Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - África/Ásia/Oceania 2021


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Em 18/02/2021 em 08:51, Juzinho disse:

Hemisfério Norte bombando ... Acho que há séculos,  eles não tinham tantas anomalias na região .

 

O Ártico continua me preocupando. As latitudes mais altas do círculo polar continuam muito acima do normal. A camada de gelo por lá ainda não conseguiu se normalizar, apesar de ter aumentado em relação aos últimos anos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Algum recorde de chuva (24h/mensal) foi quebrado em algum lugar da Austrália durante esse evento? Se sim, em qual cidade (e qual era o recorde anterior)?

Edited by Darley
Link to comment
Share on other sites

Em Sydney (a principal estação, perto do centro econômico) o mês de março já está com mais de 300mm acumulados (e com direito a chuva de mais de 100mm em um único dia). 

Edited by Darley
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vi no site do Bureau of Meteorology(aliás é um site excelente onde você pode achar com facilidade os registros históricos) que tem uma cidade onde só neste mês já quebrou os recordes de chuva diário e mensal para o mês de março(o diário para o mês foi quebrado 3 vezes) e além disso está prestes a quebrar o maior de todos o histórico para qualquer mês. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Essa estação já acumulou quase 1200mm só neste mês:

 

http://www.bom.gov.au/jsp/ncc/cdio/weatherData/av?p_nccObsCode=136&p_display_type=dailyDataFile&p_startYear=&p_stn_num=59150

 

Várias estações de NSW quebraram o recorde histórico de chuva de março, algumas delas quebraram também o maior de todos os recordes(maior chuva em 24h e mês mais chuvoso que se tem registro)

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Uma região que me interessou foi o norte da Tailândia, pois é um lugar do hemisfério norte semelhante ao sul do Mato Grosso, a latitude é só um pouco maior, a maior parte do tempo é calor e existem alguns dias frios no ano com máximas sub-15, mas também não todos os anos, o clima é o mesmo do cerrado, tropical Aw de savana, verão chuvoso e inverno seco, veja essa cidade na latitude de Campo Grande e só um pouco mais baixa, máxima sub-10 em 2016, Primavera teve isso praticamente 20 anos antes, porém lá não tem mínimas tão baixas quanto Campo Grande, é tipo Primavera do Leste, com 5 graus de latitude a menos: 

https://www.wunderground.com/history/daily/th/mueang-chiang-rai/VTCT/date/2016-1-25

Este ano uma PWS na cidade registrou máxima de 13 C :

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IMUEAN64/graph/2021-01-12/2021-01-12/daily

Por outro lado temperaturas de até 40 C são bastante comuns na região em abril e maio, primavera pré-monção, que corresponde ao nosso outubro e novembro.

Edited by Leandro Leite
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Leandro Leite disse:

Uma região que me interessou foi o norte da Tailândia, pois é um lugar do hemisfério norte semelhante ao sul do Mato Grosso, a latitude é só um pouco maior, a maior parte do tempo é calor e existem alguns dias frios no ano com máximas sub-15, mas também não todos os anos, o clima é o mesmo do cerrado, tropical Aw de savana, verão chuvoso e inverno seco, veja essa cidade na latitude de Campo Grande e só um pouco mais baixa, máxima sub-10 em 2016, Primavera teve isso praticamente 20 anos antes, porém lá não tem mínimas tão baixas quanto Campo Grande, é tipo Primavera do Leste, com 5 graus de latitude a menos: 

https://www.wunderground.com/history/daily/th/mueang-chiang-rai/VTCT/date/2016-1-25

Este ano uma PWS na cidade registrou máxima de 13 :

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IMUEAN64/graph/2021-01-12/2021-01-12/daily

Por outro lado temperaturas de até 40 C são bastante comuns na região em abril e maio, primavera pré-monção, que corresponde ao nosso outubro e novembro.

Eu estive lá em Maio de 2019! pensa num lugar quente, parece uma sauna! Eu fui no final da estação seca, quando as primeiras pancadas de chuva já começavam a atingir a região, mas mesmo assim o calor era insuportável, teve um dia que amanheceu chovendo e pensei que estaria mais fresquinho mas quando pisei pra fora do hotel veio aquele bafo quente e úmido, acho que nunca peguei chuva numa temperatura tão elevada, devia estar uns 27ºC. No período que estive em Chiang Mai as mínimas rondaram os 26º e as máximas ficaram em torno de 39º. No dia que fui pra Chiang Rai percebi que lá é um pouco menos quente. Ainda assim, pra mim o pior lugar é a capital. Bangkok é uma selva de pedra, uma cidade árida, com poucas árvores e muito concreto e asfalto, também é um lugar tão poluído que o céu chega ser branco, mesmo estando sol, um horror! 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Renan disse:

 

Não fica devendo em nada às típicas imagens do meio-oeste americano. 

Qual país tem mais tornados depois dos EUA ? China, Brasil, Argentina, Canadá, ou quem sabe algum da Europa....?

 

Não lembro de nenhum estudo falando sobre uma estimativa de quantidades de  tornados que ocorrem no Cone Sul, porém acredito em valores superiores a 300 ao ano.

Como maioria dos tornados aqui ocorrem em áreas rurais e são noturnos (envolto em chuva), raramente tem vídeos/registros.

 

Sei que na Europa ocorrem em média 300 tornados ao ano (com a parte leste geralmente com poucos dados) e no Canadá entre 70/100 ao ano.

Em ambos os locais a maioria dos tornados são fracos, com um ou outro evento forte (bem parecido com América do Sul).

 

A China e Rússia não deixam em nada a desejar ao cone-sul, só não ficamos sabendo muito das informações por questões políticas. 

A China ainda tem muitos ciclones na costa, que provocam um bom número de tornados (algo semelhante ocorre Japão, Filipinas, Coreia e México).

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Felipe F disse:

 

Eu falo mandarim. Essa mulher do segundo vídeo tá falando: OH NO! LARGE TORNADO ON THE GROUND! LOOK THOSE VORTEX! DEBRIS! DEBRIIIS! DEBRIIIIIIIIIS!!!

 

Falando sério agora, essa província de Heilongjiang fica na Manchúria, numa latitude semelhante à das Dakotas nos EUA e de topografia semelhante ao Hubei onde houveram os tornados das últimas semanas, têm algumas planícies prós tornados correrem.

 

2 horas atrás, Renan disse:

 

Não fica devendo em nada às típicas imagens do meio-oeste americano. 

Qual país tem mais tornados depois dos EUA ? China, Brasil, Argentina, Canadá, ou quem sabe algum da Europa....?

Eu voto no Canadá com ressalvas. 

Sobre a Europa, eu fico impressionado como a Itália, uma península montanhosa, tem registrado tornados violentos nos últimos anos, tornados-ados de mesociclone e tudo e sempre naquela estreita planície entre os Apeninos e os Alpes, acrescento ainda a quantidade absurda de trombas d'água que ocorrem no mar Adriático...

Outra região compacta que registra bastantes tornados-ados é o Bangladesh expandindo pra Bengala Oriental e o Bihar na Índia, tipo não é brinquedo não, já rolou várias calamidades nessas áreas. 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Bastante neve prevista para os próximos dias no leste da Austrália, nos estados de Victoria e Nova Gales do Sul são esperados grandes acumulados acima dos 1000 metros e as estações de ski já abriram mais cedo esse ano. Também há chances de neve no estado de Queensland, onde é mais raro nevar.

‘Significant’ polar weather event set to lead to torrential rain, plummeting temperatures and widespread snow

https://www.news.com.au/technology/environment/significant-polar-weather-event-set-to-lead-to-torrential-rain-plummeting-temperatures-and-widespread-snow/news-story/13f415af230c5ea7f8a87cb5272c8e9b

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.