul do Brasil a partir do final de semana, a sensação deverá ser de bastante frio! Para ter chance de uma mínima especulação de neve, o ar frio teria que ser bem mais intenso. Porém as máximas baixas estarão "a rodo" nos 3 estados do sul. Quem sabe intensifica mais um pouco.. estamos em plena dança de modelos!

Link to comment
Share on other sites

Fui dormir ontem 23 horas com céu totalmente encoberto..

 

No dia 15 de junho de 1920, Curitiba marcou -6,3ºC..

Nani

 

Sei q vc sabe..

 

Curitiba teve outra mínima -6°C q não esta de 1920.

 

-6,2°C.. lembra a data?

 

Abraço

 

Na verdade, o Município vizinho de Pinhais registrou - 6.5C em 1975, como bem observou Coletty, no mesmo

dia que em Curitiba registrou -5,1C.

No final do século XIX, há um registro, acho que de 1893, de -8,9ºC em Curitiba e de -11ºC em Caxias do Sul.

O difícil é saber se não é registro de baixada. Mesmo para aquela época, acho os valores um pouco exagerados.

Bem, temos -6,3° em 15/6/1920 e -6,2° no dia 23 de julho de 1923.

Fora estes ainda os -8,9° [1893] e algumas vzs -5/-5,5° anteriormente e posteriormente a década de 1920.

Aproveitei q concidentemente com o q eu estava pensando na manhã de hj, o Nani citou a mínima oficial curitibana e lembrei da outra mínima de -6°C q eu já conhecia através de um livro q ganhei em 1988, comprado nos EUA e q trazia dados raríssimos de inúmeras cidades da América.

Infelizmente perdi o livro (pesava uns 3 kg, sério) em uma das minhas viagens pelo Sul e ñ consegui outro.

 

Então hj eu pensava nessas mínimas incríveis e pensava tbm q nc mais irão se repetir na área urbana da capital paranaense.

Creio ser mais fácil ocorrer uma repetição dos -4°C em POA do q dos -6/-5°C em Curitiba.

Na área da RMCuritiba ainda poderia ser possível, no entanto a cada década se torna mais raro o registro de mínimas próximas à estes valores.

 

(obrigado, Nani, Sílvio e Michel)

 

É sempre um prazer tratar destes assuntos históricos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

-4°C novamente em POA?

kkkkkkkkkkkkkkk

Nas estações mais frias do sistema Metroclima como Lami extremo sul e Lomba do Pinheiro Leste ficam apenas décimos abaixo de zero, nem chegando em -1°C nas poderosas massas de ar, acho praticamente impossível.

Já aqui na área central da minha cidade não baixa de -1.5°C desde 1993 quando comecei à monitorar, mas no bairro rural de Lomba Grande já fez -4°C.

Negativar em POA é 1 parto, no INMET então nem se fala.

Link to comment
Share on other sites

Vai bombar a noite e na madrugada, as mínimas de baixadas, no horário de 19 h tem estação de baixada e altitude baixa, marcando menos do que Juiz de Fora(X a de Cambuci 25 metros altitude) e Barbacena(X a de Coronel Pacheco 431 metros altitude),as duas entre parenteses, com temperaturas menores do que as de topão.

 

PARA

G.VIEIRA,

RAFAEL AGUILERA,

RAFAEL BH

e SIMÃO

para vocês sonharem um pouco ou ficarem informados da ONDA de frio de JULHO DE 1926, aquela que durou três dias de frio intenso em Minas e Rio de Janeiro.

 

Primeiro as mínimas absolutas de algumas cidades de Minas Gerais:

Todas no dia 18 de julho de 1926.

Viçosa -0,8ºC;

Itabira -0,4ºC;

São João del Rei 0,0ºC;

Caratinga 1,4ºC.

 

Agora as mínimas menores de julho do Rio de Janeiro:

 

Resende 0,0ºC dia 18 de julho de 1926(perde para os -0,3ºC(de 26/6/1918)

Santa Maria Madalena 4,6ºC dia 18/07/1926( mínima absoluta de Julho).

 

Monte Serrat ( distrito de Valença) 0,0ºC dia 19 de julho de 1926;

Rio de Janeiro, bairro de Deodoro 4,8ºC dia 19/07/1926.

 

Macaé 4,2ºC no dia 20 de julho de 1926(mínima absoluta da estação)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

-4°C novamente em POA?

kkkkkkkkkkkkkkk

Nas estações mais frias do sistema Metroclima como Lami extremo sul e Lomba do Pinheiro Leste ficam apenas décimos abaixo de zero, nem chegando em -1°C nas poderosas massas de ar, acho praticamente impossível.

Já aqui na área central da minha cidade não baixa de -1.5°C desde 1993 quando comecei à monitorar, mas no bairro rural de Lomba Grande já fez -4°C.

Negativar em POA é 1 parto, no INMET então nem se fala.

 

Em 2007 (ou 2009?) fez -2C no Bairro Belém Novo. Foi naquele fatídico vídeo do AAA dizendo "a imagem é uma só: gelo, gelo e mais gelo".

Link to comment
Share on other sites

Aliás, dá para dizer que ano sim, ano não, POA tem negativa em suas estações do Metroclima, especialmente a do Bairro Lomba do Pinheiro e Belém Novo. Sertório também negativa as vezes. A estação que não negativa nem com banda de música é a do Moinhos de Vento (regiãõ altamente urbanizada).

 

Essa do Lami é nova.

Link to comment
Share on other sites

-4°C novamente em POA?

kkkkkkkkkkkkkkk

Nas estações mais frias do sistema Metroclima como Lami extremo sul e Lomba do Pinheiro Leste ficam apenas décimos abaixo de zero, nem chegando em -1°C nas poderosas massas de ar, acho praticamente impossível.

Já aqui na área central da minha cidade não baixa de -1.5°C desde 1993 quando comecei à monitorar, mas no bairro rural de Lomba Grande já fez -4°C.

Negativar em POA é 1 parto, no INMET então nem se fala.

 

Em 2007 (ou 2009?) fez -2C no Bairro Belém Novo. Foi naquele fatídico vídeo do AAA dizendo "a imagem é uma só: gelo, gelo e mais gelo".

 

Relembrar é viver

 

?v=JJBXUEbJWig

Link to comment
Share on other sites

Vai bombar a noite e na madrugada, as mínimas de baixadas, no horário de 19 h tem estação de baixada e altitude baixa, marcando menos do que Juiz de Fora(X a de Cambuci 25 metros altitude) e Barbacena(X a de Coronel Pacheco 431 metros altitude),as duas entre parenteses, com temperaturas menores do que as de topão.

 

PARA

G.VIEIRA,

RAFAEL AGUILERA,

RAFAEL BH

e SIMÃO

para vocês sonharem um pouco ou ficarem informados da ONDA de frio de JULHO DE 1926, aquela que durou três dias de frio intenso em Minas e Rio de Janeiro.

 

Primeiro as mínimas absolutas de algumas cidades de Minas Gerais:

Todas no dia 18 de julho de 1926.

Viçosa -0,8ºC;

Itabira -0,4ºC;

São João del Rei 0,0ºC;

Caratinga 1,4ºC.

 

Valores fantásticos...incrível como essa mp pegou bem o Leste de MG! Agora não vi o dado de BH....será que a capital ficou de fora?

 

Bom, essa semana será tipicamente vampiresca em MG. O ar seco estabilizou e agora é a hora da alegria das baixadas! A automática de Florestal (a 50 km de BH), em plena latitude 20º sul, registrou 7,6ºC nessa terça antes do sol nascer.

Link to comment
Share on other sites

Vai bombar a noite e na madrugada, as mínimas de baixadas, no horário de 19 h tem estação de baixada e altitude baixa, marcando menos do que Juiz de Fora(X a de Cambuci 25 metros altitude) e Barbacena(X a de Coronel Pacheco 431 metros altitude),as duas entre parenteses, com temperaturas menores do que as de topão.

 

PARA

G.VIEIRA,

RAFAEL AGUILERA,

RAFAEL BH

e SIMÃO

para vocês sonharem um pouco ou ficarem informados da ONDA de frio de JULHO DE 1926, aquela que durou três dias de frio intenso em Minas e Rio de Janeiro.

 

Primeiro as mínimas absolutas de algumas cidades de Minas Gerais:

Todas no dia 18 de julho de 1926.

Viçosa -0,8ºC;

Itabira -0,4ºC;

São João del Rei 0,0ºC;

Caratinga 1,4ºC.

 

Agora as mínimas menores de julho do Rio de Janeiro:

 

Resende 0,0ºC dia 18 de julho de 1926(perde para os -0,3ºC(de 26/6/1918)

Santa Maria Madalena 4,6ºC dia 18/07/1926( mínima absoluta de Julho).

 

Monte Serrat ( distrito de Valença) 0,0ºC dia 19 de julho de 1926;

Rio de Janeiro, bairro de Deodoro 4,8ºC dia 19/07/1926.

 

 

Macaé 4,2ºC no dia 20 de julho de 1926(mínima absoluta da estação)

 

Esse ar polar foi bom assim só pra MG e RJ?. Pro sul não teve nada de excepcional? .Muito interessante as mínimas :ok:

Link to comment
Share on other sites

Gosto qdo o Sílvio está por aki!

Ele contribui mto com seus conhecimentos do clima paranaense e sempre trás à tona interessantes informações do passado.

Ele, e tbm o Melo, são duas enciclopédias humanas.

Sempre aprendemos algo mais.

 

Abç

 

Grande Carlos Fields, você é que contribui muito com essas belas imagens do planalto paranaense logo pela manhã! Um dia vou tirar belas fotos assim! :pleasantry:

Confesso que sou fanático pelos eventos climáticos do passado, principalmente do Paraná, e quando se refere a frio e neve nem se fala!! Basta apenas uma única leitura ou notícia de uma onda de frio histórica que nunca mais esqueço os dados de temperatura! :mosking:

O Mello e o Carlos Dias, esses sim são enciclopédias humanas! O Mello entende de tudo!

Carlos, pra quem gosta de dados históricos o livro do geógrafo alemão Mack é fantástico! Ele descreve as ondas de frio de 1955, 1957 e 1965!

Continue postando essas imagens da nossa bela Curitiba!

 

Sds.

 

Obrigado pela menção, Silvio Coletty! Na verdade a minha praia é a Geografia, mas aí se vai puxando o fio da meada e a gente acaba derivando em outros "territórios".

 

Aliás, eu comecei a estudar na Federal do Paraná, em Curitiba. E o Reinhold Mack era sempre citado! Mas isso foi a pouco tempo, em 1982.

 

Eu lembro bem da data também por causa do choro pela eliminação do Brasil na final contra a Itália com o gol do Paolo Rossi.

 

Ah, aquela "atrasada" do Toninho Cerezo...

 

Quem viveu aquilo sabe do que tô falando, hehehe....

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Nesse momento 17ºC,céu estrelado,espero que não apareça nuvens.

 

RAFAEL BH, já que interessou sobre mínimas da Belo Horizonte, quase rural,de 90 a 100 anos atrás,são essas abaixo:

 

2,2ºC em 11 de julho de 1910,mínima absoluta da estação;

2,4ºC em 26 de junho de 1918,mínima abs. do mês de junho;

 

2,5ºC em 24 de maio de 1920,mínima abs. do mês de maio(em Viçosa foi a -0,2ºC negativos no dia 23/5/1920.

 

Outras mínimas de julho em Belo Horizonte:

3,4ºC em 18/7/1917;

3,4ºC em 10/7/1925;

 

3,4ºC em 18 de julho de 1926,a mínima que pediu, para comparar com as de outras cidades na mesma data;

 

3,5ºC em 13/7/1911.

 

Essa Belo Horizonte já não existe mais, hoje seria a estação de Florestal, a BH de antigamente quase rural.

 

São todos dados oficiais, onde tirei cópias de um livro descrevendo o clima em Minas Gerais,na Universidade Federal do Rio de Janeiro,não lembro o título do livro.

Link to comment
Share on other sites

G VIEIRA,

deve ter feito muito frio também em parte de São Paulo, Sul de Minas etc, mas como informaram as mínimas absolutas de algumas cidades de Minas e Rio de Janeiro, então não citaram de São Paulo ou do Sul do Brasil.

Na minha opinião o centro da massa de ar ficou estacionado entre São Paulo e Sul de Minas.

Link to comment
Share on other sites

Quais seriam as mínimas absolutas do litoral norte do RS, tipo em Tramandaí, Capão ou Torres? Mas a pior pra mínimas deve ser Mostardas.

Creio q Mostardas já teve alguma negativa, mas nos primórdios do século passado, qdo POA registrou os -4°C.

Tavares é outra localidade q não negativa nem a pau.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.