Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Belo texto Alexandre!!!

 

O problema de 2001 foi a média anual. Foi o ano mais quente já registrado em Poa, e entre os 3 mais quentes em Curitiba! O Gamboa acha que está tudo normal, mas eu tenho muito receio desse período 2001-2012. Não encontrei uma década tão quente em todo o séc. XX, analisando inúmeros dados diferentes, e os dados de neve, dão conta de um jejum de 07 anos sem grande acumulação em S. Joaquim na década de 30, na cidade.

Agora, já estamos a 16 anos, desde 1996!

 

Será que somos tão sortudos, que vivemos na década mais quente em mais de 1 século?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Pegando os comentários do AAA, do Renan e do Coutinho (preferi não colar para não ficar muito extenso), temos uma quadro EXTREMAMENTE ruim para o frio no Brasil: ASAS de 1040 mb sobre o Atlântico

 

1040 HOJE.....para o dia 23 o modelo Europeu projeta o ASAS com 1045 hPa !!!

 

Absurdo ! Monstro ! Exatamente por este motivo é que haverá ar frio em 850hpa (8C-10C) sendo lançado até na latitude de

Salvador. Vai fazer um clima gostoso de inverno no litoral até +-300km continente adentro da Bahia até o RJ.

Link to comment
Share on other sites

O absurdo frio de 1955 não havia ocorrido ainda até ocorrer.

sinceramente, não considero isso tudo fruto de mudanças profundas na atmosfera. Considero um ciclo que pode ocorrer.

Mas, que estaremos presenciando algo histórico, estaremos.

O histórico não é somente o Catarina, é também ondas de calor(ninguém fala nisso?) até não é.

Acho interessante aprofundar a análise. o ENSO influencia bastante.

Link to comment
Share on other sites

Este agosto ainda perde para o de 2001 em anomalia positiva em várias estações do RS, mas está muito perto. Só 2001 teve coisa igual nos últimos 60 anos. E o que aconteceu em setembro de 2001?

 

Hummm....concordas comigo, então?

 

Agosto é aleatório em relação a julho e setembro é anticorrelacionado com agosto (meus números mostram isso). Isso para uma "previsão" elaborada no máximo na primeira semana de maio.

 

Sobre teu comentário tres pontos.

 

Ponto 1. Nevou em POA em setembro de 2001?

 

Ponto 2. 2001 foi o agosto mais "quente" onde nevou em setembro de 2001?

 

Ponto 3. Isso é uma previsão de neve para setembro de 2012 em algum lugar?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O absurdo frio de 1955 não havia ocorrido ainda até ocorrer.

 

Gamboa o inverno JJA de 1996 em POA foi mais "frio" que JJA de de 1955.

 

Aliás, JJA de 1996 (ONI) NEUTRO...como....JJA (ONI) NEUTRO.

 

Isso para POA

 

Minha torcida é para que a anomalia de agosto fique abaixo de 18,3ºC simplesmente para não desbancar a quente lA Niña de 1971.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Hummm....concordas comigo, então?

 

Agosto é aleatório em relação a julho e setembro é anticorrelacionado com agosto (meus números mostram isso). Isso para uma "previsão" elaborada no máximo na primeira semana de maio.

 

Sobre teu comentário tres pontos.

 

Ponto 1. Nevou em POA em setembro de 2001?

 

Ponto 2. 2001 foi o agosto mais "quente" onde nevou em setembro de 2001?

 

Ponto 3. Isso é uma previsão de neve para setembro de 2012 em algum lugar?

 

Abraços

 

Discordo em parte. Agosto não necessariamente à anticorrelacionado. Em regra, nos invernos mais frios, tu tens 30, 45 ou 60 dias, dependendo do ano, de alta frequência de frio, seguido de período quente mais longo induzido por bloqueio acentuado pelo período frio anterior. Se o padrão frio de 60 dias inicia em julho, estende-se por agosto e o período quente explode em setembro. Mas período frio pode ser agosto e setembro. Ocorre que pela climatologia junho e julho tendem a ser mais frio, fazendo de agosto mais quente, mas não há anticorrelação natural entre julho e agosto.

 

Tu tentas achar um padrão matemático em um cenário totalmente aleatório com enorme variabilidade interanual. Válido, mas ao meu ver quase impossível de executar. Até porque trabalhas com médias mensais e não raro as quebras de padrões ocorrem em metade do mês e a média final acaba ficando em zero com desvios enormes opostos em cada quinzena. Média esconde extremos. Mês pode ser tórrido na sua primeira metade e gélido na segunda.

 

1. Não.

2. Levantamento parcial. Inmet-POA tem dados apenas parciais do RS de 2001 porque foi o ano da troca de sistemas.

3. Não, mera advertência que é cedo pra se falar de fim de inverno ante o acontecido no passado. Não se faz previsão de evento de neve com 30 dias de antecedência.

Link to comment
Share on other sites

Loucura ! Insano ! Surreal ! Quase 1050 hPa no Atlântico Sul !

 

197f6f.jpg

 

 

As linhas de pressão deste GIGANTESCO sistema de alta atingem Porto Alegre, Brasília, chega a Natal no RN e avança pelo Atlântico, quase alcançando as costas da Libéria e da Costa do Marfim da África Equatorial.

 

Se a pressão cair muito no Norte da Argentina, vai ter área das costas uruguaia, argentina e do Sul do Brasil levantando voo.

Link to comment
Share on other sites

 

HÁ VÁRIOS TRENS SE APROXIMANDO DA GENTE, PODERÃO TER PARADAS BEM NA HORA ERRADA, A PRIMEIRA ALÍ ENTRE 2/5 DE SETEMBRO. PADRÃO USA CHEGANDO A PLENO VAPOR!!! E PREJÚ A CAMINHO TAMBÉM.

 

Ronaldo, o problema é que março nos U.S foi ainda mais quente do que fevereiro, aliás foi o março mais quente já registrado, com anomalia de +9C em Chicago!

Se setembro for correspondente de março, aí...

 

Mêdo...

 

Sds.

 

JÁ DISSE, NÃO É CÓPIA FIEL EM TERMOS DE MESES, SIM CONTEXTO.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre

 

Média esconde extremos. Mês pode ser tórrido na sua primeira metade e gélido na segunda.

 

Isso é muito importante: Podemos ter 32°C em uma semana e 0°C na outra, compensando. Logo, também concordo que as médias não podem ser levadas ao extremo. Exatamente, por causa dos extremos. Basta pegarmos os dados do passado e graficarmos, veremos que 1975 e outros tiveram calor no miolo de meses onde o extremo de frio se fez presente. Não é uma ou duas semanas de calor(que já virando até mais hoje em agosto...)que farão mudar o ritmo do clima.

 

 

Mafili

Gamboa o inverno JJA de 1996 em POA foi mais "frio" que JJA de de 1955.

 

Aliás, JJA de 1996 (ONI) NEUTRO...como....JJA (ONI) NEUTRO.

 

Isso para POA

 

Minha torcida é para que a anomalia de agosto fique abaixo de 18,3ºC simplesmente para não desbancar a quente lA Niña de 1971.

 

Referi-me que até ocorrer o grande frio de 1955, anos anteriores não tiveram tamanha magnitude.

Link to comment
Share on other sites

Se isso se confirmar, será a maior ASAS da história ! :laugh:

 

E acho que já dá pra colocar Agosto no bolso por aqui, no sentido de que

terminará abaixo da média. Com isso, o inverno climático (Maio a

Setembro) continua com chances de terminar dentro da média.

 

ASAS fizeram o frio do sul voar para o sudeste :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Estamos nos encaminhando para um dos agostos mais quentes registrados até hoje no RGS. Anomalias entre +3 e +4. Impressionante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estamos vivenciando um acontecimento histórico.

 

exatamente.

 

situação atual foi vivenciada em 2001 e nos anos 50.

Se forem mais dias de temp alta, a média ficará lá encima e passaremos, quiçá, os acontecimentos do século. O que poderá inibir um pouco isso é o resfriamento noturno, que puxará a média para baixo.

Link to comment
Share on other sites

Loucura ! Insano ! Surreal ! Quase 1050 hPa no Atlântico Sul !

 

197f6f.jpg

 

 

As linhas de pressão deste GIGANTESCO sistema de alta atingem Porto Alegre, Brasília, chega a Natal no RN e avança pelo Atlântico, quase alcançando as costas da Libéria e da Costa do Marfim da África Equatorial.

 

Se a pressão cair muito no Norte da Argentina, vai ter área das costas uruguaia, argentina e do Sul do Brasil levantando voo.

 

Que inveja da africa do sul :cray:

Link to comment
Share on other sites

Loucura ! Insano ! Surreal ! Quase 1050 hPa no Atlântico Sul !

 

197f6f.jpg

 

 

As linhas de pressão deste GIGANTESCO sistema de alta atingem Porto Alegre, Brasília, chega a Natal no RN e avança pelo Atlântico, quase alcançando as costas da Libéria e da Costa do Marfim da África Equatorial.

 

Se a pressão cair muito no Norte da Argentina, vai ter área das costas uruguaia, argentina e do Sul do Brasil levantando voo.

 

Seria algum frio a caminho para nós aqui no RS? Porque pelo GLOBAL parece mais um gráfico de uma cidade do "Nordeste" do Brasil, indicando calor até pelo menos o final do mês. Quando teríamos alguma chance de frio por aqui?

Link to comment
Share on other sites

 

Isso é muito importante: Podemos ter 32°C em uma semana e 0°C na outra, compensando. Logo, também concordo que as médias não podem ser levadas ao extremo. Exatamente, por causa dos extremos. Basta pegarmos os dados do passado e graficarmos, veremos que 1975 e outros tiveram calor no miolo de meses onde o extremo de frio se fez presente. Não é uma ou duas semanas de calor(que já virando até mais hoje em agosto...)que farão mudar o ritmo do clima.

 

 

Mafili

Gamboa o inverno JJA de 1996 em POA foi mais "frio" que JJA de de 1955.

 

Aliás, JJA de 1996 (ONI) NEUTRO...como....2001...JJA (ONI) NEUTRO.

 

Isso para POA

 

Gamboa, é comum ouvir esse tipo de coisa "a média esconde...."

 

A média é um número destinado a representar um conjunto de dados. E quanto maior o número de medições no conjunto (teoria dos grandes números) mais representativa ela é. A média precisa de outros componentes para faze-la robusta o primeiro passo é o desvio padrão.

Algumas ferramentas deverão ser utilizadas para saber se o conjunto de dados obedece uma distribuição normal.

 

Sendo assim foram tabulados os dados de POA (1950/2011) sendo anos faltantes 50, 54 e 94 (Alexandre, arrume esses dados por favor).

 

Chego a conclusão que a distribuição da temperatura média obedece a uma distribuição normal ( os dados de curtose foram calculados também)

 

Para os 59 anos disponíveis tenho uma média de 14,7ºC e um desvio padrão de 0,90ºC.

 

Com esses dados e de posse da tabela 1. É simples chegar a conclusão que no universo de 59 anos teríamos 9,4 anos com Temperatura média acima de 15,6ºC no trimestre JJA [ a continha: (1-0,6826)/2*59 = 9,4 anos.

 

Tabela 1:

68,26% => 1 desvio

95,44% => 2 desvios

99,73% => 3 desvios

 

Para os esperados 9,4 anos (cuidado com arredondamento aqui....são nove anos mais um pedaço, portanto 10 anos).

Volto ao ranking e qual não é a minha não surpresa que encontro 10 anos com temperaturas superiores aos 15,6ºC.

E quais são os dez anos mais quentes? os listados abaixo.... todos com média superior a aos 15,6 propostos.

Como curiosidade 7 anos neutros, 2 El Niño e 1 La Niña.

 

1977 15,7 NEUTRO

1986 15,7 NEUTRO

1971 15,8 LA

1972 15,9 EL

1995 15,9 NEUTRO

2006 15,9 NEUTRO

1958 16,1 EL

1961 16,1 NEUTRO

2001 16,6 NEUTRO

2005 16,7 NEUTRO

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Este agosto ainda perde para o de 2001 em anomalia positiva em várias estações do RS, mas está muito perto. Só 2001 teve coisa igual nos últimos 60 anos. E o que aconteceu em setembro de 2001?

 

Belo cenário em 16/09/2001 - se nota um potente anticiclone continental e uma área de baixa avançando sobre a costa do RS, característico de oclusão da frente com a formação de um vórtice ciclônico.

 

2001.png

Link to comment
Share on other sites

Este agosto ainda perde para o de 2001 em anomalia positiva em várias estações do RS, mas está muito perto. Só 2001 teve coisa igual nos últimos 60 anos. E o que aconteceu em setembro de 2001?

 

Belo cenário em 16/09/2001 - se nota um potente anticiclone continental e uma área de baixa avançando sobre a costa do RS, característico de oclusão da frente com a formação de um vórtice ciclônico.

 

http://img.photobucket.com/albums/v444/galow26/2001.png

 

Quente, Salvo engano.

 

34rt4z7.png

Link to comment
Share on other sites

 

 

Com esses dados e de posse da tabela 1. É simples chegar a conclusão que no universo de 59 anos teríamos 9,4 anos com Temperatura média acima de 15,6ºC no trimestre JJA [ a continha: (1-0,6826)/2*59 = 9,4 anos.

 

Tabela 1:

68,26% => 1 desvio

95,44% => 2 desvios

99,73% => 3 desvios

 

Para os esperados 9,4 anos (cuidado com arredondamento aqui....são nove anos mais um pedaço, portanto 10 anos).

Volto ao ranking e qual não é a minha não surpresa que encontro 10 anos com temperaturas superiores aos 15,6ºC.

E quais são os dez anos mais quentes? os listados abaixo.... todos com média superior a aos 15,6 propostos.

Como curiosidade 7 anos neutros, 2 El Niño e 1 La Niña.

 

1977 15,7 NEUTRO

1986 15,7 NEUTRO

1971 15,8 LA

1972 15,9 EL

1995 15,9 NEUTRO

2006 15,9 NEUTRO

1958 16,1 EL

1961 16,1 NEUTRO

2001 16,6 NEUTRO

2005 16,7 NEUTRO

 

Abraços

 

Curvo-me aos números, embora, como engenheiro, eles já aprontaram cada uma....

Acredito que o raciocínio do Alexandre é o de que há fatores que ficam restritos e escondidos quando se leva em conta somente a média. Temos que levar em conta outros fatores, também. Estás levando, o ENSO. Creio que também teríamos que considerar o período de insolação. Que, aliás, no trabalho sobre Recursos Hídricos, que postei aqui, diminuiu no RS. Isso se deve à maior quantidade de nebulosidade presente, inibindo. Logo, outros fatores há, globais. Não somente El, LA e neutro.

Mas, com isso, não estou desconsiderando tuas médias e teu raciocínio, são válidos e verídicos, servem para parâmetros, com certeza!

Só que é comum ocorrer 32°C em agosto e no outro dia 5. E então vem a qualificação de que aqui é frio, quando, NÃO É.

Isso já foi dito lá atrás, pelo Prof Coussirat de Araújo, que gosto muito de citar por ter sido um pioneiro no RS e no Brasil, nos estudos do clima.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Com esses dados e de posse da tabela 1. É simples chegar a conclusão que no universo de 59 anos teríamos 9,4 anos com Temperatura média acima de 15,6ºC no trimestre JJA [ a continha: (1-0,6826)/2*59 = 9,4 anos.

 

Tabela 1:

68,26% => 1 desvio

95,44% => 2 desvios

99,73% => 3 desvios

 

Para os esperados 9,4 anos (cuidado com arredondamento aqui....são nove anos mais um pedaço, portanto 10 anos).

Volto ao ranking e qual não é a minha não surpresa que encontro 10 anos com temperaturas superiores aos 15,6ºC.

E quais são os dez anos mais quentes? os listados abaixo.... todos com média superior a aos 15,6 propostos.

Como curiosidade 7 anos neutros, 2 El Niño e 1 La Niña.

 

1977 15,7 NEUTRO

1986 15,7 NEUTRO

1971 15,8 LA

1972 15,9 EL

1995 15,9 NEUTRO

2006 15,9 NEUTRO

1958 16,1 EL

1961 16,1 NEUTRO

2001 16,6 NEUTRO

2005 16,7 NEUTRO

 

Abraços

 

Curvo-me aos números, embora, como engenheiro, eles já aprontaram cada uma....

Acredito que o raciocínio do Alexandre é o de que há fatores que ficam restritos e escondidos quando se leva em conta somente a média. Temos que levar em conta outros fatores, também. Estás levando, o ENSO. Creio que também teríamos que considerar o período de insolação. Que, aliás, no trabalho sobre Recursos Hídricos, que postei aqui, diminuiu no RS. Isso se deve à maior quantidade de nebulosidade presente, inibindo. Logo, outros fatores há, globais. Não somente El, LA e neutro.

Mas, com isso, não estou desconsiderando tuas médias e teu raciocínio, são válidos e verídicos, servem para parâmetros, com certeza!

Só que é comum ocorrer 32°C em agosto e no outro dia 5. E então vem a qualificação de que aqui é frio, quando, NÃO É.

Isso já foi dito lá atrás, pelo Prof Coussirat de Araújo, que gosto muito de citar por ter sido um pioneiro no RS e no Brasil, nos estudos do clima.

Link to comment
Share on other sites

Todos estão comparando com 2001. Não venho qualquer vendo similaridade com 2005.

pegando o gancho do Mafili:

 

1977 15,7 NEUTRO

1986 15,7 NEUTRO

1971 15,8 LA

1972 15,9 EL

1995 15,9 NEUTRO

2006 15,9 NEUTRO

1958 16,1 EL

1961 16,1 NEUTRO

2001 16,6 NEUTRO

2005 16,7 NEUTRO

 

destes, em quais houve frio após grande aquecimento?

 

é de se perguntar. Se tivermos um agosto quente e um setembro quente, foram pro beleléu todo o raciocínio.

E não quero agourar ninguém: a possibilidade existe de passarmos em branco. Embora a estatística diga que não.

Mas, na estatística, o 1% é uma possibilidade :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, este agosto deve ser o mais quente de que se tenha registros aqui no RS. Já vi muitas vezes calorões em agosto e alguns bem prolongados, mas este ano está demais. Um mês inteiro de agosto sem um friozinho sequer, é um pouco "bizarro" para nós gaúchos.

Vamos aguardar fechar o mês, mas tem tudo para ser histórico em termos de calor.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, este agosto deve ser o mais quente de que se tenha registros aqui no RS. Já vi muitas vezes calorões em agosto e alguns bem prolongados, mas este ano está demais. Um mês inteiro de agosto sem um friozinho sequer, é um pouco "bizarro" para nós gaúchos.

Vamos aguardar fechar o mês, mas tem tudo para ser histórico em termos de calor.

Abraços!

 

Médias de invernos mais quentes do passado:

 

1914-JJA- 16,5°C

média da mínima 12.1°C

 

1922-JJA- 16°C

média da mínima 11.8°C

 

média das temperaturas em Porto Alegre de 1910 -1942

mes de agosto 14.9°C

 

média das temp mais altas

19.9 de 1910-1942

 

temp máxima absoluta de agosto período 1910-1942

33.3°C em agosto- ano de 1931

 

Dados do Livro: Contribuição ao Estudo do Clima no Rio Grande do Sul, ano 1950-autor: Floriano Peixoto Machado

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, este agosto deve ser o mais quente de que se tenha registros aqui no RS. Já vi muitas vezes calorões em agosto e alguns bem prolongados, mas este ano está demais. Um mês inteiro de agosto sem um friozinho sequer, é um pouco "bizarro" para nós gaúchos.

Vamos aguardar fechar o mês, mas tem tudo para ser histórico em termos de calor.

Abraços!

 

Médias de invernos mais quentes do passado:

 

1914-JJA- 16,5°C

média da mínima 12.1°C

 

1922-JJA- 16°C

média da mínima 11.8°C

 

média das temperaturas em Porto Alegre de 1910 -1942

mes de agosto 14.9°C

 

média das temp mais altas

19.9 de 1910-1942

 

temp máxima absoluta de agosto período 1910-1942

33.3°C em agosto- ano de 1931

 

Dados do Livro: Contribuição ao Estudo do Clima no Rio Grande do Sul, ano 1950-autor: Floriano Peixoto Machado

 

Obrigado pelos dados, amigo!

Gostei muito de saber.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

João, ná dá quote tão grande. Edita ele para diminuir ou nem dá, dependendo da necessidade. No caso, para agradecer os dados, nem precisava. O quote tem função essencial, em regra, de usar o argumento postado para oferecer a réplica. O uso mais racional do quote por todos tornará a leitura mais agradável pelo grupo. Como os moderadores não dão nenhuma orientação, alguém tem que dar. #momentoporradinha

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje está complicado para um baziano: faz 29,7° com 47%, sendo que bati 30,5° a pouco. É o local mais quente do RS no momento, mais do que Santa Maria. Passar calor no meio de agosto no RS é o fim da picada. Tudo o que eu não quero para 2012 é a repetição do padrão que se manteve do final de janeiro ao final de maio desse ano. A mínima foi de 17,5°.

 

Em Santa Maria o vento N sopra com rajadas de 51 km/h e faz 28,0°. Delícia!! Em comparação Floripa não passou dos 20,2° na última hora. Em dias de calor fora de época o litoral torna-se um refresco, literalmente.

 

No Forte de Copacabana, no Rio, bateu apenas 23,5°. Vamos para lá!

Link to comment
Share on other sites

HÁ VÁRIOS TRENS SE APROXIMANDO DA GENTE, PODERÃO TER PARADAS BEM NA HORA ERRADA, A PRIMEIRA ALÍ ENTRE 2/5 DE SETEMBRO. PADRÃO USA CHEGANDO A PLENO VAPOR!!! E PREJÚ A CAMINHO TAMBÉM.

 

Acreditando na perspectiva do CFS, Ronaldo?

 

CapturadeTela2012-08-15s142447.png

 

Será que dá pra confiar depois dos erros grosseiros para agosto?

Link to comment
Share on other sites

João, ná dá quote tão grande. Edita ele para diminuir ou nem dá, dependendo da necessidade. No caso, para agradecer os dados, nem precisava. O quote tem função essencial, em regra, de usar o argumento postado para oferecer a réplica. O uso mais racional do quote por todos tornará a leitura mais agradável pelo grupo. Como os moderadores não dão nenhuma orientação, alguém tem que dar. #momentoporradinha

 

Ok, Alexandre. No entanto, não sou o único que faz isso... Vejo um monte o pessoal usar o "quote", mesmo que seja grande. Embora pessoalmente não veja inconveniente e problema algum nisso (a mim ao menos não incomoda nem um pouco...), vou tentar não fazer de novo, para não causar polêmicas nem "prejudicar" os demais do fórum.

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje está complicado para um baziano: faz 29,7° com 47%, sendo que bati 30,5° a pouco. É o local mais quente do RS no momento, mais do que Santa Maria. Passar calor no meio de agosto no RS é o fim da picada.

 

E o complicado é que os modelos ainda estão divergentes. O GFS coloca um cenário interessante na semana que vem, com a aproximação de

um poderoso anticiclone pelo pacífico. Já o europeu mantém o marasmo de agora. E agora ?

Link to comment
Share on other sites

Outra dica, além do uso racional e moderado do quote (que não falei apenas para o João, mas pra todos), é se evitar escrever tudo em caixa alta (maiúsculo). Alô Coutinho !! Tem um texto no blog de tecnologia do Estadão:

 

http://linkestadao.tumblr.com/post/29432532415/a-historia-da-caps-lock

 

Estudo mostrou que letras grandes são mais difíceis de ler, especialmente em textos longos, do que as minúsculas.

Link to comment
Share on other sites

HÁ VÁRIOS TRENS SE APROXIMANDO DA GENTE, PODERÃO TER PARADAS BEM NA HORA ERRADA, A PRIMEIRA ALÍ ENTRE 2/5 DE SETEMBRO. PADRÃO USA CHEGANDO A PLENO VAPOR!!! E PREJÚ A CAMINHO TAMBÉM.

 

Acreditando na perspectiva do CFS, Ronaldo?

Será que dá pra confiar depois dos erros grosseiros para agosto?

 

Caio, você que por hábito pontua erros de modelos e outros, por gentileza:

 

Quem acertou as previsões para agosto???? (feitas até a primeira semana de maio)

Link to comment
Share on other sites

quote="Alexandre Aguiar"]Mafili está analisando ENSO predominante no trimestre JJA. Eu faria o mesmo exercício com os anos que ele citou com a condição predominante no primeiro semestre e no segundo semestre. A ver os resultados.

 

Alexandre, Vai demandar algum tempo para organizar.

 

Agora é uma conversa informal. Como demonstração de boa vontade de ambas as partes e aproveitando o "vindo de...indo para" do Caio.

 

E também você não tem JJA de 50,54 e 94

 

Ele pode aproveitar as correlações Niño 1+2 nos testes dele.

 

Pode parecer brincadeira mas o Alexandre sabe que é sério.

 

Deu para fazer as correlações com dois lags +6 meses e -6 meses.

 

(lag positive: PORTO ALEGRE lagging index)

 

SOI Aug 6 0.126

NINO12 Aug 6 -0.064

NINO3 Aug 6 -0.180

NINO4 Aug 6 -0.064

NINO3.4 Aug 6 -0.168

NAO Aug 6 0.075

 

SOI Sep 6 0.159

NINO12 Sep 6 -0.378

NINO3 Sep 6 -0.251

NINO4 Sep 6 -0.165

NINO3.4 Sep 6 -0.234

NAO Sep 6 0.066

 

SOI Aug -6 -0.294

NINO12 Aug -6 0.246

NINO3 Aug -6 0.250

NINO4 Aug -6 0.243

NINO3.4 Aug -6 0.272

NAO Aug -6 0.065

 

SOI Sep -6 -0.023

NINO12 Sep -6 0.131

NINO3 Sep -6 0.145

NINO4 Sep -6 -0.030

NINO3.4 Sep -6 0.100

NAO Sep -6 -0.057

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.