Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Reportagem no ClicRBS sobre o início do inverno. A RBS é afiliada a Globo para o RS e SC, e o maior grupo de comunicação do Sul do Brasil. Tenho que ver se a matéria sairá no Diário Catarinense de hoje.

 

"Preparem os casacos porque o inverno chegou".

 

:russian:

 

Estamos usando casacos desde Abril... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Linha de pancadas/trovoadas é observada no Radar se aproximando de Manaus... No momento faz 30C na capital amazonense

 

9mjcBJZ.png

 

Amanhã nesse mesmo horário jogarão Portugal x EUA, e assim como hoje haverá condições para a formação de trovoadas na hora do jogo...

 

fdty7v3.png

 

Enquanto isso em Cuiabá, Nigéria e Bósnia jogaram daqui a pouco inicialmente com temperatura de 30C e 50% de umidade numa noite de céu claro de acordo com a FIFA.

Link to comment
Share on other sites

Estava assim ontem, só q com maior cobertura.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Enquanto isso em Cuiabá, Nigéria e Bósnia jogaram daqui a pouco inicialmente com temperatura de 30C e 50% de umidade numa noite de céu claro de acordo com a FIFA.

 

Impressionante, o inverno em Cuiabá só existe quando ocorre de uma MP continental ser forte o suficiente para chegar lá. Nesta

situação, a capital matogrossense é até mais fria que muitas cidades do Sudeste, mas na maioria esmagadora dos dias aqui

é bem mais frio em todas as épocas do ano. Cuiabá tem inverno em uns 10 dias ao ano, o restante é calor.

Link to comment
Share on other sites

Justiça seja feita, o GFS vai se aproximando desta solução do Mbar. Nem tudo está perdido.

 

Isso, e o Europeu também, embora um pouco mais atrasado.

 

Exacto! Mas cenário otimista mesmo, só o Mbar por enquanto.

 

Veremos a evolução, vejo que o cenário tem espaço pra encaixar algo melhor.

 

O jato subtropical, por exemplo, não estará fortalecido por aqui. O que pode ajudar o anticiclone a evoluir um pouco mais.

 

Urupema vai apanhar hoje, é dia de Bom Jardim da Serra.

Link to comment
Share on other sites

Ontem estava vendo no modelo Mbar, a previsão de máximas para semana que vem, tive uma surpresa com as máximas previstas para as 15 horas do dia 27 na região Sul, Paraguai e sudoeste de Mato Grosso do Sul indicava máximas de 10 a 12 no sudoeste de Mato G. do Sul, mas no Rio Grande, parte do Paraná e parte de Santa Catarina as máximas seriam de 8 a 10.

Hoje mudou tudo, o frio já diminuiu.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, mais um dia imprevisível, ora sol ora nuvens, está difícil de firmar o tempo, para voltar a esfriar mais nas noites e madrugadas.

 

O Inmet, melhorou mais a disponibilidade de imagens de satélite para os usuários,antes mostrava somente a imagem da América do Sul, agora podemos escolher Sudeste, Norte, está seguindo o Cptec/Inpe nas melhorias aos usuários.

Mais uma nota 10 para o Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Exercício de futurologia:

 

Se, se, se, se, seeeee Urano, Saturno e Jupiter se alinharem e Mbar, GFS e Europeu convergirem ambos em seus aspectos mais favoráveis ao frio, poderemos ter a primeira janela do ano para a neve.

 

Excelente frio em altura acima de 750mb pelo GFS.

Isso será dia 8 julho, pois eu vou a Urubici neste dia.....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Interessante para apimentar o fórum morno com a perspectiva de uma semana morna:

 

Algumas saídas e a mesma perspectiva

 

CFS mostrando a erupção extremamente continental para o finzinho do mês, em pleno acordo com Mbar e Eta. Acordo também na formação de uma baixa pressão bem fechada na costa sulina.

 

CFS

 

MTJLjkK.png

 

Mbar

 

0274Af5.jpg

 

Eta

 

abSci3q.png

 

Observem que Mbar e Eta convergem até na pressão no núcleo do anticiclone: respeitáveis 1026mb continentais.

 

 

Solução de baixa pressão e invasão de ar frio continental sustentada a certa distância em posicionamento, tempo e intensidade pelo Europeu e GFS:

 

Europeu

 

SETrcba.png

 

 

GFS

 

RWGRR72.png

 

 

Nesse mato tem cachorro...

Link to comment
Share on other sites

E Bom Jardim da Serra será a expoente da serra catarinense hoje, fazia 0.9oC na leitura das 21h00 segundo o Ciran. Urupema ainda está na casa de 7oC. Mais uma negativa a caminho na serra.

 

Pra mim Bom Jardim da Serra poderia ser o município serrano mais bonito da serra catarinense. Onde está o nucleo urbano é uma região belíssima, além de ser uma baixada. Mas precisaria de um banho de loja. Já o interior do município dispensa comentários.

Link to comment
Share on other sites

Interessante para apimentar o fórum morno com a perspectiva de uma semana morna:

 

Algumas saídas e a mesma perspectiva

 

CFS mostrando a erupção extremamente continental para o finzinho do mês, em pleno acordo com Mbar e Eta. Acordo também na formação de uma baixa pressão bem fechada na costa sulina.

 

CFS

 

MTJLjkK.png

 

 

Nesse mato tem cachorro...

 

Deus te ouça... e parece que essa erupção, realmente se vier, será tão continental que ainda haveria anomalias positivas no litoral de SC, PR e SP enquanto o interior do continente seria dominado por anomalias bem negativas... mas é um cenário muito bom, não é de agora que o CFS segue insistindo em uma forte erupção continental mesmo sem a sinalização pelos principais modelos de uma MP dessa configuração... as coisas parecem estar se encaixando...realmente ai tem... até me animei de novo.. :good2: . seguimos monitorando...

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Sampa com céu encoberto no momento.

Aqui na zona norte também tivemos ligeiras e rápidas aberturas de sol, principalmente à tarde.

 

Mirante: 13,7°C / 18,7°C

IAG: 13,2°C / 18,3°C

 

Aeroportos marcando 16°C.

Temperaturas mais altas que ontem neste horário.

Amanhã deveremos chegar nos 20°.

 

Já aqui no Tatuapé no momento temos algumas aberturas no céu. Acredito que amanhã o tempo deva se firmar por aqui e ficando mais seco durante toda a próxima semana, conforme foi comentado na análise do Rodolfo (aliás, parabéns ao colega novamente por isso).

 

====================================

 

Ainda sobre a análise, se a FF ficar estacionada por aqui poderemos ter alguma chuva na região do Cantareira (o que é bom).

 

E pelo na previsão do CFS postada aqui, nas próximas 4 semanas a anomalia positiva de chuvas se restringirá mais no sul do Brasil, enquanto SP poderá ficar acima da média apenas em 1 dessas 4 semanas (já as 3 restantes semanas, dentro da média).

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul 22:45h

 

Galópolis: 7,0C

Cinquentenário: 11,2C

Estação RBS:11,7C

 

As temperaturas hoje estão bem mais "amenas" se comparados aos dias anteriores devido ao avanço da alta para o mar e à sua "tropicalização"... venta mais intensamente nessa noite também o que atrapalha na queda da temperatura...

Link to comment
Share on other sites

Pra mim Bom Jardim da Serra poderia ser o município serrano mais bonito da serra catarinense. Onde está o nucleo urbano é uma região belíssima, além de ser uma baixada. Mas precisaria de um banho de loja. Já o interior do município dispensa comentários.

 

Penso o mesmo, geograficamente falando. É mais acidentada, com picos acima de 1500 ao redor, com montanhas forradas de araucárias e um belo rio gelado que desde pela cidade. Porém é um dos municípios mais pobres e com pior urbanismo. Uma pena mesmo. O que a natureza criou as inúmeras circunstâncias levaram a uma zona urbana muito longe de uma cidade com pretensões turísticas. São Joaquim segue igual. As duas sem nenhuma perspectiva de mudança neste quesito. O jeito é admirar Gramado mesmo, um show e um case exemplar!

 

Bom-Jardim-da-Serra2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que andei lendo, por volta de 250 mil pessoas estão passando o feriado em CDJ.

 

Nessa noite e na próxima madrugada, vão passar frio.

 

Aqui no Capivari nesse momento: 7°C

 

Provavelmente haverá muito turistas estrangeiros nessa conta... vão adorar e se surpreender com essa nova e surpreendente (para eles) faceta do Brasil: o frio... espero que passem muuuiiitooo frio por aqui... :mosking: aqui no sul as serras também estão bem frequentadas e os turistas muito surpresos... pra acabar com a impressão de que o Brasil é só calor, praia e coqueiros... :ok:

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Pra mim Bom Jardim da Serra poderia ser o município serrano mais bonito da serra catarinense. Onde está o nucleo urbano é uma região belíssima, além de ser uma baixada. Mas precisaria de um banho de loja. Já o interior do município dispensa comentários.

 

Penso o mesmo, geograficamente falando. É mais acidentada, com picos acima de 1500 ao redor, com montanhas forradas de araucárias e um belo rio gelado que desde pela cidade. Porém é um dos municípios mais pobres e com pior urbanismo. Uma pena mesmo. O que a natureza criou as inúmeras circunstâncias levaram a uma zona urbana muito longe de uma cidade com pretensões turísticas. São Joaquim segue igual. As duas sem nenhuma perspectiva de mudança neste quesito. O jeito é admirar Gramado mesmo, um show e um case exemplar!

 

Bom-Jardim-da-Serra2.jpg

 

 

Como todo respeito , não queiram me matar é apenas uma opnião pois não estou acostumado com isso , mais que cidade feia , parece uma vila da Bolivia , sempre vejo cidades ai do sul e me bate uma vontade de conhecer pois são lindas ..... mais as vezes vejo umas cidades serranas e são bem feinhas , casas de madeiras sem cor , sem vida , outra vez digo isso,é com todo respeito não me levem a mal , mais porque algumas cidades serranas que poderiam ser lindas estão assim ? Não quero criar confusão só quero saber o que falta pra essas cidades ?

Link to comment
Share on other sites

Pra mim Bom Jardim da Serra poderia ser o município serrano mais bonito da serra catarinense. Onde está o nucleo urbano é uma região belíssima, além de ser uma baixada. Mas precisaria de um banho de loja. Já o interior do município dispensa comentários.

 

Penso o mesmo, geograficamente falando. É mais acidentada, com picos acima de 1500 ao redor, com montanhas forradas de araucárias e um belo rio gelado que desde pela cidade. Porém é um dos municípios mais pobres e com pior urbanismo. Uma pena mesmo. O que a natureza criou as inúmeras circunstâncias levaram a uma zona urbana muito longe de uma cidade com pretensões turísticas. São Joaquim segue igual. As duas sem nenhuma perspectiva de mudança neste quesito. O jeito é admirar Gramado mesmo, um show e um case exemplar!

 

Bom-Jardim-da-Serra2.jpg

 

 

Como todo respeito , não queiram me matar é apenas uma opnião pois não estou acostumado com isso , mais que cidade feia , parece uma vila da Bolivia , sempre vejo cidades ai do sul e me bate uma vontade de conhecer pois são lindas ..... mais as vezes vejo umas cidades serranas e são bem feinhas , casas de madeiras sem cor , sem vida , outra vez digo isso,é com todo respeito não me levem a mal , mais porque algumas cidades serranas que poderiam ser lindas estão assim ? Não quero criar confusão só quero saber o que falta pra essas cidades ?

 

Infelizmente boa parte da população de Bom Jardim não tem grande poder aquisitivo, por isso as casas são mais simples. Mas estão construindo condomínio de alto padrão na cidade, que dizem que terá até pista de pouso e decolagem para avião. Quem sabe isso ajude a trazer mais investimentos a cidade e deixe ela mais bonita.

Link to comment
Share on other sites

Interessante para apimentar o fórum morno com a perspectiva de uma semana morna:

 

Algumas saídas e a mesma perspectiva

 

CFS mostrando a erupção extremamente continental para o finzinho do mês, em pleno acordo com Mbar e Eta. Acordo também na formação de uma baixa pressão bem fechada na costa sulina.

 

CFS

 

MTJLjkK.png

 

Mbar

 

0274Af5.jpg

 

Eta

 

abSci3q.png

 

Observem que Mbar e Eta convergem até na pressão no núcleo do anticiclone: respeitáveis 1026mb continentais.

 

 

Solução de baixa pressão e invasão de ar frio continental sustentada a certa distância em posicionamento, tempo e intensidade pelo Europeu e GFS:

 

Europeu

 

SETrcba.png

 

 

GFS

 

RWGRR72.png

 

 

Nesse mato tem cachorro...

 

Espero q nãos eja assim

Espero que esse frio venha com força tb para o RJ!

Odeio continentais :russian:

Link to comment
Share on other sites

Capitais/aeroportos à meia-noite:

 

Porto Alegre: 10ºC

Curitiba: 12ºC

Florianópolis: 14ºC

São Paulo: 16ºC

Brasília: 16ºC

Belo Horizonte: 17ºC

Rio de Janeiro: 21ºC

Vitória: 20ºC

Salvador: 25ºC

 

aqui na zona norte e oeste ( Afonsos ) do Rio de Janeiro faz 16 graus no momento

Link to comment
Share on other sites

Capitais/aeroportos à meia-noite:

 

Porto Alegre: 10ºC

Curitiba: 12ºC

Florianópolis: 14ºC

São Paulo: 16ºC

Brasília: 16ºC

Belo Horizonte: 17ºC

Rio de Janeiro: 21ºC

Vitória: 20ºC

Salvador: 25ºC

 

aqui na zona norte e oeste ( Afonsos ) do Rio de Janeiro faz 16 graus no momento

 

Verdade. Eu quase nunca vejo esse local no Rio. Todos sabemos que dentro de uma cidade há várias nuances em seu clima. Em BH mesmo agora faz 14,2ºC na região sul, onde estão os bairros mais altos. Apesar disso, costumo considerar a Pampulha (onde está 17ºC).

Link to comment
Share on other sites

 

Infelizmente boa parte da população de Bom Jardim não tem grande poder aquisitivo, por isso as casas são mais simples. Mas estão construindo condomínio de alto padrão na cidade, que dizem que terá até pista de pouso e decolagem para avião. Quem sabe isso ajude a trazer mais investimentos a cidade e deixe ela mais bonita.

 

Esse é o grande problema do 3º mundo. A coisa toda num geral é pobre, dai quando começa a crescer começa a surgir coisas exorbitantes que nada condizem com a população como mansões, condomínios de luxo, e bairros extremamente ricos. Diferentemente na Europa e países como Canadá, onde todas as classes são beneficiadas sem esses abismos sociais.

 

Sou muito mais um padrão como Blumenau, onde não existe tanto multimilionários e também não existe uma miséria proliferada, aqui mesmo o pobre tem condições de viver relativamente bem. Acho muito podre esse estilo lixo e luxo que a maioria das cidades brasileiras convivem.

Link to comment
Share on other sites

E o padrão mostrado ontem segue mantido. Com uma esperada e normal piora aqui, uma melhora ali, os modelos mantiveram a baixa associada a entrada do anticiclone.

 

O CFS também manteve o padrão de baixas anomalias continentalizadas. É o único suspiro mais frio na grade de 180h. Volto a dizer: pode melhorar. A interação anticiclone X baixa pressão ainda está pendendo pais pelo bloqueio do avanço do frio com a formação do ciclone na costa. Se esta engrenagem melhorar, o avanço do ar frio ganha um grande impulso, mudando esta possível erupção de categoria.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.