Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/05/21 in all areas

  1. O dia começou com um bonito nevoeiro que encobriu boa parte da cidade: Fez frio nas baixadas. Mínima de 12,5°C no bairro Bandeirantes, mas agora já faz calor de 27,7°C. Um típico dia de Setembro. Permaneceremos assim até Sábado, quando a frente fria traz grandes mudanças e chance de chuva com máximas baixas. Há algumas semanas atrás, alguns aqui estavam discutindo sobre a diminuição da ocorrência de nevoeiros em suas cidades, e como em outras cidades ele é um fenômeno raro (confesso que não sabia que era raro em BH por exemplo). Mas em Juiz de Fora, até pela posição geográfica, os nevoeiros são bastante comuns. Ocorrem dezenas de vezes por ano. Temos um vale que corta a cidade de norte a sul, esculpido pelo vale do Paraibuna, e ele é suficientemente fechado para acumular ar frio e gerar a condensação do vapor d'água em muitas madrugadas. A cidade também fica na beirada de uma pequena serra que desce em direção ao vale do Paraíba, o que também contribui com essa vinda de umidade.
    24 points
  2. Tem muita informação no tópico de Julho-2013 aqui no histórico do BAZ, mas é necessário paciência para encontrar tudo. Talvez exista um subtópico separado só com dados do evento, mas eu não saberia dizer ao certo. Quanto a mapas, eu tenho alguns interessantes aqui: Área total de influência da MP: Temperaturas em 850hpa
    23 points
  3. A mínima dessa noite foi de 20,4ºC, mas com a umidade bem elevada, entre 84 e 88% nas estações mais próximas. Ao contrário daí, aqui anda bem úmido até, hoje tem até previsão de alguma garoa. Ontem, por exemplo, a umidade mínima foi de 44% com máxima de 30,4ºC. Ainda sobre ontem, fui presenteado com o pôr do sol mais lindo do ano!
    23 points
  4. Lá vem recordeee... Rio Brilhante/MS - 34,7ºC novo recorde da automática 2008-2021. Presidente Prudente/SP com 33,1ºC na leitura das 18 utc beliscando o recorde da antiga convencional 33,4ºC de 1963/1965/1974. Aparentemente Adamantina não baterá nenhum recorde.
    22 points
  5. Centro da alta atuando sobre La Pampa e Buenos Aires já, negativas generalizadas pela Argentina. No RS e Uruguay, mínimas de começo de advecção em torno de 2°C abaixo do previsto pelo Euro, em pontos mais isolados como em Pinheiro Machado, 4°C de diferença. Talvez isso seja um bom sinal.
    21 points
  6. 20 points
  7. A las 14hrs fresco en todo el Uruguay. En Montevideo soleado pero algo nuboso; 14,7°C en la estacion Prado. En si son temperaturas habituales para la epoca, solo que venimos de un abril "particular" y se siente mas fresco.
    19 points
  8. IMPRESSIONANTE GRADIENTE ENTRE PARAGUAI E INTERIOR DO CENTROSSUL DO BRASIL.
    19 points
  9. FINALMENTE voltou a chover em POA! Nada de mais, mas é uma chuva mais contínua, e amanhã chove mais. Acumulado de 4,2 mm até agora. A máxima foi de 26,6° em torno das 11 h. Agora chove bem fraco e faz 18,7°, a mínima do dia até o momento. Este é um time-lapse onde aparece a chuva chegando, fraca e desorganizada. Primeiro entre 15:25 e 15:50, depois entre 16 e 18 h.
    19 points
  10. Não me lembro de vê uma projeção tão alta de pressão, nem mesmo na antártica, me desmentem se por acaso for algo comum... Mas o GFS projeta mais de 1100hpa para o miolo do continente antártico. Possivelmente sinal, da baixa drenagem de ar polar para as médias latitudes, sugerida pelo modelo, não só a América do Sul torraria, mas como toda a África Meridional, e Austrália teriam ausência de episódios frios prolongados, demonstrando uma clara ausência de advecção polar significativa.
    18 points
  11. Boa tarde ! São Paulo na manhã de hoje: - CGE MARSILAC: 8,2℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 9,0℃ - CGE SANTANA DO PARNAÍBA (RM): 9,9℃ - CGE SÃO MATEUS: 12,3℃ - IAG: 12,5℃ - CGE PINHEIROS: 13,0℃ - INMET SESC: 14,7℃ - CGE SANTANA: 15,8℃ - INMET MIRANTE: 16,0℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ : 17,3℃ No momento (12h45), na região do Jabaquara, céu azul com 25℃
    18 points
  12. Bom dia.a todos. O calorzinho (pré-frontal?) está dando as caras por aqui. Depois de uma semana sub-25, ontem a máxima chegou aos 25,3˚C - recorde de 7 dias rsrs... A mínima hoje foi 14,6˚C No momento céu claro, vento norte 9km/h: 23,2˚C (10h55min). Há previsão de queda de temperatura nos modelos para cá, no fim de semana. Com possibilidade de recorde de mínima 2021 no início da próxima semana. Aguardemos.
    18 points
  13. Aqui de casa da pra ver bem as estrelas, mas nas condições de ontem e hoje, com umidade muito baixa a noite, tive que aproveitar para procurar lugares melhores, com quase zero poluição luminosa. Ok, eu editei um pouco a imagem, mas mesmo assim, hoje foi um dos céus noturnos mais belos que eu já observei.
    18 points
  14. Verdade, vi hoje cedo que estava fora do ar, tem uma PWS lá só que mais a norte que a do INMET, próximo de Fuerte Olimpo/Paraguai. No momento com 18°C enquanto o resto do MS frita com temperaturas entre 29/30.
    17 points
  15. Temperaturas mínimas na manhã de hoje - BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU:
    17 points
  16. Bom dia à todos.. Embora menos abrangente, o nevoeiro se fez presente no começo da manhã aki no município. No céu, muita nebulosidade alta já sinalizando mudanças mas condições para as próximas 24h. Ao longo da madrugada a temperatura teve muitos altos e baixos e a mínima atingiu os 8,0°C no abrigo e 3,0°C na relva. Na estação automática a mínima foi 9,7°C (keda de 1°C em relação ao final da noite de ontem, q já estava em 10°C). Imagens desta manhã 👇
    17 points
  17. Concordo no aspecto da emoção de uma forma geral. Mas, em 2017, em BH e no leste do estado ainda assim conseguimos ter bastante emoção. Me lembro até de uma breve expectativa por neve no pico da bandeira na MP do início de julho daquele ano, mas não aconteceu devido à secura, embora tivemos a formação de sincelo e belas imagens do pico. Por aqui o que define a duração do frio é a intensidade do caráter marítimo que a MP adquire. Quando é 100% continental, rapidamente esquenta muito logo após o evento e aí a euforia é seguida de um período desagradável. Então, é a unica forma de dar um aspecto de capital paulista e por vezes curitibano a essa região, com temperaturas baixas mais constantes. Acho que é uma das razões pela qual nós moradores daqui somos os únicos loucos que conseguimos gostar desse padrão.
    17 points
  18. TARDE COMEÇA QUENTE E SECA. HOJE JÁ BATEMOS 30.8°C. ATÉ O FIM DO DIA DEVE BATER 32°C (CERCA DE 6°C ACIMA DO ESPERADO). A MÍNIMA EM CASA FOI DE 15.9°C.
    16 points
  19. Uma onda de frio que afete quase todo país tem que ser parecida com as de 1978/79, 1984/85/88, 1994/96, só daquelas que a o centro da alta fica entre o Paraguai/Sul do Brasil junto com um ciclone na costa de SC, mandando ventos frios e secos em cheio da Patagônia até a Bahia. A última vez que tivemos um evento assim foi em 2000, na segunda massa polar do mês de julho; muitas áreas do Sudeste tiveram minimas sub-5, até a quente Rio de Janeiro registrou temperaturas abaixo de 10 graus em muitas áreas (exceto na orla marítima).
    16 points
  20. Calor demais no oeste paulista, no Ciiagro às 10h e 20min a temperatura já estava em 28,3ºC aqui em casa no momento 28,2ºC mais de 1ºC de diferença para ontem no mesmo horário. Pré-frontal medonha. Máxima ontem de 32,9ºC. Em Presidente Prudente máximas muito altas de 32,8ºC INMET e 33,3ºC Ciiagro. Pelo COSMO/INMET hoje será o pico do calor no oeste de SP, leste e sul de MS com a entrada da alta pelas terras baixas do Paraguai e Bolívia. Muito provável quebra de recordes de calor para maio nessas áreas.
    16 points
  21. Bom dia! Ontem tivemos manha ensolarada e tarde de céu parcialmente nublado em Buenos Aires. A mínima foi de 10,2°C, menor valor do ano até entao, e a máxima foi de 18,5°C, primeira abaixo dos 20°C neste ano. Demorou, mas chegou. Na verdade, esta máxima foi registrada às 21h de segunda, porque ontem à tarde mesmo nao passamos de 17,0°C. Hoje esfriou mais: mínima de 7,8°C em Buenos Aires. Nunca na história da capital argentina tinha demorado tanto pra termos a primeira sub-10°C. Agora ensolarado, 8,8°C, sensacao térmica de 7,3°C, URA de 67% e vento sudeste a 9 km/h. À tarde haverá mais nuvens e, segundo o SMN, a máxima vai ser de só 16°C, batendo o valor de ontem. O sol nasceu às 7h32 e vai até 18h07.
    16 points
  22. Eu, neste fórum, quando há uma MP marítima nos modelos:
    16 points
  23. Noite com grandes diferenças nas temperaturas em São Paulo. Enquanto no centro chega a fazer 22 graus, em Marsilac e Capela do Socorro temos apenas 13 graus. Imagem da câmera da Avenida Paulista em direção a noroeste mostra que temos uma noite de céu limpo. É possível também notar uma camada de névoa seca.
    16 points
  24. Aqui las minimas no fueron muy expresivas, amanecio nublado y ventoso.
    14 points
  25. Situação na faixa leste do Paraná e do nordeste de Santa Catarina. Muitas nuvens e possivelmente tempo sombrio e úmido no final da tarde.
    13 points
  26. Dia totalmente fechado com chuva e a primeira máxima sub20 do ano em POA! Aleluia! A máxima foi de 17,2° perto da meia-noite. Outra novidade foram as trovoadas. Poucas, mas houve. É a primeira vez que ouço trovoadas aqui desde março!!! Agora faz 14,3°; a mínima do dia. Segue o time-lapse gravado entre 14 h e 15:40. Só chuvinha e nuvens baixas vindas de S e SE dependendo do nível.
    13 points
  27. Temos uma enorme área de chuva entre o RN e a PB. Está tendo maior influência no RN. CEMADEN registrou chuva forte em alguns pontos na última hora. Na expectativa de que desta vez caia algo melhor aqui.
    13 points
  28. La noche comenzo fresca en Montevideo y todo el Uruguay, 13,8°C en la estacion Prado 13,4°C en la estacion Melilla a las 19hrs. llueve en algunos lugares del pais. Nosotros aqui tuvimos algunos chaparrones puntuales durante la tarde. El resto de la semana se va a presentar con condiciones tipicas otoñales:
    13 points
  29. Vale do Itajaí, Nordeste e Grande Floripa foram as regiões que se salvaram do calor mais intenso hoje novamente. Blumenau teve um dia de calor abafado, sol fraco e bastante nuvens altas, a cara de uma pré-frontal de fim de outono. Extremos: 19,7/28,7 Essas nuvens altas proporcionaram belas cores no fim da tarde: A noite está quente, faz 22,2C com 92% às 19:15. Amanhã o vento vai virar e teremos um ar mais frio vindo de sudeste. Calor no começo de maio não me incomoda tanto porque é disparado o mês com maior diferença entre o início e o fim, como mostra as médias diárias de Indaial 1991-2020: Inevitável um esfriamento ao longo do mês. E falta pouco para o inverno climático!
    13 points
  30. Final da tarde já sinalizando o avanço do ramo frontal marítimo pela costa paranaense. A massa de nebulosidade baixa já cobre todo o litoral do estado e avança pelas falhas nas montanhas ao leste da cidade de Piraquara. As nuvens baixas envolvendo a Serra do Mar 👇
    12 points
  31. Mínima de 16,9°C por aqui, ontem de noite tivemos novamente um denso nevoeiro sobre a cidade, o que provavelmente atrapalhou no resfriamento noturno. Até queria ter tirado uma foto do nevoeiro, mas a câmera do meu celular não é das melhores para captar imagens noturnas, ainda mais que eu moro em um morro onde o nevoeiro não chegou a ser intenso igual nas áreas baixas da cidade, principalmente áreas próximas ao rio. Beiramos os 30°C hoje, porém não atingimos essa marca, máxima de 29,1°C e URA em 67,1% às 15h, quando foi o pico do aquecimento.
    12 points
  32. A rodada 18z do GFS tá indicando mais 3 MP's depois dessa até o dia 20, não é possível que todas vão zicar kkk
    12 points
  33. Mais uma estação automática do Inmet fora do ar, a estação de Nova Friburgo/Salinas, enviou o último dado ontem ás 17 h.Ela não apresentava nenhuma falha,funcionava normalmente desde 2018. Estava na torcida para uma massa polar forte em junho(tipo junho 2010,2008) e assim a estação registrar uma negativa.
    12 points
  34. Muita ansiedade mesmo 😂😂 Quero que venha logo uma MP continental pra pegar todo o centro sul do país. Já tô cansado do calor 😅😅😅
    12 points
  35. Frente fria entrando em Santa Catarina. temperatura às 10h no sul: Em Blumenau ainda está meio abafado com 24,4C 84% e vento fraco de leste, o vento sul já avança pelo litoral. Em Criciúma (30m, sul de SC) faz 17,3C às 10:45.
    12 points
  36. Aquela sequência de friozinho no sudeste /// Formação de um forte bloqueio atmosférico após a MP
    12 points
  37. Bem difícil manter esse cenário já que está longe, caso vier a persistir nos próximos dias, o outono vai todo para o brejo. Basicamente temos mais 1 mês para o fim da estação e sem nenhuma emoção. Nota-se que a grande parte das pessoas do centro-sul nem casacos tiraram do armário ainda. Falava se tanto em frio mais cedo . Hoje tive um dia quentinho, 24,6ºC, desde o dia 11 abril não chegava a essa temperatura. Pelo Euro, o destaque será de máximas mais baixas nos próximos dias.
    12 points
  38. Dos criadores do "Maravilhoso mundo do fim da grande", temos excepcionalmente neste ano o "Maravilhoso mundo do leste do Brasil". Mas, meu medo é a conta chegar cara por aqui em algum momento deste outono-inverno. Queria um cenário onde temos emoções de norte a sul, de leste a oeste, mas é muito difícil o clima agradar a todos neste país. E que bolha de calor chata essa entre o Paraguai e o sul do Brasil, chega a ser uma aberração nessa época. O lado bom, para nós do leste do país, é que se manter este padrão até meados de agosto, são altas as chances de uma boa temporada de frio.
    12 points
  39. Dia de alta amplitude em BH e região. Mínimas de outono, entre 16 e 14ºC, de acordo com o bairro, e máximas de primavera/quase verão, com 28,6ºC. Durante a madrugada, senti frio e, à tarde, o sol estava quente e em nada lembrava o mês de maio, exceto pelo céu azul. Como é típico da época, o céu absolutamente limpo e o ar seco devem causar uma queda bastante acentuada da temperatura noite adentro, de forma que o calor, quando aparece de forma consistente - como nessa tarde - não incomoda além daquele período específico e as médias compensadas são boas ou agradáveis. Hoje, por exemplo, depois de uma máxima elevada de 28,8C na Pampulha, faz 20,5ºC às 19h, com perspectiva de chegar aos 15ºC amanhã cedo. Previsão de aumento de nuvens, possibilidade de chuviscos e queda progressiva de temperatura a partir de sábado.
    11 points
  40. Aqui bem próximo da fronteira do Paraguai o refresco deve chegar só amanhã, e não existe nenhuma barreira física entre aqui e o interior paraguaio, é apenas a força dessa bolsa de ar quente e seco. E eu estou achando muito surpreendente esse frio no norte paraguaio, pra lá vai ser uma das MPs mais fortes do ano.
    11 points
  41. Sim. Aqui, pelas medições minhas desde 2005, da cerca de 26.5°C. Mas varia muito. Tem anos melhores e têm anos piores. Este pelo jeito vai ser o pior dos piores.
    11 points
  42. Creio que amanhã as mínimas serão melhores no Uruguai, à medida em que o centro da alta se posiciona mais próximo do país. Com isso a subsidência do ar vai aumentar e essa umidade tende a se dispersar, trazendo frio intenso pela manhã.
    11 points
  43. Imagem do satélite desta noite mostra que boa parte de país está sem instabilidades. Os maiores núcleos de chuva se concentram no norte do Brasil e do Nordeste. É. O período seco praticamente já se estabeleceu!
    11 points
  44. O problema é que esse frio xoxo marítimo não traz emoção como uma continental clássica. Sem recordes ameaçados, chance de neve, geada...sem graça.
    11 points
  45. AI AI PRAZER Brincadeiras à parte, nunca vi algo parecido em Maio antes...apesar de ser uma previsão à longo prazo, é interessante de ver
    11 points
  46. Tenha calma, meu jovem. Na verdade, ainda falta um tanto para o auge do frio, entre Junho até final de Julho ou começo de Agosto. Nem nos invernos mais frios do século passado as MP's fortes chegavam na época em que estamos, elas sempre apareceram durante o inverno climático, e ainda não chegamos lá. Eu sei, a ansiedade acaba pegando todos nós 😂
    10 points
  47. Decidi que não ia choramingar antes da hora este ano, mas preciso dizer: essa 18z do GFS é uma das coisas mais pavorosas que já vi em meteorologia. Tão aberrante que é difícil acreditar que vai acontecer.
    10 points
  48. Tudo está caminhando para um inverno bem tardio pelo menos aqui no interior de São Paulo. Ainda está longe as projeções, mas consigo enxergar com certa preocupação: - Não só o centro-sul do Brasil como também a Argentina, Paraguai e Uruguai estão sob forte anomalia positiva, o que é horrível. Tem cara de ser um Agosto/Setembro invertido em questão de temperatura (no caso para cima). - O Leste do Sudeste (Espírito Santo em especial) e a costa da Bahia podem ser beneficiados pela MP marítima, notem o estado em azul. Algumas cidades serranas podem registrar boas marcas. - Um bloqueio dessa magnitude vai desanimar muita gente e acompanhando o tempo em outros continentes (Europa com primavera fria) dá aquela sensação de que o verão vai ficar permanente. Tenho a conclusão de que o frio em potencial vai chegar tardio e demais. A não ser que a atmosfera combinado com fatores marítimos venham prejudicar o nosso inverno.
    10 points
  49. Quase passou batido. A máxima de ontem, no INMET/Teutônia, foi a maior para maio, com 33,7°C. A maior máxima era 32,5°C, em 14/05/2002.
    10 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.