Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão Europa 2024


Leandro A M Leite
 Share

Recommended Posts

Em 08/01/2024 em 12:03, Aldo Santos disse:

 

Não estou entre os experts mas vou tentar...

 

Além do que o LeoP já explicou, quando o assunto é aquecimento global sempre se comentou a possibilidade do clima ficar mais extremo, seja para calor como para frio.

Inclusive historicamente, há vários relatos muito antigos de "loucuras" no clima em períodos de mudança.

 

Por exemplo, houve um período mais quente que perdurou pelo menos desde a época do Império Romano até mais ou menos o ano 1000 da nossa era.

Os romanos chegaram a produzir vinho na Inglaterra, os vikings colonizaram a Groenlândia, etc, etc.

Aí, por volta de 1200/1250, começou a 1ª fase da chamada Pequena Idade do Gelo, que foi até cerca de 1400/1450.

Pois bem... no intervalo entre os anos 1000 e 1200, aproximadamente, existem vários relatos históricos de que o clima ficou mais extremo, com tempestades muito violentas, grandes oscilações térmicas, etc.

 

Outra coisa também é que muito do que acontece hoje já ocorreu no passado.

Só que no passado era raridade e hoje em dia está se tornando comum.

Por exemplo, se pegarmos um inglês, francês ou alemão que viveu 90 anos, entre 1880 e 1970.

Este indivíduo deve ter vivido uma onda de calor extremo durante a sua vida ou, no máximo, duas: uma na juventude e outra na velhice avançada.

Hoje em dia, um sujeito da mesma região do indivíduo anterior, com 45 anos (Metade da idade do outro) já pegou umas 4 ou 5 ondas de calor brabas.

 

Aldo Santos,

começou a esfriar na Europa no século XV, o auge foi de 1645 até mais ou menos 1730, mas continuou bem frio até 1850.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/01/2024 em 22:28, Marcos disse:

Acompanho este camarada no Twitter, e volta e meia ele posta vídeos no YouTube. Mora em Zvenigovo, na Rússia, na região de Kazan.

 

Aqui ele faz um passei às 13h30. Reparem na altura do sol. Fazia -21,8° na hora que ele começou a gravar.

 

 

Marcos,

muito interessante, o sol bem baixo no horizonte, em pleno 13 h 30, ás 15 h, o sol já deve ter escondido.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 14/01/2024 em 23:11, Ernani de Paula disse:

Aldo Santos,

começou a esfriar na Europa no século XV, o auge foi de 1645 até mais ou menos 1730, mas continuou bem frio até 1850.

 

Mas houve também um período frio mais ou menos entre 1250 e 1450.

Não tão frio quanto o 2° período, que foi aproximadamente de 1550 a 1900, com o auge no intervalo que você citou.

Neste 2° período, consta que o rio Tâmisa congelou completamente em Londres, pela 1ª vez, no ano de 1607.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/01/2024 em 10:58, Aldo Santos disse:

 

Mas houve também um período frio mais ou menos entre 1250 e 1450.

Não tão frio quanto o 2° período, que foi aproximadamente de 1550 a 1900, com o auge no intervalo que você citou.

Neste 2° período, consta que o rio Tâmisa congelou completamente em Londres, pela 1ª vez, no ano de 1607.

 

Parece que a Corrente do Golfo tinha perdido força. 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Frio continua em grande parte da Europa Ocidental. Estou em Amsterdam, ontem tivemos varios tipos de precipitacao invernal no mesmo dia, sleet, graupel, neve... Hoje pela manha nevou um pouco e acumulou na cidade 1-2cm. Agora faz 1C e ceu limpo. Amanha a noite entra novo reforco de ar gelado do Artico que deve interagir com ar humido e mais quente vindo do atlantico, trazendo boas nevadas no norte da franca ( Paris pode ter 10-15cm de neve) e regiao central da Alemanha.

 

Ultima rodada do GFS apontou uma potenta alta polar de 1050hpa na escandinavia o que traria frio muito intenso para grande parte da Europa (-15 a -20C em 850hpa), mas apenas no fim da grade, pode nao se concretizar....

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Eu me empolgo com essas ondas de frio na Europa e América do Norte, porque podem sinalizar algo forte pra cá no próximo inverno, historicamente parece ter correlação, e tenho visto isso em anos recentes, a expectativa de uma onda de frio continental clássica muito forte no Brasil pra 2024 aumenta ainda mais com o resfriamento previsto pro Oceano Pacífico no próximo inverno após o fim do El Niño. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Olá, pessoal,

Depois de amanhã vou para Portugal e, na quarta que vem, embarco para a Polônia (Varsóvia, Cracóvia e Zacopane) ficando 10 dias lá.

Parece que o inverno por lá está na média, sem extremos, será interessante e espero colocar aqui um resumo do que ocorreu neste período.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Nevou muito ontem na região central da Alemanha, levei várias horas para chegar aqui em Monschal perto da fronteira com a Bélgica vindo da Holanda, com estradas cobertas de neve, vários acidentes, visibilidade baixa e caminhões atolados. Na autobahn A3 o transito simplesmente parou e pessoas tiveram que dormir nos carros, resgate usou quadriciclos para levar água e mantimentos, situaçao foi tensa.

 

Hoje finalmente a neve parou e o sol apareceu, tempo seco e gelado com máxima de -3C. Nas últimas 24 horas acredito ter nevado mais de 25cm por aqui...

 

 

 

20240118_142401.jpg

 

Ar artico cobre grande parte da europa ocidental, tirando Itália,Espanha e Portugal (aliás que pais bem ruim de se morar para um amante do frio, simplesmente quase nunca chega ar gelado ali mesmo estando no paralelo 40)

 

 

Screenshot_20240119_011317_Windy.jpg

Edited by diogoperetti
  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 08/01/2024 em 22:28, Marcos disse:

Acompanho este camarada no Twitter, e volta e meia ele posta vídeos no YouTube. Mora em Zvenigovo, na Rússia, na região de Kazan.

 

Aqui ele faz um passei às 13h30. Reparem na altura do sol. Fazia -21,8° na hora que ele começou a gravar.

 

 

Alguns adendos: realmente um frio retumbante; pra nós brasileiros o sol  nessa altura a 13:30 é coisa de outro mundo; o cachorro passeando todo serelepe como se NADA estivesse acontecendo. Impressionante. 

 

 

 

Em 18/01/2024 em 18:58, Gerson Ibias disse:

 

Paris é uma cidada lindíssima, impressionante. Já estive por lá duas vezes no inverno e não peguei neve, apesar de muitos dias nublados, frio constante e chuva com 4°. Ficava imaginando como seria aquele lugar com neve. Toda vez que vejo me lembro disso.

Edited by fsorf9rj
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2024 em 19:10, DaviOlrb disse:

30˚C na Europa! Caiu o recorde de temperatura para Janeiro no continente com 30,7˚C em Gavarda, Espanha.

 

 

Triste...

Felizmente no leste Europeu o aquecimento não foi tão expressivo.

Ano passado foi pior, creio que chegou a 17 graus em Janeiro aqui em Budapeste, próximo da máxima histórica do mês de 18°C.
Hoje por aqui máxima de 11°C.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Tudo bem que a Europa não é nenhum exemplo de inverno rigoroso para a latitude que se encontra, pelo contrário, mas ainda assim costumava ter invernos constantemente fresquinhos mesmo nas partes mais quentes ao sul do continente. Temperaturas máximas predominantemente na casa dos 10°C, quase sempre abaixo de 20°C durante todo o inverno, sem veranicos, mesmo no mediterrâneo. 30°C em pleno janeiro é pra acabar.

  • Like 3
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2024 em 19:10, DaviOlrb disse:

30˚C na Europa! Caiu o recorde para Janeiro no continente com 30,7˚C em Gavarda, Espanha.

 

 

Uma coisa que achei curiosa no mapa foi a diferença brutal que a altitude deu na anomalia...
Chegando a inverter (anomalia negativa), nos pontos mais altos da Transilvânia...

Edited by Frost
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/01/2024 em 18:29, ricardosilva disse:

Que raiva, que raiva, que raiva...

 

Estava nesses lugares a meros 20 dias atrás e estava mais quente que em um inverno paulista raiz.

Raiva? Pelo menos tu tá na Europa, imagina eu que nunca vou sair desse buraco chamado Brasil e estou destinado a passar calor aqui pra sempre

  • Haha 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/01/2024 em 13:50, Marcos disse:

Vejam onde está a estação. Não sei se é válido para um recorde, ainda mais de um continente.

 

Seja como for, ir pra Europa e pegar 30° em janeiro é uma DESGRAÇA, pra dizer o mínio!

 

 

Seja lá qual for, o recorde europeu de janeiro é MAIOR que o recorde de julho do Mirante (30,2)

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 27/01/2024 em 00:59, Marcos disse:

 

Não sei. Quem possivelmente sabe é o perfil do Twitter que divulga os recordes de temperatura pelo mundo.

 

Essa conta do Extreme Temperatures é confiável ? Parece que eles nunca compartilham direito os dados...com todas as informações necessárias...

Link to comment
Share on other sites

No geral eu acho confiável, já que não compartilha dados de estações particulares, apenas estações públicas.

 

Problema é que muitas vezes mesmo as estações públicas não estão no padrão correto, por exemplo, esses 30,7˚C da Espanha foi em uma estação da AVAMET, que é o serviço de meteorologia do País Valenciano.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 28/01/2024 em 20:01, DaviOlrb disse:

No geral eu acho confiável, já que não compartilha dados de estações particulares, apenas estações públicas.

 

Problema é que muitas vezes mesmo as estações públicas não estão no padrão correto, por exemplo, esses 30,7˚C da Espanha foi em uma estação da AVAMET, que é o serviço de meteorologia do País Valenciano.

 

Eu não sei exatamente os detalhes...

Seria interessante que quem soubesse postasse aqui.

 

Mas parece que na Europa (Na América do Norte e na Ásia, não sei), eles têm uma classificação das estações conforme a "qualidade" da localização.

 

Por exemplo, aquelas que seguem todas as normas da OMM têm um determinado nível.

Que vai baixando conforme as eventuais deficiências na localização.

 

Seria alguma coisa como, por exemplo, estações classe A, classe B, classe C.... algo assim, dependendo de como estão instaladas.

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, 

Acabo de voltar da minha viagem de 15 dias na Europa.

 

Em Portugal, chegamos com 6 graus, ficamos 5 dias, frio fraco, parecendo com o que temos por aqui, chegando a 16/17 a tarde. 

Na Polônia, ficamos 10 noites (5 em Varsóvia, 3 na Cracóvia e 2 em Zakopane). Estava frio, mas sem extremos.

Nos 10 dias, a máxima foi de uns 6 graus e a mínima de -4 em Zakopane, resort de inverno na fronteira com a Eslováquia.

Nevou somente 1 dia, mas Zakopane estava com neve em todo lugar. Muito bonita a região!
Na visita a Auschwitz, chuva fina, tornando o local ainda mais sombrio.
Saudações.
Eduardo Galvão

IMG-20240131-WA0055.jpg

IMG-20240129-WA0002.jpg

20240130_091450.jpg

20240129_091222.jpg

IMG-20240131-WA0056.jpg

  • Like 11
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 16/02/2024 em 10:44, DaviOlrb disse:

Inverno em boa parte da Europa acabou ainda no final de Janeiro e não deu mais sinais de vida.

 

 

 

A parte que está tendo um clima mais frio que o normal ...de Dezembro até agora está restrito a Escandinávia , norte do Báltico e Rússia Europeia , Islândia e Groelândia. 

O restante do Hemisfério Norte está horrível. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 24/02/2024 em 15:45, Leandro A M Leite disse:

map_1month_anomaly_Global_ea_2t_202401_1981-2010_v02.1.png

 

Bizarro... acho que fevereiro vai ser ainda pior.

Não teve uma unica frente fria passando por aqui, as temperaturas se mantiveram estavelmente altas para a época, chegando próximo dos recordes diários diversas vezes.

Não duvido que seja o fevereiro mais quente já registrado no leste europeu.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Fevereiro de 2024 foi extremamente quente e com recordes quebrados, e em algumas áreas da Europa o que chamou chamou a atenção foi que fevereiro de 2024 foi tão quente a ponto de conseguir ultrapassar o recorde de março mais quente na compensada. 

  • Like 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Anomalias de até +7,5˚C na Polônia em Fevereiro, batendo recordes inclusive para Março.

 

 

Na Áustria anomalias também de até +7,5˚C

 

Imagem

 

Na Alemanha a mesma coisa, áreas com anomalias de mais de 6˚C e a média do país com anomalia de +4,93˚C.

 

Imagem

 

E assim se repetiu a situação em quase toda a Europa Central e do Leste.

  • Like 3
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Vídeo de Sarzedo, na região de Viseu, em Portugal, a 700 metros de altitude, com queda de neve na semana passada, quando muitos lugares do norte do país, assim como na vizinha Espanha, registraram evento significativo para Março. Em Sarzedo não houve acumulação, mas em outras áreas, como Montealegre e Serra da Estrela sim, com metros de neve.

 

Locais que costumam nevar, mas geralmente mais no meio do inverno. Em março é mais difícil. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.