Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Não foi, não. Frost. Ele está tentando sustentar o que sempre ironizou, e quando o estudo veio a tona ele se apegou a POA em agosto e a outros locais que nunca foram motivos de nossa teoria.

 

Vamos aos pontos:

 

1 - Sempre se falou na teoria da influência de Nino 1+2 em nosso clima. Tese primeiramente levantada no BAZ pelo AAA, como muitas outras que ele lançou na frente de qualquer outro.

 

2 - O Mafili foi um contumaz irônico desta tese em diversas ocasiões. TODOS aqui sabem, me aponte um que acompanha o BAZ com certa frequência que nunca viu o Mafili desdenhando esta tese!

 

3 - O tópico aberto ano passado http://www.brtempo.com/viewtopic.php?f=101&t=14376&hilit=Oni levantou importantes conclusões, como implicitamente (para um bom entendedor...) esta de Nino 1+2 para SJ/POA (boas referências para o Sul do Brasil).

 

4 - A teoria continuou sendo ironizada. Tenho que achar as mensagens, mas leva tempo. TODOS aqui sabem.

 

5 - Levantada uma questão, abordei o tema mostrando a importância de Nino 1+2 para SJ/POA.

 

6 - Nosso amigo se apega a agosto com unhas e dentes, não dá um pio sobre Junho e Julho e joga para SP/BH/JF como escape e sustentação de suas ironias.

 

7 - Confrontado com a vida real da teoria de Nino 1+2, vendo a sua ironia ir por água abaixo, se apegando a agosto em POA e ao sudeste, inconformado com os fatos pois está sempre certo de tudo onde qualquer coisa para cima e para baixo é a verdade absoluta, ele tem um conhecido ataque destemperado.

 

Ponto.

 

Desculpe então mas eu tive um certo cuidado de voltar e ler novamente as mensagens do mafili pra ver quando ele comentou sobre SP, BH e JF e só vi isso acontecer logo depois de meus comentarios (e do renan se não me engano), ele até cita meu nome naquela tal resposta... por isso que me senti um pouco desconfortavel nessa situação.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Caio, por favor pare com esses ataques pessoais, Eu não estou ironizando. Estou afirmando.

Essa parte podemos discutir.

 

Vamos ao que interessa.

 

Quem esta aquecendo é atmosfera. Temperatura a T 2m é apenas um dos indicadores aliás, pobre indicador tamanha é falta de cobertura como os problemas inerentes a própria estação e dificuldade maior que é o programa para combinar todos esses dados.

 

E o monitoramento pelos satélites Aqua levam aos mesmo resultados das estações (a diferença é detalhe).

 

O canal principal é ch5 onde são realizadas as medidas a 600 mb na baixa troposfera. Felizmente uma atmosfera sem fronteiras, sem ilha de calor, muito democrática.

 

ANOMALIA JULHO 2012 = +0,28ºC

 

ANO MES GLOBAL NH SH TROPICOS

2012 6 +0.37 +0.54 +0.20 +0.14

2012 7 +0.28 +0.44 +0.11 +0.33

 

a- El Niño começa mostrar a sua bela carinha nos trópicos. Aquecimento de 0,19ºC. Lembrando o calor agora nos trópicos vai ser liberado nos polos,

 

b- Um pequeno refresco no hemisfério norte 0,1ºC

 

c- Um refresco no henisfério sul 0,9ºC.

 

No gráfico abaixo é fácil perceber o quanto anda raro uma anomalia negativa na temperatura global.

 

A curva de terceiro grau que vocês observam é uma brincadeira do Drº Spencer.....uma contribuição do excell apenas brincadeira.

UAH_LT_1979_thru_July_2012.png

Link to comment
Share on other sites

Sequência que termina meu debate. Quem está acompanhando o debate e entender a lógica, entendeu.

 

 

Caio César escreveu:

coutinho escreveu:

PRATICAMENTE ESTÁVEL, UM POUCO MAIS FRIO O NINO1+2

 

 

Justamente a área que mais reflete a curto e a médio prazo em nossa região. Aliás, seria Nino 1+2 mais importante até do que Nino 3.4 para nós do Sul do Brasil?

 

 

coutinho » Seg Dez 19, 2011 3:53 pm

 

PELO HISTÓRICO, DIRIA QUE SIM, COM OUTRAS VARIÁVEIS QUE ATUALMENTE ESTÃO CONTRA A NOSSA AGRICULTURA.

 

 

Mafili » Ter Dez 20, 2011 3:49 pm

 

Correlação das duas séries estação de POA (83967) com Niño 1+2...período...1961/2011

 

Eu envio números, trabalho (toma um tempo importante fazer essas continhas). O que recebo de volta conversa e mais conversa. Fico pasmo nenhuma informação apenas conversa......Não é questão de meio de comunicação...é apenas discussão.

mes lag corr 95% CI (intervalo de confidência)

NINO12 Jan 0 0.050 49

NINO12 Feb 0 0.178 49

NINO12 Mar 0 0.156 49

NINO12 Apr 0 0.128 50

NINO12 May 0 0.135 49

NINO12 Jun 0 -0.050 48

NINO12 Jul 0 0.233 49

NINO12 Aug 0 0.374 49

NINO12 Sep 0 -0.174 48

NINO12 Oct 0 0.281 46

NINO12 Nov 0 0.235 47

NINO12 Dec 0 0.199 48

 

Como prova de boa vontade...para que a discussão avance e não seja uma papagaida....(entenda como papagaida...algo que não sabe, ouviu alguém dizer, e fica repetindo até se tornar verdade.....)

Observe a correlação com Santa Vitória,

 

Correlação

SANTA VITORIA DO PAL com NINO1+2

months lag corr 95% CI (intervalo de confidência)

NINO12 Jan 0 0.200 58

NINO12 Feb 0 -0.129 58

NINO12 Mar 0 0.048 58

NINO12 Apr 0 0.162 59

NINO12 May 0 -0.002 58

NINO12 Jun 0 0.049 59

NINO12 Jul 0 0.097 57

NINO12 Aug 0 0.268 59 -

NINO12 Sep 0 -0.068 58

NINO12 Oct 0 -0.018 58

NINO12 Nov 0 -0.024 55

NINO12 Dec 0 0.304 58

 

 

Mafili » Ter Dez 20, 2011 4:07 pm

 

Sobre seca e La Niña.

 

Lembrando que correlação não é causalidade.

 

Que parte do Brasil?????

 

Nesse mapa da NOAA, fica evidente que tem algo errado com Sul do Brasil.

 

A falta de chuva no SEB.....La Niña.....alone...fez-me rir.

 

 

Encerro como encerraria hoje:

 

Caio César » Ter Dez 20, 2011 6:01 pm

 

Mafili, penso que a as correlações cumprem um papel, mas apenas parte do papel. E não o todo para entendermos as influências do oceano no clima. Essas contribuições são importantes, mas não são conclusivas no meu ponto de vista. Não é a verdade absoluta. Fosse a matemática dona suprema da verdade, não precisariamos de homens para as previsões do tempo ou para a compreensão e analise das condições do passado.

 

Não adianta vir mostrar uma porção de números e imagens como alguém que diz: "tá aí ó, mato a cobra e mostro o pau". Eu prefiro ver argumentos suportados pelos números, e não os números e imagens como argumentos finais. Perde-se o debate, perdem as palavras e o raciocínio.

 

O problema com você e sua matemática prolixa é sempre o tom do deboche. Essa vaidade com ar de cinismo e superioridade que não leva a uma boa relação. É o tal do "perdeu playboy", "faz me rir", "conversa e mais conversa". Como se estivesse falando para um bando de imbecís. Onde um número qualquer é sempre mais valioso do que a experiência e a vivência de campo. Experiência e vivência para que? O número está acima de todos, do bem e do mal.

 

É sempre bom respeitar para ser respeitado. É bom debater, mas sinceramente não se consegue manter um nível interessante com alguém que só enxerga um caminho. Não utilize os números como argumentos. Só se constrói um bom argumento e um boa interpretação com palavras.

Link to comment
Share on other sites

1968 13,8 EL NIÑO

 

Aqui o seu EL Nino fortíssimo e contundente em Nino 1+2 em 1968:

 

http://img.photobucket.com/albums/v444/galow26/CapturadeTela2012-08-02s182644.png

 

Pelo que se vê, NEUTRO. Uma leve e insignificante beliscada em Threshold de Nino, mas padrão NEUTRO.

 

Corrigido, estás feliz?

 

Claro que não, né.

 

Aos amigos que não acompanham ENSO, El Niño é definido na região Niño 3.4. Não existe "el niño 1+2"

 

A temperatura média em agosto de 1968 foi de 16,5ºC na cidade em POA.

A temperatura média em agosto de 1969 foi de 14,0ºC na cidade em POA.

 

Caio Cesar afirma que 16,5ºC< 14ºC.

 

Observem que para o sudeste varia de (cidade para cidade e mes a mes) onde há a influência de ENSO (no caso agosto) ao contrário de outras localidades que estão sujeitas a outras diversas variáveis.

 

Mantenho é chute. Mas se trabalhar direitinho pode melhorar e muito

 

EM São Paulo

 

Agosto de 1968: 14,9ºC

Agosto de 1969: 16,7ºC

 

JUIZ DE FORA:

Agosto de 1968: 16,4ºC

Agosto de 1969: 17,8ºC

 

BELO HORIZONTE:

AGOSTO DE 1968: 17,4º

AGOSTO DE 1969: 20,7º

 

 

OBSERVEM

Link to comment
Share on other sites

Mas que achado interessante no resgate das mensagens do Mafili e suas correlações:

 

POA com Nino 1+2

 

NINO12 Jun 0 -0.050 48

NINO12 Jul 0 0.233 49

NINO12 Aug 0 0.374 49

 

 

Agosto é o mês do ano que tem a maior correlação com POA.

 

E agora José?

 

Acertou, Caio Cesar,

 

Tive que refazer as contas:

 

NINO12 Aug 0 0.374 0.0082 49 0.11... 0.58

 

Confere, você está certo.

 

Agosto é o mes com maior correlação com Niño 1+2

 

NA PRECIPITAÇÃO

 

Abraços precipitados ( by Marcola)

 

agora vou jantar,,,,,,,xau

Link to comment
Share on other sites

Acertou, Caio Cesar,

 

Tive que refazer as contas:

 

NINO12 Aug 0 0.374 0.0082 49 0.11... 0.58

 

Confere, você está certo.

 

Agosto é o mes com maior correlação com Niño 1+2

 

NA PRECIPITAÇÃO

 

Abraços precipitados ( by Marcola)

 

agora vou jantar,,,,,,,xau

 

 

E vai continuar negando a influência de Nino 1+2 depois dessa?

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, sou novo no forum, e por incrível que pareça, eu nunca escrevi em um antes, bom, eu estou tendo um problema com minha estação meteorológica Fine Offset WS-2080, apos exatamente um ano resolvi colocar um cooler em meu radiation shield caseiro, e acabei aproveitando para trocar as pilhas do transmissor e do console, as antigas eram sony e por não encontrar pilhas desta marca acabei trocando por duracel, apos colocar as pilhas no console a pressão absoluta parou de funcionar por alguns dias, e quando voltou começou a registrar dados absurdos e variar 100 hpa por dia, entrigado com a situação fiz vários testes trocando pilhas, ligando direto na fonte, resetando varias vezes... enfim não gerando resultados satisfatórios, então entrei em contato com um amigo engenheiro eletricista que me disse ter tido vários problemas com pilhas duracel porque virem com voltagem de 1,65V ao invés de 1,5V como convencionado, e provavelmente esta voltagem excedente deve ter danificado meu barômetro. Bom este é um relato meu que deixo aqui para que problemas como estes não venham a acontecer com outras pessoas.

Outra coisa é que gostaria de saber de vocês é onde vocês compram suas estações meteorológicas?

A minha eu comprei pelo site da amazon e mandei entregar na casa de um amigo meu que mora na florida, quando ele veio para o brasil ele me trouxe sem pagar impostos, porem não estou encontrando lojas que vendam o modelo WH 3080 da Fine Offset, que vem com sensor solar e UV, por enquanto não estou pensando em comprar uma estação realmente descente como uma Davis, mais um dia eu compro. :good2:

 

O link da minha estação no wunderground: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO17

 

valeu

 

Leonardo

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, sou novo no forum, e por incrível que pareça, eu nunca escrevi em um antes, bom, eu estou tendo um problema com minha estação meteorológica Fine Offset WS-2080, apos exatamente um ano resolvi colocar um cooler em meu radiation shield caseiro, e acabei aproveitando para trocar as pilhas do transmissor e do console, as antigas eram sony e por não encontrar pilhas desta marca acabei trocando por duracel, apos colocar as pilhas no console a pressão absoluta parou de funcionar por alguns dias, e quando voltou começou a registrar dados absurdos e variar 100 hpa por dia, entrigado com a situação fiz vários testes trocando pilhas, ligando direto na fonte, resetando varias vezes... enfim não gerando resultados satisfatórios, então entrei em contato com um amigo engenheiro eletricista que me disse ter tido vários problemas com pilhas duracel porque virem com voltagem de 1,65V ao invés de 1,5V como convencionado, e provavelmente esta voltagem excedente deve ter danificado meu barômetro. Bom este é um relato meu que deixo aqui para que problemas como estes não venham a acontecer com outras pessoas.

Outra coisa é que gostaria de saber de vocês é onde vocês compram suas estações meteorológicas?

A minha eu comprei pelo site da amazon e mandei entregar na casa de um amigo meu que mora na florida, quando ele veio para o brasil ele me trouxe sem pagar impostos, porem não estou encontrando lojas que vendam o modelo WH 3080 da Fine Offset, que vem com sensor solar e UV, por enquanto não estou pensando em comprar uma estação realmente descente como uma Davis, mais um dia eu compro. :good2:

 

O link da minha estação no wunderground: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO17

 

valeu

 

Leonardo

 

Eu sou radical quanto a estações. Elimine problemas pagando mais caro pelas que prestam. Eu recomendo as Davis pela robustez e vasto reconhecimento internacional.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, sou novo no forum, e por incrível que pareça, eu nunca escrevi em um antes, bom, eu estou tendo um problema com minha estação meteorológica Fine Offset WS-2080, apos exatamente um ano resolvi colocar um cooler em meu radiation shield caseiro, e acabei aproveitando para trocar as pilhas do transmissor e do console, as antigas eram sony e por não encontrar pilhas desta marca acabei trocando por duracel, apos colocar as pilhas no console a pressão absoluta parou de funcionar por alguns dias, e quando voltou começou a registrar dados absurdos e variar 100 hpa por dia, entrigado com a situação fiz vários testes trocando pilhas, ligando direto na fonte, resetando varias vezes... enfim não gerando resultados satisfatórios, então entrei em contato com um amigo engenheiro eletricista que me disse ter tido vários problemas com pilhas duracel porque virem com voltagem de 1,65V ao invés de 1,5V como convencionado, e provavelmente esta voltagem excedente deve ter danificado meu barômetro. Bom este é um relato meu que deixo aqui para que problemas como estes não venham a acontecer com outras pessoas.

Outra coisa é que gostaria de saber de vocês é onde vocês compram suas estações meteorológicas?

A minha eu comprei pelo site da amazon e mandei entregar na casa de um amigo meu que mora na florida, quando ele veio para o brasil ele me trouxe sem pagar impostos, porem não estou encontrando lojas que vendam o modelo WH 3080 da Fine Offset, que vem com sensor solar e UV, por enquanto não estou pensando em comprar uma estação realmente descente como uma Davis, mais um dia eu compro. :good2:

 

O link da minha estação no wunderground: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO17

 

valeu

 

Leonardo

 

 

Eu sou radical quanto a estações. Elimine problemas pagando mais caro pelas que prestam. Eu recomendo as Davis pela robustez e vasto reconhecimento internacional.

 

Concordo, porem existe alguma forma de comprar uma sem pagar impostos? como vocês fazem? eu escolhi a fine offset por ser cerca de 10x mais barata que uma Davis e ter resoluções e precisões melhores do que estações de marca, você já deve ter visto este comparativo, ele é interessante: http://ambientweather.wikispaces.com/Weather+Station+Comparison+Guide, quanto a robustez, esse é o principal ponto fraco das fine offsets.

 

valeu

Link to comment
Share on other sites

PARA TUDO!

 

EIS QUE ELA ESTÁ ONLINE!!

 

Atualizações de 15 em 15 minutos em:

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA18

 

E atualizações de minuto em minuto em:

 

http://www.weatherlink.com/user/villaggio1/

(clicar em summary para ver os extremos diários)

 

Abraços, pessoal! Muito amor no coração de todos aqui :heart: :heart:

 

 

Parabéns por mais uma estação! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, sou novo no forum, e por incrível que pareça, eu nunca escrevi em um antes, bom, eu estou tendo um problema com minha estação meteorológica Fine Offset WS-2080, apos exatamente um ano resolvi colocar um cooler em meu radiation shield caseiro, e acabei aproveitando para trocar as pilhas do transmissor e do console, as antigas eram sony e por não encontrar pilhas desta marca acabei trocando por duracel, apos colocar as pilhas no console a pressão absoluta parou de funcionar por alguns dias, e quando voltou começou a registrar dados absurdos e variar 100 hpa por dia, entrigado com a situação fiz vários testes trocando pilhas, ligando direto na fonte, resetando varias vezes... enfim não gerando resultados satisfatórios, então entrei em contato com um amigo engenheiro eletricista que me disse ter tido vários problemas com pilhas duracel porque virem com voltagem de 1,65V ao invés de 1,5V como convencionado, e provavelmente esta voltagem excedente deve ter danificado meu barômetro. Bom este é um relato meu que deixo aqui para que problemas como estes não venham a acontecer com outras pessoas.

Outra coisa é que gostaria de saber de vocês é onde vocês compram suas estações meteorológicas?

A minha eu comprei pelo site da amazon e mandei entregar na casa de um amigo meu que mora na florida, quando ele veio para o brasil ele me trouxe sem pagar impostos, porem não estou encontrando lojas que vendam o modelo WH 3080 da Fine Offset, que vem com sensor solar e UV, por enquanto não estou pensando em comprar uma estação realmente descente como uma Davis, mais um dia eu compro. :good2:

 

O link da minha estação no wunderground: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO17

 

valeu

 

Leonardo

 

Ah você que é o dono da Estação de Agudos, também conhecida como uma das cidades com a melhor água para Cerveja do Brasil!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Caio, Mantenho o que foi dito no comentário abaixo. Não tente dizer que estou negando algo que existe.

Não misture correlações diferentes.

 

Ismar25: Mantenho minha resposta. Não concordo com a notícia da Tempo Agora que diz :"agosto terá temperaturas acima da média em todo sul por conta do El niño"

 

Como eu disse: Perceba, fazer generalizações sobre El Niño é meio caminho para o erro.

 

É chute:

 

Gamboa e João, Grandes links lentamente vamos reconstruindo o passado.

Gambo, dê uma confirida no modelo senoidal essa história vai longe.

==================================================================================================

Frost: Atividade solar, manchas solares nada interessante no clima, "teoria baricêntrica" apresenta melhores resultados que teoria. A esperança é a hipótese da influência dos GRC,

 

Atividade vulcânica, sim. Maior forçante do clima da Terra.

 

Atividade solar influenciando terremotos. Ficção científica.

 

==========================================================================================================================

No Tempo Agora disseram que agosto terá temperaturas acima da média em todo sul por conta do El niño, será mesmo? :cray:

Mal aproveitei o inverno e ele está quase se despedindo.

 

Olha Ismar25, no sul.

 

Vejamos as correlações de POA com outros índices para Agosto

 

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver.

Porto Alegre CORRELAÇÕES COM NIÑO 1+2, NIÑO3, NIÑO 3,4; NIÑO 4 E SOI

 

Sensato voltar a pensar na NAO correlacionada com AO e observar se há simetria com a AAO.

 

1948/2011

SOI Aug -0.182 fraca

NINO12 Aug 0.130 fraca

NINO3 Aug 0.105 fraca

NINO4 Aug 0.087 fraca

NINO3.4 Aug 0.109 fraca

NAO Aug 0.261 média

 

Agora para o SUDESTE: Sempre cautela com ENSO onde e quando.

 

Para São Paulo, Agosto vai ser quente por com do Atlântico quente. eventos tardios sempre acontecem...

 

Agora Juiz de Fora (Renan dados de 1941 a 1998 e com algumas lacunas

 

NINO12 Aug 0 -0.069 nula...opa...anticorrelacionada

NINO3 Aug 0 -0.025 nula...opa...anticorrelacionada

NINO4 Aug 0 0.279 epa,.....correlação média

NINO3.4 Aug 0 0.139 fraca

 

Forte indicação que para Juiz de Fora em agosto acontece o mesmo de São Paulo em julho. Niño 4 é um driver.

 

E BEORIZONTE...

 

Essa sim de bem com ENSO....Niño 3.4

 

Perceba, fazer generalizações sobre El Niño é meio caminho para o erro.

 

NINO12 Aug 0.149

NINO3 Aug 0.271

NINO4 Aug 0.273

NINO3.4 Aug 0.312

Link to comment
Share on other sites

Well, Além das condições em ENSO. Temos todos os mares do planeta.

Vamos fazer um teste de consistência.

 

Tema: Precipitação (Não estou falando de temperatura).

 

Santa Vitória e Florianópolis. ( é claro que uma é assim e outra é assado são duas estações diferentes)

 

Observem que Florianópolis responde no Pacífico Equatorial a uma região chamada de língua de fogo (pode ser novidade para alguns, depois falamos disso).

Observem que Santa Vitória responde bem a Niño 3.4. Atribuir a ENSO de forma indiscriminada é chute.

 

Olhe o Atlântico Sul: Percebe uns pontinho (vermelhos) para Florianópolis e pontinhos (verdes) para Santa VITÓRIA. Atribuir ao Atlântico Sul de forma indiscriminada é chute.

 

O Caribe é outro local interessante a anticorrelação de Santa Vitória e a correlação de Florianópolis não chega a ser surpreendente (palpite: quanto mais furacão, mais chove em Florianópolis e depois do furacão chove em Santa Vitória? só um palpite...uma idéia)

 

Pulando a Atlântico e uma região do IOD. Talvez voltaremos quando eu falar dos campos de pressão.

 

E finalmente no berço das teleconexões ( Índia, INDONÉSIA, FILIPINAS,,,,,,ETC....E a Austrália)

 

A incrível assimetria da SST.

 

O fantástico e extraordinário:

 

Observem a incrível mancha quase roxa no norte da Austrália.

 

Isso indica que quanto maior a anomalia negativa da SST no norte da Austrália maior a probabilidade de Chuva em Santa Vitória.

 

Mas isso é café pequeno.

 

O importante nesse ponto é que isso implica em pressões maiores em Darwin e por consequência SOI negativa.

 

E SOI negativa tem que estar correlacionada com a precipitação em Santa Vitória de maneira contundente.

 

Tempos Interessantes

 

 

g20120803_0646_17418_8.png

g20120803_0657_25963_8.png

Link to comment
Share on other sites

A estação entrou em operação e faz 10 graus no momento. Frio !

 

Entretanto, espero ver logo uma negativa por lá. Você merece, Diego. Parabéns !

 

Valeu, Renan! Eu também espero ver uma negativa lá, embora neste ano o inverno na latitude dela está muito, mas muito fraco também. Quando (e se) houver uma continental forte neste ano aí sim poderemos ter uma breve ideia do clima no local.

 

Ontem, depois de uma queda espetacular, a temperatura subiu bastante e houveram variações ao longo da madrugada. Pelos dados, algum vento e nevoeiro devem ter se formado, pois o PO ficou sempre próximo da temperatura. Assim, a VG levou pau de Caçador e de boa parte do Planalto Norte. Coisas do clima hehehe.

Link to comment
Share on other sites

 

Estação de Água Doce funcionando??? Uhuuuu

 

Manda a localização para visualizarmos no GE.

 

Parabéns Diego!!!

 

Valeu, Caio. Não consegui pô-la em local mais baixo, mas dá para ter uma ideia do clima nos parreirais, pois fica relativamente próximo a um.

 

A localização dela é a seguinte:

 

-26.727513º

-51.507663º

 

Era o único local próximo à internet (para deixar o console) e com um cercado em volta, já que é uma região onde criam gados. Ele está no cercado do poço artesiano da Vinícola, que inclusive é perceptível no GE.

 

 

PARABÉNS AO DIEGO.

 

Obrigado, Coutinho. É um local que merece ser monitorado, apesar de não ser a baixada das baixadas dos Campos de Água Doce/Herciliópolis/Palmas.

 

Grande Diego!!

 

Mais uma estação em local interessante providenciada por bazianos!

 

PS: no mapa ela aparece no PR.

 

Valeu, Bruno. Só falta esse ano uma bela continental para verificarmos as temperaturas na região!

 

Quanto ao mapa, arrumado! Não tinha colocado a latitude em graus decimais ainda!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao Diego. Tem que ser insistente.

Rodrigo-GO, caro amigo, realmente, acho que o pessoal está intranquilo com invernos quentes do sul pra cima. Por isso alguns estão jogando a toalha, achando que não haverá mais frio. Então, passam a afirmar que o aquecimento está ocorrendo. Temos que ter cautela.

um abraço

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal, sou novo no forum, e por incrível que pareça, eu nunca escrevi em um antes, bom, eu estou tendo um problema com minha estação meteorológica Fine Offset WS-2080, apos exatamente um ano resolvi colocar um cooler em meu radiation shield caseiro, e acabei aproveitando para trocar as pilhas do transmissor e do console, as antigas eram sony e por não encontrar pilhas desta marca acabei trocando por duracel, apos colocar as pilhas no console a pressão absoluta parou de funcionar por alguns dias, e quando voltou começou a registrar dados absurdos e variar 100 hpa por dia, entrigado com a situação fiz vários testes trocando pilhas, ligando direto na fonte, resetando varias vezes... enfim não gerando resultados satisfatórios, então entrei em contato com um amigo engenheiro eletricista que me disse ter tido vários problemas com pilhas duracel porque virem com voltagem de 1,65V ao invés de 1,5V como convencionado, e provavelmente esta voltagem excedente deve ter danificado meu barômetro. Bom este é um relato meu que deixo aqui para que problemas como estes não venham a acontecer com outras pessoas.

Outra coisa é que gostaria de saber de vocês é onde vocês compram suas estações meteorológicas?

A minha eu comprei pelo site da amazon e mandei entregar na casa de um amigo meu que mora na florida, quando ele veio para o brasil ele me trouxe sem pagar impostos, porem não estou encontrando lojas que vendam o modelo WH 3080 da Fine Offset, que vem com sensor solar e UV, por enquanto não estou pensando em comprar uma estação realmente descente como uma Davis, mais um dia eu compro. :good2:

 

O link da minha estação no wunderground: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO17

 

valeu

 

Leonardo

 

Ah você que é o dono da Estação de Agudos, também conhecida como uma das cidades com a melhor água para Cerveja do Brasil!! :good2:

 

Pois é, é bem conhecida a cidade por causa da ambev mesmo, é uma das fabricas mais antigas,já tive a oportunidade de tomar cerveja direto dos toneis de armazenamento e fica ainda melhor :good2:

Quanto a estação, eu vou tentar instalar outra em breve, estou pensando em comprar outra melhor, só que ainda não sei se desembolso mais e compro logo uma Davis, ou compro outra de baixo custo.

Link to comment
Share on other sites

Variação de 16,1° a 28,5° no dia de hoje. Dia quente.

 

Agora está 17,6° com 80% e sem vento. Amanhã o último dia de calor. O tempo vira no sábado.

 

Ontem no Banco alguns com a petulância de dizer que não se faz mais invernos como antigamente só por causa destes 2 dias de veranico. Deu vontade de esfregar as médias de junho e julho na cara deles. O papinho é sempre o mesmo, no matter what :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

 

Ontem no Banco alguns com a petulância de dizer que não se faz mais invernos como antigamente só por causa destes 2 dias de veranico. Deu vontade de esfregar as médias de junho e julho na cara deles. O papinho é sempre o mesmo, no matter what :hysteric:

 

Realmente, aí em POA não se faz mais invernos como antigamente...eles estão mais frios do que já eram !

 

Os mais velhos daqui sempre falam esta célebre frase também. Se bem que no nosso caso faz mais sentido.

Link to comment
Share on other sites

Diego, uma das vantagens da Vantage Vue com WeatherLinkIP é que ela consegue comunicar ao Weather Underground as rajadas de vento. Nas Vantage Pro isso não ocorre.

 

Verdade, Bruno? Minha estação em Joinville aqui estava reportando os dados das rajadas. Entretanto, geralmente quando estou no meu trabalho eu deixo aberto o Weatherlink no meu computador, sendo que eu instalei um módulo do wunderground no weatherlink que, quando o software permanece aberto, ele manda os dados para o WU de 5 em 5 minutos ou 6 em 6 minutos, pode olhar na minha estação aqui de Joinville:

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCJOINV2

 

Agora eu fechei o programa, e as próximas atualizações virão de 15 em 15 minutos. Apesar de quase não ter vento agora em Joinville, eu vou verificar se ela capta as rajadas com o programa fechado.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo e Gamboa, obrigado! O esforço foi enorme mesmo, ainda mais que instalei a estação depois do encontro, cansado, exaurido, ainda tive que viajar por 400 km da Vinícola até Joinville. E só depois de 15 dias é que ela funcionou pois teve incompatibilidade com a internet!

 

Estou feliz agora, pois minhas três estações ONLINE estão funcionando!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns, Diego, pela aquisição e instalação da estação!!

 

 

Ontem no Banco alguns com a petulância de dizer que não se faz mais invernos como antigamente só por causa destes 2 dias de veranico. Deu vontade de esfregar as médias de junho e julho na cara deles. O papinho é sempre o mesmo, no matter what :hysteric:

 

Realmente, aí em POA não se faz mais invernos como antigamente...eles estão mais frios do que já eram !

 

Os mais velhos daqui sempre falam esta célebre frase também. Se bem que no nosso caso faz mais sentido.

Hahaha. É vero!!

 

Agora, é impressionante como a linguagem do "aquecimento global" pegou: não importa o que aconteça. Qualquer coisa é pretexto para, pelo menos, relembrar que a Terra está "aquecendo".

 

Sobre agosto, a MetSul disse, lá por maio, que esse mês seria mais quente e chuvoso do que o normal. A perspectiva até o momento e de não haver frio intenso nos primeiros dias, talvez em alguns pontos do S do RS.

 

Hoje será mais um dia quente. A mínima foi de 16,1° às 3:58. Fazia 17,7° às 6:30. Agora já está 24,2°com 61%. Névoa seca e cirrus. Venta de N a 5,3 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo-GO, caro amigo, realmente, acho que o pessoal está intranquilo com invernos quentes do sul pra cima. Por isso alguns estão jogando a toalha, achando que não haverá mais frio. Então, passam a afirmar que o aquecimento está ocorrendo. Temos que ter cautela.

um abraço

 

É difícil vc convencer as pessoas mais velhas aqui em Goiânia de que o planeta não está aquecendo, pois a percepção delas é que realmente esquentou, corroborado pelas médias de inverno daqui. E como a maioria não viaja tanto, tem essa percepção enraizada.

Eu, com os conhecimentos adquiridos aqui no fórum, aprendi que não temos tido aquecimento global, que a terra passa por ciclos e etc... Mas aqui temos sim um "aquecimento invernal". :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Obs: a única coisa boa desse inverno foi a quantidade de chuvas ( 6 em junho e 2 em julho, com direito a tempestade).

Link to comment
Share on other sites

Agosto é o mes com maior correlação com Niño 1+2. Na precipitação.

 

E por efeito na temperatura que guarda direta relação com a chuva. Mês muito chuvoso (alto número de dias chuvosos), em regra, não tem forte anomalia negativa. E há impacto na redução das médias máximas.

 

Alexandre, Entendo perfeitamente o teu ponto (concordo) nesse caso terei que normalizar as séries para encontrar, se existir, essa correlação quanto a Niño 1+2. Porém a nebulosidade já faz parte da média histórica da série.

 

Deixando claro que estou discutindo nessa resposta apenas Niño 1+2.

 

E também que correlação não e causalidade.

 

Série 1961/2011 em relação a média 1981/2010

 

Para POA: (temperatura): Ao longo do ano são encontradas apenas correlações fracas (entre 0,1 e 0,2) ou indistinguíveis do ruído (inferiores a 0,1).

 

Apresentam correlação (quando Niño 1+2 aumenta a temperatura aumenta e vice-versa) os meses de maio, julho e agosto.

 

Apresentam anticorrelação( quando NIÑO 1+2 aumenta a temperatura diminui e vice-versa) os meses de fevereiro e setembro.

 

Para Santa Vitória dos Palmares (temperatura). Ao longo do ano são encontrada correlações médias, fracas e nulas.

 

correlação fraca: em maio e agosto.

 

e uma sequência anticorrelacionada alternando média e fraca: em setembro, outubro e novembro.(isso é interessante fica para mais tarde).

 

Conclusão: Ao longo do ano o índice Niño 1+2 não apresenta significância. Alguns meses apresentam correlação positiva, outros negativas e ruídos.

 

Comete-se um erro ao generalizar a sua influência (niño 1+2) mesmo no sul do Brasil.

 

Nesse sentido discordo da empresa paulista que generalizou e no meu entendimento banaliza o El Niño.

 

El Niño é quando o planeta resfria.

 

Estou até vendo a reportagem. "Esse não tivemos inverno por causa do El Niño"

 

PS: Precipitação temos aspectos interessantes, vou gerar os gráficos de POA.

 

PSS: Alexandre, por gentileza cite algumas cidades do uruguay e Argentina próximas as fronteiras para eu "cercar" o RS e SC.

 

Obrigado e Abraços

 

PSSS: O zero que aparece é que a análise foi feita sem lag. (isso pode ser interessante ou não)

 

PSSSS: PROMETO ORGANIZAR as tabelas abaixo (uma tripa muito longa)

 

 

Temperatura Porto Alegre

NINO12 Jan 0 0.003

NINO12 Feb 0 -0.192

NINO12 Mar 0 -0.005

NINO12 Apr 0 -0.051

NINO12 May 0 0.118

NINO12 Jun 0 -0.084

NINO12 Jul 0 0.166

NINO12 Aug 0 0.125

NINO12 Sep 0 -0.173

NINO12 Oct 0 -0.069

NINO12 Nov 0 -0.068

NINO12 Dec 0 0.078

 

 

precipitação

NINO12 Jan 0 0.050

NINO12 Feb 0 0.178

NINO12 Mar 0 0.156

NINO12 Apr 0 0.128

NINO12 May 0 0.135

NINO12 Jun 0 -0.050

NINO12 Jul 0 0.233

NINO12 Aug 0 0.374

NINO12 Sep 0 -0.174

NINO12 Oct 0 0.281

NINO12 Nov 0 0.235

NINO12 Dec 0 0.199

 

sat vitória precipitação

 

NINO12 Jan 0 0.232

NINO12 Feb 0 -0.154

NINO12 Mar 0 -0.012

NINO12 Apr 0 0.170

NINO12 May 0 -0.044

NINO12 Jun 0 0.025

NINO12 Jul 0 0.088

NINO12 Aug 0 0.315

NINO12 Sep 0 -0.074

NINO12 Oct 0 0.048

NINO12 Nov 0 0.066

NINO12 Dec 0 0.468

 

Santa Vitória dos Palmares temperatura

NINO12 Jan 0 -0.097

NINO12 Feb 0 -0.081

NINO12 Mar 0 -0.012

NINO12 Apr 0 0.014

NINO12 May 0 0.186

NINO12 Jun 0 0.024

NINO12 Jul 0 0.066

NINO12 Aug 0 0.148

NINO12 Sep 0 -0.229

NINO12 Oct 0 -0.102

NINO12 Nov 0 -0.201

NINO12 Dec 0 -0.074

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Somente a nível de curiosidade... Vejam a médias das máximas de 1951 até 2010 em julho.

O ano de 1958 foi muito quente! Este julho de 2012 foi gelado perto de 1958.

Abraços!

 

Relatório de Temperatura do Ar

Estação: PORTO ALEGRE

Tipo de Pesquisa: Temperatura do Ar - Valor Médio Máximo Mensal Anual

Mês: Jul

Ano Valor(°C)

1951 21,44

1952 20,09

1953 16,71

1954 17,58

1955 15,43

1956 17,92

1957 18,32

1958 23,33

1959 21,61

1960 20,03

1961 20,16

1962 16,27

1963 20,78

1964 16,85

1965 18,41

1966 19,43

1967 19,79

1968 20,77

1969 19,78

1970 20,09

1971 19,92

1972 18,91

1973 18,77

1974 21,28

1975 18,61

1976 18,64

1977 21,43

1978 19,82

1979 19,03

1980 18,54

1981 19,19

1982 19,32

1983 17,13

1984 19,01

1985 20,36

1986 19,83

1987 20,81

1988 19,06

1989 17,06

1990 16,52

1991 18,32

1992 15,91

1993 16,84

1994 19,00

1995 20,03

1996 16,34

1997 19,71

1998 18,84

1999 18,17

2000 16,98

2001 21,58

2002 18,16

2003 19,42

2004 17,19

2005 20,50

2006 21,73

2007 16,71

2008 19,75

2009 16,25

2010 18,64

Link to comment
Share on other sites

Já corrigiu os teus dados???

 

Corrigindo:

 

Porto Alegre:

 

T. média/ONI Nino3.4 do mês estando ele no meio do trimestre/PDO mensal/MEI/SOI/situação do ENSO no ano/Nino 1+2

 

Junhos mais frios

 

1964 11,76 Nina -0,8, -0.32, -1.4, 7.4 Nina indo para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2

1990 11,90 Neutro 0,2, 0.44, 0.065, 1.0 Neutralidade plena - Cool Neutral para La Nina (julho) em Nino 1+2

1996 11,99 Neutro -0,1, 1.10, -0.218, 13.9 Nina para Neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1988 12,02 Nina -1.3, -0.02, -1.185, -3.9 Nino para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1971 12,45 Nina -0,8, -1.55, -1.237, 2.6 Nina moderada todo o ano - La Nina em Nino 1+2

 

Julhos mais frios

 

1955 10,91 Nina -1,0, -2.35, -2.039, 19.2 Nina moderada para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1996 11,00 Neutro 0,0, 0.77, -0.402, 13.9 Nina para neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1953 11,24 Neutro 0,4 0.74, 0.248, -2.3 Neutralidade plena - Neutralidade em Nino 1+2

2000 11,53 Neutro -0,4, -0.66, -0.141, -3.7 Nina forte para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2

1964 11,63 Nina -0,9 -0.51, -1.5, 7.4 Neutralidade para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2

 

Agostos mais frios

 

2010 13,20 Nina -1,0, -1.27, -2.017, 18.8 Nino forte para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1966 13,34 Neutro 0,0, -0.35, -0.095, 4.0 Nino moderado para neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1984 13,59 Neutro -0,2, -0.03, -0.086, 2.7 Neutralidade para Nina moderada - Neutralidade

1973 13,84 Nina -1,2, MEI -1.369, El Nino para La Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1962 13,88 Neutro -0,3, -0.48, -0.542, 4.6 Neutralidade para Nina fraca -La Nina em Nino 1+2

 

*Corrigido Agosto trocado 1973 ao invés de 1968 que estava errado, mas o valor mensal é o mesmo disponibilizado no site: http://clima.icea.gov.br/clima/index.php .

 

Portanto, La Nina moderada em agosto daquele ano com Nino 1+2 em patamar de La Nina moderado:

 

CapturadeTela2012-08-03s133057.png

 

 

Estamos combinados, Mafili?

Link to comment
Share on other sites

Do pouco que sei, a melhor coisa para cá e uma Niña prolongada. Resfria geral no inverno.

 

Por enquanto um dia de calor por aqui! As temperatura estão incrivelmente homogêneas devido ao vento NO e N. Toda a cidade em 29° (só a estação da RBS, no alto do prédio, está um pouco menos quente, e o INMET ainda vai atualizar):

 

Sertório: 29,7°

Moinhos de Vento: 29,5°

Belém Novo: 29,5°

Menino Deus: 29,4°

Lomba do Pinheiro: 29,2°

Chácara das Pedras (aqui): 29,2° e 47%

Aeroporto: 29°

Jardim Botânico (INMET, 13 h): 28,9°

Azenha (RBS): 28,4°

 

São Leopoldo (Cristo Rei): 30,2°

Base Aérea de Canoas: 29°

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Parabéns por mais uma estação! :good2:

 

Grande, Luba! Valeu! Agora temos que dar um jeito para instalar algo no Marcão :good:

 

 

Meu objetivo no longo prazo é ter uma estação no Marcão, outra naquele Pico das Antenas em Itatiaia, perto do Marcão, assim teríamos as diferenças topo/baixada, uma em Monte Alegre do Sul, uma em Serra Negra no Alto da Serra a 1.300m, uma no meio do Parque do Ibirapuera e uma no Pico do Itapeva.

 

Só vou sossegar quando tiver todas funcionando! Só vamos ver quanto tempo que vai levar!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo e Gamboa, obrigado! O esforço foi enorme mesmo, ainda mais que instalei a estação depois do encontro, cansado, exaurido, ainda tive que viajar por 400 km da Vinícola até Joinville. E só depois de 15 dias é que ela funcionou pois teve incompatibilidade com a internet!

 

Estou feliz agora, pois minhas três estações ONLINE estão funcionando!

 

 

Daqui a pouco você vai conseguir colocar também a Joinville Serrana!!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Quem também andava em baixa em 1955:

 

Perfeito Caio, coincidências não existem em matéria de clima!

Uma coisa que sempre me chamou atenção no evento de La Niña de 54/56, foi que além de durar 3 anos, foi o único evento que eu me reccordo, em que o auge do fenômeno ocorreu no nosso inverno(jun-jul-ago), e não no verão!!!

 

A La Niña de 55 foi tão singular, que os valores mais baixos no Pacífico foram atingidos exatamente no nosso out/inv, jun/jul/ago. Os valores da PDO idem, foram entre os mais baixos do ano exatamente no auge do nosso inverno! Como todos sabem, o mais comjum, é a La Niña se enfraquecer ou terminar antes do nosso inverno!!!

 

Você tem os valores da região 3.4 ou algum gráfico que mostra isso? Me lembro de ter visto uma vez no tópico Enso você postar esse gráfico.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.