Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Aldo ou alguem que manja de dados do INMET , onde posso encontrar as max absolutas de Maria da Fé , CDJ e Monte Verde ? Quem puder me ajudar fico agradecido !

William, não sei. :sad:

 

Em Campos do Jordão, a informação que eu tenho (Não sei se é correta) é que a maior temperatura no período 1961-2011, na convencional do INMET foi 30,5°C em 17/09/1961.

Segundo o INMET, a estação foi aberta em 1939.

Já vi 32,6°C. Não sei em que estação.

 

Quanto a Maria da Fé e Monte Verde não sei.

A convencional de Maria da Fé foi aberta nos anos 70 (Não me lembro exatamente).

A mínima absoluta de Maria da Fé (INMET) foi -8,4°C em 21/07/1981.

 

A estação de Monte Verde, automática, é recente, não deve ter mais que 5, 6 anos.

Não me lembro de ter visto 30°C por lá, porém minha memória não é grande coisa e certamente não olhei todos os dias...

 

Tente ligar para o 5º DISME:

(31)3291-1466

(31)3291-1491

(31)3291-1493

(31)3291-1500

Arranja aquelas histórias: trabalho escolar, etc, etc :mrgreen:

O pior que pode acontecer é eles dizerem que não podem informar...

Se informarem alguma coisa já é lucro.

Link to comment
Share on other sites

Essa estação convencional de Curitiba está bem maluca. O Simepar registrou 34.5°C a automática do próprio INMET 33,9°C. Dai aparece os dados consolidados com 32,8°C.

 

Estranho isso, muito estranho!

Dados finais só na leitura de 0h UTC, 22h verão.

 

Consulte dados da convencional de Curitiba após 23h30 (Verão).

Se permanecer esta diferença, aí tem "furo" mesmo.

Não é raro essa tabela das capitais sair com erros. :sad:

 

E consolidado mesmo, só quando sair no BDMEP, daqui uns 3 ou 4 meses.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hedsgepa

Desculpa...

Vc tem razão... tbm não concordo com essas "correções"!

Menos ainda com esses termômetros de rua!

(PURGANTE, como diz o Ronaldo)

 

Bjs

 

E esse erros acontecem dos 2 lados do frio e do calor...

 

No dia da chuva congelada em Curitiba a máx. por aqui não deve ter passado de 5ºC eles apareceram com 7.5°C.

Link to comment
Share on other sites

Hedsgepa

Desculpa...

Vc tem razão... tbm não concordo com essas "correções"!

Menos ainda com esses termômetros de rua!

(PURGANTE, como diz o Ronaldo)

 

Bjs

 

E esse erros acontecem dos 2 lados do frio e do calor...

 

No dia da chuva congelada em Curitiba a máx. por aqui não deve ter passado de 5ºC eles apareceram com 7.5°C.

Em Piraquara, 4,6°C

Registrado por mim msmo!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos , 29,4C e 30,0C aqui hoje Mv e Cdj devem ter ficado entre 27C e 29C , acabei de chegar do trampo e não vai dar piscina :( só amanhã ...Aldo vi notícias não oficias de máxima absoluta de 32,1C aqui em 2007 agora não sei se confere

 

 

AQUI É RARO CHEGAR OU PASSAR DOS 29/30 NA CLIMATERRA E MUITO RARO DOS 28/29 NO INMET, MAS NINGUÉM RECLAMA, O CALOR É ARTIGO DE LUXO NA CIDADE, ESPECIALMENTE NOS BAIRROS ACIMA DOS 1400 M.

Link to comment
Share on other sites

Muito calor hoje aqui em SP:

 

Pelo INMET variou de 20,7 a 34,4, com umidade de 45%, mas em grande parte das estações do CGE os valores foram bem mais altos, notadamente na zona norte da cidade:

 

Tremembé 16,8/37,2

Penha 21,1/36,1

Perus 18,2/35,9

Santana/Tucuruvi 21,1/35,8

 

No momento, muito calor ainda, com muitas estações com temperaturas superiores a 30º

Link to comment
Share on other sites

Muito calor hoje aqui em SP:

 

Pelo INMET variou de 20,7 a 34,4, com umidade de 45%, mas em grande parte das estações do CGE os valores foram bem mais altos, notadamente na zona norte da cidade:

Tremembé 16,8/37,2

Como já comentei dias atrás, tenho sérias dúvidas sobre esta estação do Tremembé (CGE).

 

Se ela fica na sub-prefeitura, como quase todas do CGE, esta mínima está completamente furada.

Pois trata-se de zona completamente urbanizada, sem áreas verdes próximas.

Conheço bem lá, está a 3 km de casa.

 

Se ela fica próximo do bairro do Tremembé mesmo, então é a máxima que está furada.

Lá tem muuuiiito verde, é vizinho do Horto Florestal e da serra da Cantareira.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Como já comentei dias atrás, tenho sérias dúvidas sobre esta estação do Tremembé (CGE).

 

Se ela fica na sub-prefeitura, como quase todas do CGE, esta mínima está completamente furada.

Pois trata-se de zona completamente urbanizada, sem áreas verdes próximas.

Conheço bem lá, está a 3 km de casa.

 

Se ela fica próximo do bairro do Tremembé mesmo, então é a máxima que está furada.

Lá tem muuuiiito verde, é vizinho do Horto Florestal e da serra da Cantareira.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come... :mosking:

 

Quanto a mínima é até de se pensar, mas a máxima eu acho bem plausível, o Tremembé é um dos bairros mais quentes de toda a cidade, já até passou em matérias pela TV. Ocorre que a Serra da Cantareira, embora alivie um pouco, não possuí o mesmo efeito da Serra do Mar, por estar longe do mesmo.

Link to comment
Share on other sites

AGORA À TARDE MEU IRMÃO ME INFORMOU QUE MINHA ESTAÇÃO BATEU TODOS OS MEUS RECORDES PESSOAIS!!!

 

MÁXIMA DE 39,9°!!!!

 

O dado é muito plausível, já que a estação do Moinhos de Vento (topo urbanizado) bateu 40,9°; e no Passo D´Areia (Zona Norte) a estação no alto da torre em cima do prédio deu 39,1°.

 

A Base Aérea de Canoas reportou incríveis 41°!!!!

 

TERROR TOTAL!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, na minha visão o teu recorde tem fulcro em 2 fatores de difícil convergência:

 

1- sol está no zênite

2- tivemos UR baixa, o que não é normal para dezembro. Ficou na casa 16 e 30% na cidade

 

Agora estou no terraço do apto esperando pelo dia de amanhã, suando um pouquinho, para poder partir sem saudades do calor daqui rumo ao litoral refrescante!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

AGORA À TARDE MEU IRMÃO ME INFORMOU QUE MINHA ESTAÇÃO BATEU TODOS OS MEUS RECORDES PESSOAIS!!!

 

MÁXIMA DE 39,9°!!!!

 

O dado é muito plausível, já que a estação do Moinhos de Vento (topo urbanizado) bateu 40,9°; e no Passo D´Areia (Zona Norte) a estação no alto da torre em cima do prédio deu 39,1°.

 

A Base Aérea de Canoas reportou incríveis 41°!!!!

 

TERROR TOTAL!

 

 

Histórico!!! Muito impressionante esses valores!!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje sem dúvida, foi o dia mais quente aqui em CDJ desde que me mudei para cá . Mas, não reclamo não. Se nos dias mais quentes do ano, as máximas ficarem como hoje, entre 26/28°C, prá mim, está ótimo .

Perto dos 35 ou mais que eu tinha em Taubaté, isso aqui é o paraíso . :ok: :ok:

 

Deveremos ter outra noite/madrugada com céu limpo. :heart:

Já vou deixar um cobertor de sobreaviso . :laugh:

No momento, aqui em casa tenho 18,1.

Link to comment
Share on other sites

AGORA À TARDE MEU IRMÃO ME INFORMOU QUE MINHA ESTAÇÃO BATEU TODOS OS MEUS RECORDES PESSOAIS!!!

 

MÁXIMA DE 39,9°!!!!

 

O dado é muito plausível, já que a estação do Moinhos de Vento (topo urbanizado) bateu 40,9°; e no Passo D´Areia (Zona Norte) a estação no alto da torre em cima do prédio deu 39,1°.

 

A Base Aérea de Canoas reportou incríveis 41°!!!!

 

TERROR TOTAL!

 

 

PREFIRO A MINHA MARCA, MAIS CIVILIZADA, 2 DIAS ACIMA DOS 30,0°C! KKKKKKKKK

 

AGORA TEM TROVOADA POR PERTO E 21,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, na minha visão o teu recorde tem fulcro em 2 fatores de difícil convergência:

 

1- sol está no zênite

2- tivemos UR baixa, o que não é normal para dezembro. Ficou na casa 16 e 30% na cidade

 

Agora estou no terraço do apto esperando pelo dia de amanhã, suando um pouquinho, para poder partir sem saudades do calor daqui rumo ao litoral refrescante!

 

Abs!

Também houve durante quase todo o dia um leve vento NO, o que aquecia os topos e ainda pega em cheio o local onde está minha casa. Se não houvesse esse vento, talvez os topos ficassem menos aquecidos e prevaleceriam as máximas em áreas planas e baixas.

 

Aqui em Garopaba a máxima ficou na casa dos 28,5°/29°. Agora a pouco estava 26,6°. Muita umidade, sempre rondando os 80%.

 

Abraços tropicalíssimos!

Link to comment
Share on other sites

Nada mal com céu limpo aqui e a temperatura caiu nada mais que 14C em pouco mais de 2h , estamos com 16C aqui céu limpo nenhuma nuvem e sem vento , Ura em 95% , Coutinho as baixadas que dão show no inverno viram um inferno no verão , tanto aqui como aí kk , e o Inmet que é o vilão no inverno por suas estações em topo é o paraíso das estações no verão máximas comportadas por estarem em topo !

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mínima é até de se pensar, mas a máxima eu acho bem plausível, o Tremembé é um dos bairros mais quentes de toda a cidade, já até passou em matérias pela TV. Ocorre que a Serra da Cantareira, embora alivie um pouco, não possuí o mesmo efeito da Serra do Mar, por estar longe do mesmo.

Até hoje a gente vê nos jornais locais da TV o pessoal dizer que São Mateus é o bairro mais quente de Sampa.

Por que? Porque a estação do CGE lá registrava as temperaturas mais altas.

Hoje, São Mateus registra temperaturas "comportadas".

Mudou o clima?? :sarcastic:

Claro que não. A estação é que estava descalibrada ou instalada de modo/em local incorreto.

A estação de São Mateus fica ao lado do Parque do Carmo.

 

O mesmo acontece com o Tremembé.

O pessoal vê as temperaturas da estação do CGE e já deduz que lá é mais quente.

A subprefeitura Jaçanã-Tremembé fica na Avenida Luís Stamatis, no Jaçanã.

Lá eu até concordo que possa ser quente, pela falta de áreas verdes.

 

Mas o Tremembé?

Moro na zona norte desde que nasci e conheço muito bem lá.

A gente nota a diferença de temperatura quando sai do Tucuruvi e vai para o Horto Florestal.

Duvide-o-dó que o Tremembé seja o bairro mais quente de Sampa. :laugh:

O pessoal que fala isso, certamente não conhece a zona norte... :mosking:

 

Veja a prova do que falo aqui => http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br/mapas/105.pdf

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mínima é até de se pensar, mas a máxima eu acho bem plausível, o Tremembé é um dos bairros mais quentes de toda a cidade, já até passou em matérias pela TV. Ocorre que a Serra da Cantareira, embora alivie um pouco, não possuí o mesmo efeito da Serra do Mar, por estar longe do mesmo.

Até hoje a gente vê nos jornais locais da TV o pessoal dizer que São Mateus é o bairro mais quente de Sampa.

Por que? Porque a estação do CGE lá registrava as temperaturas mais altas.

Hoje, São Mateus registra temperaturas "comportadas".

Mudou o clima?? :sarcastic:

Claro que não. A estação é que estava descalibrada ou instalada de modo/em local incorreto.

A estação de São Mateus fica ao lado do Parque do Carmo.

 

O mesmo acontece com o Tremembé.

O pessoal vê as temperaturas da estação do CGE e já deduz que lá é mais quente.

A subprefeitura Jaçanã-Tremembé fica na Avenida Luís Stamatis, nos Jaçanã.

Lá eu até concordo que possa ser quente, pela falta de áreas verdes.

 

Mas o Tremembé?

Moro na zona norte desde que nasci e conheço muito bem lá.

A gente nota a diferença de temperatura quando sai do Tucuruvi e vai para o Horto Florestal.

Duvide-o-dó que o Tremembé seja o bairro mais quente de Sampa. :laugh:

O pessoal que fala isso, certamente não conhece a zona norte... :mosking:

 

Veja a prova do que falo aqui => http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br/mapas/105.pdf

 

Aí que tá. Quando eu digo Tremembe me refiro a subprefeitura, que engloba também o bairro do Jacana.

 

Você deve estar pensando apenas no bairro, o que fica perto do cemiterio do Pq dos Pinheiros.

 

Moro na ZN há 17 anos e já trabalhei na Luis Stamatis, sei do inferno que é aquela região

 

Apesar de esse mapa ser plausível, com certeza são dados interpolados feitos em um dia há 14 anos atrás. Eu acho que as coisas pioraram um pouco desde então não? Me incomoda ver que as pessoas utilizam como parâmetro dados tão defasados...

Link to comment
Share on other sites

Máximas de hoje em SP (INMET, com exceção do IAG)

 

Sampa

Mirante: 34,4°C (Faltou 1 décimo para igualar o recorde de 2013 até agora, que foi 34,5°C em 11/11)

IAG: 33,8°C

 

Região metropolitana

Guarulhos (Conv.): 35,1°C

Barueri (Aut.): 34,7°C

 

Interior

Valparaíso: 38,7°C

Ourinhos: 37,3°C

Barra Bonita: 37,2°C

Taubaté (Conv.): 36,8°C (A automática registrou 34,7°C. Provavelmente não ficam no mesmo local)

José Bonifácio: 36,3°C

Sorocaba (Aut.): 35,8°C

Ibitinga: 35,8°C

Sorocaba (Conv.): 35,6°C (Fica em local diferente da automática)

Bauru: 35,6°C

Piracicaba: 35,6°C

Jales: 35,4°C

Presidente Prudente: 35,4°C

São Simão (Conv.): 35,3°C

Ariranha: 35,2°C

São Miguel Arcanjo: 35,2°C (Esta surpreendeu, pois fica a SO do estado, em região normalmente mais amena)

Lins: 35,0°C

Link to comment
Share on other sites

Apesar de esse mapa ser plausível, com certeza são dados interpolados feitos em um dia há 14 anos atrás. Eu acho que as coisas pioraram um pouco desde então não? Me incomoda ver que as pessoas utilizam como parâmetro dados tão defasados...

Na verdade, o bairro do Tremembé é próximo ao Horto Florestal.

Ali, na região do cemitério Parque dos Pinheiros, é o Jardim Tremembé, que é outro bairro, apesar do nome parecido.

 

Veja bem não estou brigando... :laugh:

Sei que o mapa deve estar desatualizado.

Só quis mostrar que o bairro do Tremembé não pode ser o mais quente.

 

Mas acompanho o CGE desde, pelo menos, 2008 e já vi muitas coisas incoerentes em termos de temperatura.

Estações em topos de edifícios, recebendo calor irradiado do telhado, indicando temperaturas mais altas que o real, etc.

Aquelas temperaturas absurdamente altas de São Mateus, Butantã registrando a mais alta do estado (Só ela), essas mínimas do Tremembé, etc, etc.

Por isso, sempre tenho o "pé atrás" e, infelizmente, por experiências passadas, não costumo aceitar automaticamente as temperaturas do CGE.

E não sou o único aqui que tem restrições a algumas estações.

 

Acho o seguinte: ou se tem uma estação instalada com o mínimo de condições técnicas ou se economiza dinheiro público e fiquemos nos termômetros de rua.

A estação pode indicar 40°C. Se ela estiver instalada de acordo e for confiável, excelente, sem problemas.

É o caso das estações do sistema Metroclima, de Porto Alegre.

Pelo que já vi, inclusive fotos, naquelas eu confio.

Link to comment
Share on other sites

Essa estação convencional de Curitiba está bem maluca. O Simepar registrou 34.5°C a automática do próprio INMET 33,9°C. Dai aparece os dados consolidados com 32,8°C.

 

Estranho isso, muito estranho!

Dados finais só na leitura de 0h UTC, 22h verão.

 

Consulte dados da convencional de Curitiba após 23h30 (Verão).

Se permanecer esta diferença, aí tem "furo" mesmo.

Não é raro essa tabela das capitais sair com erros. :sad:

 

E consolidado mesmo, só quando sair no BDMEP, daqui uns 3 ou 4 meses.

Curitiba (INMET): 33,5°C

Link to comment
Share on other sites

Que noite abafada essa por aqui!

Tomara que amanhã realmente volte a chover, como indica o GFS.

27 graus no aeroporto de Congonhas!

 

Por aqui também muito abafada, meu termômetro marca 25C com apenas 42% de umidade no ar...

 

Tendência a partir de amanhã é de começar o retorno das chuvas no período da tarde... A aguardar ansiosamente!

Link to comment
Share on other sites

Que noite abafada essa por aqui!

Tomara que amanhã realmente volte a chover, como indica o GFS.

27 graus no aeroporto de Congonhas!

 

Por aqui também muito abafada, meu termômetro marca 25C com apenas 42% de umidade no ar...

 

Tendência a partir de amanhã é de começar o retorno das chuvas no período da tarde... A aguardar ansiosamente!

 

Não vejo a hora que volte a chover aqui! Mas vc saberia dizer o que foi que trouxe essa queda de umidade pra cá nesses 2 últimos dias? Achei estranho já que a Grande SP estava com uma tendência de ir aos poucos se instabilizando e daí tivemos essa pausa nessas instabilidades.

 

Desde já eu agradeço!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Extremo sul da capital estamos sofrendo pelos 28 mm de chuvas até aqui em dezembro e o calor .O cheiro da represa está insuportável , quem mora nos bairros de Pedreira , Campo Grande ,Cidade Dutra e Grajáu sente esse cheiro desagradável de algas , a represa está verde .Há mais de 15 anos a represa não tem esse cheiro tão desagradável ...na minha casa ventilador e insenso para melhorar o cheiro . Aguardando chuva forte aqui na região para amenizar o cheiro .

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.