Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

O calor dos próximos dias poderá ser um importante combustível que, aliado a queda da AAO, ao arrefecimento das anomalias positivas em Nino 1+2, a porteira da MJO se abrindo entre os dias 10-15 e ao ciclo de 30 dias entre as erupções mais fortes (miolo de julho bombou frio), a PDO negativa, poderá trazer boas surpresas no decorrer do mês.

 

Por todo o nosso histórico e pelos fatores apresentados, jogar a toalha é uma opção que definitivamente não compartilho neste momento.

 

A toalha nunca se joga.

e, colocaste muito bem, o AAO diminuindo e todos os fatores...poderemos ter um bom combustível, que é o calor e a grande quantidade de água(vide Mafili)na atmosfera.

agosto está sendo quente por aqui, no entanto, setembro pode surpreender.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

A região Sul terá dias de calor pela frente, mas, isso não se aplica ao Sudeste. Teremos a atuação

persistente da alta do atlântico que, associada com ar de origem polar, trará circulação de leste

para nossa região, com dias amenos à tarde e um pouco frios à noite. Com isso, o mês de Agosto

vai se iniciando bem por aqui.

 

Não tem jeito, a dinâmica aqui é bem diferente do Sul. O inverno sudestino é uma caixinha de

surpresas, não dá para traçar análogos dos EUA e comparar com aqui.

 

E mesmo que Agosto e Setembro fechem com anomalia negativa, o estrago já está feito: 2012 já

pode ser declarado como um ano de inverno pior do que ano passado.

 

No momento, céu parcialmente nublado e agradáveis 22 graus.

Link to comment
Share on other sites

Não tem jeito, a dinâmica aqui é bem diferente do Sul.

 

Renan, eu devo me considerar mais com dinâmica do sul ou do sudeste?

 

Muita gente irá discordar de mim, mas creio que está praticamente a meio caminho de uma e de outra,

mas puxando um pouquinho mais para o sul, de uma maneira geral, assim como todo o leste do

Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã vão inaugurar uma pista de gelo em Curitiba, no parque Barigui, pelo projeto Curitiba Capital do Inverno.

Mais detalhes aqui: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/barigui-ganha-pista-de-patinacao-no-gelo-nesta-quinta/27488

 

Michael, obrigado pelo esclarecimento! :D

 

Nem me fale, me bate uma saudade de Curitiba às vezes...

Link to comment
Share on other sites

A 12Z de hoje do GFS continua a mostrar o fim do calvário depois do dia 15, agora com direito a ciclone e tudo!

 

Eu diria que aqui em CTba esse inverno está concorrendo para ser um dos piores do pós-2000. A única coisa que alivia é que não houve calorão por muitos dias, como rolou em 2002, 2003, 2005 e 2006, os piores da série!!! Entretanto, todos estes anos citados tiveram frio forte em agosto e/ou setembro, com geada em Curitiba, algo que este ano praticamente não aconteceu nem no miolo do inverno!! (pasmem!!).

 

Quanto a neve, se não cair pelo menos uma neve decente ao menos na Cidade de SJ (não precisa nem acumular legal, pode ser a lá 2001 ou mesmo 2008 :mosking: ) este ano vai sinalizar no sentido da manutenção do padrão seca de neve pós-2000, ou seja, 2010 e 2011 seriam exceções!!! :cray:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Para mim, este inverno de 2012 está "xoxo". Até agora não houve um frio de respeito, com excessão do RS. Basta ver as mínimas: SP/Inmet 8,8ºC, Curitiba 3,8ºC Granja Viana 5ºC. Por outro lado não teve dias muito quentes na sequência. Mesmo assim prefiro 2012 com está sendo aos terríveis 2002, 2005 e 2006. Não me recordo de nada interessante em 2005. Em 2002 tivémos em SP uma MP em setembro mais forte do que todas as do ano passado, e acho que foi a última vez que nevou mais de forma generalizada nas serras do RS e SC (2010 foi mais localizado). 2006, com excessão de uma bomba polar de setembro (mas menos intensa que 2002) foi horrível também.

 

2003 eu achei bom se considerarmos o pós-2000; até melhor do que 2004.

 

2009 teve um junho tão bom quanto junho do ano passado e julho foi mediano. Não me recordo de 2007 e 2008, mas com certeza foi melhopr do que está sendo 2012.

 

O certo é que agosto/2012 começou "xoxo" e vai ficar assim até lá pelo dia 22.

Link to comment
Share on other sites

A 12Z de hoje do GFS continua a mostrar o fim do calvário depois do dia 15, agora com direito a ciclone e tudo!

 

Eu diria que aqui em CTba esse inverno está concorrendo para ser um dos piores do pós-2000. A única coisa que alivia é que não houve calorão por muitos dias, como rolou em 2002, 2003, 2005 e 2006, os piores da série!!! Entretanto, todos estes anos citados tiveram frio forte em agosto e/ou setembro, com geada em Curitiba, algo que este ano praticamente não aconteceu nem no miolo do inverno!! (pasmem!!).

 

Quanto a neve, se não cair pelo menos uma neve decente ao menos na Cidade de SJ (não precisa nem acumular legal, pode ser a lá 2001 ou mesmo 2008 :mosking: ) este ano vai sinalizar no sentido da manutenção do padrão seca de neve pós-2000, ou seja, 2010 e 2011 seriam exceções!!! :cray:

 

Zé eu admiro teu estilo rebelde consciente. Pode não parecer mas é um elogio.

 

Na minha série história (ainda espero os dados de 50, 54 e 94 portanto faltantes).

 

O meu critério é o mais banal e simples, universalmente aceito em debates sobre clima. Outros critérios existem e devem ser respeitados (UMA forma educada de manter o debate aberto).

 

Evidente que a minha classificação de inverno é PORTO ALEGRE. Eu li que você disse Curitiba. (pa bom ente me pala ba, po gre não é o cen do univ)

 

2005....o campeão....INVERNO MAIS QUENTE DA série.

2001....-e o vice-campeão da série invernos mais quentes.

2002...ocupa a modesta 16ª posição entre os INVERNOS MAIS QUENTES

2003....ocupa a modesta 22ª posição entre os INVERNOS MAIS QUENTE.

 

Antes que a turma do "vindo de.... indo para ..." situação no trimestre JJA.

 

2005....NEUTRO,,,,CAMPEÃO

2001....NEUTRO,,,,VICE-CAMPEÃO

2002....EL NIÑO,,,16º

2003....NEUTRO...22º

 

Por enquanto ainda mantenho meu pensamento original (carecendo de dados para complementar a linha de raciocínio).

 

O inverno mais quente foi em NEUTRALIDADE e o inverno mais frio foi em NEUTRALIDADE.

 

Neve: Gostei de acompanhar o evento de julho de 2012...é um exercício mental muito saudável.

 

Abração, Zé.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, este inverno de 2012 está "xoxo". Até agora não houve um frio de respeito, com excessão do RS. Basta ver as mínimas: SP/Inmet 8,8ºC, Curitiba 3,8ºC Granja Viana 5ºC. Por outro lado não teve dias muito quentes na sequência. Mesmo assim prefiro 2012 com está sendo aos terríveis 2002, 2005 e 2006. Não me recordo de nada interessante em 2005. Em 2002 tivémos em SP uma MP em setembro mais forte do que todas as do ano passado, e acho que foi a última vez que nevou mais de forma generalizada nas serras do RS e SC (2010 foi mais localizado). 2006, com excessão de uma bomba polar de setembro (mas menos intensa que 2002) foi horrível também.

 

2003 eu achei bom se considerarmos o pós-2000; até melhor do que 2004.

 

2009 teve um junho tão bom quanto junho do ano passado e julho foi mediano. Não me recordo de 2007 e 2008, mas com certeza foi melhopr do que está sendo 2012.

 

O certo é que agosto/2012 começou "xoxo" e vai ficar assim até lá pelo dia 22.

 

Caco, em 2005 tivemos uma onda de frio forte no Sudeste em Julho, do dia 06 ao dia 11. Prova disso é que Juiz de Fora anotou uma máxima de 15 graus (11 à tarde) no dia 07 e

mínima de 07,8C no dia 09, fato relevante. Ainda no mês de Julho-05 houve uma nova incursão de frio nos dias 19, 20 e 21, uma MP bem úmida e que trouxe temperaturas máximas

baixas para o Sudeste. Porém, o maior destaque daquele ano foi durante a primavera, com fortes incursões de ar frio em Novembro e Dezembro. Foi um ano de inverno fraco, porém

teve uma primavera surpreendente !

Link to comment
Share on other sites

Ah, e só pra dar uma sacudida nas discussões:

 

Também estive no Parque das Tuias, almocei por ali no domingo retrasado.

 

BOMBA: o parque não pertence a Soledade, e sim a Fontoura Xavier!!! Essa cidade então teve a menor mínima do ano registrada. :cray:

 

E vi um carro de Itapuca aqui em POA ontem. Mandei a foto para o Bruno e Marcos! :rofl:

Torales acabou de revelar um segredo de Estado. Essas coisas acabam em guerra e muito sangue. Estão avisados!!! :rofl:

 

Torales, é quase sempre assim. Vem aquele leve aquecimento de agosto e as pessoas sacramentam: "acabou o inverno!" Vamos guardar os casacos. Eu sou vacinado. Sacramentar o fim do inverno em meados de agosto é certeza que darás com a cara na parede!

Assino embaixo. O único ano que vi o inverno acabar na metade de agosto foi 2010, quando tive minha última mínima de um dígito no dia 21 e antes disso só no dia 15. E esse agosto está o inverso de 2010: começando bem quente.

 

O inverno até o momento foi bom no RS: ruim no final em junho,mas muito bom em julho, particularmente nas médias. Isso no calendário. Se levarmos em conta o inverno climático fica ainda melhor, já que teve a porrada de frio do início de junho, o que colocou o mês na média. Mas até o final de maio foi uma catástrofe que me deixou até um pouco traumatizado. Se nas próximas semanas voltar a dinâmica continental daquele período vou querer o fim de 2012 por decreto.

 

Hoje a tarde foi primaveril: máxima de 25,7° depois de ter 13,7°. Ontem variação de 11,0° a 22,3°. Agora faz 20,7° com 70% e sem vento. Parece que estamos em outubro.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Resumo do outono inverno 2012 na minha modesta opinião:

Abril: terrível

Maio: terrível

Junho: primeira quinzena muito boa e segundo quinzena pra esquecer.

Julho: excelente

Agosto: lamentável até o momento.

 

Sobre toalhas, eu joguei umas 30 dúzias. Agora é esperar 2013!!

 

Para SP:

 

Abril: fraco

Maio: médio/bom

junho: fraco

julho:médio/fraco

agosto:médio/fraco até o momento

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos.

Estou um pouco ausente do fórum, com muito trabalho e ocupação com a família também. Mas, olhando o cenário que se apresenta e as análises dos experts aqui do Baz, me vem a memória uma fala do Ronaldo, acho que foi lá por maio, quando se faziam projeções do inverno, onde ele disse que em agosto "sambava bonito". Bom, vemos agora a escola de samba (bloqueio) literalmente "patrolando" o sul do Brasil com direito a comissão de frente (vento norte) e com tudo o que tem direito. Sinceramente? Acho que podemos ter frio ainda pela frente, mas não da intensidade já tida nesse inverno. No início da estação "coloquei minhas barbas de molho" (literalmente deixei crescer...) e o meu trato com a esposa era retirar a barba no fim do inverno, pois bem, com as temperaturas altas seguidas aqui em Bonja :heat: , me obriguei ontem a noite a fazê-lo... agora estou com a cara limpa, ha ha. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Inverno 2012 em Porto Alegre:

 

13/06/2012 30.4

14/06/2012 30.6

29/06/2012 30.5

01/07/2012 30.3

02/07/2012 31.1

03/08/2012 30.6

 

negativas: nenhuma.

 

Tempos Interessantes

 

Onda de Calor?

veranico não é! Pois a característica de um veranico são 5 dias de temperaturas variando até uns 25.

os critérios precisam ser mudados. Felizmente, não vejo ninguém na mídia dizendo: "fora de época". usam "acima normal".

que está quente, está. Estou somente de camisa de mangas compridas.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos.

Estou um pouco ausente do fórum, com muito trabalho e ocupação com a família também. Mas, olhando o cenário que se apresenta e as análises dos experts aqui do Baz, me vem a memória uma fala do Ronaldo, acho que foi lá por maio, quando se faziam projeções do inverno, onde ele disse que em agosto "sambava bonito". Bom, vemos agora a escola de samba (bloqueio) literalmente "patrolando" o sul do Brasil com direito a comissão de frente (vento norte) e com tudo o que tem direito. Sinceramente? Acho que podemos ter frio ainda pela frente, mas não da intensidade já tida nesse inverno. No início da estação "coloquei minhas barbas de molho" (literalmente deixei crescer...) e o meu trato com a esposa era retirar a barba no fim do inverno, pois bem, com as temperaturas altas seguidas aqui em Bonja :heat: , me obriguei ontem a noite a fazê-lo... agora estou com a cara limpa, ha ha. :laugh:

 

Valdir, no meu puro achismo boto fé que ainda teremos frio. Sobretudo na sua região. Quanto a minha região, qualquer resfriamento noturno e mínima de 15ºC eu to feliz pra caramba já..

Link to comment
Share on other sites

Inverno 2012 em Porto Alegre:

 

13/06/2012 30.4

14/06/2012 30.6

29/06/2012 30.5

01/07/2012 30.3

02/07/2012 31.1

03/08/2012 30.6

 

negativas: nenhuma.

 

Tempos Interessantes

 

Interessante? Me diga 3 invernos nos últimos 60 anos em que negativou e que não tivemos máximas de 30C em JJA! Veranicos de 4 dias com máximas acima de 27C são absolutamente normais em Porto Alegre. Não fosse esses veranicos pontuais e a média de Porto Alegre seria 1,5C mais baixa nos meses mais frios.

 

Mafili, viajaste!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos.

Estou um pouco ausente do fórum, com muito trabalho e ocupação com a família também. Mas, olhando o cenário que se apresenta e as análises dos experts aqui do Baz, me vem a memória uma fala do Ronaldo, acho que foi lá por maio, quando se faziam projeções do inverno, onde ele disse que em agosto "sambava bonito". Bom, vemos agora a escola de samba (bloqueio) literalmente "patrolando" o sul do Brasil com direito a comissão de frente (vento norte) e com tudo o que tem direito. Sinceramente? Acho que podemos ter frio ainda pela frente, mas não da intensidade já tida nesse inverno. No início da estação "coloquei minhas barbas de molho" (literalmente deixei crescer...) e o meu trato com a esposa era retirar a barba no fim do inverno, pois bem, com as temperaturas altas seguidas aqui em Bonja :heat: , me obriguei ontem a noite a fazê-lo... agora estou com a cara limpa, ha ha. :laugh:

 

Valdir, no meu puro achismo boto fé que ainda teremos frio. Sobretudo na sua região. Quanto a minha região, qualquer resfriamento noturno e mínima de 15ºC eu to feliz pra caramba já..

 

Concordo com você amigo. Mas acho que não teremos frio como tivemos antes tão constante e castigador a ponto de eu colocar agora não a barba, mas o "rosto de molho", he he. A propósito, este vento norte está bombando aqui nos campos de cima da serra com fortes rajadas que castigam o vivente que sai desabrigado na rua. Apesar do calorzinho, a pouca insolação e a sensação térmica mostram as "garras" da estação. :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

[quote name='"Bruno"

Interessante? Me diga 3 invernos nos últimos 60 anos em que negativou e que não tivemos máximas de 30C em JJA! Veranicos de 4 dias com máximas acima de 27C são absolutamente normais em Porto Alegre. Não fosse esses veranicos pontuais e a média de Porto Alegre seria 1' date='5C mais baixa nos meses mais frios.

 

[/quote']

 

Como diz o Coutinho, VERO!

 

Tanto que agosto a média está lá encima. No entanto, deverá ter alguns dias mais frios que a puxará para baixo.

Aliás, tudo é de acordo com a "sensibilidade" climática de cada região. Em N.York acontecem os veranicos. Regiões do meio oeste americano sofrem do mesmo fator que sofremos no RS. Tenho um amigo que morou em Tulsa, Oklahoma, estavam á beira da piscina com 27°C e à noite, nevou.

Link to comment
Share on other sites

Resumo do outono inverno 2012 na minha modesta opinião:

Abril: terrível

Maio: terrível

Junho: primeira quinzena muito boa e segundo quinzena pra esquecer.

Julho: excelente

Agosto: lamentável até o momento.

 

Sobre toalhas, eu joguei umas 30 dúzias. Agora é esperar 2013!!

 

Para JF:

 

Abril: Fraco

Maio: Excelente

Junho: Terrível

Julho: Fraco

Agosto: Normal até o momento

 

- Viram como a dinâmica de MG nada tem haver com a do RS ? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Interessante? Me diga 3 invernos nos últimos 60 anos em que negativou e que não tivemos máximas de 30C em JJA! Veranicos de 4 dias com máximas acima de 27C são absolutamente normais em Porto Alegre. Não fosse esses veranicos pontuais e a média de Porto Alegre seria 1,5C mais baixa nos meses mais frios.

Mafili, viajaste!

 

Bruno, acho que aqui ninguém pode responder a tua pergunta.

 

Para responde-la é necessário a série completa desde 1950. E quem a tiver poderia por gentileza responder

 

Qual a média de jun: jul: e ago de 1950;1954 e 1994?

 

A minha média para JJA de Porto Alegre (1951/2011) é 14,7ºC,

 

Portanto, 1,5ºC abaixo da média você encontrará apenas dois anos:

 

1996 o mais frio e 1955 o vice campeão.

 

Eu começaria a examinar os dados desses anos para não encontrar temperaturas superiores a 30ºC ao longo da série.

 

Deixando claro que esses aspectos se referem a POA.

 

E que o clima de POA não é clima do RS e muito menos do Sul do Brasil.

 

Eventos tardios de frio de forma alguma estão descartados para algumas regiões do Brasil.

 

E por consequência eventos de neve também não

 

Abraços

 

PS: Gambo, se os dadsos se referem a normal parametros normais estão inclusos, né.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o próprio site do INMET disponibiliza dados das suas estações a partir de 1951. Para qualquer dia ou mês! Vá lá e, SURPREENDA-SE! Verás que nas frias décadas de 50, 60 e 80, Porto Alegre SEMPRE teve veranicos de pontuais nos seus meses de inverno. SEMPRE. Mafili, insisto, se não houvesse veranico, como vc explica os últimos desvios negativos em Porto Alegre em meses de inverno? Esses desvios tomam como base uma época em que "não se fazia veranico" aqui na cidade?

 

No mais, GFS (sozinho agora) está pintando um grande evento para o fds do dia 18/08.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o próprio site do INMET disponibiliza dados das suas estações a partir de 1951. Para qualquer dia ou mês! Vá lá e, SURPREENDA-SE! Verás que nas frias décadas de 50, 60 e 80, Porto Alegre SEMPRE teve veranicos de pontuais nos seus meses de inverno. SEMPRE. Mafili, insisto, se não houvesse veranico, como vc explica os últimos desvios negativos em Porto Alegre em meses de inverno? Esses desvios tomam como base uma época em que "não se fazia veranico" aqui na cidade?

 

No mais, GFS (sozinho agora) está pintando um grande evento para o fds do dia 18/08.

 

Veranico no inverno do Rio Grande faz parte do "cardápio" climático dessa região, que conforma uma área de fronteira climática.

 

Pelo o que vi até hoje, a partir da latitude de Montevideo e Buenos Aires a coisa muda de figura. Pelo o que eu aprendi, isso em parte decorre da posição do jato subtropical. Essas coisa eu vi e estavam muito claras no blog da Metsul.

 

Agora, para "apimentar" mesmo a questão, o Hansen estrilou com os extremos de temperatura no verão em várias regiões do mundo.

 

E para ele, o culpado não é o mordomo...

 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-mudancas-rapidas-na-temperatura-global

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o próprio site do INMET disponibiliza dados das suas estações a partir de 1951. Para qualquer dia ou mês! Vá lá e, SURPREENDA-SE! Verás que nas frias décadas de 50, 60 e 80, Porto Alegre SEMPRE teve veranicos de pontuais nos seus meses de inverno. SEMPRE. Mafili, insisto, se não houvesse veranico, como vc explica os últimos desvios negativos em Porto Alegre em meses de inverno? Esses desvios tomam como base uma época em que "não se fazia veranico" aqui na cidade?

 

No mais, GFS (sozinho agora) está pintando um grande evento para o fds do dia 18/08.

 

Bruno, todos os dados estão disponíveis? eu não sabia disso. Achei que somente a partir de 1961.

vou tentar obter estes dados. Tenho a curiosidade de ver que temperaturas ocorreram no famoso e bombástico inverno de 1955.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o próprio site do INMET disponibiliza dados das suas estações a partir de 1951. Para qualquer dia ou mês! Vá lá e, SURPREENDA-SE! Verás que nas frias décadas de 50, 60 e 80, Porto Alegre SEMPRE teve veranicos de pontuais nos seus meses de inverno. SEMPRE. Mafili, insisto, se não houvesse veranico, como vc explica os últimos desvios negativos em Porto Alegre em meses de inverno? Esses desvios tomam como base uma época em que "não se fazia veranico" aqui na cidade?

 

No mais, GFS (sozinho agora) está pintando um grande evento para o fds do dia 18/08.

 

Se não houvesse veranico, se fosse em outra latitude, se fosse a 3000 m de altura, se fosse a 1000 km do mar,.

 

Acontece que não é.

 

Acho que não leu o inverno mais frio pelo critério universalmente aceito (exceto aqui)

 

foi 1996.

 

 

 

Eu explicar isso:

 

 

2002 15,3 acima

2003 15,0 abaixo

2004 14,5 abaixo

2005 16,7 acima

2006 15,9 acima

2007 13,6 abaixo

2008 14,9 acima

2009 14,0 abaixo

2010 14,6 abaixo

2011 13,9 abaixo

 

Sinceramente para uma média de 14,7ºC

Considerando que o desvio padrão da série é 0,903ºC.

O placar de 6x4 mostra o que o números mostram;

Nenhuma significância apenas comportamento aleatório em torno da média. (por enquanto).

 

Não vou procurar um dado conhecido....quem quiser que faça.

 

Abraços.

 

Tenho o maior prazer em acompanhar as incursões de ar com origem polar.

 

Como venho dizendo eventos tardios ainda são aguardados.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, tu não me entendeu. O "se" que eu utilizei, era contra o teu argumento.

 

A pergunta residual que fica é: "se" estamos tendo JJAs mais frios mesmo sem mínimas negativas no INMET (que para vc ocorriam no passado) e mesmo com veranicos (que para vc não ocorriam no passado), o quê ocorria, então, de fato, no passado? Dias a fio com médias de 15C em POA, com máximas comportadas, e com uma mínima neativa isolada?

 

Explique-me, Mafili!

Link to comment
Share on other sites

 

Acho que não leu o inverno mais frio pelo critério universalmente aceito (exceto aqui)

 

foi 1996.

 

Eu explicar isso:

 

 

2002 15,3 acima

2003 15,0 abaixo

2004 14,5 abaixo

2005 16,7 acima

2006 15,9 acima

2007 13,6 abaixo

2008 14,9 acima

2009 14,0 abaixo

2010 14,6 abaixo

2011 13,9 abaixo

 

Sinceramente para uma média de 14,7ºC

Nenhuma significância apenas comportamento aleatório em torno da média. (por enquanto).

Como venho dizendo eventos tardios ainda são aguardados.

 

A média dos últimos 10 anos (2002/2011) é 14,8ºC,

Portanto, 14,8ºC>14,7ºC

 

Eu não vejo a princípio nenhum resfriamento, pelo contrário vejo 0,1º C acima da média valor compatível a trend global de 1,2ºC por década.

Mas não relevante,

Plano, nenhuma tendência.

 

Deve-se considerar que 5, 10, 15 anos é um tempo muito curto para esse tipo de análise. (clima)

 

Complementando:

01 2005 16,7 NEUTRO

02 2001 16,6 NEUTRO

03 1961 16,1 NEUTRO

04 1958 16,1 EL NIÑO

05 2006 15,9 NEUTRO

 

No top five dos mais quente.

Tres são pós 2000.

 

E os tres do topo foram em neutralidade JJA.

 

Como em neutralidade foi o mais frio (1996)

Link to comment
Share on other sites

"se" estamos tendo JJAs mais frios mesmo sem mínimas negativas no INMET (que para vc ocorriam no passado)

Explique-me, Mafili!

 

Opa, eu não disse que ocorriam no passado.

 

Eu disse nenhuma negativa.

 

São 6 temperaturas acima de 30ºC e nenhuma negativa.

 

Se isso é o normal matemático. Sabendo que já nevou nessa localidade.

 

Qual a probabilidade de nevar nessa cidade?

 

A resposta normal matemática é 2 ou 3 vezes a cada 100 anos.(considerando que haja histórico para isso, se não violarei a natureza caótica do clima)

 

Pode ser nos próximos 15 dias? pode, uai.

 

Pode ser todo ano? não pode, uai.

Link to comment
Share on other sites

"se" estamos tendo JJAs mais frios mesmo sem mínimas negativas no INMET........

 

Porto Alegre:

 

Junho12: -00,4

Julho12: -01,4

Agosto12: +02,4

 

Isso dá -00,5....mais frios..?? Tá se contentando com pouco , heim...!!

 

Se maio entrar na conta , (+01,8)....dai a situação se inverte dando +00,8 de anomalia no período ....portanto QUENTE..

 

Aliás Maio deveria entrar na conta , pois faz parte do calendario do inverno climático

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

 

1- o termo "estamos tendo" engloba os anos recentes e não o atual.

2- o JJA 2012 só pode ser avaliado ao seu final. Até o presente momento está abaixo da média histórica (que engloba o dito "período frio porto-alegrense" do Mafili.

3- nunca fiz análise englobando maio ao JJA. Se englobar, os últimos anos ficarão ainda mais frio (exceto o atual 2012), pois os maios têm sido frequentemente de anomalia negativa aqui em Porto Alegre.

4- se vc não se contenta com uma anomalia negativa em um JJA inteiro, não é eu que devo ser caracterizado com um cara se contenta com pouco, mas vc que deveria ser chamado de exigente.

5- tua conta tá errada. Tanto a média de junho tá errada, como a média do JJA. Tu tem q ponderar agosto por 9 dias.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, se tu afirma que não disse que fazia negativo no passado e que os veranicos nao sao uma normal para cidade, por quê considera "tempos interessantes" para o caso porto-alegrense?

 

Pergunte a qualquer porto-alegrense do fórum se alguém acha que porto alegre esquentou desde a infância de cada um. A grand maioria, se não todos, dirá que está tudo na mesma em termos de média, com invernos levemente mais frios e verões levemente mais quentes que, na sua visão, não pode ser considerado uma tendência de LP ainda.

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

 

Tu tem q ponderar agosto por 9 dias.

 

Ok...entao que não se faça nenhuma analise do jja de 2012..esperemos...

 

Ponderando pelos 9 dias e corrigindo a média de junho, a média de atual JJA de 2012 está em 14,5C, ou seja, mais um JJA abaixo da média histórica de Porto Alegre cfe a tabela do Mafili (abaixo). E tem tudo para fechar abaixo, pois desconfio que a segunda quinzena de agosto será fria.

 

2002 15,3 acima

2003 15,0 abaixo

2004 14,5 abaixo

2005 16,7 acima

2006 15,9 acima

2007 13,6 abaixo

2008 14,9 acima

2009 14,0 abaixo

2010 14,6 abaixo

2011 13,9 abaixo

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z ESTÁ DESENHANDO, TALVEZ, O EVENTO MAIS INTERESSANTE DE 2012

 

Tomara, amigo! No entanto, não dá para se empolgar demais. Hehehe. Há um tempo atrás, início de agosto seria frio e está sendo este "verãozinho" sem graça.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z ESTÁ DESENHANDO, TALVEZ, O EVENTO MAIS INTERESSANTE DE 2012

 

A longo prazo os modelos divergem bastante, mas considero que o GFS vem apresentando um cenário mais factível, ao contrário do anticiclone 100% bloqueado e desviado do europeu. O GFS acredita que o calor poderá gerar um campo de baixa escorrendo para o Prata, originando um ciclone extratropical. O Europeu mostra o calor atuando apenas como barreira, sem originar uma baixa pressão na costa.

 

Quem ganhará? Só a natureza poderá responder. Supremacia do Europeu? Melhora do GFS?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.