Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

O Ar frio está tudo represado no RS. Aqui em Lages, céu parc. nublado, vento seco e quente, e por volta de 21ºC. Caxias tem 10ºC a menos... :russian:

Aqui a máxima foi de 16,1° à meia-noite e de tarde não deu mais do que 15,0°. Passou boa parte do tempo em 13°/14°. Baita diferença.

 

Agora já estamos na mínima do dia: 10,3° com 86%. E sem vento. Deve fazer 7° de manhã. Novamente o RS sendo beneficiado praticamente sozinho.

 

Abraços represados!

Link to comment
Share on other sites

É só um punzinho de ar frio chegar mais seco que a força do relevo com a altitude já mostra suas garras, belíssima e surpreendentes mínimas em SC.

 

E mostra bem por onde esse ar frio entrou, Caio. Na VG mínima de 8,3ºC (estava fora do ar no wunderground mas o Weatherlink ela registrou a mínima). Ou seja, raspando o continente.

Link to comment
Share on other sites

Não estou muito animado no que se refere ao frio para os próximos dias. :negative:

Em São Joaquim, sol e um clima muito agradável... Devido à falta de frio eu acredito que essa semana será de poucos turistas. :cray:

Como a esperança é a última que morre, torço para que melhore na segunda quinzena... :ok:

 

Aprendo sempre muito com todos vocês aqui no BAZ. No entanto, me parece que o GLOBAL tá prevendo algo de frio mais forte lá pelo dia 18/08 no RS. Confere?

Acredito num frio forte ao menos até o final do mês ainda. E setembro dificilmente passa desapercebido em relação ao frio.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O Ar frio está tudo represado no RS. Aqui em Lages, céu parc. nublado, vento seco e quente, e por volta de 21ºC. Caxias tem 10ºC a menos... :russian:

Aqui a máxima foi de 16,1° à meia-noite e de tarde não deu mais do que 15,0°. Passou boa parte do tempo em 13°/14°. Baita diferença.

 

Agora já estamos na mínima do dia: 10,3° com 86%. E sem vento. Deve fazer 7° de manhã. Novamente o RS sendo beneficiado praticamente sozinho.

 

Abraços represados!

 

Mas até que o calorzinho ajudou para ir ao pagodinho bem faceiro. A noite esfriou bem, mas depois nublou e a mínima em Lages foi de sofríveis 10.6ºC. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Acabou a vida boa de férias, agora de volta pra sp!

 

A vantagem é que agora de agosto a outubro no interior começa nosso verão. Aquece bastante de dia e o tempo muito seco encomoda. É a época dos bloqueios mais fortes do ano! Uberlândia ainda é salva pela altitude... Já em sp é bem melhor, chegam mais coisas, e setembro e outubro são os meses mais nublados do ano.

 

Cheguei com minha casa bem fria, esse final de julho em sp deve ter sido bom. Deu uma esquentada boa desde quinta, principalmente na noite de sábado, graças ao pré-frontal. Esse ano to achando eles bem fortes, ao contrário do ano passado.

Não tava entendendo a previsão de 8 C pra terça e quarta, mas vendo o quanto secou no sul e provocou essas mínimas, acho que tá explicado! Se fizer isso, agosto vai ter começado bem demais

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa primeira quinzena tá pintando acima da média e sem grandes emoções. Até pode ser que pinte algo bombástico na última quinzena, pois a história já mostrou ser bem possível isso, mas confesso que estas ondas tardias me parecem já meio fora do contexto. Eu valorizo muito o "reloginho climático".

 

Eu já joguei a toalha para 2012...

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como o jato subtropical se deslocará para o extremo sul do continente nesta semana. Um verdadeiro cinto de castidade estará sendo feito sob o Cone-Sul, com o frio retido abaixo do paralelo 50S.

 

CapturadeTela2012-08-06s125910.png

 

Linha de 9oC em 850 deve atingir a Patagônia Argentina, aliviando um pouco o rigor deste inverno na região.

 

 

Um pouco mais ao sul observa-se na última imagem de 3 de agosto que a diminuição no padrão positivo da AAO desorganizou um pouco o jato polar que conseguiu ondular em três pontas. Uma na Australia, e que já deverá ocasionar uma boa onda de frio em 72/96h com boas nevadas em NSW e uma ampla massa polar pelo interior do país. Outra no meio do pacífico, que poderá induzir o reforço e deslocamento do anticiclone polar do Pacífico Sul em direção ao Cone Sul nos próximos dez dias. E outra ondulação no meio do Atlântico, que poderá levar ar frio em direção a África do Sul mais adiante.

 

z500_sh_30d_anim.gif

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa primeira quinzena tá pintando acima da média e sem grandes emoções. Até pode ser que pinte algo bombástico na última quinzena, pois a história já mostrou ser bem possível isso, mas confesso que estas ondas tardias me parecem já meio fora do contexto. Eu valorizo muito o "reloginho climático".

 

Eu também, Bruno. Dá pra arriscar que a primeira quinzena foi pro saco, mas não o mês inteiro, ainda. A esperança é a última que morre.

 

Nesse ritmo devo ficar próximo da previsão feita em 05 de maio para SJ e adjacências como referência: primeira metade de JJA ligeiramente abaixo a na média, segunda metade ligeiramente acima a na média.

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa primeira quinzena tá pintando acima da média e sem grandes emoções. Até pode ser que pinte algo bombástico na última quinzena, pois a história já mostrou ser bem possível isso, mas confesso que estas ondas tardias me parecem já meio fora do contexto. Eu valorizo muito o "reloginho climático".

 

Eu já joguei a toalha para 2012...

 

Olha, gostei deste julho. Mandou bem. Passei muito frio por aqui... :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda não joguei a toalha para 2012, e olha que o ano tem sido muito ruim de

frio pra cá.

 

Infelizmente já estão quase sepultadas as chances de uma bomba polar que poderia

trazer marcas próximas ou abaixo de recordes de temperatura, mas a chance de fortes

MPs tardias é sempre uma constante aqui na minha região. Os dados que possuo de

anos anteriores prova isso. Quase todos os anos têm ocorrido incursões fortes de ar frio

em Outubro ou Novembro. Sei que ocorrem fora de época, mas melhor do que nada, né ? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Michel, o clima não é mecanicista. Frio em abril não significa mais frio em julho, assim como anomalia positiva em agosto não significa muito calor na primavera. Diria, até, que há uma clara tendência de compensação no nosso clima, ao menos aqui no nosso caso gaúcho. Calma que há água para passar por debaixo da ponte.

Link to comment
Share on other sites

A MetSul destaca na coluna do Correio do Povo de hoje a entrada de uma baixa na Argentina. Daí o repentino aquecimento no Sul a partir de amanhã seguido de chuva: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=311&Caderno=0&Noticia=451234. O bom é que isso vai mexer com esse jato ao sul do continente, puxando-o mais ao norte e, em princípio, preparando-o para uma nova incursão de ar frio da Antártida. Mas a baixa de 3ª a 4ª mal vai puxar ar frio para nós: a queda da pressão ao sul logo depois de passar a baixa vai trazer calor de novo. Teremos dias mornos a quentes até o final de semana.

 

Hoje de manhã tivemos nevoeiro forte!!! Tive mínima de 8,6°. Agora faz 18,9° com 61% e venta de ESE a 10,1 km/h.

Link to comment
Share on other sites

... No entanto, me parece que o GLOBAL tá prevendo algo de frio mais forte lá pelo dia 18/08 no RS. Confere?

Acredito num frio forte ao menos até o final do mês ainda. E setembro dificilmente passa desapercebido em relação ao frio.

Abraços!

 

O meu receio com os modelos a longo prazo é que ao meu ver não estão muito confiáveis esse ano, mas como eu disse a esperança é a ultima que morre.

Quem sabe na segunda quinzena vem algo bom por ai e como você mesmo disse ainda temos setembro pela frente... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Interessante o Livro que encomendei, publicado em 1950, meteorologista e médico Floriano Peixoto Machado. Ele coloca que , na série que analisou, mais de 30 anos de observação. A nevada mais tardia ocorrida foi em 1946, entre 19 e 20 de outubro de 1946, cidade de São Francisco de Paula e Aparados da Serra.As nevadas mais importantes para os respectivos meses foram:

maio de 1941

junho de 1933 e 1929

julho de 1942 e 1918

agosto de 1924 e 1936

setembro de 1941 e 1943

 

A ocorrência de neve se deu com pressão atmosférica superior a 1024milibares, chegando a atingir 1039milibares(raramente)

no entanto, são verificas com pressões de 1027 a 1032mb(hoje, Hpa)

temperatura média de Porto Alegre de 1910 a 1948

14.3°C

Link to comment
Share on other sites

Interessante o Livro que encomendei, publicado em 1950, meteorologista e médico Floriano Peixoto Machado. Ele coloca que , na série que analisou, mais de 30 anos de observação. A nevada mais tardia ocorrida foi em 1946, entre 19 e 20 de outubro de 1946, cidade de São Francisco de Paula e Aparados da Serra.As nevadas mais importantes para os respectivos meses foram:

maio de 1941

junho de 1933 e 1929

julho de 1942 e 1918

agosto de 1924 e 1936

setembro de 1941 e 1943

 

A ocorrência de neve se deu com pressão atmosférica superior a 1024milibares, chegando a atingir 1039milibares(raramente)

no entanto, são verificas com pressões de 1027 a 1032mb(hoje, Hpa)

temperatura média de Porto Alegre de 1910 a 1948

14.3°C

 

 

AQUI JÁ TIVE RELATOS EM 9 DE NOV DE 99 E A MÃE DO ADEMAR COMENTA DE UMA NO MEIO DE NOVEMBRO.

Link to comment
Share on other sites

Interessante o Livro que encomendei, publicado em 1950, meteorologista e médico Floriano Peixoto Machado. Ele coloca que , na série que analisou, mais de 30 anos de observação. A nevada mais tardia ocorrida foi em 1946, entre 19 e 20 de outubro de 1946, cidade de São Francisco de Paula e Aparados da Serra.As nevadas mais importantes para os respectivos meses foram:

maio de 1941

junho de 1933 e 1929

julho de 1942 e 1918

agosto de 1924 e 1936

setembro de 1941 e 1943

 

A ocorrência de neve se deu com pressão atmosférica superior a 1024milibares, chegando a atingir 1039milibares(raramente)

no entanto, são verificas com pressões de 1027 a 1032mb(hoje, Hpa)

temperatura média de Porto Alegre de 1910 a 1948

14.3°C

 

Com certeza devemos ter ocorrências em outros meses.

Mas, é o que consta no livro.

Aliás, reserva muito pouco para falar em neve. Uma página, somente. Sobre geada, nevoeiros, chuva, vento, tem bastante informação.

O que é mais curioso, diz que houve anos onde não ocorreu neve:

1914-1919-1934-1938 e 1945.

ou seja, um ano quente nada quer dizer que no outro não venha a ocorrer um frio intenso e vice-versa.

Invernos alternados sempre tivemos.

 

 

AQUI JÁ TIVE RELATOS EM 9 DE NOV DE 99 E A MÃE DO ADEMAR COMENTA DE UMA NO MEIO DE NOVEMBRO.

Link to comment
Share on other sites

interessante colocar os anos em que não houve neve, nas décadas de 10,20,30,40, para comprovar que há anos em que nada cai.

hoje, quando nada cai, o pessoal já fica dizendo coisas do tipo "não neva mais como antes" secas de neve sempre houveram.

Evidentemente, nos últimos anos, estamos carecendo de neve mais ampla. Mas, tem caído em alguns locais, até com intensidade, como em 2010.

Logo, a meu ver, tudo depende de uma combinação de ENSO, AAO negativo, PDO, jatos, etc. O que temos tido, ultimamente, são Las Ninas bem antes do inverno, não coincidindo com o período de menor incidência solar. No momento que tivermos retorno desta anomalia, como em 2000 e outros anos, poderemos ter um retorno destes eventos fortes de neve.

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos que não colaboram comigo. Obrigado Bruno Saraiva pela colaboração e boa vontade. Eternamente grato

 

Eu só precisava da média de jun/jul/ago de 50, 52 e 94. Inmet Porto Alegre.

 

Por gentileza aos "amigos" de toda net. NUNCA MAIS ME PERGUNTEM SOBRE LINKS VIA MP OU QUALQUER OUTRA FORMA.

 

=========================================================================================================

 

Gamboa, Em um momento de irritação passou pela minha cabeça.

 

Parou de nevar depois que qualquer um dos 200.000.000 dos celulares no Brasil passaram a ter o recurso de fotografar. E é sério.

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos que não colaboram comigo. Obrigado Bruno Saraiva pela colaboração e boa vontade. Eternamente grato

 

Eu só precisava da média de jun/jul/ago de 50, 52 e 94. Inmet Porto Alegre.

 

Por gentileza aos "amigos" de toda net. NUNCA MAIS ME PERGUNTEM SOBRE LINKS VIA MP OU QUALQUER OUTRA FORMA.

 

=========================================================================================================

 

Gamboa, Em um momento de irritação passou pela minha cabeça.

 

Parou de nevar depois que qualquer um dos 200.000.000 dos celulares no Brasil passaram a ter o recurso de fotografar. E é sério.

 

Mafili, sinceramente, acho que o pessoal não tem os dados que pediste. Alguns possuem; outros, são só curiosos.

Eu não os possuo. Tenho os até 1948 do RS, alguns dados.

Aliás, li um trabalho em que dois meteorologistas tentaram "recuperar" os dados meteorológicos de algumas localidades do RS, utilizando fórmulas matemáticas. Realmente, acho que há carência de informações sobre alguns anos.

Quanto à estação de Porto Alegre, usada como base para a temperatura mínima registrada até hoje, ela tem as seguintes referências;

 

latitude

30°01'53"

longitude

53°13'19" em arco

3h24min53s em tempo

altitude: 10m

fundação: 1909

classe: 1a.

local: estação Central.

 

coloco isto para termos uma referência comparativa com o Jardim Botânico.

 

Não entendo como esta estação marcou -4.0°C em 1918. Acho pouco provável que tenha ocorrido.

Se houve, Belém Novo e Lomba do Pinheiro devem ter chegado a -7 ou -6.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Como será que posso conseguir as temperaturas do outono/inverno de 1941 em Porto Alegre? Tenho curiosidade neste ano. Foi o ano da "grande enchente de 1941", que Porto Alegre inundada. As histórias desta famosa enchente são contadas pelos meus avós até hoje.

Por favor, se souberem como consigo estas temperaturas, me ajudem. Sempre quis ter. Foi um ano de forte EL NIÑO. Abraços!

 

João, colaborando contigo, informo dados de 1941, alguns, pois não tenho todos:

 

precipitação total em mm: 2.119mm

meses mais chuvosos: março: 386,7mm

maio: 408,5mm

agosto: 204,1mm

 

temp médias de1910-1942-media anual: 19.3-valores normais

jan 24.6

fev 24.4

marco 23.1

abril 20.2

maio 16.9

junho 14.3

julho 13.8

agosto 14.9

set 16.5

out 18.4

nov 20.9

dez 23.9

 

julho de 1941 teve a maior temp do mes no periodo de 1910-48: 32.9 °c dia 30.

 

Não tenho informações sobre o mês específico. Mas, ele aparece por ter tido muita chuva.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.