Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Eu peguei os dados nesse blog aqui, o coitado foi buscar os dados e teve trabalho rs

 

Este coitado é o Carlos Dias. :rofl: :rofl:

Ricardo, não é um blog e sim um antigo fórum.

Troy, na verdade os dados são do Carlos Alberto

 

É um concorrente meu... :mosking:

 

Acho que ele é de Jaú , ele já foi usuario aqui no forum..mas sumiu tem uns 6 ou 7 anos...

Link to comment
Share on other sites

Noite e madrugada com céu limpo e nevoeiros fracos/isolados.

Keda expressiva de temperatura, chegando à 8,4°C no início da manhã.

 

Diferença gritante para onde houve nevoeiro desde o final da noite de ontem..

 

Minha estação quase na borda da Serra Dona Francisca registrou 14ºC de mínima...Campo Alegre, ligeiramente mais a oeste, 10ºC.

Vdd Diego.

Ontem à noite qdo olhei o termo estava 12°C em casa e 16°C no Simepar em Curitiba.

Hj pela manhã a sensação de frio era grande e por pouco não fui até a baixada ver se não havia geada. Mais tarde chegando em Curitiba senti o ar morno, estranho.. pq meia hr antes estava ainda mto frio em Pinhais.

Na região do aero em São José as temperaturas no final da madrugada já estavam em torno dos 9/10°C, ao passo q na capital variavam entre 12/13°C.

É uma situação favorável às áreas de baixadas e principalmente regiões desurbanizadas como Piraquara, Quatro Barras e grande parte de São José saem no lucro.

À meu ver, Curitiba em termos de mínimas já teve seus dias de glória, mas isso já era, com a urbanização, estações em topo e ilhadas entre bairros superpopulosos.

No caso da mínima na Serra dna Francisca, o efeito da altitude e a proximidade com as instabilidades avacalharam pra valer nesta madrugada.

Digamos um efeito pré-frontal em altitude, q não chegou a influenciar as baixadas de Campo Alegre, São Bento, Rio Negro, etc..

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não gostei da projeção para julho do CFS...principalmente pelo que ele projetou em maio para junho e que parece que vai se confirmando, ou seja, tem boas chances de ocorrer.

 

Aqui em Joinville o dia amanheceu com intensa neblina. Não dá pra ver quase nada. Temperatura de 16°C.

 

Pois é, julho deve ser parecido com junho, sem grandes emoções p/ o nordeste catarinense e leste paranaense! Boring... :negative:

Mas nunca se descarta uma onda de frio extremada!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - 24/06:

 

-00,5 PNI MG (PWS - Posto Marcão)

 

01,1 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

01,3 - Campos do Jordão SP (PWS- Vl Inglesa)

01,5 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

02,9 - Monte Verde MG (Inmet)

03,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

 

04,4 - Maria da Fé MG (Inmet)

04,7 - PNI RJ (PWS - Morro Massena)

04,8 - Campos do Jordão SP (Inmet)

05,0 - Caldas MG (Inmet)

05,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

Link to comment
Share on other sites

 

..., ele já foi usuario aqui no forum..mas sumiu tem uns 6 ou 7 anos...

 

Eu sei porque ele sumiu, junto com o Cacella, com o Zeca, com Daniel de olho no tempo....e muitos outros.

 

O tópico certo é o "sugestões".....

 

+++++++++++++++++++

 

Aqui fez frio....mínima de agradáveis 15,4ºC

 

Bons dias...aos Carlos

Link to comment
Share on other sites

Tuias voltou ao ar e lá ficou registrado os -4,1C no datalogger do Weatherlink. Acabei de ver! Belo dado, PHP! :mosking:

Como eu faço pra ver?No weatherlink??? :russian: :mail: :good:

 

Paulo, é a mínima desde que foi instalada a estação. Foi naquele dia que você fotografou o console...

 

Se você baixar os dados vai ver todos estes dados...

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - 24/06:

 

-00,5 PNI MG (PWS - Posto Marcão)

 

01,1 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

01,3 - Campos do Jordão SP (PWS- Vl Inglesa)

01,5 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

02,9 - Monte Verde MG (Inmet)

03,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

 

04,4 - Maria da Fé MG (Inmet)

04,7 - PNI RJ (PWS - Morro Massena)

04,8 - Campos do Jordão SP (Inmet)

05,0 - Caldas MG (Inmet)

05,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

 

PNI e sua caixinha de surpresas! Demais...

Link to comment
Share on other sites

Noite e madrugada com céu limpo e nevoeiros fracos/isolados.

Keda expressiva de temperatura, chegando à 8,4°C no início da manhã.

 

Diferença gritante para onde houve nevoeiro desde o final da noite de ontem..

 

Minha estação quase na borda da Serra Dona Francisca registrou 14ºC de mínima...Campo Alegre, ligeiramente mais a oeste, 10ºC.

Vdd Diego.

Ontem à noite qdo olhei o termo estava 12°C em casa e 16°C no Simepar em Curitiba.

Hj pela manhã a sensação de frio era grande e por pouco não fui até a baixada ver se não havia geada. Mais tarde chegando em Curitiba senti o ar morno, estranho.. pq meia hr antes estava ainda mto frio em Pinhais.

Na região do aero em São José as temperaturas no final da madrugada já estavam em torno dos 9/10°C, ao passo q na capital variavam entre 12/13°C.

É uma situação favorável às áreas de baixadas e principalmente regiões desurbanizadas como Piraquara, Quatro Barras e grande parte de São José saem no lucro.

À meu ver, Curitiba em termos de mínimas já teve seus dias de glória, mas isso já era, com a urbanização, estações em topo e ilhadas entre bairros superpopulosos.

No caso da mínima na Serra dna Francisca, o efeito da altitude e a proximidade com as instabilidades avacalharam pra valer nesta madrugada.

Digamos um efeito pré-frontal em altitude, q não chegou a influenciar as baixadas de Campo Alegre, São Bento, Rio Negro, etc..

 

Abraço

 

Carlos, tenho outra estação na mesma serra que fica, geralmente, protegida de algumas infiltrações marítimas e as vezes de neblinas. Ela deve ter registrado mínima menor que a minha online...

 

São as nuances do clima...

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não gostei da projeção para julho do CFS...principalmente pelo que ele projetou em maio para junho e que parece que vai se confirmando, ou seja, tem boas chances de ocorrer.

 

Aqui em Joinville o dia amanheceu com intensa neblina. Não dá pra ver quase nada. Temperatura de 16°C.

 

Pois é, julho deve ser parecido com junho, sem grandes emoções p/ o nordeste catarinense e leste paranaense! Boring... :negative:

Mas nunca se descarta uma onda de frio extremada!

 

Sds.

 

Nem me fala, Silvio...tens trazido má sorte no seu retorno à capital paranaense hehehehheheh

 

No mais, vamos monitorando...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - 24/06:

 

-00,5 PNI MG (PWS - Posto Marcão)

 

PNI e sua caixinha de surpresas! Demais...

 

Soares...falei assim....Tem certeza que não é -5...??

 

Responderam....Não....tem um . (ponto) na frente....

 

:mosking:

 

Hehhehehheh isso já ocorreu comigo na minha estação Joinville Serrana-Truteira..certa vez falei com o pessoa de lá e me disseram: deu -4ºC. Aí eu questionei se ão tinha um ponto na frente e...bingo! hehehhehehe era -0,4ºC..

Link to comment
Share on other sites

O Tempo na Copa:

 

12,0 / 69% Nublado - Curitiba (Honduras x Equador)

13,0 / 90% Nublado - São Paulo (Uruguai x Inglaterra)

15,0 / 37% Céu limpo - Porto Alegre (Austrália x Holanda)

19,0 / 80% Nuvens esparsas - Porto Alegre (França x Honduras)

 

21,0 / 58% Parc nublado - Porto Alegre (Coreia do Sul X Argelia)

21,0 / 58% Nuvens esparsas - Brasília (Brasil x Camarões)

22,0 / 50% Nuvens esparsas - Curitiba (Australia x Espanha)

22,0 / 61% Parcialmente Nublado - Curitiba (Irã x Nigéria)

22,0 / 70% Céu limpo - São Paulo (Holanda x Chile)

23,0 / 96% Chuva forte - Natal (México x Camarões)

23,0 / 52% Nuvens esparsas - Belo Horizonte (Colombia x Grecia)

23,0 / 64% Céu limpo - São Paulo (Brasil x Croácia)

23,0 / 89% Céu limpo - Rio de Janeiro (Argentina x Bosnia)

 

24,0 / 50% Céu limpo - Belo Horizonte (Argentina x Irã)

24,0 / 53% Ceu limpo - Brasília (Suiça x Equador)

24,0 / 73% Nuvens esparsas - Rio de Janeiro (Belgica x Russia)

25,0 / 90% Chuva fraca - Recife (Costa do Marfim x Japão)

25,0 / 86% Chuva fraca - Manaus (Camarões x Croacia)

25,0 / 71% Nublado - Recife (Croácia x México)

25,0 / 37% Nuvens esparsas - Brasília (Colombia x Costa do Marfim)

25,0 / 44% Ceu limpo - Belo Horizonte (Belgica x Argélia)

25,0 / 65% Parc nublado - Rio de Janeiro (Espanha x Chile)

25,0 / 74% Parc nublado - Cuiabá (Russia x Coreia do Sul)

25,0 / 86% Parc nublado - Salvador (Espanha x Holanda)

26,0 / 69% Nuvens Esparsas - Salvador (Suiça x França)

26,0 / 73% Nublado - Natal (Gana x EUA)

26,0 / 83% Nublado - Natal (Japão x Grecia)

 

28,0 / 69% Nuvens esparsas - Salvador (Alemanha x Portugal)

28,0 / 70% Nuvens esparsas - Recife (Italia x Costa Rica)

29,0 / 49% Parc nublado - Cuiabá (Chile x Australia)

29,0 / 62% Nublado - Fortaleza (Brasil x Mexico)

30,0 / 50% Ceu limpo - Fortaleza (Alemanha x Gana)

30,0 / 57% Céu limpo - Manaus (Inglaterra x Italia)

30,0 / 61% Nuvens esparsas - Fortaleza (Uruguai x Costa Rica)

31,0 / 43% Nuvens esparsas - Cuiabá (Nigéria x Bosnia)

31,0 / 58% Parcialmente nublado - Manaus (Estados Unidos x Portugal)

Link to comment
Share on other sites

Boa mínima hoje cedo: 10,4ºC

 

As próximas noites também serão frias. Sinceramente não tenho a menor ideia do

que vou encontrar no PNI no Domingo de manhã. Certo mesmo é que a chance de

chuva é pequena, o que me alegra bastante. Se estiver ventando devido ao pré-frontal,

bye bye geada!

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não gostei da projeção para julho do CFS...principalmente pelo que ele projetou em maio para junho e que parece que vai se confirmando, ou seja, tem boas chances de ocorrer.

 

Aqui em Joinville o dia amanheceu com intensa neblina. Não dá pra ver quase nada. Temperatura de 16°C.

 

Pois é, julho deve ser parecido com junho, sem grandes emoções p/ o nordeste catarinense e leste paranaense! Boring... :negative:

Mas nunca se descarta uma onda de frio extremada!

 

Sds.

 

Nem me fala, Silvio...tens trazido má sorte no seu retorno à capital paranaense hehehehheheh

 

No mais, vamos monitorando...

 

Abs.

Gosto qdo o Sílvio está por aki!

Ele contribui mto com seus conhecimentos do clima paranaense e sempre trás à tona interessantes informações do passado.

Ele, e tbm o Melo, são duas enciclopédias humanas.

Sempre aprendemos algo mais.

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

Não estou criticando, o trabalho ficou dez. Mas se não me engano Floripa zerou no aero, vou tentar achar.

 

Floripa zerou em 14/7/2000. Mas se não me engano foi na Epagri/Itacorubi, não no Inmet. Quando o Coutinho entrar ele responde. Inclusive está no tópico de recordes históricos.

 

No Inmet (São José) é isso mesmo.

 

 

EM 2000 FOI 0,0°C/EPAGRI

 

EM 84 PEGUEI GEADA A MENOS DE 100 M DO MAR, NO ATERRO DA BAÍA SUL! TINHA GEADA NO CENTRO DA CIDADE.

Link to comment
Share on other sites

No sábado dia 28 avançará pelo RS uma massa de ar polar moderada. Nada de espetacular e que também não sobe muito. Ela é inferior a esta que recém passou. Ao menos deverá ajudar a limpar esse tempo murrinha e chuvoso!

 

Mas ainda fico na torcida pra que os modelos coloquem algum reforço nesse ar frio! Quem sabe uma melhoradinha..

Link to comment
Share on other sites

Boa mínima hoje cedo: 10,4ºC

 

As próximas noites também serão frias. Sinceramente não tenho a menor ideia do

que vou encontrar no PNI no Domingo de manhã. Certo mesmo é que a chance de

chuva é pequena, o que me alegra bastante. Se estiver ventando devido ao pré-frontal,

bye bye geada!

 

Tempo fechado e chuvoso certamente vc não vai pegar, à não ser que a FF se adiante, o que acho pouco provável. ^^^

Vai escalar as Agulhas Negras? :russian:

 

Em Itapevi, mínima de 7ºC, com céu aberto durante toda a madrugada... bendita seja essa MP "velha". :good2:

Link to comment
Share on other sites

No sábado dia 28 avançará pelo RS uma massa de ar polar moderada. Nada de espetacular e que também não sobe muito. Ela é inferior a esta que recém passou. Ao menos deverá ajudar a limpar esse tempo murrinha e chuvoso!

 

Mas ainda fico na torcida pra que os modelos coloquem algum reforço nesse ar frio! Quem sabe uma melhoradinha..

 

 

HOJE; INDICA QUE TEREMOS MÍNIMAS BEM BAIXAS NO SUL E SUDOESTE DO PR E BOA PARTE DE SC, MAIS QUENTE NO RS.

Link to comment
Share on other sites

No sábado dia 28 avançará pelo RS uma massa de ar polar moderada. Nada de espetacular e que também não sobe muito. Ela é inferior a esta que recém passou. Ao menos deverá ajudar a limpar esse tempo murrinha e chuvoso!

 

Mas ainda fico na torcida pra que os modelos coloquem algum reforço nesse ar frio! Quem sabe uma melhoradinha..

 

 

HOJE; INDICA QUE TEREMOS MÍNIMAS BEM BAIXAS NO SUL E SUDOESTE DO PR E BOA PARTE DE SC, MAIS QUENTE NO RS.

Como assim professor?Seria uma continental? :russian: :mail: :good:

Link to comment
Share on other sites

Usuários navegando neste fórum:

Mafili, etc..

Pq sumiu????

 

É que estou relendo obras completas de Érico Veríssimo....é sério, já terminei O Continente, O Retrato e agora estou em Saga ( este eu não li no passado....tem passagens interessantes sobre os horrores da guerra civil espanhola.....relatos incríveis sobre filas quilométricas de refugiados em pleno janeiro, em estradas cobertas de grossas camadas de neve, sendo rotina aviões italianos metralharem os refugiados durante o dia....assim a longa marcha pelos Pirineus ocorre também no período noturno.....estranhamente o autor não cita o esquadrão Condor...a descrição do sangue na neve é simplesmente um horror....

 

Enfim.....olho o infográfico abaixo....e penso,

 

Pirineus, Pireneus,Pirenéus,......

 

file.php?id=4520

Link to comment
Share on other sites

No sábado dia 28 avançará pelo RS uma massa de ar polar moderada. Nada de espetacular e que também não sobe muito. Ela é inferior a esta que recém passou. Ao menos deverá ajudar a limpar esse tempo murrinha e chuvoso!

 

Mas ainda fico na torcida pra que os modelos coloquem algum reforço nesse ar frio! Quem sabe uma melhoradinha..

 

 

HOJE; INDICA QUE TEREMOS MÍNIMAS BEM BAIXAS NO SUL E SUDOESTE DO PR E BOA PARTE DE SC, MAIS QUENTE NO RS.

Como assim professor?Seria uma continental? :russian: :mail: :good:

 

BAIXA.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão SP (apenas junho)

 

2005 : 11,3 (04,7 / 19,4)

2006 : 10,5 (03,7 / 18,9)

2007 : 11,4 (04,3 / 20,1)

2008 : 11,4 (05,9 / 18,4)

2009 : 09,6 (03,1 / 17,6)

2010 : 10,3 (02,3 / 19,8)

2011 : 10,4 (03,7 / 18,7)

2012 : 11,5 (08,2 / 16,3)

2013 : 11,7 (05,0 / 20,0)

2014 : 11,2 (04,5 / 19,5)

 

Ult 10 anos : 10,9

Link to comment
Share on other sites

No sábado dia 28 avançará pelo RS uma massa de ar polar moderada. Nada de espetacular e que também não sobe muito. Ela é inferior a esta que recém passou. Ao menos deverá ajudar a limpar esse tempo murrinha e chuvoso!

 

Mas ainda fico na torcida pra que os modelos coloquem algum reforço nesse ar frio! Quem sabe uma melhoradinha..

 

 

Pelo Europeu seria muito mais frio do pelo GFS, sendo razoavelmente democrático para o Sul do BR (não para o Sudeste). Os três estados sulinos teriam grandes áreas com temperaturas entre 2oC e 4oC em 850hpa pelo menos em algum momento entre domingo e terça. Seria uma chance para Curitiba ficar um pouquinho menos acima da normal, porque esse mês de junho tá uma murrinha só por aqui! No feriado eu peguei mais frio em Piçarras (litoral norte de SC) do que na Capital Paranaense. Embora tenha feito mais frio em Ctba em termos absolutos, foi justamente quando eu não estava por aqui. Em vários momentos diferentes (manhã, tarde e noite) que eu entrava na internet a partir de sábado fazia mais frio no Litoral Norte Catarinense do que em Ctba. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Wikipidia a mínima absoluta em Manaus...

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre 1961 a 2013, a menor temperatura registrada em Manaus foi de 8,4 °C em 16 de setembro de 1991,78 e a maior atingiu 38,3 °C em 30 de setembro de 2010.79

 

:umnik:

 

Olha, penso que esteja errado hem. Em 1975, ao que consta, foi de 17,5. Agora este de setembro.. (?)

Link to comment
Share on other sites

Usuários navegando neste fórum:

Mafili, etc..

Pq sumiu????

 

É que estou relendo obras completas de Érico Veríssimo....é sério, já terminei O Continente, O Retrato e agora estou em Saga ( este eu não li no passado....tem passagens interessantes sobre os horrores da guerra civil espanhola.....relatos incríveis sobre filas quilométricas de refugiados em pleno janeiro, em estradas cobertas de grossas camadas de neve, sendo rotina aviões italianos metralharem os refugiados durante o dia....assim a longa marcha pelos Pirineus ocorre também no período noturno.....estranhamente o autor não cita o esquadrão Condor...a descrição do sangue na neve é simplesmente um horror....

 

Enfim.....olho o infográfico abaixo....e penso,

 

Pirineus, Pireneus,Pirenéus,......

 

http://www.abaixodezero.com/download/file.php?id=4520

 

Hummm...

 

Para a maioria esmagadora..

Claro q estando no conforto é fácil desejar q o inverno seja rigoroso.

Mínimas negativas de 2 dígitos, nevadas e tudo mais...

No lugar dos refugiados a lista de "pedidos climáticos" seria diferente..

 

Enfim, boa leitura!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão SP E SÃO JOAQUIM/CLIMATERRA (apenas junho)

 

2005 : 11,3 (04,7 / 19,4) 11,8 8,6/16,9

2006 : 10,5 (03,7 / 18,9) 10,5 6,8 15,7

2007 : 11,4 (04,3 / 20,1) 11,1 7,2 16,2

2008 : 11,4 (05,9 / 18,4) 08,3 4,5 13,8

2009 : 09,6 (03,1 / 17,6) 07,8 3,6 14,1

2010 : 10,3 (02,3 / 19,8) 09,6 5,6 15,3

2011 : 10,4 (03,7 / 18,7) 08,1 4,0 14,3

2012 : 11,5 (08,2 / 16,3) 09,5 4,9 16,2

2013 : 11,7 (05,0 / 20,0) 09,8 6,2 15,0

2014 : 11,2 (04,5 / 19,5) 10,2 6,1 16,1 ATÉ O DIA 23.

 

Ult 10 anos : 10,9 E 09,7 5,8 15,4

Link to comment
Share on other sites

Fui dormir ontem 23 horas com céu totalmente encoberto,achava que não limparia mais, acordei as 6 h 05 min o morro que fica uns 600 metros de distância do outro lado do rio Muriaé estava todo branquinho, pensei que era garoa olhando rápido, não era, tudo nevoeiro, na meio da madrugada deve ter limpado o céu.Deu uma boa esfriada, totalmente azul neste momento.

 

RICARDO AGUILERA,

vou acrescentar e fazer umas comparações de sua tabela de mínimas de capitais.

 

No dia 15 de junho de 1920, Curitiba marcou -6,3ºC,dois dias depois na estação convencional do INMET de Viçosa-MG, foi registrada a menor mínima absoluta dessa estação, marcou -0,8ºC dia 17 de junho de 1920, portanto, uma massa polar que esfriou bem parte do Paraná, atravessou São Paulo, atingiu parte de Minas Gerais e todo Rio de Janeiro.Aqui pertinho de Laje-RJ,na cidade de Muriaé-MG, a temperatura foi de 1,7ºC também no dia 17 de junho de 1920.A estação convencional de Muriaé ficava em baixada, 209 metros de altitude, funcionou de novembro de 1914 a abril de 1965.Atualmente possui uma automática, que fica em topo de morro, numa altitude de 270 metros.

 

Em relação a mínima da cidade do Rio de Janeiro de 4,8ºC no dia 19 de julho 1926, foi no bairro de Deodoro.

Um dia antes, na estação de Viçosa-MG, foi registrada e igualado o recorde de mínima absoluta com -0,8ºC no dia 18 de julho de 1926.

Foram registrados recordes de frio nos dias 18, 19 e 20 de julho de 1926 em Minas e Rio de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Fui dormir ontem 23 horas com céu totalmente encoberto..

 

No dia 15 de junho de 1920, Curitiba marcou -6,3ºC,dois dias depois na estação convencional do INMET de Viçosa-MG, foi registrada a menor mínima absoluta dessa estação, marcou -0,8ºC dia 17 de junho de 1920, portanto, uma massa polar que esfriou bem parte do Paraná, atravessou São Paulo, atingiu parte de Minas Gerais e todo Rio de Janeiro.Aqui pertinho de Laje-RJ,na cidade de Muriaé-MG, a temperatura foi de 1,7ºC também no dia 17 de junho de 1920.A estação convencional de Muriaé ficava em baixada, 209 metros de altitude, funcionou de novembro de 1914 a abril de 1965.Atualmente possui uma automática, que fica em topo de morro, numa altitude de 270 metros.

Nani

 

Sei q vc sabe..

 

Curitiba teve outra mínima -6°C q não esta de 1920.

 

-6,2°C.. lembra a data?

 

Abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gosto qdo o Sílvio está por aki!

Ele contribui mto com seus conhecimentos do clima paranaense e sempre trás à tona interessantes informações do passado.

Ele, e tbm o Melo, são duas enciclopédias humanas.

Sempre aprendemos algo mais.

 

Abç

 

Grande Carlos Fields, você é que contribui muito com essas belas imagens do planalto paranaense logo pela manhã! Um dia vou tirar belas fotos assim! :pleasantry:

Confesso que sou fanático pelos eventos climáticos do passado, principalmente do Paraná, e quando se refere a frio e neve nem se fala!! Basta apenas uma única leitura ou notícia de uma onda de frio histórica que nunca mais esqueço os dados de temperatura! :mosking:

O Mello e o Carlos Dias, esses sim são enciclopédias humanas! O Mello entende de tudo!

Carlos, pra quem gosta de dados históricos o livro do geógrafo alemão Mack é fantástico! Ele descreve as ondas de frio de 1955, 1957 e 1965!

Continue postando essas imagens da nossa bela Curitiba!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

No sábado dia 28 avançará pelo RS uma massa de ar polar moderada. Nada de espetacular e que também não sobe muito. Ela é inferior a esta que recém passou. Ao menos deverá ajudar a limpar esse tempo murrinha e chuvoso!

 

Mas ainda fico na torcida pra que os modelos coloquem algum reforço nesse ar frio! Quem sabe uma melhoradinha..

 

 

Pelo Europeu seria muito mais frio do pelo GFS, sendo razoavelmente democrático para o Sul do BR (não para o Sudeste). Os três estados sulinos teriam grandes áreas com temperaturas entre 2oC e 4oC em 850hpa pelo menos em algum momento entre domingo e terça. Seria uma chance para Curitiba ficar um pouquinho menos acima da normal, porque esse mês de junho tá uma murrinha só por aqui! No feriado eu peguei mais frio em Piçarras (litoral norte de SC) do que na Capital Paranaense. Embora tenha feito mais frio em Ctba em termos absolutos, foi justamente quando eu não estava por aqui. Em vários momentos diferentes (manhã, tarde e noite) que eu entrava na internet a partir de sábado fazia mais frio no Litoral Norte Catarinense do que em Ctba. :russian:

 

Fala Zé! Tu e o Ronaldo estão com a razão. É que para POA eu "convenciono" chamar de moderada uma massa de ar frio que traz a temperatura mais baixa em 850mb acima do 0C. Porém, sendo ela democrática, jogando 2C a 4C nos três estados do sul por essa baixa que vai sugar ar mais frio para o interior dos estados, passo a considerar moderada para o RS e moderada a forte para SC e PR! Mas ainda tem muita rodada de GFS e ECMWF pela frente para acompanharmos!!

 

Viva la gloriosa celeste olímpica!! :pleasantry:

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Viva la gloriosa celeste olímpica!! :pleasantry:

 

Abs!

 

Sabia que vc ia ficar balançado pela celeste!! :mosking:

 

Deus salve Poa nos próximos dias!! 100 mil argentinos ninguém merece, com todo respeito!

 

Sds.

 

Prefiro os típicos argentinos incomodando em Florianópolis anualmente em Jan/Fev do que em Dezembro quando tem bastante brasileiros !!!

 

---

 

Tempo nublado no momento, 16ºC no momento, dia melancólico e com umidade escorrendo por tudo !!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Nani

 

Sei q vc sabe..

 

Curitiba teve outra mínima -6°C q não esta de 1920.

 

-6,2°C.. lembra a data?

 

Abraço

 

Carlos, oficialmente fez -6.5C em Pinhais, em 18/07/1975, no mesmo dia em que Curitiba marcou -5.1C.

Que eu me lembre, fez outra mínima abaixo de -6C em Curitiba no final do séc. XIX, mas não sei o ano, vou ter q procurar, rsrs...

 

Obs: tem fotos aqui no BAZ da neve em Erechim em 1942, no antigo fórum imagens. Infelizmente de Horizontina não tem. Tem uma bela foto de um boneco de neve no centro de Curitiba em jul/1942. :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Viva la gloriosa celeste olímpica!! :pleasantry:

 

Abs!

 

Eu não gosto da "gloriosa celeste olímpica".

 

Posso não gostar?

 

Ou até para torcer futebol vou ter que baixar a cabeça? para evitar confusão.

 

Akita, Sol entre nuvens.

 

24,6ºC

 

1017 Mbar

 

Abraços

 

És um chato de carteirinha!! :pleasantry:

 

Silvio, POA está bem organizada para receber os argentinos. Eles estão na sua maioria dormindo nos seus próprios carros ou em barracas no Acampamento Farroupilha. Inclusive foi colocado mais um telão enorme na Fan Fest para evitar que não consigam ver o jogo e fiquem brabos! Fazer o que..!! Inclusive o ministro da Justiça vai estar em POA para acompanhar isso tudo de perto. Acredito que cada detalhe dessas mega operações da Copa sejam importantes para o governo. O que vai faltar aqui amanhã para este jogo é o frio!! A partida será disputada com algo em torno de 18 a 19 graus! Expectativa maior para o jogo das oitavas na segunda-feira às 17h, apesar de não fazer a mínima ideia da temperatura, já que GFS também já tirou boa parte do frio. Vamos ver o europeu..

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Na sombra hoje está bem ameno, 22ºC dentro de casa, lá fora chegou nos 26ºC, a umidade é que caiu bem nessa tarde, já esteve em menos de 40%,a noite a temperatura promete cair bem devido a umidade baixa.

 

Carlos Campos, vamos a data dos -6,2ºC de Curitiba.

foi no dia 23 de julho de 1923.

 

Agora meus comentários dessa onda de frio:

Campos do Jordão marcou -8,0ºC no dia 25 de julho de 1923.

 

Mais uma onda de frio que atinge parte do Paraná com força, avança poderosa em direção a São Paulo e também no Sul de Minas.

 

Antes desse frio todo, do final de julho de 1923, na cidade de Barbacena foi registrada a mínima absoluta de -3,6ºC no dia 8 de julho.Acredito que essa antiga estação mudou de lugar.

 

O mês de julho de 1923 foi de médias mínimas bem baixas aqui na divisa do Rio de Janeiro,com sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas.

A estação convencional de Itaperuna teve média das mínimas de 9,7ºC nesse julho de 1923.

Link to comment
Share on other sites

="Mafili"=

 

És um chato de carteirinha!! :pleasantry:

 

Silvio, POA está bem organizada para receber os argentinos. Eles estão na sua maioria dormindo nos seus próprios carros ou em barracas no Acampamento Farroupilha. Inclusive foi colocado mais um telão enorme na Fan Fest para evitar que não consigam ver o jogo e fiquem brabos! Fazer o que..!! Inclusive o ministro da Justiça vai estar em POA para acompanhar isso tudo de perto. Acredito que cada detalhe dessas mega operações da Copa sejam importantes para o governo. O que vai faltar aqui amanhã para este jogo é o frio!! A partida será disputada com algo em torno de 18 a 19 graus! Expectativa maior para o jogo das oitavas na segunda-feira às 17h, apesar de não fazer a mínima ideia da temperatura, já que GFS também já tirou boa parte do frio. Vamos ver o europeu..

 

Abs!

 

Sim, sou chato....Algum problema?

 

O ewf também vai tirar muito frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.