Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

NINGUÉM OLHA O ÍNDICO, ESTE É O NOSSO PROBLEMA, NÃO TEMOS O HISTÓRICO NA "CABEÇA", DEPOIS DO PACÍFICO É O SEGUNDO EM INFLUÊNCIA NA AM.DO SUL.

 

Tu não vai me aplicar que o Índico tem maior influência que o Atlântico que está ao lado, sendo que o fluxo de umidade na América do Sul está diretamente associada ao Atlantico Tropical/Equatorial.

 

:laugh: :laugh: :laugh: Essa do "tu não vai me aplicar" é hilária, ha ha. Alexandre, que mal pergunte, tua terra natal fica onde? Essa expressão é muito comum lá pro sul do estado. Fazia tempo que não ouvia isso, he he.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

"O estabelecimento de um bloqueio atmosférico sobre o oceano Atlântico tem provocado um padrão de circulação em superfície favorável à forte ao aumento da convergência de umidade sobre a faixa litorânea entre o ES e o sul da BA. Por isso, as últimas 96h tem-se registrado acumulados significativos de chuva em algumas localidades do ES.

 

A tendência indica que esta situação de bloqueio persista pelo menos até meados da semana que vem, podendo provocar ainda mais chuva sobre estas áreas afetadas.

 

Ressalta-se que o tempo sobre o leste do ES e o sul da BA deverá ficar instável, ou seja, alternância entre períodos com chuva e com sol. Em função da alta vulnerabilidade da região, o CPTEC emite um estado de atenção para estas áreas afetadas.

 

Para o melhor detalhamento da previsão de tempo para estes Estados, recomenda-se entrar em contato com os centros-estaduais de previsão de tempo.

 

Atualizado em 16/08/2012 16:08"

 

Fonte: CPTEC

Link to comment
Share on other sites

Renan, estou em SP desde segunda e, se o que estamos tendo aqui é o cenário ideal para o clima do sudeste (com atuação do ASAS), enterrem o clima daqui, pois não tem solução!!!

 

Tá tudo errado! Temos uma baixa no Pacífico e uma alta no Atlântico. Detalhe: estacionadas!!! Tem que se inverter! Eu nunca vi tanta baixa no pacífico como nesse ano, assim como as altas estão in love com o nosso atlêntico, Outro detalhe: o pacífico é muito mais frio que o atlântico! Quê cargas dágua está acontencendo com a nossa dinâmica??

 

São Paulo está sofrível desde lá pelo dia 22 de julho. Tivemos um período bom em SP/Inmet (07 à 21 Julho) com médias ente 11,5ºC e 20,3ºC. De lá para cá a primavera se antecipou. Ultimamente tá rolando 15º/27ºC o que é acima da Normal de SP. Essa ASAS está sendo boa de MG para cima,para SP tá uma b****! Até 21 julho umas pouquíssimas vezes a máxima passou de 26ºC desde 29 abril. Já em CJ as mínimas estão muito boas. Isto mostra como que CJ e SP já tem uma dinâmica um pouco diferente. Para mim, SP é 60% tropical altitude e 40% subtropical. Já CJ, embora clima de serra, tem maior percentual tropical, tipo uns 80% tropical e 20% subtropical, beneficiando-se mais do ASAS.

Link to comment
Share on other sites

E o padrão esta muito seco no estado e em todo centro oeste tambem. Nao há chuva nas previsões, o que já carimba agosto como um mês sem chuvas. Sera que setembro sera assim seco tambem em SP e centro oeste? Esse era um ano onde as chuvas chegariam mais cedo e o inverno nao seria tão seco mas segundo o site do INPE, o número de queimadas é 70 % maior que ano passado e quase igual a 2010!

Link to comment
Share on other sites

E o padrão esta muito seco no estado e em todo centro oeste tambem. Nao há chuva nas previsões, o que já carimba agosto como um mês sem chuvas. Sera que setembro sera assim seco tambem em SP e centro oeste? Esse era um ano onde as chuvas chegariam mais cedo e o inverno nao seria tão seco mas segundo o site do INPE, o número de queimadas é 70 % maior que ano passado e quase igual a 2010!

 

Lá para início dejunho o Inpe previra que o inverno seria com chuva bem acima da média em SP. Até início de julho eu até que botei fé. Mas já faz muito tempo que não chove em SP. Na verdade, só choveu bem acima da média em junho. Julho fechou pouca coisa acima da média, e agosto, do jeito que vai, vai ficar na média (porque por enquanto está abaixo). Inveno chuvoso foi o de 2009, que choveu horrores em julho e agosto. O que eu estou querendo dizer é que parece que os caras fazem uma previsão a longo prazo baseados no que está rolando, e acabam caindo de quatro! Tipo: previram no final de maio que o inverno seria na sua totalidade acima da média na chuva. Resultado: acertaram no curtíssimo prazo - junho - (maior chance de acerto) e estão errando no longo prazo (2ªquinzena julho em diante).

Link to comment
Share on other sites

E Campos do Jordão botando pra quebrar nas mínimas.Meia noite e já está 6ºC. Chegará a quanto de manhã? 2º? A Mantiqueira, Juiz de Fora, Belo Horizonte estão com maior potencial de frio do que Sampa em Agosto. Máximas bem mais comportadas e mínimasmais interessa\ntes. ASAS beneficiando a maior parte do Sudeste, mas não a totalidade.

Link to comment
Share on other sites

Vila Madalena no Mês de Agosto... muitos dias parecidos!

 

Dia 6

Max: 20,5

Min: 12,8

 

Dia 7

Max: 23,1

Min: 12,4

 

Dia 8

Max: 25,4

Min: 13,6

 

Dia 9

Max: 26,1

Min: 14,0

 

Dia 10

Max: 26,8

Min: 14,2

 

Dia 11

Max: 26,2

Min: 13,5

 

Dia 12

Max: 26,7

Min: 13,8

 

Dia 13

Max: 26,9

Min: 13,8

 

Dia 14

Max: 25,8

Min: 13,9

 

Dia 15

Max: 27,4

Min: 16,8

 

Dia 16

Max: 24,7

Min: 16,3

Link to comment
Share on other sites

Vila Madalena no Mês de Agosto... muitos dias parecidos!

 

Dia 6

Max: 20,5

Min: 12,8

 

Dia 7

Max: 23,1

Min: 12,4

 

Dia 8

Max: 25,4

Min: 13,6

 

Dia 9

Max: 26,1

Min: 14,0

 

Dia 10

Max: 26,8

Min: 14,2

 

Dia 11

Max: 26,2

Min: 13,5

 

Dia 12

Max: 26,7

Min: 13,8

 

Dia 13

Max: 26,9

Min: 13,8

 

Dia 14

Max: 25,8

Min: 13,9

 

Dia 15

Max: 27,4

Min: 16,8

 

Dia 16

Max: 24,7

Min: 16,3

 

Discordo Lubacris. Você verifica a partir do dia 07 um grande aumento das máximas, e a partir do dia 15 as mínimas estão bem maiores! A propósito, do dia 6 ao dia 14 as mínimas só foram mais comportadas devido ao ar seco. Durante o dia fazia um "calorzinho". Bom mesmo foi de 07/julho à 21 Julho. De lá para cá as coisas só pioaram em Sampa. No dia 7 eu tive 9,5ºC aqui na Granja Viana, porém a máxima passou dos 26ºC. Esta dinâmica que estamos vivendo ém boa´paa CJ, Sampa não!

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão, Vila Inglesa. Agosto até o dia 16.

 

Média Mínima: 2,7ºC :shok:

 

E isso que até o dia 13 a média das mínimas estava em 2,0ºC... :shok: :shok: :shok:

 

Quanto está a média das máximas? Uns 21ºC? Amplitude térmica detonando! Até que horas da manhã a temperatura fica sub-10ºC? No máximo 9:00, depois dispara. É o famoso frio vampiro. Mas eu acho que se você pegar Maio até Setembro, as mínimas médias durante a noite/madrugada em CJ se equipara até a Urupema. O problema são as máximas.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão, Vila Inglesa. Agosto até o dia 16.

 

Média Mínima: 2,7ºC :shok:

 

E isso que até o dia 13 a média das mínimas estava em 2,0ºC... :shok: :shok: :shok:

 

Quanto está a média das máximas? Uns 21ºC? Amplitude térmica detonando! Até que horas da manhã a temperatura fica sub-10ºC? No máximo 9:00, depois dispara. É o famoso frio vampiro. Mas eu acho que se você pegar Maio até Setembro, as mínimas médias durante a noite/madrugada em CJ se equipara até a Urupema. O problema são as máximas.

 

E o ASAS abençõa CJ das 17:00 até as 9:00!

Link to comment
Share on other sites

Bem que o Mafili tinha prenunciado. Atlântico quente ia dar nisso em agosto!

 

Atlântico Tropical Sul está mais frio que a média, não quente.

 

Camilo, obrigado pela lembrança.

Mantida a avaliação inicial. Aproveitando o momento para um exame na situação corrente,

 

Felizmente para São Paulo minha série é boa.

 

Primeiro foi gerado um mapa de correlações da temperatura média na estação de São Paulo com a SSTa global.

 

Como baseline (padrão, digamos o normal da SSTa global) foi utilizada a Reynolds oi v.2 (1981/2011) [lê-se ótima interpolação Reynolds versão 2 é o dataset (banco de dados) de melhor "qualidade" e tecnicamente sem viés).

 

Regiões:

 

Atlântico:

Quatro áreas de interesse (marcadas com elipses pretas no mapa da SST).

 

-O Atlântico QUENTE ao largo do sudeste brasileiro é a principal influência São Paulo.

 

- Observe a área em azul (anticorrelação) no mapa das correlações no Atlântico Central sul e SSTa (frio) logo SP quente.

 

- O Caribe e seu prolongamento para o Atlântico Tropical norte (QUENTE). Essa região apresenta em agosto uma variabilidade muito grande da SSTa as tempestades tropicais não raro provocam alterações súbitas (ressurgência).

 

- No Atlântico Norte: Fica a evidência da influência da NAO ( North Atlantic Oscilação um dipolo de pressão entre a Islândia e os Açores)

 

No Pacífico Equatorial:

 

Nota-se a pouca ou quase nula influência de ENSO na temperatura média para São Paulo no mes de agosto (logo, não procede a afirmação da mídia paulista que agosto de 2012 está quente devido ao nascimento do El Niño)

 

Pacífico Norte:

 

Alguma influência ao sul do Mar do Japão talvez e somente talvez relacionada com o giro de Kuroshio.

 

Nenhuma ou quase nula influência da PDO.....que dos atuais -0,87 (escreve ai previsão do Mafili: PDO de agosto abaixo dos -1,5).

 

Indico: Para São Paulo em agosto, hummmm, tirem suas próprias conclusões mas adianto é maior que ENSO e PDO juntos,

 

EM preto áreas com correlações estatisticamente significantes e vermelho áreas que aparecem na mídia mas que não são tem influência direta (a atmosfera é uma coisa única, né.)

 

SAPAULOSSTREMP.png

 

SAOPAULOSST.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Bruno não deu muita sorte aqui em Sampa. Pegou o final de maio (que já tava numa progressiva de aquecimento) e agora em Agosto. Mas nessas duas oportunidades Sampa está mais ameno do que POA. Bom pro Bruno, que ao invés de enfrentar 30ºC nas costas em POA fica com os 27ºC aqui em Sampa. Pegou exatamente dinâmicas idênticas, só que SP não é tão quente.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno não deu muita sorte aqui em Sampa. Pegou o final de maio (que já tava numa progressiva de aquecimento) e agora em Agosto. Mas nessas duas oportunidades Sampa está mais ameno do que POA. Bom pro Bruno, que ao invés de enfrentar 30ºC nas costas em POA fica com os 27ºC aqui em Sampa. Pegou exatamente dinâmicas idênticas, só que SP não é tão quente.

 

A grande diferença ente POA e SP se dá nos meses de junho/julho.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno não deu muita sorte aqui em Sampa. Pegou o final de maio (que já tava numa progressiva de aquecimento) e agora em Agosto. Mas nessas duas oportunidades Sampa está mais ameno do que POA. Bom pro Bruno, que ao invés de enfrentar 30ºC nas costas em POA fica com os 27ºC aqui em Sampa. Pegou exatamente dinâmicas idênticas, só que SP não é tão quente.

 

A grande diferença ente POA e SP se dá nos meses de junho/julho.

 

E janeiro e fevereiro!

Link to comment
Share on other sites

NINGUÉM OLHA O ÍNDICO, ESTE É O NOSSO PROBLEMA, NÃO TEMOS O HISTÓRICO NA "CABEÇA", DEPOIS DO PACÍFICO É O SEGUNDO EM INFLUÊNCIA NA AM.DO SUL.

 

Tu não vai me aplicar que o Índico tem maior influência que o Atlântico que está ao lado, sendo que o fluxo de umidade na América do Sul está diretamente associada ao Atlantico Tropical/Equatorial.

 

Se a discussão for Santa Vitória dos Palmares e o tema a precipitação média em agosto.

 

Considere-se aplicado.

 

Abaixo dois mapas:

-correlações

-mapa ilustrativo (não são as condições atuais) da Indo-Pacific warm pool

 

g20120803_0646_17418_8.png

 

woa2005-ipwp.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13,4ºC hoje de madrugada, depois nublou e a temperatura não caiu mais.

 

Caco, as temperaturas mínimas até agora não estão exatamente boas por aqui neste mês, pois

estamos dentro da média. Já as temperaturas máximas, estas sim estão mais baixas devido ao

tempo bem úmido.

 

Para se ter uma ideia, ainda não tivemos nenhuma mínima sub-10 em Agosto, e ao mesmo tempo

também não tivemos nenhuma máxima acima de 25. Do dia 10/08 até agora a temp máxima sequer

chegou aos 22ºC pelo INMET.

Link to comment
Share on other sites

Jogo minhas fichas:

 

será o agosto mais quente que temos registro no RS.

 

Vai superar 2001.

 

hoje já é 17/08.

 

os dados do inmet , de 2001, estão fragmentados. No sistema não se consegue pegar. Somente alguns dias.

 

Realmente, se ocorrer isso, é de ser estudado profundamente como mais um fenômeno passível de ocorrer por aqui.

 

Pode até ser raro, mas é importante tirarmos conclusões e estudos a respeito para , no futuro, ao se configurar algo podermos prever.

 

Hoje, vejo que os meteorologistas estão perdidos a curto prazo. Nem mesmo os modelos, nem estudos que foram feitos, conseguem mensurar o fenômeno atual.

 

Já ocorreu?

 

evidentemente que já!

 

Mas, a repetição dele é que devemos levar em conta.

 

repetição do padrão USA/

Link to comment
Share on other sites

Bom, o GFS, como já havia dito, continua colocando o grandão de 1042 hPa para alto-mar e quem se beneficiaria mesmo seria o RS, que teria máximas baixas, de resto ficaria como está! Bom, enquanto isso, falo o que vem acontecendo por aqui no ES durante este ciclo de ASAS tão forte! Moro, agora, no litoral sul do Espírito Santo, no balneário de Marataízes, sinto-me um londrino. Se o céu amanhecer azul e aparentemente sem nenhuma nuvem, olhe direito depois de uns 30 minutos e verás que não olhastes bem. Pronto, choveu! Ah, agora vai ser assim durante o restante do dia! Se pensas assim estás enganado! O sol volta forte, como se a chuva nem tivesse passado por aqui. Incrível, nós nos ajustamos ao clima e não o contrário! :D

Link to comment
Share on other sites

E o padrão esta muito seco no estado e em todo centro oeste tambem. Nao há chuva nas previsões, o que já carimba agosto como um mês sem chuvas. Sera que setembro sera assim seco tambem em SP e centro oeste? Esse era um ano onde as chuvas chegariam mais cedo e o inverno nao seria tão seco mas segundo o site do INPE, o número de queimadas é 70 % maior que ano passado e quase igual a 2010!

 

Lá para início dejunho o Inpe previra que o inverno seria com chuva bem acima da média em SP. Até início de julho eu até que botei fé. Mas já faz muito tempo que não chove em SP. Na verdade, só choveu bem acima da média em junho. Julho fechou pouca coisa acima da média, e agosto, do jeito que vai, vai ficar na média (porque por enquanto está abaixo). Inveno chuvoso foi o de 2009, que choveu horrores em julho e agosto. O que eu estou querendo dizer é que parece que os caras fazem uma previsão a longo prazo baseados no que está rolando, e acabam caindo de quatro! Tipo: previram no final de maio que o inverno seria na sua totalidade acima da média na chuva. Resultado: acertaram no curtíssimo prazo - junho - (maior chance de acerto) e estão errando no longo prazo (2ªquinzena julho em diante).

Tenho essa impressão tbem Caco... erraram feio esse inverno em termos de chuva... nao só SP, centro oeste tbem.

Link to comment
Share on other sites

Bom, o GFS, como já havia dito, continua colocando o grandão de 1042 hPa para alto-mar e quem se beneficiaria mesmo seria o RS, que teria máximas baixas, de resto ficaria como está! Bom, enquanto isso, falo o que vem acontecendo por aqui no ES durante este ciclo de ASAS tão forte! Moro, agora, no litoral sul do Espírito Santo, no balneário de Marataízes, sinto-me um londrino. Se o céu amanhecer azul e aparentemente sem nenhuma nuvem, olhe direito depois de uns 30 minutos e verás que não olhastes bem. Pronto, choveu! Ah, agora vai ser assim durante o restante do dia! Se pensas assim estás enganado! O sol volta forte, como se a chuva nem tivesse passado por aqui. Incrível, nós nos ajustamos ao clima e não o contrário! :D

 

A mesma coisa por aqui, Gusthavo. Hoje o tempo amanheceu parcialmente nublado, com nuvens baixas e ralas. Agora, próximo ao meio dia, o tempo

já está praticamente encoberto e com muitas nuvens de precipitação. Vejo da janela do meu serviço a zona sul da cidade encoberta sob forte chuvisqueiro,

enquanto que aqui no centro não há chuva. Típica circulação oceânica que traz pancadas de chuvas esparsas. Não é aquela generalidade igual no caso

de uma frente fria.

Link to comment
Share on other sites

Um mapa e muitos significados

 

Agosto até hoje:

 

CapturadeTela2012-08-17s114519.png

 

Cone-Sul fervendo e Antártica logo abaixo gelada - frio retido e geladeira fechada

 

Mantiqueira para o norte resfriando - ASAS bombando

 

África do Sul gelada e Antártica logo abaixo quente - geladeira aberta

 

Austrália com anomalias negativas em NSW e Antártica logo abaixo quente - geladeira aberta

 

 

JJA até hoje:

 

CapturadeTela2012-08-17s114709.png

 

Inverno normal/quente a provável mixuruca em boa parte do centro-sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Um mapa e muitos significados

 

Agosto até hoje:

 

Cone-Sul fervendo e Antártica logo abaixo gelada - frio retido e geladeira fechada

 

África do Sul gelada e Antártica logo abaixo quente - geladeira aberta

 

Austrália com anomalias negativas em NSW e Antártica logo abaixo quente - geladeira aberta

 

 

Muito boa análise Caio.

Incrível como a África do Sul está abaixo da média, anomalias gigantescas! Enquanto isso, por aqui, o mapa fica vermelho escuro no Centro-sul da Am. do Sul, e a Antártida gelada. As anomalias no continente Africano do período JJA são simplesmente surreais, chegando até a área equatorial do Continente. É incrível ver um continente desse tamanho com anomalias generalizadas de -2/-3C.

 

Seja qual for esse ciclo que estamos vivendo, espero que acabe logo, pois me parece a pior dinâmica possível pra nós.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Muito boa análise Caio.

Incrível como a África do Sul está abaixo da média, anomalias gigantescas! Enquanto isso, por aqui, o mapa fica vermelho escuro no Centro-sul da Am. do Sul, e a Antártida gelada. As anomalias no continente Africano do período JJA são simplesmente surreais, chegando até a área equatorial do Continente. É incrível ver um continente desse tamanho com anomalias generalizadas de -2/-3C.

 

Seja qual for esse ciclo que estamos vivendo, espero que acabe logo, pois me parece a pior dinâmica possível pra nós.

 

Sds.

 

Testando o programinha para contar pixels esse gráfico apresenta anomalia positiva de 0,09ºC. tenho que conferir com tempo.

 

Nada espetacular, porém....quente

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser repetitivo (mas já sendo... hehehe), está uma piada geral nas ruas de Porto Alegre sobre este agosto! Realmente, convenhamos, está ridículo. No restaurante que almocei, ar frio ligado a toda para refrescar o ambiente, as mulheres de blusa sem manga nas ruas, caras de camiseta de física.... surreal!

NUNCA vi um agosto como este... isso é certo! Aliás, acho que nunca as pessoas viram aqui no RS. Estou apostando que este será o agosto mais quente desde que se tem registros. Lembro de agostos muito quentes (como 2001, por exemplo, tão citado aqui no BAZ), mas este é surreal mesmo. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser repetitivo (mas já sendo... hehehe), está uma piada geral nas ruas de Porto Alegre sobre este agosto!

 

Percepções João. Sinto falta das mensagens de sensação térmica mas ainda não vi nenhum alerta de hot index.

 

Entre erros, acerto e percepções veja os diálogos abaixo,

 

E o padrão esta muito seco no estado e em todo centro oeste tambem. Nao há chuva nas previsões, o que já carimba agosto como um mês sem chuvas. Sera que setembro sera assim seco tambem em SP e centro oeste? Esse era um ano onde as chuvas chegariam mais cedo e o inverno nao seria tão seco mas segundo o site do INPE, o número de queimadas é 70 % maior que ano passado e quase igual a 2010!

 

Lá para início dejunho o Inpe previra que o inverno seria com chuva bem acima da média em SP.

Tenho essa impressão tbem Caco... erraram feio esse inverno em termos de chuva... nao só SP, centro oeste tbem.

 

A cidade de São Paulo fecha o trimestre JJA com chuva muito acima do normal, sem contar com qualquer mm no restante de agosto, portanto, no meu entendimento não houve erro ao contrário um acerto. Chuva acima do normal é uma coisa chuvoso é outra no meu entendimento.

 

Sobre erros, acertos e percepções o diálogo abaixo é bem ilustrativo do fato que clima não é tempo,

 

WEATHER IS NOT CLIMATE

 

Ontem no Banco alguns com a petulância de dizer que não se faz mais invernos como antigamente só por causa destes 2 dias de veranico. Deu vontade de esfregar as médias de junho e julho na cara deles. O papinho é sempre o mesmo, no matter what :hysteric:

 

Realmente, aí em POA não se faz mais invernos como antigamente...eles estão mais frios do que já eram !

 

Os mais velhos daqui sempre falam esta célebre frase também. Se bem que no nosso caso faz mais sentido.

Hahaha. É vero!!

 

Sobre agosto, a MetSul disse, lá por maio, que esse mês seria mais quente e chuvoso do que o normal. A perspectiva até o momento e de não haver frio intenso nos primeiros dias, talvez em alguns pontos do S do RS.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser repetitivo (mas já sendo... hehehe), está uma piada geral nas ruas de Porto Alegre sobre este agosto! Realmente, convenhamos, está ridículo. No restaurante que almocei, ar frio ligado a toda para refrescar o ambiente, as mulheres de blusa sem manga nas ruas, caras de camiseta de física.... surreal!

NUNCA vi um agosto como este... isso é certo! Aliás, acho que nunca as pessoas viram aqui no RS. Estou apostando que este será o agosto mais quente desde que se tem registros. Lembro de agostos muito quentes (como 2001, por exemplo, tão citado aqui no BAZ), mas este é surreal mesmo. Abraços!

 

Com a projeção da Metsul para a segunda quinzena, de manutenção de calor, já é o agosto mais quente da história registrada do clima.

o pior é estarmos vivenciando isso. Poderia ter ocorrido lá nos anos 40, 30. Mas, o azar é que ocorreu agora.

poderemos contar para os filhos(os jovens) e netos(já é quase o meu caso).

lá no princípio, há cerca de 10, 12 anos, eu estava acreditando no GW(AG). Depois de estudar, buscar dados do passado, verificar que fenômenos de aquecimento em pleno inverno, em ambos os hemisférios, não é anormal, mudei de lado. Passei a descreditar. Mas, sinceramente, vivendo todo esse calor num mês em que, se não é quente, faz frio, é um pavor. É de se questionar senão estamos indo às lavas. Tal o calor. É insuportável.

Mas, mantendo a cautela, lembremos do que disse o prof. Coussirat: acreditamos fazer frio devido ás constantes mudanças.

Aí, voltamos aos pés no chão.

Nem olho meu termômetro: eu me nego a fazer isso!!!

Marca 28 de forma tranquila, todos os dias...Bah É dose!!!

Link to comment
Share on other sites

Testando o programinha para contar pixels esse gráfico apresenta anomalia positiva de 0,09ºC. tenho que conferir com tempo.

 

Nada espetacular, porém....quente

 

Abraços

 

Pra quem?

 

Pra nós ou pra África?

 

Sds.

 

Nem fu, nem fá.

 

O mapa é global estou analisando global.

 

E soma dos pixels mostram QUENTE....O mapa mostra anomalia de +0,09ºC nas minhas contas (podem estar "erradas" por um cadinho o resultado líquido é QUENTE)

Link to comment
Share on other sites

Vamos continuar aqui em POA com dias bem acima da média até pelo menos o dia 28 de agosto. Nesse dia, estou apostando em drástica mudança de padrão, finalmente! Nunca vi um veranico de 30 dias!!!

 

Torales, posso estar enganado quanto a duração, mas em 2007 logo depois daquele inverno bem frio, houve um veranico entre agosto/setembro que foi de arrasar. Acredito que durou uns 20/25 dias, e os termômetros passaram de 35C no RS.

 

A diferença maior é que já era final de inverno/inicio de primavera, então daria pra argumentar que não foi totalmente dentro do período invernal.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Um mapa e muitos significados

 

Agosto até hoje:

 

 

 

Cone-Sul fervendo e Antártica logo abaixo gelada - frio retido e geladeira fechada

 

Mantiqueira para o norte resfriando - ASAS bombando

 

África do Sul gelada e Antártica logo abaixo quente - geladeira aberta

 

Austrália com anomalias negativas em NSW e Antártica logo abaixo quente - geladeira aberta

 

 

JJA até hoje:

 

 

Inverno normal/quente a provável mixuruca em boa parte do centro-sul do Brasil.

 

 

Andei reparando que o oeste da Austrália é uma das regiões do Globo que depois de 2000 passou a ter invernos quentes também, he he he! Só que eles não tem locais com neve para perdê-la! É o que eu falo: que GW que nada, meu problema é o LW! Olha o paraíso que tem sido o leste Australiano e o Oeste da AFS neste agosto em termos de frio e nos invernos desde 2000 ao menos em termos de neve... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Seguem as temperaturas máximas para o período que o Silvio se referiu.

Peguei a minha cidade: Porto Alegre, de 15/08/07 a 20/09/07. Tivemos sequência de dias quentes, mas muito menos que agora, inclusive com máximas alguns dias bem baixas, e a diferença é que já estávamos indo para o final do inverno mesmo. Agora estamos tendo um agosto TODO quente. Dados são do INMET.

Abraços!

João Nicolau

 

--------------------

BDMEP - INMET

--------------------

Estação : PORTO ALEGRE - RS (OMM: 83967)

Latitude (graus) : -30.05

Longitude (graus) : -51.16

Altitude (metros): 46.97

Estação Operante

Inicio de operação: 09/12/1909

Periodo solicitado dos dados: 15/08/2007 a 20/09/2007

Os dados listados abaixo são os que encontram-se digitados no BDMEP

--------------------

Obs.: Os dados aparecem separados por ; (ponto e vírgula) no formato txt.

Para o formato planilha XLS, siga as instruções

--------------------

Estacao;Data;Hora;TempMaxima;

83967;15/08/2007;0000;32.4;

83967;16/08/2007;0000;17.3;

83967;17/08/2007;0000;13.4;

83967;18/08/2007;0000;13.8;

83967;19/08/2007;0000;22.7;

83967;20/08/2007;0000;15.2;

83967;21/08/2007;0000;13.4;

83967;22/08/2007;0000;21.6;

83967;23/08/2007;0000;31;

83967;24/08/2007;0000;22.2;

83967;25/08/2007;0000;14.5;

83967;26/08/2007;0000;16.2;

83967;27/08/2007;0000;14.7;

83967;28/08/2007;0000;17.6;

83967;29/08/2007;0000;18.3;

83967;30/08/2007;0000;19.4;

83967;31/08/2007;0000;21.4;

83967;01/09/2007;0000;19.2;

83967;02/09/2007;0000;19;

83967;03/09/2007;0000;26;

83967;04/09/2007;0000;32.6;

83967;05/09/2007;0000;33.6;

83967;06/09/2007;0000;25.8;

83967;07/09/2007;0000;29.8;

83967;08/09/2007;0000;33;

83967;09/09/2007;0000;33.8;

83967;10/09/2007;0000;32.8;

83967;11/09/2007;0000;32.2;

83967;12/09/2007;0000;30;

83967;13/09/2007;0000;29.2;

83967;14/09/2007;0000;30.7;

83967;15/09/2007;0000;25.2;

83967;16/09/2007;0000;23;

83967;17/09/2007;0000;20.6;

83967;18/09/2007;0000;18.5;

83967;19/09/2007;0000;23.5;

83967;20/09/2007;0000;18.4;

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Seguem as temperaturas máximas para o período que o Silvio se referiu.

 

Isso é para provar o quanto somos fracos de memória. 2007 foi um inverno bem frio em julho, MUITO FRIO.

Depois disso, tivemos dias de temperatura alta.

Quando se está vivenciando uma situação é pior. Depois que passa, passa para a história.é uma vaga lembrança.

boa puxada destes dados!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Seguem as temperaturas máximas para o período que o Silvio se referiu.

 

Isso é para provar o quanto somos fracos de memória. 2007 foi um inverno bem frio em julho, MUITO FRIO.

Depois disso, tivemos dias de temperatura alta.

Quando se está vivenciando uma situação é pior. Depois que passa, passa para a história.é uma vaga lembrança.

boa puxada destes dados!

 

Sim, amigo! Foi quente, mas nem se compara com agora. Alguns dias de agosto tivemos máximas bem baixas. Dá uma olhada. Agora está demais. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E o padrão esta muito seco no estado e em todo centro oeste tambem. Nao há chuva nas previsões, o que já carimba agosto como um mês sem chuvas. Sera que setembro sera assim seco tambem em SP e centro oeste? Esse era um ano onde as chuvas chegariam mais cedo e o inverno nao seria tão seco mas segundo o site do INPE, o número de queimadas é 70 % maior que ano passado e quase igual a 2010!

 

Lá para início dejunho o Inpe previra que o inverno seria com chuva bem acima da média em SP. Até início de julho eu até que botei fé. Mas já faz muito tempo que não chove em SP. Na verdade, só choveu bem acima da média em junho. Julho fechou pouca coisa acima da média, e agosto, do jeito que vai, vai ficar na média (porque por enquanto está abaixo). Inveno chuvoso foi o de 2009, que choveu horrores em julho e agosto. O que eu estou querendo dizer é que parece que os caras fazem uma previsão a longo prazo baseados no que está rolando, e acabam caindo de quatro! Tipo: previram no final de maio que o inverno seria na sua totalidade acima da média na chuva. Resultado: acertaram no curtíssimo prazo - junho - (maior chance de acerto) e estão errando no longo prazo (2ªquinzena julho em diante).

Tenho essa impressão tbem Caco... erraram feio esse inverno em termos de chuva... nao só SP, centro oeste tbem.

 

 

Basicamente é o que vem ocorrendo depois de 2000, chove bem acima da média em um mês do inverno e nos outros meses chove abaixo da média, é o que eu havia dito lá em junho, a média de chuva na última década aumentou bastante em julho, mas caiu bastante em agosto e também em junho.

 

IAG

Média chuva mensal 2001-2010(Desvio em relação a média 1961-90):

Jun. 32,2(-44,4%)

Jul. 77,1(+62%)

Ago. 26,8(-33,8%)

 

Média chuva mensal 1961-90:

Jun. 57,9

Jul. 47,6

Ago. 40,5

 

E especialmente no período 2004-2007 isso fica muito evidente:

 

Jun. 35,3

Jul. 91,2

Ago. 4,5

Link to comment
Share on other sites

Está tão quente e surreal, que noto que os meteorologistas, no geral, nem se manifestam muito a respeito. Hehehe. Eles mesmos devem estar abismados com tanto calor como este ano, embora sempre tenha ocorrido calor em pleno inverno. No entanto, nunca numa sequência tão grande, como se o verão tivesse se instalado de vez.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Belo mapa, Caio ! Fiquei abismado com a perfeita relação inversa que existe entre zona antártica e zona temperada do planeta.

 

Já nas latitudes mais baixas, como aqui, essa relação já não é tão evidente assim. Eu disse isso no mês de Julho: Agosto seria interessante

em termos de frio para o Sudeste. OK, não está sendo um bom mês no estado de SP, mas no resto está ótimo !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.