Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/08/19 in all areas

  1. Em Blumenau, como comentado acima, voltou a esquentar hoje, com o sol e o vento oeste tive máxima de 36,1C com umidade mínima em 52%. É possível que nos próximos dias as máximas aumentem ainda mais. QUE JANEIRO RAÍZ, SENHORES!!! aliás, baita foto @Felipe F, Floripa tem feito bonito nesse início de ano. Pra ilustrar a dinâmica que tem dominado, segue a tabela de Massaranduba, vale do Itapocu:
    11 points
  2. As fotos são de 2010, mas o entorno está pouco alterado. Só as árvores da primeira foto foram cortadas. Agora 25,4° e 72%.
    7 points
  3. Noite triste em praticamente toda capital paulista. Apenas no extremo sul que a situação está melhor.
    7 points
  4. Muita neve em partes do Oriente Médio, em especial Líbano, Israel e Síria onde a cota baixou dos 1000m. Líbano: Bloudan, Síria (arredores da capital Damasco):
    6 points
  5. E a máxima de SC, pelo jeito, ficou mesmo na estação de Balneário Barra do Sul, com incríveis 37,0°. É o maior valor já registrado na estação, instalada em abril de 2014. O anterior era de 36,6° em 31/12/2015.
    5 points
  6. O deslocamento da área de baixa pressão junto a fronteira do Uruguai com RS fez a pressão despencar no sul e campanha. Abaixo os menores valores registrados: 991,0 hPa Chuí 992,3 hPa Pelotas 992,7 hPa Rio Grande 993,2 hPa Aceguá 993,8 hPa Herval 994,9 hPa Pinheiro Machado As rajadas de vento na região ficaram ao redor dos 70/75 km/h. Pontualmente acima.
    5 points
  7. Boa tarde. Na noite de ontem e madrugada de hoje ocorreram fortes pancadas de chuva aqui no sertão da PB. Os maiores volumes foram: Santa Cruz: 82,0 mm. Triunfo: 72,5 mm. Uiraúna: 53,2 mm. Jericó: 51,8 mm e Santa Luzia: 30,7 mm. A imagem abaixo, do satélite goes 14 das 23h30 local, mostra as instabilidades responsáveis: O meu pluviômetro registrou apenas 3,5 mm.
    4 points
  8. Ta doido, graça é pra quem leva um estilo de vida nutella, a pessoa que trabalha o dia todo num escritório gelado, almoça em restaurante com ar condicionado, e no final do dia faz a sua corridinha ou toma banho de piscina quando o calorão já foi embora. Agora a outra parcela que faz serviços externos ou não tem acesso a esses confortos tão tudo fodido reclamando que não aguentam mais esse calor, é insalubre dependendo do caso, fora a velharada passando mal.
    4 points
  9. Pois é, Ivan. Acredito que Visconde de Mauá ainda seja um pouco mais fria que BJ devido às enormes altitudes ao redor que escoam ar frio para lá. Também fica mais ao sul e recebe mais diretamente os efeitos das frentes frias. Mas em noites de ASAS, BJ deve ser mais fria na média. De qualquer forma, é uma cidade com clima muito bom, como já fiquei lá inúmeras vezes eu posso falar. É uma espécie de transição entre o excepcional clima das terras altas da Mantiqueira e o da zona da mata mineira. Geadas ocorrem todos os anos por lá, ainda que sejam menos frequentes do que nas peso-pesado da Mantiqueira. A localização de Bom Jardim também é perfeita. Está colada com o PNI e com Ibitipoca, há inúmeras cachoeiras lindas por perto e o litoral também está bem próximo.
    3 points
  10. Cenas de dor, sangue, lágrimas e sofrimento! Vila Ardente...(ops!) Prudente, a 740 m de altitude, na parte baixa da rua Dr. Sanareli. Ou seja, dentro do Centrão Expandido e em baixa altitude pra ajudar a funhanhar tudo!
    3 points
  11. Acabei de voltar do Uruguai para este terror. Estive em Punta del Diablo, a uns 60 km da fronteira. Saí dia 2, mesmo dia do pico de calor, quando minha estação bateu 39,1°!! No mesmo momento, Punta del Diablo tinha trovoadas e NEBLINA com 22°. Choveu forte várias vezes. Na noite do dia 3 estava 15° às 23 h, e acredito que a mínima do dia 4 tenha ficado em 12°. Durante todo o período que fiquei lá, a máxima foi 24°/25°. Choveu forte toda essa madrugada e de manhã. Voltando para casa, fazia 26° do outro lado do Guaíba. Ao passar a ponte e chegar nesta cidade maldita, saltei para 28°. Isto mesmo com tempo nublado após o temporal. Agora 26,3° com 70% aqui em casa.
    3 points
  12. Dia quente em SC. As mínimas já ficaram altas. Até agora a mínima (exceto os morros) é em Nova Horizonte com 15,9°C após a chuva que caiu lá. No Mundo Novo fez 16,4°C, no Cruzeiro fez 16,6°C e Jararaca e Urupema ficaram com 17°C, o que são as maiores mínimas do ano. As máximas voltaram a ficar bem altas. Fez 38,4°C em Garuva, 37,8°C em Timbó, 37,65°C em Joinville, 37,6°C em Jaraguá Do Sul, 37,53°C em São João do Itaperiú e 37,4°C em Araquari e Nova Trento. O vento passou de 100 km/h pela primeira vez no ano no Morro Da Igreja (117,76 km/h). Essa semana que entrou agora irá sacramentar a anomalia positiva de Janeiro. E possivelmente não haverá NENHUMA mínima ou máxima abaixo da média nos próximos 10 dias aqui no Vale Do Itajaí.
    3 points
  13. é a graça do verão. Pior coisa é verão ameno e podre. Tempo abrindo aqui, faz 32,4C com 60% de umidade às 12h Balneário Barra do Sul/Epagri tinha 37,0C de máxima. A estação fica literalmente na praia
    2 points
  14. Vários metros de neve nas montanhas centrais da Itália nos últimos dias. Além disso, nevou em praias do sul do país! Torre Lapillo, sul da Itália e conhecida pelo seu mar caribenho!
    2 points
  15. Boa noite! Hoje cairam algumas gotas de madrugada e de manha em Buenos Aires. O tempo permaneceu nublado até por volta das 16h, quando comecou a abrir. Algo que me chamou a atencao é que a pressao esteve bem baixa o dia todo, abaixo dos 1.000 hpa desde 1h e chegando a 995,3 hpa no comeco da manha. Foi um dia quente e abafado, com mínima de 21,4°C e máxima de 28,6°C. Agora temos céu limpo, 25,4°C, URA de 76%, vento calmo e pressao de 998 hpa. Para amanha o SMN preve sol, com nebulosidade em aumento ao longo do dia. Fará bastante calor, com mínima de 22°C e máxima de 31°C (também tem cara de que será um dia úmido e com sensacao térmica superando os 35°C). O sol nasce às 5h49 e se poe às 20h10.
    2 points
  16. E desde de 2004, essa estação Renan só teve três dias com máximas acima de 30°C, justamente nos fatídicos anos de 2014 e 2015. Serra da Mantiqueira é um oasis dentro do Sudeste.
    2 points
  17. Se mantiver esta tendência, poderemos ter um período frio interessante, o maior problema do Sudeste é que as frentes frias estão vindo com pouco suporte em altitude, daí elas são desviadas pela ASAS para o interior do continente, tanto que nos estados do MT, MS, RO e AC registram baixas temperaturas até mesmo em invernos fracos como 2012, 2014 e 2015, está faltando ciclones em sincronia com as massas polares, coisa que antes até 1994 era corriqueiro, ano passado tivemos apenas a frente de maio que teve esta configuração clássica, as demais resfriaram muito somente a fronteira oeste.
    2 points
  18. Fechamento 2018 em Bom Jardim de Minas (MG) - início dos dados em Julho:
    2 points
  19. Renan, pena que não viu a mínima de hoje na automática de Seropédica-RJ, marcou na madrugada, modestos 27,5ºC. Nem mesmo na sala/copa aqui em casa fez tanto calor, a mínima no termo-higro foi de 26,0ºC em cima da mesa, com tudo fechado.
    1 point
  20. Sem novidades. As mínimas ainda mais altas em alguns pontos. Urupema não baixou de 18°C. Cruzeiro 17°C e Mundo Novo 16,9°C. A mínima foi no Morro Da Igreja com 15,1°C. Como comentado pelo Tomás muito calor no Norte Catarinense. A máxima acabou ficando em Garuva com 37,19°C. Balneário Barra Do Sul quase chegou lá: 37,04°C. Joinville foi a 36,98°C. E Itapoá ficou com 36,6°C ( o recorde de Janeiro é 36,8°C).
    1 point
  21. Estava meio ausente eu sei, mas só passei para dizer que o verão aqui em Curitiba está sendo um dos piores da década. Media máxima acima de 31º para uma cidade que a normal diz que deveria ser 27º. Uma sequencia interminável de dias acima dos 30º, para uma cidade que a uns 20 anos se contava na mãos os dias com máxima acima dos 30º. Sendo que esse verão abrasador começou no começo de Dezembro já... No mais é isso, e informar que faltam exatos 70 dias para o inicio do Outono astronômico.
    1 point
  22. Sim, eu vi, eu ia comentar, apesar da matéria em si ser muito pouco técnica e curta, achei interessante e bom saber que estão estudando isso. Esta região é berço de violentas CCM's na Climatempo as imagens de satélite já apareceram com a cor amarela que é a escala máxima em altura das nuvens. Eu não consigo imaginar a força e a quantidade de chuva que isso causa, não ficamos sabendo provavelmente por atingirem regiões nao muito habitadas, mas só por comparacao, um sistema com metade do tamanho uma vez atingiu o leste do estado de SP em maio de 2005 e naufragou a cidade no caos além de causar um F3 em Indaiatuba.
    1 point
  23. Em Santo André aqui onde moro não caiu uma gota. Que ódio! INFERNOOOO!
    1 point
  24. Pelas imagens de satélite do INMET, essas áreas de instabilidade que se formaram em São Paulo tiveram intensificação explosiva, de uma hora para outra ela ficou enorme em boa parte da RMSP. Com o tamanho dessa instabilidade, isso significa que a cidade de São Paulo terá chuva generalizada. PS: um fato interessante até para nós paulistanos, alguém viu aquela reportagem do Fantástico no último domingo sobre formação de uma tempestade na Argentina?
    1 point
  25. Será q vai parar de nevar na Áustria? Próximos 10 dias: Radstadt-800m Mariazell-868m Ennser Hütte-1289m Gosau - Hotel Koller-765m
    1 point
  26. Considero DEMAIS a tua estação! A que melhor representa a urbe de POA. As máxima das estações do extinto Metroclima, administradas pela MetSul, são sempre muito elevadas quando comparadas ao Inmet e à tua estação, destoando da realidade da cidade. É realmente uma pena que Chácara das Pedras não esteja online. Tenho que me contentar com o "fresco" Inmet hehehe. Aproveitando, e aquela prometida foto da estação?
    1 point
  27. Forte tempestade aproximando da Grande Florianópolis após máxima de 35°C.
    1 point
  28. MÁXIMA ABSOLUTA de 28,4ºC... MAIOR MÍNIMA DE 16,6ºC. Serra da Mantiqueira e seus encantos. O melhor clima do Brasil, junto com as partes altas de SC.
    1 point
  29. Distrito de Monte Verde, MG - 2018 - Máxima absoluta: 28,4°C - 24/01 Mínima absoluta: -2,3°C - 12/07 Maior mínima: 16,6°C - 8/03 e 19/12 Menor máxima: 11,1°C - 14/09 Precipitação: 1644,2 mm Maior precipitação em 24hrs: 70,2 mm 07/01
    1 point
  30. Temporal agora há pouco aqui, com rajada de 66,2km/h na PWS, mínima de 18,2°C logo após, mas apenas 12mm acumulados.
    1 point
  31. Dia terrível também aqui em Porto Alegre. Ao contrário de ontem, quando tivemos sol e máxima de 35,1° com umidade descendo a 47%, hoje o sol não apareceu. Inclusive, houve pancadas fracas de chuva pela madrugada e manhã. Refresco? Muito pelo contrário. Temos 34,5° com umidade variando entre 50 e 60% e ventania de NW. Isso sem o sol ter dado as caras, ou seja: a sensação está infernal. A mínima foi de 24,9° no Inmet durante o chuvisco da madrugada. No Aeroporto Salgado Filho não baixou de 25,3°. Pros próximos dias, mais do mesmo. Muito calor e umidade alta. Pelo menos devemos ter temporais. Ainda bem que volto pra Floripa quarta feira.
    1 point
  32. Outro aspecto um tanto interessante, pelo gráfico do lado esquerdo da imagem, o ano de 1979 apresentou uma cobertura de gelo bem abaixo do normal, no mesmo ano o Sudeste brasileiro teve um verão ameno com muita chuva sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo além de grande parte do Nordeste. Depois, houve uma onda de frio histórica no fim de maio/começo de junho, e outras duas igualmente intensas no inverno.
    1 point
  33. Os anos em que a cobertura de gelo bateu recordes na Antártida foram de outono/inverno fracos na América do Sul, enquanto naquele em que a cobertura congelada foi normal ou abaixo o resfriamento aqui foi mais acentuado. Possivelmente, uma maior cobertura de gelo por lá seja resultado do aprisionamento do frio, refletindo a falta do mesmo nas latitudes mais baixas, e gelo abaixo do normal a maior frequência da subida das massas polares em direção aos trópicos.
    1 point
  34. faz 35,6 ºC nessa tarde, após minima de elevados 25,9 ºC na expectativa de alguma chuva. vento a 1500m (850hPa) nessa tarde
    1 point
  35. Matão-SP (Vila Pereira/Casa) em 2018 Considerando apenas a minha série de dados, desde 2008: - Março teve a maior média de mínimas desde o início da série. Passou os 19,3°C de 2014; - Junho também teve a maior média de mínimas desde o início da série, passando os 12,9°C de 2013; - Agosto, em compensação, teve a segunda menor média de mínimas, atrás dos 10,3°C de 2013; - Maio teve a segunda maior média de máximas, praticamente empatado (atrás por centésimos apenas) com 2014; - Junho a mesma coisa; - Julho teve a maior média de máximas disparado, destruindo a marca anterior de 27,0°C em 2016; - Agosto teve a segunda menor média de máximas, atrás apenas de 2009 que teve 25,9°C; - Dezembro teve a maior média de máximas também, passando os 31,6°C de 2016; - Mínima absoluta da série em maio: 2,9°C. A anterior era 4,8°C em 2016; - Mínima absoluta da série em dezembro: 11,5°C. A anterior era 12,8°C em 2011; - Maior mínima em junho: 18,2°C. A maior anterior era 17,4°C em 2016; - Máxima absoluta em dezembro: 38,1°C. A anterior era 37,8°C em 2012. Itajubá-MG (Unifei)
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.