-
Posts
358 -
Joined
-
Last visited
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Everything posted by André L P Souza
-
Tenho boas e más notícias. Hoje saiu a nota de Ciências Atmosféricas, onde me dediquei ao máximo junto com Cálculo 1. Entretanto, em cálculo infelizmente fui reprovado e agora vou ter que repetir a disciplina, com 3 notas 0. Já Ciências Atmosféricas, consegui notas 7,5, 7 e 6,5. Devido a falta de conteúdos do ensino médio os quais são justamente o que eu precisava aprender agora (Trigonometria e seus derivados, intervalo, geometria espacial, logarítmo e seus derivados, função exponencial e seus derivados) me impediram de entender derivadas, limites, integrais, primitivas e gráficos de funções mais complexas. O jeito agora é me recuperar. Que venha Física 1, Cálculo 1 e Ciência Marinha neste segundo semestre!
-
Bom... Depois de eu ter sumido, pois estava me dedicando aos estudos em meteorologia tenho boas e más notícias. A boa é que eu consegui 7,5 na prova de ciências atmosféricas. A má é que em cálculo 1 só consegui fazer 1 das 5 questões. Mesmo assim, acredito que eu tenha errado nesta também. Ou seja, fiquei com 0. Vou mostrar a vocês a foto da primeira prova que fiz. Em breve, mostrarei a segunda:
-
Na carta sinótica recente divulgada pela Marinha do Brasil, é possivel ver aquela baixa pressão que estava na costa do RJ, e como previsto, se deslocou para nordeste na altura do litoral do ES reforçando sua trajetória atípica. A tendência é que ele continue se deslocando até a BA, causando chuvas torrenciais nos próximos dias no litoral do estado e trazer um pouco de alivio ao Sertão e Agreste nordestinos. Não está claro se este sistema se aprofundará mais e se transformará em ciclone subtropical. Continuaremos monitorando e caso seja confirmado, as informações sobre ele estarão em outra página do BAZ.
- 753 replies
-
- 15
-
-
Eis aqui retratado, o sistema de baixa pressão responsável por causar chuvas nos litorais de SP e RJ na tarde e noite de ontem. Entretanto, o que chamará a atenção é que este ciclone poderá ter uma trajetória atípica, se delocando para nordeste até o litoral da BA. Como todos sabem, ciclones extratropicais no hemisfério Sul não se deslocam para norte e nordeste. Se deslocam para sul, sudeste ou leste. No hemisfério Norte, eles se deslocam para noroeste, norte ou oeste. Vamos continuar monitorando, pois há uma suspeita de que esta baixa poderá ter características fora dos padrões definidos aqui no Brasil. Será que ele poderá se transformar em subtropical? Vamos aguardar. Imagem do sistema na costa do RJ em 10 de abril de 2025 e todos os direitos reservados a NASA.
- 753 replies
-
- 12
-
-
Este B1014 que está no litoral do RJ tem previsão de que ele se desloque para nordeste até o litoral da BA, o que é atípico. Estou monitorando de perto este sistema, pois poderemos ter algum aprofundamento mais significativo deste ciclone. Não tenho certeza se ele será subtropical, mas como todos sabem, ciclone extratropical não se desloca para nordeste no hemisfério Sul. Somente para leste, sul ou sudeste.
- 753 replies
-
- 10
-
-
Mostrarei um pouco da dinâmica dos meus estudos em meteorologia para vocês. O prédio onde sou aluno é o IGEO (Instituto de Geologia) e CCMN (Centro de Ciências Meteorológicas), da UFRJ. Mostrarei as imagens do local de estudos meus e das salas de aula. Estou fazendo no momento duas disciplinas neste semestre: cálculo e ciência atmosférica. A terceira, que é computação, tranquei pois tive problemas com o professor, ele não me ajudou em nenhum momento e ainda fez desdém contra mim. Vou fazê-la em breve em outro semestre com outro professor. Sala de aula de ciência atmosférica: Fachada do prédio onde estudo na UFRJ: Sala de aula de cálculo: Exercícios de cálculo:
-
Pelas imagens que vejo aqui no fórum, se trata de um ciclone extratropical tentando fazer transição para subtropical. Há um sistema frontal ocluso associado a baixa. Acredito que as próximas horas serão deteminantes para sabermos se a NOAA vai classificar como sista atipico ou não. Até agora, nada do CHM dar aviso meteorológico.
-
ELA CHEGOU! 37 DIAS DEPOIS DA MAIOR ESTIAGEM DA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO FINALMENTE A CHUVA CAIU. DETALHE: NÃO HAVIA PREVISÃO DE CHUVA HOJE. REGISTROS MEUS DA FREGUESIA, BAIRRO DO MUNICÍPIO DO RIO.
- 835 replies
-
- 13
-
-
-
Consultei o site do INMET e vi dados da estação automática do Forte de Copacabana. É incrível. Não choveu nada. Foi o mês sem nenhuma gota de água no município do Rio em nenhum dia. Foi a capital mais seca de todo o país. https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/A652
- 1147 replies
-
- 12
-
-
-
O Rio de Janeiro conseguiu um fato histórico. Pela primeira vez na história, o município registrou apenas 0,8 mm em todo o mês de fevereiro, segundo o Alerta-Rio do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio. É o mês mais seco dos últimos tempos. A média é de 136 mm. Choveu 206 vezes menos do que toda a média histórica. https://diariodorio.com/rio-de-janeiro-enfrenta-fevereiro-mais-seco-da-historia-com-bairros-sem-chuva/
- 1147 replies
-
- 14
-
-
-
Saiu hoje o documento de matrícula oficial da UFRJ. Eles aceitaram o meu laudo médico (Sou autista) e agora sou oficialmente estudante de meteorologia. (Matricula, identidade e código de barras estão apagados para evitar manipulações). Estou muito feliz. É um sonho realizado desde os meus 13 anos.
- 443 replies
-
- 10
-
-
-
Climatempo está um pouco cética da formação do ciclone subtropical para este domingo. Pelo menos, citaram o informe da Marinha do Brasil. https://www.climatempo.com.br/noticia/ciclone/possibilidade-de-formacao-de-ciclone-subtropical-na-costa-do-sul-do-brasil Mas MetSul já afirma em sua última reportagem que ele poderá se transformar até mesmo em tempestade subtropical. Inclusive, com possibilidade até de landfall no RS. https://metsul.com/ciclone-subtropical-bigua-se-formara-com-vento-acima-de-100-km-h/
-
URGENTE! MARINHA DO BRASIL ACABA DE CONFIRMAR AS MINHAS SUSPEITAS. PODEMOS TER CICLONE SUBTROPICAL NA COSTA DO RS! O SISTEMA PODERÁ SE TRANSFORMAR EM DEPRESSÃO SUBTROPICAL. https://www.facebook.com/100064519129038/posts/pfbid0B1boAGpsS3SqVqEvbnKmZ1c1YDxggZpPwZ49xhSrwy23Wip6g4B4Rqw5bErbB9k2l/?app=fbl
-
Ciclone atípico no Uruguai? Vamos continuar monitorando, pois foi declarado o alerta pela MetSul sobre um sistema de baixa pressão que se formará na costa do estado gaúcho e terá trajetória retrógrada e atípica. Ele será segregado de um ciclone extratropical que neste momento, se desloca da Argentina até o estuário do Prata. Modelos não declararam ainda possibilidade de ciclone subtropical, mas as imagens divulgadas pelo portal mostram que esta baixa, não teria frente de ar associada e possuiria uma circulação fechada e simétrica, com potencial ainda de fazer landfall no Uruguai. Por questões de direitos autorais, não posso pegar as imagens do portal, então sugiro lerem. https://metsul.com/dois-sistemas-ciclonicos-podem-trazer-chuva-vento-e-tempestades/
-
Enquanto isso, na Météo-France, o Bheki se transformou em um ciclone tropical de categoria 2. Nos próximos dias, o sistema pode chegar a leste de Madagascar, podemdo causar inundações e deslizamentos, mesmo estando rebaixado segundo previsões: BULLETIN D'ACTIVITÉ CYCLONIQUE QUOTIDIEN Activité cyclonique en cours Bulletin du 18 novembre à 16h52 locales de La Réunion (15h52 locales de Mayotte) : Un système dépressionnaire est actuellement présent sur le Sud-Ouest de l'océan Indien. Il n'y a pas d'alerte cyclonique en cours à La Réunion. Il n'y a pas d'alerte cyclonique en cours à Mayotte. CYCLONE TROPICAL numéro 3 (BHEKI) Vents maximaux (moyennés sur 10 minutes) estimés sur mer: 140 km/h. Rafales maximales estimées sur mer: 195 km/h. Pression estimée au centre: 970 hPa. Position le 18 novembre à 16 heures locales: 17.6 Sud / 68.7 Est. Distance des côtes réunionnaises: 1410 km au secteur: EST-NORD-EST Distance de Mayotte: 2580 km au secteur: EST-SUD-EST Déplacement: SUD-OUEST, à 7 km/h. Informations sur le système : - BHEKI a commencé à faiblir aujourd'hui. A 16h locales, le cyclone tropical se situe à environ 600km au nord-est de Rodrigues et se déplace plutôt lentement vers le sud-ouest. - Dans les prochaines 24 à 48h, BHEKI devrait connaitre un affaiblissement marqué. C'est donc un système affaibli qui devrait circuler à proximité des îles des Mascareignes sur une trajectoire orienté au sud-ouest. Les conditions les plus dégradées associées au système se trouvent dans sa partie sud-est. - A Rodrigues, un passage à proximité nord de l'île est envisagé la nuit de mardi à mercredi avec une dégradation des conditions météos. Des vents forts et une mer dangereuse sont attendus entre mardi après midi et mercredi matin. Les habitants de Rodrigues sont invités à se tenir informés via le service météorologique national mauricien (http://metservice.intnet.mu/). - A Maurice, une dégradation du temps est attendue en journée de Mercredi accompagnée de l'arrivée d'une mer dangereuse. Les habitants de Maurice sont invités à suivre l'évolution du système via le service météorologique national mauricien. - Concernant la Réunion, le système pourrait circuler à proximité sud de l'île en journée Jeudi, toujours à un stade affaibli. Une dégradation des conditions météorologiques notamment pluvieuse pourrait intervenir à partir de mercredi soir. Son ampleur reste encore à préciser suivant la trajectoire précise. Voici les intensités et positions prévues de ce sytème dépressionnaire au cours des prochains jours : DEPRESSION SE COMBLANT, Centre positionné le 19/11 à 16h locales, par 18.5 Sud / 65.2 Est. DEPRESSION RESIDUELLE, Centre positionné le 20/11 à 16h locales, par 19.8 Sud / 59.8 Est. DEPRESSION RESIDUELLE, Centre positionné le 21/11 à 16h locales, par 22.2 Sud / 55.5 Est. DEPRESSION SE COMBLANT, Centre positionné le 22/11 à 16h locales, par 24.2 Sud / 53.2 Est. SE DISSIPANT, Centre positionné le 23/11 à 16h locales, par 26.8 Sud / 50.7 Est Attention: Les prévisions de trajectoire et d'intensité précédentes sont à considérer avec la plus grande prudence compte tenu de leur incertitude. Elles ne concernent que la position du centre du phénomène, sans considération sur son extension.
-
Se formou uma baixa tropical no sul da Indonésia, iniciando a temporada de ciclones na região da Austrália. Esta baixa poderá evoluir nos próximos dias e com isso, as chances de termos o primeiro ciclone tropical da temporada estão aumentando. Se ele chegar a isto, Robyn seria o nome dele caso se forme na área australiana. Do contrário, se chamará Bakung. Forecast description Tropical Low 01U Tropical Low 01U may become a tropical cyclone A tropical low (01U) may be developing the west of Sumatra It is forecast to slowly develop, with some risk of becoming a tropical cyclone later in the week or next weekend The low may move into the far northwest corner of the Australian Area of Responsibility later in the week No direct impacts are expected for the Cocos (Keeling) Islands in the next 7 days
-
Temos presente o segundo ciclone tropical da temporada do Índico Sudoeste. A temporada começou muito cedo com a formação da depressão tropical 01R e a tempestade moderada Ancha, mas Bheki continua se deslocando para oeste segundo a MFR. Ele foi classificado como tempestade severa e a tendência é que ele evolua ainda mais nos próximos dias. BOLETIM INFORMATIVO FORTE TEMPESTADE TROPICAL BHEKI Atividade atual do ciclone Boletim de 16 de novembro às 4h31, horário local da Reunião (3h31, horário local de Mayotte): TEMPESTADE TROPICAL SEVERA BHEKI Ventos máximos (média de 10 minutos) estimados no mar: 110 km/h. Rajadas máximas estimadas no mar: 155 km/h. Pressão estimada no centro: 980 hPa. Posição no dia 16 de novembro às 4h. Reunião local: 13,4 Sul / 73,6 Leste. Distância da costa da Reunião: 2.065 km no setor LESTE-NORDESTE Distância de Mayotte: 3.080 km até o setor LESTE Movimento: SUDOESTE, a 19 km/h. Informações do sistema: - BHEKI mantém sua intensidade como forte tempestade tropical e avança gradativamente em direção ao sudoeste. - Deverá manter esta trajetória na próxima noite e no sábado antes de desacelerar para iniciar uma curva para oeste na segunda-feira. - Prevê-se que o BHEKI se intensifique de forma mais significativa nas próximas horas para atingir a fase de ciclone tropical. - Ainda é cedo para prever possíveis impactos em terras habitadas, pois o sistema deverá ficar afastado de terras habitadas pelo menos até domingo. A ondulação ciclônica deverá começar a afetar Rodrigues a partir da noite de domingo. No início da próxima semana, Rodrigues poderá entrar na zona de influência do sistema. Os habitantes de Rodrigues são assim convidados a acompanhar a evolução do sistema através do serviço meteorológico das Maurícias. Aqui estão as intensidades e posições previstas deste sistema de baixa pressão para os próximos dias: CICLONE TROPICAL, Centro posicionado em 17/11 às 4h local, em 15,5 Sul / 70,6 Leste. CICLONE TROPICAL, Centro posicionado no dia 18/11 às 4h local, às 17,0 Sul / 68,8 Leste. CICLONE TROPICAL, Centro posicionado em 19/11 às 4h local, em 17,2 Sul / 66,5 Leste. TEMPESTADE TROPICAL SEVERA, Centro posicionado no dia 20/11 às 4h, horário local, em 17,3 Sul / 62,1 Leste. TEMPESTADE TROPICAL MODERADA, Centro posicionado em 21/11 às 4h local, em 17,2 Sul / 57,4 Leste ------------------------------------------------- Este boletim está completo.