Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/05/23 in all areas

  1. Finalizando o dia com 152mm! na Linha Taquarussu (Iporã do Oeste/SC) 140mm na Linha Wickert Variação de 17.2/17.9 no topo (Aparecida)
    18 points
  2. 94 mm acumulados em 2h de chuva, sendo cerca de 80% na parte final (25 min)!! INACREDITÁVEL! No bairro Weissópolis, 5 km à oeste, o pluviômetro marcou 90 mm.
    15 points
  3. Fazia tempo q eu não via algo desse porte! Ainda não parou... Já fazem 2 horas q está trovejando.
    14 points
  4. Chove torrencialmente em Curitiba desde as 19:30, diversas regiões da cidade registram pontos de alagamento. Estação do Boa Vista, no norte da cidade registrou 104mm/hr
    14 points
  5. Antes da MP significativa do dia 14 ou 15, teremos também um refresco que deve trazer máximas comportadas, embora as mínimas continuem acima da média. É um consenso essa fraca entrada de ar frio: Talvez o ponto mais positivo dessa mudança no dia 11 seja a frente fria, que pode trazer bons volumes aqui para a zona da mata, em mais um indício de que o mês vai mesmo ter chuvas acima da média. Com relação ao pulso que viria logo na sequência (dias 14 ou 15), o interessante é o consenso para a formação de uma baixa pressão (ciclogênese) em localização não usual, mais ao norte que o normal. E a evolução dela é que é um grande ponto de interrogação. Mas a projeção do GFS é, disparadamente, a mais agressiva nas rodadas desta tarde. O modelo americano veio com uma baixa SIMÉTRICA muito perigosa, rente à costa de SC:
    12 points
  6. Os primeiros dias de maio aqui em casa (Vila Jamil de Lima) 01/05 (17,0°/29,7°C) 02/05 (18,6°/29,2°C) 03/05 (18,2°/31,1°C) 04/05 (20,1°/31,5°C) Ainda teremos uma sequência de dias quentes por aqui com máximas acima dos 30°C.
    12 points
  7. Aqui após uma mínima de 18,0° a temperatura disparou e TRINTOU como previsto... a máxima chegou a 30,5° chucha bombando a toda e nos próximos dias só piora pelo menos até dia 10 ...
    11 points
  8. Dia amanheceu com céu parcialmente nublado em São Bento do Sul e com maiores aberturas a leste. Saí de casa com o céu assim, mas conforme me aproximava de meu trabalho no bairro Serra Alta o cenário já começou a mudar com a presença de neblina. De fato, hoje pela manhã, São Bento é um cidade fatiada rsrsrs... Tempo agora no bairro Serra Alta: Já são três dias com mínimas altas (variando entre 14,6/16,9ºC) para época do ano. Ontem as estações da Epagri registraram máximas acima dos 27ºC.
    11 points
  9. Apesar das previsões animadoras está terrível fazer qualquer análise a médio/longo prazo. Os modelos estão muito voláteis (é algo comum nas estações de transição) mas que parece estar ainda pior nesse ano. Por exemplo, olhem a 12z do euro para Adamantina: Apesar de uma tendência de temperaturas abaixo da média (mediana com linha abaixo do normal para época) não há consenso algum entre os modelos, ou seja, um coloca MP e outro coloca onda de calor, por isso a média dos membros não é confiável podendo ocorrer algo tanto para cima quanto para baixo. A única certeza é que os primeiros 10 dias do mês de maio serão de temperaturas acima da média por aqui e grande parte do Centro-Sul.
    11 points
  10. Caraca, me identifiquei muito com essa tua fala. Esse forum é um porto seguro. To voltando a ler agora depois de um tempo afastado.
    10 points
  11. Impressionante como é possível a temperatura variar pouco assim em um dia inteiro. Apenas 0,7 de variação.
    10 points
  12. Felizmente, aquele abafamento horroroso do verão desapareceu em princípios de abril. Nestes últimos dias, na verdade, a gente sente o calor debaixo do sol, andando nas ruas. Ao contrário do verão, na sombra e nos ambientes internos fica bem tolerável, também com a ajuda da umidade mais baixa característica desta época. Quanto às mínimas horrorosas, as noites de céu encoberto têm contribuído bastante. E com ar tropical... não tem jeito que dê jeito. Marsilac está fora do ar. Mas até a CGE-Capela do Socorro, que fica em baixada e costuma registrar mínimas comparáveis a Marsilac, teve 15,1°C hoje. Acima da média 91-20 do Mirante para maio. Pode ?
    10 points
  13. Hoje é o dia que mais está chovendo em POA desde que o tempo fechou terça passada. Agora tenho 20,3° com 98%, e a mínima sequer baixou de 20,1°!! Segue o vídeo do final da manhã.
    9 points
  14. 2014 tinha uma assim no radar bem nessa mesma época e depois virou um peido polar kkkk eu lembro q a Climatempo chegou a prever 5ºC pra São Paulo capital. Espero que não ocorra o mesmo agora, mas do jeito que tão os modelos, não to criando nenhuma expectativa…
    9 points
  15. Verdade, Rafa! Até temos registros de grandes volumes acumulados em poucas horas e particularmente me recordo de ter, eu mesmo, registrado 126 mm numa noite em Janeiro/1995 (ocasião da pior enchente na Vila onde eu morava, uns 4 Km daqui e teve casas q ficaram somente com telhado aparecendo). Outras grande chuvas mal ultrapassaram 100/110 mm. A barreira dos "100 mm/24h" não é comum, diferente de BH, onde acredito q 200 ou até 250 mm/24h já foram registrados. São vários fatores os responsáveis por Curitiba não possuir boas marcas pluviométricas. A proximidade do oceano (q mantém o ar mais fresco) a existência da Serra do Mar (q barra boa parte da umidade q deveria vir do oceano), o enfraquecimento das perturbações q vem do interior ao passarem pelas montanhas na região do segundo planalto, etc. Nosso acumulado anual é na faixa dos 1.450 mm, o q é pouco se comparado com cidades do oeste e sudoeste, onde até ultrapassa 2.000 mm anualmente. Além disso, esses 1.450 mm são bem distribuídos pelos 12 meses, então raramente temos + de 200 mm num único mês. Já BH conta com quase 400 mm em Janeiro e se não me engano chegou à 1.000 mm em um determinado Dezembro. É inimaginável pra mim. O máximo mensal aqui foi 520 mm. Ontem o núcleo do temporal ficou parado sobre Pinhais e Piraquara. Não teve ventania e a chuva mudava constantemente de direção (núcleo parado). Foi um dia muito quente, para o padrão de Maio, com variação entre 15,9°C e 27,7°C (16,1°C e 28,2°C na PWS Borda da Mata) sendo q a média das máximas gira em torno dos 21°C e das mínimas 10°C. Esse calor todo, associado à um cavado entre SC e PR contribuiu para a formação e fortalecimento de grandes núcleos isolados. A previsão indicava algo em torno dos 12/20 mm, e de certa forma não estava tão fora da casinha, afinal prever volumes é complicado quando os sistemas são isolados. Momento pior do temporal, mas já em fase terminal 👇 A chuva é tão forte q mesmo conectada com cabo, a câmera dá umas "falhadas".
    9 points
  16. Quando BH esfria demais ou tem tardes muito frias, as vezes eu falo que "Curitibamos" por conta da semelhança com o padrão daí. Pois bem, neste caso com essa chuvarada torrencial, foram vocês que "Belo Horizontinaram" desta vez. Para quem gosta de dinâmica, pelo menos é um alento diante dessa maré de azar em que todos nos encontramos. Só espero que não hajam muitos danos.
    9 points
  17. 🌥️🌥️☁️☁️🌧️🌧️⛈️⛈️ Máxima: 31,73°C em Garuva/São João Abaixo Mínima: 11,7°C Morro da Igreja Menor máxima: 14,8°C no Morro da Igreja Rajada máxima: 59,76 km/h no Morro da Igreja Precipitação máxima até o momento: 169,4 mm em São Carlos/Barra do Chapecó > Dia quente para época. > Temos uma noite muito quente para Maio fazendo 21/23 graus no Vale do Itajaí e Norte Catarinense. Pelo radar tem chuva vindo.
    9 points
  18. Os núcleos até se formaram no norte de Santa Catarina, porém um pouco mais a oeste de São Bento. Lamento...
    9 points
  19. Muita chuva em Curitiba, muitos trovões, decorrente da temperatura alta e máxima que fez, 27 graus.
    9 points
  20. Isso mesmo euro morde com tudo o recheio ❄️👄❄️ a sub 7 se tornando possível (ele subestima as mínimas sempre pra cá)
    8 points
  21. Sim! Isso é muito verdade. Eu mesmo estou dormindo tranquilamente de cobertor, e hoje cedo mesmo, qdo saí pro trabalho, tinha bastante gente levemente agasalhada só por causa da nebulosidade baixa q tinhamos ao amanhecer. Embora que por essa bandas a mínima tenha sido bem mais comportada, na casa dos 16ºC, é interessante notar o comportamento da população. E sol baixo faz toda diferença. Maio ainda que seja ruim é bom, no sentido de ser um mês agradável. Raramente passamos calor em Maio.
    8 points
  22. Por volta das 19h30 quando começaram os relâmpagos. Está acelerado, obviamente.
    8 points
  23. São Paulo vem tendo mais uma tarde quente para esta época do ano, porém sem desconforto térmico devido a umidade mais baixa. Temos a presença de cúmulos e também de nuvens altas, além de uma névoa seca. Na maioria das estações do CGE, temos 27/28 graus e umidade na casa dos 50%. Já no extremo sul, apenas 23/24 graus e umidade acima dos 80%.
    7 points
  24. Manhã começando com sol entre algumas nuvens baixas em São Paulo. A tendência é que, com o passar das horas, essa nebulosidade se dissipe. Na maioria das estações do CGE, temos 19-21 graus e umidade na casa dos 80/90%. Segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas, os ventos sopram fraco de sul.
    7 points
  25. E a previsão era só uns 2,5 mm...deve ter chovido perto de 30
    7 points
  26. Boa noite a todos. Variações na RMRJ Ontem Caxias (Xerém): 18,5°C / 28,7°C Rio (Vila Militar): 19,2°C / 29,5°C Niterói: 20,9°C / 30,3°C Hoje Caxias (Xerém): 18,8°C / 30,0°C Rio (Vila Militar): 19,1°C / 31,5°C Niterói: 20,6°C / 30,1°C
    7 points
  27. Temperaturas horrendas em São Paulo para Maio…mas… por causa dos raios solares fracos e os dias mais curtos, esses 28/29 graus são incomparavelmente mais toleráveis do que se fosse Janeiro, mesmo com essas mínimas dignas de verão. Acredito que teremos boas sequências assim nesse outono x inverno, que como sabemos, devemos manter baixas expectativas. Por aqui, máximas altas, boas amplitudes. Sobretudo em Ibitipoca, que variou dos 10,3C a 27,4C e agora já tem 14,0 graus. Baita potencial de resfriamento noturno quando não há vento. Aqui em casa, variou de 15,9 a 28,3C e a sensação foi de leve desconforto de tarde.
    7 points
  28. Anomalia de temperatura entre os dias 15 a 19/05 que o Coutinho apresentou no vídeo postado a pouco:
    7 points
  29. Noite com uma certa diferença de temperaturas entre um e outro lugar em São Paulo. Imagem da câmera do aeroporto de Congonhas na zona sul da cidade, mostrando a presença de névoa úmida, devido a entrada da brisa marítima.
    6 points
  30. Agora 20,3° com 99%. A chuva deu uma diminuída, mas cai sem parar desde de manhã! Outro vídeo de em torno do meio-dia.
    5 points
  31. Hoje foi praticamente uma cópia do dia de ontem, com variações de temperatura praticamente idênticas. Na minha estação, fomos de 15,7C a 28,2C. Houve nevoeiro intenso pela manhã. Mais uma vez, uma sensação leve de desconforto pelo calor à tarde. Não deveríamos mais ter essa sensação em Maio....mas, fazer o que né ? 🙄
    5 points
  32. Ontem e hoje foram dias praticamente idênticos, céu limpo e calor a tarde. ontem 15,5°/28,9° hoje: 16,5°/29,7° amanhã não escapa dos +30, nesse veranico não duvido chegar até os 32 graus por aqui a diferença pra março é que o calor é mais seco e as noites conseguem ser amenas o que não gera tanto desconforto assim... Euro coloca mínima de 10 graus na 12z pra próxima mp que deve chegar depois do dia 14 aqui... Que mantenha ou até intensifique... 🤞
    5 points
  33. E a cidade de São Paulo teve mais um dia de calor, com sol e poucas nuvens. Os ventos sopraram do continente a partir do final da manhã, antes eram marítimos. Com as noites predominantemente nubladas, as mínimas continuam altas para a época. Para dar uma idéia, as médias de maio no Mirante na 1991-2020 são: Mínimas: 14,7°C Máximas: 23,4°C Hoje, Mirante: 19,0°C / 28,4°C Interlagos: 18,1°C / 28,8°C IAG: 17,2°C / 29,2°C Para ver como este começo de mês não está com temperaturas nada outonais no estado de SP, a cidade de Apiaí, a 925 m de altitude, lá no sul do estado, registrou 27,9°C na estação do CIIAGRO, na leitura das 15 h de hoje. Foi a maior leitura de 20 em 20 minutos. A máxima sai amanhã cedo e, provavelmente, foi alguns décimos mais alta.
    5 points
  34. GFS pegou essa massa de ar frio desde o dia 26/27. E vai seguir exatamente o que ele indicou. Só essa baixa extrema que ele não pegou antes. O estendido GEFS também indica outra mp fortíssima no final do mês. Essa ele e o Euro estendido vem indicando há mais de 2 semanas. Pra mim o único calor significativo de maio é agora até terça/quarta, depois não tem indicativo de calor.
    4 points
  35. Está tendo uma onda de calor na Colômbia e na Venezuela. Não sei se chega a afetar as temperaturas em estações INMET do AM e RR.
    4 points
  36. Chuva e trovoada aqui em Curitiba as margens do parque barigui, bem vindo março...
    4 points
  37. a latitude ai nem é tão mais alta que aqui, pouca diferença... o que indica claramente que o bloqueio está sobre a ragião que moro. Acontece, é chato, mas faz parte. O que resta agora é torcer para que ele seja rompido.
    4 points
  38. O mínimo que eu esperaria seriam temperaturas mais civilizadas para o outono na parte da tarde, no máximo em torno ali dos 26°C/25°C com maior frequência (como é a nossa média) e esses picos de 28°C ou mais serem a exceção. Mas como querer não é poder... -------------------------------- Nesta quinta, a Pampulha chegou a 29,3°C e o céu é esse. Além do calor deve até estar chuviscando em alguns pontos isolados. Esse mês de maio está me lembrando muito outros meses ruins que tivemos em anos anteriores. Até o céu fica com uma característica diferente, mais acinzentado, com uma névoa fraca. "Aqueeeeela MP" que limpa tudo e vira a chave ainda não veio. A esperança está na MP prevista para o dia das mães, cujas projeções chegam a indicar até 8°C atualmente. Iríamos do verão ao inverno de uma só vez, sem meio termo. Mas até lá o jeito é torcer.
    3 points
  39. Umidade lá em cima hoje em POA e ainda por cima ficou morno!! A mínima foi de 20,1° à meia-noite, e agora estou com 22,8° e elevados 90%! Isso dá p.o. de 21,1° em pleno maio! Segue o vídeo do início da tarde.
    3 points
  40. Cara, eu amo esse fórum! O BAZ é o local da internet onde eu encontro as pessoas mais maduras! É um lugar onde eu encontro outros iguais a mim, que gostam de meteorologia, que é um dos meus assuntos preferidos (apesar da minha área ser a Engenharia de Computação). É muito bom ver que muitos aqui se importam em manter a conversa de forma adulta, séria e imparcial pela maior parte do tempo. Parabéns a todos os participantes que prezam pela seriedade e pela boa convivência!
    3 points
  41. > Máximas de 27/29 nas áreas baixas do Vale do Itajaí. > Sensação térmica, sempre a mais alta, por causa do pouco vento, e da umidade, que pouco baixou dos 80%.
    2 points
  42. Pacífico não tá querendo paz não: https://metsul.com/aquecimento-acelerado-do-pacifico-deve-trazer-el-nino-mais-cedo/ alguns trechos em destaque do link acima (fonte- MetSul): A projeção da MetSul Meteorologia é que nos próximos 30 a 60 dias se instale um evento de El Niño no Oceano Pacífico, mais provavelmente em junho e no mais tardar na primeira quinzena de julho. Muitas projeções publicadas em meios de comunicação brasileiro indicam que o Niño se instalaria no inverno e seus efeitos seriam sentidos a partir da primavera, mas para a MetSul tanto o fenômeno chega antes do que está sendo previsto como seus efeitos já serão percebidos também antes a muito antes do que se crê, com base no comportamento histórico dos reflexos do fenômeno no Sul do Brasil. Modelos de previsão do tempo indicam que em duas semanas haverá no Pacífico o que se chama de “estouro de vento de Oeste”, tradução livre para “Westerly Wind Burst”. Quando isso ocorre há tendência de aquecimento maior das águas tanto em superfície como abaixo da superfície do mar, gerando o que se denomina de Onda Kelvin. Vai se somar ainda para acelerar este processo de aquecimento a passagem da fase da Oscilação de Madenn-Julian, que percorre os trópicos a cada 30 a 60 dias com aumento da instabilidade, e que tende a se deslocar do Oceano Índico para o Pacífico nesta segunda metade de maio. A média de uma dezena de modelos de clima dinâmicos processada pela Universidade de Colúmbia de Nova York indica o pico de intensidade do evento de El Niño para o trimestre de outubro a dezembro deste ano com anomalia média de +1,54ºC, ou seja, no patamar de um El Niño de moderado a forte. Ocorre que alguns modelos, sendo que vários entre os principais usados internacionalmente e gerados por grandes centros meteorológicos mundiais, indica um aquecimento para o segundo semestre deste ano em patamar de El Niño muito forte a intenso, mesmo em patamar do que se convencionou chamar de Super El Niño. Vários destes modelos indicam para o segundo semestre anomalias na região do Pacífico Centro-Leste (Niño 3.4) acima de 2ºC, ou seja, El Niño muito forte. Mais do que isso, há modelos sinalizando anomalias entre 2,5ºC e 3,0ºC, o que é um Super El Niño. Chama muito a atenção a projeção do modelo australiano, historicamente mais conservador e sem viés de exagerar, que indica 2,8ºC. O fenômeno El Niño deve provocar um significativo aumento da chuva no Sul do Brasil. Após três anos de La Niña com sucessivas estiagens, o El Niño deve trazer uma sequência de meses de chuva acima a muito acima da média no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Podem ocorrer eventos extremos de precipitação com inundações, enchentes e deslizamentos de terra. Algumas enchentes podem ser de maiores proporções. Muitas previsões indicam que os efeitos do El Niño somente se sentirão a partir da primavera, mas as consequências do forte aquecimento do Pacífico devem se sentir já no inverno, quando se espera os índices de precipitação aumentem no decorrer da estação. O período mais crítico, conforme a climatologia histórica e as projeções dos modelos, é que seria na primavera com muita chuva e temporais frequentes. Desenha-se, assim, um segundo semestre extremamente chuvoso. A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/aquecimento-acelerado-do-pacifico-deve-trazer-el-nino-mais-cedo/ .
    2 points
  43. Salve!! É com satisfação que divulgo no nosso fórum a minha pesquisa de bolsa científica que concluí, em formato de artigo. Não vou me alongar aqui pois acredito que ficou bem didático no artigo em si e o BAZ está afiado nesse assunto. Acredito que deu para fazer algumas conclusões interessantes com dados originais. Hoje algumas coisas eu faria e escreveria diferente, mas estou contente com o resultado. https://revistas.uceff.edu.br/inovacao/article/view/248/248
    1 point
  44. A rodada 00Z do ECMWF voltou a sinalizar a massa de ar frio marítima para o dia 11/05, na Quinta-feira que vem: Já tem algum tempo que os modelos "namoram" com uma MP marítima para a primeira quinzena de Maio. Antes ela aparecia já no dia 06, mas agora foi para o dia 11/12. Vamos ver se vai vingar.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.