Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Bom dia, amigos!

A RBS prevê para o domingo mínima de 14°c e máxima de 17°c em PORTO ALEGRE. A METSUL prevê mínima de 09°c e máxima de 14°c! (a mínima da RBS é a máxima da METSUL). Confio , claro, bem mais na METSUL.

Vamos ver quem se aproxima mais da realidade no final de semana. Hehehe. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas congratulações, amigos.

 

Agradecimento especial ao Diego e ao Bruno pelo acessoramento. :good2:

 

Agora é esperar a bendita chegar...vai demorar um tempo ainda. Enquanto isso, sigo acompanhando

as temperaturas pelo INMET mesmo. Hoje tivemos mínima de 12,7ºC.

 

Salvo engano, hoje tivemos a MENOR TEMPERATURA DO ANO em Campos do Jordão.

Link to comment
Share on other sites

Agora o Mafili vai literalmente "Ter um Filho"... :mosking:

 

 

Soja 12/13: Intensidade do El Niño definirá safra na América do Sul

 

 

As adversidades climáticas vêm comprometendo a oferta mundial de soja. Na safra 2011/12, uma severa estiagem causada pelo fenômeno climático La Niña dizimou a safra de grãos da América do Sul provocando uma expressiva baixa na produção da oleaginosa em importantes produtores mundiais, como o Brasil e a Argentina. Agora, quem sofre com o calor excessivo e a falta de chuvas é os Estados Unidos na temporada 2012/13.

 

As lavouras norte-americanas estão sendo castigadas pela pior seca da história do país e a produtividade das mesmas já está bastante comprometida. De acordo com alguns números da expedição Crop Tour Pro Farmer, a contagem de vagens da oleaginosa em importantes estados produtores está bem abaixo do registrado no ano passado. Em Indiana, por exemplo, a média de vagens caiu 9,1% e, em Nebraska, a queda foi de 30% em relação a 2011.

 

Essas quebras de safra, tanto da América do Sul quanto dos Estados Unidos, drenaram os estoques mundiais da oleaginosa e agora direcionam o mercado para preços historicamente altos. Nesta terça-feira, 21 de agosto, os preços da soja em Chicago atingiram novos recordes e a expectativa dos analistas é de que continuem subindo.

 

"O cenário é inédito devido as quebras das safras dos dois hemisférios e tem uma forte reduão de oferta em todos os grãos, todas as oleaginosas, todos os óleos comestíveis. É um cenário preocupante", diz o operador de mercado Liones Severo.

 

Diante desse quadro, os olhos do mundo se voltam agora para a nova safra da América do Sul e o tamanho real que ela terá. Alguns analistas acreditam que Brasil e Argentina produzirão volumes recorde de soja, porém, ainda não há uma definição sobre as condições climáticas que os produtores enfrentarão.

 

De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, as condições do fenômeno climático El Niño estão se modificando e que sua intensidade será mais fraca e sua duração menor, características que poderiam comprometer o bom desenvolvimento da safra sulamericana. Para o diretor do Instituto, Antônio Divino Moura, o fenômeno perderá força a partir de janeiro de 2013.

 

Como explica Severo, estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo, ainda não se recuperaram da última seca e enfrentam níveis hídricos muito baixos. Tal situação deve provocar um aumento da área gaúcha de soja em detrimento de culturas como a de arroz ou milho por conta da falta de água.

 

“Quanto à produção de soja, nós comerciais sempre adotamos o sistema de considerar que uma safra sempre tem uma porcentagem de 5 a 10% de quebra. Nos últimos 10 anos, o Brasil teve nove anos de quebra em algum lugar, só produziu bem o ano passado. Por isso, não podemos dizer que a safra será um recorde. Nós podemos dizer que vamos plantar para ter uma safra recorde, mas é muito difícil alcançar isso", analisa o operador.

 

Frente a isso, Severo espera um mercado ainda sustentado em Chicago, já que afirma que para preços altos o remédio são preços ainda mais altos, que possam racionar a demanda em tempos de uma oferta tão escassa. "Após os US$ 17,50 por bushel as cotações da soja podem tomar fôlego e alcançar o patamar de US$ 19 a US$ 20 por bushel", completa. Nesta terça-feira (21), nos portos brasileiros uma saca de soja da safra nova já era cotada a R$ 69,50, enquanto o preço para o produto disponível superava os R$ 84.

 

Sendo assim, a atuação do clima agora é o principal foco do mercado e de seus participantes. Para o analista de mercado Fernando Muraro, da AgRural, a grande preocupação agora é de que essa fraca intensidade do El Niño deixe o clima neutro, afetando a produção do Sul do Brasil em um ano em que o mundo e seus estoques necessitam da produção da América do Sul.

 

O El Niño fraco com tendência para neutro pode significar chuvas menores e temperaturas mais altas para o sul brasileiro e isso, como disse Muraro, pode significar a possibilidade de uma quebra na produção brasileira.

 

Para Steve Cachia, analista de mercado da Cerealpar, o cenário mundial não está em condições de perder mais um só grão de soja. Além disso, afirma ainda que para a recomposição necessária dos estoques só mesmo a próxima safra dos Estados Unidos.

 

Paralelamente, a demanda mundial por soja continua aquecida. Analistas de mercado afirmam ainda que, até o momento, a procura pela oleaginosa não dá sinais de desaquecimento. Os preços para seu racionamento ainda não são conhecidos e as opiniões são divergentes sobre esses patamares.

Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes

Link to comment
Share on other sites

E o Europeu abriu mão do ciclone, e o GFS vai ganhando esta batalha, infelizmente!

 

É o que eu digo: na fase em que estamos leva quem projeta menos frio ou mais calor. Recentemente em NENHUMA incursão polar deu o modelo que mostrava algo mais favorável para frio. :negative:

 

E 2012 se encaminha com tudo para ser, ao menos em Curitiba, o PIOR INVERNO desde que eu acompanho clima. Se não vier um mega frio em Setembro, este ano vai conseguir barrar 2002, 2005 e 2006, que foram até piores em MJJA, mas tiveram frio com geada em Curitiba e neve (ou quase em 2005) no mês de Setembro!!

E a julgar pelas últimas saídas do GFS, nada de geada no início de setembro! :sad:

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, esse seu estudo corrobora com o aquecimento global?

 

Não se trata de ser a favor ou contra o GW. Trata-se de uma evidência constatada.

sendo um estudo de quem tem um conhecimento científico.

Particularmente, sempre tenho contestado o GW. No entanto, esse aquecimento ocorrido agora em agosto, deu-me um "gelo" nas opiniões que tenho.

Sou perfeitamente convencido se há provas.

Contesto até o mais sábios se as opíniões forem frágeis. Se eu tiver conhecimento do assunto, é claro!

 

pergunta direta: haverá reversão dessa circunstância atual?

 

ora, se aquece em El Nino e La Nina, o que esperaremos???

 

Resposta direta: Ninguém sabe.

 

Nos últimos 160 anos o planeta aqueceu.

 

Atualmente a linda bola azul está sem uma tendência significativa. No meu entendimento devido a completa falta de conhecimento do comportamento dos oceanos não tenho a menor ideia para onde vai. Existem precedentes para os dois casos tanto aquecer quanto resfriar. ( eu prefiro o balé do vídeo)

 

Veja o mapa abaixo: A América do Sul desde 01/06 até ontem me parece abaixo da média. Considero o agosto de 2012 um extremo dentro da variabilidade regional.

 

anomaliaclimaterra.png

 

hSdlQ8x7cuk

Link to comment
Share on other sites

E o Europeu abriu mão do ciclone, e o GFS vai ganhando esta batalha, infelizmente!

 

É o que eu digo: na fase em que estamos leva quem projeta menos frio ou mais calor. Recentemente em NENHUMA incursão polar deu o modelo que mostrava algo mais favorável para frio. :negative:

 

E 2012 se encaminha com tudo para ser, ao menos em Curitiba, o PIOR INVERNO desde que eu acompanho clima. Se não vier um mega frio em Setembro, este ano vai conseguir barrar 2002, 2005 e 2006, que foram até piores em MJJA, mas tiveram frio com geada em Curitiba e neve (ou quase em 2005) no mês de Setembro!!

E a julgar pelas últimas saídas do GFS, nada de geada no início de setembro! :sad:

 

Caio, agora eu pirei!

 

Acabei de ver a 0Z do Europeu e a baixa ainda está lá, com a linha de 0oC a 850 hpa atingindo o paralelo 28 em SC durante mais de 24 horas e Curiitba podendo ter uma máxima sub-10oC na segunda feira.... Acho que exagerei no meu Depressive Mode... Pelo que vejo, embora o ciclone esteja menos profundo e mais distante, ele ainda está lá e o frio mostrado pelo Europeu e muito, mas muito mais forte que o do GFS.... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 6,0ºC na Villaggio Grando. Deve ser a menor mínima do mês. QUE BELA BOSTA, hein????

 

Pra quem está em Balneário Camboriú, esse clima está praticamente um presente dos Deuses...!!! :rofl:

 

Sds.

 

Silvio, esse é o clima que eu pedi a Deus para se ter....NO VERÃO!

 

Manhãs levemente frescas e calorzinho durante o dia...perfeito para um verão por aqui. Mas aguentar dias a fio com esse marasmo é dose!

 

Sorte que aqui as máximas tem ficado comportadas em relação a POA. As máximas não tem passado muito de 25ºC, máximas parecidas com Curitiba, por exemplo. Mas acredito que hoje e amanhã e quiçá sábado as máximas se elevarão e atingirão valores mais próximos a 30ºC.

Link to comment
Share on other sites

Concordo, Bruno. É isso mesmo. Estamos como o Brasil Central, mas em Goiânia, e não Brasília!!!

 

Abraços deprimentes!

 

Ôpa lá Marcos, tenho experimentado um dos agostos mais agradáveis que tive na vida. Temperaturas máximas na casa dos 28ºC ( o que é raro nessa época) e noites frias, além de falar no vento, forte e constante, baixando a sensação térmica. Tanto que ainda não usei ar condicionado.

Vou levantar os dados, mas acho que estamos com média inferior a Porto Alegre. :laugh: :laugh:

Abraços

 

Obs: nesse fim de seman vcs darão o troco. rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Concordo, Bruno. É isso mesmo. Estamos como o Brasil Central, mas em Goiânia, e não Brasília!!!

 

Abraços deprimentes!

 

Ôpa lá Marcos, tenho experimentado um dos agostos mais agradáveis que tive na vida. Temperaturas máximas na casa dos 28ºC ( o que é raro nessa época) e noites frias, além de falar no vento, forte e constante, baixando a sensação térmica. Tanto que ainda não usei ar condicionado.

Vou levantar os dados, mas acho que estamos com média inferior a Porto Alegre. :laugh: :laugh:

Abraços

 

Obs: nesse fim de seman vcs darão o troco. rsrsrs

 

Opa, Rodrigo. Se "vcs" for POA, Mínimas de 10ºC durante 3 dias não me parece uma era glacial;

 

Centro-Oeste, bem na fita de 01/06 até ontem,

 

anomaliaclimaterra.png

Link to comment
Share on other sites

Concordo, Bruno. É isso mesmo. Estamos como o Brasil Central, mas em Goiânia, e não Brasília!!!

 

Abraços deprimentes!

 

Ôpa lá Marcos, tenho experimentado um dos agostos mais agradáveis que tive na vida. Temperaturas máximas na casa dos 28ºC ( o que é raro nessa época) e noites frias, além de falar no vento, forte e constante, baixando a sensação térmica. Tanto que ainda não usei ar condicionado.

Vou levantar os dados, mas acho que estamos com média inferior a Porto Alegre. :laugh: :laugh:

Abraços

 

Obs: nesse fim de seman vcs darão o troco. rsrsrs

Então está realmente mais frio e a coisa se inverteu completamente. Nessa noite tive mínima de 19,9°. Isso mesmo, a MÍNIMA!! Isso com tempo bom e vento leve de E. Um verdadeiro absurdo!! Nunca, mas nunca tinha visto esse calor aqui, menos ainda com essa duração! Agosto vai firmando com a maior anomalia já vista em POA nas últimas décadas. Inacreditável!! A esperança é que o frio a partir de sábado não quebre esse recorde. Aposto algo como +3°/4° para agosto. Até agora a anomalia está em impressionantes +6°!!

 

No momento o terror está com tudo! Faz 31,4° com 35%. Ao menos está bem seco.

 

Quando vi a mínima de -2,3° de Campos do Jordão o dado me soou como bizarro. Não sabemos nem mesmo o que é 15°, quanto mais valores negativos!

 

Abraços estarrecidos!

Link to comment
Share on other sites

É absurda a sensação de calor no centro de Porto Alegre! Digna dos piores dias de janeiro e fevereiro! NUNCA vi nada igual em agosto. As pessoas fazem piadas toda hora sobre isso... Um monte de gente com sorvete na mão, sucos gelados, barzinhos de rua à noite lotados. Algo surreal para a capital gaúcha em agosto. Simplesmente terrível. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É absurda a sensação de calor no centro de Porto Alegre! Digna dos piores dias de janeiro e fevereiro! NUNCA vi nada igual em agosto. As pessoas fazem piadas toda hora sobre isso... Um monte de gente com sorvete na mão, sucos gelados, barzinhos de rua à noite lotados. Algo surreal para a capital gaúcha em agosto. Simplesmente terrível. Abraços!

 

João, na tua avaliação (isenta) se fosse possível. um índice de felicidade da população ( o resultado aqui suponho qual seja)

 

a- as pessoas estão felizes

b- as pessoas estão tristes

c- ou indiferentes

Link to comment
Share on other sites

É absurda a sensação de calor no centro de Porto Alegre! Digna dos piores dias de janeiro e fevereiro! NUNCA vi nada igual em agosto. As pessoas fazem piadas toda hora sobre isso... Um monte de gente com sorvete na mão, sucos gelados, barzinhos de rua à noite lotados. Algo surreal para a capital gaúcha em agosto. Simplesmente terrível. Abraços!

 

João, na tua avaliação (isenta) se fosse possível. um índice de felicidade da população ( o resultado aqui suponho qual seja)

 

a- as pessoas estão felizes

b- as pessoas estão tristes

c- ou indiferentes

 

Falta acrescentar aí a alternativa:

d-As pessoas sentam e tomam uma cervejinha! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Concordo, Bruno. É isso mesmo. Estamos como o Brasil Central, mas em Goiânia, e não Brasília!!!

 

Abraços deprimentes!

 

Ôpa lá Marcos, tenho experimentado um dos agostos mais agradáveis que tive na vida. Temperaturas máximas na casa dos 28ºC ( o que é raro nessa época) e noites frias, além de falar no vento, forte e constante, baixando a sensação térmica. Tanto que ainda não usei ar condicionado.

Vou levantar os dados, mas acho que estamos com média inferior a Porto Alegre. :laugh: :laugh:

Abraços

 

Obs: nesse fim de seman vcs darão o troco. rsrsrs

 

Opa, Rodrigo. Se "vcs" for POA, Mínimas de 10ºC durante 3 dias não me parece uma era glacial;

 

Centro-Oeste, bem na fita de 01/06 até ontem,

 

 

Mafili, tinha me referido a POA mesmo. Aqui pra gente tem sido um agosto diferente. Sem aquele frio (como já tivemos em outros anos) mas muito bem compotado. De agora em diante, a não ser que tenhamos uma sorte muito grande, só esperamos o retorno das chuvas. E 2012 é mais um ano que ficamos a ver navios em termos de frio amplo e extremos de temperatura.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Por aqui seguimos com sol e nuvens. Dia amanhecendo com temperaturas na casa dos 15 a 17ºC e temperatura máxima na casa dos 25-27ºC. Hoje venta bastante e notei bem que a predominância dos ventos aqui é de leste/nordeste, tal qual o Bruno falou de Curitiba. Isso segura nossas máximas e vamos tendo um clima primaveril.

Link to comment
Share on other sites

Ctba tá uma delícia! 22C aqui nesse momento num belo dia de sol!

Baba, Bruno: 33,1° e 32%!! Tenho que conferir, mas acho que esse é o meu recorde de calor para agosto!

 

Mafili, comparar POA com Piatã chega a ser ofensivo. Parte do litoral do Nordeste está bem mais agradável do que aqui. Salvador com 27,4° e Maceió com 25,4° na última hora. Talvez com uma ou outra cidade costeira do Nordeste, TODAS as demais estão menos quentes ou bem menos quentes. E esse quadro se mantém a dias.

 

Abraços bizarros!

Link to comment
Share on other sites

Ctba tá uma delícia! 22C aqui nesse momento num belo dia de sol!

 

Impressionante os dados que as suas Davis estão mostrando no momento, Bruno. São leopoldo tem

33ºC e Gramado tem 28ºC ! Incrível !

Não dá para imaginar que aquela gelada serra gaúcha está com este calorão. Se o ENBAZ fosse hoje,

com certeza eu entraria na cachoeira do teu condomínio ! kkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Ctba tá uma delícia! 22C aqui nesse momento num belo dia de sol!

 

Impressionante os dados que as suas Davis estão mostrando no momento, Bruno. São leopoldo tem

33ºC e Gramado tem 28ºC ! Incrível !

Não dá para imaginar que aquela gelada serra gaúcha está com este calorão. Se o ENBAZ fosse hoje,

com certeza eu entraria na cachoeira do teu condomínio ! kkkkkkkk

Pior, se o EBAZ fosse hoje, todos teriam pulado na cachoeira... de preferência do alto. E caindo nas pedras. Seria de matar, hehehehe.

 

Bizarro, mas o INMET bateu 32,4° na última hora aqui, enquanto Torres teve 22,5°. O Litoral Norte está 10° mais frio do que POA. E nós e Foz do Iguaçu somos as cidades mais quentes do Sul, ambas com os 32,4°.

 

Agora 33,0° e 31%. Ar incrivelmente seco!!

 

Abraços extremos!

Link to comment
Share on other sites

Baba, Bruno: 33,1° e 32%!! Tenho que conferir, mas acho que esse é o meu recorde de calor para agosto!

 

Abraços bizarros!

 

E o pior é que corre o risco do próximo frio nem ser tão forte assim, dada a grande variação nos modelos. Uma coisa é certa: será um frio inferior

ao registrado durante o ENBAZ, até porque a insolação já está bem mais forte agora.

 

Será um frio tiro-curto e a temperatura já volta a subir na quarta. Eu acho que POA fecha Agosto com +4/+5 de anomalia. Histórico !

Link to comment
Share on other sites

Ctba tá uma delícia! 22C aqui nesse momento num belo dia de sol!

Baba, Bruno: 33,1° e 32%!! Tenho que conferir, mas acho que esse é o meu recorde de calor para agosto!

 

Mafili, comparar POA com Piatã chega a ser ofensivo. Parte do litoral do Nordeste está bem mais agradável do que aqui. Salvador com 27,4° e Maceió com 25,4° na última hora. Talvez com uma ou outra cidade costeira do Nordeste, TODAS as demais estão menos quentes ou bem menos quentes. E esse quadro se mantém a dias.

 

Abraços bizarros!

 

:laugh: [editando: esse sorriso é devido ao fato do Marcos considerar Piatã ofensivo]

 

Realmente espantoso. 25,4ºC em Maceió e 33,1ºC em Porto Alegre de forma aleatória para um dia de agosto vá lá.

 

Mas de forma consistente.

 

Imprevisível

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O europeu 12Z não melhorou os 20% que eram necessários para uma mini-janela, piorou uns 10% aproximando-se cada vez mais do GFS.

 

Ôôôôô agosto pra ser esquecido, bem como esse inverno ruinzinho que só ele...

 

Junho com um pé no gelo e outro na brasa, julho com miolo bom depois do calorão e agosto inexistente. Esse é o resumo acima do paralelo 27S em SC.

Link to comment
Share on other sites

O europeu 12Z não melhorou os 20% que eram necessários para uma mini-janela, piorou uns 10% aproximando-se cada vez mais do GFS.

 

Ôôôôô agosto pra ser esquecido, bem como esse inverno ruinzinho que só ele...

 

Junho com um pé no gelo e outro na brasa, julho com miolo bom depois do calorão e agosto inexistente. Esse é o resumo acima do paralelo 27S em SC.

 

 

ME desculpe, Caio, mas da 0Z para 12Z o Europeu piorou uns 30%, he he he! A linha de 0oC a 850 hpa agora só chega a 29,5oS e no oeste do RS. Parece que o GFS vai levar a parada e o meu choro no post anterior era justificado!

 

Se não vier o frio do ano em setembro (o que eu acho cada vez menos provável vendo as rodadas de médio-prazo), 2012 vai ser o pior ano em termos de frio para Curitiba desde 2000. Superará até mesmo o trio "calaquente" 2002/2005/2006, pois nestes teneborosos anos geou bem e fez o frio do ano em Setembro para "salvar" o inverno. Neste ano está difícil! Isso sem falar na neve! Tem tudo para fechar como um ano digno dos piores da década de 2000!

Link to comment
Share on other sites

A Depressão Central do RS é impressionante em episódios de vento norte, pois há aquecimento adiabático e as temperaturas explodem.

 

Agosto desastroso. O clima do Brasil Central desceu ao RS.

 

Imagino que este é um evento (ASAS parado no Atlântico) que ocorre uma vez a cada 50 anos. Estou louco para ter um pouco mais de tempo e pesquisar a base de dados para realizar uma verificação mais profunda.

Link to comment
Share on other sites

Comprei ! 6250M Metric Vantage Vue Wireless Weather Station com WeatherLink IP !!!

 

Valeu a pena juntar dinheiro na poupança por alguns muitos meses :laugh: :laugh:

 

Enfim Juiz de Fora ganhará uma estação que representa o clima da cidade. :good2:

 

Meus parabéns, fico feliz por você, pois também penso em ter uma em alguns muitos meses....kkkk.

 

Que inveja (no bom sentido), quem sabe Santa Rosa do Sul logo logo terá uma estação para marcar sua história do clima. O Instituto Federal na qual trabalho está adquirindo uma aqui para santa rosa do sul, porém ficará mais perto da serra (aparados da serra). Já é um avanço também, um brinquedinho!

Link to comment
Share on other sites

O europeu 12Z não melhorou os 20% que eram necessários para uma mini-janela, piorou uns 10% aproximando-se cada vez mais do GFS.

 

Ôôôôô agosto pra ser esquecido, bem como esse inverno ruinzinho que só ele...

 

Junho com um pé no gelo e outro na brasa, julho com miolo bom depois do calorão e agosto inexistente. Esse é o resumo acima do paralelo 27S em SC.

 

 

ME desculpe, Caio, mas da 0Z para 12Z o Europeu piorou uns 30%, he he he! A linha de 0oC a 850 hpa agora só chega a 29,5oS e no oeste do RS. Parece que o GFS vai levar a parada e o meu choro no post anterior era justificado!

 

Se não vier o frio do ano em setembro (o que eu acho cada vez menos provável vendo as rodadas de médio-prazo), 2012 vai ser o pior ano em termos de frio para Curitiba desde 2000. Superará até mesmo o trio "calaquente" 2002/2005/2006, pois nestes teneborosos anos geou bem e fez o frio do ano em Setembro para "salvar" o inverno. Neste ano está difícil! Isso sem falar na neve! Tem tudo para fechar como um ano digno dos piores da década de 2000!

Poxa, desculpa ai, foi pé frio meu. Depois de alguns anos pensando, resolvi visitar Curitiba este ano. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Ctba tá uma delícia! 22C aqui nesse momento num belo dia de sol!

Olha aqui então, que delicia, máxima de 17,7C! Só perde pra serra catarinense com 16,6C!!!

522145_216876371773166_1032937739_n.jpg

Fonte: facebook da Metsul

Vejam qual é a cidade que está no extremo oposto, o ponto mais quente desse mapa... :negative: O AAA me informou que a máxima na Zona Norte de POA foi 35,0°, mais do que Campo Bom e, portanto, o maior valor do Sul do Brasil!!

 

Aqui tive incríveis 33,4°! É o terceiro maior valor que já registrei nesse mês desde 1996!

 

34,1° - 31/8/09

33,6° - 16/8/09

33,4° - 23/8/12

33,3° - 23/8/10

32,9° - 25/8/96

32,6° - 30/8/09

32,4° - 29/8/09

32,2° - 16/8/11

31,9° - 15/8/07

 

Não me recordava mais, mas foi incrível a sequência de calorões no final de agosto de 2009. Só que naquele mês as médias mín/máx/simples ficaram em 12,6°/23,2°/17,9° e fez alguns dias relativamente frios.

 

Agora faz agradáveis 21,8° com 65%. Venta de E a 11,6 km/h.

 

Abraços extremos!

Link to comment
Share on other sites

A Depressão Central do RS é impressionante em episódios de vento norte, pois há aquecimento adiabático e as temperaturas explodem.

 

Agosto desastroso. O clima do Brasil Central desceu ao RS.

 

Imagino que este é um evento (ASAS parado no Atlântico) que ocorre uma vez a cada 50 anos. Estou louco para ter um pouco mais de tempo e pesquisar a base de dados para realizar uma verificação mais profunda.

Comentei isso com o AAA hoje pelo telefone. Acredito que esse agosto, até o momento, possa ser a maior anomalia de temperatura já registrado num mês em POA desde dez/1910, quando começaram os registros!! Estamos com MONSTRUOSOS +6° de anomalia, e com o frio dessa próxima semana podemos ficar em +4°, o que já seria a maior anomalia nos últimos anos. O problema é que não teria como fazer esse levantamento no INMET, ao menos não em pouco tempo.

 

Lembro de anomalias de -3° em jul/96, jul/2000, de +3° em fev/2010, fev/2012 e jul/2006 (não sei se fev/2006 também), além de meses como mai e jul/2007 e jan/97 com anomalias bem expressivas (+ ou -2,X°). Creio que dez/94, ago/97 e nov/2009 também entrariam nessa lista.

 

Minhas médias mín/máx/simples estão em 16,1°/27,0°/21,55°. Essa simples equivale ao meu terceiro mês mais quente no período 1996-2011... dentre os meses de outubro!!! :rtfm:

 

Ainda 21,8°.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, realmente impressionante! Ainda mais se pensar que aqui em Ctba está 13C! Cheguei agora da rua e faz frio lá fora! Cada vez mais me convenço que o clima de Ctba é um híbrido entre o do sudeste do Brasil e o do subtropical platino e sul-brasileiro. Ora Ctba está com um padrão, ora com outro. Do Uruguay até SC estamos com anomalias expressivas, ao passo que Ctba está mais comportado, embora sem anomalias negativas como em JF.

Link to comment
Share on other sites

bom dia,eu sou de portugal,e gosto de seguir o clima em todo o mundo principalmente no brasil,muito interessante o calor em pleno agosto que o sul do brasil esta a ter de momento.Mas pela a pesquisa que fiz verifiquei que no sul do pais é comum devido ás carateristicas do clima,terem dias de calor(temperaturas acima dos 20 ou 25c)mas intercalados com uns dias frios.mas este ano tem sido muito constante.sera que é mais um sinal das alteraçoes climaticas ou um ciclo?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.