Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/02/21 in all areas

  1. Grande diferença entre as fotos do satélite do dia 23/09 e o dia 01/11! 29/09 Fumaça das queimadas encobrindo grande parte do Brasil central. 01/11 Um ar bem mais limpo no mesmo local. Fumaça desapareceu devido às chuvas que caíram durante o mês de outubro. Nossos pulmões agradecem!
    18 points
  2. Mesma situação está acontecendo em muitas partes do leste do país, como já vimos pelos inúmeros comentários dos nossos colegas, de Santa Catarina ao Rio de Janeiro. Tenho observado duas situações bem interessantes aki na região de Curitiba, a primeira é a exuberância da primavera q veio com muito mais força do q nos anos passados. O crescimento da vegetação, ou a recuperação depois das geadas severas de Julho é inacreditável. O q mais chamou atenção e fiz os registros ontem de tarde é a "Maria-Mole" como popularmente conhecida. Eu nunca vi tantas flores cobrindo esses arbustos, como tenho visto ultimamente 👇 Outra coisa é o surgimento do musgo nas calçadas, como vc mencionou. E não somente nas calçadas mas nos telhados e algumas paredes e muros. O q me chamou atenção também foi o aparecimento de uma espécie de "cogumelo" nos troncos de algumas árvores 👇 Não conheço a espécie, mas basta dar uma pesquisada no Google pra descobrir, algo q não fiz ainda. Acredito q o aparecimento exagerado desse fungo tenha a ver com a pouca luminosidade e excesso de umidade (do ar)/baixa temperatura num período em q a primavera está avançada. Abraço
    16 points
  3. Uma LI se formou ao norte de Belo Horizonte e avança pelo centro-norte do estado. Noite muito animada em MG!
    15 points
  4. Finados com tempo úmido aqui em Anápolis, como de costume. Feriado está sendo de tempo confortável, ótimo para ficar em casa, predominantemente nublado com algumas aberturas de sol e chuva/chuvisco em alguns momentos. Máxima de 24,9ºC no topão e 26,7ºC na baixada ontem.
    14 points
  5. E após a passagem da baixa pressão, a dinâmica atmosférica continua. Hoje amanheceu assim: Podemos ver no satélite a baixa bem configurada e nítida sobre o litoral do RJ. Na retaguarda do sistema tem ar mais seco e friozinho, tanto que hoje amanheceu com 13,8C no Alphaville e 14,6C na minha chácara. O dia deve ser com variação de nuvens e chance de alguma pancada isolada por conta da circulação da baixa.
    14 points
  6. Embora as chances de chuva ontem à tarde fossem pequenas, ainda se formaram alguns núcleos na minha área. Mas aqui, só chuviscou. Topos de cbs ao norte às 15:37 Chuva ao leste às 17:36 Já na madrugada de hoje tivemos chuva fraca, com acumulados entre 2 mm e 5 mm nos 3 pluviômetros que tenho no município. O dia de hoje está abafado. Provavelmente haverá pancadas de chuva à tarde ou à noite.
    12 points
  7. Nas proximidades da Vila Yara tinha alguns danos dos últimos temporais, mas nada se compara com este que eu vi neste eucaliptal, foram algumas centenas de árvores arrancadas pela raiz. Este eucaliptal fica no topo da primeira elevação após 20km de relevo plano ( nestes 20km ficam o Rio Paraná suas ilhas e os banhados da margem), ou seja, é um local sem obstáculo nenhum ao vento. 1_VID_20211101_150617.mp4
    12 points
  8. Boa tarde! A atmosfera agitada ontem favoreceu o desenvolvimento de algumas áreas relâmpago de chuva, com formação e deslocamento muito rápidos, vindas de forma fraca ou em pancadas. Ou seja, um dia bem verão. Como essas áreas se concentraram bastante na parte mais norte/noroeste da cidade, as estações INMET e Cemaden, que ficam mais ao sul, não chegaram a registrar essas chuvas. Porém, ainda sim estabeleceram-se temperaturas mais moderadas devido a alta nebulosidade: 27,2ºC x 17,7ºC INMET 25ºC x 17,2ºC Aeroporto Hoje segue um dia com boa nebulosidade, talvez alguma coisa se desenvolva mais tarde, apesar da circulação não favorecer muito. Torço muito pra que aconteça, pois amanhã já retornaremos para a monotonia de entre nuvens e sem chances de chuva relevante, só que ainda mais quente.
    11 points
  9. Sobre enchentes e prejuízos com as chuvas, o grande problema da cidade de São Paulo e de muitas cidades brasileiras é a ocupação indiscriminada das várzeas dos rios e córregos e de áreas de risco. Tenho um amigo, engenheiro civil, com longa experiência em projetos de obras urbanas. E ele é taxativo: várzea de rio tem que ser preservada, não pode ser ocupada. Os geógrafos já dizem: várzea é o leito maior do rio, isto é, o leito do rio na época das cheias. Se ocupamos este espaço, certamente sofreremos as consequências. Aqui em Sampa, em uns 90/95% da área urbana da cidade não acontece nada com um chuvão de 100 mm. O problema é que a maioria das principais vias de tráfego e algumas linhas de trens ficam nos 5% problemáticos: fundos de vale, próximas a rios, sobre rios e córregos canalizados, etc, etc. E aí, a cidade para. Com a total impermeabilização e o relevo acidentado em grande parte da cidade, com muitas ladeiras, a água das chuvas chega muito rapidamente e em grande quantidade aos fundos de vale. Aí, os rios e córregos não dão conta do volume de água e transbordam. Uma coisa que observo é que as enchentes aqui em Sampa são tipo "piscinão". Dificilmente a gente vê aquelas torrentes assustadoras que arrastam carros, até caminhões leves e tudo que existe pela frente. Isso é coisa muito rara por aqui. Talvez porque, apesar do relevo acidentado, os principais rios e córregos daqui costumam ter pouca declividade. Eram típicos rios de planície, repletos de meandros, que fora sendo retificados. ---------------------------- Voltando ao monitoramento, Sampa alternou bons períodos de sol com variação de nuvens e períodos nublados. Em alguns momentos escureceu bastante, parecendo anunciar uma chuva que não veio. A tradição popular que diz que todo dia de finados chove... não se cumpriu hoje. Mirante (Aut): 17,0°C / 23,9°C Interlagos: 16,7°C / 22,8°C IAG: 16,8°C / 24,2°C
    9 points
  10. Consegui me logar no fórum, foi uma luta. Mesmo usando o e-mail invés do nome do usuário, não estava conseguindo. Vibe total de verão, calor de 33,4 ºC e instabilidades induzidas pelo calor se formando no interior.
    9 points
  11. Boa tarde, segundo dados da UERJ em Nova Friburgo choveu 54mm ontem.
    9 points
  12. Tenho um vídeo de 2019 da florada da Maria-Mole aqui em casa, mas como não é possível postar fiz uns prints. Amanhecemos com 14,9°C e o dia vem variando entre momentos com garoa e aberturas de sol. 20,4°C agora aqui no bairro Rio Negro.
    8 points
  13. Com relação a extremos no período chuvoso, Belo Horizonte pra mim se tornou a capital onde eles ocorrem com maior frequência e maior facilidade, ao ponto dos 75 milímetros em 24 horas ( continua aumentando) serem algo totalmente banal, assim como os estragos. Na maioria das cidades isso seria "o dia chuvoso", aqui é só +1 dia comum, igual um outro aí de outubro que tivemos 80 milímetros. E ainda é bem abaixo do que a cidade consegue registrar. Se bobear, daqui pouco tempo estamos aqui de novo reportando um evento extremo e seus estragos. As capitais do leste do nordeste e Vitória são outras que se assemelham a isso, mas com menor frequência.
    8 points
  14. Novembro já começa bem molhado em Lafaiete, dia carregado, chuva desde cedo, a mais forte por volta das 13h que deu até alguns alagamentos pela cidade. Em 24h já são 50mm na conta.
    8 points
  15. Chuva EXTREMA na região metropolitana de BH nesta noite. No meu bairro, é a pior desde o fatídico janeiro de 2020. Já chove a mais de meia hora e tenho alagamento inclusive na porta de casa, o que é raríssimo pois moro próximo a nascente de um córrego. Conforme vai descendo o curso do córrego, a situação parece estar cada vez pior segundo relatos. Que começo de novembro! VID-20211101-WA0095.mp4
    8 points
  16. Outro quente dia, dessa vez as nuvens não conseguiram se desenvolver. De tarde nas proximidades da Vila Yara: Nessa vegetação rasteira teve uma queimada em agosto, agora está totalmente verde, e com o solo bastante encharcado naquela planície no segundo plano, que é um banhado. O nível do Rio Paraná está um tanto alto.
    8 points
  17. Hoje o dia começou com garoa alternando com aberturas de sol. Isso até metade da manhã. Em seguida o tempo abriu e tivemos um belíssimo dia c sol entre nuvens e muito vento leste. Variação de 14,9/21,7°C. Que beleza olhar pela janela de casa!!! Essa é a florada desse ano da Maria-mole: No momento temos 20,5°C.
    7 points
  18. São Paulo vem tendo uma noite bastante nublada por nuvens baixas. As temperaturas, nas estações do CGE, não mudaram muito em relação ao final da tarde. Entre 16 graus no extremo sul e 18/19 graus em áreas mais ao norte da cidade. ------------------------ Ainda sobre a questão da (quase) ausência de sol, já que o colega do Rio comentou sobre o aparecimento de mofo no teto de um dos quartos do apartamento em que reside, aqui em São Paulo é possível notar que as calçadas e áreas cimentadas estão ficando esverdeadas devido ao aparecimento de musgos. Isso costuma ocorrer mais em meses de verão (janeiro, fevereiro e até mesmo março) e não em outubro. Ao menos para mim, o grande problema dessa primavera na Grande SP nem tem sido tanto a pouca insolação, mas sim o excesso de dias nublados por nuvens baixas (que deixam aquele clima deprimente e tedioso). Seria BEM MELHOR se o mês fechasse com uns 200 mm ou até mesmo 300 mm, porém sem essa quantidade grande de dias com teto baixo e que parecem não ter fim (hoje já se completou 8 dias seguidos de ventos marítimos trazendo nuvens baixas para a região aqui).
    7 points
  19. Descartada a possibilidade de o ciclone subtropical se transformar em depressão na costa do Sudeste. CPTEC informa que uma ZCAS irá se formar entre o Espírito Santo e o Pará e que este ciclone subtropical fará uma transição extratropical. https://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6546-monitoramento-e-previsão-ciclones-subtropicaistropicais-no-atlântico-sul/&do=findComment&comment=526518
    7 points
  20. O dia tempestuoso, como não poderia ser diferente, vai terminando com enchentes em BH: Os volumes já ultrapassaram os 75mm somente hoje. Tenho a impressão que, ultimamente, BH tem sentido mais os impactos (negativos) da chuva que São Paulo - antigamente tinha a impressão contrária.
    7 points
  21. Depois do aguaceiro de ontem com acumulados nas estações do Cemaden em Lafaiete ficando entre 37mm e 57mm, hoje não sobrou água pro tradicional chuvoso dia de finados e o tempo ficou apenas nublado pela manhã com mínima de 16 graus e ENSOLARADO 😲 a tarde toda com máxima chegando a 27 graus e levando todo mundo pra rua tomar açaí, sorvete e tentar começar a tirar o mofo que já vai tomando conta do corpo. Segue um entardecer muito bonito, meu termômetro marca 23,4° e esse foi o registro de uns 20 minutos atrás:
    6 points
  22. Após um dia de sol (como já comentado pelo Aldo acima), nuvens mais baixas estão tomando conta do céu da cidade de São Paulo neste final de tarde. No momento, as temperaturas nas estações do CGE variam entre 16 graus no extremo sul e 20/21 graus em áreas mais ao norte da cidade. Imagem do satélite das 16:30 mostra que as nuvens se concentram mais em áreas próximas do litoral. Outra coisa que se pode notar é que o solo já está mais verde devido às chuvas que vem caindo.
    6 points
  23. Renan, no início da tarde, choveu 29 mm em Glicério/Macaé/Cemaden, efeitos da circulação das nuvens vindas do mar. Glicério, fica no pé da serra do Mar em Macaé. Já acumulou 573 mm desde o dia 29 de setembro, sendo que novembro, já choveu quase 200 mm. Na região da bacia do rio Doce, teve duas estações do Cemaden com valores acima de 200 mm desde a tarde/noite do dia 31, cidades de São Pedro do Suaçuí e Virgolândia, outras cidades da região com chuvas acima de 100 mm nesse novembro. Na Zona da Mata, onde mais choveu nos últimos 2 dias, foi em Divinésia, com 117 mm(fica uns 15 km linha reta de Ubá. Em Tuiutinga deve ter chovido acima de 80 mm, em Guidoval choveu 80mm.
    6 points
  24. Isto me lembrou São José do Rio Preto. Todo ano dava algumas alagadas deste nível aí do vídeo. Até que finalmente fizeram uma enorme obra, aumentando bastante o canal de água que passa abaixo das principais avenidas, que ficam nas partes baixas do vale. Desde então sem alagamentos. Sem bem que as chuvas nestes últimos anos não são referência. Kkkk Mas, no último sábado, apesar da chuva torrencial, que acumulou 104mm em 12hs, as avenidas principais não alagaram. Lógico que isto daí é bastante chuva. Mas há certo descaso com o moradores. Coitado de quem mora nesta rua. E são obras simples, do tipo, aumentar 3/4 metros o canal central. Em Rio preto foi bem complicado e demorado, porque não tinha canalização central. Teve que arrancar toda a avenida BADY BASSIT (uma das principais da cidade).
    6 points
  25. Saiu até uma reportagem no globo sobre isso: Com apenas cinco dias sem chuva, Rio teve outubro mais chuvoso dos últimos 12 anos RIO — Pelo número de vezes que tirou o guarda-chuva do armário o carioca já imaginava: um levantamento feito pelo Climatempo mostra que outubro de 2021 foi o outubro mais chuvoso dos últimos 12 anos. Segundo o instituto, a estação meteorológica da Vila Militar registrou 132,2 mm de chuva acumulada enquanto em 2009 foram registrados 134,2 mm. O acumulado também ficou 53% acima da média histórica de chuvas em outubro. Ainda segundo o Alerta Rio, da prefeitura do Rio, foram 26 das chuvosos em outubro. Apenas não houve registro de chuvas nos dias 13, 14, 22, 23 e 30. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) do Alto da Boa Vista o último mês até registrou um acumulado menor de chuvas em comparação a outubro de 2020. Entretanto, o volume foi 31% maior que média histórica. A meteorologista do Climatempo Doris Palma explica que não foi um número abrupto de frentes frias que levou ao registro de mais chuvas. Segundo ela, um aumento da temperatura do mar próximo à costa do Rio facilitou a formação das chuvas. Essa variação é comum, ocorre em alto mar e tem a influência de diversos fatores, como as correntes marítimas. — A temperatura estava um pouco acima do normal, o que manteve as frentes frias passando de forma mais lenta pela costa. Quando elas passam mais devagar as chuvas tendem a ser mais frequentes e volumosas — explica. O aumento da temperatura do oceano é imperceptível, segundo a meteorologista, na hora do banho de mar: — Esse aumento é menor que 1ºC e imperceptível para nós. Essas variações são comuns. Mas quando ocorre em grande escala, quando temos uma grande área mais quente que o normal isso consegue influenciar nas chuvas. Não são desvios tão grandes, mas como a área é mais extensa, a chuva consegue se modular devido a essa temperatura mais alta. Doris Palma ainda explica que a primavera é uma estação de transição onde é esperado grandes mudanças de temperaturas. Este mês de novembro também deve ter mais chuvas que a média histórica, mas é provável ser mais seco que outubro. Segundo a prefeitura do Rio somente até às 13h45 deste dia 1 de novembro choveu 25% do esperado para todo o mês: — Na capital tivemos o outubro com o maior volume de chuva dos últimos 12 anos. Novembro ainda temos a expectativa com a chuva tendendo para cima da média no estado. Porém, o verão podemos ter chuvas abaixo da média. Veja a previsão dos próximos dias Novembro teve início com muita chuva e os termômetros batendo 21 graus no Rio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade está em estágio de mobilização desde o domingo, às 18h25, de acordo com o Centro de Operações Rio. Nas primeiras 14 horas deste dia 1º de novembro, choveu, em média, 31mm. Segundo o COR, essa quantidade média é 25% do esperado para o mês com base na série histórica. Segundo O Centro de Operações, nas últimas 24h Sepetiba, Ilha do Governador e Barra/Barrinha foram os locais com mais chuva na cidade. Média histórica de chuva por bairros Ilha do Governador: até 13h45, choveu 35% da média histórica de chuva para este local no mês de novembro Penha: até 13h45, choveu 40% da média histórica de chuva para este local no mês de novembro Irajá: até 13h45, choveu 34% da média histórica de chuva para este local no mês de novembro
    6 points
  26. Os últimos dias foram chuvosos e Outubro acabou fechando acima da média na precipitação aqui em casa. Hoje o sol voltou a brilhar, mas entre muitas nuvens. Os extremos do dia foram 18,7ºC/28,0ºC e estava abafado: Pelo euro vem aí mais uma sequência de dias com nebulosidade e ventos de leste, vento este que aliás não parou de soprar, só a umidade diminuiu um pouco hoje. O lado bom é que ao menos serão dias com temperatura consideravelmente abaixo da média, o que "encurta o verão" (ainda assim prefiro sol). 23,9ºC 77% às 18:30 em Blumenau. Ontem e hoje novamente ouvi o canto da cigarra e lembrei do @Luide Luckmann. Parece que a 'temporada de cigarra' começou mais cedo esse ano.
    5 points
  27. Belo por do sol em Sorocaba. Temos um pouco de nuvens médias por lá. Já em São Paulo, céu bastante nublado.
    5 points
  28. Prezados, boa noite! Dia excelente quanto ao conforto térmico por aqui, manhã nublada, sem chuva, segurando a temperatura. À tarde, o sol venceu e predominou, porém não conseguiu esquentar muito (não registro máximas em casa pois meu sensor externo pega muita radiação). Sobre Outubro/21, classificaria como sensacional, pra mim o mês mais quente do ano poderia ser exatamente como esse: 2 a 3 temporais que lavam a cidade, predominantemente nublado, umidade saudável, temperaturas máximas bem comportadas e 2 a 3 incursões de ar frio. Obtive 2 mínimas sub-12. Até ensaiou-se umas neblinas 😍. Novembro começando parecido, apesar da previsão de semana mais ensolarada (porém sem calor intenso.)
    5 points
  29. Não batemos nem os 20°C hoje aqui na zona sul do Rio, terceira vez já desde o meio de outubro - sem contar as inúmeras máximas de 21, 22°C. Completamente fora do comum. A chuva deu uma trégua no meio da tarde, mas sem qualquer aparição do sol, nem mesmo claridade. No momento volta a chover bem fraco por aqui e estagnado nos 19°C.
    5 points
  30. Primeiro dia de novembro foi de tempo bastante variável durante o dia, foi uma luta intensa entre o sol e as nuvens que traziam muitas vezes chuva passageira (pelo CIIAGRO acumulou 0.6 mm), como de praxe, as nuvens prevaleceram no final das contas. Variação de 20,3°C / 28,1°C
    5 points
  31. Para o pessoal das médias compensadas, outubro fechou assim na cidade de São Paulo. As anomalias são relativas à 1991-2020 no Mirante e 1991-2017 no IAG. Médias compensadas Mirante: 18,8°C (-1,8°C) Interlagos: 17,9°C IAG: 18,3°C (-1,2°C) --------------------- Interessante que se compararmos com a normal 1961-1990, este outubro seria um mês na média, em termos de compensada. Anomalias da média compensada em relação à normal 1961-1990 Mirante: -0,2°C IAG: 0,0°C --------------------- A título de curiosidade, alguns meses de outubro mais "frios" no Mirante (Médias das mínimas / máximas / compensada): Antes de 1960 Out/1947: 11,8°C / 21,0°C / 15,3°C Out/1948: 12,9°C / 23,2°C / 17,0°C Out/1949: 13,1°C / 23,5°C / 17,0°C Entre 1961 e 2000 Out/1962: 14,4°C / 21,5°C / 17,2°C Out/1969: 13,9°C / 22,6°C / 17,2°C Out/1964: 14,7°C / 22,5°C / 17,7°C Out/1971: 13,6°C / 23,6°C / 17,7°C Out/1974: 13,9°C / 24,2°C / 17,7°C Out/1989: 14,1°C / 23,3°C / 17,7°C Out/1981: 14,6°C / 22,9°C / 17,8°C Out/1976: 14,2°C / 23,2°C / 17,9°C Out/1999: 14,3°C / 23,1°C / 17,9°C Após 2000 Out/2010: 14,9°C / 24,6°C / 18,6°C Out/2021: 15,7°C / 23,9°C / 18,8°C Out/2004: 15,5°C / 24,8°C / 19,3°C Out/2013: 16,0°C / 25,0°C / 19,8°C Out/2018: 16,8°C / 24,8°C / 19,9°C
    5 points
  32. Variação hoje em casa 15,3/22,6°C com garoa e sol durante boa parte da manhã e céu parcialmente nublado e bastante sol à tarde. Os ventos do quadrante leste não deram trégua e mantiveram a atmosfera resfriada, mesmo com os períodos de céu quase limpo entre 15/17h. No leste, região serrana, houve garoa ao entardecer e não teve sol naquela região montanhosa. Vídeo gravado entre 16/17h30 e destaque para o arco-íris 👇
    4 points
  33. Formação única e muito potente q surgiu ao entardecer no extremo norte de Curitiba. Primeiramente vi q se tratava de uma grande Congestus evoluindo para Cumuloninbus por volta das 17h30. Infelizmente não resistiu ao ataque dos ventos frios de leste e se dissolveu antes do poente.
    4 points
  34. A título de curiosidade, abaixo um mapa da cidade de São Paulo de 1916. Para quem ainda não viu, observem como era o curso do rio Tietê antes da retificação, repleto de meandros (Atravessa a parte superior do mapa de leste para oeste, da direita para a esquerda). No canto inferior esquerdo se vê um trecho do rio Pinheiros, também cheio de curvas. O rio Tamanduateí também era assim mas na época deste mapa ele já estava retificado num bom trecho.
    4 points
  35. Hoje já está sendo um pouco melhor. Nasceram 2 Cbs antes das 21h (nas últimas semanas quase sempre foi depois desse horário, quando houve), um a meu NE e outro a E (esse aqui tá próximo de Patos e tem uns relâmpagos fortes). Apesar disso não espero que chova hoje em Pombal. Um amigo meu (Rafael Santos, autoria dele) mandou um pequeno clipe de um raio desse Cb que tá entre a PB e o RN. 👇 received_585297366010977.mp4
    4 points
  36. O primeiro dia de Novembro já começou com o melhor padrão possível para este mês: Muita chuva, nada de sol e temperaturas extremamente amenas. A temperatura mínima ocorre nesse momento e deve baixar mais (17,9C). A máxima foi de tão somente 21,1C. O acumulado é de 43,6mm. Fantástico.
    4 points
  37. De fato, foi o dia mais tempestuoso da temporada na RMBH. Choveu na maior parte do dia, com várias pancadas fortes intermitentes desde o amanhecer, algumas com raios e rajadas de vento. Aqui na Pampulha, tivemos (até agora) muito expressivos 48mm somente hoje. Houve períodos de trégua pela tarde, motivo para a temperatura atingir 24,8ºC de máxima. Esse "calorzinho" foi o suficiente para se formar mais núcleos intensos de precipitação ainda de tarde. Consegui sair rapidamente e fotografei uma shelf cloud na Pampulha (apesar de nossos morros e colinas dificultarem a visualização desse tipo de fenômeno): Agora, segue a chuva, com 18ºC.
    4 points
  38. Sol voltou a aparecer nessa tarde segunda feira em São Paulo em meio a nuvens, após uma manhã nublada. As instabilidades, que trouxeram chuva em grande parte do estado ontem, está se afastando hoje. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 16/17 graus no extremo sul 20/21 graus em áreas mais ao norte da cidade. Imagem da câmera da Avenida Paulista mostra muitas nuvens nesse final da tarde na cidade, mas com algumas aberturas.
    3 points
  39. Logo no primeiro dia de novembro, as torneiras do céu se abriram com tudo em BH, após dias de tempo nublado, ameno e sem volumes expressivos. Eu não estava muito crente em um novembro dentro ou acima da média, mas talvez essa primeira semana já garanta um cenário bastante confortável.
    3 points
  40. Boa tarde. Alguém já tinha visto que o INMET está disponibilizando os dados da estação Criosfera 1? Talvez estava disponível a mais tempo, mas eu só vi agora! Pra quem não sabe, o Brasil possui uma estação de pesquisa no interior da Antártica, localizada nas seguintes coordenadas: 84° S 79° 29' 39". Tabelei os dados de temperatura da estação, com dados disponíveis desde 2014. Até agora a mais baixa temperatura registrada por lá foi de -53,1°C em 8 de julho de 2015. Em 10 de junho desse ano registrou -51,3°C sendo este o recorde para junho. A mini normal climatológica ficou assim: Aqui a tabela mostrando as médias diárias nesses 7 anos. O dia mais frio do ano tem sido, em média o dia 26 de junho e o dia mais quente 26 de dezembro. Algo que me chamou a atenção foi o fato de Dezembro ser bem mais quente que janeiro. Imagem da estação:
    3 points
  41. Outubro foi muito bom por aqui. Novembro promete ir pelo mesmo caminho e, provavelmente, ainda será melhor. Pelas previsões atuais, pode chover todos os dias de hoje até terça (09/11). Uma sequência de dias de chuvas tão grande assim é muito rara nesta época. ECMWF 0z via weather.us Mas dificilmente choverá em todos esses dias, principalmente hoje e quarta na qual os volumes previstos são muito baixos. Chuva expressiva mesmo deve ser sábado. Apesar de ter chovido 63 mm em outubro na cidade de Queimada Nova (~186% acima da média), nem todas as áreas próximas tiveram tanta chuva assim, dando mais importância ainda a chuva prevista para os próximos dias. As duas primeiras fotos eu tirei ontem em pontos entre 18 e 21 km do centro da cidade (há locais a menos de 8 km com a vegetação assim também), já no município de Lagoa do Barro do Piauí. Enquanto, a última, eu tirei hoje aqui em Queimada Nova. A imagem do satélite Aqua de ontem confirma isso, são várias faixas verdes e secas na vegetação. Nas áreas secas, o acumulado em outubro deve ter sido inferior aos 10 mm. O pontinho vermelho indica a localização da zona urbana de Queimada Nova.
    3 points
  42. Outro local com quase 80mm foi em Sâo João Nepomuceno. Ontem eu fechei com 43,8mm e foi o maior acumulado do ano na minha estação. Provavelmente será superado ainda em Novembro ou Dezembro. Tarde de sol constante mas apesar disso ainda não foi agora que chegou a 30 graus (última vez que chegou a 30C foi no dia 15 de Outubro). Máxima de 28,9°C.
    2 points
  43. Sim. A fórmula da média compensada é: 2 vezes a temperatura de 0 h UTC + temperatura 12 UTC + temperatura máxima do dia + temperatura mínima do dia e tudo dividido por 5. (2 x T0UTC + T12UTC + Tmáx + Tmín) / 5 Os dados podem ser coletados diretamente da tabela das automáticas, que já está em UTC. Embora eu ache que o mais correto nas estações automáticas é a média de 24 horas, que reflete a realidade. O problema é na hora de comparar com dados antigos. Quase todo o planeta usa média simples. No Brasil, a média simples foi usada (Se não me engano) até 1937 e em 1938 foi adotada a compensada. A compensada é uma tentativa de se aproximar da média 24 horas nas estações convencionais. É pessoal, claro, mas... eu, atualmente, quando vou fazer alguma comparação com outros locais de outros países, só olho médias das temperaturas mínimas e das máximas. Nem dou mais bola para a média geral. Pois a compensada é ruim e só usada no Brasil e a simples é um horror, na minha opinião.
    2 points
  44. SandroAlex, hoje tinha reparado nos grandes volumes em parte de SC e lembrei de nov.2008.Parte do RJ e centro-sul de ES, teve muita chuva em nov. de 2008. Aqui a última chuva com relâmpagos e trovões, foi no dia 7 para 8 de outubro, em novembro e dezembro de 2008, aqui na região, teve poucos dias com trovoadas, no máximo uns 6 dias, nos dois meses teve 40 dias com chuvas.
    2 points
  45. Bom dia, BH teve um dia nublado ontem, porém sem grandes emoções. Durante a noite, alguns períodos de chuva fraca, com acumulados em torno de 4mm 👇 Já hoje, situação diferente: o 1º de novembro é bem típico de verão, em seu auge mesmo, com tempo extremamente chuvoso e grandes acumulados. Temos uma manhã encoberta, com vários períodos de chuvas moderadas a fortes e até algumas trovoadas. O interessante é que o tempo chuvoso se manifesta de forma intermitente, com chuvas influenciadas por processos convectivos, não é aquela chuva fraca incessante. O acumulado somente agora de manhã está em aproximadamente 35mm! 👇 No momento, 21ºC, nuvens escuras e dentro de poucos minutos deve voltar a cair água. Como já previa Axl Rose, November Rain.
    2 points
  46. Curiosamente as chuvas mais volumosas provenientes do litoral do estado, não estão atingindo Curitiba na mesma proporção q atingem outras áreas do leste da capital. As imagens q eu fiz nesta manhã dão uma idéia de como a chuva foi intensa por aki. As áreas de baixada mostram o resultado dakilo q alguns pluviômetros já indicavam.
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.