Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

PARA TUDO!

 

Itapoá com 5,8ºC de mínima esta manhã!!!!

 

Aqui em Joinville, DO LADO, tivemos 12ºC de mínima no Aeroporto, que em linha reta deve dar uns 15 km da estação de Itapoá!!!!!

 

Impressionante, Diego. MM em Joinville ?

 

Aqui tivemos a boa mínima de 10,2ºC ! Boa marca para uma MP fraquinha.

Link to comment
Share on other sites

PARA TUDO!

 

Itapoá com 5,8ºC de mínima esta manhã!!!!

 

Aqui em Joinville, DO LADO, tivemos 12ºC de mínima no Aeroporto, que em linha reta deve dar uns 15 km da estação de Itapoá!!!!!

 

Impressionante, Diego. MM em Joinville ?

 

Aqui tivemos a boa mínima de 10,2ºC ! Boa marca para uma MP fraquinha.

 

Nevoeiro, Renan. MUITO DENSO! Ontem a noite ainda estava bem nublado aqui, e só pelas 21:00 começou a cair a temperatura...

 

Agora, se acima deste nevoeiro que até agora não se dissipou ainda há nuvens, isso eu já não sei hahaha

 

Puramente marítima. Tanto é que o leste do Planalto Norte foi o que mais se deu bem nessa MP fraquinha...Tive 5,7ºC na Joinville Dona Francisca e APOSTO que tive no mínimo uns 4ºC na Joinville Serrana...

Link to comment
Share on other sites

Eu não acho absurdo o valor de -3,6C de BJS registrado ontem. Basta termos uma baixada bem protegida e ar polar em cima para que a temperatura desabe em locais assim. O ponto é que não conhecíamos baixadas como hoje conhecemos e tudo parece extraordinário. Na verdade, são tudo valores ordinários quando há céu aberto no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Eu não acho absurdo o valor de -3,6C de BJS registrado ontem. Basta termos uma baixada bem protegida e ar polar em cima para que a temperatura desabe em locais assim. O ponto é que não conhecíamos baixadas como hoje conhecemos e tudo parece extraordinário. Na verdade, são tudo valores ordinários quando há céu aberto no inverno.

 

EXATO.

 

ABSURDO FOI A QUEDA, NO DOMINGO ESTAVA QUENTE, ENTROU O AR FRIO, QUASE SEM CHUVA, 0,3/1,0 mm E DEPOIS LIMPOU. EM CASA CAIU DE 7,0 AS 21 PARA -1,1. E NO PERÍCO -1,4 PARA 26,4! MÁXIMA DE SC ONTEM!!

 

A REGIÃO DE BOM JARDIM É BEM PROTEGIDA DO VENTO NE/N, JÁ SAÍ DE LÁ COM CALMARIA E FRIO E CHEGUEI A SJ COM VENTO E "QUENTE". COISAS LOCAIS.

Link to comment
Share on other sites

A menor de SC foi Bom Jardim da Serra com 0,2oC . Depois dos absurdos (pela condição da MP) -3,6oC de ontem.
NÃO ERA UM MP FRACA, SIM MODERADA A FORTE, APENAS O CENTRO DELA É QUE PASSOU MAIS A LESTE, É SÓ VER A ORIGEM DELA, ERA MUITO FRIA. MUITA ATENÇÃO NA ORIGEM E TIPO DE MP. OS VALORES ENGANAM E ATÉ MESMO QDO ESTÃO SOBRE O MAR PODE TRAZER SURPRESAS.
Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez neva em Johannesburgo! E com boa acumulação! Conforme a reportagem diz, é algo raro! Entretanto, o evento vem se repetindo de uns anos para cá. O padrão definitivamente tá mudando.... essa nevada equivaleria a um Pico Paraná tapado de neve aqui no Brasil.

 

http://www.accuweather.com/en/weather-news/around-the-world-deadly-flood/69206

 

Rare Snow Falls in Johannesburg, South Africa

Rare snow flurries were flying around Johannesburg, Africa, on Tuesday.

 

While snow is not observed every winter in the city, it does occur every five years or so, AccuWeather Expert Senior Meteorologist Dale Mohler said.

 

 

"Beautiful, unexpected snow! Senderwood, Johannesburg. First time since 27 June 2007!" tweeted @viviennekeytel.

"There is a stronger-than-usual storm that went farther north. The storm brought colder air from the antarctic region," Mohler added. "Snow falling in Johannesburg is like getting snow in northern Mexico."

 

Content contributed by AccuWeather Expert Senior Meteorologist Jim Andrews. Read more international weather news in Andrews' blog.

Link to comment
Share on other sites

A neve na África do Sul se dá por conta de um cenário que também seria favorável a neve no Sul do Brasil. O anticiclone nem é tão potente, mas com boa parte do frio continentalizado no extremo sul do continente, um ciclone extratropical colado na costa leste completa a festa e traz frio em altura e precipitação para as áreas montanhosas mais ao norte do país.

 

gfs_africa_006_850_temp_mslp_precip.gif

 

Ó vórtice do ciclone adentrou no continente, o que proporcionou um cavado em altos níveis.

 

CapturadeTela2012-08-07s142754.png

 

A radiossondagem em Blonfontein mostra a linha de 0oC passando em 850, com a atmosfera bem congelada cima disto:

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
 865.0   1354    1.2   -0.1     91   4.41    260      9  286.0  298.7  286.7
 851.0   1486    0.2   -1.9     86   3.93    213     15  286.2  297.6  286.9
 850.0   1495    0.0   -2.0     86   3.90    210     15  286.1  297.5  286.8
 844.0   1552   -0.5   -2.3     88   3.84    212     16  286.2  297.4  286.9
 837.0   1618   -0.9   -2.6     88   3.78    215     18  286.4  297.4  287.1
 799.0   1988   -3.1   -4.6     89   3.42    193     24  287.9  298.0  288.5
 793.0   2048   -3.5   -5.0     89   3.34    190     25  288.1  298.0  288.7
 773.0   2248   -4.3   -5.9     89   3.19    170     26  289.4  298.9  289.9
 756.0   2423   -5.0   -6.7     88   3.07    160     26  290.4  299.6  291.0
 707.0   2949   -7.2   -9.1     86   2.72    150     37  293.7  302.0  294.1
 700.0   3027   -7.5   -9.5     86   2.67    150     38  294.1  302.3  294.6
 690.0   3139   -7.9  -10.1     84   2.58    148     38  294.9  302.9  295.4
 684.0   3207   -8.3  -10.3     85   2.57    147     38  295.2  303.1  295.7
 663.0   3448   -9.9  -11.9     85   2.33    143     37  296.1  303.3  296.5

 

Sorte a deles!

Link to comment
Share on other sites

A neve na África do Sul se dá por conta de um cenário que também seria favorável a neve no Sul do Brasil. O anticiclone nem é tão potente, mas com boa parte do frio continentalizado no extremo sul do continente, um ciclone extratropical colado na costa leste completa a festa e traz frio em altura e precipitação para as áreas montanhosas mais ao norte do país.Sorte a deles!

 

Perfeito.

A grande questão é que pelo visto o ciclo da neve mudou "daqui para lá".

Será que é possível verificarmos se no passado já ocorreu algo semelhante, ou seja, quando aumenta a neve por lá, diminui por aqui e vice-versa?

Link to comment
Share on other sites

A neve na África do Sul se dá por conta de um cenário que também seria favorável a neve no Sul do Brasil. O anticiclone nem é tão potente, mas com boa parte do frio continentalizado no extremo sul do continente, um ciclone extratropical colado na costa leste completa a festa e traz frio em altura e precipitação para as áreas montanhosas mais ao norte do país.Sorte a deles!

 

Perfeito.

A grande questão é que pelo visto o ciclo da neve mudou "daqui para lá".

Será que é possível verificarmos se no passado já ocorreu algo semelhante, ou seja, quando aumenta a neve por lá, diminui por aqui e vice-versa?

 

Boa pergunta Mauro, fiquei curioso também... :good:

Link to comment
Share on other sites

A menor de SC foi Bom Jardim da Serra com 0,2oC . Depois dos absurdos (pela condição da MP) -3,6oC de ontem.
NÃO ERA UM MP FRACA, SIM MODERADA A FORTE, APENAS O CENTRO DELA É QUE PASSOU MAIS A LESTE, É SÓ VER A ORIGEM DELA, ERA MUITO FRIA. MUITA ATENÇÃO NA ORIGEM E TIPO DE MP. OS VALORES ENGANAM E ATÉ MESMO QDO ESTÃO SOBRE O MAR PODE TRAZER SURPRESAS.

 

Em 2004 também houve uma tremenda bomba polar que passou BEM mais a leste (tal como esta)...

Curitiba teve uma sequência de dias nublados e com chuvisqueiros e com máximas em torno de 10ºC

ou menos...foi uma lástima, pois se estivesse passado no continente, seria uma festa!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Como será que posso conseguir as temperaturas do outono/inverno de 1941 em Porto Alegre? Tenho curiosidade neste ano. Foi o ano da "grande enchente de 1941", que Porto Alegre inundada. As histórias desta famosa enchente são contadas pelos meus avós até hoje.

Por favor, se souberem como consigo estas temperaturas, me ajudem. Sempre quis ter. Foi um ano de forte EL NIÑO. Abraços!

 

João, colaborando contigo, informo dados de 1941, alguns, pois não tenho todos:

 

precipitação total em mm: 2.119mm

meses mais chuvosos: março: 386,7mm

maio: 408,5mm

agosto: 204,1mm

 

temp médias de1910-1942-media anual: 19.3-valores normais

jan 24.6

fev 24.4

marco 23.1

abril 20.2

maio 16.9

junho 14.3

julho 13.8

agosto 14.9

set 16.5

out 18.4

nov 20.9

dez 23.9

 

julho de 1941 teve a maior temp do mes no periodo de 1910-48: 32.9 °c dia 30.

 

Não tenho informações sobre o mês específico. Mas, ele aparece por ter tido muita chuva.

 

MUITO OBRIGADO, Gamboa!

Gostei muito das informações.

Abração!

Link to comment
Share on other sites

Michel, lembro-me com saudade desta onda polar de 2004. Ela foi decepcionante para

aqueles que moram muito no interior do Brasil, mas para as regiões mais próximas do mar

ela foi muito boa.

 

 

Eu morava em Curitiba, bem próxima ao mar, e aqueles dias foram muito frios.

Mas mesmo assim foi decepcionante, pois se ela tivesse pego o continente em

cheio seria no mínimo comparável ao que ocorreu no ano 2000, é o tipo de frio

que dá aquele gosto de oportunidade desperdiçada...

Link to comment
Share on other sites

Estarei em Bariloche daqui 7 dias(12 a 18/agosto) e nem para lá esta mostrando algo empolgante.

Agora em Canela esta quente, 18 graus C.

 

Legal, Mauro.

 

Talvez, Essa semana o hemisfério vai estar coberto de branco,

 

Exceto.....

 

Na Austrália não causa grandes comoções o "barato" lá é monitorar para a chuva em Queensland.

 

E na Nova Zelândia ´será dizer que foi o aquecimento global.

 

NOQUINTALALHEIO.png

 

O difícil é explicar que é JJA "vindo de ..."

 

Neva onde tem condições de nevar (um tipo muito interessante de precipitação).

 

Se alguém necessitar de JJA de 1950, 1954 e 1994 em Joãosburgo, QueensTerra, Uélingtom, facim.

 

Mas POA é um mistério.

 

Tempos Interessante

Link to comment
Share on other sites

Ainda longe, muito longe, mas pela primeira vez nos últimos 8-10 dias eu vejo o GFS mostrar uma invasão polar decente no sul do Brasil. Ainda é em 240 horas, mas seria uma alta polar de 1032 hpa continentalizada que levaria a linha de 0oC a 850 hpa até o paralelo 28-29. Em tempos de vacas anoréxicas, qualquer coisa é lucro! :ok:

A coisa tem estado tão feia que nem as baixas sobem! :mosking: Há 5 dias a baixa que sobe amanhã até o extremo sul do RS vinha até a divisa SC/PR e baixaria as temperaturas significatvamente em Ctba!

Link to comment
Share on other sites

^^

Zé, oremos para que esse cenário se concretize!

 

Encheu de MM em Ctba? A mínima de lá foi praticamente a mesma que aqui em Joinville, que amanheceu ensolarada mas já antes das 8:00 tapou tudo de nuvens, o que fez com que eu ainda tenha uma temperatura na casa dos 13ºC por aqui.

 

Na Serra Dona Francisca fez 5,7ºC, mas se minha estação online estivesse na parte mais baixa do terreno com certeza teria feito menos.

 

Na Villaggio Grando fez 6,5ºC, menos frio que aqui na Serra Dona Francisca...

Link to comment
Share on other sites

seria interessante verificar se, quando temos Las Ninas fora do período de inverno , há mais neve na Austrália e Africa do Sul. Pode estar aí a razão desta disparidade. Temos tido, nos últimos anos, o La Nina ocorrendo no período de maior radiação ou, no máximo, no outono do hemisfério sul. Algué já fez essa análise?

O tempo em Porto Alegre está primaveril. Considero que a Primavera está batendo na porta. Pode até vir um frio repentino. Mas, nestas alturas do campeonato, a incidência solar está maior e já temos o "cheiro" no ar, revelando a nova estação. Até mesmo os sabiás estão querendo se acasalar. Começaram com aquele canto leve que vai se avolumando até o êxtase, em setembro.

Link to comment
Share on other sites

seria interessante verificar se, quando temos Las Ninas fora do período de inverno , há mais neve na Austrália e Africa do Sul. Pode estar aí a razão desta disparidade. Temos tido, nos últimos anos, o La Nina ocorrendo no período de maior radiação ou, no máximo, no outono do hemisfério sul. Algué já fez essa análise?

 

Gamboa, taí uma coisa que talvez possa fazer sentido. Mas se não me engano o Collety disse um tempo atrás que o último La Niña que ocorreu no auge do inverno foi em 1965, quando houve um super La Niña que durou mais de 2 anos. Se isso que ele falou realmente for verdade, aí as chances dessa tese ser válida caem por terra, infelizmente.

 

O tempo em Porto Alegre está primaveril. Considero que a Primavera está batendo na porta. Pode até vir um frio repentino. Mas, nestas alturas do campeonato, a incidência solar está maior e já temos o "cheiro" no ar, revelando a nova estação. Até mesmo os sabiás estão querendo se acasalar. Começaram com aquele canto leve que vai se avolumando até o êxtase, em setembro.

 

É interessante notar os sinais que a natureza fornece. Aqui em Joinville já há Ipês amarelos florindo desde julho, as Saracuras já começaram a berrar perto da minha casa...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

seria interessante verificar se, quando temos Las Ninas fora do período de inverno , há mais neve na Austrália e Africa do Sul. Pode estar aí a razão desta disparidade. Temos tido, nos últimos anos, o La Nina ocorrendo no período de maior radiação ou, no máximo, no outono do hemisfério sul. Algué já fez essa análise?

O tempo em Porto Alegre está primaveril. Considero que a Primavera está batendo na porta. Pode até vir um frio repentino. Mas, nestas alturas do campeonato, a incidência solar está maior e já temos o "cheiro" no ar, revelando a nova estação. Até mesmo os sabiás estão querendo se acasalar. Começaram com aquele canto leve que vai se avolumando até o êxtase, em setembro.

 

 

PADRÃO USA E NÃO SERÁ BOM!

Link to comment
Share on other sites

seria interessante verificar se, quando temos Las Ninas fora do período de inverno , há mais neve na Austrália e Africa do Sul. Pode estar aí a razão desta disparidade. Temos tido, nos últimos anos, o La Nina ocorrendo no período de maior radiação ou, no máximo, no outono do hemisfério sul. Algué já fez essa análise?

O tempo em Porto Alegre está primaveril. Considero que a Primavera está batendo na porta. Pode até vir um frio repentino. Mas, nestas alturas do campeonato, a incidência solar está maior e já temos o "cheiro" no ar, revelando a nova estação. Até mesmo os sabiás estão querendo se acasalar. Começaram com aquele canto leve que vai se avolumando até o êxtase, em setembro.

 

 

PADRÃO USA E NÃO SERÁ BOM!

 

Pelo que entendi: inverno já tá quase morto e teremos calorões, certo?

interessante este processo da natureza. Os sabiás começam a dar um alerta lento. Seus cantos são vagarosos, até ficarem fortes no auge do acasalamento.

Lembro de um dos invernos, senão me engano o de 2005, em que esses pássaros começaram muito cedo a cantar.

Link to comment
Share on other sites

Padrão EUA a mil aqui no Brasil. Frio bom em junho. Meio para o fim do inverno fraquíssimo. Muito semelhante ao que ocorreu lá!!!

 

Quando até o Ronaldo informa que será ruim é porque... será mesmo! A minha toalha para este inverno já está esparramada pelo chão. Minha única torcida agora até o final do ano será pelo Grêmio no campeonato brasileiro. Mas talvez venha algum frio em setembro, porém, não confio em nada expressivo.

 

Os sinais da natureza são importantes. Os sinais da sociedade também, tenho vários amigos pensando em confirmar idas para a praia desde já. :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Semana passada estive de carro em Caçador em uma viagem a trabalho. Aproveitei para conhecer Gal. Carneiro e Palmas. Muito bonitas as cidades. Também não conhecia Joaçaba, um verdadeiro panelão o centro da cidade! Impressionante!!!

 

Voltei por São Joaquim, passei na Villa Francioni para complementar a adega e conhecer os novos lançamentos, já que não tinha ido este ano. Fui muito bem atendido, não tinha ninguém por lá. Almocei no Pequeno Bosque. São Joaquim vai melhorando.. aos poucos, mas vai! Ronaldo, infelizmente não deu nem pra dar um alô, resolvi tocar viagem pra POA direto. Foram 700km!

Link to comment
Share on other sites

Ah, e só pra dar uma sacudida nas discussões:

 

Também estive no Parque das Tuias, almocei por ali no domingo retrasado.

 

BOMBA: o parque não pertence a Soledade, e sim a Fontoura Xavier!!! Essa cidade então teve a menor mínima do ano registrada. :cray:

 

E vi um carro de Itapuca aqui em POA ontem. Mandei a foto para o Bruno e Marcos! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

seria interessante verificar se, quando temos Las Ninas fora do período de inverno....

 

As estações de ski funcionam na Austrália

 

Lá é a terra da SOI e do El Niño.

 

Na Austrália corretamente o foco das discussões são as chuvas.

 

A temperatura não é fator importante por serem comportadas. Exatamente como, em todo o Brasil, as temperaturas são bem comportadas.

 

Os eventos tardios ainda estão em gestação.

 

Sudeste:

junho no bolso

julho no bolso

agosto bem encaminhado.

 

Abraços.

 

Como assim Toralles?

Quer dizer que os -12ºC. Não foram em Soledade?

Link to comment
Share on other sites

Torales, é quase sempre assim.... Sacramentar o fim do inverno em meados de agosto é certeza que darás com a cara na parede!

 

Concordo contigo. Ainda não terminou. O que colocamos é o sinal claro de primavera vindo.

claro, teremos frio, ainda. O grande problema, neste ano, é a dificuldade de empurrar este jato tropical pra cima. subir com o jato polar mais à noroeste.

 

Agora, Fontoura Xavier, a cidade mais fria do RS!!

 

BOMBA!!!

 

mas, não pode haver discussões políticas: é proibido discutir(viu PH?)o TSE proibe.

 

BOMBA; onde encontra a bomba sendo acesa? nos smilies não há. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

seria interessante verificar se, quando temos Las Ninas fora do período de inverno....

 

As estações de ski funcionam na Austrália

 

Lá é a terra da SOI e do El Niño.

 

Na Austrália corretamente o foco das discussões são as chuvas.

 

A temperatura não é fator importante por serem comportadas. Exatamente como, em todo o Brasil, as temperaturas são bem comportadas.

 

Os eventos tardios ainda estão em gestação.

 

Sudeste:

junho no bolso

julho no bolso

agosto bem encaminhado.

 

Abraços.

 

Como assim Toralles?

Quer dizer que os -12ºC. Não foram em Soledade?

 

Fontoura Xavier, a cidade mais fria do Rio Grande!!!

 

te mandei uma mp, um trabalho super interessante.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Torales, é quase sempre assim.... Sacramentar o fim do inverno em meados de agosto é certeza que darás com a cara na parede!

 

Concordo contigo. Ainda não terminou. O que colocamos é o sinal claro de primavera vindo.

claro, teremos frio, ainda. O grande problema, neste ano, é a dificuldade de empurrar este jato tropical pra cima. subir com o jato polar mais à noroeste.

 

Agora, Fontoura Xavier, a cidade mais fria do RS!!

 

BOMBA!!!

 

mas, não pode haver discussões políticas: é proibido discutir(viu PH?)o TSE proibe.

 

BOMBA; onde encontra a bomba sendo acesa? nos smilies não há. :sarcastic:

 

Bruno e Gamboa, Como inverno o Torales tem razão. Como eventos típicos de inverno vocês tem razão.

 

Gamboa, digite dois pontos : e palavra bomb e depois dois pontos fica assim... :bomb:

Link to comment
Share on other sites

Padrão EUA a mil aqui no Brasil. Frio bom em junho. Meio para o fim do inverno fraquíssimo. Muito semelhante ao que ocorreu lá!!!

 

 

Torales, frio bom em Junho só do paralelo 28 para baixo! 27º foi meia boca e do 26º para cima foi uma verdadeira lástima!

 

Entretanto, tomando como base o RS, tá a cara do que ocorreu no inverno americano.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Semana passada estive de carro em Caçador em uma viagem a trabalho. Aproveitei para conhecer Gal. Carneiro e Palmas. Muito bonitas as cidades. Também não conhecia Joaçaba, um verdadeiro panelão o centro da cidade! Impressionante!!!

 

General Carneiro eu só passei, não conheci a cidade. Entretanto, as margens da BR 153 tinha umas casas mal cuidadas. Palmas ainda devo uma visita! Próxima vez que eu for na Villaggio Grando eu pretendo ir até Palmas.

 

Voltei por São Joaquim, passei na Villa Francioni para complementar a adega e conhecer os novos lançamentos, já que não tinha ido este ano. Fui muito bem atendido, não tinha ninguém por lá. Almocei no Pequeno Bosque. São Joaquim vai melhorando.. aos poucos, mas vai! Ronaldo, infelizmente não deu nem pra dar um alô, resolvi tocar viagem pra POA direto. Foram 700km!

 

Torales, estava DO LADO da Villaggio Grando em Água Doce e não a conheceu? Vale a visita, cara. É muito bonita, mas pelos relatos acho que a Francioni ainda é mais (não a conheço pessoalmente, apenas meus pais). Entretanto, a paisagem da Villaggio Grando é espetacular. Se tu tivesse ido lá certamente verificaria minha estação hehehe.

 

Sobre a quantidade de kms rodados, sei muito bem o que é isso. Cansativo demais mesmo..

Link to comment
Share on other sites

Ah, e só pra dar uma sacudida nas discussões:

 

Também estive no Parque das Tuias, almocei por ali no domingo retrasado.

 

BOMBA: o parque não pertence a Soledade, e sim a Fontoura Xavier!!! Essa cidade então teve a menor mínima do ano registrada. :cray:

 

E vi um carro de Itapuca aqui em POA ontem. Mandei a foto para o Bruno e Marcos! :rofl:

 

 

ESTAVA LENDO E JÁ IA TE XINGAR, XINGANDO ASSIM MESMO, ORAS BOLAS, ERA SÓ UNS MINUTOS!!! E ESTEVE A 1500 M DO PORTÃO!!! IM..PER...DOÁVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLL :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

CHAMEM O SAMÚ, VAI TER GENTE COM ATAQUE CARDIÁCO!

Link to comment
Share on other sites

Padrão EUA a mil aqui no Brasil. Frio bom em junho. Meio para o fim do inverno fraquíssimo. Muito semelhante ao que ocorreu lá!!!

 

Quando até o Ronaldo informa que será ruim é porque... será mesmo! A minha toalha para este inverno já está esparramada pelo chão. Minha única torcida agora até o final do ano será pelo Grêmio no campeonato brasileiro. Mas talvez venha algum frio em setembro, porém, não confio em nada expressivo.

 

Os sinais da natureza são importantes. Os sinais da sociedade também, tenho vários amigos pensando em confirmar idas para a praia desde já. :rtfm:

 

O INVERNO ESTÁ BOM, CALOR EM AGOSTO QUASE SEMPRE TEM E A NEVE AINDA DARÁ AS CARAS NA CIDADE, MEU MEDO É FIM DE SETEMBRO A COMEÇO DE NOVEMBRO, TEREMOS FRIO TARDIO.

Link to comment
Share on other sites

O calor dos próximos dias poderá ser um importante combustível que, aliado a queda da AAO, ao arrefecimento das anomalias positivas em Nino 1+2, a porteira da MJO se abrindo entre os dias 10-15 e ao ciclo de 30 dias entre as erupções mais fortes (miolo de julho bombou frio), a PDO negativa, poderá trazer boas surpresas no decorrer do mês.

 

Por todo o nosso histórico e pelos fatores apresentados, jogar a toalha é uma opção que definitivamente não compartilho neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.