Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Zie Zie , os modelos previam 200mm pra esse fim de semana , caiu 50mm , se eles preverem 50mm e se cair 5mm estamos no lucro , a coisa ta feia !

 

Will, agora os modelos?

 

Efeito GIGO.

 

Dentro do esperado.

 

Abraços

Efeito "não merecimento"!

Dia desses eu li: "vento do diabo" e "nuvens do capeta atrapalharam a keda"...

Acho q um pedido de desculpas à dona Atmosfera possa amenizar a situação!

 

Talvez ... um sacrifício humano...

 

William !

Link to comment
Share on other sites

 

Talvez ... um sacrifício humano...

 

William !

 

Kim, funciona.

 

Os povos da América pré colombiana tinham por hábito o sacrifício humano durante os eclipses.

 

Era uma verdadeira carneficina, porém, o eclipse sempre acabava.

 

O que perfaz uma correlação igual 1.

 

Tenho sugestões.

 

:crazy: :crazy:

Link to comment
Share on other sites

Zie Zie , os modelos previam 200mm pra esse fim de semana , caiu 50mm , se eles preverem 50mm e se cair 5mm estamos no lucro , a coisa ta feia !

 

Will, agora os modelos?

 

Efeito GIGO.

 

Dentro do esperado.

 

Abraços

Efeito "não merecimento"!

Dia desses eu li: "vento do diabo" e "nuvens do capeta atrapalharam a keda"...

Acho q um pedido de desculpas à dona Atmosfera possa amenizar a situação!

 

Talvez ... um sacrifício humano...

 

William !

 

 

 

Seis sao chato hein ? :sarcastic: :heart: :heart: :heart: :heart:

 

 

Calor abafado e entre 25°C e 27°C

 

 

Alguma coisinha miuda no sul de MG

Link to comment
Share on other sites

 

Seis sao chato hein ? :sarcastic: :heart: :heart: :heart: :heart:

Calor abafado e entre 25°C e 27°C

Alguma coisinha miuda no sul de MG

 

Will, vamos supor que seja efeito GIGO.

 

E vamos supor apenas supor que esse efeito seja ocasionado por estações equivocadas.

 

Qual seria a tua solução para o problema?

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Comento ou não comento?

 

 

Comenta!

 

Sacrifícios humanos serão desnecessários! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Tá bom vou comentar,

 

Artur, observando a tabela acima não resisti e vou comentar:

 

Como foi a festa do teu aniversário ontem?

 

Abração

Vou comentar tbm: Akela "nanica" de Vacaria mandou bem! Nenhuma surpresa...

 

(parabéns, Artur!)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Comento ou não comento?

44a0f6260b2900b72bda83a103a8f844.jpg

fonte Metsul

 

Eu estava em Bom Jesus, não sei onde fica a estação, mas esses 10 graus são corretos, dormi de edredon em pleno verão. Só nos campos de cima da serra mesmo aqui no RS! A estação de Vacaria deve estar em baixada. Caxias do Sul com seu grande topo lá no fim da tabela da serra, mas isso acabará pois em breve vem aí a estação de Caxias em baixada!

Link to comment
Share on other sites

 

Hehehe, não faço a menor ideia de qual seja essa estrada Evandro, mas a de MV está muito boa na minha opinião, no mesmo estilo da que liga Pico do Itapeva a CDJ ou Itamonte até a Garganta do Registro, única critica seria um pequeno buraco (diâmetro de no máximo 15 centímetros) na volta para Camanducaia, que não passa que um pequeno tranco para um carro comum no caso de passar por cima.

 

Quanto as fotos, ficaram no celular da minha namorada mas pegarei o quanto antes! :good2:

 

No aguardo das fotos. :good2:

 

Me arrependi profundamente na última vez que peguei a estrada que leva ao Pico do Itapeva... estava em situação deplorável, com inúmeros buracos e asfalto se esfarelando. Perigosíssima.

 

Neste ponto, a de MV seguramente é bem melhor, à não ser que tenham feito um recapeamento geral por lá.

 

A estrada que falei é essa aqui... pode dar um "mute" na música HORROROSA que colocaram no vídeo. Tinha que ser coisa de quem pilota penteadeira ao invés de moto. :bad:

 

y-WFrFOaPzA

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem ou pode puxar maiores informações sobre este aparelho que parece ser uma estação hidrometeorológica? :russian:

 

Tirei essa foto hoje de manhã com meu celular no centro de Itapevi, embaixo do viaduto José dos Santos Novaes. Fica em cima de uma antiga ponte que atravessa o rio Barueri-Mirim:

 

 

1920479_10203485888533031_1415735817_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hehehe, não faço a menor ideia de qual seja essa estrada Evandro...

A estrada que falei é essa aqui... pode dar um "mute" na música HORROROSA que colocaram no vídeo.

Conheci esta estrada (SP-79) quando ainda era de terra, nos anos 80.

Certa vez, em Registro (Vale do Ribeira), voltando para Sampa, resolvi pegar o ônibus que ia para Sorocaba, para "conhecer um caminho diferente".

E conheci... :laugh:

O ônibus, da Viação Fioravante, se não me engano (Ainda existe?) gastou umas 3 horas no trecho Juquiá-Tapiraí, que era o pedaço sem asfalto.

Foram umas 2 horas só na subida da serra. :laugh:

Mas foi um passeio interessante. :good2:

 

-------------

Depois de noite e madrugada com predomínio de céu nublado, Sampa vai tendo mais um dia de calor.

A manhã foi de céu quase limpo.

Agora à tarde temos alguns cumulus mais desenvolvidos.

 

A automática do Mirante registrou 30,2°C às 15h, com umidade relativamente baixa: 36%.

será que chove? :roll:

Link to comment
Share on other sites

No aguardo das fotos. :good2:

 

Me arrependi profundamente na última vez que peguei a estrada que leva ao Pico do Itapeva... estava em situação deplorável, com inúmeros buracos e asfalto se esfarelando. Perigosíssima.

 

Neste ponto, a de MV seguramente é bem melhor, à não ser que tenham feito um recapeamento geral por lá.

 

A estrada que falei é essa aqui... pode dar um "mute" na música HORROROSA que colocaram no vídeo. Tinha que ser coisa de quem pilota penteadeira ao invés de moto. :bad:

 

y-WFrFOaPzA

 

Eu estive no Pico do Itapeva agora no Caranaval (benza Deus aquela camelô gigante lá em cima) e a estrada estava bem tranquila. Poucos trechos ruins na minha visão...

Link to comment
Share on other sites

De volta à minha Porto Alegre!

Cheguei ontem à noite de BH, via Congonhas.

Vou levar um grupo na sexta-feira à noite para Buenos Aires.

Pelo visto, só pra variar, vou pegar um voo "turbulentinho", pois terá uma frente fria entre o Uruguai e RS. A rota vai estar turbulenta a princípio.

Logo eu, que já viajei centenas de vezes de avião, e NUNCA me acostumei com a chata "turbulência". Hehehe. Sou perseguido mesmo...

:mosking:

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Você tem toda razão Diego, aquele "camelódromo" lá no Pico do Itapeva é um horror. Se eu fosse o prefeito daqui, tirava todo mundo de lá; na pior das hipóteses, diminuiria bastante o número de barraquinhas.

 

Pelo jeito, mais um dia sem chuva.

 

Temperatura de 23°C com sol e algumas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

15/11/2013.

 

Este foi o ÚLTIMO dia que registrei frio propriamente dito (mínima abaixo de 15ºC), com 14,8ºC.

 

Desde então, já se passaram 115 dias sem mínimas sub-15...fico

imaginando se o William ou o Ronaldo viessem passar uma temporada aqui, para eles verem o

que é ficar tanto tempo sem sentir um friozinho. Para um baziano (ou para a maioria), isso é

um teste de paciência...

 

historicamente, a primeira sub-15 na minha cidade tem 100% de chance de ser registrada

em Abril. Segundo os dados do INMET, na série histórica de 60 pra cá, não houve qualquer Abril

que não registrasse sub-15C. Menos mal que sei que agora falta pouco para o frio retornar!!!

 

 

Mas e quanto aos outros bazianos que, assim como eu, também moram em cidades quentes

no verão? Quando foi a ÚLTIMA SUB-15 DE VOCÊS?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Friburgo nublado, 26°C, mínima de 18,1°C na área urbana. Ao pessoal do Rio, alguém viu a nova estação meteorológica da GeoRio (Alerta Rio) Barra/RioCentro? Parece bem interessante, mas esperava que instalassem pelo instituto uma na Zona Sul futuramente.

Muito boa notícia! Depois da desativação da estação do Inmet Jpa não tinha mais nenhuma estação aqui na região. Essa ai fica relativamente perto aqui de casa.

 

Dia hoje bastante abafado, agora a noite deu uma refrescada e está com cara de que a bendita vai cair... :clapping:

Instalaram mais uma em Santa Cruz. De repente 2 novas estações neste mês. Espero que não parem e instalem uma na ZS e outra na ZN.

Link to comment
Share on other sites

15/11/2013.

 

Este foi o ÚLTIMO dia que registrei frio propriamente dito (mínima abaixo de 15ºC), com 14,8ºC.

 

Desde então, já se passaram 115 dias sem mínimas sub-15...fico

imaginando se o William ou o Ronaldo viessem passar uma temporada aqui, para eles verem o

que é ficar tanto tempo sem sentir um friozinho. Para um baziano (ou para a maioria), isso é

um teste de paciência...

 

historicamente, a primeira sub-15 na minha cidade tem 100% de chance de ser registrada

em Abril. Segundo os dados do INMET, na série histórica de 60 pra cá, não houve qualquer Abril

que não registrasse sub-15C. Menos mal que sei que agora falta pouco para o frio retornar!!!

 

 

Mas e quanto aos outros bazianos que, assim como eu, também moram em cidades quentes

no verão? Quando foi a ÚLTIMA SUB-15 DE VOCÊS?

 

Amigo Renan.

Te entendo perfeitamente!

Meus primos de BH reclamam muito dos anos que não se sente mais frio na capital mineira!

Mesmo aqui no RS e SC , sinceramente, mesmo que tenhamos períodos de frio e frio forte, de um modo geral, se contarmos os dias do ano, predomina o calor hoje em dia.

Vai ter que fazer, também, um inverno muuuuuuuuuuuuito frio para compensar este horroroso verão de 2014.

Sei que muitos não concordam com o que eu escrevo, mas aqui no RS a gente tem usado mais roupas de meia estação do que de inverno propriamente ditas. Tem dias que se usa, claro! Mas, de um modo geral, para mim, tem sido decepcionante.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

João Tur, estou elaborando um tópico que com certeza você vai gostar de ler:

 

"Minas Gerais está esquentando no inverno".

 

A propósito, tenho que fazer uma retificação em minha mensagem anterior.

Houve 2 meses de Abril em que a mínima absoluta NÃO FOI sub-15, a saber:

 

1973- 15,7 e;

1990- 16,0

 

Todos os demais "Abrils" com mínimas sub-15. Ou seja, minhas chances são

de quase 100%, hehehe :mosking:

Link to comment
Share on other sites

A mínima absolta de janeiro por aqui foi de exatos 15ºC, uma das raras vezes em que não faz menos que 15ºC durante um mês inteiro. E em dezembro foi por pouco, a mínima do mês foi 14,8ºC. O intervalo entre uma mínima sub-15 e outra foi do dia 7 de dezembro com esses 14,8ºC até 15 de fevereiro com 13,6ºC. Foram 69 dias sem saber o que é menos de 15ºC. Felizmente, a última sub-15 foi ainda ontem.

Link to comment
Share on other sites

15/11/2013.

 

Este foi o ÚLTIMO dia que registrei frio propriamente dito (mínima abaixo de 15ºC), com 14,8ºC.

 

Desde então, já se passaram 115 dias sem mínimas sub-15...fico

imaginando se o William ou o Ronaldo viessem passar uma temporada aqui, para eles verem o

que é ficar tanto tempo sem sentir um friozinho. Para um baziano (ou para a maioria), isso é

um teste de paciência...

 

historicamente, a primeira sub-15 na minha cidade tem 100% de chance de ser registrada

em Abril. Segundo os dados do INMET, na série histórica de 60 pra cá, não houve qualquer Abril

que não registrasse sub-15C. Menos mal que sei que agora falta pouco para o frio retornar!!!

 

 

Mas e quanto aos outros bazianos que, assim como eu, também moram em cidades quentes

no verão? Quando foi a ÚLTIMA SUB-15 DE VOCÊS?

Dia 18/12/2013 com mínima de 14,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Comento ou não comento?

44a0f6260b2900b72bda83a103a8f844.jpg

fonte Metsul

 

Tudo praticamente igual... Essas pequenas variações são por causa da margem de erro do sensor, falta de calibração etc. :mosking:

Pra falar tem q conhecer.Aposto o q quiserem, com exceção talvez de Ausentes, as 9 primeiras, ou estão em baixada ou em encosta baixa.

É visível que o topo se equivale, vejam Soledade, Bento , e Caxias,a vantagem de Soledade , a continentalidade...

Link to comment
Share on other sites

 

Pra falar tem q conhecer.Aposto o q quiserem, com exceção talvez de Ausentes, as 9 primeiras, ou estão em baixada ou em encosta baixa.

É visível que o topo se equivale, vejam Soledade, Bento , e Caxias,a vantagem de Soledade , a continentalidade...

 

Não...não tem que conhecer nada.

 

Coloque as estações em um só padrão.

 

Parem de estragar os modelos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Pra falar tem q conhecer.Aposto o q quiserem, com exceção talvez de Ausentes, as 9 primeiras, ou estão em baixada ou em encosta baixa.

É visível que o topo se equivale, vejam Soledade, Bento , e Caxias,a vantagem de Soledade , a continentalidade...

 

Não...não tem que conhecer nada.

 

Coloque as estações em um só padrão.

 

Parem de estragar os modelos.

 

Abraços

Bom q padrão tu preferes?Só topo ou só baixada, a para Mafili conversa pra boi dormir.De q tu tens receio?Coloquem estação em baixada em Bento, Caxias e Soledade garanto q esta tabelinha sofrerá alterações significativas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Friburgo nublado, 26°C, mínima de 18,1°C na área urbana. Ao pessoal do Rio, alguém viu a nova estação meteorológica da GeoRio (Alerta Rio) Barra/RioCentro? Parece bem interessante, mas esperava que instalassem pelo instituto uma na Zona Sul futuramente.

Muito boa notícia! Depois da desativação da estação do Inmet Jpa não tinha mais nenhuma estação aqui na região. Essa ai fica relativamente perto aqui de casa.

 

Dia hoje bastante abafado, agora a noite deu uma refrescada e está com cara de que a bendita vai cair... :clapping:

Instalaram mais uma em Santa Cruz. De repente 2 novas estações neste mês. Espero que não parem e instalem uma na ZS e outra na ZN.

 

Que notícia maravilhosa!

 

Pelo visto a prefeitura resolveu abrir o bolso...

 

Gostei do local onde foi instalado esta nova estação.

 

KqqdEic.jpg

Localizada no IBEComb no bairro de Santa Cruz. Juntamente com a estação Sepetiba é o ponto de registro mais a oeste do município.

Seus dados de chuva são importantes para o monitoramento da Zona Oeste.

Link to comment
Share on other sites

 

Hehehe, não faço a menor ideia de qual seja essa estrada Evandro, mas a de MV está muito boa na minha opinião, no mesmo estilo da que liga Pico do Itapeva a CDJ ou Itamonte até a Garganta do Registro, única critica seria um pequeno buraco (diâmetro de no máximo 15 centímetros) na volta para Camanducaia, que não passa que um pequeno tranco para um carro comum no caso de passar por cima.

 

Quanto as fotos, ficaram no celular da minha namorada mas pegarei o quanto antes! :good2:

 

No aguardo das fotos. :good2:

 

Me arrependi profundamente na última vez que peguei a estrada que leva ao Pico do Itapeva... estava em situação deplorável, com inúmeros buracos e asfalto se esfarelando. Perigosíssima.

 

Neste ponto, a de MV seguramente é bem melhor, à não ser que tenham feito um recapeamento geral por lá.

 

A estrada que falei é essa aqui... pode dar um "mute" na música HORROROSA que colocaram no vídeo. Tinha que ser coisa de quem pilota penteadeira ao invés de moto. :bad:

 

y-WFrFOaPzA

 

Já me aventurei bastante por essa estrada aí, é curva que não acaba nunca, mas realmente o asfalto não é dos piores.

 

Ontem variamos de 17,4º C a 29,7º C.

 

Esquentando cada vez mais.

 

29,5º C às 17:20 hs.

 

E nada de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Comento ou não comento?

44a0f6260b2900b72bda83a103a8f844.jpg

fonte Metsul

 

Tudo praticamente igual... Essas pequenas variações são por causa da margem de erro do sensor, falta de calibração etc. :mosking:

Pra falar tem q conhecer.Aposto o q quiserem, com exceção talvez de Ausentes, as 9 primeiras, ou estão em baixada ou em encosta baixa.

É visível que o topo se equivale, vejam Soledade, Bento , e Caxias,a vantagem de Soledade , a continentalidade...

só pra não deixar passar,a estação de bom jesus está em cima de um morro!

Link to comment
Share on other sites

15/11/2013.

 

Este foi o ÚLTIMO dia que registrei frio propriamente dito (mínima abaixo de 15ºC), com 14,8ºC.

 

Desde então, já se passaram 115 dias sem mínimas sub-15...fico

imaginando se o William ou o Ronaldo viessem passar uma temporada aqui, para eles verem o

que é ficar tanto tempo sem sentir um friozinho. Para um baziano (ou para a maioria), isso é

um teste de paciência...

 

historicamente, a primeira sub-15 na minha cidade tem 100% de chance de ser registrada

em Abril. Segundo os dados do INMET, na série histórica de 60 pra cá, não houve qualquer Abril

que não registrasse sub-15C. Menos mal que sei que agora falta pouco para o frio retornar!!!

 

 

Mas e quanto aos outros bazianos que, assim como eu, também moram em cidades quentes

no verão? Quando foi a ÚLTIMA SUB-15 DE VOCÊS?

 

Aqui foi em 07/11/2013, fez 14ºC

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Friburgo nublado, 26°C, mínima de 18,1°C na área urbana. Ao pessoal do Rio, alguém viu a nova estação meteorológica da GeoRio (Alerta Rio) Barra/RioCentro? Parece bem interessante, mas esperava que instalassem pelo instituto uma na Zona Sul futuramente.

Muito boa notícia! Depois da desativação da estação do Inmet Jpa não tinha mais nenhuma estação aqui na região. Essa ai fica relativamente perto aqui de casa.

 

Dia hoje bastante abafado, agora a noite deu uma refrescada e está com cara de que a bendita vai cair... :clapping:

Instalaram mais uma em Santa Cruz. De repente 2 novas estações neste mês. Espero que não parem e instalem uma na ZS e outra na ZN.

Depois de tanto tempo com aquelas mesmas 3 estações de sempre, colocaram logo mais duas! Só gostaria de saber quantos milhões nosso "amado" prefeito gastou nas estações.

 

Edit: Tem uma no Hospital Cardoso Fontes, mas apenas com dados Pluviométricos, seria interessante se colocassem uma estação ali também.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Acabei de dar uma olhada nos modelos de longo prazo, e, aqui para Sampa, nada "ares outonais" pelo menos até dia 22/Março. Até lá, atmosfera bem de verão mesmo. Ano passado, tivemos indícios de "ares outonais" a partir dias 14/15/16, após uns dez dias realmente infernais.

 

Se bem que em 2012 aqui em Sampa, que já tivemos ares outonais logo nos primeiros dias de março (a partir do dia 5/6, sentiu-se uma mudança atmosférica), bom mesmo foi do início de março até o final de maio. Foi um bom outono, porém um fiasco de inverno em junho/julho/agosto.

 

Até agora neste mês de março, estamos vivenciando um verão "mais próximo da realidade" aqui em Sampa. Deve estar até pouquinha coisa acima da média para março.

 

Como o Renan disse em post anterior, o último friozinho sentido foi lá para 15 Novembro. Depois, só calor. Inclusive, o verão climático iniciou no final de Novembro, antecipando-se. Ou seja, começamos com verão climático antecipado, tivemos sequência incrível de calor do Natal até meados de fevereiro, e indícios de ares outonais chegando atrasado nesse 2014.

 

Tá braba a coisa!

 

Parece-me que no centro-sul do RS a dinâmica atmosférica já sofreu uma mudança. Já não estão no "verãozão" mais. Já há uma espécie de transição de verão-outono.

 

Aqui arriba, dinâmica de verão permanece. E dá-lhe pernilongos! Nunca vi tantos pernilongos num verão! Meu Deus!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.