Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

 

GLOBO REPORTER, DIA 24. E TIVE QUE COLOCAR UM SOBRETUDO E CACHECOL!!! PARA FICAR PARECIDO COM A QUE O RICARDO FEZ EM JULHO. ESTAVA 16,0°C

 

 

Muito legal, Coutinho! Esse programa vai ser IMPERDÍVEL!

 

Só peço para lembraram mais pra frente, pois vou gravar e tentar passar pro Youtube, daí quem perder pode assistir ao programa depois!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Mafili, estou lendo. Sempre li.

 

Nunca disse que julho explica o comportamento de agosto, assim como as minhas avaliações exclusivas sobre a climatologia portoalegrense não tem nada a ver com achar a cidade como centro do universo, apenas quer dizer que estou fazendo uma análise sobre a cidade em que vivo, tal como faz o LucasLos para Carambeí, o Fumagalli para Cascavel, etc.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, a repetição de 2001 é algo preocupante na climatologia de POA. Dois agostos tão anômalos como estes merecem reflexão forte!

 

Bruno, não acho que seja preocupante. Acho que natural. Há muito tempo atrás tivemos anos parecidos. Não catalogados com modelos, até porque eles eram de difícil descrição, sem os satélites. Poderíamos pegar os anos de 1914, 1954 e outros, para caracterizar isso.

Nestas horas, o bom estudo e a análise fria são os melhores remédios. E disso o Coutinho já nos passou, páginas atrás, informações interessantes.

Se foi em 2001, já faz algum tempo. De tempos em tempos há invernos assim. Não vejo como apocalíptico esta situação.

Link to comment
Share on other sites

Tá uma monotonia eu vou te contar, viu??

 

Que 1ª quinzena de agosto xoxo esta...

 

O número baixo de posts reflete a situação xoxa do mês até o momento :negative:

 

Enquanto no Sul está xoxo por estar quente, aqui é por conta do marasmo. Todos os dias de Agosto foram

muito parecidos até agora.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, nos dados da Nasa Gisstemp, jamais houve um agosto (até agora) tão quente

 

demonstrados por satélites?

claro que não!

Com cartas sinóticas?

pode ser!

satélites somente após os anos 70.

Mas, concordo com relação ao calor. Não me recordo de tantos e tantos dias seguidos com uma temperatura elevada.

Mas, isso não me leva a crer que estamos , definitivamente, entrando num ciclo de intenso calor.

Não estou afirmando que tu estejas falando do AG. Somente estou conjeturando algo que "pode" ocorrer.

Por que somente vamos questionar o inverno? Por que não questionarmos os verões frios?

Ora, se ocorre um verão frio ninguém dá bola

se é no inverno, a casa cai.

Vamos com calma. Dá uma olhada no estudo feito, em que coloquei um link sobre 70 anos de análises e 90 anos de análises. Aí poderás ter uma visão melhor.

Não quero dizer, com isso, que não tenhas tuas análises científicas a respeito, tens. Tens uma série de dados coletados, inclusive teus dados, que são representativos.

Veja bem: não é nada a criticar uma visão, somente colocar uma abrangência maior.

Link to comment
Share on other sites

Parece que demos sorte mesmo este ano, heim ?

 

Em 2011 o inverno foi de frio quase constante entre Maio e Julho na região Sul, e o

ENBAZ caiu justamente num dos poucos períodos em que a temperatura estava mais

alta.

 

Já em 2012 foi o contrário: Nosso encontro se deu justamente num dos poucos períodos

deste inverno em que o frio foi forte e constante. Já a MP mais intensa do ano, ao que

tudo indica, será mesmo aquela do início de Junho. Que pobreza.

Link to comment
Share on other sites

Julho pode ser preditor sim de agosto muitas vezes como maio pode ser de junho e junho pode ser de julho, dependendo das condições sinóticas. O que uma alta frequência de sistemas de altas tende a desencadear turma ? E aí, o que acaba causando turma ? Causa e efeito, galera.

 

Causa um reequilíbrio atmosférico.

uma compensação da natureza.

a meu ver, é isso. O globo é um todo, e o todo age desta forma.

e o frio no verão? aí não é catástrofe?

Link to comment
Share on other sites

Julho pode ser preditor sim de agosto muitas vezes como maio pode ser de junho e junho pode ser de julho, dependendo das condições sinóticas. O que uma alta frequência de sistemas de altas tende a desencadear turma ? E aí, o que acaba causando turma ? Causa e efeito, galera.

 

Causa um reequilíbrio atmosférico.

uma compensação da natureza.

a meu ver, é isso. O globo é um todo, e o todo age desta forma.

e o frio no verão? aí não é catástrofe?

 

Not. O que uma altíssima frequência de sistemas de alta em sequência tende a causar ?

Link to comment
Share on other sites

Alexandre

 

Not. O que uma altíssima frequência de sistemas de alta em sequência tende a causar ?

 

realmente, não recordo esta explicação científica. certamente, o excesso causado numa região de limite, acostumada a mudanças constantes, causa um reequilíbrio.

Não me aprofundei no tema. Não vou dar uma resposta imbecil, o que mais se vê nestas horas de falta de conhecimento.

 

tivemos anomalias TSM bem positivas no período ASO-agosto setembro outubro

1951 0,7

1957 0,9

1965 1,4

1972 1,5

1982 1,5

1987 1,6

1991 0,9

1997 2,2

2001 0,1

2002 1,1

Link to comment
Share on other sites

O fenômeno El Niño favorece o aumento dos bloqueios e de períodos quentes, mas não é a melhor explicação para o quadro atual. Quando há uma alta frequência de centros de alta pressão atmosférica associados a ar frio, como ocorreu em julho, característica muito mais de La Niña, há uma tendência de na sequência se reforçar o centro de alta pressão semi-permanente que atua no Oceano Atlântico Subtropical (ASAS), expandindo o bloqueio atmosférico.

Link to comment
Share on other sites

O fenômeno El Niño favorece o aumento dos bloqueios e de períodos quentes, mas não é a melhor explicação para o quadro atual. Quando há uma alta frequência de centros de alta pressão atmosférica associados a ar frio, como ocorreu em julho, característica muito mais de La Niña, há uma tendência de na sequência se reforçar o centro de alta pressão semi-permanente que atua no Oceano Atlântico Subtropical (ASAS), expandindo o bloqueio atmosférico.

 

Alexandre, isso me parece uma grande M... hein? Na minha visão de leigo não consigo gostar desta situação que está se desenhando.

Link to comment
Share on other sites

Esse final de semana estive na Villa Francioni e pude ver as cerejeiras florescendo, na Praça João Ribeiro (A Praça da Igreja) já temos também algumas arvores com flor.

Eu adoro o frio, mas de setembro para frente começo a ficar preocupado principalmente com a maçã, já que 80% da economia da região gira em torno da fruticultura.

Não sou um grande conhecedor dessa área, mas acredito que com o início da brotação e florada entre setembro e outubro um frio tardio pode ser bem prejudicial.

Link to comment
Share on other sites

Esse final de semana estive na Villa Francioni e pude ver as cerejeiras florescendo, na Praça João Ribeiro (A Praça da Igreja) já temos também algumas arvores com flor.

Eu adoro o frio, mas de setembro para frente começo a ficar preocupado principalmente com a maçã, já que 80% da economia da região gira em torno da fruticultura.

Não sou um grande conhecedor dessa área, mas acredito que com o início da brotação e florada entre setembro e outubro um frio tardio pode ser bem prejudicial.

 

SÃO VARIEDADES DE POUCA EXIGÊNCIA EM FRIO, AS TRADICIONAIS ESTÃO QUIETAS E A MAÇÃ IDEM, JÁ OS PESSEGUEIROS ESTÃO FLORIDOS, TAMBÉM JÁ FOI SATISFEITO O FRIO E TEVE BOA SOMA TÉRMICA, POR ORA O PERIGO É FRUTA DE CAROÇO, ALGUMAS VARIEDADES DE UVA, MAIS NO MEIO-OESTE, A PERA SERÁ A PRÓXIMA, AQUI, NOS LOCAIS MAIS QUENTES JÁ DEVE TER INICIADO. A MAÇÃ NA REGIÃO DE FRBGO DEVE BROTAR UM POUCO MAIS TARDE QUE AQUI, POIS A SOMA DE CALOR PARA BROTAR É MAIOR QUE A NOSSA, QUANTO MAIS FRIO ACUMULA, MENOS CALOR P/BROTAR, POR ISSO AQUI BROTA MAIS CEDO, APESAR DE SER MAIS FRIO.

 

COM AS PROJEÇÕES QUE ESTÃO SE MANTENDO, TEMOS 80/100% DE CHANCE DE FRIO FORTE E GEADA AMPLA EM SETEMBRO E OUTUBRO, MAIS NAS ÁREAS ACIMA DOS 600/800 m, TAMBÉM CORRE RISCO O TRIGO NA REGIÃO DE PASSO FUNDO EM DIREÇÃO A CAMPOS NOVOS/FBGO. É UM QUADRO MUITO RUIM, IDÊNTICO A PRIMAVERA NOS USA.

Link to comment
Share on other sites

Não sou um grande conhecedor dessa área, mas acredito que com o início da brotação e florada entre setembro e outubro um frio tardio pode ser bem prejudicial.

 

Estão saindo da dormência muito cedo e um evento mais forte de frio em setembro, que é possível, pode gerar prejuízos.

 

UVA, TRIGO E CAROÇO, BAIXOU DE 0°C POR MAIS DE 1/2 HORAS, DE 80/100% DE QUEBRA, DO DIA 1/5 DE SETEMBRO EM DIANTE..

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, então deverá haver uma grande quebra na Uva, certo? Boa parte dos parreirais estão em encostas/vales, e COM CERTEZA deveremos ter algum frio em setembro.

 

Mesmo as variedades mais resistentes ao frio não suportarão?

 

 

 

DEPOIS QUE BROTOU, NÃO TEM JEITO, QQUER VARIEDADE SOFRE COM O FRIO, A DIFERENÇA É QUE TEM VARIEDADES QUE BROTAM TARDE, FINS DE SETEMBRO /MEADOS DE OUTUBRO, NOSSO CASO EM ALGUMAS.

 

DEPOIS QUE BROTA, CASO PEGUE GEADA, SE FOI A PRODUÇÃO, A NÃO SER QUE NÃO TENHA FEITO A PODA.

 

AQUI EM CASA, NIAGARA BRANCA, "POLASKI", ITÁLIA, ESTÃO PARADAS AINDA. TENHO UNS PÉS DE PÊSSEGO AINDA "PARADOS"

Link to comment
Share on other sites

O fenômeno El Niño favorece o aumento dos bloqueios e de períodos quentes, mas não é a melhor explicação para o quadro atual. Quando há uma alta frequência de centros de alta pressão atmosférica associados a ar frio, como ocorreu em julho, característica muito mais de La Niña, há uma tendência de na sequência se reforçar o centro de alta pressão semi-permanente que atua no Oceano Atlântico Subtropical (ASAS), expandindo o bloqueio atmosférico.

 

Interessante. Mas é isso mesmo que eu percebo acontecer quando aqueles grandes anticiclones polares fazem uma trajetória mais marítima. Geralmente

eles se incorporam à ASAS e fortificam o bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

O fenômeno El Niño favorece o aumento dos bloqueios e de períodos quentes, mas não é a melhor explicação para o quadro atual. Quando há uma alta frequência de centros de alta pressão atmosférica associados a ar frio, como ocorreu em julho, característica muito mais de La Niña, há uma tendência de na sequência se reforçar o centro de alta pressão semi-permanente que atua no Oceano Atlântico Subtropical (ASAS), expandindo o bloqueio atmosférico.

 

Minhas colocações são no sentido de colocar que houve períodos similares. Não há novidades. A ocorrencia está dentro das estatísticas.

Não quer dizer que, ocorrendo agora, torna-se algo extremamente preocupante.

Preocupante será a repetição em sequencia de alguns anos. Aí, sim, algo estará ocorrendo e de forma forte.

Também, tua colocação afirma o que eu disse: reequilíbrio atmosférico.

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente CJ e Mantiqueira se dão bem com ASAS. O tempo mais seco joga as mínimas lá para baixo. Quem está bem na fita também é Juiz de Fora e o resto de MG, o que me leva a crer que a Mantiqueira e MG tem uma dinâmica mais parecida do que com a capital paulista. Por aqui estamos variando de monótonos 13/14ºC à 25/27ºC nesse agosto no Inmet. Não se sente frio e faz um calorzinho à tarde.

 

Caco, a dinâmica de Maio foi EXATAMENTE como está sendo agora no Sudeste, e adivinhe o que aconteceu ? Minas Gerais inteira e a serra da Mantiqueira abaixo

da média. SIM, você tem razão quando diz que a dinâmica da Mantiqueira é mais parecida com a de MG do que com a capital paulista.

 

Por aqui está registrando mínimas parecidas com SP, porém as máximas estão mais baixas (ao redor dos 22/23 graus).

 

 

Renan, a diferençaé que aqui em SP as máximas estavam mais comportadas. Tivemos um período frio (28/Abr à 23 Maio), com mínimas boas e máximas de no máximo 23ºC aqui em SP. O final de Maio e início de junho está lembrando o agosto de agora, com as máximas bem maiores por aqui.só que as mínimas piores. Resumindo, este agosto aqui em SP está lembrando o final de maio, e não o começo e meados, que foi fom com máximas bem compotadas.

Link to comment
Share on other sites

O fenômeno El Niño favorece o aumento dos bloqueios e de períodos quentes, mas não é a melhor explicação para o quadro atual. Quando há uma alta frequência de centros de alta pressão atmosférica associados a ar frio, como ocorreu em julho, característica muito mais de La Niña, há uma tendência de na sequência se reforçar o centro de alta pressão semi-permanente que atua no Oceano Atlântico Subtropical (ASAS), expandindo o bloqueio atmosférico.

 

Interessante. Mas é isso mesmo que eu percebo acontecer quando aqueles grandes anticiclones polares fazem uma trajetória mais marítima. Geralmente

eles se incorporam à ASAS e fortificam o bloqueio.

 

 

SÃO OS VENTOS EM ALTITUDE E A CONSEQUÊNCIA É AS ALTAS PARADAS E FORTES, O QUE TEM QUE MUDAR É O JATO, NA ORA QUE VOLTAR A OSCILAR MAIS AS ALTAS MUDAM DE POSIÇÃO, TANTO FAZ SE SÃO DE 1040 OU 1024, SE O JATO NÃO MUDA, NÃO MUDA O QUADRO. CLARO UMA DE 1040 ESFRIA MAIS O SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL, TRAZENDO ESTAS MADRUGADAS FRIAS NA MANTIQUEIRA. LOGO ESTE "TREM" SAIRÁ DO LUGAR.

 

 

GAMBOA, EM TERMOS DE CLIMA, REPETIR POR 10/20/100 ANOS NÃO É NADA, MAS PARA NÓS JÁ FAZ UMA DIFERENÇA ENORME.

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente CJ e Mantiqueira se dão bem com ASAS. O tempo mais seco joga as mínimas lá para baixo. Quem está bem na fita também é Juiz de Fora e o resto de MG, o que me leva a crer que a Mantiqueira e MG tem uma dinâmica mais parecida do que com a capital paulista. Por aqui estamos variando de monótonos 13/14ºC à 25/27ºC nesse agosto no Inmet. Não se sente frio e faz um calorzinho à tarde.

 

Caco, a dinâmica de Maio foi EXATAMENTE como está sendo agora no Sudeste, e adivinhe o que aconteceu ? Minas Gerais inteira e a serra da Mantiqueira abaixo

da média. SIM, você tem razão quando diz que a dinâmica da Mantiqueira é mais parecida com a de MG do que com a capital paulista.

 

Por aqui está registrando mínimas parecidas com SP, porém as máximas estão mais baixas (ao redor dos 22/23 graus).

 

 

Renan, a diferençaé que aqui em SP as máximas estavam mais comportadas. Tivemos um período frio (28/Abr à 23 Maio), com mínimas boas e máximas de no máximo 23ºC aqui em SP. O final de Maio e início de junho está lembrando o agosto de agora, com as máximas bem maiores por aqui.só que as mínimas piores. Resumindo, este agosto aqui em SP está lembrando o final de maio, e não o começo e meados, que foi fom com máximas bem compotadas.

 

Aliás, foi o ruim final de maio que contrabalanceou os bons inícios e meio, fazendo com que ficássemos na média por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Pegando os comentários do AAA, do Renan e do Coutinho (preferi não colar para não ficar muito extenso), temos uma quadro EXTREMAMENTE ruim para o frio no Brasil: ASAS de 1040 mb sobre o Atlântico, jato "correndo" sobre o Prata e estabelecendo um bloqueio, e que deve trazer chuva forte na região, e uma maldita baixa pressão de +-995 mb sobre a costa do Chile. Ou seja, o ingresso do ar frio, no momento, é quase impossível!! A baixa no Chile não só joga o frio para o Pacífico como drena calor do N da Argentina para o Sul e reforça o bloqueio da ASAS. É o inferno baziano!!

 

Ontem tive máxima de 18,1° à meia-noite e 17,9° à tarde. Foi uma rara tarde fresca nesses dias quentes. Hoje o calor voltou: mínima de 14,2° à 1:49 da manhã e deu. Agora faz 24,7° com 58%. E ficará quente a até pelo menos domingo!!

 

O ideal é que a baixa do Chile atravessasse a Argentina e abrisse nossa porteira. A coisa está feia. MUITO feita!!

Link to comment
Share on other sites

Pegando os comentários do AAA, do Renan e do Coutinho (preferi não colar para não ficar muito extenso), temos uma quadro EXTREMAMENTE ruim para o frio no Brasil: ASAS de 1040 mb sobre o Atlântico, jato "correndo" sobre o Prata e estabelecendo um bloqueio, e que deve trazer chuva forte na região, e uma maldita baixa pressão de +-995 mb sobre a costa do Chile. Ou seja, o ingresso do ar frio, no momento, é quase impossível!! A baixa no Chile não só joga o frio para o Pacífico como drena calor do N da Argentina para o Sul e reforça o bloqueio da ASAS. É o inferno baziano!!

 

Ontem tive máxima de 18,1° à meia-noite e 17,9° à tarde. Foi uma rara tarde fresca nesses dias quentes. Hoje o calor voltou: mínima de 14,2° à 1:49 da manhã e deu. Agora faz 24,7° com 58%. E ficará quente a até pelo menos domingo!!

 

O ideal é que a baixa do Chile atravessasse a Argentina e abrisse nossa porteira. A coisa está feia. MUITO feita!!

 

Boa, Marcos, bela análise sinótica que envolve tanto os baixos como os altos níveis da atmosfera. São vários fatores que atrapalham o ingresso

de ar frio no momento. Porém, numa análise egoísta, até que as coisas não estão ruins sobre esta área do Sudeste onde vivo. Mas não se

preocupe, acho muito difícil de continuar assim até o final do inverno em meados de Setembro.

 

Por aqui choveu moderado por +- 20 minutos ! Passou uma baita nuvem de desenvolvimento vertical, típica de circulação de ventos oceânicos, e agora já volta a ficar

parcialmente nublado o tempo. Gosto destes dias instáveis e com temperatura amena ! Muito bom !

Link to comment
Share on other sites

Agora, pergunto ao Coutinho e demais: houve algum ingresso de ar frio (bem fraco) pelo oeste?

 

Digo isto porque a estação do Villaggio Grando/CIRAM registrou mínima de 7,8ºC, sendo que a Villaggio Grando Davis registrou 8,2ºC. Até aí tudo bem, mas o interessante é que ventou a noite toda, inclusive na minha estação, que fica em terreno mais baixo que a do CIRAM. E mesmo assim a temperatura caiu durante a madrugada, sendo que em outras situações o vento tem elevado as temperaturas.

 

Vejam os gráficos

 

Ciram:

 

76137543178.png

 

Davis:

 

wxStationGraphAll?day=14&year=2012&month=8&ID=ISANTACA18&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

Link to comment
Share on other sites

Aqui nos campos de cima da serra, chama a atenção os primeiros sinais da primavera com flores surgindo, pássaros cantando e um consistente vento norte quente que mudou a cara do inverno. Chama a atenção também as queimadas no campo. Já estão acontecendo a todo vapor, e os vovôs mais entendidos decretam: estão queimando o campo cedo demais, vai vir o frio de setembro rachando e vai acabar com os brotos dos campos. E dizem mais ainda: calor em agosto é sinal de frio forte e neve em setembro... e dá-lhe senso comum!!!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, estou lendo. Sempre li.

 

Nunca disse que julho explica o comportamento de agosto...

 

Bruno, Diretamente não tenho essa recordação, porém você diz que os anos se mantém na média devido a verões quentes e invernos frios.

 

mas o meu ponto no momento não é esse.

 

os meus pontos são: (especificamente para Porto Alegre/ agosto de 2012, ENSO sempre é para onde e quando.)

 

a- A grande anomalia até o momento não pode ser atribuída ao aquecimento global (são coisas do tempo e não do clima).

 

b- Essa anomalia não é em consequência da Situação de El Niño presente em niño 3.4 no momento.

 

Amenidades:

 

Bruno. o teu raciocínio concorda e muito com o Drº Huug o manda-chuva do NCEP. Ele acredita que a atmosfera tem uma memória recente e são múltiplos de 4 (quatro anos, quatro mese, quatro dias, quatro horas) e esses números entram na matriz do CFS.

 

Bruno, Avise o Caio, o Drº Huug sabe que não há análogo perfeito (o análogo de 2012 é somente 2012) para tentar contornar esse fato ele atribui peso nas diversas sequências de anos.

 

Gamboa: O bloqueio é justamente uma situação "estacionária" no tempo da atmosfera em uma região.

 

Alexandre: Uma boa explicação AQUI

 

Em junho e parte de julho a circulação alternou bastante estabilizando no final de julho e mantendo assim em agosto. Como mostra o gráfico abaixo.

 

Conclusão 1: Agosto abaixo do 30S não está respondendo ao índice global. (gráfico 1)

 

Mas a média precisa ser analisada com carinho para encontrarmos um sinal do que está acontecendo.

 

E realmente vai aparecer a "causa". E no balaio da "causa" temos a MJO e a AAO como ingredientes principais IMHO no (gráfico 2).

 

Alexandre: O que estou tentando dizer é o seguinte. A melhor previsão feita no início de maio para julho é fundamentada, porém ela passa a ser aleatória para agosto.

 

Pessoal setembro chegando. Eventos "tardios" para outubro. Por conta do degelo.

 

O sudeste continua agradável.

ALEXANDRE (GRÁFICO 1)

dmsoyp.jpg

 

ALEXANDRE GRÁFICO 2

sl4gzn.png

 

GAMBOA JATO

zwks4h.png

 

Tempos Interessantes

Link to comment
Share on other sites

Agora, pergunto ao Coutinho e demais: houve algum ingresso de ar frio (bem fraco) pelo oeste?

 

Digo isto porque a estação do Villaggio Grando/CIRAM registrou mínima de 7,8ºC, sendo que a Villaggio Grando Davis registrou 8,2ºC. Até aí tudo bem, mas o interessante é que ventou a noite toda, inclusive na minha estação, que fica em terreno mais baixo que a do CIRAM. E mesmo assim a temperatura caiu durante a madrugada, sendo que em outras situações o vento tem elevado as temperaturas.

 

Vejam os gráficos

 

Ciram:

 

76137543178.png

 

Davis:

 

wxStationGraphAll?day=14&year=2012&month=8&ID=ISANTACA18&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

MUITAS VEZES É O VENTO QUE JOGSA O AR FRIO DA BAIXADA PARA O TOPO OU VEIO DA PARTE MAIS ALTA, REGIÃO DO HORIZONTE, QUE FICA QUASE 200 M MAIS ALTO.

Link to comment
Share on other sites

Aqui nos campos de cima da serra, chama a atenção os primeiros sinais da primavera com flores surgindo, pássaros cantando e um consistente vento norte quente que mudou a cara do inverno. Chama a atenção também as queimadas no campo. Já estão acontecendo a todo vapor, e os vovôs mais entendidos decretam: estão queimando o campo cedo demais, vai vir o frio de setembro rachando e vai acabar com os brotos dos campos. E dizem mais ainda: calor em agosto é sinal de frio forte e neve em setembro... e dá-lhe senso comum!!!!

 

ATÉ O FIM DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO NÃO DESCARTO, SITUAÇÕES COMO ESTA PREGAM "BOAS " PEÇAS!

Link to comment
Share on other sites

MUITAS VEZES É O VENTO QUE JOGSA O AR FRIO DA BAIXADA PARA O TOPO OU VEIO DA PARTE MAIS ALTA, REGIÃO DO HORIZONTE, QUE FICA QUASE 200 M MAIS ALTO.

 

Valeu, Coutinho. O que vinha acontecendo algumas vezes era que o vento elevava a temp. por certo momento (tal como ocorre em urupema) e depois caía novamente. Mas essa madrugada as curvas de temperatura permaneceram estáveis e o topo foi ligeiramente mais frio que a região que se encontra minha estação, parecendo situações de advecção.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vai fechar com anomalia entre +6C e +7C se mantivermos esse ritmo. :mosking:

 

Farei uma aposta para Porto Alegre. A cidade vai fechar entre +02,5/+03,0 de anomalia.

 

Já Juiz de Fora, pelas últimas projeções dos modelos, vai fechar entre -01,0/-02,0 de anomalia. É bem capaz

de termos um mês de Agosto com média mais baixa que aí em POA. Coisa incrível !

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vai fechar com anomalia entre +6C e +7C se mantivermos esse ritmo. :mosking:

 

Farei uma aposta para Porto Alegre. A cidade vai fechar entre +02,5/+03,0 de anomalia.

 

Já Juiz de Fora, pelas últimas projeções dos modelos, vai fechar entre -01,0/-02,0 de anomalia. É bem capaz

de termos um mês de Agosto com média mais baixa que aí em POA. Coisa incrível !

 

Sou viciado em recordes! Agora estou torcendo que siga como está colocando o GFS. NENHUMA onda de frio prevista para agosto. Também não está um calorão. Está um tempo relativamente quente para o ano e muito quente para o mês. Quem sabe deve vir um ponêi polar em setembro, pois agosto parece estar morto! Vamos juntos para este recorde de anomalia!!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vai fechar com anomalia entre +6C e +7C se mantivermos esse ritmo. :mosking:

 

Mafili: got it. Don't have enough time to type now, but I got it!

 

Absurdo e bizarro demais, Bruno!

Juro que, mesmo sabendo que houve agostos quentes e lembrar de alguns, nunca vi como este!

Desanimador o cenário para o RS e SC. Pobres dos comerciantes das serras gaúcha e catarinense. Teve frio, mas no geral muito pouco. Tomara que setembro, ao menos, nos dê uma alegria de algum friozinho... Mesmo assim, não devemos esperar muito. Antes se projetava um agosto relativamente frio e até abaixo da média; agora, estamos com este verão instalado.

Abraços tórridos!

Link to comment
Share on other sites

No ano de 1999, na mesma data de hoje (14/08), o RS e SC estavam enfrentando um baita frio... Neve nas serras gaúcha e catarinense. Bons tempos! Hehehe.

Lembro bem daquela onda de frio, pois no sábado, dia 14/08, foi festejado o segundo aniversário da minha priminha e estava um dia gelado em Porto Alegre (como aliás é o que se espera em agosto).

Este ano, este verão instalado aqui e em SC. BIZARRO! Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vai fechar com anomalia entre +6C e +7C se mantivermos esse ritmo. :mosking:

 

Farei uma aposta para Porto Alegre. A cidade vai fechar entre +02,5/+03,0 de anomalia.

 

Já Juiz de Fora, pelas últimas projeções dos modelos, vai fechar entre -01,0/-02,0 de anomalia. É bem capaz

de termos um mês de Agosto com média mais baixa que aí em POA. Coisa incrível !

 

Sou viciado em recordes! Agora estou torcendo que siga como está colocando o GFS. NENHUMA onda de frio prevista para agosto. Também não está um calorão. Está um tempo relativamente quente para o ano e muito quente para o mês. Quem sabe deve vir um ponêi polar em setembro, pois agosto parece estar morto! Vamos juntos para este recorde de anomalia!!

A situação da ASAS beneficia apenas a porção leste do Sudeste e parte da BA, e ainda assim as terras mais elevadas. Proponho um encontro do BAZ em Juiz de Fora se isso acontecer no próximo ano, hehehe.

 

A máxima aqui ficou em 27,3°. Quer dizer que até o dia 14 as médias de agosto, mínima, máxima e simples estão em 14,3°; 24,8° e 19,55°. Se tivermos máximas de 30° até domingo, a média máxima vai a 26,2°. Mas esse quadro não vai perdurar. Ausência total de frio em agosto, fora um ou dois dias, é quase impossível. Isso reflete o grande e longo desvio positivo da AAO nas semanas anteriores: o dado já apontava um agosto bem ruim.

 

Agora faz 24,7° com 61%. Venta de ENE a 9,3 km/h. O dose nesses dias é passar calor em agosto. Isso é o pior. Deuzulivre!!

 

Abraços lastimáveis!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, nesta situação o melhor lugar para se fazer um EBAZ é nas serras capixabas e fluminenses, além

da serra da Mantiqueira, é claro. :mosking:

 

 

A máxima aqui ficou em 27,3°. Quer dizer que até o dia 14 as médias de agosto, mínima, máxima e simples estão em 14,3°; 24,8° e 19,55°. Se tivermos máximas de 30° até domingo, a média máxima vai a 26,2°.

 

 

Abraços lastimáveis!

 

Então aqui já estamos 01,7ºC mais frio que POA na média do mês. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Este agosto não é agosto, é outubro.

A característica é muito grande.

os sabiás já cantam como se estivessem em pleno setembro.

A brotação está à toda.

sinceramente, pareço estar vivendo no sudeste. Embora, o sudeste agora esteja mais para sul.

Mafili, sei dos jatos. Sei de tudo o que foi colocado. Só não sei mais de nada.

Onormal são uns 5 dias de "aquecimento". O que estamos presenciando já é calor descarado.

Nem vou citar a palavra bizarro.

Vou dizer que é um sarro(num portoalegrês básico) :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

ATÉ HOJE;

 

13,7°C, 0,2 ACIMA DO RECORDE DE 67, 13,5

 

ESTÁ ACIMA DA MÉDIA DE OUTUBRO E CHEGANDO EM NOVEMBRO.

 

EM 2001 FOI 13,1 E DIA 16/09 NEVOU.

 

HÁ VÁRIOS TRENS SE APROXIMANDO DA GENTE, PODERÃO TER PARADAS BEM NA HORA ERRADA, A PRIMEIRA ALÍ ENTRE 2/5 DE SETEMBRO. PADRÃO USA CHEGANDO A PLENO VAPOR!!! E PREJÚ A CAMINHO TAMBÉM.

Link to comment
Share on other sites

ATÉ HOJE;

 

13,7°C, 0,2 ACIMA DO RECORDE DE 67, 13,5

 

ESTÁ ACIMA DA MÉDIA DE OUTUBRO E CHEGANDO EM NOVEMBRO.

 

EM 2001 FOI 13,1 E DIA 16/09 NEVOU.

 

HÁVÁRIOS TRENS SE APROXIMANDO DA GENTE, PODERÃO TER PARADAS BEM NA HORA ERRADA, A PRIMEIRA ALÍ ENTRE 2/5 DE SETEMBRO.

 

A pensar pela projeção para o resto do mes - ou quase todo -lanço uma pergunta:

 

- Será que agosto de 2012 será um dos mais quentes da história de Porto Alegre?

 

é o que parece estar pintando por aí.

 

A não ser que haja uma inversão a partir do dia 23.

 

Caso contrário, isso se tornará uma verdade!

 

Anormal?

 

não!

 

Tanto que no passado já ocorreu!

Link to comment
Share on other sites

Este agosto ainda perde para o de 2001 em anomalia positiva em várias estações do RS, mas está muito perto. Só 2001 teve coisa igual nos últimos 60 anos. E o que aconteceu em setembro de 2001 ?

 

CORREIO DO POVO

 

PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2001

 

Neva no Estado a uma semana da primavera

 

Frio retornou no final do inverno acompanhado de vento intenso. Poucos turistas estavam na Serra para observar a neve

 

03NEVA9N.jpgFlocos brancos caíram também em Gramado

 

Mônica Koch

 

A precipitação de neve ontem, em Cambará do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, surpreendeu os gaúchos e os poucos turistas que visitaram a Serra. Conforme o coordenador da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, Eugenio Hackbart, o fenômeno foi causado pela junção de três fatores: existência de ar muito frio e seco sobre o Estado, temperaturas em torno de zero grau e um sistema de baixa pressão (ciclone) circulando sobre o oceano Atlântico, lançando umidade do mar para o continente na faixa de contato do ar frio com o úmido, que, no caso, ia de Nova Petrópolis aos Aparados da Serra. Também nevou em São Joaquim, no estado de Santa Catarina.

 

Alguns desses fatores puderam ser observados e sentidos em Porto Alegre, principalmente no sábado à tarde, como a intensidade do frio e ventos que chegaram a até 80 quilômetros por hora. Das 7h30min às 10h de ontem, as temperaturas ficaram em -0,2 grau em Cambará do Sul, 0,6 grau em São Francisco de Paula e -0,4 grau em São José dos Ausentes.

 

Mesmo com a temperatura baixa e queda de neve, poucos turistas subiram a serra gaúcha no final de semana, determinando baixa movimentação nos hotéis e no comércio da região. Conforme o gerente-geral, Nelson Foss, a lotação ficou em 60% da capacidade do Hotel Laje de Pedra, em Canela, que, além das reservas para um evento, registrou mais seis. O proprietário de uma pousada em São José dos Ausentes, Argemiro Cardoso, atribuiu a lotação total ao fato de o serviço de meteorologia local ter divulgado a possibilidade de precipitação de neve. 'Vieram pessoas que nunca tinham assistido ao fenômeno', relatou, destacando que o movimento na cidade foi inferior ao registrado nos feriados.

 

Hackbart disse que registros e estatísticas revelam que ondas de frio são freqüentes em setembro. Ele previu que a massa de ar frio poderia provocar formação de geada na madrugada de hoje, principalmente no Planalto, na Serra e nos Aparados. As temperaturas devem continuar baixas, com gradativa elevação a partir de amanhã. 'No restante do mês, as temperaturas serão mais típicas da primavera', adiantou. A nova estação começará neste fim de semana.

 

Matéria da capa do Pioneiro de Caxias do Sul de hoje:

 

14/08/2012 | N° 11452

CLIMA

Inverno começa a perder força

 

Caxias do Sul – A estação do frio se encerra daqui a 40 dias, precisamente às 11h49min de 22 de setembro. Até lá, a previsão é de que temperaturas abaixo de 5°C não castiguem mais os moradores da Serra, como ocorreu na primeira metade da estação. A meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, explica que o retorno do El Niño – fenômeno que aumenta a umidade em determinadas regiões do planeta – dificultará a entrada de massas de ar polar no Nordeste gaúcho. Dessa forma, a tendência é de que os termômetros não marquem mais 0°C e que, por isso, não ocorra mais geada em Caxias e em outras cidades serranas neste ano.

 

Conforme Olívia, a instabilidade climática que deverá causar chuva em agosto e setembro também evitará que na reta final o inverno seja rigoroso.

 

– Estão previtas mais três frentes frias, nos dias 28 e 29 de agosto, e 4 e 7 de setembro – afirma Olívia, acrescentando que as temperaturas máximas serão mais baixas, porque nesta época o céu ficará mais encoberto devido à instabilidade.

 

Instabilidade essa que representará chuva na Serra, como explica o professor Gilberto Diniz, da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel):

 

– Dificilmente teremos chuva abaixo da média mensal de 150 milímetros em agosto e, em setembro, deve chover um pouco mais.

 

O meteorologista da Ufpel prefere não apontar temperaturas mínimas para o decorrer do inverno, argumentando que previsão do tempo só é precisa dentro de 72 horas, mas garante que ainda haverá frentes frias. Segundo Diniz, as temperaturas agradáveis que nos últimos dias fizeram caxienses esquecerem do inverno se devem à entrada de frentes pré-frontais formadas por massas de ar quente que antecedem as frentes frias.

 

– Isso deixa a temperatura mais elevada, podendo chegar a 30°C em algumas regiões.

 

Para esta semana, até sexta-feira, a Central RBS de Meteorologia prevê mínimas de 11°C e máximas de 23°C. O sol deverá predominar na cidade e região.

 

===

Em clima, como no futebol, não se apita fim do jogo antes da hora. Alguém aqui ousaria apitar ?

Link to comment
Share on other sites

 

HÁ VÁRIOS TRENS SE APROXIMANDO DA GENTE, PODERÃO TER PARADAS BEM NA HORA ERRADA, A PRIMEIRA ALÍ ENTRE 2/5 DE SETEMBRO. PADRÃO USA CHEGANDO A PLENO VAPOR!!! E PREJÚ A CAMINHO TAMBÉM.

 

Ronaldo, o problema é que março nos U.S foi ainda mais quente do que fevereiro, aliás foi o março mais quente já registrado, com anomalia de +9C em Chicago!

Se setembro for correspondente de março, aí...

 

Mêdo...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.