Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

O negócio está tenebroso nos modelos. Nenhuma luz no fim do túnel, a não ser o resfriamento de Nino 1+2 como observado por Joe Bastardi.

 

Mensal:

 

b31fbbf9.jpg

 

Semanal:

 

7f41b182.jpg

 

Diário:

 

52e567e8.jpg

 

CFSv2 recente:

 

fe2596fa.jpg

 

CFSv2 20 dias atrás:

 

d5dffd9c.jpg

 

 

Será que teremos algum reflexo por aqui? Pelos modelos NENHUMA luz no fim do túnel. Setembro é a esperança pelo histórico recente.

Link to comment
Share on other sites

O sul do Brasil PRECISA de ondas de frio para fazer com que a média do inverno fique normal ou abaixo. Já

no Sudeste, nosso principal vilão é quando as MPs chegam ao Sul e aqui ocorre apenas o aquecimento pré-frontal,

sem frio.

 

No momento temos uma ASAS que traz as noites frias e tardes agradáveis....tudo normal no Sudeste, sem temperaturas

abaixo da média mas também sem calor. A ASAS estabiliza nossas temperaturas e aquece o Sul.

 

Estou achando este mês de Agosto MUITO MELHOR do que foi o tenebroso Junho !!!

Link to comment
Share on other sites

Esse agosto só é menos quente que o de 2001 na série 1949/2012 em Porto Alegre

Se bobear será até pior. Aquele foi o único agosto que não baixei de 10°: tive mínima de 10,6° dia 22 (deve ter feito 9° no INMET). Médias de 14,9° e 23,4°, respectivamente, e simples de 19,4°. Levando-se em conta a localização do sensor, hoje eu teria média mínima de 14,5°, por aí.

 

Mas nesse agosto tive só uma mínima de um dígito: 8,5° dia 6. E a perspectiva é a manutenção do calor nos próximos 6 dias, pelo menos, com um breve refresco segunda-feira. Até agora as médias desse mês estão praticamente idênticas às de ago/2001.

 

Isso no RS. Nem estou falando de SC para o norte. Aí a coisa está mais feia.

 

Hoje está MUITO quente: agora faz 29,7° com 48% e venta de ENE a 7,1 km/h. Amanhã será ainda mais quente!!

 

Abraços calorosos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em 180h o anticiclone marítimo poderá chegar a quase incríveis 1050hpa. Veja o centro de 1048hpa no Atlântico Sul abaixo:

 

CapturadeTela2012-08-11s163756.png

 

O que estamos assistindo e ainda vamos continuar observando é um padrão de ASAS e anticiclones marítimos no extremo sul do Atlântico raras vezes observado no inverno.

 

Pelo modelos, trajédia total a caminho. Nem MJO, resfriamento em Nino 1+2 nem AAO caindo para ajudar...

Link to comment
Share on other sites

Blumenau tem esquentado menos do que POA, aqui as máximas tem ficado por volta dos 24/25 com direito a vento sudeste bem geladinho no final da tarde. Está muito quente para época do ano, mas longe de ser quente, está muito agradável, o suficiente pra puxar uma coberta leve na hora de dormir e uma manga comprida de noite.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

Eu diria que no MT e MS está um desastre completo este mês de Agosto. As tardes estão tórridas com picos de até 38ºC, como em Vila Bela da Santíssima Trindade no dia de ontem. O único ponto positivo são as noites agradáveis, o que contrasta com os veranicos clássicos em que as mínimas podem rondar os 25/26ºC.

 

A umidade nesta tarde chegou a apenas 14% em Cáceres e a 17% em Salto do Céu.

Link to comment
Share on other sites

Com este cenário posso dizer de forma consolidada que 2012 quebrou a boa sequencia de invernos bons e frios de 2007/2011.

 

Nunca senti esse feeling primaveril tão precoce como agora, o que destoa ainda é os dias mais curtos. A primavera começou mais cedo do que 2010.

 

O inverno por enquanto se resumiu a 45 dias, primeira quinzena de junho e o mês de julho.

 

A janela para termos uma branquinha esse ano está cada vez mais estreita. Depois de um verão FDP de quente, um outono curto e ridículo, um inverno menor a la salário mínimo, temos que torcer por uma primavera fria. Foda que primavera fria é sinonimo de muita chuva pra cá :sad:

Link to comment
Share on other sites

Como avaliar um inverno (JJA) em que junho foi normal (mas com um belo evento de frio no seu início), em que julho foi muito bom (sem muita emoção, entretanto) e com um agosto que tem tudo para se confirmar como histórico em termos de calor? Posso ainda considerar o maio horroroso que tivemos e o verão muito quente lá atrás, mas irei isolar estas duas variáveis da análise. A conclusão é de que o inverno foi/será considerado ruim, pois a alta anomalia de agosto (tem tudo para fechar entre +3C e +4C aqui em Porto Alegre) deverá arruinar com qualquer perspectiva positiva.

 

O ano tem boas chances de fechar bastante quente, também. Se não tivermos anomalias negativas consistentes nos próximos meses, há boas chances deste 2012 fechar tão ruim quanto 2001 (o pior até hoje) aqui em Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Acho que esse inverno respondeu a uma pergunta que sempre tive: os invernos aqui seguem a tendência americana ou o contrário? Creio que seguimos a tendência americana, pois o inverno lá também foi um fiasco. Agora, se o nosso verão seguir na mesma toada, preparemo-nos pro inferno: muito calor e tempo seco.

Deus me livre.

Aqui em Goiânia os dias estão quentes e a noites frias (ainda bem). A fumaça começa a tomar conta do nosso céu. Os próximos 60 dias serão os piores do ano. Que venha a chuva, pois o frio, esse ficou faltando.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Marcos, só uma correção: Agosto tem sido muito quente no Sul e Centro-Oeste. Já no Sudeste,

depende.... mais para o interior da região está quente, já no leste da região, serra do mar e Mantiqueira,

o mês tem sido dentro do normal para a época.

 

E se confirmar esta baleia polar daqui a 8 dias, teremos um friozão por aqui !

Link to comment
Share on other sites

Eis a causa do Agosto ruim em quase todo o centro-sul (exceto leste/sudeste da região Sudeste)

 

scaled.php?server=811&filename=asasn.png&res=landing

 

O giro do vento anticiclônico pelo interior do Brasil...o ar frio esquenta rapidamente em contato com o continente,

e o jato faz este ar aquecido descer em direção ao Sul, mantendo as temperaturas elevadas.Quanto mais ao sul o

jato estiver, mais intenso será o vento quente de norte do ASAS na região Sul !

Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas projeções, não esfriaria nada praticamente até o final do mês!

Entendo que calor fora de época é normal aqui no RS, mas sinceramente estou achando absurdas demais este ano estas temperaturas para agosto. Uma piada até.

Pobres dos comerciantes nas serras gaúcha e catarinense. Inverno no geral com pouco frio este ano. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas projeções, não esfriaria nada praticamente até o final do mês!

Entendo que calor fora de época é normal aqui no RS, mas sinceramente estou achando absurdas demais este ano estas temperaturas para agosto. Uma piada até.

Pobres dos comerciantes nas serras gaúcha e catarinense. Inverno no geral com pouco frio este ano. Abraços!

Tivemos sorte no encontro e eu em especial, consegui pegar aquele frio bom no começo de junho. O resto foi uma decepção,e agosto está querendo encerrar esse inverno pífio de forma triunfante (muito calor). Tenho medo do que está por vir, pois parece ser aquela situação: quando todo mundo baixar a guarda, vem aquele frio tardio e prejudica os agricultores.Vamos ver.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O sul do Brasil PRECISA de ondas de frio para fazer com que a média do inverno fique normal ou abaixo. Já

no Sudeste, nosso principal vilão é quando as MPs chegam ao Sul e aqui ocorre apenas o aquecimento pré-frontal,

sem frio.

 

No momento temos uma ASAS que traz as noites frias e tardes agradáveis....tudo normal no Sudeste, sem temperaturas

abaixo da média mas também sem calor. A ASAS estabiliza nossas temperaturas e aquece o Sul.

 

Estou achando este mês de Agosto MUITO MELHOR do que foi o tenebroso Junho !!!

 

Agosto está com amplitude maior do que junho. Mas desde final de julho pudémos observar uma mudança importante aqui no Sudeste (pelo meno em SP) o aumento das máximas. Desde início de maio até final de julho era difícil alcançar os 25ºC. Agora é coriqueiro. As mínimas estão num patamar bom, ao contrário do início de junho.

Link to comment
Share on other sites

Feliz dia dos pais para todos os papais bazianos !

 

Lá no topão do INMET tivemos a mínima de 13,5ºC hoje pela manhã e agora ainda faz 20,4ºC. Estamos

com mais frio do que Canela na serra gaúcha, que tem 23,5ºC no momento. Ruim para os turistas que

foram agasalhados para a serra e estão só de camisa. Por outro lado, dá para curtir mais os passeios

pela região :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Existe uma cidade capixaba, entretanto, que é a verdadeira campeã deste mês de Agosto até agora.

Estou falando de SANTA TERESA.

 

A máxima absoluta do mês até agora na cidade foi de 24,0ºC e desde o dia 05/08 que a temperatura

não atinge sequer 20ºC. Sob ASAS, Santa Tereza registra uma incrível regularidade de dias frios e úmidos,

embora não possua extremos de frio significativos.

 

No momento chove e faz 16,5ºC. Que clima delicioso !

Link to comment
Share on other sites

Muito legal essa cidade.

 

Tô olhando aqui no google earth, Santa Teresa não tem muita altitude. Está entre 600/700m.

 

Legal... Eu que moro aqui no ES, posso falar mais dela... É pequena e está praticamente dentro da floresta! Eu nunca vi a temperatura por lá chegar aos 30ºC, mesmo no verão isso é muito difícil... A umidade também ajuda muito, é praticamente o dia todo na casa dos 80%, mesmo com sol e sem nuvens no céu. Às vezes ela empata com algumas cidades do Sul, quando se refere as máximas. Simplesmente o clima mais agradável do nosso Estado! :D

Link to comment
Share on other sites

É, Renan. O Sudeste ainda se salva com a atuação da ASAS e as mínimas boas. Já o resto...

 

GFS 12Z traz o padrao de Europeu. Pneu total.

 

Fico a pensar se Porto Alegre começar a apresentar anomalias curitibanas e paulistanas daqui para frente (noc, noc, noc), terei que me mudar para Montevideo...

Com a diferença de estarmos praticamente ao nível do mar. Se isso acontecer será triste. Teremos um verão de 5 ou mesmo 6 meses.

 

Como avaliar um inverno (JJA) em que junho foi normal (mas com um belo evento de frio no seu início), em que julho foi muito bom (sem muita emoção, entretanto) e com um agosto que tem tudo para se confirmar como histórico em termos de calor? Posso ainda considerar o maio horroroso que tivemos e o verão muito quente lá atrás, mas irei isolar estas duas variáveis da análise. A conclusão é de que o inverno foi/será considerado ruim, pois a alta anomalia de agosto (tem tudo para fechar entre +3C e +4C aqui em Porto Alegre) deverá arruinar com qualquer perspectiva positiva.

 

O ano tem boas chances de fechar bastante quente, também. Se não tivermos anomalias negativas consistentes nos próximos meses, há boas chances deste 2012 fechar tão ruim quanto 2001 (o pior até hoje) aqui em Porto Alegre.

É vero. E isso explica o inverno ruim em grande parte do Centro-Sul. Novamente se confirma que a expectivativa de bom frio para o Sudeste é a presença do ciclone.

 

Em 2001 tivemos um julho bom e uma bela onda de frio no final de junho, com frio contínuo em todo o último decênio. Agosto foi horrível (minha única mínima absoluta de 2 dígitos, com 10,6°) e setembro melhorzinho com um frio no meio do mês. Aí acabou o inverno em definitivo.

 

Por aqui um dia de verão!! Depois de uma máxima cravando 30,0° ontem, hoje não baixei dos 19,0°. Agora faz 29,0° com 50%. Só não batemos 30° de novo porque temos muitos cirrus e alguns cumulus. O pré-frontal era um pouco intenso até início da tarde. Tive rajada de até 23,5 km/h, mas passou disso em outros locais. Agora venta de ONO a 4,2 km/h.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Já passados 1/3 de agosto, a situação é ruim para quem gosta de frio: 1 máxima de 22ºC, outra de 24ºC e o restante acima de 25. Mínimas entre 12-13ºC.

Cenário que não muda.

Definitivamente, ASAS não é boa para o estado de SP, ao contrário do que muitos falam!

 

Este sistema é bom para o sul da Bahia, ES, RJ, leste de Minas, zona da mata mineira e serra da Mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

EM 1999 TIVEMOS 12/14 DIAS DE CALOR DE VERÃO EM FINS DE AGOSTO E COMEÇO DE SETEMBRO, DEPOIS VIROU, AINDA VAMOS TER BELAS(PARA NÓS, NÃO PARA AGRICULTURA) PELA FRENTE.

Amigo Coutinho,

A grande diferença é que em 1999 tivemos pelos dias 13, 14 e 15/08 um frio fortíssimo no RS e SC, muito diferente deste ano, que agosto começou super quente e continuará quente até mais uns bons dias... Sempre vi calores no inverno aqui no RS, meus 40 anos todos de vida, mas como este agosto não me recordo, amigo.

O que achas?

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.