Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

André L P Souza

Members
  • Posts

    356
  • Joined

  • Last visited

About André L P Souza

  • Birthday 10/04/1997

Location

  • Location
    Rio de Janeiro-RJ

Recent Profile Visitors

1881 profile views

André L P Souza's Achievements

Rising Star

Rising Star (9/14)

  • Conversation Starter Rare
  • One Year In
  • Reacting Well Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare

Recent Badges

1.1k

Reputation

  1. Na carta sinótica recente divulgada pela Marinha do Brasil, é possivel ver aquela baixa pressão que estava na costa do RJ, e como previsto, se deslocou para nordeste na altura do litoral do ES reforçando sua trajetória atípica. A tendência é que ele continue se deslocando até a BA, causando chuvas torrenciais nos próximos dias no litoral do estado e trazer um pouco de alivio ao Sertão e Agreste nordestinos. Não está claro se este sistema se aprofundará mais e se transformará em ciclone subtropical. Continuaremos monitorando e caso seja confirmado, as informações sobre ele estarão em outra página do BAZ.
  2. Eis aqui retratado, o sistema de baixa pressão responsável por causar chuvas nos litorais de SP e RJ na tarde e noite de ontem. Entretanto, o que chamará a atenção é que este ciclone poderá ter uma trajetória atípica, se delocando para nordeste até o litoral da BA. Como todos sabem, ciclones extratropicais no hemisfério Sul não se deslocam para norte e nordeste. Se deslocam para sul, sudeste ou leste. No hemisfério Norte, eles se deslocam para noroeste, norte ou oeste. Vamos continuar monitorando, pois há uma suspeita de que esta baixa poderá ter características fora dos padrões definidos aqui no Brasil. Será que ele poderá se transformar em subtropical? Vamos aguardar. Imagem do sistema na costa do RJ em 10 de abril de 2025 e todos os direitos reservados a NASA.
  3. Este B1014 que está no litoral do RJ tem previsão de que ele se desloque para nordeste até o litoral da BA, o que é atípico. Estou monitorando de perto este sistema, pois poderemos ter algum aprofundamento mais significativo deste ciclone. Não tenho certeza se ele será subtropical, mas como todos sabem, ciclone extratropical não se desloca para nordeste no hemisfério Sul. Somente para leste, sul ou sudeste.
  4. Mostrarei um pouco da dinâmica dos meus estudos em meteorologia para vocês. O prédio onde sou aluno é o IGEO (Instituto de Geologia) e CCMN (Centro de Ciências Meteorológicas), da UFRJ. Mostrarei as imagens do local de estudos meus e das salas de aula. Estou fazendo no momento duas disciplinas neste semestre: cálculo e ciência atmosférica. A terceira, que é computação, tranquei pois tive problemas com o professor, ele não me ajudou em nenhum momento e ainda fez desdém contra mim. Vou fazê-la em breve em outro semestre com outro professor. Sala de aula de ciência atmosférica: Fachada do prédio onde estudo na UFRJ: Sala de aula de cálculo: Exercícios de cálculo:
  5. É amanhã. Amamhã começa a minha faculdade de meteorologia na UFRJ. Vou mostrar para vocês o quadro de disciplinas e as aulas deste semestre. Que venha 2031 e vire meteorologista credenciado para dar informações a vocês, bazianos.
  6. Alarme falso. Na carta sinótica de 16 de março às 00 UTC, a baixa se fundiu com outro ciclone extratropical cuja frente fria está no Sudeste.
  7. Pelas imagens que vejo aqui no fórum, se trata de um ciclone extratropical tentando fazer transição para subtropical. Há um sistema frontal ocluso associado a baixa. Acredito que as próximas horas serão deteminantes para sabermos se a NOAA vai classificar como sista atipico ou não. Até agora, nada do CHM dar aviso meteorológico.
  8. 37 DIAS DEPOIS E ELA CHEGOU. DETALHE: NÃO HAVIA PREVISÃO DE CHUVA HOJE AO RIO DE JANEIRO. O OUTONO METOROLÓGICO JÁ ESTÁ DANDO AS CARAS VID-20250303-WA0000.mp4
  9. ELA CHEGOU! 37 DIAS DEPOIS DA MAIOR ESTIAGEM DA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO FINALMENTE A CHUVA CAIU. DETALHE: NÃO HAVIA PREVISÃO DE CHUVA HOJE. REGISTROS MEUS DA FREGUESIA, BAIRRO DO MUNICÍPIO DO RIO.
  10. Consultei o site do INMET e vi dados da estação automática do Forte de Copacabana. É incrível. Não choveu nada. Foi o mês sem nenhuma gota de água no município do Rio em nenhum dia. Foi a capital mais seca de todo o país. https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/A652
  11. O Rio de Janeiro conseguiu um fato histórico. Pela primeira vez na história, o município registrou apenas 0,8 mm em todo o mês de fevereiro, segundo o Alerta-Rio do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio. É o mês mais seco dos últimos tempos. A média é de 136 mm. Choveu 206 vezes menos do que toda a média histórica. https://diariodorio.com/rio-de-janeiro-enfrenta-fevereiro-mais-seco-da-historia-com-bairros-sem-chuva/
  12. Saiu hoje o documento de matrícula oficial da UFRJ. Eles aceitaram o meu laudo médico (Sou autista) e agora sou oficialmente estudante de meteorologia. (Matricula, identidade e código de barras estão apagados para evitar manipulações). Estou muito feliz. É um sonho realizado desde os meus 13 anos.
  13. BOAS NOVAS! A partir de 2025, iniciarei o meu mestrado em meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Me desejem sorte, pois 2031 é logo ali. Me empenharei para trazer o diploma e assim poder fazer o melhor da meteorologia para vocês do BAZ.
  14. A depressão Biguá perdeu força e se transformou em uma baixa pressão comum em alto-mar, segundo carta sinótica da Marinha do Brasil de 17 de dezembro de 2024. Lhe desejo um até logo.
  15. URGENTE! BIGUÁ FOI REBAIXADO A DEPRESSÃO SUBTROPICAL NA MADRUGADA DE 16 DE DEZEMBRO. A MEDIDA QUE O CICLONE SE AFASTA DO RS, O MESMO ESTÁ PERDENDO FORÇA.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.