Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Como previsto a mínima em Santa Catarina ficou com Bom Jardim da Serra com -2,2oC. Ausentes/Porteirinhos mandou muito bem também com -2.4oC.

 

Urupema esteve encoberta como é possível ver na webcam.

 

Foram cinco dias seguidos com registro de negativas em SC: noite de quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Bela onda de frio.

Link to comment
Share on other sites

Foi uma boa onda de frio, mas nada democrática. O grosso do ar frio ficou represado até o paralelo 27 mais ou menos. .Não houve negativas no PR e mesmo nos costumeiramentes atingidos por feio oeste e meio oeste e no planalto norte catarinense não houveram negativas...bom para a serra catarinens e para todo o RS...

Link to comment
Share on other sites

Foi uma boa onda de frio, mas nada democrática. O grosso do ar frio ficou represado até o paralelo 27 mais ou menos. .Não houve negativas no PR e mesmo nos costumeiramentes atingidos por feio oeste e meio oeste e no planalto norte catarinense não houveram negativas...bom para a serra catarinens e para todo o RS...

 

Bem lembrado, Diego. Traçando um paralelo, lembrou o análogo de 2009.

Link to comment
Share on other sites

O Simpar credita ao fenômeno ENSO como o principal "driver" sobre o clima do Paraná no informe de inverno. O Mafili irá discordar, mas estou com o Simepar. Apesar de tudo não sê vê menção a nenhuma outra teleconexão ou fato relevante de influência no clima. Ficamos assim: El Nino - acima da média, La Nina - abaixo da média. Simples assim.

 

Análise

 

YISEfrQ.png

 

Previsão JJA 2014

 

FJzmwzi.png

Link to comment
Share on other sites

Somar e Climatempo ouvidas na reportagem da globo.com:

 

21/06/2014 06h00 - Atualizado em 21/06/2014 06h00

 

Inverno começa na manhã deste sábado com previsão de menos frio

 

Temperatura em julho deve ser um pouco mais alta do que média histórica.

 

Tempo será seco na maior parte do país; El Niño provocará chuvas no Sul.O inverno começa neste sábado (21), às 7h51, com a previsão de temperaturas um pouco mais altas do que a média observada nos últimos anos. De acordo com a meteorologista Thaize Baroni, da Somar Meteorologia, no mês que vem as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficarão cerca de 0,5 ºC acima da média dos últimos 30 anos para o mês de julho. Já nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ficar até 1ºC acima da média histórica para a época.

 

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, as massas polares serão escassas neste inverno e os raros eventos de frio intenso serão rápidos.

As chuvas devem ficar acima da média apenas na região Sul. Já as outras regiões terão tempo mais seco, como é comumente observado nesta época do ano.

 

De acordo com Thaize, o verão passado foi mais intenso por causa de uma massa de ar quente que provocou um bloqueio atmosférico, impedindo as frentes frias de chegarem ao país. “Já para o inverno, é o fenômeno El Niño que está ditando as características. Com o fenômeno, a água do oceano vai se aquecer mais, o que faz com que as frentes frias não consigam ganhar tanta força para chegar ao Sudeste. Por isso não deve chover tanto no Sudeste ou no Centro-Oeste”, diz a meteorologista.

 

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), locais serranos estarão sujeitos a geadas. As inversões térmicas - fenômenos que provocam nevoeiros e neblinas - serão frequentes no período da manhã.

 

Temperaturas elevadas e estiagem prolongada podem aumentar as áreas de alto risco para queimadas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Bahia, Tocantins, Piaui e São Paulo, principalmente em julho e em agosto, ainda de acordo o CPTEC/Inpe.

Regiões

 

O inverno vai até o dia 22 de setembro. Veja o que é esperado para a estação em cada região do país, de acordo com relatório do Climatempo:

 

No Sul, tanto as chuvas quanto a temperatura devem ficar acima da média para a época nos meses de julho e agosto. Em setembro, a temperatura volta a estar próxima da média para o período e as chuvas dão uma trégua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

No Sudeste, o clima deve estar mais seco e mais quente do que a média para a época nos meses de julho e agosto. Em setembro, a temperatura volta a ficar próxima da média para o período e o nível de chuvas deve aumentar.

 

No Centro-Oeste, a temperatura deve permanecer acima da média para a época e as chuvas devem ser escassas, com exceção do sul do Mato grosso do Sul, onde deve chover com mais intensidade em julho. Em setembro, a umidade aumenta e pode chegar a um nível acima do normal.

 

No Norte, o clima deve permanecer seco e quente na maior parte do território. Em agosto, pode haver chuva acima da média no Pará e, em setembro, o mesmo ocorre em Rondônia.

 

No Nordeste, a temperatura deve seguir a média observada nos últimos anos. As chuvas devem ficar um pouco acima da média para a época em julho e em setembro, mas manterá o nível normal em agosto.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim Bom Jardim da Serra poderia ser o município serrano mais bonito da serra catarinense. Onde está o nucleo urbano é uma região belíssima, além de ser uma baixada. Mas precisaria de um banho de loja. Já o interior do município dispensa comentários.

 

Penso o mesmo, geograficamente falando. É mais acidentada, com picos acima de 1500 ao redor, com montanhas forradas de araucárias e um belo rio gelado que desde pela cidade. Porém é um dos municípios mais pobres e com pior urbanismo. Uma pena mesmo. O que a natureza criou as inúmeras circunstâncias levaram a uma zona urbana muito longe de uma cidade com pretensões turísticas. São Joaquim segue igual. As duas sem nenhuma perspectiva de mudança neste quesito. O jeito é admirar Gramado mesmo, um show e um case exemplar!

 

http://saojoaquimonline.net/wp-content/uploads/2011/10/Bom-Jardim-da-Serra2.jpg

 

 

Como todo respeito , não queiram me matar é apenas uma opnião pois não estou acostumado com isso , mais que cidade feia , parece uma vila da Bolivia , sempre vejo cidades ai do sul e me bate uma vontade de conhecer pois são lindas ..... mais as vezes vejo umas cidades serranas e são bem feinhas , casas de madeiras sem cor , sem vida , outra vez digo isso,é com todo respeito não me levem a mal , mais porque algumas cidades serranas que poderiam ser lindas estão assim ? Não quero criar confusão só quero saber o que falta pra essas cidades ?

Will

Eu li os comentários depreciativos ontem à noite, mas não kis falar nada à respeito.

Lendo o teu agora, vou falar o q penso:

Bom Jardim é um dos locais mais lindos do Brasil, em termos de paisagens NATURAIS.

A cidade em sí e os vilarejos são horríveis.

Qdo saí de São Joaquim e me mudei pra Bom Jardim (1990), chegando na "cidade" eu kis MORRER!

Cidade feia, desorganizada, repleta de casas velhas de madeira, com telhados de eternit e sem pintura alguma.

Ruas de chão batido e esburacadas. Muitas vzs lama por toda parte ou então poeira.

Haviam bares (botecos) em cada eskina.

Lembro q fikei num "hotel" q na vdd era pouso para caminhoneiros. E me parece q era o melhor hotel na época.

Só não voltei pra SJ pq meu dinheiro estava no fim e encontrei trabalho no dia seguinte, em um pomar de maçãs na Várzea (divisa com RS (Silveira)). Lá passei o inverno.

Da várzea até o centro de Bom Jardim eram umas 2/3h de caminhonete, sacolejando e dançando. Ônibus só nas quartas feiras. É inacreditável, mas eu posso afirmar q é vdd.

Me falaram q vários vilarejos foram abandonados por falta de recursos e fui à alguns locais onde árvores e arbustos cresciam dentro de casas já sem os telhados (talvez desabaram sob o peso de algumas nevadas).

(a maioria das casas por lá não tem o telhado inclinado para escorrer o gelo...incrível)

Meu Deus do Céu, algumas pessoas das áreas mais afastadas do "centro" da cidade viviam como bichos!

Ñ devo detalhar muita coisa q vi e vivi por lá... Tudo pra poder ter alguns números (temperaturas) anotados...

Espero q tenha mudado... mas parece q não.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos 10000x de vez , com todo o respeito , não entendi como um lugar tão bonito e tão turistico possa ter um infra estrutura tão feia só isso ! Obrigado ao Fernando que sanou minha duvida !

 

Aqui tivemos queda até as 4:00 da manha depois começou a ventar forte a neblina chegou e subiu , tivemos minima de 3,4°C hoje !

Link to comment
Share on other sites

Nessas atuais rodadas tanto o europeu quanto o GFS mantém a tendência por algo bom por volta do dia 26/27, porém ainda meio indefinido esse quadro... O CFS continua insistindo em forte anomalia negativa no interior do continente o que indica boa MP continental... os modelos também mantém a formação da baixa na costa do sul, porém ainda atrasada em relação à MP... cenário ainda bem sujeito e variações para melhor como para pior (espero que não)... agora, o que me deixa mais animado é o cenário, ainda distante, mostrado pelo GFS na grade estendida, uma alta de característica continental bem configurada com centro de até 1032hpa avançando por volta do dia 05/06 de julho... teremos algo muito legal no início de julho... é esperar pra ver se se mantém esse quadro e quem sabe melhora e intensifica... veremos...

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos 10000x de vez , com todo o respeito , não entendi como um lugar tão bonito e tão turistico possa ter um infra estrutura tão feia só isso !

 

Qualquer do mundo desenvolvido que tivesse a paisagem natural, os canyons e o clima de Bom Jardim da Serra já teria despontado como grande destino turístico.

 

Simplesmente não há empreendedores (sob raríssimas recentes exceções). E o empreender, arriscar, investir, batatalhar, pagar impostos, empregar (e o fardo inerente), e todo o esforço individual não é reconhecido nem incentivado em nosso país. A cultura coletivista, sindical, ambiental e patrimonialista impede que se explore e incentive mais a atividade empreendedora para a exploração turística de pérolas como Bom Jardim da Serra.

Link to comment
Share on other sites

Depois de alguns anos acompanhando essas previsões que essas empresas fazem de mais longo prazo, inclusive pagando para ter uma previsão mais detalhada, cheguei a uma simples conclusão: não levo mais em conta.

 

A grosso modo, é mais ou menos assim:

 

La niña..........temperatura normal ou um pouco acima da média

 

Neutro.......... temperatura normal ou acima da média

 

El niño.........temperatura acima da média

 

Só um exemplo, acho que foi em 2010 que no final de junho eu recebi um boletim referente ao mês de julho indicando que teríamos só uma onda de frio mais forte na segunda quinzena do mês; uma semana depois, entrou uma massa de ar frio que foi a mais forte até em então.

Liguei na empresa, falei com uma meteorologista e ela me disse o seguinte: " não estávamos esperando esse frio todo para o início do mês, nos surpreendeu".

 

Depois dessa pérola, mudei para uma outra empresa. Mas os acertos, continuaram bem pequenos. Até que desisti. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Brunão vlw , pensei que tipo , nós aqui do sudeste vemos muita propaganda ai do sul das cidades serranas e tals , quando vi a foto fiquei surpreso , pensei que a cidade fosse arrumadinha bonita com aquelas casas tipicas ... mais não é , apenas isso que questionei , pena que teve gente que ao inves de responder minhas perguntas de quem não conhece o lugar ficou bravo !

Link to comment
Share on other sites

Brunão vlw , pensei que tipo , nós aqui do sudeste vemos muita propaganda ai do sul das cidades serranas e tals , quando vi a foto fiquei surpreso , pensei que a cidade fosse arrumadinha bonita com aquelas casas tipicas ... mais não é , apenas isso que questionei , pena que teve gente que ao inves de responder minhas perguntas de quem não conhece o lugar ficou bravo !

 

William morei 2 anos(2012 a março de 2014) e infelizmente pouco se tem feito são muitas promessas e poucas realizaçoes(morava ao lado do vice-prefeito) me parece que só o mirante do Rio do Rastro é que importa, falta vontade politica. A cidade continua feia com poucas melhorias como o hotel e a praça que quando sai estavam melhorando enfim, torço para que um dia mude as coisas por la e a cidade se torne bonita acompanhando as belezas naturais.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Não querendo me intrometer mas já me intrometendo, não somente BJardim mas todas as cidades da serra catarinense ficaram muito tempo esquecidas sem qualquer investimento do governo, inclusive Lages, cidade de origem do meu pai e que vivi um bom tempo... Lages que até a década de 70 era a maior cidade de SC mas que com a estagnação da indústria madeireira, acabou parando no tempo e perdendo espaço para outros município de outras regiões, embora atualmente já esteja dando sinal de retomada do crescimento com investimentos que a cidade tem recebido e vai receber num futuro próximo... E São Joaquim, Urupema e BJardim, com paisagens tão lindas e um clima único sendo desperdiçadas turisticamente, o que poderia alavancar e muito a economia local... S. Joaquim se salva um pouquinho mas mesmo assim é muito pouco perto do potencial que tem... palmas pro RS que, salvo algumas cidades que ainda se mantém estagnadas e infelizmente com pouca visualização como Ausentes por exemplo, soube explorar de forma correta e inteligente a sua serra, promovendo crescimento local e destaque em âmbito nacional... Canela e Gramado são fortes exemplos disso e nem tem o mesmo potencial de frio que a serra Catarinense pode oferecer... espero que essa infeliz realidade possa ser vista pelos governantes... triste...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Brunão vlw , pensei que tipo , nós aqui do sudeste vemos muita propaganda ai do sul das cidades serranas e tals , quando vi a foto fiquei surpreso , pensei que a cidade fosse arrumadinha bonita com aquelas casas tipicas ... mais não é , apenas isso que questionei , pena que teve gente que ao inves de responder minhas perguntas de quem não conhece o lugar ficou bravo !

 

Seu comentário foi totalmente realista, está com cara de América Latina. A Serra está anos-luz atrasada. Mas apesar disso depois de BC e Florianópolis e algumas praias ela tem o maior potencial turístico de SC, com neve e temperaturas baixas. Está ruim? Está! Mas pode melhorar... Só tomara que não demore muito! Mas como o Beto disse, de um lado será a luxúria do outro a pobreza. Lentamente algumas coisas aparecem...

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/04/estrangeiros-de-olho-no-potencial-da-serra-catarinense-4479235.html

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/04/santos-de-casa-fazem-milagres-na-serra-catarinense-4479260.html

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/04/serra-catarinense-investe-r-15-milhoes-para-atrair-publico-de-alta-renda-4479263.html

 

http://www.weberempreendimentos.com.br/site/index.php/novidade/empreendimento-altos-da-serra-ganha-destaque-no-dc-76

 

Falta indústria na região. As poucas estão indo para Lages como a Sinotruk, Ekomposit e Novaer. São Joaquim está virando pólo de vinhos e agora terá águas termais, mas creio que a população continua muito pobre. Urupema também. No mirante da Serra do Rio do Rastro, um empresário dono do Parque Unipraias queria fazer uma versão do skywalk. Não sei como anda a ideia. Mas o mirante está feio.

 

18°C aqui. Tivemos aberturas de sol, mas já nublou. Será mais um dia Joinvillense aqui. O que é normal lá, ficou normal aqui este mês.

Link to comment
Share on other sites

 

Penso o mesmo, geograficamente falando. É mais acidentada, com picos acima de 1500 ao redor, com montanhas forradas de araucárias e um belo rio gelado que desde pela cidade. Porém é um dos municípios mais pobres e com pior urbanismo. Uma pena mesmo. O que a natureza criou as inúmeras circunstâncias levaram a uma zona urbana muito longe de uma cidade com pretensões turísticas. São Joaquim segue igual. As duas sem nenhuma perspectiva de mudança neste quesito. O jeito é admirar Gramado mesmo, um show e um case exemplar!

 

http://saojoaquimonline.net/wp-content/uploads/2011/10/Bom-Jardim-da-Serra2.jpg

 

 

Como todo respeito , não queiram me matar é apenas uma opnião pois não estou acostumado com isso , mais que cidade feia , parece uma vila da Bolivia , sempre vejo cidades ai do sul e me bate uma vontade de conhecer pois são lindas ..... mais as vezes vejo umas cidades serranas e são bem feinhas , casas de madeiras sem cor , sem vida , outra vez digo isso,é com todo respeito não me levem a mal , mais porque algumas cidades serranas que poderiam ser lindas estão assim ? Não quero criar confusão só quero saber o que falta pra essas cidades ?

Will

Eu li os comentários depreciativos ontem à noite, mas não kis falar nada à respeito.

Lendo o teu agora, vou falar o q penso:

Bom Jardim é um dos locais mais lindos do Brasil, em termos de paisagens NATURAIS.

A cidade em sí e os vilarejos são horríveis.

Qdo saí de São Joaquim e me mudei pra Bom Jardim (1990), chegando na "cidade" eu kis MORRER!

Cidade feia, desorganizada, repleta de casas velhas de madeira, com telhados de eternit e sem pintura alguma.

Ruas de chão batido e esburacadas. Muitas vzs lama por toda parte ou então poeira.

Haviam bares (botecos) em cada eskina.

Lembro q fikei num "hotel" q na vdd era pouso para caminhoneiros. E me parece q era o melhor hotel na época.

Só não voltei pra SJ pq meu dinheiro estava no fim e encontrei trabalho no dia seguinte, em um pomar de maçãs na Várzea (divisa com RS (Silveira)). Lá passei o inverno.

Da várzea até o centro de Bom Jardim eram umas 2/3h de caminhonete, sacolejando e dançando. Ônibus só nas quartas feiras. É inacreditável, mas eu posso afirmar q é vdd.

Me falaram q vários vilarejos foram abandonados por falta de recursos e fui à alguns locais onde árvores e arbustos cresciam dentro de casas já sem os telhados (talvez desabaram sob o peso de algumas nevadas).

(a maioria das casas por lá não tem o telhado inclinado para escorrer o gelo...incrível)

Meu Deus do Céu, algumas pessoas das áreas mais afastadas do "centro" da cidade viviam como bichos!

Ñ devo detalhar muita coisa q vi e vivi por lá... Tudo pra poder ter alguns números (temperaturas) anotados...

Espero q tenha mudado... mas parece q não.

 

A verdade é que Bom Jardim da Serra e outras cidades do Planalto Catarinense apresentam baixo desenvolvimento sócio-econômico. Isso quer dizer que a economia dessas cidades é pouco desenvolvida (e normalmente pouco diversificada também), o que também repercute com força nos indicadores sociais.

 

O mecanismo mais eficiente para avaliarmos o nível sócio econômico dos municípios é o IDH-M, o Índice de Desenvolvimento Humano aplicado aos municípios. Eu grifei porque o IDH-M não pode ser comparado ao IDH de estados e países pelo fato de ter outros componentes e inclusive por ser mais "preciso" e "rigoroso". do que o IDH que compara nações.

 

Dizendo de outro modo, se os países de todo o mundo tivessem a sua análise feita pelos critérios do IDH-M, a classificação deles todos cairia bastante.

 

Pois bem, o IDH-M de Bom Jardim da Serra é ''médio" (0,696). Mas que o termo "médio" não engane ninguém.

 

Basta para isso analisar a posição do município tanto no RANKING ESTADUAL, como no RANKING NACIONAL, no site do ATLAS BRASIL:

 

Ranking

Bom Jardim da Serra ocupa a 2028ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 2027 (36,42%) municípios estão em situação melhor e 3.538 (63,58%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 293 outros municípios de Santa Catarina, Bom Jardim da Serra ocupa a 242ª posição, sendo que 241 (82,25%) municípios estão em situação melhor e 52 (17,75%) municípios estão em situação pior ou igual.

O IDH-M é o resultado composto de uma série de cálculos que compõem outros índices que são o IDH-RENDA, IDH-LONGEVIDADE e IDH-EDUCAÇÃO.

 

Ou seja, em relação ao Brasil, Bom Jardim da Serra está em situação melhor do que 63,58% dos municípios nacionais.

 

Ou seja, em relação a Santa Catarina, Bom Jardim da Serra está em situação pior do que 82,25% dos municípios do estado.

NO link do ATLAS-BRASIL você podem acessar o ranking de IDH-M e o perfil de cada um dos municípios do Brasil. Vejam só o link do perfil sócio-econômico de Bom Jardim da Serra, é algo bem interessante e completo: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil/bom-jardim-da-serra_sc

 

Renda, Pobreza e Desigualdade - Bom Jardim da Serra - SC

------------------------------1991----------------------2000----------------- 2010

Renda per capita----------268,64------------------ 433,71--------------- 665,60

% de extremamente pobres

-------------------------------18,03------------------- 9,70---------------------2,44

% de pobres

-------------------------------50,31--------------------36,20-------------------15,42

Índice de Gini 0,56 0,66 0,57

Fonte: Pnud, Ipea e FJP

 

Vários desses dados são também disponibilizados no Site dos OBJETIVOS DO MILÊNIO, estabelecidos pelo PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

E em termos de OBJETIVOS DO MILÊNIO, apesar dos pesares, Bom Jardim da Serra teve bons avanços nos últimos anos (assim como o Brasil), mas sem contudo sair de uma situação sócio-econômica bem complicada, como atesta o IDH-RENDA local.

 

Isso pode ser observado no quesito "Pobreza e Indigência", segundo o qual:

 

No ano 2000, 36,2% da população do município vivia abaixo da linha da pobreza (pobre ou miserável).

 

No ano 2010, 16% da população do município vivia abaixo da linha da pobreza (pobre ou miserável).

 

A evolução foi positiva, mas um município ter 16% da população abaixo da linha de pobreza é realmente um problema.

 

Esse dado e outros ligados aos OBJETIVOS DO MILÊNIO sobre Bom Jardim da Serra podem ser vistos nesse link: http://www.relatoriosdinamicos.com.br/portalodm/1-acabar-com-a-fome-e-a-miseria/BRA004042039/bom-jardim-da-serra---sc

 

 

No canto superior da página estão os acessos para analisar os outros indicadores que compõem os OBJETIVOS DO MILÊNIO. Também nesse site você poderão acessar os dados de todos os municípios do Brasil. :good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Para os sonhadores da neve em 2014, este artigo do Pro. Eugênio Hackbart é enfático ao afirmar que nevadas em 2 invernos consecutivos é MUITO RARO por aqui.

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/659/Inverno_de_2014_come%C3%A7a_com_marcas_negativas_e_sob_El_Ni%C3%B1o

 

É raro, claro que é, mas há exemplos de eventos seguidos. No final dos anos 80 e na primeira metade dos anos 90 era praticamente todos os anos.

Link to comment
Share on other sites

Para os sonhadores da neve em 2014, este artigo do Pro. Eugênio Hackbart é enfático ao afirmar que nevadas em 2 invernos consecutivos é MUITO RARO por aqui.

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/659/Inverno_de_2014_come%C3%A7a_com_marcas_negativas_e_sob_El_Ni%C3%B1o

 

É raro, claro que é, mas há exemplos de eventos seguidos. No final dos anos 80 e na primeira metade dos anos 90 era praticamente todos os anos.

 

Bruno, quando ele fala nevadas, são quedas de neve com boa acumulação e generalizadas em uma grande área territorial ou simplesmente quedas de neve? 2010 e 2011 foram exemplos de anos concectivos com boa precipitação invernal, em especial 2010, pulando 2012 e voltando a acontecer de forma ampla em 2013... não acho tão raro assim, pelo menos não nos últimos anos... me corrija se eu estiver errado...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Para os sonhadores da neve em 2014, este artigo do Pro. Eugênio Hackbart é enfático ao afirmar que nevadas em 2 invernos consecutivos é MUITO RARO por aqui.

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/659/Inverno_de_2014_come%C3%A7a_com_marcas_negativas_e_sob_El_Ni%C3%B1o

 

É raro, claro que é, mas há exemplos de eventos seguidos. No final dos anos 80 e na primeira metade dos anos 90 era praticamente todos os anos.

 

Bruno, quando ele fala nevadas, são quedas de neve com boa acumulação e generalizadas em uma grande área territorial ou simplesmente quedas de neve? 2010 e 2011 foram exemplos de anos concectivos com boa precipitação invernal, em especial 2010, pulando 2012 e voltando a acontecer de forma ampla em 2013... não acho tão raro assim, pelo menos não nos últimos anos... me corrija se eu estiver errado...

 

Bom, é óbvio que não irá nevar em Florianópolis ou no Vale do Itajaí novamente(Apocalipse)... Mas com tantas FF's bloqueadas, não é de se duvidar de uma nevada como a de 2010 pelo menos na Serra.

Link to comment
Share on other sites

Achei que hoje o sol predominaria, quando levantei as 6 h 05 o tempo estava aberto, por volta de 8 horas fechou tudo, nuvens vindas de sudeste com garoa.Temperatura de 21ºC no momento.

 

Caio Cesar essa de empreendedor ficar inibido de investir em pousadas, hotéis, etc por motivo de pagar impostos, cumprir a legislação trabalhista etc, pode valer para Bom Jardim da Serra e outras na região.

 

Mas no resto do Brasil o que se construiu de pousadas,hotéis, parque das águas etc, foram muitos empreendimentos nos últimos anos.

 

Aqui pertinho de Laje do Muriaé-RJ construíram um hotel/parque das águas etc foi de 2011 pra cá, fica na cidadezinha mineira de Pedra Dourada, um população de 1.200 habitantes,a cidade fica a 750 metros de altitude, cercada de morros de até 1300 metros, fica dentro de um vale.O hotel recebe excursões direto todo fim de semana tanto de turistas,como turmas de alunos de cidades da região da Mata Mineira, daqui do Noroeste do Rio de Janeiro.

 

O que desvaloriza a vista de Bom Jardim são os telhados de amianto e algumas casas de madeira sem pintura.

Como disse o Carlos Campos em 1990 era bem precária a cidade, mas acredito que atualmente tenha melhorado um pouco.

Link to comment
Share on other sites

Brunão vlw , pensei que tipo , nós aqui do sudeste vemos muita propaganda ai do sul das cidades serranas e tals , quando vi a foto fiquei surpreso , pensei que a cidade fosse arrumadinha bonita com aquelas casas tipicas ... mais não é , apenas isso que questionei , pena que teve gente que ao inves de responder minhas perguntas de quem não conhece o lugar ficou bravo !

 

Seu comentário foi totalmente realista, está com cara de América Latina. A Serra está anos-luz atrasada. Mas apesar disso depois de BC e Florianópolis e algumas praias ela tem o maior potencial turístico de SC, com neve e temperaturas baixas. Está ruim? Está! Mas pode melhorar... Só tomara que não demore muito! Mas como o Beto disse, de um lado será a luxúria do outro a pobreza. Lentamente algumas coisas aparecem...

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/04/estrangeiros-de-olho-no-potencial-da-serra-catarinense-4479235.html

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/04/santos-de-casa-fazem-milagres-na-serra-catarinense-4479260.html

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/04/serra-catarinense-investe-r-15-milhoes-para-atrair-publico-de-alta-renda-4479263.html

 

http://www.weberempreendimentos.com.br/site/index.php/novidade/empreendimento-altos-da-serra-ganha-destaque-no-dc-76

 

Falta indústria na região. As poucas estão indo para Lages como a Sinotruk, Ekomposit e Novaer. São Joaquim está virando pólo de vinhos e agora terá águas termais, mas creio que a população continua muito pobre. Urupema também. No mirante da Serra do Rio do Rastro, um empresário dono do Parque Unipraias queria fazer uma versão do skywalk. Não sei como anda a ideia. Mas o mirante está feio.

 

18°C aqui. Tivemos aberturas de sol, mas já nublou. Será mais um dia Joinvillense aqui. O que é normal lá, ficou normal aqui este mês.

 

obrigado pela alusão a minha cidade! E o empresário do Unipraias é o Bogo, daqui de Joinville, que teve, adivinha, problemas ambientais para fazer o skywalk...vergonha total!

Link to comment
Share on other sites

Brunão vlw , pensei que tipo , nós aqui do sudeste vemos muita propaganda ai do sul das cidades serranas e tals , quando vi a foto fiquei surpreso , pensei que a cidade fosse arrumadinha bonita com aquelas casas tipicas ... mais não é , apenas isso que questionei , pena que teve gente que ao inves de responder minhas perguntas de quem não conhece o lugar ficou bravo !

Eu não fikei bravo.

Até mencionei minha própria decepção com o lugar.

E pela imagem postada, vi q nada mudou.

Link to comment
Share on other sites

obrigado pela alusão a minha cidade! E o empresário do Unipraias é o Bogo, daqui de Joinville, que teve, adivinha, problemas ambientais para fazer o skywalk...vergonha total!

 

Eu imaginei que teria problemas. Todo dia vemos isso. Mas morreu? Simplesmente não ouvi falar mais nada... Nem que problema havia dado. Se bem que eu acho que um Skywalk ali não ficaria bonito. O Grand Canyon é, muito maior. Ali acho que iria "poluir" o visual. Acharia mais interessante algo como o o Mirante do Encanto em Itapema. Sem "invadir" a encosta.

Link to comment
Share on other sites

Oba, o céu está totalmente limpo, temperatura continua amena 22ºC,

pressão atmosférica alta 1022 hPa,umidade de 56%.

 

Vinicius Lucyrio, você faz a gente sofrer,hein, postando vários anos do passado em que fez muito frio aqui no sudeste.Geadas generalizadas em boa parte de Minas, região serrana e vale do paraíba do Rio de Janeiro.

 

Citando o dia 9 de junho de 1933 quando foi registrado -1,4ºC em Teresópolis, que marcou seu recorde de mínima absoluta oficial no Inmet, era uma cidade bem pequena.

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que andei lendo, por volta de 250 mil pessoas estão passando o feriado em CDJ.

 

Nessa noite e na próxima madrugada, vão passar frio.

 

Aqui no Capivari nesse momento: 7°C

 

Sergio, pretendo passar aí somente após o mês de setembro... detesto aglomerações e até hoje não esqueço das operações da PR nessa época do ano que coloca uma viatura a cada km da Floriano Rodrigues Pinheiro com o objetivo de "cavar" multas. Tive o azar de ser parado por um policial desonesto, isso há uns dois anos. :negative:

 

Infelizmente boa parte da população de Bom Jardim não tem grande poder aquisitivo, por isso as casas são mais simples. Mas estão construindo condomínio de alto padrão na cidade, que dizem que terá até pista de pouso e decolagem para avião. Quem sabe isso ajude a trazer mais investimentos a cidade e deixe ela mais bonita.

 

Esse é o grande problema do 3º mundo. A coisa toda num geral é pobre, dai quando começa a crescer começa a surgir coisas exorbitantes que nada condizem com a população como mansões, condomínios de luxo, e bairros extremamente ricos. Diferentemente na Europa e países como Canadá, onde todas as classes são beneficiadas sem esses abismos sociais.

 

Sou muito mais um padrão como Blumenau, onde não existe tanto multimilionários e também não existe uma miséria proliferada, aqui mesmo o pobre tem condições de viver relativamente bem. Acho muito podre esse estilo lixo e luxo que a maioria das cidades brasileiras convivem.

 

Infelizmente, Itapevi e Barueri sofrem do mesmo mal... falando sobre a vizinha Barueri, o exemplo mais gritante desse abismo social está no Rodoanel. De um lado, condomínios luxuosos do Tamboré... mais à frente, a favela medonha do Parque Imperial:

 

Pq. Imperial:

clauset2.jpg

 

Tamboré:

clauset.jpg

 

As fotos tirei desse blog, que denuncia os privilégios dos milionários do Tamboré que receberam barreira acústica, ao contrário dos moradores pobres do bairro vizinho: http://flaviogomes.warmup.com.br/2011/02/decibeis/comment-page-1/

 

Mogi das Cruzes, apesar de ter economia menos pujante, não tem uma miséria tão evidente feito outras cidades da RMSP. Tem cara de cidade típica do interior paulista.

 

BJS aparenta ser muito pobre, porém, o urbanismo decadente da cidade não me assusta tanto. Para quem conhece algumas favelas grotescas da RMSP...

 

No momento, sol entre algumas nuvens em Itapevi: 23,6ºC

Link to comment
Share on other sites

Alguns no BAZ pegam uma foto de uma parte de uma cidade e fazem análise do todo, há muita confusão de temas, geografia física, com geografia político-econômica...

Em Soledade tem bairros de classe média alta com mansões de cinema... e tem bairros pobres com casebres...dependendo de onde captar a imagem a impressão será diferente...

O que falta é o interesse e ação dos prefeitos e o entendimento da população de que o turismo do frio, pode movimentar todos os setores da economia de um município...

Conversei com ex-prefeito de Gramado uma vez...e ele relatou em palestra as dificuldades que encontrou para estabelecer o turismo na cidade...

Não foi num passe de mágica que Gramado se tornou o que é...

Link to comment
Share on other sites

BJS realmente é feinha aparentemente. Mas não é só na aparência, os indicadores sociais mostram que está entre as piores de Santa Catarina. Não só ela mas também várias outras da serra catarinense estão abaixo da média do estado. Não acho que tenha a ver simplesmente com a falta de turismo, falta muito mais, são cidades isoladas com poucas indústrias, assim como a região vizinha de Vacaria no RS que pelo menos pra mim parece estar parada no tempo.

 

Hoje fez mínima 8,1ºC, o frio mal chegou e já se foi como está acontecendo quase sempre neste ano.

Link to comment
Share on other sites

Evandro, realmente vir até CDJ agora e até agosto, tem que vir preparado para enfrentar muito trânsito na estrada e muita gente aqui na cidade.

Mas, setembro também é um mês bom para vir; dependendo da sorte, ainda se pega alguns dias bem frios. :good2:

 

No momento, céu praticamente sem nuvens e 13°C aqui no Capivari.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.