Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Marcos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2019

Recommended Posts

Hoje à tarde Caicó (RN) teve chuva intensa que alagou vias:

Em Caruaru (PE) a chuva veio acompanhada de fortes ventos:

Em Serra Negra do Norte (RN), cidade a 45 km a meu leste, também teve ventos fortes:

Edited by CloudCb
  • Like 7

43 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Me refiro ao verão de dezembro de 2014 a março de 2015. Principalmente janeiro de 2015 eu me lembro bem do inferno que foi. Fevereiro e março já não recordo tão bem. Se 2019 for assim também em março, aí será indiscutivelmente o mais quente. 

Tenho medo da primavera. Nesse ritmo poderíamos bater o recorde histórico. 

Não guardo espectativa alguma em relação ao período do outono-inverno. Sério mesmo. O que vier é lucro. A facilidade para o calor fica maior a cada ano, impressionante. 

• Like 1

Radar de São Roque nesta noite.

Chuva atingindo boa parte da Grande SP.

6ElSx2p.jpg

BELO HORIZONTE HOJE TEVE UM CALOR INFERNAL: 34,4º C DE MÁXIMA AQUI EM CASA, NO SÃO BENTO (970 MTS.), UM DOS BAIRROS MAIS AMENOS DA CAPITAL. MINHA MÍNIMA FOI DE 21,8º C, MAS ÀS 7 DA MANHÃ JÁ TINHA 26 GRAUS. ISSO TUDO DEPOIS DE UM DOMINGO QUE JÁ HAVIA SIDO BEM QUENTE, COM 33,1º C.

AGORA TENHO 25 GRAUS AQUI EM CASA. TEMPO BEM ABAFADO.

• Thanks 1
  • Sad 2

Vocês querem novas estações na Serra Catarinense? Vou instalar mais 5 este final de semana!

Aceito sugestões de local!

Edited by Fernando Keiser
  • Like 1

28 minutos atrás, fernandosant disse:

Teremos estações meteorológicas no RJ com +400m em fevereiro. Fevereiro mais chuvoso desde quando?

Fernandosant,

fevereiro de 1988 foi de grandes temporais no Rio de Janeiro e Petrópolis, com dezenas de mortes.

estação convencional de Bangu registrou mais de 600 mm, no Alto da Boa Vista, numa estação pluviométrica da ANA o acumulado passou de 900 mm.

A estação de Muriqui/Mangaratiba/Cemaden já choveu 640 mm nesse fevereiro.

• Like 2

Olha o tamanho da instabilidade sobre a costa de SP.

Parte dessa instabilidade está sob a capital paulista.

Lembrando muito um CCM.

Muitos relâmpagos por aqui. Em dezembro teve algo similar porém as áreas de chuvas só atingiram o litoral e o extremo sul da capital. Agora é diferente: as áreas de chuva nessa instabilidade estão atuando sobre a cidade de forma generalizada, tem chuva forte inclusive em áreas da região de Campinas

Screenshot_20190225-225815.jpg

• Like 4
  • Thanks 1

Esse verão 2018/2019 no quesito tempestades aqui em São Paulo tá de parabéns, até tornados teve. Vou sentir saudades.

Edited by Tavares
  • Like 2

20 minutos atrás, Darley disse:

Olha o tamanho da instabilidade sobre a costa de SP.

Parte dessa instabilidade está sob a capital paulista.

Lembrando muito um CCM.

Muitos relâmpagos por aqui. Em dezembro teve algo similar porém as áreas de chuvas só atingiram o litoral e o extremo sul da capital. Agora é diferente: as áreas de chuva nessa instabilidade estão atuando sobre a cidade de forma generalizada, tem chuva forte inclusive em áreas da região de Campinas

Screenshot_20190225-225815.jpg

Eu lembro bem daquele evento em dezembro. Foi no dia 18, se eu não me engano.

Curiosamente, aquilo ocorreu enquanto estávamos sob a atuação de um bloqueio razoavelmente forte.

O tempo ficava instável no início da manhã, mas à tarde fez um forte calor com sol estalando.

38 minutos atrás, Tavares disse:

Esse verão 2018/2019 no quesito tempestades aqui em São Paulo tá de parabéns, até tornados teve. Vou sentir saudades.

Este ano as tempestades voltaram com tudo em São Paulo, provavelmente o começo de 2019(os primeiros 60 dias) vai ser mais chuvoso que todo o primeiro semestre do ano passado (que inclusive foi o período Jan-Jun menos chuvoso desde 1984).

A síndrome de 1976/final de 2009 e começo de 2010 voltando com tudo este ano.

• Like 1

Só para deixar registrado: variação de 18,9° a 23,0°, sendo a máxima à meia-noite.

POA não chegou a 22° durante a tarde. Bem frio para a época, 8° abaixo do normal. Sem contar a chuva contínua em parte do dia e a garoa ocasional.

Melhor dia do ano, disparado. Agora 18,9° e chuvisca.

• Like 5

Bastou entrar o primeiro friozinho do ano baixando dos 20° em todo o RS que DEZ estações do INMET por aqui resolveram sair do ar (antes havia só uma). 

É dose, viu................

• Like 2
  • Sad 1

uma dica: quando vocês postarem algo aqui, postem o nome da cidade de vocês, escrever "aqui" não adianta, há mais de 5.000 cidades no Brasil. 

• Like 3
  • Thanks 3
  • Haha 1
  • Confused 1

2 horas atrás, Marcos disse:

Só para deixar registrado: variação de 18,9° a 23,0°, sendo a máxima à meia-noite.

POA não chegou a 22° durante a tarde. Bem frio para a época, 8° abaixo do normal. Sem contar a chuva contínua em parte do dia e a garoa ocasional.

Melhor dia do ano, disparado. Agora 18,9° e chuvisca.

De certo modo, é o mais perto que atualmente conseguimos chegar em um bom tempo, da tarde recorde de 03/jan/2009, cuja máxima 24h foi de 19.0°C, porém ajustado à sazonalidade do mês de fevereiro.

Fora a máxima invertida, é claro.

• Like 1

E vamos lá para mais um dia daqueles. 21,7°C de mínima e já temos a sensação de calor às 5:00. 

Enquanto isso em São Paulo a manhã vai sendo de chuva constante e temperaturas amenas, finalmente.

Apenas desde a 00UTC o Mirante já acumulou 32,2mm. Faz agradáveis 19,3C e arrisco dizer que os 28C de máxima previsto para hoje ficará longe de ocorrer.

8 horas atrás, PabloMartins disse:

uma dica: quando vocês postarem algo aqui, postem o nome da cidade de vocês, escrever "aqui" não adianta, há mais de 5.000 cidades no Brasil. 

É pra isso que tem a opção de colocar o nome da cidade no perfil O.o

gdsdgsgdsgdssdgdgssd.png.5580040b928a66a4f6620744d5291749.png

• Like 2
  • Thanks 3
  • Haha 1

1 hora atrás, ricardosilva disse:

Enquanto isso em São Paulo a manhã vai sendo de chuva constante e temperaturas amenas, finalmente.

Apenas desde a 00UTC o Mirante já acumulou 32,2mm. Faz agradáveis 19,3C e arrisco dizer que os 28C de máxima previsto para hoje ficará longe de ocorrer.

Eu acho que as mudanças no tempo previstas para amanhã em relação as temperaturas assim como a frente fria chegaram um dia antes do previsto (hoje). 

Todos os mananciais que abastecem a RMSP já tiveram a suas respectivas médias de precipitação superadas neste mês. Sendo o maior acumulado no sistema Rio Claro, com 446 mm contra uma média de 238,4 mm, e que conta com um índice de armazenamento de 102,3%. E o menor acumulado o do sistema Cantareira, com 210,7 mm contra uma média de 203,4, e que conta com um índice de armazenamento de 46,6%. 

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.