Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 06/29/20 in all areas

  1. PELAS INDICAÇÕES DO MODELO EUROPEU, OS PRÓXIMOS 10 DIAS PROMETEM SER DE MUITO FRIO NO SUL DO BRASIL, COM ALGUNS LOCAIS COM -4ºC DE ANOMALIA NO PERÍODO. TAMBÉM DEVE CHOVER BASTANTE, SOBRETUDO ENTRE RS E SC
    25 points
  2. Bom dia! Ontem o dia foi de céu parcialmente nublado em Buenos Aires e frio: mínima de 3,6°C e máxima de 15,1°C. A Patagonia teve outro dia gelado. El Calafate, por exemplo, teve mínima de -10,2°C e máxima de -3,4°C. Río Grande, nivel do mar, com mínima de -12°C e máxima de -5°C. Río Gallegos variou entre -9,6°C e -2°C. Hoje novamente um gelo. Temperaturas atuais nessas estacoes: Río Gallegos: -12,6°C e sensacao de -17,8°C Río Grande: -11°C e sensacao de -15,4°C. El Calafate: -10,4°C Pode cair um pouco mais ainda na próximas horas, já que nessas regioes falta ainda meia hora para amanhecer.
    19 points
  3. A imagem deste quase final de tarde apresenta um quadro interessante no Sul do país, com atuação de forte instabilidade em muitas áreas ao sul do Paraná. Nessas áreas de céu encoberto as temperaturas não atingiram nem os 13°C em inúmeras cidades. Hoje pode-se dizer q está sendo um dia invernal do sul paranaense ao sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas registradas às 16h30 comprovam isso 👇 Várias estações do topo serrano de Santa Catarina e no nordeste do RS reportaram máximas entre 8°C e 10°C. Algumas localidades até de pekena altitude, como por exemplo Santa Maria/RS tiveram máximas na casa dos 11°C (Santa Maria INMET 7,7/11,0°C) Além do tempo encoberto observado agora, pela manhã houve formação de geada em uma ampla área catarinense, com mínimas negativas, mas também em pontos do nordeste do Rio Grande do Sul e no sul dakele estado (Pinheiro Machado/Olaria -0,8/11,7°C). Em Vacaria/NE do RS a variação no INMET ficou entre 3,7°C e 11,8°C. A cidade teve um anoitecer de céu limpo ontem 👇 Mas o amanhecer desta segunda-feira já se apresentava encoberto por nuvens altas, sinalizando a chegada da instabilidade na região 👇 Outras localidades bem mais ao sul de Vacaria também tiveram um dia com céu encoberto e temperaturas baixas. A estação Alencastro em Farroupilha reportou hoje 2,3°C/11,4°C com 9 mm acumulados. Bento Gonçalves teve máxima de 12,2°C e Teutônia/Welp 11,1°C. Céu encoberto na região de Farroupilha durante a tarde, com chuva em alguns momentos 👇 O Sol semi-obscurecido pela densa camada de Cirrus/Cs durante a manhã em Nova Hartz/Sapiranga 👇 Céu encoberto ao longo de quase toda a manhã/tarde em Teutônia, com vista do Morro das Antenas. Mar de nuvens cobrindo parte dos vales da região 👇 Céu encoberto e chuvas no horizonte aparecem nesta 👇 imagem do final da tarde. Aki no leste paranaense, céu nublado com pekenas aparições do sol e alguns chuviscos. Vento nordeste e temperatura máxima de 15,7°C na vila. A imagem é das 15h, com 14°C 👇
    18 points
  4. GFZ 12z - Previsão para as próximas 2 semanas - chuvas acumuladas e temperaturas médias Chuvas Para os o próximos 7 dias, muita chuva entre SC e norte do RS. Já do dia 06 até o dia 14, essa chuva mais volumosa poderá se deslocar para norte e assim, atingindo áreas como a metade sul de SC, leste e norte do PR, grande parte do MS e incrivelmente o sudoeste de MT (época que chove muito pouco por lá). Temperaturas
    18 points
  5. Impressiona os registros do meio-dia no litoral sul da Argentina. -12°C Rio Grande -10°C Rio Gallegos
    17 points
  6. Manha com chuva aqui em Belmonte SC e um ar frio presente. Sensação boa de frio. Foto com visão para o lado da Argentina onde a nevoeiros presente.
    16 points
  7. Neste domingo, POA variou de 6,4 °C a 17,4 °C. Agora, 10 °C em POA (Aeroporto Salgado Filho) e 7 °C em Canoas (Base Aérea). Nesta segunda-feira há chance de chuva em POA, na terça maiores acumulados e na quarta muito vento. Depois vai gelar bastante. Até ontem tinha piorado um pouco a previsão pros próximos dias. Entretanto, o frio dos próximos dias voltou a ter uma fortalecida até o fim da grade, conforme sites baseados no Europeu (como o tempo.com). Se isso se manter, poderemos sim ter chance de alguma mínima decente nos próximos dias, principalmente entre quinta e sábado. Apareceu um reforço de frio no começo da próxima semana tb. Projeção excelente para POA, melhorou muito desde ontem (tempo.com) - E pelo vista vai se cumprir, uma vez que a MetSul (que sempre acerta) já bateu o martelo que seria um período prolongado de frio.
    16 points
  8. Recuerdos de los Hermanos.... So pra deixar o povo baziano atacado!!😁😁
    15 points
  9. E hoje, dia de São Pedro, ele nos brindou com uma garoa fria, que começou a uns 10 minutos e ainda cai aqui na Zona Sul de BH, onde temos 17,5⁰ C no momento, sendo que a mínima foi de 15,3⁰ C aqui em casa. A máxima hoje deve ficar baixa, ao redor dos 20 graus.
    15 points
  10. Nada de interessante por aqui, ontem 14/25, hoje 16/26, dias confortáveis e sem graça. Pra não dizer que não teve nada, o aumento de nuvens provocado pelo sistema frontal provocou um fim da tarde espetacular. Foto aqui de casa às 17h30, com 22ºC: Restos desse grande sistema chega por aqui e vai influenciar o tempo a partir de amanhã, com grande aumento de nuvens, ventos e temperaturas amenas. Máximas devem ficar perto de 22ºC no começo da semana, com mínimas em 16ºC.
    15 points
  11. Victor, Vou fazer uma breve comparação. Entre a automática de Campo Grande/MS e a da Vila Militar, Rio de Janeiro/RJ nas duas imagens que seguem abaixo: Primeiramente Campo Grande/MS: Agora Vila Militar, Rio de Janeiro/RJ: Se fizermos uma comparação simples de média, podemos presumir que Campo Grande é uma cidade quente, ainda mais se fizemos uma comparação de altitude, a estação de Campo Grande está instalada a 528m de altitude e a estação da Vila Militar a apenas 30m de altitude, porém, Campo Grande tem eventos que nem nos nossos maiores sonhos (ou delírios rs), chegaríamos aos pés de registrar. Portanto considero Campo Grande uma cidade quente, porém com eventos sensacionais dada sua latitude, localização e o que o país pode oferecer climaticamente falando.
    14 points
  12. Previsão para as próximas 2 semanas para São Paulo Europeu 12z de hoje (tempo.com) mostra uma montanha russa. Meteoblue prevê de que poderemos ter um novo período de instabilidade para cá entre os dias 3 e 9 de julho (o que concorda um pouco com o GFS).
    14 points
  13. 29/06/2020 Boa Tarde! Dia agradável no Rio de Janeiro Dia bonito e agradável no Rio de Janeiro, com chuva ao amanhecer, céu parcialmente encoberto e vento fraco a moderado. foto tirada ao meio-dia na minha casa em São João de Meriti - RJ MÁXIMAS RJ - Rio de Janeiro - Irajá (ALERTA RIO): 26°C RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz (ALERTA RIO): 25.7°C RJ - Niterói - Barreto (INMET): 25.5°C RJ - Seropédica - Ecologia Agrícola (INMET): 25.3°C RJ - Rio de Janeiro - São Cristóvão (ALERTA RIO): 24.6°C RJ - Rio de Janeiro - Vila Militar (INMET): 24.5°C RJ - Duque de Caxias - Xerém (INMET): 24.2°C RJ - São João de Meriti - Vilar dos Teles (ECMWF): 24°C RJ - Rio de Janeiro - Aeroporto Internacional Rio de Janeiro-Galeão: 24°C RJ - Rio de Janeiro - Aeroporto Santos Dumont: 24°C RJ - Rio de Janeiro - Jacarepaguá (INMET): 23.8°C RJ - Rio de Janeiro - Marambaia (INMET): 23.7°C RJ - Rio de Janeiro - Jardim Botânico (ALERTA RIO): 23.4°C RJ - Rio de Janeiro - Barra/Riocentro (ALERTA RIO): 23.3°C RJ - Rio de Janeiro - Forte de Copacabana (INMET): 23°C RJ - Rio de Janeiro - Alto da Boa Vista (ALERTA RIO): 20.1°C Noite fria hoje!!! ❄❄❄
    13 points
  14. Junho vai passar sem nenhuma mínima abaixo de 10ºC no INMET São José/Florianópolis. O tempo fechou perto das 4h da manhã e a mínima foi de 12ºC, porém em alguns locais a mínima ficou abaixo dos 10ºC. As mínimas hoje foram as seguintes: 08,3ºC Sertão do Ribeirão 09,3ºC Ressacada 09,5ºC Carijós 10,4ºC Itacorubi 11,2ºC UFSC (CCA) 11,5ºC Aeroporto 11,5ºC Santo Antônio do Lisboa 12,0ºC INMET 13,0ºC Lagoa da Conceição No momento faz 18ºC por toda ilha e 19ºC na estação do INMET que fica na parte continental. A temperatura deve se manter estável e pode até subir ao longo da noite com fortalecimento do vento norte. Amanhã a mínima deve ser a máxima de hoje e podemos ter mais uma máxima acima da média, para fechar "bem" o quente Junho de 2020. Junho deve fechar com médias piores que eu estava esperando, com anomalia de +2,0ºC (esperava 1,5ºC dias atrás, porém a onda de frio foi mais fraca que o previsto) Amanhã e quarta podemos ter fortes rajadas de vento (+80 km/h) e na quarta deve voltar a esfriar.
    13 points
  15. Além do céu encoberto, chuviscos e dos ventos, a temperatura está cerca de 7ºC a menos que ontem no mesmo horário! Para uma MP fraca pra cá, está tendo um bom desempenho. No momento (11h), apenas 16,9C na Pampulha e 13,7ºC na Zona Sul de BH. Frio!
    13 points
  16. Projeções é de julho começando gelado. JOSÉ BONIFÁCIO: MARÍLIA: O GFS PREVÊ UM AVANÇO UM POUCO MAIOR DO AR POLAR PELO INTERIOR DE SP. MARÍLIA:
    13 points
  17. Manhã mais fria do que o esperado por aqui. Projeções eram de 13°C. Mínima foi de 10.7°C. No pluviômetro, 0.4mm de orvalho! se não fosse a névoa e ventos fracos, teríamos uma sub-10.
    13 points
  18. O "bom" de morar em BH é que a gente já não costuma esperar muita coisa mesmo, então quando a fase está ruim, como neste momento para o sudeste, a desilusão acaba não sendo tão terrível.
    13 points
  19. NO MOMENTO O RECORDE DE MÍNIMA DO MIRANTE ESTÁ POR 0,29ºC VAMOS ACOMPANHANDO....
    13 points
  20. No dia 30 de junho a advecção de vorticidade ciclônica associada a um cavado em 500 hPa deve disparar a formação de um ciclone extratropical sobre o RS. Essa baixa é alimentada fortemente pela advecção térmica associada ao Jato de Baixos Níveis O resultado vai ser um ciclone que vai se aprofundar forma explosiva na costa do RS Em 24 horas ele sai de 1004 hPa para 967 hPa. Queda de aproximadamente 37 hPa em 24 horas. Para um ciclone extratropical ser explosivo precisa cair 1 Bergeron. Esse cálculo do Bergeron é dado por: B = 24 hPa x (sin φ/sin 60°) onde φ é a latitude Para a latitude 32°S que é mais ou menos a latitude onde o ciclone vai se aprofundar teria que decair aproximadamente 14,7 hPa em 24 horas para ser explosivo. Esse cairia 37 hPa ou 2,51 Bergeron. Super explosivo para nossas latitudes. O intenso gradiente de pressão causaria intensas rajadas de vento. A rajadas chegariam a 90 a 110 km/h no leste, nordeste e sul do RS e alguns pontos entre 110 e 130 km/h. Algumas saídas já chegaram a colocar rajadas entre 140/150 km/h no litoral gaúcho. Nas saídas de agora esses máximos de vento ficariam restritos a alto mar, porém numa distância ainda próximo da costa, o que requer atenção. Além do RS, as rajadas podem passar de 100 km/h também no litoral sul de SC e alguns pontos do leste catarinense, sobretudo bordas de serras. Aliás, em bordas de serra das altitudes mais elevadas da serra de SC podem ter rajadas bem significativas. Antes do aprofundamento do ciclone, o vento NW devem ser intenso em alguns pontos do norte do RS, centro, sul e oeste do PR e boa parte de SC, com rajadas entre 80/100 km/h. Além dos ventos, o mar vai ficar agitado em todo centro-sul brasileiro. Atenção aos navegadores. Enfim, um evento interessante para se acompanhar. Após este sistema, frio constante, sobretudo no RS. Previsão do ECMWF para Pinheiro Machado:
    12 points
  21. A onda de frio de junho de 2016 foi excepcional para RMSP, talvez a mais forte desde 1994, juntamente com a de 2000 (a MP de 2016 e de 2000 teve potenciais bem próximos para a capital de São Paulo). Foi um período de mais de 5 dias com temperaturas muito abaixo do normal, sobretudo nas mínimas, com o registro de geadas abrangentes em áreas urbanas, algo que não ocorria a muito tempo. No forno da estação do Mirante, o período teve estas marcas: 07/06/2016: 11,7/20,4 (dia da entrada da MP) 08/06/2016: 10,2/18,6 09/06/2016: 8,9/16,5 10/06/2016: 5,5/18,8 11/06/2016: 6,4/16,7 12/06/2016: 6,1/16,7 13/06/2016: 3,5/16,8 (menor mínima desde 94) 14/06/2016: 7,0/20,0 15/06/2016: 8,3/23,2 Pelo município se registrou temperaturas ainda mais baixas, com a média da temperatura, indo abaixo dos 10°C no período, com base nas estações CGE(algo surreal para a capital paulista, por um período tão prolongado):
    12 points
  22. O sistema de ontem conseguiu desenvolver núcleos convectivos no mar, na costa do Ceará (como visto na imagem de satélite abaixo do horário mais atual). Há muita nebulosidade no interior da PB e do RN. Por conta dessa nebulosidade 👇 a tarde aqui em Catolé do Rocha está sendo agradável.
    12 points
  23. AQUI SEGUE GELADO, 8,9°c E VENTO NORDESTE GELADO. SEMANA BOA EM TERMOS DE FRIO E VENTANIA!
    12 points
  24. Manhã típica do inverno blumenauense, 14,9C e céu encoberto às 9:45, a mínima foi de 12,8C. Ta bem interessante a previsão do euro pra Julho: Pelo jeito será um mês bem diferente desse junho morno. Chama a atenção a ventania na quarta-feira devido ao ciclone:
    12 points
  25. bom dia, Agora, 8 °C em POA (Aeroporto Salgado Filho) e 6 °C em Canoas (Base Aérea). e vem água pro RS:
    12 points
  26. Boa noite, hoje as máximas na minha região foram menores que nos últimos dias. Anápolis/SIMEHGO: 23,5°C Goiânia (GYN 2)/SIMEHGO: 27,4°C Goiânia/INMET: 28,4°C Silvânia/INMET: 24,5°C Brasília/INMET: 22,7°C Cristalina/INMET: 21,0°C Aqui em casa registrei 24,8°C
    11 points
  27. Oq dizer dessa previsão de 12cm de neve para o pico das agulhas negras no parque nacional de Itatiaia!? Kkkkk
    11 points
  28. 29/06: -3,8°C - Bom Jardim da Serra/Vista Alegre -3,7°C - Bom Jardim da Serra/Mescalero Ranch -3,1°C - São Joaquim/Caminhos da neve -2,7°C - Painel/Fazenda Velha -2,6°C - Bom Jardim da Serra/Rio Porteira -2,04°C - Bom Jardim da Serra/XV Dias -1,9°C - São Joaquim/Postinho -1,6°C - São Joaquim/Rio Paisano -0,8°C - São Joaquim/Pericó -0,07°C - Urupema/Parque de Exposição -1,8°C - São José dos Ausentes/1175 m -0,8°C - Pinheiro Machado/Passo da Olaria -0,3°C - São José dos Ausentes/Fazenda Potreirinhos
    11 points
  29. Dia começou bem gelado por aqui, com mínima de apenas 7.5°C, as nuvens já estão aumentando por aqui, mas o sol aparece entre nuvens, faz 10°C.
    11 points
  30. Que falta vai fazer um cavado mais ao norte e amplificado para nós, do Sudeste ! Algumas pessoas, principalmente de MG e RJ, podem se perguntar: Por quê os pulsos de ar frio previstos para essa semana serão tão fracos para nós ? A meu ver, a melhor resposta está no padrão de nível superior previsto. Corrijam-me se eu estiver errado, mas o principal motivo estaria nessas imagens: Na minha observação amadorística, as MPs que chegam a pleno vapor aqui no Sudeste, e principalmente no leste do Sudeste, necessitam de outro tipo de padrão. Esse cavado das projeções do GFS e ECMWF não nos atende! Necessita ser mais intenso e posicionado mais ao norte. Como podem ver, aí está o motivo, pois não há bloqueio atmosférico.
    11 points
  31. Exato, me foi alertado e fui conferir no histórico, algum problema na estação fez com que tivesse esse registro em abril de 2009, mas tratei de retirar ao perceber que se tratava de um erro. Corrigido ficaria assim:
    11 points
  32. Pelo que os modelos hoje apontam, provavelmente de Quarta em diante teremos a segunda MP mais forte do ano, depois daquela de maio. Pelo GFS, novamente teríamos uma tarde com 13°C no dia 2 de julho e seguida de mínimas baixas até 4 de julho(4 dias essa MP influenciaria aqui pelo GFS). O Europeu aponta uma mínima baixa também no dia 4, porém por ele seria tiro curtíssimo(1 dia só com mínima baixa e dps voltaria a esquentar.) Vamos ver pq naquela tarde com 11°C em maio, só o GFS previa ela. O Europeu errou bastante. Tomará que o GFS continue com essa previsão de tarde fria e dias com mínimas baixas.
    10 points
  33. A previsão não é tão animadora para o sudeste. Pelas últimas rodadas do GFS, há uma expectativa de uma MP moderada para o estado de SP e MS (centro oeste) entre os dias 8 e 10 de julho. O frio ficará de fato restrito no sul do Brasil.
    10 points
  34. Isso é muito triste mesmo...e tem gente que ainda vai falar, calma que o inverno mal começou... Não, o nosso inverno climático já está indo para o seu último mês (Maio a Julho). Ou Julho tem um período frio decente ou só em 2021..."Ah mas tem Agosto e Setembro ainda"... Só que nesses meses as chamas do inferno já voltam a nos lamber (em Agosto já chegou fazer 32C e em Setembro 35C nos últimos anos) e é muito raro ter uma onda de frio decente nesse período.
    10 points
  35. Ar frio enfraquecendo mas ainda fez um dia frio em SC e o céu nublado garantiu boas máximas, nas minhas estações: 8,8/16,0 Mondaí 11,8/17,9 Blumenau Moema/Itaiópolis está fora desde ontem e como não é davis perderei os dados.
    10 points
  36. O meu notebook é casca grossa, mais do que vacinado pelo calor pavunense 😈😈😈
    10 points
  37. O mês de junho vai chegando aos seus últimos dias com anomalia severa acumulada de temperaturas acima da média no Rio de Janeiro. No INMET Vila Militar a anomalia é de +1,0° na média de mínimas e de +2,4° na média das máximas, segue a tabela de comparação entre diversos bairros da cidade: No interior do estado, acompanhando a capital, as temperaturas estão consideravelmente acima da média esperada para o mês: Para os próximos dias espera-se grande variabilidade de condições na cidade do Rio, porém sem eventos significativos de calor ou de frio dados os padrões locais:
    10 points
  38. A título de curiosidade, sobre sequências de dias frios na cidade de S.Paulo (Para nossos padrões), tem essa de julho de 1988 (Mirante): 08/07: 12,2°/15,6° 09/07: 10,8°/15,6° 10/07: 12,0°/14,8° 11/07: 9,8°/14,0° 12/07: 6,0°/10,2° (Máxima invertida, registrada a 0 h UTC. Na leitura das 15 h (18 UTC), o Mirante registrou 7,3°C) 13/07: 5,4°/12,2° 14/07: 5,2°/15,0° 15/07: 5,4°/15,4° 16/07: 7,5°/17,7° 17/07: 9,5°/17,8° 18/07: 9,6°/18,7°
    9 points
  39. Mais um dia majoritariamente nublado em Curitiba, alguns períodos de sol durante a tarde, mas já está nublado novamente... Variação de 9.7°-15.8° Indicava vento também, mas na prática quase nem senti muitos ventos hoje. Previsão para os próximos dias:
    9 points
  40. Antes a MP ser constante do que nada https://www.instagram.com/p/CCAS0uYJviZ/?utm_source=ig_web_copy_link Obs: tinha dito umas 4 mínimas abaixo de 10°C por aqui, mas acabei queimando a língua
    9 points
  41. Capela do Socorro negativou, se não me engano foi a -0,6°C. Parelheiros registrou Máximas sub 12°C do dia 09 ao 13 de junho, e a estação de Marcilac do CGE ainda não funcionava, creio que pela mínima da estação de Capela do Socorro, pode ter beliscado uns -3°C na mínima do dia 13. Nesse dia ocorreu geadas até mesmo no Ibirapuera (a menos de 2km da região da paulista), e em bairros como Pinheiros (no centro expandido da Capital)
    9 points
  42. Chuva no sul do Paraná neste começo de tarde. Chuva, vento e muito frio, com registro de apenas 9°C em Horizonte, 10,7°C em Palmas e 11,9°C em General Carneiro 👇 Mapa do Simepar mostra as precipitações avançando pelo sul do estado e também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul 👇
    9 points
  43. Pessoal, vocês não tão achando que o Euro anda meio desregulado? Ele sempre foi nosso guia-mor, mas nunca vi mudar tanto as previsões de um rodada pra outra. E tá destoando muito do GFS.
    9 points
  44. Quando se compara com Apodi/RN fica até mais aceitável kkkk
    9 points
  45. Cara, agosto já teve diversas ondas de frio históricas. Não perca a esperança assim tão fácil.
    9 points
  46. CLIMA FRIO AGORA EM SÃO PAULO. TEMPERATURA VARIANDO ENTRE 12 E 14 GRAUS
    9 points
  47. As vezes entro aqui e não me arrependo de ler algumas coisas. Mas ignorando isso, o europeu colocou uma outra MP forte no dia 9 em diante, pra cá não tá tão extrema, mas pra São Paulo "deverá" ser mais forte do que a do meio de semana.
    9 points
  48. Tabela comparativa entre capitais do centro oeste neste mês de junho/2020
    9 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.