Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Olhando a 18Z percebe-se que o GFS também coloca o ciclone proposto pelo Europeu, só que com 30 horas de atraso, sem mais qualquer frio significativo para ser puxado. A diferença de frio está por conta do momento de formação da segunda baixa: no Europeu em 140 horas e no GFS em 168 horas! :russian:

 

Precisamos de mias 24 horas para saber quem será o vencedor. Para mim, resposta só na daqui a 3 rodadas... (menos de 120 horas do evento do Europeu)!

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias Rio Branco tem sido afetada por intensos temporais. Sábado no fim da tarde, um temporal com duração de 2 horas foi responsável por trazer o caos em muitos bairros, com casas destelhadas, ruas alagadas, árvores arrancadas e mais de 64mm de chuva.

 

Hoje voltou a dar um temporal em boa parte de Rio Branco. Segundo algumas informações, as rajadas chegaram aos 80km/h o que fez árvores serem arrancadas, postes caídos no bairro estação e casas destelhadas no Bairro Tropical. A seca já era aqui em Rio Branco. Tem chovido praticamente todos os dias, e não é pouco não, essa chuva de hoje foi forte também, porém durou menos de 1 hora. Só na de hoje já deve ter caído pelo menos uns 35/40mm. Com isso, o índice de chuvas esse mês, famoso por ser um dos mais secos, já deve ter ultrapassado os 100mm seguramente.

 

Enquanto isso, São Paulo hoje teve umidade desértica de apenas 9%. Eu fiquei impressionado, porém aqui mesmo em Rio Branco a umidade já atingiu 11% alguns anos atrás, em plena Amazônia. Aliás, hoje no Amazonas a cidade de Apuí teve apenas 14% de umidade, muito baixo também.

Link to comment
Share on other sites

A METSUL coloca no Correio do Povo hoje que "pela segunda vez vai fazer frio em agosto". Sinceramente, não lembro desta "primeira vez" em agosto. Pra mim o mês foi todo quente e bizarro. Que massa polar foi esta dia 06/08 a que se referem? Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Anota aí mais uma boa mínima para este mês de Agosto: Amanhecemos com 11,2ºC :clapping: :good:

 

Agosto está sendo o mês mais frio do ano aqui em Minas até o momento. Bizarrice total constatar isso,

enquanto 80% do BAZ está reclamando.

11°? O que é isso? A última vez que tive 11° foi no dia 7!! Hoje tive mínima de 19,1°!! É o oitavo dia em que não baixo dos 17°. Absolutamente horroroso!!

 

Como disse noutras mensagens, acabou meu bom humor com esse calor. Cada vez que saio de casa é uma sensação desagradável. Esse ano foi o ano que mais sofri com esse desconforto, e agora ele volta depois de apenas dois meses de frio.

 

Hoje a coisa será feia. Talvez seja o dia mais quente do inverno. Já estou com 26,1° e 63%. Além de MUITO quente para o horário está úmido!!!! :rtfm:

 

Abraços lastimáveis!

Link to comment
Share on other sites

A METSUL coloca no Correio do Povo hoje que "pela segunda vez vai fazer frio em agosto". Sinceramente, não lembro desta "primeira vez" em agosto. Pra mim o mês foi todo quente e bizarro. Que massa polar foi esta dia 06/08 a que se referem? Abraços.

A previsão da MetSul é simplesmente LINDA!!!! :mosking: :good2: Dá variação de 11° a 17° no sábado, quando começa a chover. Depois fecha o tempo e sempre entre 7° e 16° pelo menos até 3ª-feira! O inverno estará de volta!! :good2:

 

Fez um friozinho nos primeiros dias do mês, entre os dias 5 e 7. Meus dados:

 

5 - 10,3°/16,1°

6 - 8,5°/19,0°

7 - 11,0°/22,3°

 

A mínima do dia 6 foi a única abaixo dos 10° até o momento. Ao contrário de julho, quando tive 18 mínimas nessas faixa além de 6 entre 10° e 11°.

 

Agora com 26,5°. Hoje vamos sofrer!!

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

O Europeu 0Z insiste na Baixa se formando em frente ao RS em 126 horas e trazendo chance de neve para as Serras Gaúcha e Catarinense. O GFS 0Z insiste na mesma baixa se formando apenas 36 horas depois e não sendo capaz de puxar mais frio significativo, a esta altura a caminho da AFS. Façam suas apostas! A hora da verdade de aproxima.... OS dois modelos não entram no dia de amanhã com tanta diferença! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Temos que torcer pela baixa! O ETA tirou o ciclone da costa do Sul e estabeleceu um bloqueio, mesmo com uma alta com pico de 1038 mb na Patagônia, depois esparramando-a para a costa argentina. E com muita chuva no RS e SC, particularmente no leste desses dois estados.

 

Por aqui o terror está com tudo!! Faz 29,8° com 52%! Horror!

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, Obrigado. Vamos tentando fazer algo de útil.

É claro que não existe uma única resposta para a pergunta, mas na sua opinião, esse comportamento dos últimos 30 anos seria em decorrência do que?

Temperatura mais alta dos oceanos comparada aos 30 anos anteriores(1947-1977), ou a própria temperatura global mais alta nos últimos 30 anos?

Sds.

 

A resposta passa por duas condições que infelizmente são àquelas para as quais o conjunto de dados incompleto e falho.

 

- A temperatura dos oceanos principalmente de 0-800 metros. para se ter idéia um aquecimento de 1ºC NOS primeiros 1,5 metros é energia suficiente para aquecer a atmosfera em 10ºC.

 

A medida do conteúdo energético dos oceanos (OHC) tem aumentado sistematicamente nos últimos 30 anos. Lembre-se dados, digamos, com falhas gigantescas de cobertura.

 

Assim o planeta resfria em El NIÑO e aquece em LA NIÑA. O que vem acontecendo o planeta tem aquecido em La Niña e não te resfriado em El NIÑO.

 

2- A cobertura planetária de nuvens. Não a precipitação apenas a distribuição da cobertura de nuvens o que não muda o allbedo total do planeta., porém pode modular o fluxo de energia da superfície para o espaço (esse tema também é controverso é se existir, o posite (negative) water vapor feedback.

 

E cobertura global de todos os tipos de nuvens é um projeto ambicioso tecnicamente e financeiramente.

 

Conclusão: Não há resposta conclusiva. A tendência atual é plana.

 

Abraços:

 

PS: Conhecemos pouco ou quase nada sobre as correntes oceânicas.

Link to comment
Share on other sites

Calor histórico heim Marcos. Mas pense que poderia ser pior: Imagine em Julho quente como 2002 ou 2005. Acho que

o inverno destes dois anos citados for pior que o de 2012, hehehe.

 

Agora estamos com 22 graus, tempo seco e MUITO SOL. Amanhã será mais um dia de mínima excelente !

 

PS: Darei uma notícia BOA em BREVE.

Link to comment
Share on other sites

Calor histórico heim Marcos. Mas pense que poderia ser pior: Imagine em Julho quente como 2002 ou 2005. Acho que

o inverno destes dois anos citados for pior que o de 2012, hehehe.

 

Agora estamos com 22 graus, tempo seco e MUITO SOL. Amanhã será mais um dia de mínima excelente !

 

PS: Darei uma notícia BOA em BREVE.

Sim, é vero!! Ao menos tivemos junho e julho decentes. Julho em especial. Mas é o que sempre se diz no BAZ (ainda que as palavras às vezes nos façam esquecer), o inverno não acabou.

 

Aqui já temos o dia mais quente do inverno!! Tenho 31,7° com 49%!! Além de estar MUITO quente, ainda por cima está úmido!!! :negative: :negative: :negative: A sensação térmica está em 33,6°!!

 

Abraços lastimáveis!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, é realmente estarrecedor o que estamos presenciando. Porto Alegre, talvez, tenha um 1 inverno a cada 50 anos com padrão com influências tropicais e estamos presenciando isso! O que entendo como regime tropical? Ter o final do inverno astronômico com muito calor e os meses subsequentes (setembro e outubro) mais frescos que agosto. Isso é algo bastante tradicional nos trópicos. Jamais havia presenciado isso. Estamos vendo a história.

 

Aqui em Ctba está igualmente quente, embora a UR esteja bastante baixa. Não olhei a tempertaura, mas imagino que aqui no centro esteja uns 28C e a UR entre 30% e 40%. A vantagem é que aqui o anoitecer e o amanhecer são sempre frescos.

 

Abs!!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, é realmente estarrecedor o que estamos presenciando. Porto Alegre, talvez, tenha um 1 inverno a cada 50 anos com padrão com influências tropicais e estamos presenciando isso! O que entendo como regime tropical? Ter o final do inverno astronômico com muito calor e os meses subsequentes (setembro e outubro) mais frescos que agosto. Isso é algo bastante tradicional nos trópicos. Jamais havia presenciado isso. Estamos vendo a história.

 

Aqui em Ctba está igualmente quente, embora a UR esteja bastante baixa. Não olhei a tempertaura, mas imagino que aqui no centro esteja uns 28C e a UR entre 30% e 40%. A vantagem é que aqui o anoitecer e o amanhecer são sempre frescos.

 

Abs!!

 

Mas até ontem não havia passado de 23oC/24oC no aero durante o veranicão... Desde ontem as máximas destrambelharam... Aliás, ontem à noite estava apenas fresco. Nos dias anteriores já estava pelo menos 15oC no aero ás 19:00, contra os 17oC de ontem. Os dois últimos dias têm sido de verão (Curitibano, é lógico!) aqui também! A lua de mel de Curitiba com o ASAS acabou!!!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, é realmente estarrecedor o que estamos presenciando. Porto Alegre, talvez, tenha um 1 inverno a cada 50 anos com padrão com influências tropicais e estamos presenciando isso! O que entendo como regime tropical? Ter o final do inverno astronômico com muito calor e os meses subsequentes (setembro e outubro) mais frescos que agosto. Isso é algo bastante tradicional nos trópicos. Jamais havia presenciado isso. Estamos vendo a história.

 

Aqui em Ctba está igualmente quente, embora a UR esteja bastante baixa. Não olhei a tempertaura, mas imagino que aqui no centro esteja uns 28C e a UR entre 30% e 40%. A vantagem é que aqui o anoitecer e o amanhecer são sempre frescos.

 

Abs!!

 

Não querendo ser repetitivo Bruno, mas... CHEGA DE CALOR! PQP um padrão desses em agosto é estarrecedor. Dias e dias seguidos de calor, sem fazer frio nem à noite, dormindo somente com um lençol, sem nem um edredom fininho... Absurdo demais. Ao menos domingo parece que sentiremos frio, por causa do vento sul e chuva. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, discordo em partes para POA. Junho foi bom e julho excelente.

 

Agosto foi agosto de 2012. Com enormes possibilidades de ser o agosto mais quente desde o início das medições em 1913 (acho, bela manchete).

 

Além do comentário recente comentário do Ronaldo. Eu gostaria de acrescentar das incursões de ar com origem polar em agosto de 2012. Porto Alegre só "aproveitou" a pré-frontal. Nesse entendimento (discutível) não vejo a princípio uma influência tropical. (evidente que o jacto subtropical foi deslocado ao sul um movimento natural dado que o jacto polar nas nossas longitudes está confinado ao extremo sul do continente)>

 

======================

 

Para POA e somente POA

 

Setembro: Meus indicativos dizem quente 0,2ºC acima da média.

 

Abaixo da média 0,2ºC ou mais somente se a AAO se mudar para uma fase consistentemente negativa.

 

Resumindo setembro vai depender da AAO. (logo não é definitivo)

 

Palpite: algumas fichas mais 2 centavos no QUENTE para setembro/2012. em POA.

Link to comment
Share on other sites

O que entendo como regime tropical? Ter o final do inverno astronômico com muito calor e os meses subsequentes (setembro e outubro) mais frescos que agosto. Isso é algo bastante tradicional nos trópicos.

 

Realmente isso é bem comum de acontecer aqui em Juiz de Fora por exemplo. Aliás, PASME, em 2011 o mês de NOVEMBRO foi mais frio que AGOSTO :laugh: . O mês de Setembro é praticamente uma continuação do regime térmico de Agosto por aqui, pois a média do mês sobe apenas três décimos. Quando o inverno climático termina cedo, significa que Setembro teve anomalia positiva grande, mas geralmente isso acontece no final do mês. Creio que será o caso deste ano, já que o Ronaldo está nos avisando sobre ondas de frio fortes em Setembro.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, é realmente estarrecedor o que estamos presenciando. Porto Alegre, talvez, tenha um 1 inverno a cada 50 anos com padrão com influências tropicais e estamos presenciando isso! O que entendo como regime tropical? Ter o final do inverno astronômico com muito calor e os meses subsequentes (setembro e outubro) mais frescos que agosto. Isso é algo bastante tradicional nos trópicos. Jamais havia presenciado isso. Estamos vendo a história.

 

Aqui em Ctba está igualmente quente, embora a UR esteja bastante baixa. Não olhei a tempertaura, mas imagino que aqui no centro esteja uns 28C e a UR entre 30% e 40%. A vantagem é que aqui o anoitecer e o amanhecer são sempre frescos.

 

Abs!!

 

Não querendo ser repetitivo Bruno, mas... CHEGA DE CALOR! PQP um padrão desses em agosto é estarrecedor. Dias e dias seguidos de calor, sem fazer frio nem à noite, dormindo somente com um lençol, sem nem um edredom fininho... Absurdo demais. Ao menos domingo parece que sentiremos frio, por causa do vento sul e chuva. Abraços!

Concordo, Bruno. É isso mesmo. Estamos como o Brasil Central, mas em Goiânia, e não Brasília!!!

 

Deprimente a situação. Absolutamente deprimente. Máxima de 32,6°!!! Pelo meu dado certamente houve locais na cidade que bateu 34°!!

 

Como comentei, nessa semana acabou meu desprezo pelo agosto quente, onde já não tinha esperanças de um frio tão cedo, e comecei a ficar de mau humor só de colocar os pés na rua. Saí de casa início da tarde (delícia) e cheguei ao destino 25 minutos depois naquele estado agradável que todos sabem. Já disse e repito: em dias de calor é bom sair de carro com ar-condicionado. Até na chuva saio a pé com alegria. No calor não. Não tem como. Ainda mais em AGOSTO!!!!

 

Agora já não temos sol e ainda faz 28,6° com 52%!! Estou contando os minutos para chegar a chuva no sábado!

 

Abraços deprimentes!

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z não arreda pé da baixa em 114 horas em frente ao RS e da chance de neve nas Serras em ... Temperatura negativa em 850 hpa iria até a latitude 27,8 pelo interior do Planalto Sul (Latitude de Floripa mas sem pegar o litoral e a Borda da Serra.). Veremos o que o nosso amigo GFS nos conta na 18Z e, pirncipalmente na 0Z. Mas o fato é que 120 horas ainda tá num horizonte no qual o GFS costuma variar MUUUUUUITO!!!!

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z não arreda pé da baixa em 114 horas em frente ao RS e da chance de neve nas Serras em ... Temperatura negativa em 850 hpa iria até a latitude 27,8 pelo interior do Planalto Sul (Latitude de Floripa mas sem pegar o litoral e a Borda da Serra.). Veremos o que o nosso amigo GFS nos conta na 18Z e, pirncipalmente na 0Z. Mas o fato é que 120 horas ainda tá num horizonte no qual o GFS costuma variar MUUUUUUITO!!!!

 

Zé, o GFS vai mudar em cima da hora. Europeu é melhor que o GFS no médio prazo e ele já aponta a tendência de frio intenso há dias.

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z não arreda pé da baixa em 114 horas em frente ao RS e da chance de neve nas Serras em ... Temperatura negativa em 850 hpa iria até a latitude 27,8 pelo interior do Planalto Sul (Latitude de Floripa mas sem pegar o litoral e a Borda da Serra.). Veremos o que o nosso amigo GFS nos conta na 18Z e, pirncipalmente na 0Z. Mas o fato é que 120 horas ainda tá num horizonte no qual o GFS costuma variar MUUUUUUITO!!!!

 

Ebaa, vai nevar pra nós também?! Brincadeirinha... :laugh: :laugh: :laugh:

De qualquer forma espero que de uma bela esfriada aqui!! :D

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 35°C em Campo Bom é a mais elevada do inverno no Estado

Em Porto Alegre, a máxima chegou a 33,9°C, a mais alta desde o verão :heat:

 

Foi um dia abrasador. A temperatura de 35°C registrada na tarde desta quarta-feira em Campo Bom, no Vale dos Sinos, foi a mais alta do inverno. Desde os 36,6°C observados no dia 4 de abril, em São Gabriel, não fazia tanto calor no Rio Grande do Sul.

 

Em Porto Alegre, a máxima de 33,9°C foi ainda mais impressionante. Foi a mais elevada desde os 35,9°C do dia 13 de março, ainda em pleno verão — ou seja, durante todo o outono não foi tão quente na Capital.

 

O calor é forte em praticamente todo o Estado. Até as 15h, a temperatura já havia passado dos 30°C em Camaquã (30,1°C), São Luiz Gonzaga (30,6°C), São Gabriel (30,6°C), Uruguaiana (30,7°C), Santa Rosa (31,1°C), Alegrete (31,3°C), Santa Maria (31,7°C) e Santa Borja (31,8°C).

 

Zero Hora

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, Obrigado. Vamos tentando fazer algo de útil.

 

Assim o planeta resfria em El NIÑO e aquece em LA NIÑA. O que vem acontecendo o planeta tem aquecido em La Niña e não te resfriado em El NIÑO.

 

 

Conclusão: Não há resposta conclusiva. A tendência atual é plana.

 

 

Mafili, esse seu estudo corrobora com o aquecimento global?

 

Não se trata de ser a favor ou contra o GW. Trata-se de uma evidência constatada.

sendo um estudo de quem tem um conhecimento científico.

Particularmente, sempre tenho contestado o GW. No entanto, esse aquecimento ocorrido agora em agosto, deu-me um "gelo" nas opiniões que tenho.

Sou perfeitamente convencido se há provas.

Contesto até o mais sábios se as opíniões forem frágeis. Se eu tiver conhecimento do assunto, é claro!

 

pergunta direta: haverá reversão dessa circunstância atual?

 

ora, se aquece em El Nino e La Nina, o que esperaremos???

Link to comment
Share on other sites

Comprei ! 6250M Metric Vantage Vue Wireless Weather Station com WeatherLink IP !!!

 

Valeu a pena juntar dinheiro na poupança por alguns muitos meses :laugh: :laugh:

 

Enfim Juiz de Fora ganhará uma estação que representa o clima da cidade. :good2:

 

:clapping: parabens renan!

6250m de distancia o wireless é isso?

Por que decidiu pegar com wireless? vai colocar em um local um pouco mais distante?

Poe logo no wunderground! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pela aquisição, Renan!!! Vou comprar uma Davis no dia que minha estação pifar!! Tenho ela desde jun/2007, comprada no Michigan (EUA) por um viajante chamado Torales, hehe.

 

Aqui uma noite de verão. Faz 23,8° com 62%. Estou contando as horas para vir o frio e a chuva de sábado!

 

Abraços da Davis!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, he he, senso comum total. Agora a noite após um estudo bíblico, conversava com um senhor pecuarista a respeito do tempo, da falta de chuva, e afins, e ele decretou: se chover na lua nova de setembro... o verão será chuvoso. Interessante a tranqüilidade e firmeza com que me disse isso. Mas falando de tempo, espanta o abafamento que atingiu os campos de cima da serra hoje, chegamos a 25 graus... As 7 da noite o termômetro da praça marcava simplesmente 20 graus!!! O impacto será brutal no final de semana, no entanto, já vi que para a semana que vem já começa a esquentar novamente...

Link to comment
Share on other sites

Interessante que hoje foi o dia mais seco desde 7/4. Atingi u.r. de 36%, a mesma de abril. Antes disse tive 35% em 29/3 quando houve daquele frio fora de época.

 

Até o dia 22 estou com média máxima de impressionantes 26,7°!!! Com a máxima amanhã repetindo os 32° torna-se virtualmente impossível média máxima abaixo de 20°. Teria que zerar o valor até o final do mês. A média mínima está em 15,9°. Não baixo dos 18° a uma semana.

 

Marcos, Porto Alegre terá máximas sábado e domingo até 5C mais baixas que as mínimas de quinta e sexta, hehehe.

 

Renan, congrats!

Estou louco para ver a mudança. E quero só ver a reação das pessoas. Garanto que terá gente reclamando do tempo feio no final de semana. Ai delas reclamarem na minha frente. Vai dar genocídio, hehehe. :mosking:

 

Agora uma noite de verão!! Faz 22,6° com 65%.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

1h40

 

São Paulo: 19,0

Monte Alegre do Sul: 10,2

Monte Verde: 8,6

Campos do Jordão: -0,1

Urupema: 3,8

 

Absurda a diferença entre Monte Verde e a Vila Inglesa. Certamente a estação de MV não está em uma baixada!

Absurda a diferença entre São Paulo e Monte Alegre do Sul... Monte Alegre está na mesma altitude que SP, mas é uma baixada com morros de até 1100, 1200m em todo o seu entorno.

 

É monstruosa a diferença entre São Paulo e Campos do Jordão... que impressionante... Só lembrando que São José dos Campos, aos pés de Campos do Jordão está com 17,6ºC. De SJdC até CDJ não demora nada de carro! Em menos de 1h de carro o cara sai de 18 para uma temperatura negativa... O clima de Campos é realmente impressionante!

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Parabéns Renan!

Que não dá pra dar crédito a previsão de longo prazo, isso é fato. Mas tomara que a previsão do GFS para setembro não se confirme mesmo. O friozinho que vai conseguir chegar ao Paraná no início da próxima semana seria o último suspiro do inverno...

Ontem tive URA mínima de 21%! Manhã quente, mínima de 18,3C com nuvens. Terror total!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.