Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Só acho que o hedsgpa , nao gosta dos Alpes Mantiqueirenses nao !

 

No dia 11 de julho deste ano, São Joaquim...quase 5 e meia da tarde tinha 19,6....resultado de uma foi uma pré-frontal em pleno inverno... Entao pra esfriar tem que esquentar antes...isto é fato...cenario que não me agrada...´

 

Campos do Jordão pode ter um clima mais monotono ou o Itatiaia, mas jamais Campos vai ter uma tarde de 19 graus em pleno mês de Julho...mesmo com uma chegada de uma frente fria...Resumindo são climas diferentes..

Link to comment
Share on other sites

Só acho que o hedsgpa , nao gosta dos Alpes Mantiqueirenses nao !

 

No dia 11 de julho deste ano, São Joaquim...quase 5 e meia da tarde tinha 19,6....resultado de uma foi uma pré-frontal em pleno inverno... Entao pra esfriar tem que esquentar antes...isto é fato...cenario que não me agrada...´

 

Campos do Jordão pode ter um clima mais monotono ou o Itatiaia, mas jamais Campos vai ter uma tarde de 19 graus em pleno mês de Julho...mesmo com uma chegada de uma frente fria...Resumindo são climas diferentes..

 

Jamais?

 

No mais, gosto realmente não se discute.... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

EM TERMOS DE FAUNA, FLORA E TEMPERATURA TEMOS AS 4 ESTAÇÕES DEFINIDAS EM BOA PARTE DO SUL, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ALTAS.

 

 

Especialmente nas áreas altas? Discordo! Nas áreas altas as vezes nem verão tem! É o caso aí da tua terra :mosking:

 

4 estações BEM DEFINIDAS, ao pé da letra, eu acho que não há no Brasil. Aquela região que mais se aproxima disso é a Campanha do RS. É onde o verão mais se distancia do inverno e onde as estações intermediárias conseguem se distinguir um pouco mais das estações extremadas. Na Campanha a média das máximas no inverno é mais baixa que a média das mínimas no verão. Isso chega a marcar. Nas partes altas do sul isso não ocorre.

Link to comment
Share on other sites

Outono, até no Sul, praticamente inexiste. Esta história de 4 estações BEM (COM MAIÚSCULO) definidas no Sul é balela. Obviamente, nas partes mais altas SJ / Ausentes), e no extremo Sul do RS, há até indício de outono, mas, mesmo assim, é curtíssimo!

 

Ora, o próprio subtropical é um clima de transição com tropical. BS Aires, eu acredito que seja uma mescla de temperado com subtropical.

 

Agora, dando um pitaco nesta história de subtropicalidade e tropicalidade (que é minha especialidade), eu acho, em termos dinâmicos, que há uma semelhança maior, por exemplo, entre POA e BS Aires e entre Curitiba e São Paulo, assim como entre Goiânia e Brasília.

 

Vejo Goiânia e Brasília como 100% tropical altitude. POA, 100% subtropical. Nas divisas serras gaúchas e catarinenses, acredito que já inicie uma mínima influência de tropicalidade (que seja 5%). Veja, consigo ver diferença entre Gramado e SJ Ausentes, dinamicamente, principalmente no inverno, com alguns bloqueio atingindo SJ e não atingindo Gramado! Acredito que esta "mistura" de tropicalidade e subtropicalidade vai até mais ou menos a altura de Belo Horizonte, onde há um mínimo de subtropicalidade (digamos 2%). A partir daí, é 100% tropical.

 

Na altura de São Paulo (Capital), acredito que há um meio termo de tropicalidadexsubtropicalidade; talvez pesando pouca coisa para tropicalidade. Na altura de Curitiba, diria que a "pesagem", seria de 75% subtropical e 25% tropical altitude.

 

Mas meu sonho de consumo, no Brasil, é um clima tipo Caxias do Sul, Gramado, Canela.

 

Algo "temperado", no Brasil, apenas, no sul gaúcho, acredito. Por isso um "quê" de outono. Além das terras altas de SC/RS (SJ e Ausentes); mas neste caso, devido à altitude.

Link to comment
Share on other sites

 

Infelizmente essas características descritas não existem no Brasil. Nem em SJ/Urupema apresentam as 4 estações bem definidas nem há essa apresentação bucólica pela perda de folhas. Pegue as fotos de nevadas no Sul, e pegue as nevadas postadas pelo DAN de Portugal, é bem nítida a diferença. Essas árvores importadas que o Coutinho plantou em SJ e que são bundantes em CDJ não servem como referência.

 

Claro que temos várias espécimes que amarelam as folhas, e outras até chegam a ficar sem folhas (até mesmo em Blumenau isso ocorre pela baixa insolação no inverno), mas isso não chega a transformar o cenário. As nevadas sulinas tem um aspecto primaviril, que com certeza dá um tom mais alegre e bonito nas nossas fotos. Pode ter meio metro de neve que ainda assim percebe-se a vegetação ainda verde.

 

Basta pergarmos a nossa legítima e nativa Araucária, ela não é adaptada a grandes nevadas e sofre com o peso da neve. E ela já está aqui no sul a milhares de anos de evolução.

 

O máximo que poderemos chegar em 4 estações bem definidas aqui no Brasil é no Chui. É o lugar no Brasil que menos sofre com bloqueios de FF/MP no inverno.

 

Até mesmo em Buenos Aires tem um aspecto muito mais invernal e bucólico do que as serras sulinas, sendo que ela ainda tem um pouquinho de subtropicalidade. Se as serras sulinas estivessem no paralelo 35º seria uma temperado clássico. :yes:

 

Onde eu assino?

 

Quem já foi pro Uruguai/Prata/Buenos Aires no inverno percebe já uma mudança considerável na vegetação nativa. Embora seja predominantemente formada por campo nativo, as poucas árvores que temos nativas na região de Buenos Aires são quase todas caducas. Fica tudo cinza.

Link to comment
Share on other sites

Mas para o resto do Sudeste e Centro-Oeste, essa estiagem de inverno realmente é o pior aspecto. No interior de São Paulo isso é sinônimo de stress na vegetação nativa e ressecamento de canteiros e jardins além da disseminação das malditas queimadas. Na capital é o problema da danosa associação da poluição atmosférica com a inversão térmica. No interior e na capital, é o problema de aumento de material particulado no ar e o consequente aumento de variados problemas respiratórios. Fora a monotonia climática, tanto pior quanto mais próxima do centro do país. Pra mim o "ápice" da monotonia de inverno é Brasília, onde já morei. Trauma? Pode ser...

Verdade.

 

Na capital paulista, no inverno (Principalmente julho e agosto), os pronto-socorros e postos de saúde ficam lotados com crianças (Geralmente as com poucos meses de vida) fazendo inalação, pessoas muito idosas com problemas respiratórios, além de ser a época do terror para quem tem rinite alérgica.

Nos anos mais secos, a cidade toda fica empoeirada, os gramados amarelos...

Geralmente, a 1ª chuva significativa é um terror para as donas de casa. :sarcastic:

Todo aquele pó acumulado no telhado desce para o quintal misturado com a água da chuva e vira uma "meleca" só.

 

Porém, Sampa ainda tem o alívio dos ventos SE em vários dias, que trazem a umidade do mar mesmo que não chova.

No interior do Brasil é que a coisa fica brava mesmo.

Mas é aquela história: já estamos mais ou menos adaptados a isso. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Só acho que o hedsgpa , nao gosta dos Alpes Mantiqueirenses nao !

 

No dia 11 de julho deste ano, São Joaquim...quase 5 e meia da tarde tinha 19,6....resultado de uma foi uma pré-frontal em pleno inverno... Entao pra esfriar tem que esquentar antes...isto é fato...cenario que não me agrada...´

 

Campos do Jordão pode ter um clima mais monotono ou o Itatiaia, mas jamais Campos vai ter uma tarde de 19 graus em pleno mês de Julho...mesmo com uma chegada de uma frente fria...Resumindo são climas diferentes..

 

Carlos,

permita-me discordar, pois esse ano no EBAZ realizado em CDJ, no dia 03/08, tivemos uma tarde que os termômetros de rua marcavam 30ºC. É claro que não estava tudo isso mas com certeza estava uns 25ºC, conforme pode ser confirmado pelo Diego, Arthur, Sílvio e Torales.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fui mal interpretado...

 

Quando falei que o clima subtropical tem as estações bem definidos isso é vista a realidade de 80% do restante do país que existe apenas o período chuvoso e seco. E nessa região abaixo do tropico de capricórnio se encontra todas as características que falei anteriormente dias mais curtos no inverno, dias mais longos no verão, queda das folhas das arvores no Outono, chuvas e umidade bem distribuídas ao longo todo ano...Enfim tudo isso é fato.

 

Claro que quanto mais ao sul maior essa definição: Hoje fazendo a somatório de como foi o Inverno em Curitiba e Porto Alegre obtive os seguintes índices:

Inverno 2013 (21/06/13 - 21/09/13)

Curitiba:

Max: 20°C

Min: 9.8°C

 

Porto Alegre:

Max: 19.5°C

Min: 10.2°C

 

O que significa esses dados ? Mostram que quanto mais dentro do clima subtropical maior essa definição de temperatura, porém com maior regularidade na distribuição de chuvas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Outono, até no Sul, praticamente inexiste. Esta história de 4 estações BEM (COM MAIÚSCULO) definidas no Sul é balela. Obviamente, nas partes mais altas SJ / Ausentes), e no extremo Sul do RS, há até indício de outono, mas, mesmo assim, é curtíssimo!

 

Ora, o próprio subtropical é um clima de transição com tropical. BS Aires, eu acredito que seja uma mescla de temperado com subtropical.

 

Agora, dando um pitaco nesta história de subtropicalidade e tropicalidade (que é minha especialidade), eu acho, em termos dinâmicos, que há uma semelhança maior, por exemplo, entre POA e BS Aires e entre Curitiba e São Paulo, assim como entre Goiânia e Brasília.

 

Vejo Goiânia e Brasília como 100% tropical altitude. POA, 100% subtropical. Nas divisas serras gaúchas e catarinenses, acredito que já inicie uma mínima influência de tropicalidade (que seja 5%). Veja, consigo ver diferença entre Gramado e SJ Ausentes, dinamicamente, principalmente no inverno, com alguns bloqueio atingindo SJ e não atingindo Gramado! Acredito que esta "mistura" de tropicalidade e subtropicalidade vai até mais ou menos a altura de Belo Horizonte, onde há um mínimo de subtropicalidade (digamos 2%). A partir daí, é 100% tropical.

 

Na altura de São Paulo (Capital), acredito que há um meio termo de tropicalidadexsubtropicalidade; talvez pesando pouca coisa para tropicalidade. Na altura de Curitiba, diria que a "pesagem", seria de 75% subtropical e 25% tropical altitude.

 

Mas meu sonho de consumo, no Brasil, é um clima tipo Caxias do Sul, Gramado, Canela.

 

Algo "temperado", no Brasil, apenas, no sul gaúcho, acredito. Por isso um "quê" de outono. Além das terras altas de SC/RS (SJ e Ausentes); mas neste caso, devido à altitude.

 

Já pensou se os livros de geografia adotassem dessa sua opinião? Acho que Geografia não seria uma matéria muito apressiada no colégio :biggrin:

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa ker reacender velhas discussões...

Não está de todo errado, já q não há nd de interessante pra ser discutido, ou há, mas ng está interessado...

 

(Kerido Melo deu uma aula agora!!)

 

Abraços

 

E esse seu avatar, é capa de que álbum de metal? :laugh:

kkkkk

Do meu novo álbum "ANJO CAÍDO & AS 4 ESTAÇÕES MAL DEFINIDAS"! Em parceria com "TRISTANIA"..

 

Abraços

 

Eu gostava de Tristania antigamente quando tinha o vocalista Morten Veland :)

 

Curti o nome do álbum, merece um positivo.

 

Abs,

Link to comment
Share on other sites

Cara com todo respeito viajou legal na maionese estou aqui em Curitiba na parte norte da região sul e já extremamente nítido o Outono o cara me diz que a estação é praticamente inexistente aqui... Oloko.

 

Só um exemplo meu quarto passa a primavera e verão inteiro sem pegar sol na janela... Que aposta que em meados de Março vou ter sol aqui todo dia até Outubro...

Link to comment
Share on other sites

Fui mal interpretado...

 

Quando falei que o clima subtropical tem as estações bem definidos isso é vista a realidade de 80% do restante do país que existe apenas o período chuvoso e seco. E nessa região abaixo do tropico de capricórnio se encontra todas as características que falei anteriormente dias mais curtos no inverno, dias mais longos no verão, queda das folhas das arvores no Outono, chuvas e umidade bem distribuídas ao longo todo ano...Enfim tudo isso é fato.

 

Claro que quanto mais ao sul maior essa definição: Hoje fazendo a somatório de como foi o Inverno em Curitiba e Porto Alegre obtive os seguintes índices:

Inverno 2013 (21/06/13 - 21/09/13)

Curitiba:

Max: 20.8°C

Min: 10.1°C

 

Porto Alegre:

Max: 20.1°C

Min: 10.9°C

 

O que significa esses dados ? Mostram que quanto mais dentro do clima subtropical maior essa definição de temperatura, porém com maior regularidade na distribuição de chuvas.

 

Hedsgpa, quanto às temperaturas no inverno, há uma certa similaridade entre POA e Curitiba. Mas isso se deve mais à altitude de Curitiba. POA não tem redução de chuvas no inverno, ao passo que Curitiba já tem; é só pegar a Normal. Isso para mim é uma influência de tropical no clima; o bloqueio não deixa chover. É uma falácia que a distribuição de chuvas em Curitiba é constante. Há uma variação sim. Chove mais no verão. Há redução no inverno sim; nitidamente em julho e agosto. Estou falando em médias. Obviamente em determinado ano pode chover legal no inverno.

 

O verão das duas cidades é diferente! Curitiba chove mais. POA é mais ensolarada e seca.

 

Em termos dinâmicos, há sensível diferença entre as cidades. Não basta pegar a média das temperaturas do inverno.

 

Por isso que não há o menor cabimento em dizer que ambas possuem "o mesmo clima subtropical". Tem muita diferença entre as duas.

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

permita-me discordar, pois esse ano no EBAZ realizado em CDJ, no dia 03/08, tivemos uma tarde que os termômetros de rua marcavam 30ºC. É claro que não estava tudo isso mas com certeza estava uns 25ºC, conforme pode ser confirmado pelo Diego, Arthur, Sílvio e Torales.

Abraços

 

Uma tarde de inverno em Campos do Jordão com 25 graus..?? Realmente nunca vi isso acontecer, mas vc se está falando...entao está falado..!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Fui mal interpretado...

 

Quando falei que o clima subtropical tem as estações bem definidos isso é vista a realidade de 80% do restante do país que existe apenas o período chuvoso e seco. E nessa região abaixo do tropico de capricórnio se encontra todas as características que falei anteriormente dias mais curtos no inverno, dias mais longos no verão, queda das folhas das arvores no Outono, chuvas e umidade bem distribuídas ao longo todo ano...Enfim tudo isso é fato.

 

Claro que quanto mais ao sul maior essa definição: Hoje fazendo a somatório de como foi o Inverno em Curitiba e Porto Alegre obtive os seguintes índices:

Inverno 2013 (21/06/13 - 21/09/13)

Curitiba:

Max: 20.8°C

Min: 10.1°C

 

Porto Alegre:

Max: 20.1°C

Min: 10.9°C

 

O que significa esses dados ? Mostram que quanto mais dentro do clima subtropical maior essa definição de temperatura, porém com maior regularidade na distribuição de chuvas.

 

Hedsgpa, quanto às temperaturas no inverno, há uma certa similaridade entre POA e Curitiba. Mas isso se deve mais à altitude de Curitiba. POA não tem redução de chuvas no inverno, ao passo que Curitiba já tem; é só pegar a Normal. Isso para mim é uma influência de tropical no clima; o bloqueio não deixa chover. É uma falácia que a distribuição de chuvas em Curitiba é constante. Há uma variação sim. Chove mais no verão. Há redução no inverno sim; nitidamente em julho e agosto. Estou falando em médias. Obviamente em determinado ano pode chover legal no inverno.

 

O verão das duas cidades é diferente! Curitiba chove mais. POA é mais ensolarada e seca.

 

Em termos dinâmicos, há sensível diferença entre as cidades. Não basta pegar a média das temperaturas do inverno.

 

Por isso que não há o menor cabimento em dizer que ambas possuem "o mesmo clima subtropical". Tem muita diferença entre as duas.

 

O que falei com a comparação entre as 2 cidades é que quando mais a sul mais subtropical isso é meio obvio. Como foi usado com exemplo Porto Alegre ultimamente tem invernos mais rigorosos que Curitiba exatamente por ser 100% subtropical.

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

permita-me discordar, pois esse ano no EBAZ realizado em CDJ, no dia 03/08, tivemos uma tarde que os termômetros de rua marcavam 30ºC. É claro que não estava tudo isso mas com certeza estava uns 25ºC, conforme pode ser confirmado pelo Diego, Arthur, Sílvio e Torales.

Abraços

 

Uma tarde de inverno em Campos do Jordão com 25 graus..?? Realmente nunca vi isso acontecer, mas vc se está falando...entao está falado..!!

 

abraço

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRASIL12&year=2013&month=8&day=3

 

wxStationGraphAll?day=3&year=2013&month=8&ID=IBRASIL12&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

permita-me discordar, pois esse ano no EBAZ realizado em CDJ, no dia 03/08, tivemos uma tarde que os termômetros de rua marcavam 30ºC. É claro que não estava tudo isso mas com certeza estava uns 25ºC, conforme pode ser confirmado pelo Diego, Arthur, Sílvio e Torales.

Abraços

 

Uma tarde de inverno em Campos do Jordão com 25 graus..?? Realmente nunca vi isso acontecer, mas vc se está falando...entao está falado..!!

 

abraço

 

Pois é Carlos,

Tem até uma foto no encontro com os bazianos embaixo de um termômetro marcando 30ºC. Estava bem quente mesmo. Mas a temperatura cai muito rápido e em poucas horas a temperatura estava próxima de 0ºC. A baixada onde localiza-se a cidade é muito cuíuda (by PHP), tanto que no hotel onde estávamos, no topo, o frio era muito inferior (diferença de uns 7ºC).

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa ker reacender velhas discussões...

Não está de todo errado, já q não há nd de interessante pra ser discutido, ou há, mas ng está interessado...

 

(Kerido Melo deu uma aula agora!!)

 

Abraços

 

Olá, Carlos Campos, na verdade eu é que saio ganhando por aqui (isso quando eu posso entender tudo), inclusive com os seu comentários.

 

Grande abraço!

 

24,1º C agora, com 74,9 de u.r. Desconfortável. Tempo nublado chuviscos eventuais.

Link to comment
Share on other sites

 

Uma tarde de inverno em Campos do Jordão com 25 graus..?? Realmente nunca vi isso acontecer, mas vc se está falando...entao está falado..!!

 

abraço

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRASIL12&year=2013&month=8&day=3

 

wxStationGraphAll?day=3&year=2013&month=8&ID=IBRASIL12&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

Matou a pau Bruno. Realmente à tarde tivemos que tirar as roupas pesadas e usá-las a partir das 18 horas, quando a temperatura despencou. Lá é a Urupema do sudeste.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Só acho que o hedsgpa , nao gosta dos Alpes Mantiqueirenses nao !

 

No dia 11 de julho deste ano, São Joaquim...quase 5 e meia da tarde tinha 19,6....resultado de uma foi uma pré-frontal em pleno inverno... Entao pra esfriar tem que esquentar antes...isto é fato...cenario que não me agrada...´

 

Campos do Jordão pode ter um clima mais monotono ou o Itatiaia, mas jamais Campos vai ter uma tarde de 19 graus em pleno mês de Julho...mesmo com uma chegada de uma frente fria...Resumindo são climas diferentes..

 

Carlos Dias, eu acho que entendi o seu argumento do comportamento muito mais uniforme/constante das temperaturas de inverno em CDJ, me parece que é por aí mesmo. Mas me parece que o exemplo dado, o de uma temperatura de 19,6º C não configura algo impossível no clima local. Num site eu conferi a média das máximas em julho: 14,8º C. A partir disso é fácil chegar a 19,6º C. Eu mesmo já acampei por lá (em tempos já remotos, é claro) e peguei máxima ao redor de 20º C e um puta frio com geada de madrugada.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ciro Groh ‏@CiroGroh 15 min

 

@Climaterra Extremas desta segunda-feira por mim registrado no Bairro Rio Branco/Brusque-SC: Mínima de 24,7ºC e máxima de 37,6ºC. (30/12)

Retweetado por CLIMATERRA

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 16 min

 

Em Itapiranga/Sr.Wolfgang; 23,5°C/37,1°C, Climaterra; 16,5°C/26,6°C, 19,8°C agora.

 

AGORA ESTÁ 19,0°C

Link to comment
Share on other sites

Matou a pau Bruno. Realmente à tarde tivemos que tirar as roupas pesadas e usá-las a partir das 18 horas, quando a temperatura despencou. Lá é a Urupema do sudeste.

Abraços

 

Urupema tem grande amplitude térmica ?

 

 

SIM MAS EM NÍVEIS BAIXOS, TIPO -4/15.

 

EM DIAS MUITO FRIOS COM CÉU CLARO, -5-7 A 10/12, AS VEZES ABAIXO DOS 10.

Link to comment
Share on other sites

Que falta que faz a entrada da brisa marítima na Grande SP.

Se isso tivesse acontecido mais cedo, tenho certeza que já teria caído uma boa chuva forte aqui na zona leste pra refrescar o calor desumano!

Só espero que após frente fria do final de semana não volte aqueles dias típicos de outono novamente, embora o GFS indique chuvarada no leste paulista entre 07/01 a 15/01!

Link to comment
Share on other sites

Cara com todo respeito viajou legal na maionese estou aqui em Curitiba na parte norte da região sul e já extremamente nítido o Outono o cara me diz que a estação é praticamente inexistente aqui... Oloko.

 

Só um exemplo meu quarto passa a primavera e verão inteiro sem pegar sol na janela... Que aposta que em meados de Março vou ter sol aqui todo dia até Outubro...

 

Quando falo inexistente, estou falando na duração da estação. O outono em Curitiba não dura mais do que 1 mês (meados de abril a meados de maio); e não é muito bem caracterizado. Por isso a falácia das "4 estações BEM definidas no Sul". Obviamente, quanto mais ao Sul, mais as estações se definem. É a latitude ditando as regras.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra 2 min

 

Depois do calorão que Argentina enfrentou, do centro ao sul deste país uma forte onda de frio irá derrubar a temperatura na Patagônia, até

 

CLIMATERRA @Climaterra 1 min

 

pode ter nevadas em áreas pouco comum nesta época na parte sul e cordilheira entre quarta e quinta, este frio chegará ao RS/SC na sexta,

 

CLIMATERRA @Climaterra 35 s

 

menos intenso, mas significativo para época,dando um belo refresco nas madrugadas de sábado/domingo,especialmente nas serras. dados de hoje

 

EM 850 VAI ESTAR MAIS FRIO ENTRE 40/45 A 55 SUL DO QUE NA MAIOR PARTE DA EUROPA!! ENTRE 0/-7°C!!

 

NEVE DE 500/700 M PARA CIMA.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia infernal aqui nos pagos. Máxima de 38°C aqui em casa, mas com sensação de 46,9°C. O vento norte não deu trégua durante todo dia e o amanhecer teve temperatura mínima de 25,9°C. A pressão atmosférica está caindo, agora 999,8hPa, porém nada de tempestades por aqui, ainda.

 

Nesta tarde a convecção se deu principalmente sobre a Serra, Sul e Leste. Em Lajeado uma supercélula se formou, com clássica rotação horária na base.

 

Foto:

1526272_594869947246667_448359710_n.jpg

 

Vídeo (não se vão conseguir abrir)

https://www.facebook.com/photo.php?v=569295596488601&set=o.442826439067269&type=2&theater

Link to comment
Share on other sites

Marcos, olha essa foto! São as fortes instabilidades passando exatamente a norte e noroeste de POA! Vai chover pesado de Canoas para cima e POA ficará naquele abafamento úmido clássico! Felizmente estamos no litoral!! Fico imaginando que a cidade deve estar MUITO vazia! A foto parece estar "em silêncio", hehehe

 

Bcwvx6hCYAAjplk.jpg:large

 

Por este ângulo, POA parece a SP das altas latitudes.

Link to comment
Share on other sites

Cara com todo respeito viajou legal na maionese estou aqui em Curitiba na parte norte da região sul e já extremamente nítido o Outono o cara me diz que a estação é praticamente inexistente aqui... Oloko.

 

Só um exemplo meu quarto passa a primavera e verão inteiro sem pegar sol na janela... Que aposta que em meados de Março vou ter sol aqui todo dia até Outubro...

 

Quando falo inexistente, estou falando na duração da estação. O outono em Curitiba não dura mais do que 1 mês (meados de abril a meados de maio); e não é muito bem caracterizado. Por isso a falácia das "4 estações BEM definidas no Sul". Obviamente, quanto mais ao Sul, mais as estações se definem. É a latitude ditando as regras.

Não viaja cara!!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.